News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Adeptos do Braga agredidos no final da Supertaça

Started by aurelio II, 08 de August de 2016, 15:35

Previous topic - Next topic

Legião

#40
Quote from: dioogo on 10 de August de 2016, 13:09
Quote from: karoglan1921 on 10 de August de 2016, 12:36
Alguns factos curiosos:

- O Braga no comunicado "atirou-se" e bem a psp, mas e a federação e a sua falta de organização vão passar entre os pingos de chuva? Seria difícil os assistentes de recinto em conjunto com a psp nao deixar entrar ninguém para o nosso top identificado com o adversário?

- Vários adeptos do adversário "passaram mal" no nosso topo, porque é que o seu clube não criticou a organização do jogo nem a policia? Estão satisfeitos?

- Algum dos amigos foristas ia equipado com as cores do Braga para o meio da claque adversaria, tal como eles fizerem?

- Cerca de meia duzia de Supoters da psp de Lisboa deixaram que um grupo de adeptos do adversário agredi-se pessoas do Braga que saíram entre o minuto 80 e o final do jogo, mas quando os adeptos do Braga saíram juntos e foram ter com esse grupo, desataram a bastonada e com gás pimenta para os adeptos do SCBraga, fazendo uma guarda de honra a esse grupo, estaria já isto combinado entre eles e a Psp?

Eu assisti a isso que sublinhei a negrito, na hora que os nossos adeptos avançaram juntos e quando membros das claques se preparavam para avançar também (ninguém sabia o que se estava a passar, só víamos pessoal a pedir aos outros para avançar) segundos depois os suppoters avançaram sobre os nossos.

Não quero acreditar que estivesse alguma coisa combinada mas já não é a primeira vez que assisto a relatos de situações como esta por parte das forças de segurança, o que os move a fazer isso e a ter este tipo de comportamento não sei mas é grave. Anda um video na net onde se vê os policias a agir desta forma no jogo da Supertaça.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

PAF

Estás completamente enganado a vários niveis. Estás enganado porque as pessoas foram para onde lhe venderam os bilhetes, nada mais que isso. O que vi foi pessoas normais, maior parte famílias ou grupos de amigos a sentarem-se nos lugares para onde lhes venderam os bilhetes. E eram várias centenas, não eram 2 ou 3 pessoas nem sequer 20 ou 30 marmanjos que se lembraram de se ir meter no meio dos adeptos do Braga. Mais ainda quando se sentaram não estava lá nenhuma claque.

E estás enganado no que toca aos adeptos do Braga, porque tal como disse atrás muitos bracarenses compraram bilhetes para a central e no fim estavam no meio de benfiquistas, houve centenas de adeptos do Braga nestas condições (bastava ver os festejos dos golos do slb para ver esta realidade). A culpa é dos adeptos? Era o que faltava. felizmente para a grande maioria, as coisas correram bem, mas já alguém contou que houve uma ou outra confusão que terminou em agressões nesta bancada.

Não sei quantos bilhetes o Braga não vendeu, mas parece-me hoje óbvio que foram alguns milhares e não meia duzia deles. Quem os comprou não tem culpa disso. Podem culpar a policia, o Braga, o Slb a FPF, mas não culpem as pessoas, isso é anedótico, mais ainda nalguns casos pessoas que estavam com as mulheres e filhos e que apenas e só queriam ver um jogo sossegado e aproveitar um bom dia de férias.

Quanto aos problemas no Jamor ainda este ano existiram com os adeptos do porto que estavam no nosso topo, não foram piores porque havia bastante policia.  E esses nem estavam no meio estavam lá bem no canto.

andre.s.c.Braga

o que eu vi foi 15min antes do jogo varios seguranças a recomendar aqueles adeptos do benfica a saírem dali porque a claque ia ficar naquela parte e mesmo assim esses adeptos quiseram ficar la

PAF

Quote from: Old School on 10 de August de 2016, 13:39
Quote from: dioogo on 10 de August de 2016, 13:09
Quote from: karoglan1921 on 10 de August de 2016, 12:36
Alguns factos curiosos:

- O Braga no comunicado "atirou-se" e bem a psp, mas e a federação e a sua falta de organização vão passar entre os pingos de chuva? Seria difícil os assistentes de recinto em conjunto com a psp nao deixar entrar ninguém para o nosso top identificado com o adversário?

