News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A BOLA é um jornal racista!

Started by semprebraga, 12 de March de 2007, 13:54

Previous topic - Next topic

semprebraga

O Jornal A BOLA, escreve na sua edição de hoje, que "Braga mostrou a face racista, insultando permanentemente Makelelé, o alegado agredido".

Este comentário do Jornal A BOLA é de um teor racista inqualificável.
Em primeiro, porque não ouve insultos mas apenas apupos.
Em segundo, porque os apupos não derivaram da cor da pele do jogador, mas sim da sua simulação de uma agressão inexistente.
Em terceiro, porque quando foram apupados em Braga jogadores de cor branca (veja-se o caso recente de Ricardo Rocha), A BOLA não acusou os bracarenses de racismo.

Não houve, portanto, racismo algum na atitude dos bracarenses presentes no estádio. O único racismo que existe está na cabeça de quem escreveu tamanho comentário.

http://avenidacentral.blogspot.com/2007/03/bola-um-jornal-racista.html

Sá Pinto

Quote from: semprebraga on 12 de March de 2007, 13:54
O Jornal A BOLA, escreve na sua edição de hoje, que "Braga mostrou a face racista, insultando permanentemente Makelelé, o alegado agredido".

Em segundo, porque os apupos não derivaram da cor da pele do jogador, mas sim da sua simulação de uma agressão inexistente.
Em terceiro, porque quando foram apupados em Braga jogadores de cor branca (veja-se o caso recente de Ricardo Rocha), A BOLA não acusou os bracarenses de racismo.

Não houve, portanto, racismo algum na atitude dos bracarenses presentes no estádio. O único racismo que existe está na cabeça de quem escreveu tamanho comentário.

Já que o S.C.Braga não toma medidas oficiais contra esse jornal, penso que o SUPERBRAGA.COM podia fazer um acto simbólico de protesto contra este jornal, que incessantemente se tem coadunado com acções anti-S.C.Braga, como é conhecimento de todos os frequentadores deste fórum!
Sporting de Braga, eu sem ti não sei viver!!

Miguel Portela

LOl racista tem de ser a Bola, ao Pensar que o Makelele foi apupado por ser preto e não por ter simulado uma agressão...
É obvio que fosse Branco ou Preto seria insultado por ter simulado...
Saudações Desportivas,
Miguel Portela
[url="https://mipmed.com/"]https://mipmed.com/[/url]

Pé Ligeiro

Onde está o nosso presidente?

Diz o povo que quem cala consente. Se nada for dito, estas barbaridades passam por verdades!

Depois de tantas inverdades que ultimamente têm sido publicadas sobre o nosso clube, já era mais que tempo de A. Salvador vir a público defender a verdade e a honra do nosso clube!

BRAGA SEMPRE MAIS!

Vlad

BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

PauloLopes

Quote from: semprebraga on 12 de March de 2007, 13:54

O jornaleiro que escreveu isto, e muita gente leu e para quem não foi ao jogo o que conta é o que lá vinha, tem de pedir desculpas nas edição de amanhã.

Um "insulto" é o que ele está a fazer aos bracarenses.

O Diakite é branco? Não foi assobiado uma unica vez!

Então em que ficamos?

Olho Vivo

Lamento ter que o reconhecer mas de facto houve pessoas que usaram de insultos racistas - aqueles sons que imitam um macaco que toda a gente conhece. Não foram generalizados nem permanentes, como diz A Bola, mas existiram. Duvido também que muitos que tenham participado no coro de apupos o tenham feito com a perfeita consciência do seu conteúdo racista... o que só revela o racismo dissimulado que existe na nossa sociedade. Penso contudo que, como aqui já disseram, a intenção da maioria seria mesmo apupar o jogador pela sistemático "teatro" dentro de campo, com a única intenção de queimar tempo (com o beneplácito da equipa de arbitragem). O jornal deveria também sublinhar que, por exemplo, no futebol inglês, tão justamente elogiado pelos nossos media, comportamentos como o de Makelele e aliás da maioria da equipa do Beira-mar, são tidos como um desrespeito para com o público, são alvo do desagrado dos adeptos e da imprensa e fortemente penalizados pelas equipas de arbitragem.

O problema da nossa imprensa é que quase sempre se esquece do seu papel formador. Concordo que coloque a nú  fenómenos como os que dá conta, desde que devidamente enquadrados na sua dimensão e não excessivamente empolados. Mas não se pode esquecer de que a si cabe também defender o futebol como espectáculo que tanto público atrai e a alimenta. E esta faceta surge quase sempre, lamentavelmente esquecida....

semprebraga

Caro Pedro Ribeiro,

Discordo. O imitar o som de macacos foi utilizado para o Ricardo Rocha e para o Secretário ou João Pinto sempre que jogavam em Braga na condição de visitantes.

