News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: Eu não existo

Started by cardoso, 28 de February de 2007, 23:58

Previous topic - Next topic

cardoso

Há uns tempos atrás houve alguém que escreveu num jornal desportivo uma pérola deste género: o S. C. de Braga é um clube sem adeptos; eles são, em primeiro lugar benfiquistas, sportinguistas e portistas. Trata-se, como é bom de ver, de uma tese divertida. Mas, no passado sábado, uma outra pessoa escreveu, num outro jornal desportivo, uma preciosidade um pouco menos radical mas igualmente cómica: que Braga é uma cidade noventa por cento benfiquista. Reparem na meticulosidade do escriba: ele não diz oitenta e nove nem noventa e um; diz exactamente noventa por cento. Às vezes os jornalistas são danados para a pândega. Ri-me a valer. Conseguem ser ainda mais engraçados que o Gato Fedorento ou a Ministra da Educação. Só é pena que o senhor não tenha dito, no rigor das suas contas, qual a percentagem de sportinguistas e portistas. Sim, porque eu, pessoalmente, conheço alguns. Digamos que uns cem. Se o amigo leitor conhecer outros cem já são duzentos. Não são muitos mas já são alguns. Se contarmos com os que não têm clube, que os há, podem crer, com jeitinho esta segunda tese vai dar o mesmo resultado da primeira, o que se torna ainda mais divertido: o Braga, de facto, não tem adeptos.
No entanto, sem adeptos absolutamente nenhuns quem eram as sete mil alminhas (mais as borlas) que estiveram segunda-feira na Pedreira? Benfiquistas não eram porque à mesma hora jogava o Benfica, transmitido pela TV em canal aberto. Seriam marroquinos, como dizem os nossos amigos de Guimarães? Braguistas não eram porque, segundo os senhores dos jornais desportivos, esses não existem! Seriam extraterrestres? Seriam ilusões de óptica? Embora isto dê imensa vontade de rir, o certo é que se trata de um assunto muito sério. Pelo menos para mim. Esta dúvida que avassalou a minha pessoa, leva-me mesmo a pôr em causa o sentido da vida, e até a natureza do ser. Porquê? Porque eu, que sou braguista de todos os costados, estive na pedreira! Eu, o braguista que não existe, estive no Estádio Municipal a ver o jogo! Serei eu um holograma, uma coisa que não é? Será que existo? Começo a duvidar. Como? O leitor também foi ver o jogo? Pois, caro amigo, então é melhor cuidar-se porque provavelmente é também uma ilusão, assim como se fosse um fantasma. Você, que está aí à mesa do café a ler o jornal, afinal, não existe...
Bem, mudando de assunto. Se há razões válidas para eu escrever aqui religiosamente todas as semanas, uma das mais fortes é esta: porque no Diário do Minho escrevem pessoas que admiro profundamente. Uma delas é, desde há muitos anos, Abílio Peixoto. Por isso não me surpreendeu nada o texto que nestas páginas foi publicado na passada terça-feira, sobre os preços anunciados pela SAD do Braga para o jogo frente ao Tottenham, na próxima quinta feira. Temos que concordar com o Presidente quando ele se queixa da baixa assistência no Municipal de Braga. Era possível, de facto, ter muito mais assistência aos jogos do Braga. Acontece que, praticando preços destes, entre 15 e 40 euros, dificilmente A. Salvador conseguirá melhorar a situação. Eu compreendo que há muita gente que gosta de pagar bem porque os saldos são para os pobres. Compreendo até que esta estratégia tenha como alvo este tipo de pessoas, que não gostam daquilo que é barato. Mas serão essas pessoas suficientes para encher o estádio? Receio bem que não. Com estes preços só lá vão os indefectíveis (da malta das borlas, talvez vá menos gente porque o Benfica joga no mesmo dia). A lógica é, portanto, esta: se só vão os indefectíveis e se estes pagam o preço que for fixado, então eles que paguem! Se não conseguimos aumentar o volume de compradores, aumenta-se o preço do produto.
Já imaginaram um hipermercado a aumentar os preços porque o concorrente tem mais clientes? Confesso que não compreendo esta lógica. Mas quem sou eu para compreender? Eu nem existo...

