News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mercado de Verão 17/18 (Resumo 1º página)

Started by Zav, 09 de March de 2017, 13:21

Previous topic - Next topic

Kilo

 A tática será o 4-4-2 sem qualquer dúvida.

Abel joga com 2 médios centros bem marcados, dois falsos alas (geralmente jogadores com muita capacidade de jogar pelo meio, Xadas e Joca, por exemplo) e na frente com um PL mais fixo e um mais móvel ou mesmo com dois avançados móveis (Singh e Piqueti)

Sinceramente, com as contratações já efectuadas, ficamos a precisar de apenas mais 3/4 mexidas certas e cirúrgicas, reforços que sejam isso mesmo. Chega de contratar para fazer número. A grande dificuldade será mesmo colocar/vender jogadores que não me parecem ter lugar por cá.

                                    Marafona
                                    Matheus (?)

Baiano                 Ricardo F.            ???           Djavan
D´Alberto            A. Jorge               ???           ???

   
                   Assis                Fransérgio
                   Gamboa           Battaglia
                   Vukcevic          Didi
                   Mauro                           

Pedro Santos (?)                                        Horta (?)
Xadas                                                          Wilson
Román (?)                                                   Fábio Martins

                    Rui Fonte        Dyego Sousa
                    Hassan            Stoli
                    R. Pinho


Precisamos de apostar forte no centro da defesa. Velasquez fora, Rosic foi A desilusão da época (começou bem mas...que engano. A ver se o emprestamos para os lados do país dele e tentamos reaver algo do que investimos), Artur Jorge, pode ser muito criticado, mas cumpre e para 4º central, está óptimo.

Um bom defesa esquerda (nada fácil) e, uma das outras desilusões, Paulinho, a ver o que se faz com ele. Por mim, não tem lugar e não ganha em nada ao D´Alberto.

No meio campo, temos muita gente. Gamboa parece-me certo. Didi, é um jogador muito apreciado por Abel e temos muito mais qualidade com Assis, Battaglia, Vuk e Fransérgio. E há ainda Mauro.

Nas alas, depende de quem fica mas acho que precisamos de alguém que traga algo mais (qualidade). Paulinho, do Portimonense, parece enquadrar-se no papel que Abel gosta para essa posição. Sim, sei que é médio centro, mas como disse, nesse lugar Abel gosta de jogadores...diferentes do habitual. Fábio Martins também pode encaixar como uma luva. Falam aqui de Krovinovic: parece-me outro jogador que, sendo médio ofensivo, tem características que encaixam bem nesta forma de jogar.

Na frente, gente a mais. Alguém irá sair. PL muito fixos e Abel parece apreciar avançados mais móveis como Xadas e Wilson. Dyego Sousa e Rui Fonte podem ser uma dupla de impor respeito.

Acima de tudo, valorizar o (muito) que já temos entre emprestados e equipa B e contrar 3/4 jogadores de qualidade para entrar de caras. Gente para fazer número, já temos de sobra.

NightHawk

#401
Vamos jogar claramente em 4-4-2 ou um 4-2-3-1 com o "10" a fazer de falso avançado. Abel jogou assim na equipa B nestes últimos 2 anos, foi assim que jogou nos 2 jogos contra o Sporting (no primeiro Wilson fez de 2º avançado, e bem diga-se).

Parece óbvio a toda a gente que nos faltam 2 centrais, um deles um patrão.
Há que rever os laterais também pelo que para mim a defesa deveria ser toda pensada/remodelada.
Acho também que Vuk e Stoij vão sair. O primeiro se o conseguíssemos manter seria excelente pois sente-se muito mais à vontade neste tipo de esquema. O segundo penso que vai sair, tendo a contratação do Dyego, mas jogando com 2 avançados os 4 podem jogar... vamos ver.

De resto penso que temos jogadores para todas as posições: Marafona e Matheus na baliza; Assis, Mauro, Battaglia, Fransérgio, Gamboa e Bakic para o meio; Wilson, P. Santos, F. Martins, Horta e Xadas para extremos/médios ofensivos; Fonte, Dyego Sousa e Hassan para pontas de lança.

Falta talvez um 2º PL (alternativa a Fonte, mas Wilson pode fazer bem o lugar, Xadas contra o Sporting até que entrou bem ali também).

Não precisamos de contratar muito, temos que contratar bem e fazer alguma limpeza de balneário. Com 2 centrais  e 2 laterais para serem titulares podemos fechar o plantel a meu ver.