Um insulto racista é aquele que é feito tendo por base a cor de pele. Não é, manifestamente, o caso.

Olho Vivo

Quote from: semprebraga on 12 de March de 2007, 15:15
Caro Pedro Ribeiro,

Discordo. O imitar o som de macacos foi utilizado para o Ricardo Rocha e para o Secretário ou João Pinto sempre que jogavam em Braga na condição de visitantes.

Um insulto racista é aquele que é feito tendo por base a cor de pele. Não é, manifestamente, o caso.

É igualmente lamentável. Se não foi com intuito racista (e eu acredito que a maioria das pessoas o tenham feito sem essa intenção, como acima disse) a verdade é que é normalmente interpretado dessa forma. Já vimos jogos serem interrompidos por essa Europa fora por situações idênticas (se bem que mais generalizadas) - casos, Marc Zoro, Samuel Eto'o...

Se a ideia é verberar o comportamento do jogador, não falta vocabulário disponível no bom velho vernáculo minhoto, sem fazer figuras tristes que só minimizam quem as faz...

Vlad

Quote from: Pedro Ribeiro on 12 de March de 2007, 15:21
Se a ideia é verberar o comportamento do jogador, não falta vocabulário disponível no bom velho vernáculo minhoto, sem fazer figuras tristes que só minimizam quem as faz...

Claro!! Tanta palavra "bonita" que nós temos... e que até dá gosto encher a boca num jogo de futebol  ;D
Eu insultei-o, alto e bom som... e não precisei de (nem sequer me passou pela cabeça) recorrer ao "hu hu hu hu..."
Mas também acredito que quem o fez, não foi com o intuito racista... mas não deixa de ser feio e desnecessário.

lininho

Pedro: utilizando o velho e vernáculo vocabulário minhoto, digo-te que esses jogadores são uns macacos do car a lho - brancos ou pretos.
ou tu não costuma utilizar a expressão acima referida quando alguém quer gozar com o teu esforço/dinheiro/etc.../.

daí a forma de apupar, emitando o animal que os representa.
zé: futuro capitão. 8-)

Vlad

Quote from: lininho on 12 de March de 2007, 15:32
Pedro: utilizando o velho e vernáculo vocabulário minhoto, digo-te que esses jogadores são uns macacos do car a lho - brancos ou pretos.
ou tu não costuma utilizar a expressão acima referida quando alguém quer gozar com o teu esforço/dinheiro/etc.../.

Tudo bem Lininho... mas coincidência do car@lho, quando se trata de pretos vem sempre à baila o "hu hu hu hu"...

Vlad

Agora, "macaco" é o jornalista da bola ao utilizar a frase "Braga mostrou a face racista"...
"Hu hu hu hu" para ele, seja ele preto, branco, vermelho ou amarelo!  ;D

disco infiltrator

Triste é esse jornal vir só falar do Braga para estes assuntos.

Num recente Benfica-Barcelona o Eto'o foi constantemente apupado e insultado. A situação foi de tal forma que o rapper português dos Da Weasel (Pacman), que é benfiquista e se sentiu atingido por esses insultos,  revoltou-se. Acabou agredido por adeptos do seu clube e teve que ir ao hospital. http://www.vozdipovo-online.com/noticias/desporto/futebol%10racismo:_portugal_adere_a_moda._rapper_pacman,_com_origens_cabo-verdianas,_agredido/

A Bola destacou esta situação? Pouco escreve sobre o SCB e quando escreve é para escrever estas coisas .
Não sei o que passou este fim de semana mas imagino que seja mais uma daquelas situações que muitas vezes se passa nos nossos estádios. Acredito que não seja uma situação de racismo. Alguns talvez apupassem pelo facto do jogador ser negro mas isso eu considero acima de tudo ignorância e não racismo. Contudo, é  uma situação lamantável que deveria ser prontamente anulada. Os mesmos que apupam o jogador negro adversário aplaudem os jogadores negros da sua equipa. É uma situação que demonstra acima de tudo ignorância.

O racismo é das coisas mais absurdas que poderão existir. Acredito que os adeptos portugueses não sejam racistas mas alguns catraios importam modas vindas de fora. Os miúdos das claques vêm a suática e a cruz celta em claques de Itália e julgam ser "cool" e também usam. Essa gente sabe lá o que é extrema direita ou extrema esquerda. É próprio de gente ignorante.

Acho que esta situação deverá ser eliminada e os clubes exemplarmente punidos. Contudo, continuo a achar que não é racismo propriamente dito...é ignorância mesmo.

Olho Vivo

Lininho,

Acho que não me lembraria de lhe chamar macaco do car@lho. Talvez filho da ....  ou cabr@o do car@lho....  ;)

Abraço.

