News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

JOSÉ PESEIRO - O NOSSO EX-TREINADOR

Started by A.COSTA, 03 de June de 2016, 17:36

Previous topic - Next topic

200% Braga - B3

Pergunto-me se, realmente, alguém no seu perfeito juízo despediria o treinador ao dia de hoje.

Temos 3 derrotas na época (nenhuma delas em casa) contra Benfica e Shakhtar.
Temos 13 pontos à entrada para a 7ª jornada (dos melhores arranques dos últimos anos).

Os resultados são globalmente bons. Facto!
Jogamos muito poucochinho. Facto!
Isto é um mau indicador para o futuro. Facto!

Eu, pessoalmente, sou da opinião que num jogo de futebol, o processo é mais importante do que o resultado. Pela simples razão de que no futebol (como em praticamente tudo na vida) onde existem inúmeras variáveis que nunca podem ser completamente controladas, processos de qualidade geram a médio/longo prazo, resultados positivos. Uma coisa leva a outra e a longo prazo, processo e resultado não são independentes. E estes "resultados a longo prazo", entenda-se "no fim da época", por exemplo, é que são efectivamente o mais importante.
Pequenas amostras de resultados (um ciclo de 6 jogos, por exemplo) podem exibir processos bons com maus resultados e, vice-versa, maus processos com bons resultados, como a maioria pensará ser o nosso caso neste momento e, diga-se, com boas razões para o pensar.

Isto para dizer que não sou um "resultadista". Mas, mesmo assim sou da opinião de que seria ridículo despedir o treinador neste momento e seria deveras preocupante uma decisão desse género, se pensarmos na forma como o Braga planeia o Futebol.

Foi, a meu ver, um erro o regresso de José Peseiro (independentemente das suas competências) porque este ambiente era previsível, de tal forma que foi essa previsão que despoletou a rescisão do contrato aquando da sua primeira passagem e agora com a agravante de (uma vez mais) receber uma herança pesada. Mas a decisão foi tomada e com certeza que os prós e os contras foram medidos. Posto isto, fazendo fé que estas decisões são tomadas com base num projecto desportivo, José Peseiro foi a escolha da estrutura do clube. Logo, não tem qualquer tipo de lógica sequer ponderar despedir um treinador com 3 meses de trabalho e com os bons resultados apresentados.
O homem até podia ser o maior incompetente à face da terra. Com os resultados que podem ser avaliados até agora, é um completo exagero, toda esta contestação.

Magicobraga

Toda a gente sabe que só existiu essa diferença pontual porque jogamos bastantes jogos com a equipa suplentes, não foram 1 nem 2 foram muitos.

Sem Liga Europa acredito que o Porto ia tremer e muito.

Sérgio Gonçalves

Para mim despedir Peseiro é, nesta altura, absurdo. No campeonato estamos bem classificados e por isso e só por isso não faz qualquer sentido pedir a saída do treinador. Agora, que eu não auguro nada de transcendente para o resto do campeonato, isso não. Não acredito que consigamos competir com os grandes e não acredito que consigamos facilmente o 4º lugar. Não acredito, também, que consigamos passar a fase de grupos da Liga Europa. Por ultimo, não acredito que consigamos valorizar nenhum dos nossos melhores activos (Ricardo Ferreira, Vuk, Pedro Santos, Bakic, Stoij ou Hassan). Esta é a minha expectativa, mas espero estar profundamente enganado e se o estiver pago ao enormebraga, ao rpo.castro, ao PAF e ao guerreiro1921 uma francesinha no mini sport ;D (já que acabaram com os jantares do SB)

Para mim, uma boa época seria ficar em 4º lugar bem afastado do 5º e sentir durante o campeonato que estávamos pertos do 3º. Nas taças é evidente que gostava de as ganhar mas sendo competições tão dependentes de sorteios não faz grande sentido estabelecer metas. Na Liga Europa uma boa prestação é passar a fase de grupos mas, tal como dito em cima, parece-me difícil. O grupo do ano passado era mais acessível, este ano temos uma equipa de CL e outra que está acima de nós. No ano passado, o Marselha apesar de ser equipa famosa não esteve nos seus momentos áureos. Por isso, se ficarmos em 3º lugar neste grupo não posso achar um mau resultado, ou pelo menos um resultado penalizador para o Peseiro.
Sócio nº 2014

enormeBRAGA

Quote from: Sérgio Gonçalves on 01 de October de 2016, 12:48
Esta é a minha expectativa, mas espero estar profundamente enganado e se o estiver pago ao enormebraga, ao rpo.castro, ao PAF e ao guerreiro1921 uma francesinha no mini sport ;D

