News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Superbraga.com, site dos adeptos do Braga

Started by Legião, 14 de April de 2016, 21:38

Previous topic - Next topic

rpo.castro

Quote from: Old School on 15 de April de 2016, 00:45
Na minha opinião, se fosse só ignorar os foristas que se fazem passar por braguitas para prejudicar o clube custa mas até se podia fazer, o pior são as consequências que isso trás. Os próprios jogadores podem vir aqui ler o que se escreve, existem votações que podem sair desvirtuadas, só para dar uns exemplos.

Outra forma de filtrar, é colocar o tópico do futebol só para quem tem um número mínimo de mensagens escritas. Por exemplo, se para aceder ao tópico do futebol, que é o mais procurado, um forista tiver de ter pelo menos 50 mensagens escritas em outros tópicos já filtrava muita gente, para um braguista isso faz-se facilmente para um não braguista já exige uma paciência extra.
Isto parece-me uma proposta menos polémica, porque a moderação já é complicada de fazer para saber quando determinado post passa ou não os limites da civilidade.
Censuras as críticas à equipa será uma tarefa ainda mais difícil e ingrata.

Esta solução de exigir 50 posts para poder participar no principais tópicos ia eliminar (senão todos em grande parte os para-quedistas). Iria dificultar a entrada de verdadeiros Braguistas, mas quantos têm entrada com o nível que aqui se vê? Será que isso não afasta mais gente.

E sobretudo damos muitos tiros nos pés, passando estas discussões para a CS e sobretudo para a equipa.
E há sobretudo um user, que ontem apareceu muito activo que deve ser barrado.
Quem não sente não é filho de boa gente.

LeonelP

Todas essas questoes como número de mensagens, registos, etc, são facilmente contornáveis. Quanto a proteger os jogadores, para mim faz parte do ofício esta exposição pública. Não só para as coisas boas mas más. Se eles não conseguem lidar com isso, não são feitos para serem jogadores de futebol. Para mim não é muito diferente de um artista que muitas vezes é propenso a comentários de toda a natureza. Se não temos pele dura como dizem os ingleses, não vamos a lado algum.

Cici

#22
Isto é um tema tão velho, mas tão velho que não sei até que ponto, merece tanto destaque.
Sou da opinião, e já cheguei a dizer directamente alguns moderadores, que devia haver mão pesada para certos membros que só estão bem a criar conflitos. Suspender ou banir meia dúzia era remédio santo. O que acontece, e talvez o maior problema, é que gente desocupada vai haver sempre, era preciso uma grande disponibilidade dos moderadores para isso.
Acho também, que já está mais que na hora de haver moderadores novos. A administração deste fórum que se chegue à frente para resolver o assunto.


Quote from: tiago1992 on 15 de April de 2016, 01:13
ps: basta ver num pormenor muito simples que são os jantares,ou a falta deles!!!!

Eu cheguei a organizar alguns há 4 ou 5 anos atrás, e era notório a falta de interesse dos fóristas. A maioria que esteve presente, pertenciam à velha guarda dos primórdios deste fórum.

Mary

Quote from: Cici on 15 de April de 2016, 14:05
Isto é um tema tão velho, mas tão velho que não sei até que ponto, merece tanto destaque.
Sou da opinião, e já cheguei a dizer directamente alguns moderadores, que devia haver mão pesada para certos membros que só estão bem a criar conflitos. Suspender ou banir meia dúzia era remédio santo. O que acontece, e talvez o maior problema, é que gente desocupada vai haver sempre, era preciso uma grande disponibilidade dos moderadores para isso.
Acho também, que já está mais que na hora de haver moderadores novos. A administração deste fórum que se chegue à frente para resolver o assunto.


Quote from: tiago1992 on 15 de April de 2016, 01:13
ps: basta ver num pormenor muito simples que são os jantares,ou a falta deles!!!!