Gambit

Quote from: Pedro Ribeiro on 12 de March de 2007, 15:43

Lininho,

Acho que não me lembraria de lhe chamar macaco do car@lho. Talvez filho da ....  ou cabr@o do car@lho....  ;)

Abraço.
Talvez eu seja diferente, não sei, mas ao olhar para o Makelele vem-me logo à cabeça a expressão preto do dito cujo!!
Como quando é o Quaresma, que me apetece dizer cigano do respectivo!!
Isso fará de mim racista???  ;D ;D ;D
Cada um é gozado pelas suas características...
Não é bonito fazer o tal uh uh uh, mas que às vezes sabe bem e é merecido, isso é inegável!!
Mas também, nem 8 nem 80!!!  ;)

Olho Vivo

Quote from: disco infiltrator on 12 de March de 2007, 15:40
Triste é esse jornal vir só falar do Braga para estes assuntos.

Num recente Benfica-Barcelona o Eto'o foi constantemente apupado e insultado. A situação foi de tal forma que o rapper português dos Da Weasel (Pacman), que é benfiquista e se sentiu atingido por esses insultos,  revoltou-se. Acabou agredido por adeptos do seu clube e teve que ir ao hospital. http://www.vozdipovo-online.com/noticias/desporto/futebol%10racismo:_portugal_adere_a_moda._rapper_pacman,_com_origens_cabo-verdianas,_agredido/

A Bola destacou esta situação? Pouco escreve sobre o SCB e quando escreve é para escrever estas coisas .
Não sei o que passou este fim de semana mas imagino que seja mais uma daquelas situações que muitas vezes se passa nos nossos estádios. Acredito que não seja uma situação de racismo. Alguns talvez apupassem pelo facto do jogador ser negro mas isso eu considero acima de tudo ignorância e não racismo. Contudo, é  uma situação lamantável que deveria ser prontamente anulada. Os mesmos que apupam o jogador negro adversário aplaudem os jogadores negros da sua equipa. É uma situação que demonstra acima de tudo ignorância.

O racismo é das coisas mais absurdas que poderão existir. Acredito que os adeptos portugueses não sejam racistas mas alguns catraios importam modas vindas de fora. Os miúdos das claques vêm a suática e a cruz celta em claques de Itália e julgam ser "cool" e também usam. Essa gente sabe lá o que é extrema direita ou extrema esquerda. É próprio de gente ignorante.

Acho que esta situação deverá ser eliminada e os clubes exemplarmente punidos. Contudo, continuo a achar que não é racismo propriamente dito...é ignorância mesmo.

Concordo basicamente contigo. Com uma pequena nuance: racismo é ignorância.

Quanto aos jornais, concordo que dão muitas vezes destaque àquilo que é lateral e que não mereceria a dimensão que lhe é dada, esquecendo outros aspectos que deveriam merecer a sua análise e que estão a montante deste tipo de fenómenos. Por exemplo, é aceitável a postura dos jogadores do Beira-mar, fazendo constante anti-jogo? É aceitável que a arbitragem em Portugal não defenda o espectáculo, pactuando com o anti-jogo de algumas equipas?

jobragarb

NAO SEI QUEM É O JORNALISTA DESSE JORNAL,MAS PENSO QUE DEVE SER O SENHOR VICTOR QUEIRÓS.
SO TENHO UMA COISA A DIZER ESSE SENHOR É 1GRANDE  ANORMAL,PORQUE ESTA SEMPRE A CRITICAR O SCBRAGA E AS GENTES DE BRAGA.
AQUI A UMAS SEMANAS ATRAS O NOSSO ENORME JOGOU COM O PARMA GANHAMOS ,NO DIA SEGUINTE ESSE  GRANDE BOI VEM PARA O SEU JORNAL PUBLICAR QUE EM BRAGA 90 POR CENTO DOS BRACARENSES SAO benfiquistas,DIZIA QUE AS PESSOAS NAO FESTEJARAM ESSA VITORIA PRQUE????

JOGO COMEÇOU ÁS 19H
MUITA GENTE FOI PARA O ESTADIO SEM JANTAR.
E CLARO QUE AO FIM DO JOGO FORAM JANTAR COMO EU FIZ ....

Apenas_Braga

Só é lamentável que também não diga que os jogadores do Beira-Mar vieram a Braga jogar à defesa durante 90m (mesmo quando estavam a jogar contra 10) e que constantemente se atiravam para o chão num desrespeito total pelo Público e equipa adversária.
E não fala que é com estas e outras tantas iguais que fazem com que o publico não adira ao Futebol e o próprio futebol português seja mediocre.

Uma equipa assim só tem de descer de divisão
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

Satmar

Cada vez menos gosta da BOLA. É claramente um jornal contra as nossas cores. Levanta casos, espalha polémicas, enfim. Deixem-nos em paz. Façam como ao Paços de Ferreira, não falem de nós porque para dizer asneiras e mentiras é melhor estar calado. Não gosto d A BOLA.
Força Enorme!!!