News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

É PRECISO DEMOCRATIZAR O S.C.BRAGA

Started by semprebraga, 13 de March de 2007, 02:26

Previous topic - Next topic

semprebraga

O Braga não é um clube democrático (ponto final!). E isso afasta os associados do clube.
Os associados não decidem (quase) nada do futuro do clube. Não têm peso.

Os Presidentes são escolhidos em reuniões de senadores, gente com dinheiro, poder ou influência.
Não há eleições com debate e apresentação de ideias porque o modelo eleitoral do Braga não apela à participação.

Enquanto este sistema se perpetuar, os níveis de exigência e competitividade interna manter-se-ão baixos, os sócios continuarão longe do clube e as assembleia gerais (onde tudo se discute à pressa e sem verdadeiro debate) estão condenadas ao vazio.

É longe dos períodos eleitorais que estas questões devem ser ponderadas e debatidas.

ric

bem, apenas algumas rectificações...
o conselho geral pronuncia-se sobre os eleitos sobretudo quando não se vislumbra qualquer participação de um associado com iniciativa de ser presidente. Se houver candidatos assumidos, o CG será um mero orgão "assistente". O CG e a AG t~em a "obrigação" de encontar resposta ás crises directivas do clube.

Sobre a democracia... havendo candidato único... que é feito da democracia?

E porque razão não existem mais candidatos? poderia ser uma bom tema de discussão...
sabem uma coisa: qdo Asalvador for embora (porque não é eterno) e apesar das propaladas injecções de dinheiro e redução (?) do passivo, prevejo novamente o vazio...
Porquê?

1- porque o Braga tem uma equipa e estrutura cara
2- porque não se criou fontes alternativas de riqueza
3- porque para gerir o Braga continua a ser necessário "crédito e bom nome bancário"
4- porque depois de AS e Jorge Mendes haverá mais parcerias e descobertas milagrosas?

uma boa discussão esta...

Pé Ligeiro

Parece-me que de cada vez que se discute este tema centra-se demasiado a questão na figura do presidente, até parece que os restantes elementos da direcção são apenas figuras decorativas, o que penso que não será bem assim, ou pelo menos, em minha opinião, não deveria ser assim!
À partida, quando este tema é discutido, só se fala da figura do presidente, o que me parece errado. Parece-me que o clube pode ser muito bem gerido se tiver uma boa equipa na direcção, em vez de depender exclusivamente de uma única pessoa.
É sempre difícil estar a discutir equipas de gestão, quando elas não existem e por isso, é muito mais fácil discutir apenas uma figura, mas em minha opinião, seria interessante se se conseguisse alargar a discussão mais à forma de gestão, ao modelo de gestão, em vez de centralizá-la apenas numa pessoa.

BRAGA SEMPRE MAIS!

nandes

MAS O ACESSO À PRESIDÊNCIA ESTÁ VEDADO AOS SÓCIOS? Os descontentes que AVANCEM...

Porque será que os Presidentes são escolhidos em reuniões de senadores, gente com dinheiro, poder ou influência? Os descontentes que AVANCEM...

Não há eleições com debate e apresentação de ideias porque NINGUÉM se candidata. Os descontentes que AVANCEM...

Enquanto este sistema se perpetuar, os níveis de exigência e competitividade interna manter-se-ão baixos, os sócios continuarão longe do clube e as assembleia gerais (onde tudo se discute à pressa e sem verdadeiro debate) estão condenadas ao vazio. A solução é os descontentes APARECEREM NAS ASSEMBLEIAS e que AVANCEM...

Sabem uma coisa: quando A. Salvador for embora (porque não é eterno) e apesar das propaladas injecções de dinheiro e redução do passivo, prevejo novamente o vazio...porque os descontentes NÃO AVANÇAM...

1- porque o Braga tem uma equipa e estrutura cara, ALTEREM OS OBJECTIVOS e Os descontentes que AVANCEM...

2- porque não se criou fontes alternativas de riqueza, assim como este e os anteriores não as tiveram, mas  Os descontentes que AVANCEM...