Eu cheguei a organizar alguns há 4 ou 5 anos atrás, e era notório a falta de interesse dos fóristas. A maioria que esteve presente, pertenciam à velha guarda dos primórdios deste fórum.

Bom, realmente há gente cuja participação(má) neste fórum é no mínimo desastrosa, mas há sempre forma de contornar as proibições, portanto se calhar íamos complicar com a introdução de limitações, que provavelmente não funcionariam assim tão bem. Não sei, sinceramente não tenho neste tema uma opinião completamente sustentada.
Falo pessoalmente, andei ausente dos comentários no fórum essencialmente por razões profissionais, mas existiram momentos em que a alarvidade de alguns comentários era tal, sublinho aqui o apenas alguns, que simplesmente não consegui responder. Já diz o saber  'facebookiano': nunca discutidas com um imbecil, perdes sempre por falta de argumentos estúpidos! Não obstante nunca me afastei completamente no fórum, seguia o que era dito, sem comentar... portanto não me parece que as pessoas se afastem em definitivo, há é momentos em que não conseguimos intervir tanto...

De resto, no que aos jantares diz respeito, acho que se calhar este era um bom momento para se tentar reorganizar um... Pela minha parte tudo farei para estar presente, mas não sei o que acham...

Legião

Quote from: rpo.castro on 15 de April de 2016, 10:40
Quote from: Old School on 15 de April de 2016, 00:45

Outra forma de filtrar, é colocar o tópico do futebol só para quem tem um número mínimo de mensagens escritas. Por exemplo, se para aceder ao tópico do futebol, que é o mais procurado, um forista tiver de ter pelo menos 50 mensagens escritas em outros tópicos já filtrava muita gente, para um braguista isso faz-se facilmente para um não braguista já exige uma paciência extra.
Isto parece-me uma proposta menos polémica, porque a moderação já é complicada de fazer para saber quando determinado post passa ou não os limites da civilidade.

(...)

Sim, acho que esta forma talvez fosse até a melhor solução, não haveria proibições, o fórum continuaria aberto e faria uma selecção natural de quem só vem para expiar e lançar a instabilidade, mesmo que alguns se dessem ao trabalho seria em número bastante inferior.

É difícil para a moderação estar aqui a controlar durante os jogos e durante o dia os comentários, até porque nem sempre é fácil detectar quem se faz passar por braguista com segundas intenções, por isso acho que esta seria mesmo uma solução a testar.

Alguém da moderação é capaz de dar uma opinião sobre esta hipótese?

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Magicobraga

Quote from: Old School on 16 de April de 2016, 13:19
Quote from: rpo.castro on 15 de April de 2016, 10:40
Quote from: Old School on 15 de April de 2016, 00:45

Outra forma de filtrar, é colocar o tópico do futebol só para quem tem um número mínimo de mensagens escritas. Por exemplo, se para aceder ao tópico do futebol, que é o mais procurado, um forista tiver de ter pelo menos 50 mensagens escritas em outros tópicos já filtrava muita gente, para um braguista isso faz-se facilmente para um não braguista já exige uma paciência extra.
Isto parece-me uma proposta menos polémica, porque a moderação já é complicada de fazer para saber quando determinado post passa ou não os limites da civilidade.

(...)

Sim, acho que esta forma talvez fosse até a melhor solução, não haveria proibições, o fórum continuaria aberto e faria uma selecção natural de quem só vem para expiar e lançar a instabilidade, mesmo que alguns se dessem ao trabalho seria em número bastante inferior.

É difícil para a moderação estar aqui a controlar durante os jogos e durante o dia os comentários, até porque nem sempre é fácil detectar quem se faz passar por braguista com segundas intenções, por isso acho que esta seria mesmo uma solução a testar.

Alguém da moderação é capaz de dar uma opinião sobre esta hipótese?

Isso já acontece em outros forums e não tenho duvidas que é a melhor solução.

BracaraAvgvsta1994

Para mim essa hipótese também seria a ideal.

