News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 24/01

Started by Bruno3429, 24 de January de 2017, 08:16

Previous topic - Next topic

Bruno3429

António Salvador: "Celebramos mais um ano deste SC Braga que nos apaixona"
Carlos Costinha Sousa

Glamour, passadeira vermelha, desfile de notáveis... Situações habitualmente associadas aos Óscares de Hollywood, mas ontem também vividas pela 'família' do Sporting Clube de Braga, com a realização da segunda edição da Gala Legião de Ouro, em que o clube homenageou muitos dos que mais se destacaram, ao longo do ano 2016, ao serviço e em representação das cores do clube.

No seu discurso que encerrou a gala, o presidente dos Guerreiros do Minho, António Salvador começou por lembrar que "revimos, recordamos e celebramos os feitos e protagonistas de um ano, mais um, que fica gravado a ouro na história do SC Braga. Um ano em que fomos felizes e em que fizemos felizes milhares e milhares de pessoas... Mais um ano em que celebramos o nosso clube, este Braga que tanto nos inspira e nos apaixona".

O presidente arsenalista mostrava-se muito feliz por mais um ano de glória dos academistas, com toda a "riqueza das suas conquistas, mas maior ainda na paixão de quem o sente, o vive e o continuará. Uma paixão e um amor por este símbolo que devemos aos nossos fundadores e às gerações que os prolongaram", evocando ainda os "presidentes, direcções, treinadores, jogadores, funcionários e, acima de todos, os adeptos que ao longo de tantas décadas elevaram o nome deste clube, construindo o legado que hoje procuramos honrar dando o melhor de cada um".

A segunda edição da Gala Legião de Ouro pautou-se pelo grande brilho permitiu ao Sporting Clube de Braga homenagear muitos daqueles que, habitualmente, trabalham na sombra do clube, aqueles que não são as caras mais visíveis do clube, mas que fazem 'mexer' o clube, que permitem que os Guerreiros do Minho continuem a crescer e a viver de glórias, como tem acontecido nos anos mais recentes.
O clube fez questão de homenagear todos quantos têm permitido que o desenvolvimento nos últimos anos.

Entre os 15 galardoados na II Gala Legião de Ouro que assinalou o 96.º aniversário do SC Braga estiveram alguns parceiros mais institucionais que o clube não quis deixar de lembrar e homenagear. Entre eles esteve a Olivesdesportos, eleita parceira do ano, a Bragalux, que recebeu o Prémio Fidelização Corporate, e a CMTV, eleita Guerreiro Solidário. O Prémio Saudade foi entregue a José Peixoto Rodrigues, enquanto Duarte Oliveira, recebeu o prémio funcionário do ano. Teresa Sousa, funcionária há 30 anos, recebeu o Prémio Carreira. Rui Casaca, director executivo, foi eleito dirigente do ano.

Correio do Minho

Bruno3429

Salvador quer festejar primeiro título nos próximos quatro anos

No discurso que encerrou a 2.ª Gala Legião de Ouro, o presidente do SC Braga destacou um ano marcado por vários feitos desportivos, entre eles a conquista da Taça de Portugal de futebol.

«Foi um ano que ficou gravado a ouro na história do SC braga, em que fomos felizes e fizemos felizes milhares de pessoas. Estes Guerreiros de Ouro são um exemplo para todos os que personificam o que é estar e ser do Braga», disse António Salvador, salientando que «o melhor período do clube ainda está para vir».

Lembrando o recém-celebrado 96.º aniversário do clube, Salvador deixou um desafio: «Quero continuar a vencer e acredito que neste centenário ainda podemos festejar o primeiro campeonato do SC Braga.»

O líder dos minhotos disse ainda que a construção da cidade desportiva «será a obra de referência» do primeiro centenário do clube.

Numa gala marcada pelas atuações de Marisa e José Cid, houve também uma mensagem em diferido do Presidente de República Marcelo Rebelo de Sousa.

Os premiados da 2.ª Gala Legião de Ouro foram:

Atleta amador do ano: Jorge Silva (natação)
Jovem atleta do ano: Xadas (futebol)
Atleta revelação do ano: Nilson (futebol)
Atleta do Ano: José Carlos Macedo (boccia)
Futebolista do Ano: Marafona
Treinador do Ano: Paulo Fonseca
Funcionário do ano: Duarte Oliveira
Dirigente do ano: Rui Casaca
Prémio Carreira: Teresa Sousa
Prémio Saudade: José Peixoto Rodrigues
Guerreiro de Ouro e Mérito: Mesquita Machado
Guerreiro de Honra: Fernando Gomes

Paulo Sousa quer André Pinto

Sem espaço no SC Braga com Jorge Simão, André Pinto é referido pela Imprensa italiana como potencial reforço da Fiorentina, de Paulo Sousa, a partir da próxima época.

Segundo o jornalista italiano Gianluca Di Marzio, da Sky, o clube de Florença pretende garantir o concurso do defesa-central a custo zero, aproveitando o facto de o jogador de 27 anos estar em final de contrato com os minhotos e afastado das opções por decisão técnica.

«Assis? Tudo mudou da noite para o dia» - Salvador

O presidente do SC Braga confirmou que teve uma reunião com o empresário de Rafael Assis, médio do Chaves que esteve muito perto de se mudar para o clube minhoto até o FC Porto ter entrado na corrida pelo brasileiro.

«Da noite para o dia tudo mudou. O futebol tem destas surpresas, mas o SC Braga está preparado e dá-se bem com todos os clubes», disse António Salvador, à margem da gala Guerreiros de Ouro.

A Bola

Bruno3429

Sp. Braga: Marafona e Paulo Fonseca homenageados no 96º aniversário
Guarda-redes e treinador responsáveis pela conquista da Taça de Portugal receberam os principais prémios
Bruno José Ferreira
 
Marafona, com o prémio de Jogador do Ano, e Paulo Fonseca, Treinador do Ano, foram as grandes figuras da gala comemorativa do 96ª aniversário do Sp. Braga, que decorreu nesta segunda-feira. Peças fulcrais na conquista da Taça de Portugal, o guarda-redes e o treinador - agora no Shakhtar Donetsk - foram considerados as principais figuras de 2016 no clube bracarense.