- Vários adeptos do adversário "passaram mal" no nosso topo, porque é que o seu clube não criticou a organização do jogo nem a policia? Estão satisfeitos?

- Algum dos amigos foristas ia equipado com as cores do Braga para o meio da claque adversaria, tal como eles fizerem?

- Cerca de meia duzia de Supoters da psp de Lisboa deixaram que um grupo de adeptos do adversário agredi-se pessoas do Braga que saíram entre o minuto 80 e o final do jogo, mas quando os adeptos do Braga saíram juntos e foram ter com esse grupo, desataram a bastonada e com gás pimenta para os adeptos do SCBraga, fazendo uma guarda de honra a esse grupo, estaria já isto combinado entre eles e a Psp?

Eu assisti a isso que sublinhei a negrito, na hora que os nossos adeptos avançaram juntos e quando membros das claques se preparavam para avançar também (ninguém sabia o que se estava a passar, só víamos pessoal a pedir aos outros para avançar) segundos depois os suppoters avançaram sobre os nossos.

Não quero acreditar que estivesse alguma coisa combinada mas já não é a primeira vez que assisto a relatos de situações como esta por parte das forças de segurança, o que os move a fazer isso e a ter este tipo de comportamento não sei mas é grave. Anda um video na net onde se vê os policias a agir desta forma no jogo da Supertaça.

Old school passados estes anos todos tens ainda alguma duvida que tudo isto é facilitado pela policia?
Não é combinado, mas é obviamente facilitado e não sei mesmo se alguns casos incentivado (aqui não posso afirmar a 100%, mas viagens como as do Braga B em Guimarães fazem-me ficar com poucas duvidas).

Legião

É verdade que ao longo dos anos já vi muita coisa que me revoltou nesse sentido, que comunicados como o que o Braga fez e outras iniciativas ajudem a reverter a situação para que a forma de actuar dessa malta seja a correta e igual para todos.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

ZT143

a culpa é da organização, eu se fosse Policia também me tava a ***** para as porradas no futebol, depois no fim são sempre criticados, mais vale estar quieto no canto.


SCB | ABC | HCB | Braga Warriors | Braga Rugby | CTB

Hucry

Quote from: ZT143 on 10 de August de 2016, 14:38
a culpa é da organização, eu se fosse Policia também me tava a ***** para as porradas no futebol, depois no fim são sempre criticados, mais vale estar quieto no canto.

Se um polícia se está a ***** para a porrada no futebol, então simplesmente, não pode ser polícia. Que passe a pasta a outro, o dever dele é preservar a segurança, ao fugir não está a preservar nada, aliás, só lhes fica mal.

Se for assim, então, que não mandem polícias para a bola e o pessoal que se mate.

SCB.GUERREIRO

Quote from: A4 on 10 de August de 2016, 14:51
Quote from: ZT143 on 10 de August de 2016, 14:38
a culpa é da organização, eu se fosse Policia também me tava a ***** para as porradas no futebol, depois no fim são sempre criticados, mais vale estar quieto no canto.

Se um polícia se está a ***** para a porrada no futebol, então simplesmente, não pode ser polícia. Que passe a pasta a outro, o dever dele é preservar a segurança, ao fugir não está a preservar nada, aliás, só lhes fica mal.

