News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SC Braga 3-0 Paços Ferreira - 03-12-2017 - 18H00 - Pré e pós-jogo - Porta Aberta

Started by A.COSTA, 27 de November de 2017, 23:15

Previous topic - Next topic

rpo.castro

A economia no desporto, e o que realmente fazer com esta paixão

Artigo de opinião

Rui Lança Coordenador da Licenciatura em Gestão do Desporto da Universidade Europeia

Na vida temos quase sempre pelo menos duas opções para uma determinada situação. Não se trata de uma frase de autoajuda, mas é a pura e simples realidade. Hoje, não sei por onde anda o futebol de que aprendi a gostar. Já andou pelas ruas da amargura. Uns consideram que por lá continua, outros, mais otimistas, acreditam que não.

Felizmente, existem sempre as transmissões de alguns jogos lá por fora e que o adepto aqui em Portugal pode seguir, sem que chegue a saber das confusões (a existir) que gravitam à volta dessas equipas ou jogos.

Bem podemos sublinhar o bom exemplo de Pepa e de Miguel Cardoso. O dos milhares de adeptos que seguem as suas equipas em alguns dos jogos das divisões inferiores comparativamente com os da Liga. Às boas decisões que os árbitros tomam, várias jogadas interessantes, entre outras coisas.

No entanto, a verdade – e não se trata de choradinho – é que, fim de semana após fim de semana, a balança pesa mais para o lado negativo. São importantes as formações que a Federação iniciou? Claramente. Serão importantes as sensibilizações de ética no dirigismo e em outros agentes desportivos? Claramente. Só que o futebol do nosso País não vive numa ilha e os acontecimentos polémicos acabam por prejudicar sempre economicamente qualquer que seja a indústria em que acontecem.

Aquilo que vemos semanalmente nos estádios – e em muitos programas de televisão – é lixo. É ruído. Não vai lá com sensibilização. Essas sensibilizações e formações são importantes para quem ainda não está totalmente moldado às suas identidades, mal formadas.

Tem de existir coragem de afastar estes supostos agentes desportivos.

O desporto tem o seu lugar próprio para fazer a reinserção social. Nas camadas jovens. No desporto prisional. Em projetos sociais que combinam o jogo, com as dinâmicas de grupo e com objetivos de alguma higiene mental e social. O desporto supostamente profissional não deve servir para que os dirigentes dos clubes possam fazer o que lhes apeteça e continuem impunes.

A economia no desporto tem demonstrado ano após ano que, num momento inicial, estas polémicas atraem mais público, mas trata-se de um público que não é fiel ao jogo em si. É um público que irá seguir o futebol até que as polémicas se mantenham ou apareça outro local que supere essa sensação de estado caótico que beneficie as polémicas. Se esse estado se mantiver por demasiado tempo, vai fazer com que, em determinado momento, quando o futebol passe a ter um estado novamente mais calmo, os adeptos que eram fiéis já se tenham deslocalizado para outras sensações, desportos e atividades. Deixam de gostar de futebol? Não. Mas deixam de segui-lo.

É aqui que os nossos clubes vão perceber – desconfio que os clubes ditos mais pequenos já perceberam, dado que não movem as verbas que os ditos grandes movimentam – que as polémicas são algo que prejudicam as finanças de qualquer clube.


Pergunto aqui em voz alta: um potencial patrocinador pode dar ou manter o seu apoio a uma entidade que tem uma claque oficial liderada por um elemento que publica uma foto de um árbitro ensanguentado no balneário? Teremos de esperar para ver.

MAIS FUTEBOL
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Quote from: Magicobraga on 04 de December de 2017, 18:23
Quote from: rpo.castro on 04 de December de 2017, 18:21
Quote from: Magicobraga on 04 de December de 2017, 17:59
Eu sei que o jogo de quinta não conta para nada mas se jogar o Lucas vai ser complicado.
Então não conta?
Conta o dinheiro e manter o primeiro lugar mas se há jogo que se pode descansar alguns jogadores mais desgastados é este.