100%SCB

Concordo com o que disseram, mas manter Assis, Mauro, Battaglia, Fransérgio, Vuk, Didi e Gamboa para jogar em 442 é demais! Dois deles tem de sair. E não me parece que quer Vuk, quer Battaglia, quer Assis, quer Fransérgio, quer Mauro ficariam contentes na bancada/ no banco.

E ainda há Bakic.

E se for para jogar em 442 temos de repensar os alas que temos.
P. Santos até é bom em espaços interiores.
F. Martins tambem se safa.
Xadas faz isto como ninguem.
Wilson não faz isto.
Horta tambem não.
Roman parece fazer.

Sera necessário " uma limpeza" e contratar um bom jogador neste aspeto: R. Ribeiro, Krovinovic e até Mattheus Oliveira.

Não me parece que tenhamos jogadores para jogar em 442, porque em primeiro lugar temos muitos médios e em segundo lugar não temos alas para jogar em 442, precisariamos de contratar pelo menos, um ala desses. E não fica nada barato, mas quem quer ser campeão...
FORÇA BRAGA

NightHawk

O Wilson é alguém que aparece muito bem a finalizar, alguém que joga bem nos movimentos "de fora para dentro". Para além disso faz muito bem a posição de falso 9 como se viu em Alvalade. Acho que pode ser muito importante no 4-4-2. De resto, Fábio, Xadas e P. Santos jogam bem nesse modelo como disseste.

Sobre os médios, Vuk (se ficar) Battaglia e Fransérgio são jogadores muito bons para este modelo. Assis e Mauro nem tanto, mas depende sempre das dinâmicas da equipa, pois o Assis é alguém que cobre muito terreno, um bocado como o Luís Carlos, mas mais defensivo.

Sobre o excesso de médios, a época é longa. Pelo menos 5 temos que ter.

100%SCB

Quote from: NightHawk on 01 de May de 2017, 21:58
O Wilson é alguém que aparece muito bem a finalizar, alguém que joga bem nos movimentos "de fora para dentro". Para além disso faz muito bem a posição de falso 9 como se viu em Alvalade. Acho que pode ser muito importante no 4-4-2. De resto, Fábio, Xadas e P. Santos jogam bem nesse modelo como disseste.

Sobre os médios, Vuk (se ficar) Battaglia e Fransérgio são jogadores muito bons para este modelo. Assis e Mauro nem tanto, mas depende sempre das dinâmicas da equipa, pois o Assis é alguém que cobre muito terreno, um bocado como o Luís Carlos, mas mais defensivo.

Sobre o excesso de médios, a época é longa. Pelo menos 5 temos que ter.
Concordo que temos de ter 5 médios, mas não 5 médios, que na minha opinião podem ser todos titulares.

Sobretudo, entre Mauro, Vuk e Battaglia penso que um irá sair. Mas, é tudo muito relativo, porque se ocorre uma lesão como a do Mauro, ficamos novamente só com 4 médios.

Confio no Abel.

Didi não pode continuar na B;
Gamboa tambem deve ter interessados (por empréstimo).
Há Bakic, que até pode jogar como falso segundo avançado.

Aguardo com expectativa, porque gosto de todos os médios que temos, tal como, gosto do Mercado de Verão  ;D
FORÇA BRAGA

Lipeste

#405
Um 4X4X2 com os médios alas que não temos não vamos longe (Fábio Martins é mais um extremo que deverá entrar no plantel)...

Para min são evidentes as lacunas a preencher por Abel:
- um/dois lateral esquerdo;
- um lateral direito (admito equipa B);
- um central para entrar de caras no onze, mais um para lutar com os outros dois que possam ficar;
- dois médios alas que, para além da profundidade pelos corredores, ofereçam, acima de tudo, jogo interior;
- incluir dois/três jogadores da equipa B com potencial e capacidade de luta por um lugar no onze;

Para a baliza, meio campo interior  (Bakic e Martinez) e PL estamos bem servidos.

Tenho uma opinião diferente da maioria relativamente ao esquema tático que deveríamos enraizar na nossa equipa (4X3X3) pois considero ser muito mais difícil chegarmos ao top 3 a jogar em 4X4X2. Porquê.? Em minha opinião porque não temos capacidade financeira para chegar ao tipo de médios que esse esquema tático exige.