Pelo segundo ano consecutivo as comemorações do aniversário bracarense tiveram o seu ponto alto no Theatro Circo, com a realização da II Gala Legião de Ouro. O evento contou com vários momentos de animação, como as atuações da fadista Mariza e do cantor José Cid.

Para além de Marafona e de Paulo Fonseca, foram ainda distinguidas várias personalidades do universo bracarense. Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, estiveram entre os convidados da gala do Sp. Braga. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, adepto assumido do Sp. Braga, não marcou presença mas fez questão de enviar uma mensagem em vídeo.

PRÉMIOS GUERREIRO DE OURO

Atleta Amador – Jorge Jesus Silva (natação)
Jovem Atleta  – Xadas (Equipa B)
Atleta Revelação – Nilson (futsal)
Funcionário – Duarte Oliveira
Parceiro - Olivedesportos
Fidelização Corporate – Bragalux
Guerreiro Solidário – CMTV
Dirigente – Rui Casaca
Prémio carreira – Teresa Sousa
Prémio saudade – José Peixoto Rodrigues
Atleta – José Carlos Macedo (boccia)
Futebolista – Marafona
Treinador – Paulo Fonseca
Guerreiro de Ouro e Mérito – Mesquita Machado
Guerreiro de Honra – Fernando Gomes

Jorge Simão: «Tudo faremos para conquistar a Taça da Liga»
Treinador do Sp. Braga na II Gala Legião de Ouro
Bruno José Ferreira

O treinador do Sp. Braga abordou nesta segunda-feira a participação do Sp. Braga na final four da Taça da Liga, assumindo que a ambição do clube bracarense é vencer o troféu que já conquistou em 2013.

«Tudo faremos para a conquistar a Taça da Liga. Temos um jogo esta quarta-feira, que queremos vencer, naturalmente, e depois chegar à final e, se possível, vencê-la», referiu o técnico à entrada do Theatro Circo, local onde se realiza a gala de aniversário do Sp. Braga.

Com Marafona galardoado com o prémio de jogador do ano, Jorge Simão foi questionado se isso lhe dava mais tranquilidade. «Não nos podemos esquecer que o Matheus tem feito grandes jogos e que foi importante na passagem para a final four. E o Tiago Sá também tem sido fundamental», disse.

Paulo Fonseca: «Sp. Braga foi, talvez, o ponto mais alto da minha carreira»
Treinador do ano 2016 no Sp. Braga diz ser mais um adepto do clube
Bruno José Ferreira

O ano 2016 foi marcante para o Sp. Braga e mas também para Paulo Fonseca, técnico que guiou os bracarenses à conquista da Taça de Portugal. Galardoado com o prémio Treinador do Ano, o técnico que atualmente está ao serviço dos ucranianos do Shakhtar Donetsk referiu que os feitos alcançados no ano passado foram obra de uma estrutura forte.

«Foi um ano marcante para o clube, que conquistou a Taça de Portugal. E isso foi conseguido graças ao coletivo e a uma estrutura forte. Mas foi possível graças, sobretudo, aos jogadores. Eles foram os grandes obreiros pela conquista da Taça de Portugal», disse Paulo Fonseca.

O técnico acrescentou ainda que a passagem pela cidade dos arcebispos terá sido o ponto mais alto da sua carreira até agora. «O Sp. Braga marcou-me imenso e atingi aqui, talvez, o ponto mais alto da minha carreira. Tenho um grande carinho pelas pessoas, pelos adeptos e sou, naturalmente, mais um adepto do Sp. Braga», referiu.

Salvador: «Assis? Tudo mudou do dia para a noite»
Presidente do Sp. Braga abordou interesse no médio do Desp. Chaves
Bruno José Ferreira

António Salvador, presidente do Sp. Braga, confirmou nesta segunda-feira que as negociações com o Desp. Chaves para contratação do médio Assis estiveram praticamente fechadas, mas à última da hora a entrada em cena do FC Porto comprometeu a transferência do brasileiro para a Pedreira.

O líder máximo do clube arsenalista falou aos jornalistas à margem da II Gala Legião de Ouro, dizendo que no futebol é necessário estar a contar com surpresas. «Houve uma reunião com o presidente do Chaves em que tudo ficou acordado, mas tudo mudou do dia para a noite. Foi uma surpresa para nós, mas temos de contar com as surpresas no futebol», referiu, adiantando, contudo, que o Sp. Braga continua a ter «excelentes relações com o FC Porto».

A questão foi igualmente colocada a Jorge Simão, mas o técnico dos bracarenses referiu tratar-se de uma questão para a qual não tinha resposta.

Sobre a época em curso, António Salvador disse esperar que ainda aconteçam coisas boas. «2016 foi fantástico, fomos vencedores da Taça de Portugal, chegámos aos quartos-de-final da Liga Europa e conseguimos uma nova classificação para a Liga Europa. Este ano ainda estamos na luta, estamos na final four da Taça da Liga e acreditamos que ainda vão acontecer coisas boas», atirou.

Em relação à jogo da próxima quarta-feira, em que o Sp. Braga defronta o V. Setúbal na meia-final da Taça da Liga, Salvador acredita que o clube pode chegar novamente à final. «Neste momento esta posição [3ª lugar] não quer dizer nada, o compromisso que temos é a cada jogo tudo fazer para vencer e as contas fazem-se no fim. Temos já um jogo importante na quarta-feira, mas acreditamos que é possível chegar à final», concluiu.