Pena o esgaio ter que jogar.
O primeiro lugar dará em teoria um adversário menos difícil do que ficar em segundo.
Quem não sente não é filho de boa gente.

100%SCB

Há a possibilidade de jogar o Vuk a central mas acho que é um jogador que começa a acusar algum desgaste...

É muito difícil vencer este jogo que os turcos devem encarar como uma final, mesmo que dependam de uma vitória dos alemães.
Por outro lado penso que será igualmente, difícil os búlgaros vencerem na Alemanha, mesmo que o Hoffenheim rode a equipa.

Com as lesões de Paulinho e Fransérgio, castigos de Ricardo e Goiano não há muito por onde escolher...
Penso que o Sequeira pode ser a tal surpresa que o Abel falava e jogar como central porque é fisicamente minimamente forte e tem uma boa altura.

Empatar ou perder é mesmo e dúvido que, com tantas baixas, de jogadores fucrais consigamos ganhar este jogo mas não é impossível, de todo.

Preferia o Inácio ou o B. Wilson mas penso que esses não podem jogar...
FORÇA BRAGA

rpo.castro



Quote from: 100%SCB on 04 de December de 2017, 18:47
Preferia o Inácio ou o B. Wilson mas penso que esses não podem jogar...
Continuando no tópico errado, não podem jogar porquê? Não fazem parte da lista B de jogadores jovens?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Luís Duarte

Quote from: rpo.castro on 04 de December de 2017, 19:02


Quote from: 100%SCB on 04 de December de 2017, 18:47
Preferia o Inácio ou o B. Wilson mas penso que esses não podem jogar...
Continuando no tópico errado, não podem jogar porquê? Não fazem parte da lista B de jogadores jovens?

Curiosamente no site da UEFA só aparecem Ricardo Velho, Lucas, Loum, Moura, Kiki, Trincão e Leandro, mas tenho ideia que a lista B é bem mais extensa.

100%SCB

Quote from: rpo.castro on 04 de December de 2017, 19:02


Quote from: 100%SCB on 04 de December de 2017, 18:47
Preferia o Inácio ou o B. Wilson mas penso que esses não podem jogar...
Continuando no tópico errado, não podem jogar porquê? Não fazem parte da lista B de jogadores jovens?
A lista B é composta por jogadores "formados" no clube, ou seja, que entre os 15 e 21 anos tenham estado durante 3 épocas no clube.
O Inácio não cumpre esses requisitos e penso que o B. Wilson também não.
De qualquer das formas o Abel parece ter preferência pelo Lucas, não sei porquê...
FORÇA BRAGA

Magicobraga

Quote from: 100%SCB on 04 de December de 2017, 19:22
Quote from: rpo.castro on 04 de December de 2017, 19:02


Quote from: 100%SCB on 04 de December de 2017, 18:47
Preferia o Inácio ou o B. Wilson mas penso que esses não podem jogar...
Continuando no tópico errado, não podem jogar porquê? Não fazem parte da lista B de jogadores jovens?
A lista B é composta por jogadores "formados" no clube, ou seja, que entre os 15 e 21 anos tenham estado durante 3 épocas no clube.
O Inácio não cumpre esses requisitos e penso que o B. Wilson também não.
De qualquer das formas o Abel parece ter preferência pelo Lucas, não sei porquê...
Coisa que nunca teve enquanto foi treinador dele na B.

rpo.castro

Quote from: Magicobraga on 04 de December de 2017, 19:32
Quote from: 100%SCB on 04 de December de 2017, 19:22
Quote from: rpo.castro on 04 de December de 2017, 19:02


