News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Santa Clara 3-3 SC Braga - 19-08-2018 - 20H30 - Pré e pós-jogo

Started by A.COSTA, 14 de August de 2018, 00:53

Previous topic - Next topic

Gverreiroo

Agora um pouco mais a frio penso que é possível entender que esta equipa é significativamente inferior à do ano passado.

O meio campo que anteriormente era composto por Vuckevic que oferecia equilíbrio defensivo juntamente com boa qualidade de passe era complementado por Danilo que dava intensidade, força, luta e capacidade de progressão com a bola. Mais tarde chegou André Horta que veio acrescentar criatividade e a possibilidade da equipa sair rápido e eficazmente para o ataque. Atualmente a verdade é que não vejo nenhum jogador com estas caraterísticas. Novais marca bem livres e.... pouco mais vi. Fransergio claramente está a jogar na posição errada. Não tem intensidade nem cultura tática para jogar num meio campo a dois. Claudemir e Palhinha poderão ser um incremento qualitativo em termos defensivos mas não temos jogadores como o ano passado que permitiam ter um controlo total do jogo.

Outra situação que me intriga é o Ailton. Mas o que é feito deste rapaz? Teve algum comportamento incorreto no treino? Não consigo entender porque não é opção! Honestamente o Sequeira é dos jogadores mais limitados que por aqui vi...

A minha confiança ficou sem dúvida abalada porque me apercebi que falta matéria prima a esta equipa e quanto a isso infelizmente penso que já não se vai fazer nada.

Vasco Soares

Precisamos urgentemente de equilíbrio nas laterais, e mais 1 médio.... não me parece do que vi quê Claudemir seja alguém que compense vukcevic, não tem a passada do montenegrino e joga demasiado para trás ( a meu ver) ainda assim poderá jogar facilmente com um oito por perto, mas teria que ser um 8 ao estilo de bataglia, alguém também poderoso fisicamente e com boa capacidade de choque e ao mesmo tempo com chegada á frente, com Paulinho lesionado, com Diego em grande  forma, com Murilo com Wilson ainda se pede mais avançados? Não entendo, mas aceito, quando se vê a pobreza das laterais defensivas pede-se avançados, com meio campo que não defende pede-se avançados?

anti-lampioes

ailton nao sei se é bom ou nao que ainda nao o vi jogar mas se for pior que o sequeira nao deve ter lugar é na equipaB o goiano apesar de nao ser grande lateral ao lado do figueiras é um craque.

diogo_scb

Relativamente ao mercado, acho que há vários problemas que vão ser resolvidos internamente. O Pablo teve um jogo e meio para esquecer mas a lesão do Raúl não dura para sempre e eventualmente temos o Ricardo Ferreira recuperado. O Ailton sabe-se lá o que se passa mas tira o lugar ao Sequeira facilmente e ofensivamente é de outro nível. Com o Claudemir ou Palhinha de início (ou até os dois) o meio campo ganha logo outra consistência. Na direita o Diogo Figueiras está a ser uma desilusão mas naquela posição de central pela direita o Goiano dá conta do recado quando recuperar. Gostava de ver a contratação de um médio centro forte físicamente que leve a equipa para a frente, uma espécie de Gedson como está a surgir agora no Benfica ou pedindo por baixo, um Luiz Carlos que equilibre a equipa e transporte a bola.

100%SCB

Nem acho que o Figueiras tenha estado assim tão mal hoje exceto um ou dois erros... mas também com a cobertura que os médios e os alas dão aos centrais qualquer defesa parece fraco...

Há que mudar algo. Colocar jogadores que peçam bola no pé, encurtar a distância dos jogadores e assim reagir mais rápido e melhor a perda de bola. Com um meio campo incapaz de assumir o jogo, urge colocar alas que peguem mais no jogo. Aqui falo do Fábio e do Xadas porque o Esgaio (nem vale a pena comentar, quanto a este aspeto) e o Horta quando estamos mais apertados é incapaz de o fazer...
Projetar os dois laterais (Ailton e Diogo Figueiras).

Jogava assim no próximo jogo (supondo que ninguém recupera e ninguém se lesiona | mas bem posso esperar sentado):
Matheus
Diogo
Viana
Pablo
Ailton
Palhinha
Novais
Xadas/Murilo
Fábio
Horta
Dyego

Falta um médio de outro nível... contrataram dois projetos (Novais e Eduardo). E talvez mais um avançado (mas para isso é preciso sair mais gente).

Nós contratamos a quantidade suficiente, agora não trouxemos jogadores para render no imediato (tirando o claudemir).
Agora qualidade temos:

A defesa é basicamente a mesma do ano passado.
O meio campo perdeu três jogadores e viu chegar quatro:
- um com provas dadas: Claudemir;
- dois com potencial: Eduardo e Novais;
- um pedido expresso do treinador: Palhinha.
Se algo está a correr mal, a "culpa" é do treinador que teve os reforços que pediu...

Na frente estamos igual... saiu Hassan e JCT, entrou Murilo e voltou o Fransérgio. Além disso vamos ter menos jogos que na época passada (onde só na Europa fizemos mais 10 que este ano).


Os erros do Abel vem já desde a pré-época onde nos dois últimos jogos se limitou a jogar com os mesmos! Para quem diz que temos um plantel equilibrado (...) é estúpido!