Maisfutebol

JotaCC

Autocarros baleados intrigam autoridades
Violência Segurança escapa por "milagre" de tiro a centímetros da cabeça quando regressava a casa após Braga- V. Guimarães

Incidente causou dois feridos, que não necessitaram de tratamento

Um segurança da empresa 2045 viu passar-lhe a escassos centímetros da cabeça um projétil disparado contra o autocarro onde seguia, anteontem, depois do jogo entre o Braga e o V. Guimarães. O caso está a ser investigado, com as autoridades a seguirem duas vias para tentar explicar a origem do incidente.
A noite foi muito agitada após o encontro entre Braga e V. Guimarães. O autocarro que transportava os seguranças da 2045 foi atingido a tiro, provocando estragos, bem visíveis nas imagens, dentro e fora do veículo.
A primeira hipótese é os atacantes terem referenciado as viaturas como transportando adeptos do clube da Cidade-berço, dado que estiveram estacionadas no meio de duas dezenas de autocarros vitorianos, antes escoltados, à parte, pela PSP. Uma eventual emboscada contra a própria empresa de segurança 2045 é outra das hipóteses em equação pelas autoridades policiais, porque poderá estar, de algum modo, relacionada com antecedentes no futebol ou outras vertentes da segurança privada a que se dedica aquela mesma firma. A vingar esta segunda tese – uma represália contra a 2045 –, o ataque terá sido facilitado por uma questão de rotina, já que os autocarros com os seguranças que não residem no Minho voltam sempre para Sul pelo mesmo caminho, a chamada "Variante da Cepsa".
O segurança tinha acabado de colocar o banco um pouco para trás, a fim de descansar na viagem de regresso. Se isso não tivesse acontecido, teria sido atingido pelo ricochete de um dos disparos, que atravessou o autocarro.
Ainda em estado de choque, o segurança preferiu não falar ao JN, entrando para um outro autocarro que fazia o transbordo do pessoal da empresa 2045. O ataque ocorreu por volta das 23.30 horas de anteontem, à entrada do túnel junto à estação de comboios de Braga, quando dois autocarros transportando seguranças da 2045 se dirigiam para a cidade do Porto, após o serviço no Estádio Municipal de Braga.
Os autores dos disparos atuaram a partir da rua Irmãos Roby, que fica acima da entrada do túnel da estação", visando ambos os autocarros, que seguiam no sentido Norte-Sul, e causando o pânico entre os passageiros, todos seguranças e residentes no Porto, em Aveiro e em Coimbra.
O motorista, Paulo Correia, contou ao JN: "Ouvi um grande estrondo ao entrar no túnel da via rápida". "Só tive tempo de parar logo à saída do túnel, quando soube existirem dois feridos [ligeiros], mas como não era grave, parei já na Cepsa".
Um dos seguranças da 2045 que seguia nesse autocarro, Ricardo Mota, disse ao JN: "Ouvimos um estrondo súbito, mas, ao princípio, não sabíamos que a origem desse barulho eram tiros. Só depois percebemos o perigo que corremos".
A PSP fez algumas diligências, mas não identificou qualquer suspeito dos disparos e a Polícia Judiciária recolheu vestígios, falando com as vítimas. Está a investigar.


Cinco autocarros apedrejados

Depois de o Braga ter vencido no Berço por 1-0, em jogo da Liga, cinco dos oito autocarros com adeptos arsenalistas foram apedrejados nos acessos à A11, no regresso a casa. As pedras foram lançadas a partir de um monte, imediatamente após a passagem da PSP.


Heróis do Jamor levam Oscars

Mariza e José Cid. Fado, R&B e um "Um grande, grande amor..." pelo S. C. Braga, na II Gala do clube, decorrida ontem, no Theatro Circo. Tudo em grande exaltação clubística e com um certo ar hollywoodesco, para atribuição dos Oscars, os Guerreiros de Ouro, aos que mais se ilustraram ao serviço do emblema minhoto em 2016. O futebol levou a palma e distinguiu dois heróis do Jamor e da conquista da Taça de Portugal, Paulo Fonseca (Treinador do Ano) e Marafona (Futebolista do Ano).
Mesquita Machado, ex-autarca, foi outra das figuras do serão, distinguido com o Guerreiro de Ouro e Mérito. E Rui Casaca, diretor-executivo da SAD, levou o Guerreiro de Ouro para Dirigente do Ano. "Este é o Braga que tantos demoraram tanto tempo a construir e que hoje eu tenho a honra de servir, como fiel depositário da herança de quem o ergueu e das muitas gerações que hão de prolongar a sua grandeza e enriquecer os seus feitos. Quero continuar a vencer. E acredito. Sim, acredito que neste centenário ainda podemos festejar o primeiro campeonato nacional da história do Sporting Clube de Braga", disse António Salvador, presidente do clube, no que também foi o encerramento do 96.º aniversário do clube.

JN

JotaCC

ARTUR JORGE E ROSIC NA DUPLA QUE RESTA
Com André Pinto descartado, a lesão de Ricardo Ferreira é ainda impeditiva para Faro

A expulsão de Emiliano Velázquez colocou mais um problema central para Jorge Simão resolver na meia-final da Taça CTT e a solução passará certamente pela dupla que resta no plantel: Artur Jorge e Rosic.
Os centrais destinados a defrontar amanhã o V. Setúbal são de recurso, mas não se trata propriamente de uma dupla virgem, bem pelo contrário, pois Artur Jorge e Rosic já alinharam juntos em cinco jogos esta época, começando curiosamente na receção aos sadinos para a 6ª jornada do campeonato, em que os minhotos venceram por 2-1. Chamado a intervir precisamente no jogo anterior, em pleno Estádio da Luz, Artur Jorge rendeu o lesionado André Pinto, aos 72 minutos, e colocou-se ao lado de Rosic no primeiro momento da temporada em que a dupla ficou junta e não teve sucesso, pois o Benfica ainda viria marcar mais dois golos, com o próprio central sérvio a descontar para 3-1 perto do fim. Seguiu-se o jogo da Liga Europa, em Lviv, com o Shakhtar, com nova derrota por 2-0 e um empate a uma bola em Arouca, para o campeonato. A mesma dupla voltou a não conseguir melhor do que uma derrota, no Marítimo, na 10ª jornada da Liga, vencendo depois o Santa Clara, na Taça de Portugal. Certo é que Artur Jorge (22 anos) e Rosic (23 anos) formam uma dupla d e centrais bem jovem numa fase em que Ricardo Ferreira continua a recuperar de uma lesão muscular, desde o dia 2 de janeiro e, ao que tudo indica, ainda não vai recuperar para a Taça CTT. Além disso, convém não esquecer que André Pinto se encontra definitivamente fora da equação.


Castigado Velázquez entra nos planos

Emiliano Velázquez provocou à sua maneira este novo dilema central em Braga, pois o uruguaio fez-se literalmente expulsar no dérbi do Minho devido a protestos, mas o seu comportamento não foi motivo para repreensão interna. O defesa-central, de resto, deverá mesmo ser convocado para a viagem até ao Algarve, uma vez que voltará a estar disponível para Jorge Simão no caso de uma eventual e possível final da Taça CTT, a disputar no domingo. Em relação ao jogo de amanhã, o treinador deve ainda chamar Bruno Wilson, central da equipa B.