E mandar os benenos para a rua

Tbat

Boa tarde. Apesar de nunca ter participado no forum, sou frequentador e leitor assíduo e asseguro-vos que não sou adepto de outro clube ou um incendiário. Pese embora também não concorde com muitas opiniões em vários tópicos penso que restringir a leitura ou participação de qualquer pessoa não é boa política, primeiro porque limitaria a expressão e informação de muita gente interessada no Braga mas principalmente porque contraria a minha própria ideia do sporting clube de Braga enquanto colectividade, ou seja, um clube orgulhoso da sua história e confiante do seu futuro e que respeita e se dá ao respeito face aos outros.Assim, prefiro permitir que uma minoria de desestabilizadores obcecados se pronuncie a impedir muitos e bons braguistas de se informar e participar em discussões sobre o clube do seu coração, e nestes me incluo, pois seria dos primeiros a ser banido aplicando-se algumas propostas aqui apresentadas...resta saber quem restaria quando a triagem do verdadeiro braguismo terminasse. Um abraço a todos!

tiago1992

Sr. moderadores vão continuar sem nada dizer/fazer?

A.COSTA

Este espaço pretende ser livre e aberto, sendo se possível plural.

Na minha opinião, enquanto forista, este fórum deveria ser apenas para Braguistas (incluo sócios, deptos ou simpatizantes), mas como sabem não é fácil operacionalizar esta ideia que purificaria um pouco esta espaço. Porém vai-se vendo aqui gente que é, supostamente, braguista mas que mais parece de clubes rivais.

Este assunto carece de discussão entre os responsáveis do site e os administradores do fórum.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Legião

A.Costa sublinho essa necessidade que referiste e partilhada por mais foristas nos quais eu me incluo dos responsáveis do site e moderadores do fórum analisarem esta questão, para o bem do fórum julgo ser importante. Será difícil fazer um fórum só com braguistas mas pelo menos aquela ideia de ter um número mínimo de mensagens poderia funcionar bem, e não proibia nada nem ninguém.

Já agora e aproveitando um dia especial que se aproxima que é a final do Jamor e onde se comemora 50 anos da conquista de 66, não era uma boa altura e um bom momento simbólico para lançar o novo site? Pelo que foi dito está praticamente pronto para ser lançado, fica a sugestão.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

PAF

Quote from: A.COSTA on 16 de April de 2016, 16:30
Este espaço pretende ser livre e aberto, sendo se possível plural.

Na minha opinião, enquanto forista, este fórum deveria ser apenas para Braguistas (incluo sócios, adeptos ou simpatizantes), mas como sabem não é fácil operacionalizar esta ideia que purificaria um pouco esta espaço. Porém vai-se vendo aqui gente que é, supostamente, braguista mas que mais parece de clubes rivais.

Este assunto carece de discussão entre os responsáveis do site e os administradores do fórum.

Por isso mesmo podem até virar o forum de pernas para o ar, que pouco ou nada vai mudar! Não conheço nenhum forum que seja melhor por ser fechado ou limitado, nem um sequer...
Expulsar quem infringe regras, OK, mais que isso não vai trazer nada de positivo ao forum, nadinha.

Pedro A.

Quote from: PAF on 17 de April de 2016, 00:37
Quote from: A.COSTA on 16 de April de 2016, 16:30
Este espaço pretende ser livre e aberto, sendo se possível plural.

Na minha opinião, enquanto forista, este fórum deveria ser apenas para Braguistas (incluo sócios, adeptos ou simpatizantes), mas como sabem não é fácil operacionalizar esta ideia que purificaria um pouco esta espaço. Porém vai-se vendo aqui gente que é, supostamente, braguista mas que mais parece de clubes rivais.

Este assunto carece de discussão entre os responsáveis do site e os administradores do fórum.