Primeiro jogo: Na Ucrânia. Fizemos uma primeira parte normal e começamos bem na segunda onde tivemos muito espaço... marcamos é só quisemos defender! Quando tínhamos ganho facilmente(!) o jogo caso entrassem jogadores mais frescos (Dyego, Fábio, Murilo, Xadas). Mas não... primeira alteração aos 80. Entra Dyego e aos 90 mete o Ryller e o Fábio.
Segundo jogo: Contra o nacional. Entramos fortes, marcamos, sofremos, marcamos, sofremos e marcamos dois. Valeu um super Dyego e um bom Horta.
Terceiro jogo: Voltam  a jogar exatamente os mesmos!!! Incapacidade total em controlar o jogo com bola... deu ***** da grossa

Quarto jogo: Vamos para o intervalo a golear (de uma forma injusta). Entramos na segunda parte e sofremos.
O banco não reage... o Horta falha um golo (no único remate da segunda parte). Passado algum tempo sofremos outro golo (com azar). O Abel ficou cheio de medo e chamou o Palhinha que entrou num canto... golo sofrido pelo sítio que o Palhinha deveria estar é naturalmente não estava...

Lança-se novamente o Xadas para resolver a ***** que os outros fazem e o miúdo não corresponde. Depois, já com o jogo mais calmo e o Santa Clara mais fechado, lança-se o Murilo... incompetência!


Espero ansiosamente o próximo jogo, mas espero desde logo uma equipa diferente e um onze diferente... ou para que queremos 25/26/27 (...) jogadores, se só jogam 11 ??

Boa noite a todos. E que a equipa técnica pense no que anda a fazer... porque jogar da mesma forma, com jogadores sem capacidade de criar rasgos individuais (exceto o Dyego) é ridículo.

(E espero ver o Ailton que provavelmente será dos melhores laterais que tivemos nos últimos anos...)
FORÇA BRAGA

Sérgio Gonçalves

Só vi a primeira parte e apesar de não ter sido deslumbrante aproveitamos bem as ofertas do adversário. Quando peguei no telemóvel e vi 3-3 ia-me dando um ataque.

Não se pode admitir estas coisas em futebol profissional mas o jogo com Nacional e Zorya já tinha mostrado muitas fragilidades defensivas da equipa. Infelizmente o treinador é o Abel, porque se fosse o Law, o Luso ou outros quejandos na época passada tinhamos sido campeões à 30 jornada e este ano já iamos a caminho da renovação do título, bastava pôr o Murrillo e jogar em 4x4x2 losango com duplo pivot ofensivo.

Acredito que Abel saberá dar a volta ao texto mas tem que começar a equilibrar mais a equipa porque sofrer 8 em 4 jogos contra equipas medianas não augura nada de bom.
Sócio nº 2014

NightHawk

Ponto prévio: empatar 3-3, 11vs11, depois de estar a ganhar 3-0 ao intervalo é inadmissível para uma equipa como o Braga frente a QUALQUER equipa portuguesa. Ponto.
Tendo em conta a qualidade do nosso plantel, temos obrigação de saber gerir uma vantagem de 3 golos contra qualquer equipa do nosso campeonato, mesmo os grandes.

Sei que há muita gente farta das frases do Abel, mas na realidade há uma que ele disse várias vezes no ano passado, na altura em que estávamos na melhor fase, que explica exatamente o que tem faltado nos jogos: "Os jogadores têm que ter a mesma vontade de não sofrer e recuperar a bola que têm em marcar golos".

Sofremos uma média de 2 golos por jogo nos 4 jogos oficiais, o que, até, contrasta com os 0 golos sofridos nos últimos 3 ou 4 jogos amigáveis.
Os golos que sofremos foram todos de diferentes formas, por vezes é difícil encontrar um problema único, mas acho que todos concordarão se disser que em todos os 8 golos sofridos houve muito demérito nosso. Mais que isso, houve em todos uma clara falta de intensidade na pressão, na bola dividida, e, no meu entender, em pelo menos metade dos golos, uma claríssima falta de concentração. Aliás, o 1-3 hoje é inadmissível nesse aspecto. A equipa entrou completamente desfocada, e sofreu golo praticamente sem se ter mexido. O mesmo, já agora, aconteceu contra o Nacional, nos 2 golos sofridos. Mais do que falta de intensidade ou atitude, houve uma claríssima falta de concentração, um certo "descomprimir" depois do golo marcado.

É aqui que a equipa tem que melhorar, e muito. Na intensidade e na concentração defensivas.

Como é normal no futebol, ninguém tem memória. No ano passado sofremos golos em praticamente todos os jogos até outubro ou novembro. Aliás, até finais de setembro praticamente entramos todos os jogos a perder e sofríamos quase sempre nos primeiros 15mn. Demorou bastante até se encontrar o equilíbrio. E penso que pela mesma razão que está a faltar agora: Defesa e meio campo com novos jogadores.
No caso da defesa, nos últimos 2 jogos só Viana era titular no ano passado. Já no meio campo é tudo novo.
Para piorar, e para quem critica a falta de mudanças e a manutenção dos mesmos jogadores, na defesa e meio campo temos muita gente fora por lesão: Goiano, Raúl, Ailton, Claudemir, Eduardo. Daí que sim, jogam os mesmos porque não há mais ninguém.