Vukcevic ganha fôlego

Depois da tempestade vem sempre a bonança e Vukcevic começa a experimentar a segunda parte do ditado, em função da boa exibição que fez no dérbi do Minho e ao ponto de ser já... apontado para ser titular no jogo de amanhã, em Faro, frente ao V. Setúbal. O médio montenegrino, como se sabe, foi alvo do castigo de Jorge Simão, que o deixou de fora dos eleitos durante dois jogos, para o Marítimo, da Taça CTT, e na receção ao Tondela, confronto do campeonato. Mas a forma como a energia de Vukcevic mexeu com a equipa no segundo tempo do jogo de anteontem, com o V. Guimarães, deve ser o tónico suficiente para levar o treinador a conceder novamente a titularidade ao médio. Neste caso, naturalmente, o sacrificado será Xeka, que já saiu ao intervalo no dérbi do Minho, mantendo-se Battaglia a comandar o meio-campo.


Comitiva segue hoje à tarde

Em função da Gala Legião de Ouro e da necessidade de trabalhar o máximo de tempo possível em Braga, Jorge Simão optou por permanecer no Minho até ao limite, pelo que a comitiva só segue hoje à tarde para Faro. De manhã, está ainda agendado um treino, às 10.30, nos relvados anexos ao estádio municipal, com abertura aos jornalistas nos primeiros 15 minutos. Às 12.45, realiza-se então a habitual conferência de antevisão.


Matheus volta a ocupar baliza

Matheus deve ser a novidade na baliza no jogo de amanhã, frente ao V. Setúbal, isto se Jorge Simão continuar a manter a norma de rotação que já tinha em Chaves, com António Filipe a alinhar nos jogos da Taça de Portugal. Desde que chegou a Braga, Jorge Simão usou sempre o brasileiro nos três jogos da fase de grupos da Taça CTT, pelo que a coerência dita que será Matheus a defender amanhã e, se for esse o caso, também na final de domingo.



Foco na quarta em dois anos

Após a derrota com os rivais do Minho, o foco de Jorge Simão foi logo colocado na hipótese de o clube atingir a quarta final em menos de dois anos, discurso vincado no balneário. O Sp. Braga perdeu a final da Taça de Portugal para o Sporting, em maio de 2015, mas ganhou a mesma ao FC Porto em 2016, perdendo ainda a Supertaça para o Benfica.

RECORD

JotaCC

OBJETIVO TÍTULO
António Salvador não esconde o seu novo sonho e quer chegar lá nos próximos quatro anos

"SIM, ACREDITO", VINCOU O PRESIDENTE NA NOITE EM QUE PAULO FONSECA VOLTOU A BRAGA PARA SER DISTINGUIDO

O belíssimo Theatro Circo recebeu mais uma vez a gala Legião de Ouro, numa noite a fechar as comemorações do 96º aniversário do Sp. Braga e com José Cid e Mariza a animarem a plateia cheia de minhotos ilustres e gente do futebol. António Salvador era o orgulho em pessoa quando fechou o discurso da ordem com a firme intenção de ver cumprido o sonho que o acompanha. "Quero dizer-vos que o sócio António Salvador não se deslumbra com a obra feita, não se ilude com êxitos passados e não se conforma com vitórias fugazes", vincou, terminando com o objetivo mais nobre: "Sim, acredito que neste centenário ainda podemos festejar o primeiro campeonato nacional da história do Sp. Braga. O melhor do nosso clube ainda está para chegar."


ORGULHO. António Salvador promete um clube ainda melhor no futuro

Mensagem de Marcelo
O líder reforçou que se pode fazer "sempre mais" e focou o "fantástico ano de 2016", em função da histórica conquista da Taça de Portugal, momento recordado inúmeras vezes na noite de ontem. Marafona, por exemplo, recebeu o prémio de Futebolista do Ano e as imagens das suas defesas na final do Jamor marcaram o início da festa no Theatro Circo. "Este ano ainda estamos na luta. Estamos na final four da Taça da Liga e acreditamos que ainda vão acontecer coisas boas", lembrou António Salvador, não deixando de recordar Paulo Fonseca, ao destacar que o Sp. Braga "tem sido uma rampa de projeção para grandes treinadores e Paulo Fonseca é um desses grandes". O visado, obviamente, agradeceu o prémio de Treinador do Ano, chegando até a emocionar-se quando dedicou o Guerreiro de Ouro aos seus jogadores. Quem desta vez faltou foi Marcelo Rebelo de Sousa, mas o Presidente da República gravou uma mensagem para o 'seu' Sp. Braga.
Por fim, António Salvador voltou à questão desportiva e teve grande fair play no comentário à derrota de anteontem, frente ao rival do Minho: "As coisas não nos correram bem neste último jogo, mas o futebol é isto mesmo. Quando assim é, há que dar os parabéns ao adversário."



Caso Assis não azedou as relações com o FC Porto

À margem da gala, António Salvador comentou pela primeira vez o facto de o FC Porto ter desviado Assis, brasileiro do Chaves, quando este estava na mira arsenalista. "O Assis já não é tema. Não posso desmentir que houve uma reunião com o presidente do Chaves em que ficou tudo acordado e, do dia para a noite, as coisas mudaram. O futebol, por vezes, dá-nos estas surpresas e temos de estar preparados para elas", assumiu o líder dos arsenalistas, que apesar de tudo não guarda ressentimentos: "Não fico nada aborrecido com o FC Porto. Temos uma excelente relação, como ficou provado no último verão. Somos um exemplo de excelentes relações com todos os clubes e o FC Porto não é exceção."