Olha que eu não me esqueço... ;D
#VãoTerDeContarConnosco

Sérgio Gonçalves

Quote from: enormeBRAGA on 01 de October de 2016, 14:33
Quote from: Sérgio Gonçalves on 01 de October de 2016, 12:48
Esta é a minha expectativa, mas espero estar profundamente enganado e se o estiver pago ao enormebraga, ao rpo.castro, ao PAF e ao guerreiro1921 uma francesinha no mini sport ;D

Olha que eu não me esqueço... ;D

Ainda bem, fica desde já combinado!
Sócio nº 2014

Olho Vivo

#365
A verdade é que, normalmente, mudar de treinador a meio da temporada não funciona. Por isso, quando se contrata um treinador no início de uma temporada, tem de se saber o que se está a fazer porque é determinante para o comportamento de uma equipa durante (pelo menos) toda a época. Estou-me a lembrar, por exemplo, da chegada de Mourinho ao Porto, depois de Otávio Machado, a meio da temporada (2001/2002, julgo eu). Já não conseguiu dar a volta ao texto, naquela época, apenas na época seguinte, reunindo um plantel à sua medida e trabalhando-o desde a pré-temporada, conseguiu colocar a sua equipa a jogar um futebol à sua imagem e a ter sucesso.

Portanto, independentemente do que se diga de Peseiro, goste-se ou não do seu trabalho, provavelmente, não observaríamos grandes melhorias, nesta época, com uma troca de treinador. E, mal ou bem, a verdade é que não podemos sentir-nos defraudados com os resultados. Ainda assim, compreendo perfeitamente aqueles que se sentem completamente decepcionados com a forma como a equipa (não) joga, que, de facto, não augura um futuro próximo muito risonho...

E essa conversa de perceber ou não perceber de futebol... Não acho que Peseiro tenha esse problema. Acho mesmo que tem (boas) ideias. O problema é que a chave para se ser um bom treinador é ser capaz de operacionalizar as ideias, i.e., através do treino, conseguir que os jogadores sejam condicionados a jogar colectivamente segundo essas ideias.  Sobre o treino, não sei absolutamente nada. Mas julgo que consigo perceber quando uma equipa mostra ter apreendido as ideias do seu treinador ou não. Os nossos jogadores não mostram ser capazes de transpor para as quatro linhas as ideias do seu treinador. E acho que esse é o grande problema de Peseiro. Não consegue operacionalizar as suas ideias através do treino...

Se tudo fosse uma questão de saber de futebol... era só ir a um departamento de scouting e escolher um qualquer para treinador. A questão é que ser treinador é muito mais do que saber ler o jogo e ter ideias sobre ele...

Legião

Concordo com as palavras do Olho Vivo mas fazendo futurologia e pura especulação não estou a ver Peseiro com muito futuro em Braga, mesmo que a aposta continue e os resultados até apareçam e isso é que era importante para o Braga mas não estou a ver o Salvador a ir a eleições tendo como sua aposta Peseiro, creio que são em maio. É apenas um feeling e já estou a misturar outros assuntos, mas creio que para ele era um risco grande, outra candidatura que apresentasse um treinador mais carismático seria meio caminho andado para vencer, embora um Presidente deva ser escolhido pelo seu projecto global e não apenas pelo mister que escolhe mas no futebol estas coisas pesam.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

PAF

Quote from: Sérgio Gonçalves on 01 de October de 2016, 12:48
Para mim despedir Peseiro é, nesta altura, absurdo. No campeonato estamos bem classificados e por isso e só por isso não faz qualquer sentido pedir a saída do treinador. Agora, que eu não auguro nada de transcendente para o resto do campeonato, isso não. Não acredito que consigamos competir com os grandes e não acredito que consigamos facilmente o 4º lugar. Não acredito, também, que consigamos passar a fase de grupos da Liga Europa. Por ultimo, não acredito que consigamos valorizar nenhum dos nossos melhores activos (Ricardo Ferreira, Vuk, Pedro Santos, Bakic, Stoij ou Hassan). Esta é a minha expectativa, mas espero estar profundamente enganado e se o estiver pago ao enormebraga, ao rpo.castro, ao PAF e ao guerreiro1921 uma francesinha no mini sport ;D (já que acabaram com os jantares do SB)