A falta de intensidade e concentração também vem disto. Da falta de entrosamento nas compensações defensivas, ainda por cima quando os 2 médios que defendem melhor não têm jogado: Claudemir por lesão, Palhinha porque chegou tarde.

Mas volto ao início, é inadmissível sofrer 3 golos em 15mn e a falta de entrosamento não explica tudo. Houve uma clara falta de concentração que levou o adversário a acreditar e que por outro lado tirou clarividência à equipa. Há que treinar o aspecto mental. E muito.
A próxima semana é muito importante. Que a equipa técnica saiba bem o que fazer para que os momentos defensivos (todos eles, organização, transição e bola parada) entrem nos eixos.

Para quem pede reforços há 2 coisas que tenho a dizer:
1) É completamente absurdo vir pedir mais avançados quando temos uma média de 2,5 golos marcados por jogo. Simplesmente não faz sentido. Aliás, se há coisa que esta equipa sabe fazer é jogar bem ofensivamente, criar oportunidades e marcar.
2) Não só não deve entrar mais ninguém como obrigatoriamente terá de sair. Temos um claro excedente de jogadores que leva também a que seja mais difícil gerir o plantel. Sem a liga europa são menos 6 jogos da fase de grupos e 2 do playoff, pelo que certamente alguns sairão (talvez para serem emprestados). Provavelmente Singh, Murilo, Ryller e 1 dos GR (Tiago Sá ou Marafona isto porque já estou a assumir que Tiago Pereira irá assumir a baliza da equipa B a curto prazo).
Há que ter noção do plantel extenso que temos. Precisamos de um plantel curto que esteja focado.

Precisamos também que os lesionados voltem. Sim, não é apenas uma desculpa do Abel. Se a defesa esta mal, é preciso ter opções para mudar e neste momento todas as opções estão no estaleiro. No meio campo é preciso que Claudemir volte ou que Palhinha mostre de facto valor para substituir Vuk.

Sobre a se pedirem cabeças, é o costume. Mais uma vez é só fazer ume exercício de memória: No ano passado depois da derrota em Setúbal já tudo pedia a cabeça do Abel. Inadmissível como a equipa jogava e a sorte que teve contra as 2 equipas nórdicas.
Pela mesma altura já se pedia a cabeça de Peseiro, mesmo estando em 3º.
Exatamente a mesma coisa com Paulo Fonseca, que teve 2 derrotas em 2 saídas pró campeonato. Já lh faziam as malas.
E o Domingos depois do Elfsborg? Ou na 2ª época quando ia em 7º em Novembro ou Dezembro?

Aqui no fórum o que menos há é gente que mude a sua forma de ser. O treinador é sempre para despedir. Desta vez, tal como Domingos em 2009, começou já em Agosto.

Haja paciência.

Sérgio Gonçalves

Quote from: NightHawk on 20 de August de 2018, 00:30
Ponto prévio: empatar 3-3, 11vs11, depois de estar a ganhar 3-0 ao intervalo é inadmissível para uma equipa como o Braga frente a QUALQUER equipa portuguesa. Ponto.
Tendo em conta a qualidade do nosso plantel, temos obrigação de saber gerir uma vantagem de 3 golos contra qualquer equipa do nosso campeonato, mesmo os grandes.

Sei que há muita gente farta das frases do Abel, mas na realidade há uma que ele disse várias vezes no ano passado, na altura em que estávamos na melhor fase, que explica exatamente o que tem faltado nos jogos: "Os jogadores têm que ter a mesma vontade de não sofrer e recuperar a bola que têm em marcar golos".

Sofremos uma média de 2 golos por jogo nos 4 jogos oficiais, o que, até, contrasta com os 0 golos sofridos nos últimos 3 ou 4 jogos amigáveis.
Os golos que sofremos foram todos de diferentes formas, por vezes é difícil encontrar um problema único, mas acho que todos concordarão se disser que em todos os 8 golos sofridos houve muito demérito nosso. Mais que isso, houve em todos uma clara falta de intensidade na pressão, na bola dividida, e, no meu entender, em pelo menos metade dos golos, uma claríssima falta de concentração. Aliás, o 1-3 hoje é inadmissível nesse aspecto. A equipa entrou completamente desfocada, e sofreu golo praticamente sem se ter mexido. O mesmo, já agora, aconteceu contra o Nacional, nos 2 golos sofridos. Mais do que falta de intensidade ou atitude, houve uma claríssima falta de concentração, um certo "descomprimir" depois do golo marcado.

É aqui que a equipa tem que melhorar, e muito. Na intensidade e na concentração defensivas.

Como é normal no futebol, ninguém tem memória. No ano passado sofremos golos em praticamente todos os jogos até outubro ou novembro. Aliás, até finais de setembro praticamente entramos todos os jogos a perder e sofríamos quase sempre nos primeiros 15mn. Demorou bastante até se encontrar o equilíbrio. E penso que pela mesma razão que está a faltar agora: Defesa e meio campo com novos jogadores.
No caso da defesa, nos últimos 2 jogos só Viana era titular no ano passado. Já no meio campo é tudo novo.
Para piorar, e para quem critica a falta de mudanças e a manutenção dos mesmos jogadores, na defesa e meio campo temos muita gente fora por lesão: Goiano, Raúl, Ailton, Claudemir, Eduardo. Daí que sim, jogam os mesmos porque não há mais ninguém.