Pé Ligeiro

O texto está muito bem conseguido!
As duas imagens principais que ressaltam deste texto têm vindo a ser discutidas e cada um de nós terá as suas respostas, embora haja um sentimento geral genuíno que aponta na mesma direcção que é muito bem retratada com a ironia sabiamemnte  utilizada pelo Cardoso.
De facto, por vezes os sócios e adeptos do S.C.Braga parace que não existem! Parece que não existem quando algum pseudojornalista iluminado tenta encontrar os muito propalados 6 milhões de benfiquistas e então, passa a ver como benfiquista qualquer adepto que utilize um cachecol vermelho. Parece também que não existem quando infelizmente, alguém com poder de decisão no clube, não olha para os sócios como tal, mas talvez, mais como uma máquina que serve para aplaudir e da qual se pode fazer muito dinheiro! É pena!

BRAGA SEMPRE MAIS!

Freitas

mais uma vez um excelente texto, no entanto eu penso que quem não existe são esses jornaleiros, pois de acordo com aquela citação: PENSO, LOGO EXISTO....eles não o fazem, logo não existem
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Olho Vivo

Caro Cardoso,

Concordo com o objectivo geral do texto e acho que, de uma forma irónica, mostra de modo eficaz quão estúpidas são as afirmações que a generalidade da imprensa (dita) nacional, particularmente a desportiva, não se cansa de repetir em relação ao adepto de Braga. Penso que te faltou ir um pouco mais além, no sentido em que, se é um perfeito disparate dizer que 90% da população de Braga é benfiquista, também é verdade que a repetição reiterada dessa ideia é um factor que condiciona o crescimento do clube e que leva a que a adesão a ele seja consideravelmente inferior ao que poderia ser. Porque é natural que as pessoas gostem de sentir que estão entre gente que partilha valores e paixões idênticos. E se é verdade que temos uma imprensa livre e que ela não deve ser condicionada, ela tem também a responsabilidade de transmitir a verdade (sem manipulações) aos seus leitores e sobretudo, não pode assumir o papel de denunciante do (mau) estado do nosso futebol (por exemplo, colocando a nu o escasso preenchimento das bancadas dos nossos estádios), omitindo o seu "contributo" para esse estado de coisas. É que eu tenho para mim que a razão fundamental para a crise do nosso futebol é o esvaziamento de adeptos nos clubes de média dimensão. Braga é aliás neste contexto, uma ténue luz de esperança. Mas é difícil ler jornalistas e colunistas de opinião clamarem contra a falta de qualidade do nosso futebol, contra as bancadas vazias, como se nada de isto fosse também função do seu papel...

Não gostei de uma afirmação que fazes na segunda parte do teu texto ("Eu compreendo que há muita gente que gosta de pagar bem porque os saldos são para os pobres"). Até admito que haja dessa gente, mas penso que essa ideia (admito que propositadamente exagerada) é, em termos genéricos, errada. Quando alguém admite concordar pagar mais que o habitual pelo bilhete de um jogo (e eu, por exemplo, disse-o aqui) não é porque goste de ostentar riqueza ou queira excluir alguns por não gostar de "misturas". Falando por mim, fá-lo-ia porque quando pago um bilhete para ver um jogo do meu clube, não estou apenas a pagar para ver um jogo de futebol; faço-o também porque sei que o meu contributo é importante para que o clube possa crescer - o futebol, como sabes, não se reduz à esfera desportiva, é também quer queiramos quer não uma actividade económica. E porque se trata do meu clube. Por paixão. Não o faria por qualquer outro clube, por muito que goste (e gosto mesmo) de futebol.
De todo o modo, como já escrevi, concordo com a forma como terminas o texto. Penso que as experiências já feitas em jogos das competições europeias deveriam ter sido suficientes para a SAD aprender alguma coisa. Eu aprendi. Quando constatei o número de pessoas na partida frente ao Grasshoppers pensei que realmente o preço  era uma variável pouco menos que negligenciável (salve o exagero). O jogo frente ao Parma demonstrou que essa percepção estava errada: (ainda?) não há um exército de indefectíveis insensíveis (ou quase) ao preço; somos um clube ainda muito pequeno para as ambições a que nos propomos. Lamento que António Salvador não tenha percebido isto ou que se tenha recusado a aceitar isto. É que eu penso que a época foi desenhada a contar com uma resposta mais forte das gentes de Braga aos resultados. Está visto que os resultados, pelo menos a curto razo, são insuficientes para atrair as pessoas. Há outro caminho a seguir. Que implica ajustarmos as nossas ambições...