RECORD

JotaCC

GALA A PUXAR AO TÍTULO
O universo Braga encheu o Theatro Circo, na noite em que Paulo Fonseca, Marafona e Fernando Gomes, entre outros, foram homenageados

"Assis? Não fico nada aborrecido com o FC Porto. Temos uma excelente relação com o FC Porto, como ficou provado no verão"
António Salvador Presidente do Braga


O título nacional deixou de ser apenas um sonho e passou a ser uma convicção. Com um discurso ambicioso, António Salvador disse acreditar no título ainda neste centenário. O clube fez 96 anos



As comemorações do 96.º aniversário do Braga terminaram em grande, com a segunda edição da Gala Legião de Ouro. O Theatro Circo, sala emblemática da cidade, voltou a ser o cenário perfeito para a noite em que o Braga distinguiu quem mais se destacou no último ano. O clube entregou 15 prémios, com destaque para Paulo Fonseca (Treinador do Ano), Marafona (Futebolista do Ano) e Fernando Gomes, presidente da Federação que sucedeu a Marcelo Rebelo de Sousa como Guerreiro de Honra. Transmitida em direto pela Sport TV, a gala contou com as animações musicais de José Cid e Mariza, e um discurso muito ambicioso por parte de António Salvador.
Depois de já ter ganho a Taça da Liga e a Taça de Portugal, o presidente dos arsenalistas acredita que o clube pode conquistar o campeonato nos próximos quatro anos. "Quero continuar a vencer... E acredito... Sim, acredito, que ainda neste centenário podemos festejar o primeiro campeonato nacional da história do Sporting Clube de Braga", salientou.
No imediato, há a final-four da Taça da Liga para disputar e Jorge Simão, que esteve presente,assim como todo o plantel, foi claro :"Vamos fazer tudo para ganhar a competição e para daqui a um ano estarmos aqui a recordar esses momentos". O treinador manifestou o desejo de receber um prémio na próxima gala, o que seria um sinal de sucesso. "Espero que seja galardoado daqui a um ano; esta gala é a prova da vitalidade desta instituição. O nome do Braga é muito forte", destacou.
Antes do início da gala, houve ainda tempo para António Salvador abordar um assunto da atualidade, mais concretamente a transferência de Assis para o FC Porto. "O Assis já não é tema. Não posso desmentir que houve uma reunião com o presidente do Chaves em que ficou tudo acordado e do dia para a noite as coisas mudaram. O futebol, por vezes, dá-nos estas surpresas. Não fico nada aborrecido com o FC Porto. Temos uma excelente relação com o FC Porto, como ficou provado no último verão", revelou. E seguiu-se a festa dos Guerreiros.



Momento
Paulo Fonseca não conteve a emoção

A entrega do prémio de Treinador do Ano a Paulo Fonseca foi um dos momentos altos. O agora técnico do Shakhtar recordou a final da Taça e chegou mesmo a chorar. "Quando o FC Porto empatou ao minuto 90 criou-se a desconfiança, mas eu nunca duvidei, porque tinha ao lado grandes profissionais. Desculpa, Sandra [esposa], hoje não é para ti, é para os meus jogadores, é para eles este prémio", disse. Foi o autarca Ricardo Rio a entregar-lhe troféu.

O JOGO

JotaCC

Wilson Eduardo está em dúvida
Extremo acabou o jogo com o V. Guimarães em dificuldades e pode falhar a meia-final da Taça da Liga

O Braga corre o risco de jogar a meia-final da Taça da Liga sem o jogador mais influente no ataque; Wilson Eduardo está com queixas musculares e vai fazer hoje de manhã um teste decisivo


Avançado pode ser mais um problema para Jorge Simão

Pouco depois de Jorge Simão ter esgotado as substituições frente ao V. Guimarães, com as entradas de Alan e Ricardo Horta aos 62 minutos, Wilson Eduardo sentiu dores musculares e teve de aguentar o resto da partida em dificuldades físicas. A partir desse momento, Jorge Simão tentou poupar ao máximo o extremo, tendo-o colocado na frente de ataque ao lado de Stojiljkovic, numa mudança que obrigou Rui Fonte a terminar a partida no meio-campo – com Alan desviado para o lado direito. No final do jogo, Simão chegou mesmo a falar nas "muitas dificuldades" de Wilson Eduardo e deu a entender que a lesão podia ser problemática a breve prazo.
No entanto, ontem, no regresso da equipa aos treinos, o extremo realizou trabalho de recuperação juntamente com os jogadores utilizados na véspera, ainda que tenha voltado a apresentar algumas queixas. Segundo informação do clube, a boa notícia é que os exames realizados não detetaram nenhuma lesão muscular, ainda que a sua integração na convocatória para o confronto de amanhã com o V. Setúbal continue a ser uma incógnita. Wilson Eduardo, que nos últimos jogos foi promovido a capitão de equipa, vai realizar um teste decisivo durante o treino de hoje, estando a sua inclusão nos eleitos para a meia-final da Taça da Liga dependente da resposta que der.
O plantel viaja ainda hoje para o Algarve, após o treino matinal, e já depois de Jorge Simão fazer a conferência de imprensa de antevisão do jogo como V. Setúbal, que decorrerá no Estádio Municipal de Braga. Para além da dúvida de Wilson Eduardo e Ricardo Ferreira( ver caixa em baixo ), sob ramas certezas das ausências de Velázquez (castigado), Djavan e Mauro (lesionados) e de Hassan (seleção).



GOLOS
23
Wilson Eduardo participou diretamente em 23 golos do Braga (num total de 51 da equipa), tendo marcado por oito vezes e assistido os companheiros em mais 15 ocasiões



André Pinto interessa à Fiorentina

André Pinto, central riscado por Jorge Simão, foi ontem apontado pela Imprensa italiana à Fiorentina. O clube de Paulo Sousa está interessado em contratá-lo no final da época, altura em que termina a ligação ao Braga. Ainda no que toca a centrais, a expulsão de Velázquez no dérbi adensou os problemas na defesa. O uruguaio vai cumprir castigo frente ao V. Setúbal e, para já, só há dois centrais disponíveis, Rosic e Artur Jorge. Ricardo Ferreira já está a trabalhar com o plantel, mas a integração nos convocados depende da resposta que der no treino de hoje.

O JOGO

JotaCC

Organização ofensiva Braga



O Braga assumiu o jogo desde início. Teve mais posse de bola, mas houve momentos em que a equipa perdia o equilíbrio defensivo nos momentos de perda de bola. Utilização do passe frontal nas movimentações interiores de P.Santos/Stojilkovic/R.Fonte e uma maior acutilância de Paulinho nas penetrações no último terço. Senti, por vezes, um Braga "preso" a estas movimentações, em que, por exemplo, o espaço no lado contrário (W. Eduardo) aparecia algumas vezes. Considero que durante o processo ofensivo os comportamentos de mobilidade dos jogadores devem estar sempre contextualizados perante o lado caótico e imprevisível que é o jogo. Tem que se ter a capacidade de exigir dos jogadores aquilo que eles efetivamente podem fazer e, ao mesmo tempo, dar-lhes criatividade para se surpreenderem a eles próprios e à equipa.