Para mim, uma boa época seria ficar em 4º lugar bem afastado do 5º e sentir durante o campeonato que estávamos pertos do 3º. Nas taças é evidente que gostava de as ganhar mas sendo competições tão dependentes de sorteios não faz grande sentido estabelecer metas. Na Liga Europa uma boa prestação é passar a fase de grupos mas, tal como dito em cima, parece-me difícil. O grupo do ano passado era mais acessível, este ano temos uma equipa de CL e outra que está acima de nós. No ano passado, o Marselha apesar de ser equipa famosa não esteve nos seus momentos áureos. Por isso, se ficarmos em 3º lugar neste grupo não posso achar um mau resultado, ou pelo menos um resultado penalizador para o Peseiro.

Por muito que te possa parecer estranho tenho uma opinião quase 100% igual à tua... talvez excepção à valorização de jogadores, assim de repente lembra-de de Sérgio Conceição que o pessoal passou a época a dizer que tínhamos mau futebol e no fim fizemos as melhores vendas de sempre.
No resto 4ºlugar com maior ou menor dificuldade é a nossa obrigação (haverá mais candidatos que o ano passado pelo que vamos vendo, era importante ganhar amanhã, embora não acredite muito), taças depende do sorteio, se for como o do ano passado temos obrigação de fazer igual (na taça Portugal tivemos o sporting e aí considero um 50/50).
Liga europa se passarmos é bom, foi o que estabeleci como meta sem conhecer os adversários, conhecendo-os a coisa complicou um pouco, porque o 2º lugar não será fácil. Ficar em 4º seria muito mau.
Para mim é dar tempo e confiança e depois logo se vê, sempre fiz isso com todos (não só com Peseiro), no fim é que se fazem as contas, não à 4ª ou 5ª jornada.
E não gosto de treinadores bestas e treinadores bestiais antes sequer de entrarem em campo, isso é o que me chateia mais no meio disto tudo.

guerreiro1921

Quote from: enormeBRAGA on 01 de October de 2016, 14:33
Quote from: Sérgio Gonçalves on 01 de October de 2016, 12:48
Esta é a minha expectativa, mas espero estar profundamente enganado e se o estiver pago ao enormebraga, ao rpo.castro, ao PAF e ao guerreiro1921 uma francesinha no mini sport ;D

Olha que eu não me esqueço... ;D

Agora é que o Peseiro vai ter que fazer um brilharete

Bracarense

Caro Peseiro,

Ter ideias diferentes de como se deve armar/preparar uma equipa é aceitável e já que é o nosso treinador há que aceita-lo.

Agora, a substituição do Hassan pelo Stoi aos 91' de um jogo empatado em Arouca (sem que se vislumbrasse uma lesão) é VERGONHOSA. Não é disso que quero para o meu clube e por isso mesmo, depois de hoje, só lhe peço uma coisa: DEMITA-SE.

Luso

Mais uma vez não podia deixar de dizer no fim do jogo:

«Nós estamos no início de um processo.»

http://www.maisfutebol.iol.pt/sp-braga/liga/peseiro-2-lugar-seria-muito-bom-mas-nao-saio-desiludido

Veremos até quando dura o início do processo.

Cmcorreia

Quote from: Sérgio Gonçalves on 01 de October de 2016, 12:48
Para mim despedir Peseiro é, nesta altura, absurdo. No campeonato estamos bem classificados e por isso e só por isso não faz qualquer sentido pedir a saída do treinador. Agora, que eu não auguro nada de transcendente para o resto do campeonato, isso não. Não acredito que consigamos competir com os grandes e não acredito que consigamos facilmente o 4º lugar. Não acredito, também, que consigamos passar a fase de grupos da Liga Europa. Por ultimo, não acredito que consigamos valorizar nenhum dos nossos melhores activos (Ricardo Ferreira, Vuk, Pedro Santos, Bakic, Stoij ou Hassan). Esta é a minha expectativa, mas espero estar profundamente enganado e se o estiver pago ao enormebraga, ao rpo.castro, ao PAF e ao guerreiro1921 uma francesinha no mini sport ;D (já que acabaram com os jantares do SB)