Quote from: 100%SCB on 04 de December de 2017, 18:47
Preferia o Inácio ou o B. Wilson mas penso que esses não podem jogar...
Continuando no tópico errado, não podem jogar porquê? Não fazem parte da lista B de jogadores jovens?
A lista B é composta por jogadores "formados" no clube, ou seja, que entre os 15 e 21 anos tenham estado durante 3 épocas no clube.
O Inácio não cumpre esses requisitos e penso que o B. Wilson também não.
De qualquer das formas o Abel parece ter preferência pelo Lucas, não sei porquê...
Coisa que nunca teve enquanto foi treinador dele na B.
A única explicação que encontro é o Abel na B achar que outra dupla resultava melhor, enquanto na A as características do Lucas encaixarem melhor na equipa/companheiro defesa. Ou até ter existido alguma mudança de um ano pro outro.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Bb0y

Estão-se a esquecer da parte mais importante quando falamos do Lucas: Ser agenciado pelo Super-Agente.

Magicobraga

Quote from: Bb0y on 04 de December de 2017, 20:13
Estão-se a esquecer da parte mais importante quando falamos do Lucas: Ser agenciado pelo Super-Agente.
Deco.

Cada vez que o vejo jogar só confirma o que acho dele, fraco e sem qualidade para chegar algum dia a equipa A.

Legião

Algumas notas:

- Mais uma vitória importante, no meio de mais um par de lesões também importantes, contra um Paços que é uma equipa organizada e difícil de ultrapassar;

- Abel a mexer com o jogo de forma decisiva, parabéns aos que entraram e aos que saíram, deram tudo;

- 18 000 nas bancadas, estávamos seguramente mais até pelo número de pessoas que já referiram que não foram contabilizadas nos torniquetes, acontece em todos os jogos, o clube tem de encontrar solução para isto;

- Numa noite fria como a de ontem foi muito bom o número de adeptos presente, se queremos crescer em adeptos no estádio temos de ter um trabalho de fundo não é esperar que as portas abertas vão resolver tudo, dando um exemplo um pouco descontextualizado, mas se alguém não se sentir cativado a ir ver determinado filme ao cinema não é por ser sem pagar que vai a correr;

- Não concordo com a frase "a cidade não merece o clube que tem" se formos ver em proporção de adeptos e número de pessoas no estádio somos dos melhores em Portugal, os espanhóis não contam, com os adeptos de ontem certamente diriam um número entre 25 000 a 30 000 nas bancadas. Claro que temos bastante margem de crescimento mas também não é tão mau quanto isso se olharmos à realidade portuguesa e à falta de emprego que a crise trouxe ao distrito, também conta.

- A rede em toda a bancada superior é um erro que até em jogos destes custa caro, os próprios adeptos da casa "enjaulados", por mais que tente não consigo compreender a má gestão dos adeptos adversários que é feita no nosso estádio, já mudamos umas 3 ou 4 vezes e ainda não acertamos. Deixo a sugestão a quem toma este tipo de decisões que veja o tópico do fórum onde este assunto é abordado onde vários foristas escreveram lá como resolver ou pelo menos menorizar os problemas de uma vez por todas, colocar os adeptos adversários na Poente e sem incomodar os "VIP´s".

- Adeptos do Paços a cantar "e quem não salta é espanhol" não sabia que também não vão à bola com os bitorinos;

- Se as bancadas superiores estavam destinadas, na sua maioria, a não sócios talvez tivesse sido boa ideia distribuir propostas de sócios com uma mensalidade ou duas de oferta, mais que não seja para puxar o assunto nesses adeptos, podia ser que viessem mais alguns;

- A ideia da oferta das camisolas para dar um colorido extra ao estádio e reforçar a nossa luta foi bastante boa, acho que foi um investimento que valeu a pena. Até porque serão vistas muito além do jogo de ontem e ficarão a divulgar a marca Braga durante muito tempo, só achei que escolher o tamanho L, pelo menos era as que estavam junto a mim, não foi a melhor opção, talvez o M fosse mais apropriado até porque muitos dos adeptos são mulheres e um L normalmente é enorme.