A falta de intensidade e concentração também vem disto. Da falta de entrosamento nas compensações defensivas, ainda por cima quando os 2 médios que defendem melhor não têm jogado: Claudemir por lesão, Palhinha porque chegou tarde.

Mas volto ao início, é inadmissível sofrer 3 golos em 15mn e a falta de entrosamento não explica tudo. Houve uma clara falta de concentração que levou o adversário a acreditar e que por outro lado tirou clarividência à equipa. Há que treinar o aspecto mental. E muito.
A próxima semana é muito importante. Que a equipa técnica saiba bem o que fazer para que os momentos defensivos (todos eles, organização, transição e bola parada) entrem nos eixos.

Para quem pede reforços há 2 coisas que tenho a dizer:
1) É completamente absurdo vir pedir mais avançados quando temos uma média de 2,5 golos marcados por jogo. Simplesmente não faz sentido. Aliás, se há coisa que esta equipa sabe fazer é jogar bem ofensivamente, criar oportunidades e marcar.
2) Não só não deve entrar mais ninguém como obrigatoriamente terá de sair. Temos um claro excedente de jogadores que leva também a que seja mais difícil gerir o plantel. Sem a liga europa são menos 6 jogos da fase de grupos e 2 do playoff, pelo que certamente alguns sairão (talvez para serem emprestados). Provavelmente Singh, Murilo, Ryller e 1 dos GR (Tiago Sá ou Marafona isto porque já estou a assumir que Tiago Pereira irá assumir a baliza da equipa B a curto prazo).
Há que ter noção do plantel extenso que temos. Precisamos de um plantel curto que esteja focado.

Precisamos também que os lesionados voltem. Sim, não é apenas uma desculpa do Abel. Se a defesa esta mal, é preciso ter opções para mudar e neste momento todas as opções estão no estaleiro. No meio campo é preciso que Claudemir volte ou que Palhinha mostre de facto valor para substituir Vuk.

Sobre a se pedirem cabeças, é o costume. Mais uma vez é só fazer ume exercício de memória: No ano passado depois da derrota em Setúbal já tudo pedia a cabeça do Abel. Inadmissível como a equipa jogava e a sorte que teve contra as 2 equipas nórdicas.
Pela mesma altura já se pedia a cabeça de Peseiro, mesmo estando em 3º.
Exatamente a mesma coisa com Paulo Fonseca, que teve 2 derrotas em 2 saídas pró campeonato. Já lh faziam as malas.
E o Domingos depois do Elfsborg? Ou na 2ª época quando ia em 7º em Novembro ou Dezembro?

Aqui no fórum o que menos há é gente que mude a sua forma de ser. O treinador é sempre para despedir. Desta vez, tal como Domingos em 2009, começou já em Agosto.

Haja paciência.
Tudo muito bem dito até meteres o Peseiro ao barulho...
Sócio nº 2014

NightHawk

Nunca gostei do homem, mas, factualmente, foi despedido em 3º lugar do campeonato e muito perto dos 2 primeiros. E tenho a noção de que apesar de não ser grande espingarda e de nunca ter concordado com a sua contratação, o seu despedimento foi prejudicial para o resto da nossa época. Ainda que tenha compreendido o despedimento, principalmente pelo ambiente que se vivia no estádio com ele lá.

Mas para o exemplo que quis dar é igual. Para muitos, o treinador é para despedir à primeira contrariedade. É todas as épocas a mesma coisa.

PEDRØ XVI

Tenho a dizer que este empate é como se fosse uma derrota para mim mesmo que na teoria 1 ponto para uma equipa que não fez quase nada até acabe por ser positivo.
É inadmissível para uma equipa como Braga desperdiçar uma vantagem de 3 golos em pouco mais de 15 minutos contra uma equipa que acaba de subir de divisão!

Espero que as coisas melhorem rapidamente senão a coisa tem tudo para ficar ainda pior.
É só isto.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

200% Braga - B3

Quote from: NightHawk on 20 de August de 2018, 00:30
Há que treinar o aspecto mental. E muito.
Concordo com tudo e destaco o que considero mais importante.

AMartins

Tudo muito mau.

A 1a parte foi má, tivemos sorte e isso também faz parte. Aquele nervosismo evidenciado pelo Santa Clara que nos ofereceu dois golos, muito bem aproveitados pelo Pablo e pelo Wilson, não foi nada comparado com o nosso desaparecimento na 2a parte. Os jogadores não estavam lá e no banco parecia não estar ninguém! Perder aquela vantagem é sinal de incompetência.

Durante todo o jogo, os dois médios NUNCA construíram um lance de ataque, muito dificilmente conseguiam recuar para recolher a bola e quando lhe tocavam era para atrasar para os centrais ou para o Matheus. Nenhum dos centrais é capaz de transportar a bola, o Raul arrisca mas dá um jeitaço que só nestas alturas é que o pessoal se lembra. Ou seja, foi tudo aos repelões...com balões na frente e sem qualquer tipo de imaginação.

Defender, foi qualquer coisa de aterrador! Ninguém corta uma linha de passe, sai tudo na pressão à primeira (para serem comidos ao primeiro drible) e depois ninguém compensa. Se no 1x1 os laterais não são nenhum portento defensivo sem ajuda é uma auto-estrada. Bastou ao Santa Clara perder o medo e a partir daí todos tremiam.