Quanto à carta aberta do senhor Abílio Peixoto, que também li, os argumentos não são novos. Muitos foram esgrimidos aqui. Mas ficaram-me na memória alguns dos exemplos que deu relativamente ao custo de assistir ao Brga-Tottenham para algumas famílias hipotéticas. Chamou-me especial atenção um caso hipotético apresentado (não me lembro do exemplo "completo): de uma família que tem dois filhos menores que não costumam levar a assistir aos jogos, que portanto incorreria num custo de mais 40 EUR só para levar os filhos à partida. É um bom exemplo que aponta o caminho a seguir para podermos crescer. Se desta feita houve o bom-senso de aplicar preços mais reduzidos a sócios menores de 16, porque é que não se fazem sócios os miúdos que até estariam isentos de quotizações? É estranho que a um sócio não lhe tenha ocorrido tal ideia. Do mesmo modo é estranho que a SAD não tenha aproveitado esta deixa para lançar uma fortíssima campanha de sócios entre os mais jovens...

De qualquer forma, pela minha parte obrigado por continuares a dar-nos pano para mangas. Food for thought...

Abraço braguista!

ric

a questão da percentagem de benfiquistas terminaria de vez com um estudo sério e isento de uma entidade credivel (UM , por exemplo).
Sinceramente não sei porque não se faz para acabar de vez com esta verborreia estupida e ignóbil.
os 90 % são irrisorios. podem ser 20 ou 30% de benfiquistas, e mais 10 dos outros mas não tenho duvidas que a maioria dos bracarenses "puxa" pelo Braga.

Eu pagaria 100€ para ajuda de um estudo para a caracterização do adepto bracarense ou, se quiserem ser mais precisos, do cidadão bracarense. Do cidadão nascido em Braga pois os que vieram para cá de outras paragens não são "fiáveis"

Vlad

Quote from: Freitas on 01 de March de 2007, 00:37
mais uma vez um excelente texto, no entanto eu penso que quem não existe são esses jornaleiros, pois de acordo com aquela citação: PENSO, LOGO EXISTO....eles não o fazem, logo não existem

Grande Cardoso  ;) e grande Freitas  ;D
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

Apenas_Braga

:'( :'( :'( :'( :'( :'(

PORRRA    EU   NÃO   EXISTO

E ESTAVA EU A PENSAR QUE ESTAVA A FICAR VELHO PORQUE TENHO CABELOS BRANCOS
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

pamg

Conclusão: Eu também nao existo;D

Quote from: ric on 01 de March de 2007, 10:13
a questão da percentagem de benfiquistas terminaria de vez com um estudo sério e isento de uma entidade credivel (UM , por exemplo).
Sinceramente não sei porque não se faz para acabar de vez com esta verborreia estupida e ignóbil.
os 90 % são irrisorios. podem ser 20 ou 30% de benfiquistas, e mais 10 dos outros mas não tenho duvidas que a maioria dos bracarenses "puxa" pelo Braga.