3- porque para gerir o Braga continua a ser necessário "crédito e bom nome bancário", afinal sempre é preciso algo, mas a "banca" não fecha a porta a ninguém e assim sendo, Os descontentes que AVANCEM...

4- porque depois de AS e Jorge Mendes haverá mais parcerias e descobertas milagrosas? Porque não? Não tem sido criticada esta parceria? Então  Os descontentes que AVANCEM...

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

2378

NANDES tá  tudo dito.

Excelente.  ;)

Os descontentes que AVANCEM...

disco infiltrator

Continuo a achar o mesmo de sempre: os sócios do SCB são muito acomodados!

As AGs do clube estão quase sempre vazias e os sócios que estão presentes quase nunca intervêm. Enquanto assim fôr ninguém poderá reclamar.

Esta direcção não incentiva o diálogo com os sócios por isso terão que ser os sócios a tomar a iniciativa e serem mais interventivos.

Gambit

Estamos num país onde impera o "bota-abaixo"...
Fala-se, fala-se, critica-se, critica-se, mas alternativas nem vê-las!!!
Porque será?
Talvez porque falar mal dos outros seja muito fácil mas assumir as responsabilidades de tentar fazer melhor seja algo que provoque medo.
É assim no futebol, é assim na política, enfim...

Reis

O NANDES é que sabe!

Quando estiver contigo, vou-te pagar um copo, à custa da tua resposta...

EXCELENTE!!!!!!!!!

Aliás, FENOMENAL!!!!!!!!!
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

maquiavel

os descontentes que avancem... é fácil falar.
aqui á tempos houve um descontente que avançou. os cartolas até o apoiaram. depois ele assumiu o cargo quando todos se recusavam. mas os catolas prometeram o tal apoio. depois os cartolas fugiram como ratos do porão. e o descontente lá ficou, sózinho, a tentar governar um barco á deriva. depois o barco estava quase a afundar e ainda tiveram a lata de dizer que a culpa foi dele.
os descontentes que avancem que os cartolas lá estarão para os lixar com F grande, porque o Braga é um feudo de pessoas que se dão muito mal com a democracia.
é muito fácil dizer que quem não está contente que se proponha mas toda a gente sabe que sem dinheiro nem influencias não se vai a lado nenhum. por isso em Brgaa quem quer ser dirigente, das duas uma, ou lambe botas como andam muitos a fazer ou se junta á marmita. só que a marmita é pequena e cada vez há-de ser mais pequena.
por isso estou convencido que as coisas só mudarão quando a marmita encolher ao mínimo, até desaparecer.
para que isso aconteça é preciso muito. será preciso uma revolução no futebol que permita que clubes de média dimensão se governem sem ser a lamber as botas aos grandes como acontece agora. aí os descontentes avançarão porque já não haverá cartolas para lhes cortar as pernas.
será prteciso ainda mais. será preciso mudar muita coisa em braga. eu acho que falta democracia no braga porque falta democracia EM BRAGA. e mais não digo porque ainda sou despedido se me identificam o IP.-

Reis

Quote from: maquiavel on 13 de March de 2007, 14:22
aqui á tempos houve um descontente que avançou. os cartolas até o apoiaram. depois ele assumiu o cargo quando todos se recusavam. mas os catolas prometeram o tal apoio.

Afinal era tudo da mesma laia...

Se era descontente, deveria juntar uma equipa DELE e fazer-se "à festa"!
Era descontente, mas afinal, não fazia nada sem o apoio dos "outros"...