Para mim, uma boa época seria ficar em 4º lugar bem afastado do 5º e sentir durante o campeonato que estávamos pertos do 3º. Nas taças é evidente que gostava de as ganhar mas sendo competições tão dependentes de sorteios não faz grande sentido estabelecer metas. Na Liga Europa uma boa prestação é passar a fase de grupos mas, tal como dito em cima, parece-me difícil. O grupo do ano passado era mais acessível, este ano temos uma equipa de CL e outra que está acima de nós. No ano passado, o Marselha apesar de ser equipa famosa não esteve nos seus momentos áureos. Por isso, se ficarmos em 3º lugar neste grupo não posso achar um mau resultado, ou pelo menos um resultado penalizador para o Peseiro.

Em termos de sensações futuras e do que considero uma boa época tenho exatamente a mesma opinião.

Quanto ao despedir o treinador tb acho que agora não ia mudar muita coisa, por norma não acho que a troca a meio da época traga melhorias substanciais, por isso é "aguentar" a época e depois fazer o balanço!! 
Cláudio Correia

Braguista16

Quote from: Olho Vivo on 01 de October de 2016, 18:42
A verdade é que, normalmente, mudar de treinador a meio da temporada não funciona. Por isso, quando se contrata um treinador no início de uma temporada, tem de se saber o que se está a fazer porque é determinante para o comportamento de uma equipa durante (pelo menos) toda a época. Estou-me a lembrar, por exemplo, da chegada de Mourinho ao Porto, depois de Otávio Machado, a meio da temporada (2001/2002, julgo eu). Já não conseguiu dar a volta ao texto, naquela época, apenas na época seguinte, reunindo um plantel à sua medida e trabalhando-o desde a pré-temporada, conseguiu colocar a sua equipa a jogar um futebol à sua imagem e a ter sucesso.

Portanto, independentemente do que se diga de Peseiro, goste-se ou não do seu trabalho, provavelmente, não observaríamos grandes melhorias, nesta época, com uma troca de treinador. E, mal ou bem, a verdade é que não podemos sentir-nos defraudados com os resultados. Ainda assim, compreendo perfeitamente aqueles que se sentem completamente decepcionados com a forma como a equipa (não) joga, que, de facto, não augura um futuro próximo muito risonho...

E essa conversa de perceber ou não perceber de futebol... Não acho que Peseiro tenha esse problema. Acho mesmo que tem (boas) ideias. O problema é que a chave para se ser um bom treinador é ser capaz de operacionalizar as ideias, i.e., através do treino, conseguir que os jogadores sejam condicionados a jogar colectivamente segundo essas ideias.  Sobre o treino, não sei absolutamente nada. Mas julgo que consigo perceber quando uma equipa mostra ter apreendido as ideias do seu treinador ou não. Os nossos jogadores não mostram ser capazes de transpor para as quatro linhas as ideias do seu treinador. E acho que esse é o grande problema de Peseiro. Não consegue operacionalizar as suas ideias através do treino...

Se tudo fosse uma questão de saber de futebol... era só ir a um departamento de scouting e escolher um qualquer para treinador. A questão é que ser treinador é muito mais do que saber ler o jogo e ter ideias sobre ele...

Acho este raciocínio completamente desprovido de lógica. Caso se observe que não se augura grande futuro com este treinador, quanto mais cedo se mudar melhor será para todos. Que venha um novo treinador, que tenha tempo de preparar a próxima época e dar algum rumo a esta. Este treinador já tinha dado provas e agora veio re-confirmar que não serve. Porque se insiste?

Lateralus

Vai ter agora, com a paragem das seleções, o tempo (e também o regresso de vários jogadores) que o mesmo reclamou para que a equipa assimile os seus processos. Espero ver melhorado, sobretudo, o processo ofensivo e também as bolas paradas defensivas. Veremos.