SEMPRESCB

Quote from: 100%SCB on 01 de May de 2017, 22:21
Quote from: NightHawk on 01 de May de 2017, 21:58
O Wilson é alguém que aparece muito bem a finalizar, alguém que joga bem nos movimentos "de fora para dentro". Para além disso faz muito bem a posição de falso 9 como se viu em Alvalade. Acho que pode ser muito importante no 4-4-2. De resto, Fábio, Xadas e P. Santos jogam bem nesse modelo como disseste.

Sobre os médios, Vuk (se ficar) Battaglia e Fransérgio são jogadores muito bons para este modelo. Assis e Mauro nem tanto, mas depende sempre das dinâmicas da equipa, pois o Assis é alguém que cobre muito terreno, um bocado como o Luís Carlos, mas mais defensivo.

Sobre o excesso de médios, a época é longa. Pelo menos 5 temos que ter.
Concordo que temos de ter 5 médios, mas não 5 médios, que na minha opinião podem ser todos titulares.

Sobretudo, entre Mauro, Vuk e Battaglia penso que um irá sair. Mas, é tudo muito relativo, porque se ocorre uma lesão como a do Mauro, ficamos novamente só com 4 médios.

Confio no Abel.

Didi não pode continuar na B;
Gamboa tambem deve ter interessados (por empréstimo).
Há Bakic, que até pode jogar como falso segundo avançado.

Aguardo com expectativa, porque gosto de todos os médios que temos, tal como, gosto do Mercado de Verão  ;D
Bakic parece me que irá ter oportunidade com Abel, relembro que foi a primeira opção a saltar do banco com Abel no jogo de Alvalade pode ser que comecemos a retirar retorno do investimento na próxima época.

NightHawk

2 desejos talvez meio impossíveis:

O Danilo não pode voltar? Tendo em conta que anda no Standard de Liége e não singrou no Benfica, não me parece assim tão impossível quanto isso um regresso a Braga no próximo ano, afinal, apesar de ser jogador do Mendes, tem contrato connosco :)

Será que não conseguíamos ir buscar o Diogo Jota por empréstimo? Tendo em conta a época que fez no Porto duvido que o A. madrid o coloque na equipa já este ano, por outro lado duvido que ele queira se manter no Porto tendo em conta que não jogou assim tanto. Desde que chegou o Tiquinho deixou de ser titular, e concerteza não veria mal ir para um clube onde possa ser titular indiscutivel...

100%SCB

Quote from: Lipeste on 02 de May de 2017, 09:52
Um 4X4X2 com os médios alas que não temos não vamos longe (Fábio Martins é mais um extremo que deverá entrar no plantel)...

Para min são evidentes as lacunas a preencher por Abel:
- um/dois lateral esquerdo;
- um lateral direito (admito equipa B);
- um central para entrar de caras no onze, mais um para lutar com os outros dois que possam ficar;
- dois médios alas que, para além da profundidade pelos corredores, ofereçam, acima de tudo, jogo interior;
- incluir dois/três jogadores da equipa B com potencial e capacidade de luta por um lugar no onze;

Para a baliza, meio campo interior  (Bakic e Martinez) e PL estamos bem servidos.

Tenho uma opinião diferente da maioria relativamente ao esquema tático que deveríamos enraizar na nossa equipa (4X3X3) pois considero ser muito mais difícil chegarmos ao top 3 a jogar em 4X4X2. Porquê.? Em minha opinião porque não temos capacidade financeira para chegar ao tipo de médios que esse esquema tático exige.
Isto.
FORÇA BRAGA

easy_scb

#409
Baliza - Creio que Marafona está seguro tendo nós um Matheus numa segunda linha que me parece pouco orientada para o futuro. Tentaria a desvinculação de Matheus e tentaria contratar o Claudio Ramos (Tondela). É um GR que nas mãos do Vital faria sucesso (apesar de ser da mesma idade do Matheus).

Defesa direito - Penso que o ciclo de Baiano e de Goiano se esgotou no clube. Deram tudo pela nossa equipa mas hoje e se queremos dar um passo em frente faltará mais. Mais profundidade, mais acutilancia, mais capacidade física. Nesta perspectiva a minha opção passaria por Paulinho (um dos melhores laterais da 1ª volta) e D'Alberto.

Defesa esquerdo - Djavan trata-se de um caso crónico. Apesar de ser um dos melhores laterais quando joga, a verdade é que um clube como o do Braga não pode tem no seu plantel um jogador para 15 jogos por época. Aprecio Sequeira (Nacional), Luis Martins (Maritimo emprestado pelo Granada), Aílton (Estoril) e Rebocho (Moreirense) sendo que a minha preferência cairía nos dois últimos.