Em que ficamos?
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

disco infiltrator

Quote from: maquiavel on 13 de March de 2007, 14:22
aqui á tempos houve um descontente que avançou. os cartolas até o apoiaram. depois ele assumiu o cargo quando todos se recusavam. mas os catolas prometeram o tal apoio. depois os cartolas fugiram como ratos do porão. e o descontente lá ficou, sózinho, a tentar governar um barco á deriva. depois o barco estava quase a afundar e ainda tiveram a lata de dizer que a culpa foi dele.
os descontentes que avancem que os cartolas lá estarão para os lixar com F grande, porque o Braga é um feudo de pessoas que se dão muito mal com a democracia.
é muito fácil dizer que quem não está contente que se proponha mas toda a gente sabe que sem dinheiro nem influencias não se vai a lado nenhum. por isso em Brgaa quem quer ser dirigente, das duas uma, ou lambe botas como andam muitos a fazer ou se junta á marmita. só que a marmita é pequena e cada vez há-de ser mais pequena.
por isso estou convencido que as coisas só mudarão quando a marmita encolher ao mínimo, até desaparecer.
para que isso aconteça é preciso muito. será preciso uma revolução no futebol que permita que clubes de média dimensão se governem sem ser a lamber as botas aos grandes como acontece agora. aí os descontentes avançarão porque já não haverá cartolas para lhes cortar as pernas.
será prteciso ainda mais. será preciso mudar muita coisa em braga. eu acho que falta democracia no braga porque falta democracia EM BRAGA. e mais não digo porque ainda sou despedido se me identificam o IP.-

O que  acabaste de escrever é o retrato fiel da grande parte da população de Braga. Falam, falam mas chega a hora da verdade e fica tudo calado. Todos sabem o que se passa em Braga mas ninguém tem coragem de falar como é  o teu caso "..ainda sou despedido se me identificam o IP...".  Ou não têm coragem ou têm interesses que os leva a pactuar com a  triste situação. Criaram aquela blog (umcanudo.blogspot.com) onde se começaram a escrever muitas verdades mas misteriosamente o blog saiu do ar.  Os principais jornais nacionais finalmente começaram a ficar atentos ao que se passa em Braga, fez-se  um alarido mas agora já ninguém fala nisso. Eu já nem me preocupo com isso, já foi tempo, agora é pura perda de tempo.
Só tenho pena que as pessoas sejam acomodadas e ninguém tenha coragem para enfrentar determinadas situações. Todos falam mas chega a hora da verdade e continua tudo como está.

Mas este Forum não é político e serve para falar de futebol  e do SCB. Para mim o SCB é  o clube que representa a minha cidade e onde estão os meus amigos na bancada. É isso e só. Nem quero misturar a política se não NUNCA seria pelo SCB. Ás vezes não é fácil separar mas para  mim SCB é desporto e só isso.

F_BAPTISTA

Eu acho que o Nandes tem razão! E tenho razões para pensar isso!
Felisberto Baptista
Cheio de sangue braguista

O meu dia-a-dia é um asterisco no

Pedro

Criaram aquela blog (umcanudo.blogspot.com) onde se começaram a escrever muitas verdades mas misteriosamente o blog saiu do ar. 

Por acaso foi uma situação mt estranha, de repente e de um dia para o outro, o suposto autor "foi de férias",inventaram um suposto criado que mantinha o  blog enquanto o "amo não vinha de férias" e depois sem ai nem ui, puff, o acesso ao blog ficou interdito.
Mas uma coisa digo muita gente andava com  as orelhas a arder com o que se dizia naquele espaço,pois o nível de detalhe de certas situações contadas  e descritas,principalmente daqueles que faziam o seu comentário para os frequentadores lerem, era de gente que sabia o que se passava e estava, em alguns casos, por dentro de todas as situações.
Enfim è bom viver em Braga...LOL :D :D :D :D :D

ZGANDULO

E salta NANDES e salta NANDES, olé olé!!! ;D ;) ;D

Deixem-me referir que o que o FERREIRA-BRAGA "falou" também está certo!!! Se não fosse a excelente equipa que ladeia com o ASalvador...ai ai...Temos ali Homens que são do melhor em termos de gestão!!!

Deus queira que o Salvador e respectiva direcção não abandonem para já o barco porque se o fizerem voltamos a lutar para não descer e com planteis de caca... ::)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

maquiavel

Quote from: Reis on 13 de March de 2007, 14:27

Afinal era tudo da mesma laia...

Se era descontente, deveria juntar uma equipa DELE e fazer-se "à festa"!
Era descontente, mas afinal, não fazia nada sem o apoio dos "outros"...

Em que ficamos?

Desculpe mas não entendo a sua argumentação. ou é muito inocente ou está a "mangar" comigo como se diz na minha terra.
fazer uma equipa dele?? então não foram "eles" que andaram aí à procura de um corajoso que tomasse as redeas da sad? foram "eles" que se afirmaram como suportes de F. Oliveira? era suposto a equipa serem "eles", senhor Reis.
quanto á sua 2ªa pergunta é ainda mais espantosa - como pode imaginar que ele arranjaria o "apoio" de outros se esse apoio só "eles" lho poderiam dar, uma vez que quando falamos de apoio estamos a falar de milhões??

jeba

Quote from: nandes on 13 de March de 2007, 11:32
MAS O ACESSO À PRESIDÊNCIA ESTÁ VEDADO AOS SÓCIOS? Os descontentes que AVANCEM...

Porque será que os Presidentes são escolhidos em reuniões de senadores, gente com dinheiro, poder ou influência? Os descontentes que AVANCEM...

Não há eleições com debate e apresentação de ideias porque NINGUÉM se candidata. Os descontentes que AVANCEM...

Enquanto este sistema se perpetuar, os níveis de exigência e competitividade interna manter-se-ão baixos, os sócios continuarão longe do clube e as assembleia gerais (onde tudo se discute à pressa e sem verdadeiro debate) estão condenadas ao vazio. A solução é os descontentes APARECEREM NAS ASSEMBLEIAS e que AVANCEM...

Sabem uma coisa: quando A. Salvador for embora (porque não é eterno) e apesar das propaladas injecções de dinheiro e redução do passivo, prevejo novamente o vazio...porque os descontentes NÃO AVANÇAM...

1- porque o Braga tem uma equipa e estrutura cara, ALTEREM OS OBJECTIVOS e Os descontentes que AVANCEM...

2- porque não se criou fontes alternativas de riqueza, assim como este e os anteriores não as tiveram, mas  Os descontentes que AVANCEM...

3- porque para gerir o Braga continua a ser necessário "crédito e bom nome bancário", afinal sempre é preciso algo, mas a "banca" não fecha a porta a ninguém e assim sendo, Os descontentes que AVANCEM...

4- porque depois de AS e Jorge Mendes haverá mais parcerias e descobertas milagrosas? Porque não? Não tem sido criticada esta parceria? Então  Os descontentes que AVANCEM...

Boa Nandes! É assim mesmo!

A.COSTA

Notas soltas:

1. Estão preocupados com o percurso democrático de uma equipa e de um clube que vence como nunca venceu na sua história?

2. Estão preocupados com o défice democrático no SCBraga quando o País é governado por uma ditadura encapuçada?

3. Desconhecem que o SCBraga tem uma SAD (ainda bem que tem digo eu) a gerir o seu futebol profissional?

4. Estão com saudades do "ó tempo volta para trás" na luta titânica pela manutenção?

5. Querem o clube de volta ao degredo de perder (quase) sempre com os grandes?

6. Têm receio que o SCBraga continue a crescer fruto do trabalho (com alguns erros é verdade) competente de quem o tem servido bem?

Não têm mais que fazer senão inventar problemas quando a união é que deve prevalecer em prol dos interesses da equipa? Arranjem outro clube para chatear à vontade e deixem crescer o SCBraga para ver se o degradante futebol português se valoriza um pouquinho mais com esse crescimento.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

semprebraga

Quote from: nandes on 13 de March de 2007, 11:32

Meu caro nandes,
Os descontentes (e eu estou assumidamente descontente com algumas coisas) têm o direito de criticar (porque pagam quotas) e o direito de não avançar.

Até parece que quem não se candidatar a deputado não pode criticar o Primeiro Ministro...

Critica-se a falta de intervenção dos associados. Pois bem. Eu avanço: Estou disponível para fazer uma proposta de alteração dos estatutos que preveja a extinção do Conselho Directivo. ALguém concorda?

Que fique claro que este tópico não é uma critica à actual Direcção mas antes à estrutura do Braga.

nandes

Quote from: semprebraga on 14 de March de 2007, 02:43

Meu caro nandes,
Os descontentes (e eu estou assumidamente descontente com algumas coisas) têm o direito de criticar (porque pagam quotas) e o direito de não avançar.

Até parece que quem não se candidatar a deputado não pode criticar o Primeiro Ministro...