Por isso mesmo podem até virar o forum de pernas para o ar, que pouco ou nada vai mudar! Não conheço nenhum forum que seja melhor por ser fechado ou limitado, nem um sequer...
Expulsar quem infringe regras, OK, mais que isso não vai trazer nada de positivo ao forum, nadinha.
O problema é que nem se expulsa quem não respeita a regra.
Vê-se gente a insultar o clube, adeptos, jogadores e demais abertamente e continuam a puder comentar aqui no fórum como se nada se tivesse passado.

Legião

Quote from: PAF on 17 de April de 2016, 00:37
Quote from: A.COSTA on 16 de April de 2016, 16:30
Este espaço pretende ser livre e aberto, sendo se possível plural.

Na minha opinião, enquanto forista, este fórum deveria ser apenas para Braguistas (incluo sócios, adeptos ou simpatizantes), mas como sabem não é fácil operacionalizar esta ideia que purificaria um pouco esta espaço. Porém vai-se vendo aqui gente que é, supostamente, braguista mas que mais parece de clubes rivais.

Este assunto carece de discussão entre os responsáveis do site e os administradores do fórum.

Por isso mesmo podem até virar o forum de pernas para o ar, que pouco ou nada vai mudar! Não conheço nenhum forum que seja melhor por ser fechado ou limitado, nem um sequer...
Expulsar quem infringe regras, OK, mais que isso não vai trazer nada de positivo ao forum, nadinha.

PAF, respeito o teu ponto de vista, mas não é por tu não conheceres que significa que não haja. A mim, parece-me óbvio onde se iria ter melhorias, até pela questão da imprensa mal intencionada que muitas vezes só vem aqui ver por onde pode pegar, se essa malta tivesse de ter pelo menos 50 mensagens escritas para ver o tópico do futebol, provavelmente já se filtrava muita gente.

Existem vários casos de fóruns que já passaram por aquilo que este está a passar e tiveram de tomar medidas neste sentido, o que é certo é que nunca mais voltaram ao modelo anterior, se calhar é porque viram que funciona melhor.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Pé Ligeiro

#34
O futebol é um autêntico fenómeno em termos de emoções, pois provoca reações muitas vezes inflamadas  e exageradas.
Quem anda no futebol sabe que estas emoções são muitas vezes coisas do momento e que muito bom pai de família por vezes "se passa" com o que acontece dentro das 4 linhas.
É natural que fora das 4 linhas, nomeadamente no fórum, possam por vezes surgir reações mais inflamadas, que muitas vezes são apenas fruto do momento e que se desvanecem à mesma velocidade com que surgiram.

O princípio há muito maioritariamente defendido no fórum, é que deve haver liberdade de expressão, sem que sejam admitidos insultos ou linguagem ofensiva, difamatória, ordinária, obscena, racial, ou que ponha em causa a integridade dos outros membros ou de terceiros.

Um princípio que todos os foristas devemos seguir é o da tolerância e não pensarmos que apenas nós é que estamos certos e que não é admitido qualquer tipo de crítica. Por vezes é mais útil a crítica, desde que bem intencionada, do que os sucessivos abanar de cabeça a dizer sim a tudo.

Outro comportamento que devemos adoptar é evitar entrar em confronto direto com quem expressa uma opinião diferente da nossa, com a qual discordamos. Podemos e devemos discordar, mas para isso, não precisamos de entrar em confronto, ou seja, não precisamos de entrar na crítica pela crítica, no desmerecer a quem fez o comentário e muito menos no insulto pessoal.

Relativamente a uma opinião com a qual não concordamos devemos adoptar um de dois comportamentos; ou replicamos de forma ordeira e civilizada, discordando da opinião através de argumentos válidos e relevantes sobre o assunto, ou então pura e simplesmente ignoramos e não damos relevância, evitando assim o inflamar do fórum.




BRAGA SEMPRE MAIS!