Novo modelo atrai clubes e parceiros
Pedro Proença garante que a aposta na final-four é para manter, revitalizando assim uma prova que estava moribunda

Braga, V. Setúbal, Moreirense e Benfica disputam no Estádio Algarve o primeiro título da época, numa "semana inédita" do futebol português preparada ao pormenor e dirigida às famílias

Uma prova de prestígio. É assim que Pedro Proença define a Taça da Liga, prestes a entrar na primeira finalfour, uma novidade à 10.ª edição, reunindo Benfica, V. Setúbal, Braga e Moreirense, que a partir de amanhã decidem, no Estádio Algarve, quem marcará presença na final de domingo. "Vamos atribuir o primeiro título da época e reconhecer o campeão de inverno. Fizemos uma remodelação completa, com um formato que é para manter e que agrada a todos. Este modelo é para ficar", garantiu o dirigente, na conferência que marcou o arranque de uma "semana inédita" no futebol português. Proença destacou o baixo custo dos bilhetes, os três jogos, entre cinco e 15 euros, um modo de "atrair famílias e grupos de adeptos", a par das inúmeras atividades paralelas marcadas para Faro e Loulé durante esta semana, que vão das "fans zones" à música e ao envolvimento das escolinhas de futebol. "Depois dos erros do passado, que tornaram a prova moribunda", a atual direção desenvolveu um "modelo que atrai clubes e patrocinadores", prosseguiu Proença, prometendo que a almejada presença europeia através da Taça da Liga – "um desejo desta direção" – será discutida pelos clubes na próxima reunião magna do organismo.


QUARTETO DEFINIU AS DATAS

Os quatro semifinalistas já definiram as datas dos jogos referentes à 19.ª jornada da I Liga. Assim, o jogo entre o V. Setúbal e o Benfica tem os seguintes dias: 31 do corrente e 2 de fevereiro caso sejam eliminados ou joguem a final. Já o Moreirense escolheu os dias 31 e 2 de fevereiro para receber o Feirense e o Braga também optou pelas mesmas datas para a receção ao Rio Ave, caso joguem a final da Taça da Liga.

O JOGO

Bruno3429

André Pinto a caminho do Sporting

O defesa central André Pinto poderá deixar o SC Braga e assinar pelo Sporting. As conversações estão bem encaminhadas, visando a mudança no final da presente época.

André Pinto, de 27 anos, termina contrato com o clube bracarense no final da temporada e poderia assim chegar a Alvalade sem haver direito a qualquer compensação financeira para o SC Braga.

Recorde-se que o jogador foi recentemente afastado do plantel principal dos bracarenses.

A Bola

Bruno3429

Noite de Gala no Theatro Circo

Uma autêntica noite de gala no Theatro Circo, um emocionante epílogo para as celebrações do 96º aniversário do SC Braga, uma Legião de Ouro que sai da festa anual do clube de ânimo renovado e com o reconhecimento prestado às individualidades que, representando as mais variadas equipas, se destacaram ao longo do último ano.

Um total de 15 Gverreiros de Ouro a contemplar nomes como Marafona, Paulo Fonseca, Rui Casaca, Xadas, José Carlos Macedo, Nilson ou Jorge Jesus Silva, mas também figuras maiores de Braga e de Portugal, como o Eng. Mesquita Machado (Gverreiro de Ouro e Mérito) e o Dr. Fernando Gomes (Gverreiro de Honra).

Uma noite de encantar, à qual nem o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ficou indiferente. Com transmissão em direto na SportTV, destaque ainda para as excelentes atuações musicais de Mariza e José Cid, assim como outros momentos que levaram ao rubro a plateia.

Viveu-se e sentiu-se o SC Braga na noite em que o clube reconheceu os seus. Eis a lista de Gverreiros de Ouro:

Atleta Amador do Ano – Jorge Jesus Silva

Jovem Atleta do Ano – Xadas

Atleta Revelação do Ano – Nilson

Funcionário do Ano – Duarte Oliveira

Parceiro do Ano – Olivedesportos

Prémio Fidelização Corporate – Bragalux

Gverreiro Solidário – CMTV

Dirigente do Ano – Rui Casaca

Prémio Carreira – Teresa Sousa

Prémio Saudade – José Peixoto Rodrigues

Atleta do Ano – José Carlos Macedo

Futebolista do Ano – Marafona

Treinador do Ano – Paulo Fonseca

Gverreiro de Ouro e Mérito – Mesquita Machado

Gverreiro de Honra – Fernando Gomes

SCBraga

Bruno3429

«O importante é chegar à final» - Jorge Simão

Depois da derrota frente ao eterno rival V Guimarães, na última jornada do campeonato, os guerreiros voltam a entrar em ação já esta quarta-feira, nas meias-finais da Taça da Liga, diante do V. Setúbal.

Jorge Simão fez ao início da tarde desta terça-feira a antevisão do desafio, tendo realçado que os arsenalistas querem ir à final:

«Os cuidados contra o V. Setúbal são os mesmos, tendo nós a responsabilidade de nos apresentarmos conforme têm sido as nossas ideias, vamos estar fortes. O V. Setúbal tem tido bons resultados, é uma boa equipa, será um bom combate. Independentemente de como o jogo corra, o importante é chegar à final.»

Em relação à final-four, o técnico dos minhotos realçou que está ao lado dos adeptos bracarenses, que criticaram o facto de esta se realizar no Algarve.

«Tenho de admitir que para nós e para os nossos sócios é um trajeto muito longo e muito mais num dia de semana. Será difícil mobilizar os adeptos. Creio que o último passo para a credibilização da Taça da Liga era que a conquista do troféu desse acesso às competições europeias.»

Para o jogo diante dos sadinos, Jorge Simão não irá poder contar com Djavan, Mauro, Goiano e Wilson Eduardo, lesionados, e Hassan que continua no CAN. Por seu lado, Emiliano Velázquez irá cumprir castigo por ter sido expulso no derby frente ao V. Guimarães.