Defesas centrais - Ricardo Ferreira é o nosso melhor central. Rosic foi uma aposta para a qual vejo muitas criticas. Sendo a nossa manobra colectiva tão fraca creio que o Rosic de início de época é aquele com o qual poderemos contar. E que pensar de Velazquez? É um Djavan? Temos nós possibilidade de o manter? A verdade é que entre 2013 e 2015 fez 80 jogos pelo que tentaria manter o uruguaio. Por fim e em relação a Artur Jorge é preciso pensar se não seria importante dar-lhe oportunidade de jogar 30 jogos na época 17-18. Pessoalmente preferia isso a vê-lo a jogar esporadicamente e num contexto pouco amistoso para ele ainda que não me choque se ficar no plantel. Aprecio Mauricio (Marítimo), Roderick (Rio Ave) sendo este uma excelente opção pela formação que teve  e pelas épocas que leva já de 1ª Liga.

Médios defensivos - Antes de mais e num meio-campo a 2 é absolutamente necessário ter opções de qualidade e em quantidade. Quando vejo malta a apontar 4 médios para uma época de 40 jogos...Desta forma não sei se se pretende vender Vuk. A verdade é que Salvador reiterou a não necessidade de vender e manutenção dos nossos melhores jogadores (até porque venderemos Xeka bem vendido). Mauro é uma certeza e Assis um dos pilares do nosso próximo plantel. A Gamboa fazia bem um empréstimo para jogar!

Médios transição - Penso que aqui haverá pouco a analisar. Battaglia é uma das nossas maiores valias. Fransérgio está (bem) contratado - traz golo, traz altura e capacidade de choque aliada a toque de bola. E Bakic já Salvador garantiu que regressa. O montenegrino é um jogador fantástico que daquilo que me apercebo foi, digamos, mal gerido pela estrutura. Não obstante temos aqui um trio de fazer inveja a muita gente e acima de tudo com fogo para uma época inteira.

Médios ala - aqui residirá a maior dor de cabeça na hora de montar o plantel. Dependerá da visão de Abel para a posição - extremos mais verticais, ou interiores? Cartabria conforme sabemos sairá. Horta permanece e na minha opinião ainda bem! Wilson não tem porque sair sendo que acredito que Pedro Santos e Alan estarão em fim de ciclo - talvez possamos encaixar algum dinheiro com o português. De Fábio Martins não sei se terá a tal capacidade de jogar entre-linhas. Há um ala no Boavista que encaixaria bem no nosso clube: Renato Santos tem visão de jogo, bate bem bolas paradas e sabe jogar por dentro. Creio que o equacionamos quando vimos sair Rafa. Por fim penso que Xadas tem de fazer parte do plantel quanto mais não seja pela solução que oferece de poder jogar a 10 e, mais uma vez, entre linhas.

Avançados - Fonte, Dyego Sousa e Hassan na minha opinião estariam seguros sendo que importaria vender Stoj e ir buscar um avançado mais móvel que não descaracterize a equipa quando Fonte não estiver disponível. Aprecio bastante Maurides (Belenenses).

Em jeito de resumo:

Marafona
Claudio Ramos

Paulinho      Rosic      R Ferreira      Ailton
D'Alberto     A Jorge   Velazquez     Rebocho

Vuk      Bakic
Mauro   Fransérgio
Assis     Battaglia

R Santos         Xadas         Horta
Wilson                               F Martins

Fonte      Hassan
Maurides   Dyego Sousa

3 ex-b (D'Alberto, Artur e Xadas), 6 se contarmos Mauro Vuk e Fábio que por lá passaram, 7 se contarmos Abel  ;D

Algum esforço financeiro para contratar Ailton e R Santos. Penso que Rebocho, Maurides e Ramos estariam ao nosso alcance.

Magicobraga

Xadas jogou toda a época a extremo direito a jogar por dentro por isso é mais que uma opção válida para jogar lá.

Wilson será avançado com Abel e nunca um ala até porque não tem características para jogar como o Abel quer.

Profect_SCBraga

Se me dissessem que para o ano não havia lesões, para mim já tinha o plantel fechado a excepcao das laterais e possíveis substituições de jogadores que possam sair..

E obviamente a contar já com o Fábio no plantel.. Temos muitos jogadores com qualidade, e o Abel sabe disso..

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk

O Braga quer, os Ultras Sonham, a Conquista Nasce!