Legião

Pé Ligeiro, concordo a 100% mas sabemos que na prática não é assim, então nos últimos tempos muito menos. Se achamos que é com palavras que vamos mudar a atitude dos infiltrados que vêm com o objectivo de criar instabilidade ou dos jornaleiros que vêm descobrir podres, mais vale esperar sentados.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

PAF

Quote from: Old School on 17 de April de 2016, 10:21
Quote from: PAF on 17 de April de 2016, 00:37
Quote from: A.COSTA on 16 de April de 2016, 16:30
Este espaço pretende ser livre e aberto, sendo se possível plural.

Na minha opinião, enquanto forista, este fórum deveria ser apenas para Braguistas (incluo sócios, adeptos ou simpatizantes), mas como sabem não é fácil operacionalizar esta ideia que purificaria um pouco esta espaço. Porém vai-se vendo aqui gente que é, supostamente, braguista mas que mais parece de clubes rivais.

Este assunto carece de discussão entre os responsáveis do site e os administradores do fórum.

Por isso mesmo podem até virar o forum de pernas para o ar, que pouco ou nada vai mudar! Não conheço nenhum forum que seja melhor por ser fechado ou limitado, nem um sequer...
Expulsar quem infringe regras, OK, mais que isso não vai trazer nada de positivo ao forum, nadinha.

PAF, respeito o teu ponto de vista, mas não é por tu não conheceres que significa que não haja. A mim, parece-me óbvio onde se iria ter melhorias, até pela questão da imprensa mal intencionada que muitas vezes só vem aqui ver por onde pode pegar, se essa malta tivesse de ter pelo menos 50 mensagens escritas para ver o tópico do futebol, provavelmente já se filtrava muita gente.

Existem vários casos de fóruns que já passaram por aquilo que este está a passar e tiveram de tomar medidas neste sentido, o que é certo é que nunca mais voltaram ao modelo anterior, se calhar é porque viram que funciona melhor.

Eu não conheço nenhum que seja melhor e participo em alguns dos maiores fóruns nacionais. Diria mais todos eles têm exactamente o mesmo problema e no que toca ao futebol, todos têm exactamente o mesmo sem tirar nem pôr. Não conheço nenhum forum aberto ou fechado que não tenham que expulsar pessoal quase diariamente. Participo em alguns que até se pode denunciar o outro pessoal (estilo pide), obviamente nunca o fiz, nem nunca o farei, não sou nenhuma criança para andar a fazer queixinhas dos outros, com maior ou menor dificuldade entendo-me com todos.
O melhor exemplo de que o que dizem não faz qualquer sentido é o forum dos espanhois, tudo o que lá se passa sabe-se, eu nunca lá fui e já li centenas de posts de lá, dizem tão ou mais mal do clube do que qualquer user por aqui. Tem lá inscritos dezenas ou centenas de gajos do Braga (e de outros clubes), tem lá inscritos jornalistas e quem quer estar. Qual é mesmo a vantagem do forum deles? Não vi nenhuma até hoje.
Acredito que quem queira fazer um forum de meia dúzia de amigos, até possa fazer sentido uma coisa fechada, um forum de um clube que se quer grande, aberto para a cidade e para novos simpatizantes, para mim não faz sentido nenhum. Eu não sou nem mais nem menos que qualquer outro simpatizante do Braga. muito menos num forum.