Em sentido contrário, nota de destaque para o regresso de Ricardo Ferreira, e para a inclusão de D´Alberto, lateral-direito que habitualmente trabalha com a equipa B.

Convocados:

Guarda-Redes: Marafona e Matheus
Defesas: Paulinho, Baiano, Ricardo Ferreira, Rosic, Artur Jorge, D´Alberto
Médios: Battaglia, Vukcevic, Xeka, Pedro Tiba, Ricardo Horta, Alan, Pedro Santos
Avançados: Pinho, Stojiljkovic, Rui Fonte

A Bola

Bruno3429

Ricardo Ferreira rumo ao Algarve

O defesa Ricardo Ferreira está recuperado e integra a convocatória para o encontro das meias-finais da Taça CTT, frente ao Vitória FC, agendado para esta quarta-feira, no Estádio Algarve, a partir das 20h45. Tiba também regressa aos eleitos e a convocatória conta ainda com o lateral Anthony D'Alberto, que esta terça-feira se juntou ao grupo devido à indisponibilidade de Goiano (lesão nos isquiotibiais esquerdos). Também Wilson (lesão no adutor direito) não constitui opção para o jogo frente aos sadinos.

Assim, a comitiva que segue para o Algarve contempla os seguintes nomes: Rosic, Battaglia, R. Pinho, Baiano, Rui Fonte, Stojiljkovic, R. Horta, Paulinho, P. Santos, R. Ferreira, Tiba, Marafona, Alan, Vukcevic, Artur Jorge, Xeka, D'Alberto e Matheus.


"Não importa como, queremos chegar à final"

De malas aviadas para o Algarve, onde vai disputar a Final Four da Taça CTT, o SC Braga leva confiança, ambição e foco na bagagem, por forma a atingir nova final de uma competição que conquistou em 2012/2013. No lançamento da partida com o Vitória FC, referente às meias-finais, Jorge Simão rejeitou o favoritismo eventualmente atribuído à sua equipa, salientando que neste tipo de jogos esse mesmo favoritismo acaba por se esfumar.  "Acho que sendo um jogo com estas características, uma meia-final, a questão do favoritismo esfuma-se. É óbvio que se olharmos para o palmarés recente, pelo lugar na Liga, podemos considerar que o SC Braga é favorito. Mas tendo as caraterísticas que este jogo tem, esse favoritismo esfuma-se. Vai ser um jogo equilibrado e com predominância de uma ou outra equipa durante as várias fases do jogo", começou por dizer.

O técnico acredita num SC Braga forte, naquele que projeta ser um "bom combate", perante um Vitória FC que chega num bom momento. "Tendo nós a possibilidade de nos apresentarmos de acordo com a construção das nossas ideias, acredito que estaremos fortes. O Vitória FC tem feito bons resultados e será um bom combate, num jogo com características especiais", disse vincando: "Queremos é chegar à final, independentemente de como o jogo corra", concluiu Jorge Simão.

SCBraga

Bruno3429

MINHOTOS DESVIAM ASSIS DO FC PORTO
Médio do Chaves assina por quatro anos e meio

Afinal, o médio Rafael Assis vai atuar no Sp. Braga. O brasileiro, de 26 anos, chegou a estar com um pé no FC Porto, mas os minhotos avançaram determinados e, ao que Record apurou, esta terça-feira fecharam o negócio, que se irá realizar no imediato. Desta forma, Assis assinará um contrato válido por quatro temporadas e meia com a equipa de Braga, que deixa nos cofres do Chaves uma verba a rondar o milhão de euros.

Em Braga irá reencontrar Jorge Simão, técnico que o orientou ao serviço do Chaves na primeira metade da temporada, e também o médio argentino Rodrigo Battaglia, que foi o primeiro jogador do plantel flaviense a acompanhar o treinador nesta sua nova aventura.

Autor: Bernardo Ribeiro

Record

Bruno3429

Assis troca Chaves pelo Braga

Médio brasileiro muda-se já este mês para o clube minhoto, onde vai reencontrar Jorge Simão.

O médio Assis vai ser jogador do Sporting de Braga, apurou o JN junto de fonte próxima do processo de transferência. O contrato entre as partes está assinado e o futebolista muda-se ainda este mês para o Minho.

Assis chegou a estar em negociações com o F. C. Porto, mas não houve a acordo com os dragões, optando por seguir as pisadas do treinador Jorge Simão.

Em Braga, o jogador, de 26 anos, também vai reencontrar Paulinho e Battaglia, que, tal como ele, iniciaram a temporada no Chaves.

JN

Bruno3429

Sp. Braga: Wilson Eduardo falha deslocação ao Algarve
Ricardo Ferreira regressou aos convocados para Taça da Liga

O regresso de Ricardo Ferreira e ausência de Wilson Eduardo são as principais novidades da convocatória do Sporting de Braga para a deslocação ao Algarve, onde esta quarta-feira os bracarenses medem forças com o Vitória de Setúbal, para a final-four da Taça da Liga.

O central regressou às escolhas de Jorge Simão, tal como Tiba, enquanto o avançado não integra as escolhas de Jorge Simão devido a uma lesão no adutor direito.

Face às ausências na defesa, sobretudo de Marcelo Goiano, o treinador chamou também o lateral D'Alberto.

Eis os 18 convocados do Sp. Braga:

Guarda-redes: Matheus e Marafona;

Defesas: Baiano, Artur Jorge, Paulinho, Anthony D'Alberto, Rosic e Ricardo Ferreira;

Médios: Xeka, Pedro Tiba, Battaglia e Vukcevic;

Avançados: Ricardo Horta, Pedro Santos, Alan, Rui Fonte, Stojiljkovic e Rodrigo Pinho.

«Algarve? Trajeto muito longo para ser feito a meio da semana»
Jorge Simão parte para a meia-final com ambição, mas coloca-se ao lado dos adeptos contra a localização da final-four
Bruno José Ferreira

Jorge Simão quer entrar na história do Sp. Braga conquistando a Taça da Liga. O treinador abordou esta terça-feira a meia-final de amanhã, com o V. Setúbal, dizendo que «ambição» é a palavra-chave nas hostes do clube bracarense.