- Momento bonito o que se viveu ao intervalo com a homenagem ao Zé Pedro com a música dos Xutos e o efeitos das luzes dos telemóveis na bancada, parabéns ao clube e a quem teve a ideia;

- Tirando o frio penso que quem foi pela primeira vez ao estádio ou foi poucas vezes não deu o seu tempo por mal investido, foi um bom espectáculo dentro e fora de campo;

- Sem arbitragens como a que aconteceu em Alvalade (aí já não havia VAR) possivelmente estaríamos colados lá em cima, e já jogamos com os 3 eucaliptos, dá que pensar.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Bb0y

Quote from: Magicobraga on 04 de December de 2017, 20:14
Quote from: Bb0y on 04 de December de 2017, 20:13
Estão-se a esquecer da parte mais importante quando falamos do Lucas: Ser agenciado pelo Super-Agente.
Deco.

Cada vez que o vejo jogar só confirma o que acho dele, fraco e sem qualidade para chegar algum dia a equipa A.

Só se passou a ser agenciado pelo Deco agora. O que até é provável porque foi o Jorge Mendes que deu a mão ao Deco, desde que este passou a ser agente.


Magicobraga

Quote from: Bb0y on 04 de December de 2017, 20:18
Quote from: Magicobraga on 04 de December de 2017, 20:14
Quote from: Bb0y on 04 de December de 2017, 20:13
Estão-se a esquecer da parte mais importante quando falamos do Lucas: Ser agenciado pelo Super-Agente.
Deco.

Cada vez que o vejo jogar só confirma o que acho dele, fraco e sem qualidade para chegar algum dia a equipa A.

Só se passou a ser agenciado pelo Deco agora. O que até é provável porque foi o Jorge Mendes que deu a mão ao Deco, desde que este passou a ser agente.


Posso estar engano mas jurava que era o Deco.

Edit: afinal é dos 2, foi comprado em parceria.

kiko scb

Quote from: Old School on 04 de December de 2017, 20:17
Algumas notas:

- Mais uma vitória importante, no meio de mais um par de lesões também importantes, contra um Paços que é uma equipa organizada e difícil de ultrapassar;

- Abel a mexer com o jogo de forma decisiva, parabéns aos que entraram e aos que saíram, deram tudo;

- 18 000 nas bancadas, estávamos seguramente mais até pelo número de pessoas que já referiram que não foram contabilizadas nos torniquetes, acontece em todos os jogos, o clube tem de encontrar solução para isto;

- Numa noite fria como a de ontem foi muito bom o número de adeptos presente, se queremos crescer em adeptos no estádio temos de ter um trabalho de fundo não é esperar que as portas abertas vão resolver tudo, dando um exemplo um pouco descontextualizado, mas se alguém não se sentir cativado a ir ver determinado filme ao cinema não é por ser sem pagar que vai a correr;

- Não concordo com a frase "a cidade não merece o clube que tem" se formos ver em proporção de adeptos e número de pessoas no estádio somos dos melhores em Portugal, os espanhóis não contam, com os adeptos de ontem certamente diriam um número entre 25 000 a 30 000 nas bancadas.

- A rede em toda a bancada superior é um erro que até em jogos destes custa caro, os próprios adeptos da casa "enjaulados", por mais que tente não consigo compreender a má gestão dos adeptos adversários que é feita no nosso estádio, já mudamos umas 3 ou 4 vezes e ainda não acertamos. Deixo a sugestão a quem toma este tipo de decisões que veja o tópico do fórum onde este assunto é abordado onde vários foristas escreveram lá como resolver ou pelo menos menorizar os problemas de uma vez por todas, colocar os adeptos adversários na Poente e sem incomodar os "VIP´s".