O que faz falta não é fechar o forum, é unicamente ter regras (que se calhar até já existem, se existem nos casos extremos aplica-las). Fechar o forum não resolve um único problema do forum, repito nem um único problema dos que foram aqui levantados. Quem quiser pode-se inscrever, quem quiser pode insultar (houve alguém que veio aqui pedir mudanças e foi quase à mesma hora ali ao lado insultar um user...), quem quiser pode chamar nomes aos jogadores e quem quiser pode consultar informações sobre o clube com facilidade (esta é a parte que nunca percebi, qual é mesmo o problema por exemplo dos jornalistas virem cá? Há aqui algum segredo secreto? Só se for na cabeça de algum pessoal!) e a qualidade do forum vai ser exactamente a mesma, porque os users vão ser exactamente os mesmos. O que faz o forum é a educação de cada um seja ela qual for a discussão, não é ele ser fechado ou aberto, ser limitado ou ilimitado.
Com essas regras que alguns pedem, quem eram os users que existem neste momento que não podiam escrever? Parece-me que a resposta é... nenhum! Era tudo igual.
Mais regras (ou aplicação) são necessárias, mas unicamente e só para serem usadas nos extremos, porque cada um deve fazer a sua auto moderação.
Mais, na realidade querem mudar isto tudo por causa de 1 ou 2 users (não são um número maior que este  e acho que um até já deve ter sido suspenso), num universo de milhares o que torna a coisa mais sem sentido. Mais ainda quando alguns dos users, embora digam uma bacorada ou outra,muitas vezes apenas e só dizem coisas que os outros discordam totalmente e o pior é que já vi gente que os critica a insultá-los, ou seja em vez de serem diferentes descem ao mesmo nível ou pior.
Se isto é por causa do jogo do Shakthar pior ainda, vi lá uma única pessoa com comentários que podem ser considerados ofensivos por alguns (a mim nem me aquecem nem arrefecem, simplesmente leio e passo à frente).
Esta é apenas a minha opinião que é tão válida quanto qualquer outra seja neste assunto seja noutro qualquer.

PAF

Uma curiosidade, fui ler todo o tópico do Shakthar, façam o mesmo e analisem em função das respostas de cada um e do número de posts do user. Reparem na opinião de todos os users com menos posts cá no forúm. Vão ter uma bela surpresa parece-me e lá se vai a teoria dos 50posts ou dos 100 ou dos 500post para participar num tópico.

Duarte

A minha opinião sobre este assunto é que a mim cansam-me mais os comentários a criticar esses supostos infiltrados do que os próprios comentários dos abutres. Esses já sei quem são e passo à frente, não me aquece nem me arrefece. Mas basta haver um comentário estúpido de alguém que já conhecemos a peça que depois é logo 20 comentários iguais de pessoas diferentes a critica-lo, não há paciência.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

Legião

#39
Já dei o meu posto de vista que é tão válido como qualquer outro, a moderação, se achar por bem,  que converse sobre o assunto e faça o que achar melhor para o futuro do fórum e dos foristas que (ainda) o visitam.

Deixo só 2 ou 3 pontos relativamente aos últimos comentários:

- Aqui não se está a falar de fechar o fórum e eliminar foristas a torto e a direito, pelo menos o que eu sugiro é manter aberto mas com a introdução de algumas regras que protegem ou pelo menos dificultam quem vem aqui só para criar instabilidade e procurar informação nem sempre com as melhores intenções.

- Relativamente ao fórum dos espanhóis, eles lá sabem, mas certamente não sofrem 1/3 do que nós sofremos aqui.

- Acredito que a maior parte dos foristas já tenha + de 50 mensagens, mas como tudo tem sempre de se começar por algum lado. A ideia é melhorar mas principalmente salvaguardar o futuro e não deixar que piore. Esta seria também uma forma de dinamizar outros tópicos como, por exemplo, os das modalidades e da formação.

- Não se trata de mudar por causa de meia-dúzia de users é pelos muitos que foram abandonando ao longo do tempo e outros que podem vir a abandonar e que leva o fórum, na minha opinião, a perder qualidade.

- Para quem ainda não percebeu ou não quer perceber, isto nada tem a ver com o direito à critica ou ao contraditório, isso são valores intocáveis, o que se está aqui a analisar são outras questões.

- Este problema não surgiu no jogo com o Shaktar, já se passa alguns anos, com mais intensidade quando o Braga começou andar lá em cima e começou a incomodar.

- Não percebo o porquê de tanta aversão de alguns foristas a testar novas soluções quando o objectivo é tentar melhorar. Qual é o problema de experimentar e ver se trazem melhores resultados? Se a moderação achar que não trouxe melhorias pode sempre voltar à situação em que se encontra actualmente.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva