News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

É PRECISO DEMOCRATIZAR O S.C.BRAGA

Started by semprebraga, 13 de March de 2007, 02:26

Previous topic - Next topic

nandes

Quote from: ric on 14 de March de 2007, 09:31
Bem acho que se está a levar isto para outros caminhos.

Uma questão +e o actual estado do SCBraga. Outra é o seu futuro.
E acreditando que AS não se recanditará mais (é a minha convicção sem razões fortes nem concretas mas é uma convicção...)é óbvio que poderemos COMEÇAR a levantar a questão da sucessão sem isto querer dizer obstrução ou desunião do clube.

Acho mesmo caricato que qq critica possa ser levada como um factor de desunião! E lembro que os directores , apesar de dizerem que "os meteram lá" devem respeito aos associados e não podem sentir-se acima de qualquer critica. por isso achei errado a frase de AS: " estou em condições de fazer o que quiser com vendas de jogadores porque a cidade não apoa". Não é isto que deve ser uma postura correcta...mas adiante...

óbviamente que o "pós - asalvador" nos interessa e muito!
E este tema não pode ser tabu nem entendido, como disse atrás, como factor desestabilizador.
Até ao momento AS nada disse qto ao seu futuro. Até algumas das suas palavras denotam decepção e frustação...
Pode-se então equacionar o Pós AS.
E é isto que me preocupa. Como sócio atento e interessado na vida do meu clube. Mas com a plena consci~encia de que o futuro não PODE  passar por mim. Porque , tenho o bom senso das limitações e das capacidades pessoais. daí eu não poder ser o que ...vai avançar.
Mas ao não querer nem poder avançar , não me posso alhear da vida do Braga. nem de dar uma opinião com sócio de direito e nas plenas faculdades de membro efectivo.
Nem muitos milhares de associados o poderão deixar de fazer ,es,o que por N razões não possam avançar!!!

o que quero deixar aqui bem presente são constatações:
1- porque com um clube com sucessos desportivos não se vislumbra qualquer elemento com intenções de liderar a sad e o clube?
2- porque o clube com melhor saúde não "chama potenciais interessados na liderança"?
3- estará o Braga organizado internamente como uma verdadeira empresa e que os novos lideres tenham apenas outros tipos de preocupações?
4- terá o SCBraga evoluído para se mostrar ao exterior e possibilitar o aparecimento de dirigentes com carisma profissional mas sem "carteira"?
5- Conseguiu o SCBraga preparar o futuro sem estar hipotecado a 95% de eventuais vendas de jogadores para suportar orçamento e passivo?
6- Para além da venda (que considero receita extraordinária) de jogadores, o SCBraga "inventou" alguma outra forma de receita (com excepção de camarotes, cadeiras  e TV)?

São estas questões que podem , neste momento, ser levantadas e que quanto a mim ditam o afastamento ou não decandidatos.
Não podemos é fazer qq tipo de compração co  clubes como o dos nossos vizinhos.lá mesmo com a eterna liderança de Pimenta Machado, havia sempre concorrência. No Braga, desde JGoliveira e AlbertoSilva, penso que na década de 80, nunca mais houve eleições com mais de um candidato. se calhar isto explica a falta de adesão da cidade...ou talvez não... MAS ISTO NÃO ESTÁ EM CAUSA E NÃO SE APLICA AO TÍTULO DO TÓPICO, ESTOU DE ACORDO COM AS TUAS PREOCUPAÇÕES E QUE AS EXPONHAS!!!

Nota final: qto á questão da falta de democratização não me parece haver no sentido estrito. Continua a haver eleições, tempo apara apresentação de candidatos, Agerais e agerais da SAD. E mesmo a SAD elege os seus representantes em democracia e segundo o peso das acções... É AQUI QUE ESTÁ O "CERNE" DA QUESTÃO E PELO QUAL INTERVI, MAIS NADA!!! É MESMO PRECISO DEMOCRATIZAR O S.C.BRAGA??

"Fim de papo" da minha parte ;) ;D

UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

aurelio

O Nandes disse tudo!

Há gente que só sabe atacar o AS! Ele tem dito algumas asneiras, no entanto, é de longe o melhor presidente de sempre!
As críticas têm outras origens? Se sim, que digam de uma forma clara o que foi e não andem a rezar para q as coisas corram mal de forma a justificar o seu descontentamento com o melhor presidente de sempre do clube da nossa terra!