Se for assim, então, que não mandem polícias para a bola e o pessoal que se mate.
No vídeo que circula das agressões junto aos autocarros, vê-se perfeitamente dois policias supostamente do corpo de intervenção a virar as costas a confusão e pelos gestos, da a entender que não querem saber "tipo: matai-vos"

ric

amigos:

ao ler estes posts parece que estou num relato deuma guerra.
leio estartégias de ataque e defesa. "Eles avãnçam", "nos fizemos guarda", " protegemos as costas", etc, etc
Muito bélico....

Quem ler isto, nunca mais leva um filho a um estádio!
E é isto que me mais me vai na cabeça. Os res+ponsáveis pela industria do futebol estão a matá-la.
A maneira comod ecorreu a supertaça é assustadora!!!!!
desde o inicio sem qq contenção no aparcamento, nas revistas, na falta de divisão dos adeptos. Tudo conjugado para dar asneira. Os responsáveis parecem uns tótós que´nunca viram o que se passa nos estadios de futebol. pensavam que iam dar guarida a um especaculo de festivais de verão ....

Mas existem outr !as questões que não podemser descuradas:
Este jogo teve muitos dos chamados "adeptos de ir uma vez ao estádio".
Emigrantes e povo anónimo sem hábito de futebol. Onde não vêm que ao se sentarem num local +proximo das clauqes e sem qq proteção as coisas poderiam dar para o torto.
Eu nunca aceitaria ficar ao lado dos NN !
Mas o que me parece é que as situações descabaram por isso e por alguma "ousadia" de alguns benfiquistas que se julgam os maiorais e que estão acima de qq fair-play e respito pelo "sofrimento" dos outros qdo se sofre um golo...

Eu, pacifico como sou estou pouco me marimbando para os festejos dos outros. Eu fico bem com a minha "fossa" e sofrimento. Outros - e compreendo- ficam transtornados com isto classificando estes festejos como insultos e gozo aos adversários. Um bocadinho de contenção não ficaria mal aos dois...

Mas vamos à realidade:
o Braga tem 12 ou 13 mil bilhetes para sectores restritos. Não consegue vend^-los todos. Tem de devolver. Devolução essa que se sabe serem para lampiões ( infelizmente t~em mtos mais adeptos que nós). Mas não há forma de separar pois esses bilhetes eram para a "zona Braga". Por isso tive que aturar meia duziA DE LAMPIOES NA MINHA FILA. ~
Comos e poderia fazer e impedir isto? Criar um sector charneira , onde o Braga não venderia qq bilhete e que seriam os ultimos a serem vendidos. Se não fossem, regeressariam para venda ao publico mas com divisão face aos restantes. Simples e fácil de implementar. Só os incompetentes da FPF não sabem ver isto...

Outro ponto:

acessos. Já disse que nume stadio fácil de controlar, não houve nada de nada que mostrasse qq segurança. Podiamos da5r a volta ao estadio, passar pelas zonas de acessos de adeptos livremente.

Estacionamento.
Sem qq restrição a qq tipo de adepto. Caricato e um crime esta organização

periodo pós e pré mATCH

Alguns tiveram a sorte de conviver com lampioes sem qq problema ( a maioria felizmente)
Outros, beneficiando da total falta de organizaçãoe  segurança, mostraram os seus dotes de cobardia batendo em mulheres e crianças. Infelizmente  houve dos dois lados mas com maior predominancia dos benfiquistas (?).

O comunicado

A SAD do Braga fez o MINIMO  que devia fazer.
Não compreendo que mesmo alertandfo para a tal reunião de preparação que a organização não quis fazer (tem de se saber porque e quem tomou esta decisão de não a fazer), não fosse veloz a denunciar isto na CS e nas instãncias superiores. Prevenindo até os seus adeptos para eventuais problemas....

Esta situação tem apenas dois responsáveis. A FPF (organização do evento( e a PSP ( responsável pela segurança.
No minimo exigia-se responsabilidades e demissão perante tamanha falta de rigor e bom senso.