Pedia-se mais ao Abel depois de ver o castelo de cartas a desmoronar...possivelmente lançar extremos rápidos para explorar as costas (o Santa Clara esteve até aos últimos 10 min bem lançado no ataque e com espaço na retaguarda que baste), em vez disso entrou o Xadas para jogar entre-linhas. Mais uma vez fiquei com a ideia que veio com as substituições feitas de casa!

Espero que isto tenha servido para acordar muita gente... Perder uma vantagem de 3 golos ao intervalo é um sinal deveras alarmante e acima de tudo injustificável!
Agora, Abel é para mim o homem certo no lugar certo precisa é de dar à perna. Precisa de reforços? tenho na minha opinião que sim, já o disse aqui que ninguém no plantel demonstrou até agora capacidade para construir jogo no meio. O Claudemir é bom com a bola nos pés mas não consegue fazer o adversário "falhar", não dribla e não desequilibra sozinho. Mais, nos últimos jogos temos visto gente em campo a facilitar (podem dar muito mais) e se há alguém que não pode facilitar é o treinador. É preciso aquela raça, disputar os lances com agressividade (boa) e atacar o adversário com bola. Quando voltarmos a ter isso, vamos estar mais perto das exibições a que nos habituámos.

marscb

Os erros defensivos naturalmente têm sido o único problema pois existe falta de coesão entre bloco defensivo e meio campo. Notas:
1. Temos mais um ponto que na época passada ao final da segunda jornada.
2. Sem Vuk, Danilo, e Horta vamos demorar alguns jogos até estabilizar meio campo, mas nunca iremos ter a criatividade do ano passado, mas teremos coesão (já falo nisto desde os primeiros jogos da pré época).
3. Gostei de ver o Palhinha, mas não gosto de saber que é um jogador emprestado. Não deveríamos ter jogadores dos 3 estarolas.
4. Fábio Martins porque nem 1 minuto joga?
5. Na flash interview, Abel, no meio da conversa dizendo que tem de recuperar os jogadores lesionados para ajudar a melhorar, dá a entender que manda boca ao presidente que tem de ir ao mercado.
6. Matheus ainda deve estar a pensar em sair.
7. O futebol portugues (campeonato) está podre.

100%SCB

Espero que o Claudemir recupere para o próximo jogo e que jogue ele e o Palhinha no meio campo para ver se deixamos de sofrer golos de todas as equipas...
E espero não ver o Esgaio no 11, porque como o Abel diz "o estatuto é o rendimento" por isso que seja coerente com o discurso...

Depois do 3-3 não houve ninguém a assumir o jogo, ninguém! Uma equipa do Braga que só serve para jogar em contra ataque?
E não volte a pôr o Fransérgio no meio campo... aliás mais valia vender este jogador que não encaixa bem em lado nenhum!
FORÇA BRAGA

ric

O RHorta jogou?
O apagamento da equipa não terá a ver com um desaparevcimento deste jogador?
Ah Pablo não pode jogar assim no bragam Cadê Lucas que deu boas indicacoes?
Estou plenamente convencido q mais uma vez se tratou de um jogo com o complexo "pós jogo euro
peu"

joelvm

Após leitura atenta do tópico, vou fazer um resumo:
1 golo sofrido, o B. Viana claramente deixa-se antecipar pelo adversário
2 golo sofrido, o gajo tenta rematar e a bola como que por milagre vai ter a um gajo deles que está solto
3 golo sofrido, num canto, durante uma substituição nossa, em que o Dyego se esquece de atacar a bola

Depois disto, os nossos adeptos acham que a culpa é do Xadas, do Pablo, do Fransérgio, do Novais, do Figueiras ...

Enorme_Guerreiro

Quote from: NightHawk on 20 de August de 2018, 00:30
Ponto prévio: empatar 3-3, 11vs11, depois de estar a ganhar 3-0 ao intervalo é inadmissível para uma equipa como o Braga frente a QUALQUER equipa portuguesa. Ponto.
Tendo em conta a qualidade do nosso plantel, temos obrigação de saber gerir uma vantagem de 3 golos contra qualquer equipa do nosso campeonato, mesmo os grandes.

Sei que há muita gente farta das frases do Abel, mas na realidade há uma que ele disse várias vezes no ano passado, na altura em que estávamos na melhor fase, que explica exatamente o que tem faltado nos jogos: "Os jogadores têm que ter a mesma vontade de não sofrer e recuperar a bola que têm em marcar golos".

Sofremos uma média de 2 golos por jogo nos 4 jogos oficiais, o que, até, contrasta com os 0 golos sofridos nos últimos 3 ou 4 jogos amigáveis.
Os golos que sofremos foram todos de diferentes formas, por vezes é difícil encontrar um problema único, mas acho que todos concordarão se disser que em todos os 8 golos sofridos houve muito demérito nosso. Mais que isso, houve em todos uma clara falta de intensidade na pressão, na bola dividida, e, no meu entender, em pelo menos metade dos golos, uma claríssima falta de concentração. Aliás, o 1-3 hoje é inadmissível nesse aspecto. A equipa entrou completamente desfocada, e sofreu golo praticamente sem se ter mexido. O mesmo, já agora, aconteceu contra o Nacional, nos 2 golos sofridos. Mais do que falta de intensidade ou atitude, houve uma claríssima falta de concentração, um certo "descomprimir" depois do golo marcado.

É aqui que a equipa tem que melhorar, e muito. Na intensidade e na concentração defensivas.

Como é normal no futebol, ninguém tem memória. No ano passado sofremos golos em praticamente todos os jogos até outubro ou novembro. Aliás, até finais de setembro praticamente entramos todos os jogos a perder e sofríamos quase sempre nos primeiros 15mn. Demorou bastante até se encontrar o equilíbrio. E penso que pela mesma razão que está a faltar agora: Defesa e meio campo com novos jogadores.
No caso da defesa, nos últimos 2 jogos só Viana era titular no ano passado. Já no meio campo é tudo novo.
Para piorar, e para quem critica a falta de mudanças e a manutenção dos mesmos jogadores, na defesa e meio campo temos muita gente fora por lesão: Goiano, Raúl, Ailton, Claudemir, Eduardo. Daí que sim, jogam os mesmos porque não há mais ninguém.

A falta de intensidade e concentração também vem disto. Da falta de entrosamento nas compensações defensivas, ainda por cima quando os 2 médios que defendem melhor não têm jogado: Claudemir por lesão, Palhinha porque chegou tarde.

Mas volto ao início, é inadmissível sofrer 3 golos em 15mn e a falta de entrosamento não explica tudo. Houve uma clara falta de concentração que levou o adversário a acreditar e que por outro lado tirou clarividência à equipa. Há que treinar o aspecto mental. E muito.
A próxima semana é muito importante. Que a equipa técnica saiba bem o que fazer para que os momentos defensivos (todos eles, organização, transição e bola parada) entrem nos eixos.

Para quem pede reforços há 2 coisas que tenho a dizer:
1) É completamente absurdo vir pedir mais avançados quando temos uma média de 2,5 golos marcados por jogo. Simplesmente não faz sentido. Aliás, se há coisa que esta equipa sabe fazer é jogar bem ofensivamente, criar oportunidades e marcar.
2) Não só não deve entrar mais ninguém como obrigatoriamente terá de sair. Temos um claro excedente de jogadores que leva também a que seja mais difícil gerir o plantel. Sem a liga europa são menos 6 jogos da fase de grupos e 2 do playoff, pelo que certamente alguns sairão (talvez para serem emprestados). Provavelmente Singh, Murilo, Ryller e 1 dos GR (Tiago Sá ou Marafona isto porque já estou a assumir que Tiago Pereira irá assumir a baliza da equipa B a curto prazo).
Há que ter noção do plantel extenso que temos. Precisamos de um plantel curto que esteja focado.

Precisamos também que os lesionados voltem. Sim, não é apenas uma desculpa do Abel. Se a defesa esta mal, é preciso ter opções para mudar e neste momento todas as opções estão no estaleiro. No meio campo é preciso que Claudemir volte ou que Palhinha mostre de facto valor para substituir Vuk.

Sobre a se pedirem cabeças, é o costume. Mais uma vez é só fazer ume exercício de memória: No ano passado depois da derrota em Setúbal já tudo pedia a cabeça do Abel. Inadmissível como a equipa jogava e a sorte que teve contra as 2 equipas nórdicas.
Pela mesma altura já se pedia a cabeça de Peseiro, mesmo estando em 3º.
Exatamente a mesma coisa com Paulo Fonseca, que teve 2 derrotas em 2 saídas pró campeonato. Já lh faziam as malas.
E o Domingos depois do Elfsborg? Ou na 2ª época quando ia em 7º em Novembro ou Dezembro?

Aqui no fórum o que menos há é gente que mude a sua forma de ser. O treinador é sempre para despedir. Desta vez, tal como Domingos em 2009, começou já em Agosto.

Haja paciência.

Não sabia o que dizer depois do jogo de ontem e da diarreia mental que vai por este fórum nestas alturas e, por isso, obrigado por teres falado por mim, visto que subscrevo inteiramente o que disseste. O importante para alimentar o sonho era começar bem e não deixar fugir os outros, mas tinha a noção que ia ser difícil começar logo a carburar decentemente tão cedo por força das mudanças todas (a equipa de ontem tinha 4/5 titulares da época passada, é mais de meia equipa diferente). Isto não me faz desacreditar numa boa época, que eu sei que vai ser! Mas esta é a fase em que importa mesmo é ganhar, jogando bem ou mal (ou citando um conhecido nosso ontem "às vezes é futebol champanhe, outras vinho tinto da tasca"), e não conseguimos, mas isto ainda é o arranque, e eu tenho esperança que quando metermos a 6ª isto vai ao sítio.