Eu pagaria 100€ para ajuda de um estudo para a caracterização do adepto bracarense ou, se quiserem ser mais precisos, do cidadão bracarense. Do cidadão nascido em Braga pois os que vieram para cá de outras paragens não são "fiáveis"

Tas a querer dizer que 40% das pessoas cá em Braga são de outros clubes independentemente da distribuição da percentagem, e 60% sao genuinos e torcem apenas pelo Braga. Nestes 60% não teremos também uma percentagem de bi-clubistas, digo isto pelo que vi no ultimo jogo em casa frente ao estrela, em que tinha uns individuos á minha volta que estavam mais preocupados com o jogo que estava a ser transmitido nas televisoes dos camarotes, e virando-se constantemente para tras para ver quanto estava o dito jogo, do que com o jogo que estava a decorrer mesmo a frente deles e para o qual presumo que tenham pagado bilhete\cadeira.
Mas é mesmo como dizes, faz falta um estudo por alguma instituiçao de confiança e credivel.

sheli

Quote from: Vlad on 01 de March de 2007, 10:43
Quote from: Freitas on 01 de March de 2007, 00:37

Grande Cardoso  ;) e grande Freitas  ;D
FcCastro

cardoso

Quote from: Pedro Ribeiro on 01 de March de 2007, 02:27
Não gostei de uma afirmação que fazes na segunda parte do teu texto ("Eu compreendo que há muita gente que gosta de pagar bem porque os saldos são para os pobres"). Até admito que haja dessa gente, mas penso que essa ideia (admito que propositadamente exagerada) é, em termos genéricos, errada. Quando alguém admite concordar pagar mais que o habitual pelo bilhete de um jogo (e eu, por exemplo, disse-o aqui) não é porque goste de ostentar riqueza ou queira excluir alguns por não gostar de "misturas".

Olá Pedro.
trata-se evidentemente de uma forma de ironia. Há, de facto, pessoas que são capazes de pagar o triplo por um casaco só porque tem a etiqueta X ou Y. Mas, logicamente, no futebol isso não cola. Ninguém vai ao futebol porque é mais caro. Mas a minha afirmação é irónica, ilógica, para dizer que a atitude da SAD é incompreensível (para não dizer outra coisa) ao subir a parada quando verificou que as pessoas vão menos ao futebol do que deviam.
Por outro lado nem me passou pela cabeça referir-me aos sócios da poente (que pagam mais). São da poente por todos os motivos e eu não tenho nada com isso. Não era neles que eu estava a pensar e peço desculpa se deixei em aberto essa possibilidade de interpretação.

Quanto à carta aberta do senhor Abílio Peixoto, que também li, os argumentos não são novos. Muitos foram esgrimidos aqui. Mas ficaram-me na memória alguns dos exemplos que deu relativamente ao custo de assistir ao Brga-Tottenham para algumas famílias hipotéticas. Chamou-me especial atenção um caso hipotético apresentado (não me lembro do exemplo "completo): de uma família que tem dois filhos menores que não costumam levar a assistir aos jogos, que portanto incorreria num custo de mais 40 EUR só para levar os filhos à partida. É um bom exemplo que aponta o caminho a seguir para podermos crescer. Se desta feita houve o bom-senso de aplicar preços mais reduzidos a sócios menores de 16, porque é que não se fazem sócios os miúdos que até estariam isentos de quotizações? É estranho que a um sócio não lhe tenha ocorrido tal ideia. Do mesmo modo é estranho que a SAD não tenha aproveitado esta deixa para lançar uma fortíssima campanha de sócios entre os mais jovens...

Acho que o Abílio se esqueceu desse pormenor, o que também estranhei.
Mas sublinhei esse texto por dois motivos: pela mensagem, que subscrevo e por uma coisa rara: o talento literário ao serviço do jornalismo. Não sei se ele é sócio do enorme ou não, mas ele tem sido um tremendo defensor da cidade e do clube.