Parece que alguns são braguistas de conveniencia e usam este fórum para tentar criar uma onda de descontentamento!!!

sevla

Eu tambem estou de acordo k o presidente é muito bom. axo k há muitos mal agradecidos. Ele é um homem do norte e isso atrapalha muita gente principalmente os mouros desfarçados

Bracarus

meus amigos,

você nem imaginam a alegria que os nossos adversários/inimigos/invejosos teriam, se o AS hoje dissesse que abandonava o barco..
e os que não estão bem nestes barco, podem apanhar outro  ;)

semprebraga

Quote from: Bracarus on 15 de March de 2007, 19:37
e os que não estão bem nestes barco, podem apanhar outro  ;)

Afinal o Braga tem sócios demais?

Ou os sócios não devem ter opinião sobre os estatutos do clube porque isso é interpretado como uma crítica ao AS?

Olho Vivo

Quote from: Ferreira-Braga on 13 de March de 2007, 11:11
É sempre difícil estar a discutir equipas de gestão, quando elas não existem e por isso, é muito mais fácil discutir apenas uma figura, mas em minha opinião, seria interessante se se conseguisse alargar a discussão mais à forma de gestão, ao modelo de gestão, em vez de centralizá-la apenas numa pessoa.

Quote from: ric on 14 de March de 2007, 09:31
1- porque com um clube com sucessos desportivos não se vislumbra qualquer elemento com intenções de liderar a sad e o clube?
2- porque o clube com melhor saúde não "chama potenciais interessados na liderança"?
3- estará o Braga organizado internamente como uma verdadeira empresa e que os novos lideres tenham apenas outros tipos de preocupações?
4- terá o SCBraga evoluído para se mostrar ao exterior e possibilitar o aparecimento de dirigentes com carisma profissional mas sem "carteira"?
5- Conseguiu o SCBraga preparar o futuro sem estar hipotecado a 95% de eventuais vendas de jogadores para suportar orçamento e passivo?
6- Para além da venda (que considero receita extraordinária) de jogadores, o SCBraga "inventou" alguma outra forma de receita (com excepção de camarotes, cadeiras  e TV)?

Penso que a questão da democracia no Braga clube não pode ser dissociada da questão do modelo de gestão, como muito bem refere o Ferreira. E essa discussão passa muito por estas questões que o Ric colocou.
Eu apenas queria alertar para a alteração radical que a este respeito o acordão do Supremo Tribunal de Justiça no caso Zé Tó vs U. Leiria pode vir a trazer. Estas questões que o Ric colocou têm por pressuposto um ordenamento jurídico que é colocado em causa com este acordão. A fazer jurisprudência , este acordão colocará ponto final às transferências por valores significativos que sustentam os défices correntes das SAD, pelo menos dos clubes com menos recursos, caso (como alguns advogam) as cláusulas de rescisão contratual sejam declaradas inválidas. Ora uma SAD que faz das receitas de transferências a base de sustentação económica da sua equipa de futebol - e a nossa será talvez o caso mais paradigmático, com a excepção das SAD metralhas - pode ver-se de um momento para o outro sem viabilidade económica. Uma equipa de futebol que "perde cerca de 200,000 EUR por mês não é sustentável sem um fluxo regular de receitas extraordinárias que o sustente. Aquilo que o Ric chama um clube (SAD) com melhor saúde, visto à luz destas alterações, não será exacto. Sem perspectivas de receitas extraordinárias com alguma regularidade não se pode dizer que uma actividade que perdia há 3/4 anos 100,000 EUR por mês e que hoje perde cerca do dobro seja economicamente mais saudável. Como poderão surgir alternativas (leia-se equipas e projectos) de gestão se da própria actividade desportiva não emergem receitas que sustentem essa actividade?

Coloquei algumas destas questões (juntamente com algumas notícias e comentários jornalísticos) no tópico cláusulas de rescisão ( http://superbraga.com/forum/index.php?topic=2202.0 ). É importante que a SAD tenha intervenção neste processo, nomeadamente tendo voz na Liga que supostamente negociará com o Sindicato dos Jogadores de Futebol um novo contrato colectivo de trabalho. Todos nós gostámos muito de futebol no campo, do pontapé na bola propriamente dito, mas ESTE É O ASSUNTO MAIS IMPORTANTE SOBRE O QUAL A SAD, O CLUBE E TODOS OS SEUS ASSOCIADOS SE DEVEM DEBRUÇAR COM URGÊNCIA! É o nosso futuro como clube que está em causa!!! Não é apenas o nosso processo de crescimento que pode ser interrompido de forma abrupta; há um risco muito sério de vermos o nível qualitativo do nosso futebol regredir décadas, sob pena de termos que fechar portas!!! É ALARMANTE!!!!

nandes

Totalmente de acordo Pedro, eu diria mais, É HORRIPILANTE!!!
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

1

@Pedro- mas quando nós fecharmos portas já 80% dos outros clubes de Portugal fecharam também..