Critica-se a falta de intervenção dos associados. Pois bem. Eu avanço: Estou disponível para fazer uma proposta de alteração dos estatutos que preveja a extinção do Conselho Directivo. ALguém concorda?

Que fique claro que este tópico não é uma critica à actual Direcção ;D mas antes à estrutura do Braga.

Pois bem caro Pedro, eu, em momento algum disse que os descontentes que se candidatem...
Eu, disse para que os descontentes avancem... Congratulo-me que avances para algo concreto e palpável como uma proposta de alteração de estatutos e não como muitos que "botam apenas postas de pescada" da boca para fora. Desde que devidamente elucidado, até poderás ter o meu apoio.
Mas julgo que deves alterar a tua forma de agir, pois a intervenção dos associados deve ser exercida nas Assembleias Gerais do Clube e não APENAS em foruns de adeptos. AVANÇA PEDRO!!!

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

ric

Bem acho que se está a levar isto para outros caminhos.

Uma questão +e o actual estado do SCBraga. Outra é o seu futuro.
E acreditando que AS não se recanditará mais (é a minha convicção sem razões fortes nem concretas mas é uma convicção...)é óbvio que poderemos COMEÇAR a levantar a questão da sucessão sem isto querer dizer obstrução ou desunião do clube.

Acho mesmo caricato que qq critica possa ser levada como um factor de desunião! E lembro que os directores , apesar de dizerem que "os meteram lá" devem respeito aos associados e não podem sentir-se acima de qualquer critica. por isso achei errado a frase de AS: " estou em condições de fazer o que quiser com vendas de jogadores porque a cidade não apoa". Não é isto que deve ser uma postura correcta...mas adiante...

óbviamente que o "pós - asalvador" nos interessa e muito!
E este tema não pode ser tabu nem entendido, como disse atrás, como factor desestabilizador.
Até ao momento AS nada disse qto ao seu futuro. Até algumas das suas palavras denotam decepção e frustação...
Pode-se então equacionar o Pós AS.
E é isto que me preocupa. Como sócio atento e interessado na vida do meu clube. Mas com a plena consci~encia de que o futuro não PODE  passar por mim. Porque , tenho o bom senso das limitações e das capacidades pessoais. daí eu não poder ser o que ...vai avançar.
Mas ao não querer nem poder avançar , não me posso alhear da vida do Braga. nem de dar uma opinião com sócio de direito e nas plenas faculdades de membro efectivo.
Nem muitos milhares de associados o poderão deixar de fazer ,es,o que por N razões não possam avançar!!!

o que quero deixar aqui bem presente são constatações:
1- porque com um clube com sucessos desportivos não se vislumbra qualquer elemento com intenções de liderar a sad e o clube?
2- porque o clube com melhor saúde não "chama potenciais interessados na liderança"?
3- estará o Braga organizado internamente como uma verdadeira empresa e que os novos lideres tenham apenas outros tipos de preocupações?
4- terá o SCBraga evoluído para se mostrar ao exterior e possibilitar o aparecimento de dirigentes com carisma profissional mas sem "carteira"?
5- Conseguiu o SCBraga preparar o futuro sem estar hipotecado a 95% de eventuais vendas de jogadores para suportar orçamento e passivo?
6- Para além da venda (que considero receita extraordinária) de jogadores, o SCBraga "inventou" alguma outra forma de receita (com excepção de camarotes, cadeiras  e TV)?

São estas questões que podem , neste momento, ser levantadas e que quanto a mim ditam o afastamento ou não decandidatos.
Não podemos é fazer qq tipo de compração co  clubes como o dos nossos vizinhos.lá mesmo com a eterna liderança de Pimenta Machado, havia sempre concorrência. No Braga, desde JGoliveira e AlbertoSilva, penso que na década de 80, nunca mais houve eleições com mais de um candidato. se calhar isto explica a falta de adesão da cidade...ou talvez não...

Nota final: qto á questão da falta de democratização não me parece haver no sentido estrito. Continua a haver eleições, tempo apara apresentação de candidatos, Agerais e agerais da SAD. E mesmo a SAD elege os seus representantes em democracia e segundo o peso das acções...