Quanto aos treinadores, resta-me dizer que o Abel foi e é a nossa grande mais valia, não tenham dúvidas disso. Está a passar por dores de crescimento, o que é normal num treinador que está na segunda época de 1ª liga, mas não tenho dúvidas que ele é o homem certo para liderar esta equipa... Um gajo que pega em jogadores dispensados doutros clubes (Jefferson, Vianna, A. Horta, Danilo, Esgaio, Wilson, R. Horta,...) e faz muitos deles parecerem craques, tem de ser muito bom, desculpem lá. Um gajo que vai buscar um avançado de 24 anos ao Gil Vicente e faz dele o melhor marcador português da 1ª liga tem de ser bom! Não sei se vocês percebem bem, mas nós o ano passado não fomos contratar um internacional brasileiro (Jonas), holandês (Bas Dost) ou camaronês (Aboubakar), não tínhamos suplentes que custaram 15/20M€ (Oliver Torres, Rafa e Jimenez),... Eu vou dizer algo polémico, mas nenhum titular nosso do ano passado era titular no Benfica ou no Porto (no Sporting ainda era capaz de haver um ou outro que fosse), o que só é demonstrativo da qualidade do trabalho do Abel, que com MUITO menos, fez pouco menos... Como ele próprio disse, um dos melhores jogadores da nossa história recente (Rafa) tem muitas dificuldades em jogar no Benfica, porque a verdade é que são realidades muito distintas que nós temos conseguido aproximar com muito mérito e fazendo omeletes sem ovos... E no ano passado, não tenho dúvida nenhuma que foi 90% mérito do Abel! E por mim, fazia dele o Wenger do Braga, apesar de ter noção que não o vamos conseguir segurar por muito tempo 

LeonelP

Quote from: NightHawk on 20 de August de 2018, 00:30
Ponto prévio: empatar 3-3, 11vs11, depois de estar a ganhar 3-0 ao intervalo é inadmissível para uma equipa como o Braga frente a QUALQUER equipa portuguesa. Ponto.
Tendo em conta a qualidade do nosso plantel, temos obrigação de saber gerir uma vantagem de 3 golos contra qualquer equipa do nosso campeonato, mesmo os grandes.

Sei que há muita gente farta das frases do Abel, mas na realidade há uma que ele disse várias vezes no ano passado, na altura em que estávamos na melhor fase, que explica exatamente o que tem faltado nos jogos: "Os jogadores têm que ter a mesma vontade de não sofrer e recuperar a bola que têm em marcar golos".

Sofremos uma média de 2 golos por jogo nos 4 jogos oficiais, o que, até, contrasta com os 0 golos sofridos nos últimos 3 ou 4 jogos amigáveis.
Os golos que sofremos foram todos de diferentes formas, por vezes é difícil encontrar um problema único, mas acho que todos concordarão se disser que em todos os 8 golos sofridos houve muito demérito nosso. Mais que isso, houve em todos uma clara falta de intensidade na pressão, na bola dividida, e, no meu entender, em pelo menos metade dos golos, uma claríssima falta de concentração. Aliás, o 1-3 hoje é inadmissível nesse aspecto. A equipa entrou completamente desfocada, e sofreu golo praticamente sem se ter mexido. O mesmo, já agora, aconteceu contra o Nacional, nos 2 golos sofridos. Mais do que falta de intensidade ou atitude, houve uma claríssima falta de concentração, um certo "descomprimir" depois do golo marcado.

É aqui que a equipa tem que melhorar, e muito. Na intensidade e na concentração defensivas.

Como é normal no futebol, ninguém tem memória. No ano passado sofremos golos em praticamente todos os jogos até outubro ou novembro. Aliás, até finais de setembro praticamente entramos todos os jogos a perder e sofríamos quase sempre nos primeiros 15mn. Demorou bastante até se encontrar o equilíbrio. E penso que pela mesma razão que está a faltar agora: Defesa e meio campo com novos jogadores.
No caso da defesa, nos últimos 2 jogos só Viana era titular no ano passado. Já no meio campo é tudo novo.
Para piorar, e para quem critica a falta de mudanças e a manutenção dos mesmos jogadores, na defesa e meio campo temos muita gente fora por lesão: Goiano, Raúl, Ailton, Claudemir, Eduardo. Daí que sim, jogam os mesmos porque não há mais ninguém.

A falta de intensidade e concentração também vem disto. Da falta de entrosamento nas compensações defensivas, ainda por cima quando os 2 médios que defendem melhor não têm jogado: Claudemir por lesão, Palhinha porque chegou tarde.

Mas volto ao início, é inadmissível sofrer 3 golos em 15mn e a falta de entrosamento não explica tudo. Houve uma clara falta de concentração que levou o adversário a acreditar e que por outro lado tirou clarividência à equipa. Há que treinar o aspecto mental. E muito.
A próxima semana é muito importante. Que a equipa técnica saiba bem o que fazer para que os momentos defensivos (todos eles, organização, transição e bola parada) entrem nos eixos.

Para quem pede reforços há 2 coisas que tenho a dizer:
1) É completamente absurdo vir pedir mais avançados quando temos uma média de 2,5 golos marcados por jogo. Simplesmente não faz sentido. Aliás, se há coisa que esta equipa sabe fazer é jogar bem ofensivamente, criar oportunidades e marcar.
2) Não só não deve entrar mais ninguém como obrigatoriamente terá de sair. Temos um claro excedente de jogadores que leva também a que seja mais difícil gerir o plantel. Sem a liga europa são menos 6 jogos da fase de grupos e 2 do playoff, pelo que certamente alguns sairão (talvez para serem emprestados). Provavelmente Singh, Murilo, Ryller e 1 dos GR (Tiago Sá ou Marafona isto porque já estou a assumir que Tiago Pereira irá assumir a baliza da equipa B a curto prazo).
Há que ter noção do plantel extenso que temos. Precisamos de um plantel curto que esteja focado.

Precisamos também que os lesionados voltem. Sim, não é apenas uma desculpa do Abel. Se a defesa esta mal, é preciso ter opções para mudar e neste momento todas as opções estão no estaleiro. No meio campo é preciso que Claudemir volte ou que Palhinha mostre de facto valor para substituir Vuk.