Um reiunião yrgente com o ministro da Adm Interna , uma audiencia com a chefia nacional da PSP devia ser feito.
O SCB não se pode calar . pelo menos deve - repito  deve - fazer ver que não está "por dentro " desta confusão.

Nós adeptos que gostamos de futebol NÃO PODEMOS ESTAR SUJEITOS  A ISTO
Estamos a matar o futebol e é pena que os responsáveis não pensem niosto.

Quem foi enxovalhado e agredido dificilmente ponderará em voltar. Os seus amigos idem... Isto tem bola de neve...

Não se pode deixar passar tudo isto apenas com ...um comunicado.

Andamos sempre a dizer ... e se morresse alguém???
já morreu meus amigos e na nossa cidade. Mudou alguma coisa?
onde estão as camaras de vigilancia, as imagens e as identificações das pessoas conflituosas? Depois é facilbater nas claques ... levam por tudo qyer façam ou não façam asneira. Elas próprias, as nossas claques, não gostam de ser confundidos com escumalha. Estão fartos de serem acusados sem fundamento. mas nisto tudo, todos levam com razão ou sem ela.

Está na hora de dizer basta.

PS: só espero que domingo não voltemos a ver mais do mesmo... é que alguns continuam a lembrar-se de outras épocas e a quererem vingar-se novamentre . E , mais uma vez, lá vem a bola de neve...

VIva o futebol! Não queiramos que ele morra!

Bracarense

Quote from: andre.s.c.Braga on 10 de August de 2016, 13:56
o que eu vi foi 15min antes do jogo varios seguranças a recomendar aqueles adeptos do benfica a saírem dali porque a claque ia ficar naquela parte e mesmo assim esses adeptos quiseram ficar la
Estarás tu a dizer que as claques são perigosas para os adeptos normais?

rpo.castro

Quote from: Bracarense on 10 de August de 2016, 17:44
Quote from: andre.s.c.Braga on 10 de August de 2016, 13:56
o que eu vi foi 15min antes do jogo varios seguranças a recomendar aqueles adeptos do benfica a saírem dali porque a claque ia ficar naquela parte e mesmo assim esses adeptos quiseram ficar la
Estarás tu a dizer que as claques são perigosas para os adeptos normais?
Olha 1 a fazer-se parvo.

Ficar junto de uma claque adversária é alguma vez uma opção inteligente?
Mesmo se for a minha claque, posso não querer ficar junto dela por me apetecer ver o jogo sentado, ou não ter que apanhar braços e bandeiras à frente.

Mesmo que tudo corresse bem e lindamente, cumprindo as regras, ir ao futebol não é ir ao cinema. Assim como ir à missa não é o mesmo que ir tomar café.

Mas há quem seja mais papista que o papa
Quem não sente não é filho de boa gente.

Luís Duarte

Não percebo como é que continuam com a balela dos bilhetes devolvidos se nós esgotamos os bilhetes de 10€ e, pasme-se, a confusão foi precisamente nessa zona. Só há duas hipóteses: ou a FPF não nos disponibilizou todos os bilhetes daqueles sectores e reservou alguns para venda própria ou aqueles bilhetes foram obtidos através de sócios do Braga...

LS

A FPF vendeu bilhetes de 10€ online, desde o 1º dia, e esses bilhetes eram para o topo norte. Eu tive 8 bilhetes desses.

Por isso não me fodam, os bilhetes da FPF online são sempre para o nosso lado, sempre.

Nós não somos o Rio Ave, não levamos 200 adeptos. É preciso respeitar o SCB.

Com o FCP e o SCP não faziam isso com toda a certeza.

ric

Quote from: Luís Duarte on 10 de August de 2016, 17:50
Não percebo como é que continuam com a balela dos bilhetes devolvidos se nós esgotamos os bilhetes de 10€ e, pasme-se, a confusão foi precisamente nessa zona. Só há duas hipóteses: ou a FPF não nos disponibilizou todos os bilhetes daqueles sectores e reservou alguns para venda própria ou aqueles bilhetes foram obtidos através de sócios do Braga...

pois...
descubra-se a verdade disto e podem deduzir-se responsabilidades...