- Adeptos do Paços a cantar "e quem não salta é espanhol" não sabia que também não vão à bola com os bitorinos;

- Se as bancadas superiores estavam destinadas, na sua maioria, a não sócios talvez tivesse sido boa ideia distribuir propostas de sócios com uma mensalidade ou duas de oferta, mais que não seja para puxar o assunto nesses adeptos, podia ser que viessem mais alguns;

- A ideia da oferta das camisolas para dar um colorido extra ao estádio e reforçar a nossa luta foi bastante boa, acho que foi um investimento que valeu a pena. Até porque serão vistas muito além do jogo de ontem e ficarão a divulgar a marca Braga durante muito tempo, só achei que escolher o tamanho L, pelo menos era as que estavam junto a mim, não foi a melhor opção, talvez o M fosse mais apropriado até porque muitos dos adeptos são mulheres e um L normalmente é enorme.

- Momento bonito o que se viveu ao intervalo com a homenagem ao Zé Pedro com a música dos Xutos e o efeitos das luzes dos telemóveis na bancada, parabéns ao clube e a quem teve a ideia;

- Tirando o frio penso que quem foi pela primeira vez ao estádio ou foi poucas vezes não deu o seu tempo por mal investido, foi um bom espectáculo dentro e fora de campo;

- Sem arbitragens como a que aconteceu em Alvalade (aí já não havia VAR) possivelmente estaríamos colados lá em cima, e já jogamos com os 3 eucaliptos, dá que pensar.
Os gajos do Paços chamam espanhóis aos rivais de Freamunde, não tem nada a ver com os gajos do lado de lá de Morreira.


Legião

Quote from: kiko scb on 04 de December de 2017, 20:49
Quote from: Old School on 04 de December de 2017, 20:17
(...)
Os gajos do Paços chamam espanhóis aos rivais de Freamunde, não tem nada a ver com os gajos do lado de lá de Morreira.

ah ok, obrigado pelo esclarecimento.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

LS

Por mim as bancadas superiores ficavam abertas todo o ano de borla! (Exceptuando 3 ou 4 jogos). Não fazem falta nenhuma e ninguém quer ir pa lá.

BRAGA.COM

Quote from: Layne Staley on 04 de December de 2017, 20:56
Por mim as bancadas superiores ficavam abertas todo o ano de borla! (Exceptuando 3 ou 4 jogos). Não fazem falta nenhuma e ninguém quer ir pa lá.

Não poderia estar mais de acordo, mas apenas durante esta época e excepto os jogos com os eucaliptos.

NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA

Cão Vadio

Quote from: Layne Staley on 04 de December de 2017, 20:56
Por mim as bancadas superiores ficavam abertas todo o ano de borla! (Exceptuando 3 ou 4 jogos). Não fazem falta nenhuma e ninguém quer ir pa lá.
Era injusto para com quem faz algum esforço, e nós sabemos disso, para comprar cadeira, ou até ter as cotas em dia. Mas sim, em alguns jogos mais cruciais, até estou de acordo.
Poderia ser que acordasse algumas mentes bloqueadas ou mesmo indecisas. E no ano seguinte poderiam aparecer novos sócios. Pq todos sabemos que só indo ao estádio é que se sente verdadeiramente o que é ser adepto deste enorme clube que é o BRAGA.

Baldinotti

Quote from: Layne Staley on 04 de December de 2017, 20:56
Por mim as bancadas superiores ficavam abertas todo o ano de borla! (Exceptuando 3 ou 4 jogos). Não fazem falta nenhuma e ninguém quer ir pa lá.

só para contrariar  ;D Sou sócio de cadeira na bancada inferior poente, conto pelos dedos de uma mão as vezes que fui para lá(os jogos com os eucaliptos vejo sempre em baixo e raramente no meu lugar) e vejo sempre os jogos na poente superior! Pessoalmente, como gosto de ver tudo o que envolve o jogo, movimentações, disposição táctica das equipas, etc...., nada melhor do que ver o jogo na parte superior! E como eu tenho outros amigos que o fazem.... mas concordo com a ideia!  ;)