Sobre a se pedirem cabeças, é o costume. Mais uma vez é só fazer ume exercício de memória: No ano passado depois da derrota em Setúbal já tudo pedia a cabeça do Abel. Inadmissível como a equipa jogava e a sorte que teve contra as 2 equipas nórdicas.
Pela mesma altura já se pedia a cabeça de Peseiro, mesmo estando em 3º.
Exatamente a mesma coisa com Paulo Fonseca, que teve 2 derrotas em 2 saídas pró campeonato. Já lh faziam as malas.
E o Domingos depois do Elfsborg? Ou na 2ª época quando ia em 7º em Novembro ou Dezembro?

Aqui no fórum o que menos há é gente que mude a sua forma de ser. O treinador é sempre para despedir. Desta vez, tal como Domingos em 2009, começou já em Agosto.

Haja paciência.

Já estava a perder a esperança neste forum até que encontrei esta publicação. Assim vale a pena vir ca.

Bracaraugustano

Basicamente é isto. O Abel tem estado muito mal a todos os níveis, desde a motivação dos jogadores para o sofrimento necessário para se superarem até à leitura de jogo e substituições. Se a isso juntarmos o facto de alguns dos "reforços" não terem qualidade semelhante aos que saíram e a pressão desnecessária colocada pela própria estrutura ao dizerem que são candidatos ao título e que é o melhor plantel de sempre, a receita para o desastre está evidente.

Julgo que acabaremos por ficar em 4ª lugar. O campeonato é fraco. Mas isso é pouco. Esta saída da Liga Europa é catastrófica. Afinal de contas é lá que ganhamos nome no mundo, fazemos dinheiro e valorizamos jogadores. Neste momento nada disso se verifica e estamos reduzidos à insignificância de clubes vizinhos nossos.

Quote from: AMartins on 20 de August de 2018, 01:42
Tudo muito mau.

A 1a parte foi má, tivemos sorte e isso também faz parte. Aquele nervosismo evidenciado pelo Santa Clara que nos ofereceu dois golos, muito bem aproveitados pelo Pablo e pelo Wilson, não foi nada comparado com o nosso desaparecimento na 2a parte. Os jogadores não estavam lá e no banco parecia não estar ninguém! Perder aquela vantagem é sinal de incompetência.

Durante todo o jogo, os dois médios NUNCA construíram um lance de ataque, muito dificilmente conseguiam recuar para recolher a bola e quando lhe tocavam era para atrasar para os centrais ou para o Matheus. Nenhum dos centrais é capaz de transportar a bola, o Raul arrisca mas dá um jeitaço que só nestas alturas é que o pessoal se lembra. Ou seja, foi tudo aos repelões...com balões na frente e sem qualquer tipo de imaginação.

Defender, foi qualquer coisa de aterrador! Ninguém corta uma linha de passe, sai tudo na pressão à primeira (para serem comidos ao primeiro drible) e depois ninguém compensa. Se no 1x1 os laterais não são nenhum portento defensivo sem ajuda é uma auto-estrada. Bastou ao Santa Clara perder o medo e a partir daí todos tremiam.

Pedia-se mais ao Abel depois de ver o castelo de cartas a desmoronar...possivelmente lançar extremos rápidos para explorar as costas (o Santa Clara esteve até aos últimos 10 min bem lançado no ataque e com espaço na retaguarda que baste), em vez disso entrou o Xadas para jogar entre-linhas. Mais uma vez fiquei com a ideia que veio com as substituições feitas de casa!

Espero que isto tenha servido para acordar muita gente... Perder uma vantagem de 3 golos ao intervalo é um sinal deveras alarmante e acima de tudo injustificável!
Agora, Abel é para mim o homem certo no lugar certo precisa é de dar à perna. Precisa de reforços? tenho na minha opinião que sim, já o disse aqui que ninguém no plantel demonstrou até agora capacidade para construir jogo no meio. O Claudemir é bom com a bola nos pés mas não consegue fazer o adversário "falhar", não dribla e não desequilibra sozinho. Mais, nos últimos jogos temos visto gente em campo a facilitar (podem dar muito mais) e se há alguém que não pode facilitar é o treinador. É preciso aquela raça, disputar os lances com agressividade (boa) e atacar o adversário com bola. Quando voltarmos a ter isso, vamos estar mais perto das exibições a que nos habituámos.

SEMPRESCB

Concordo com tudo o que é dito em cima até no emagrecimento do plantel (há excesso em diversas posições) só não concordo com o não deve entrar mais ninguém. E deixo só aqui duas questões:

1) Quão parecido é ter Danilo, Vuk e A.Horta vs Claudemir, Palhinha e Novais? Eu diria que falta um bocadinho mais de qualidade para a balança chegar um pouquinho mais perto do equilibrio não?
2) Sequeira é jogador para o Braga?

Quanto a outro PL concordo em parte, porque a verdade é que ainda ontem quando secalhar seria necessário um solução ofensiva para jogar talvez em cunha com Dyego (para se ter mais presença na àrea até para o jogo directo que se acabou por fazer) e entrou ... Xadas (que nada acrescentou nem nada fez). Não digo que Paulinho e Dyego não sejam suficientes dado que saimos cedo da Europa mas também é verdade que a lesão de um limita muito as soluções.