Vasco Soares

#374
Independentemente de tudo tenho a ideia que a equipa vai melhorar.
E acho que vai, não porque esteja á espera que Peseiro melhore a sua abordagem técnico-táctica ao jogos, mas acho que vai melhorar, porque estou em crer que  com os lesionados que recuperem: Ricardo Ferreira, Velasquez, Benitez, Luis Aguiar André Pinto e a plena integração de Rui Fonte, vão dotar a equipa de mais e melhores opções que só podem fazer com que a globalidade da equipa melhore qualitativamente.
Trocando por miúdos, o nível da equipa vai subir, nada de anormal quanto a isto, mais e melhores jogadores poderão e desejo que o façam, vão ajudar a suprir as insuficiências do treinador, mas ao mesmo tempo também dar a este, um leque mais alargado de opções , há que realçar que Peseiro (sendo honesto e justo) tem pouco por onde escolher em certas posições, e algumas delas bem nevrálgicas como é o caso do centro da defesa.
Em resumo que a equipa seja melhor quer por um lado ou por outro acima referido, consiga fazer face à sucessão de jogos que vai ter, de uma forma mais fresca quer ao nível mental quer físico, e que os recuperados possam com a sua qualidade fazer  jogos  mais conseguidos e ao mesmo tempo para nós ,adeptos, possamos mais descansadamente assistir aos jogos.

JMSG

Se porventura (e, apesar do "bom" início de época - no que toca a resultados - acho que vai acontecer) o Peseiro for despedido (a relação com os adeptos está quase insustentável), o Velázquez seria uma boa opção. Gostei de ver o Belenenses. Tem boas ideias de jogo. O seu maior handicap será, talvez, a transição e organização defensiva. Mas isso trabalha-se. Gostava de o ver por cá, um pouco na linha do Paulo Fonseca quanto a organização ofensiva, através de mudanças e deambulações constantes

abesbilico

Quote from: JMSG on 06 de October de 2016, 15:27
Se porventura (e, apesar do "bom" início de época - no que toca a resultados - acho que vai acontecer) o Peseiro for despedido (a relação com os adeptos está quase insustentável), o Velázquez seria uma boa opção. Gostei de ver o Belenenses. Tem boas ideias de jogo. O seu maior handicap será, talvez, a transição e organização defensiva. Mas isso trabalha-se. Gostava de o ver por cá, um pouco na linha do Paulo Fonseca quanto a organização ofensiva, através de mudanças e deambulações constantes


Desculpa lá que te diga, mas o Peseiro NAO FOI DESPEDIDO. Agradeço que pares de alucinar com futurologia. Obrigado
COM O BRAGA PARA SEMPRE NO MEU CORAÇÃO, MESMO QUE NUNCA SEJA CAMPEÃO!

rvx

Quote from: JMSG on 06 de October de 2016, 15:27
Se porventura (e, apesar do "bom" início de época - no que toca a resultados - acho que vai acontecer) o Peseiro for despedido (a relação com os adeptos está quase insustentável), o Velázquez seria uma boa opção. Gostei de ver o Belenenses. Tem boas ideias de jogo. O seu maior handicap será, talvez, a transição e organização defensiva. Mas isso trabalha-se. Gostava de o ver por cá, um pouco na linha do Paulo Fonseca quanto a organização ofensiva, através de mudanças e deambulações constantes

Isso é só com alguns adeptos, que dão a impressão de quererem que a época corra mal só para terem razão, mas ninguém intelectualmente honesto pode afirmar que consegue prever o futuro. Da minha parte, o estado da equipa ainda é aceitável. Na minha experiência, despedir o treinador só funciona como efeito psicológico momentâneo. No ano passado, isso resultou com o Real, mas porque eles têm grandes jogadores e bastou um empurrão para os pôr a produzir. Com o Braga, lembro-me de três épocas em que houve chicotadas a meio da época: as do Carvalhal e Jorge Costa, e a segunda passagem do Jesualdo. Em nenhuma dessas épocas a equipa melhorou, e em todas elas a chicotada foi feita em alturas em que a equipa não estava a obter resultados. Neste momento, estamos bem colocados no campeonato e ainda não perdemos a luta pela qualificação pela Liga Europa. O descontentamento de alguns adeptos não justifica uma solução que só deve ser usada em último recurso.