Penso que te faltou ir um pouco mais além, no sentido em que, se é um perfeito disparate dizer que 90% da população de Braga é benfiquista, também é verdade que a repetição reiterada dessa ideia é um factor que condiciona o crescimento do clube e que leva a que a adesão a ele seja consideravelmente inferior ao que poderia ser.
Tens razão. Mas acho que isso dava outro artigo: sobre as razões pelas quais damos tanta publiciddae a coisas que não têm valor nenhum. Eu próprio pensei muito nisso. Mas a verdade é que se ninguém apontar o dedo, tudo passa incólume e os disparates são cada vez mais freuqentes...

PAF

Quote from: pamg on 01 de March de 2007, 11:42

Tas a querer dizer que 40% das pessoas cá em Braga são de outros clubes independentemente da distribuição da percentagem, e 60% sao genuinos e torcem apenas pelo Braga. Nestes 60% não teremos também uma percentagem de bi-clubistas, digo isto pelo que vi no ultimo jogo em casa frente ao estrela, em que tinha uns individuos á minha volta que estavam mais preocupados com o jogo que estava a ser transmitido nas televisoes dos camarotes, e virando-se constantemente para tras para ver quanto estava o dito jogo, do que com o jogo que estava a decorrer mesmo a frente deles e para o qual presumo que tenham pagado bilhete\cadeira.
Mas é mesmo como dizes, faz falta um estudo por alguma instituiçao de confiança e credivel.

Não digo que sejam 90% do slb mas que são muitos são... e ficou provado no jogo do Estrela, quantas pessoas viram com auscultadores? algumas centenas, só á minha volta havia 4ou 5pessoas.
Grande parte dos meus amigos que são socios tem em 1ºlugar outro clube, e até axo que são a maioria deles, talvez em 10 4gostam mesmo do Braga, os outros são socios porque gostam de futebol, gostam do Braga e o seu clube "mora" longe!
Acho que todos conhecem a realidade, e apesar de no jogo com o SLB isso não se notar muito, penso que isso se deve ao respeito que esses sócios ganharam ao Braga ao longo do tempo.Alguns dizem que eramos mais que eles este ano, o que é pouco provavel, pois westavam 22mil pessoas, se habitualmente vão 9mil sócios ( e destes alguns são do Benfica) o resto certamente que não foi apoiar o Braga, mas os que foram nestes jogos são fanaticos( pelo menos falo por mim)
No ano passado fui á Luz com amigos, em 5 era eu do Braga, 2 do Porto e 2 do Benfica e todos sócios e que raramente falham um jogo.

cardoso

Pamg
que benfiquistas são esses que vão ver o Braga quando t~em o seu clubezinho do caração em directo na TV?

Bracarus

julgo que a questão do rádio, nada quer dizer !!!!
quantas vezes eu já levei o meu, para ouvi  relato do próprio jogo do SCBraga !
mais a mais, jogava-se o maritimo - leiria, que tinha implicações ns nossa classifcaã, cmo teria se o SCbraga se perdesse e o Paços ganhasse

é-se preso por ter cão, e preso por não ter...

PAF

Preços mereceram reclamação

Com vários "charters" garantidos para entre os dias 7 e 8 de Março fazerem uma ponte aérea entre Londres e o Porto, os ingleses não gostaram de ver serem-lhes atribuídos os preços mais caros para o ingresso no Estádio Municipal (entre 40 e 75 euros) estando a decorrer negociações visando a obtenção de bilhetes mais baratos. Até já eles reclamam...

OJOGO

pelos vistos até já eles se queixam... e olhem que estão habituados a pagar bem mais do que os 40€( ainda esta semana os adeptos do Manchester reclamavam por pagar 45libras (mais de 60€) para ver o jogo com o fulhan,enquanto que os adeptos dos outros clubes pagariam 25libras para o mesmo jogo) só não gostam é de ser os Bobos da corte! nem eles gostam de ser "Chulados"
A SAD brinca com os sócios, mas com estes aposto que não brinca... e até lhes vai fazer um desconto, querem apostar?
e no final onde está a moral da historia? os sócios reclamam mas não adianta nada, os adeptos adversários reclamam e o preço é diminuido... Enfim

lipe

Cardoso quero felicita-lo pelo texto mas também quero dizer que eu EXISTO, eu sou braguista, vou assistir aos jogos na PEDREIRA faça chuva ou faça sol.O amor que sinto pelo clube é o meu vicio é a minha paixão por isso para esses senhores jornaleiros somos uma ameaça em crescendo.