Luís Duarte

Quote from: Layne Staley on 10 de August de 2016, 17:57
A FPF vendeu bilhetes de 10€ online, desde o 1º dia, e esses bilhetes eram para o topo norte. Eu tive 8 bilhetes desses.

Por isso não me fodam, os bilhetes da FPF online são sempre para o nosso lado, sempre.

Nós não somos o Rio Ave, não levamos 200 adeptos. É preciso respeitar o SCB.

Com o FCP e o SCP não faziam isso com toda a certeza.

Pronto, era só isto que me faltava saber. Acho que não restam grandes dúvidas quanto aos verdadeiros responsáveis (se é que ainda as havia).

magico_scbraga

#55
Quote from: Bracarense on 10 de August de 2016, 17:44
Quote from: andre.s.c.Braga on 10 de August de 2016, 13:56
o que eu vi foi 15min antes do jogo varios seguranças a recomendar aqueles adeptos do benfica a saírem dali porque a claque ia ficar naquela parte e mesmo assim esses adeptos quiseram ficar la
Estarás tu a dizer que as claques são perigosas para os adeptos normais?

É indiscutível que há uma parcela (não tão significativa quanto julgam, mas que é a suficiente para gerar o pânico) de elementos das nossas claques que na mínima provocação encontram pretexto para andar à pancada. É lamentável que assim seja, mas, contra isso, nós, adeptos comuns ou elementos de claque pacíficos, pouco podemos fazer.
Mas, se queremos ir ao futebol, e sabendo desde logo que há no futebol a possibilidade de haver confusão, podemos precaver-nos.
Não é que as pessoas, por demonstrarem alguma efusividade, devam estar sujeitas a isto. É evidente que não.
Convém é perceber que há, dentro da massa adepta do Braga, um generalizado sentimento "anti-estarolismo", fruto, muitas vezes, da prepotência demonstrada pelos adeptos dos três metralhas, que, convencidos de que o mundo gira em seu torno, dedicam horas e horas a insultar adversários, a acusá-los de bi-clubismo quando isso é, tantas e tantas vezes, e particularmente no nosso caso, algo que apenas se insinua na cabeça dos mais incendiários.
Provocando como tantas provocam, dizendo sobre a nossa massa adepta o que nunca vi dizerem sobre qualquer massa adepta deste país, acusando-nos de bi-clubistas, todos eles sem excepção, não podem, depois, esperar sentar-se no nosso meio sem se sujeitarem a um certo mau-estar.

Há uns anos, em jogo da Taça de Portugal frente ao Porto - precisamente na época do Peseiro -, fui insultado uma vez por um adepto portista, que, na minha bancada e virando-se para mim, me chamou "bracarense benfiquista". Insultou uma vez. Cinco minutos depois, depois de tanto ter levado nas orelhas, depois de tantas bocas ter ouvido - não foi agredido, atenção-, lá acabou por desistir e abandonou o estádio.
Se não nos insultassem tanto, se não lançassem sobre nós o anátema do bi-clubismo, talvez contassem com um pouco mais de tolerância.
Assim, ao mínimo sinal de desrespeito, são corridos, de pouco lhes valendo terem comprado bilhete.
Querem ser chico-espertos, sejam-no na sua própria casa. É fácil. E só não compreende quem não quer compreender.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

Lau

Quote from: Luís Duarte on 10 de August de 2016, 18:01
Quote from: Layne Staley on 10 de August de 2016, 17:57
A FPF vendeu bilhetes de 10€ online, desde o 1º dia, e esses bilhetes eram para o topo norte. Eu tive 8 bilhetes desses.