JMSG

Quote from: rvx on 07 de October de 2016, 11:04
Quote from: JMSG on 06 de October de 2016, 15:27
Se porventura (e, apesar do "bom" início de época - no que toca a resultados - acho que vai acontecer) o Peseiro for despedido (a relação com os adeptos está quase insustentável), o Velázquez seria uma boa opção. Gostei de ver o Belenenses. Tem boas ideias de jogo. O seu maior handicap será, talvez, a transição e organização defensiva. Mas isso trabalha-se. Gostava de o ver por cá, um pouco na linha do Paulo Fonseca quanto a organização ofensiva, através de mudanças e deambulações constantes

Isso é só com alguns adeptos, que dão a impressão de quererem que a época corra mal só para terem razão, mas ninguém intelectualmente honesto pode afirmar que consegue prever o futuro. Da minha parte, o estado da equipa ainda é aceitável. Na minha experiência, despedir o treinador só funciona como efeito psicológico momentâneo. No ano passado, isso resultou com o Real, mas porque eles têm grandes jogadores e bastou um empurrão para os pôr a produzir. Com o Braga, lembro-me de três épocas em que houve chicotadas a meio da época: as do Carvalhal e Jorge Costa, e a segunda passagem do Jesualdo. Em nenhuma dessas épocas a equipa melhorou, e em todas elas a chicotada foi feita em alturas em que a equipa não estava a obter resultados. Neste momento, estamos bem colocados no campeonato e ainda não perdemos a luta pela qualificação pela Liga Europa. O descontentamento de alguns adeptos não justifica uma solução que só deve ser usada em último recurso.

Não estou a dizer que quero que ele seja despedido, longe disso. Simplesmente acho que ele vai ser porque a equipa, em 3 meses, não mostrou absolutamente nada, um futebol deprimente, e nós, adeptos, conhecidos pela exigência a que o clube ultimamente nos habituou, não estão a gostar do trabalho do treinador, já para não falar que o Peseiro saiu litigiosamente do Braga aquando da sua primeira passagem

Baldinotti

Quote from: JMSG on 07 de October de 2016, 13:51
Quote from: rvx on 07 de October de 2016, 11:04
Quote from: JMSG on 06 de October de 2016, 15:27
Se porventura (e, apesar do "bom" início de época - no que toca a resultados - acho que vai acontecer) o Peseiro for despedido (a relação com os adeptos está quase insustentável), o Velázquez seria uma boa opção. Gostei de ver o Belenenses. Tem boas ideias de jogo. O seu maior handicap será, talvez, a transição e organização defensiva. Mas isso trabalha-se. Gostava de o ver por cá, um pouco na linha do Paulo Fonseca quanto a organização ofensiva, através de mudanças e deambulações constantes

Isso é só com alguns adeptos, que dão a impressão de quererem que a época corra mal só para terem razão, mas ninguém intelectualmente honesto pode afirmar que consegue prever o futuro. Da minha parte, o estado da equipa ainda é aceitável. Na minha experiência, despedir o treinador só funciona como efeito psicológico momentâneo. No ano passado, isso resultou com o Real, mas porque eles têm grandes jogadores e bastou um empurrão para os pôr a produzir. Com o Braga, lembro-me de três épocas em que houve chicotadas a meio da época: as do Carvalhal e Jorge Costa, e a segunda passagem do Jesualdo. Em nenhuma dessas épocas a equipa melhorou, e em todas elas a chicotada foi feita em alturas em que a equipa não estava a obter resultados. Neste momento, estamos bem colocados no campeonato e ainda não perdemos a luta pela qualificação pela Liga Europa. O descontentamento de alguns adeptos não justifica uma solução que só deve ser usada em último recurso.

Não estou a dizer que quero que ele seja despedido, longe disso. Simplesmente acho que ele vai ser porque a equipa, em 3 meses, não mostrou absolutamente nada, um futebol deprimente, e nós, adeptos, conhecidos pela exigência a que o clube ultimamente nos habituou, não estão a gostar do trabalho do treinador, já para não falar que o Peseiro saiu litigiosamente do Braga aquando da sua primeira passagem

Eu acho que o litigio que te referes foi mais dos adeptos, ou parte deles, para com eles! Na minha opinião, nessa época ele foi despedido pelos adeptos! Excetuando o 3º lugar que nos escapou com uma época que o Paços não faz em 100, qual o objetivo que ele não cumpriu?  ::)