BL - Guerreiros das Minis

Asap

#412
Quote from: Profect_SCBraga on 02 de May de 2017, 13:02
Se me dissessem que para o ano não havia lesões, para mim já tinha o plantel fechado a excepcao das laterais e possíveis substituições de jogadores que possam sair..

E obviamente a contar já com o Fábio no plantel.. Temos muitos jogadores com qualidade, e o Abel sabe disso..

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk
O principal problema deste ano foi a falta de qualidade dos extremos no 1 para 1. É raro ganharem um duelo, e só se fazia voltar o Fabio? Há que investir num extremo e em 2 laterais.

Enviado do meu Nexus 6P através de Tapatalk

Profect_SCBraga

Quote from: Asap on 02 de May de 2017, 13:10
Quote from: Profect_SCBraga on 02 de May de 2017, 13:02
Se me dissessem que para o ano não havia lesões, para mim já tinha o plantel fechado a excepcao das laterais e possíveis substituições de jogadores que possam sair..

E obviamente a contar já com o Fábio no plantel.. Temos muitos jogadores com qualidade, e o Abel sabe disso..

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk
O principal problema deste ano foi principalmente a falta de qualidade dos extremos no 1 para 1. É raro ganharem um duelo, e só se fazia voltar o Fabio? Há que investir num extremo e em 2 laterais.

Enviado do meu Nexus 6P através de Tapatalk
Quando tínhamos o Wilson e o Pedro santos antes da lesão, eles portavam se bem.. Por isso e que frisei a parte das lesões.. Porque foi mais q visto que o Benítez e Coutinho era o mm que não estarem.. Enquanto com o Wilson por mais que nunca tenha gostado do futebol dele, ele cumpria...

Enviado do meu Nexus 5 CAF através de Tapatalk

O Braga quer, os Ultras Sonham, a Conquista Nasce!


BL - Guerreiros das Minis

100%SCB

Só eu é que acho que se William sair, JJ vai pedir ao BdC o Vukcevic?
Faz mesmo o estilo de jogador que o JJ gosta, e o interesse já não é de agora, faltava era o dinheiro, que se William sair "aparece".
FORÇA BRAGA

joelvm

Quote from: 100%SCB on 02 de May de 2017, 17:39
Só eu é que acho que se William sair, JJ vai pedir ao BdC o Vukcevic?
Faz mesmo o estilo de jogador que o JJ gosta, e o interesse já não é de agora, faltava era o dinheiro, que se William sair "aparece".
Deixa-o ir ...

Asap

Quote from: 100%SCB on 02 de May de 2017, 17:39
Só eu é que acho que se William sair, JJ vai pedir ao BdC o Vukcevic?
Faz mesmo o estilo de jogador que o JJ gosta, e o interesse já não é de agora, faltava era o dinheiro, que se William sair "aparece".
O interesse já não é de agora, e pelo que ouvi esta epoca desgastou-se um bocado por cá.. 10 milhões e pode ir.

Enviado do meu Nexus 6P através de Tapatalk


Lateralus

Antes de pensar em entradas, há que pensar em quem vai sair. Temos muitos jogadores nos quadros e não há lugares para todos. Que a época vindoura não seja tão mal planeada como esta.

joelvm

Quote from: Asap on 02 de May de 2017, 18:08
Quote from: 100%SCB on 02 de May de 2017, 17:39
Só eu é que acho que se William sair, JJ vai pedir ao BdC o Vukcevic?
Faz mesmo o estilo de jogador que o JJ gosta, e o interesse já não é de agora, faltava era o dinheiro, que se William sair "aparece".
O interesse já não é de agora, e pelo que ouvi esta epoca desgastou-se um bocado por cá.. 10 milhões e pode ir.

Enviado do meu Nexus 6P através de Tapatalk

4M e não se fala mais nisso

guerreiro1921

Quote from: dilios on 02 de May de 2017, 19:33
Quote from: Asap on 02 de May de 2017, 18:08
Quote from: 100%SCB on 02 de May de 2017, 17:39
Só eu é que acho que se William sair, JJ vai pedir ao BdC o Vukcevic?
Faz mesmo o estilo de jogador que o JJ gosta, e o interesse já não é de agora, faltava era o dinheiro, que se William sair "aparece".
O interesse já não é de agora, e pelo que ouvi esta epoca desgastou-se um bocado por cá.. 10 milhões e pode ir.

Enviado do meu Nexus 6P através de Tapatalk

4M e não se fala mais nisso
Estamos em saldos?