Por isso não me fodam, os bilhetes da FPF online são sempre para o nosso lado, sempre.

Nós não somos o Rio Ave, não levamos 200 adeptos. É preciso respeitar o SCB.

Com o FCP e o SCP não faziam isso com toda a certeza.

Pronto, era só isto que me faltava saber. Acho que não restam grandes dúvidas quanto aos verdadeiros responsáveis (se é que ainda as havia).

Já disse isto algures e volto a afirmar. Comprei bilhetes nos últimos dias na fase de lugar anual e os bilhetes de 10€ já estavam esgotados, comprei dos de 15€!!!Não podiam ter sido devolvidos!!
Saudações Braguistas

joao1999

Quote from: Layne Staley on 10 de August de 2016, 17:57
A FPF vendeu bilhetes de 10€ online, desde o 1º dia, e esses bilhetes eram para o topo norte. Eu tive 8 bilhetes desses.

Por isso não me fodam, os bilhetes da FPF online são sempre para o nosso lado, sempre.

Nós não somos o Rio Ave, não levamos 200 adeptos. É preciso respeitar o SCB.

Com o FCP e o SCP não faziam isso com toda a certeza.
Também me lembrei disso, a partir daí já dá para ver de quem foi a culpa. Já no Jamor foi a mesma *****, com aquela parcela de adeptos adversários do nosso lado. Mas este ano essa parcela foi sendo diminuída ao longo do jogo, por falta de adeptos do Porto nessa zona.

PAF

Quote from: Luís Duarte on 10 de August de 2016, 17:50
Não percebo como é que continuam com a balela dos bilhetes devolvidos se nós esgotamos os bilhetes de 10€ e, pasme-se, a confusão foi precisamente nessa zona. Só há duas hipóteses: ou a FPF não nos disponibilizou todos os bilhetes daqueles sectores e reservou alguns para venda própria ou aqueles bilhetes foram obtidos através de sócios do Braga...

Pelo menos na 6ªf ainda havia bilhetes de 10€ é o que o Braga indica naquela promoção que fez e duvido que tenham esgotado no sábado. No entanto foram devolvidos muitos bilhetes não tenho duvidas nenhumas mesmo não sabendo de que categoria o foram.
A quantidade de pessoas que estavam naquela bancada não eram unicamente bilhetes vendidos na net nem nada lá perto, por quem e de onde vieram não faço a mínima, só a federação pode esclarecer.
Estranho o Braga nada ter dito sobre isso também.

Bracarense

Quote from: rpo.castro on 10 de August de 2016, 17:48
Quote from: Bracarense on 10 de August de 2016, 17:44
Quote from: andre.s.c.Braga on 10 de August de 2016, 13:56
o que eu vi foi 15min antes do jogo varios seguranças a recomendar aqueles adeptos do benfica a saírem dali porque a claque ia ficar naquela parte e mesmo assim esses adeptos quiseram ficar la
Estarás tu a dizer que as claques são perigosas para os adeptos normais?
Olha 1 a fazer-se parvo.

Ficar junto de uma claque adversária é alguma vez uma opção inteligente?
Mesmo se for a minha claque, posso não querer ficar junto dela por me apetecer ver o jogo sentado, ou não ter que apanhar braços e bandeiras à frente.

Mesmo que tudo corresse bem e lindamente, cumprindo as regras, ir ao futebol não é ir ao cinema. Assim como ir à missa não é o mesmo que ir tomar café.

Mas há quem seja mais papista que o papa
O parvo concorda que se não lhe apetecer ver futebol de pé ou com braços à frente possa voluntariamente mudar. O parvo não acha normal é que a segurança o aconselhe a sair do seu lugar pago só porque fica próximo da claque e os meninos fiquem incomodados e gostem de agredir. Esses meninos com essas atitudes são criminosos e esses não devem poder frequentar espectáculos civilizados.

Não acha, parvo?