VIVA AO ENORME SPORTING CLUBE DE BRAGA!!!!
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

ZGANDULO

Bom texto, CARDOSÃO!!! ;)

De uma vez por todas. 1-A fraca afluência aos estádios que se estende pelo país fora deve-se ao facto da crise sócio-económica que atravessa a nação.
2-Quantas pessoas partiram para fora do país à procura de trabalho e melhores condições monetárias, visto escassear o trabalho e o dinheiro..?
3- Claro que os preços dos bilhetes poderiam ser um pouco mais convidativos mas olhando de frente para o patamar que o SCB se encontra na UEFA teremos que compreender que estamos nos oitavos de final da taça uEFA...não na fase de apuramento.
4- O presidente cansou-se de fazer promoções e ...nada!!! - Oferecia bilhetes pelas escolas e iam os pais enquanto os filhos ficavam em casa...
5- Algumas centenas de espectadores constantes no nosso estádio são também adeptos de outro clube. Falando de amigos que conheço, estes já se preocupam mais com os resultados do Braga do que com os resultados do clube que apoiavam e a política a seguir pela SAD é que estes e outros que virão seja para estudar e dar-lhes condições que os cativem...

ROMA E PAVIA NÃO SE FIZERAM NUM DIA...

Quanto à comunicação social sensacionalista... NÃO LHES LIGUEM E NEM MUITO MENOS COMENTEM O QUE ELES QUEREM QUE NÓS FAÇÁMOS!!! ::)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

pamg

Quote from: cardoso on 01 de March de 2007, 13:04
Pamg
que benfiquistas são esses que vão ver o Braga quando t~em o seu clubezinho do caração em directo na TV?

Sinceramente nao sei, mas devem gostar de ver futebol ao vivo e entao vêm ver o clube da cidade a jogar, mas que eles andavam la no meio na segunda feira, andavam.

BRAGA FOREVER

Muito bem Cardoso,mas...EU SOU BRAGUISTA E EXISTO! ;)
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

cardoso

Quote from: pamg on 01 de March de 2007, 14:01

Sinceramente nao sei, mas devem gostar de ver futebol ao vivo e entao vêm ver o clube da cidade a jogar, mas que eles andavam la no meio na segunda feira, andavam.

Eu sei que sim, mas fiz-te a pergunta para lançar uma dúvida: será que não estamos a ser muito "severos" ao querer que todos sejam "purissimos" como nós? Afinal de contas, essas pessoas com uma costela estranha também são dos nossos, ou não?

LeonelP

Eu sei que sim, mas fiz-te a pergunta para lançar uma dúvida: será que não estamos a ser muito "severos" ao querer que todos sejam "purissimos" como nós? Afinal de contas, essas pessoas com uma costela estranha também são dos nossos, ou não?
[/quote]

Excelente pergunta. Eu sou 100 por cento braguista, mas sinceramente não me choca os biclubistas, como dizia o Woody Allen, têm mais possibilidades de obter sucesso. O que me choca são os bliclubistas frágeis, que quando o clube da sua terra joga contra o clube qual é afecto, que é de longe, está a puxar pela equipa que joga contra a da sua terra. Conheço muitos benfiquistas, portistas, sportinguistas de braga que vão ocasionalmente ver jogos do Braga e vão sempre quando joga contra um dos grandes, e nessas alturas são 100 por cento braguistas. Já se falou muito nisso, mas acho que nunca se viu como deve ser a perspectiva dos outros, e quer concordemos ou não, há aspectos que têm muita lógica. Mas no entanto só vejo Braga à minha frente...