«Na minha cabeça está clara a ideia de que quem exerce estas funções, a ambição tem de ser uma palavra-chave, seja quem for. Como foi dito ontem, a ambição do nosso presidente em ser campeão é sinal de grande ambição e de grandeza, consolidada pelos últimos anos do clube», referiu o treinador.

Contudo, apesar de partir para o Algarve com pretensões elevadas, Jorge Simão não considera o Sp. Braga favorito diante do V. Setúbal. «Se olharmos para o palmarés recente, pelo lugar na Liga, é óbvio que podemos considerar que o Braga é favorito. Mas, atendendo às características que este jogo tem, esse favoritismo esfuma-se. Vai ser um jogo equilibrado e com predominância de uma ou outra equipa durante as fases do jogo», disse.

Os arsenalistas apresentam-se para a fase final da Taça da Liga após a derrota no dérbi minhoto com o V. Guimarães. Jorge Simão quer que a sua equipa se apresente confiante, apesar do desaire. «As vitórias trazem confiança, a derrota é um momento duro, de análise. Quanto se perde não está tudo mal, temos de passar uma imagem de confiança e de lucidez, de confiança neste caminho que estamos a percorrer. Queremos é chegar à final, independentemente de como o jogo corra», atirou.

Em relação à Taça da Liga, nomeadamente ao facto de a final four se realizar no Algarve, Simão é da opinião que implica um grande desgaste. «É um trajeto muito longo para ser efetuado a meio da semana. O último passo para ser dado para a credibilização da Taça da Liga seria o vencedor tivesse acesso às competições europeias. Era um passo para que a competição fosse olhada de outra forma. Quanto ao formato, confesso que não me desagrada totalmente. Ter de fazer tantos quilómetros, aí tenho que estar ao lado dos adeptos, porque é muito longe para nós», concluiu.

Na gala comemorativa do 96º aniversário dos bracarenses, o presidente António Salvador formulou o desejo de ver o Sp. Braga campeão antes do centenário. Jorge Simão diz que se está a trabalhar para isso: «O que nos faz aproximar dos três grandes é o nosso trabalho. Temos a ambição e o clube cresceu muito nos últimos anos. Se estão reunidas condições? Estamos a trabalhar para isso, estamos numa reta ascendente de crescimento e nas próximas épocas pode aqui ou ali intrometer-se na luta pelo título. Quero ter esta visão porque é isso que nos faz crescer.»

Maisfutebol

Bruno3429

Rafael Assis assina por quatro anos e meio

Depois de vários avanços e recuos, o SC Braga garantiu o concurso de Rafael Assis junto do Chaves. O médio brasileiro, que também suscitava o interesse do FC Porto, vai assinar um contrato válido por quatro anos e meio com o clube bracarense.

A Bola

Bruno3429

Desp. Chaves: Sp. Braga já tem acordo com Assis
Médio não quis esperar pelo FC Porto e vai assinar já com os minhotos
Bruno José Ferreira

Assis vai mesmo ser reforço do Sp. Braga já em janeiro. Segundo o Maisfutebol apurou, o clube minhoto já chegou a acordo com o médio do Desp. Chaves e, nesta altura, faltam apenas as garantias bancárias para o acordo entre os dos emblemas ficar definitivamente fechado.

Um acordo que envolve a cedência de jogadores a título definitivo, um deles será Fábio Martins que já está no Desp. Chaves por empréstimo do Sp. Braga.

O FC Porto também estava interessado na contratação de Assis, mas apenas para a próxima temporada. A urgência do médio em mudar de ares favoreceu as pretensões dos minhotos que deverão anunciar o acordo nas próximas horas.

Maisfutebol

JotaCC

JORGE SIMÃO: «SERÁ UM BOM COMBATE MAS QUEREMOS A FINAL»
Técnico não assume favoritismo frente ao V. Setúbal

Jorge Simão, técnico do Sp. Braga, abordou esta terça-feira a partida de amanhã com o V. Setúbal, para a meia-final da Taça CTT (20H45), não assumindo o favoritismo dos arsenalistas.

"Acho que sendo um jogo com estas características, uma meia-final, a questão do favoritismo esfuma-se. É óbvio que se olharmos para o palmarés recente, pelo lugar na Liga, podemos considerar que o Sp. Braga é favorito. Mas tendo as caraterísticas que este jogo tem, esse favoritismo esfuma-se. Vai ser um jogo equilibrado e com predominância de uma ou outra equipa durante as várias fases do jogo", disse o treinador, sublinhando a ambição de erguer o troféu.

"Tendo nós a possibilidade de nos apresentarmos de acordo com a construção das nossas ideias, estaremos fortes. O V. Setúbal tem feito bons resultados e será um bom combate, num jogo com características especiais. Queremos é chegar à final, independentemente de como o jogo corra", acrescentou Jorge Simão, que deixou uma sugestão aos responsáveis da prova. "O último passo para a credibilização da Taça CTT seria que o vencedor do troféu tivesse acesso às competições europeias."

O técnico confirmou ainda que Marcelo Goiano e Wilson Eduardo não estão disponíveis para o duelo de amanhã, ao passo que Ricardo Ferreira está de regresso aos convocados.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Marafona e Matheus
Defesas: Paulinho, Baiano, Ricardo Ferreira, Rosic, Artur Jorge, D´Alberto
Médios: Battaglia, Vukcevic, Xeka, Pedro Tiba, Ricardo Horta, Alan, Pedro Santos
Avançados: Pinho, Stojiljkovic, Rui Fonte

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Crislan emprestado a clube japonês
Brasileiro vai jogar no Vegalta Sendai até ao fim da época

O avançado Crislan vai jogar nos japoneses do Vegalta Sendai até ao final da época. Depois de o empréstimo ao Tondela ter terminado antes do tempo previsto, Crislan ainda fez dois jogos com a camisola do Sp. Braga com Jorge Simão no comando, mas o clube minhoto cedeu-o novamente.

De resto, Crislan já está no Japão sendo que o empréstimo ao clube do principal escalão do campenato do Japão é válido até ao final da presente temporada. O atacante brasileiro de 24 anos foi contratado no início da época passada o Penapolense e apontou três golos em vinte jogos com a camisola do Sp. Braga. No início desta temporada foi cedido ao Tondela, mas fez apenas um golo em doze jogos e regressou mais cedo ao Minho.

MAIS FUTEBOL