News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Superbraga.com, site dos adeptos do Braga

Started by Legião, 14 de April de 2016, 21:38

Previous topic - Next topic

Armando Coelho

Democracia à moda da Coreia do Norte. Acho que há pessoal aqui que ainda não percebeu que após um resultado negativo as emoções ficam ao rubro e muita das vezes escreve-se mais com o coração do que com a cabeça, não significa porém que sejam menos braguistas que outros que apenas abanam a cabeça em sinal de concordância.
De facto este fórum está a perder qualidade e não é exclusivamente pelos supostos infiltrados, há muita gente gente que precisa de fazer um exame de consciência, uma auto crítica, e ver se de facto não estará também a contribuir para a degradação deste espaço virtual.
Há gente que à primeira contrariedade descarrega as frustrações pelos resultados negativos, e há aqueles que se recusam a aceitar opiniões contrárias e descarregam nos mais emocionais como se fossem eles os responsáveis pelo que correu mal, mais parecendo fundamentalistas (não és por mim és contra mim).
Por mais estranho que pareça, ainda não vi nenhum fundador deste fórum a manifestar-se contra o facto de haver gente mais emocional e menos racional.
Para fechar aqui esta discussão acerca deste tema. Parece que ainda há muita gente que não percebeu e não conseguiu acompanhar o crescimento do clube ao longo destes últimos anos, quanto mais o clube cresce mais se expõe ao natural mediatismo, sejam as críticas boas ou más. São as ditas dores de crescimento.
Deixem-se de radicalismos bacocos, numa democracia, terá de haver sempre direito ao contraditório, quer nós gostemos ou não, por isso mesmo é que é apelidado de democracia, ou querem um fórum à moda da Coreia do Norte?.

PAF

Quote from: Old School on 17 de April de 2016, 14:24
Já dei o meu posto de vista que é tão válido como qualquer outro, a moderação, se achar por bem,  que converse sobre o assunto e faça o que achar melhor para o futuro do fórum e dos foristas que (ainda) o visitam.

Deixo só 2 ou 3 pontos relativamente aos últimos comentários:

- Aqui não se está a falar de fechar o fórum e eliminar foristas a torto e a direito, pelo menos o que eu sugiro é manter aberto mas com a introdução de algumas regras que protegem ou pelo menos dificultam quem vem aqui só para criar instabilidade e procurar informação nem sempre com as melhores intenções.

- Relativamente ao fórum dos espanhóis, eles lá sabem, mas certamente não sofrem 1/3 do que nós sofremos aqui.

- Acredito que a maior parte dos foristas já tenha + de 50 mensagens, mas como tudo tem sempre de se começar por algum lado. A ideia é melhorar mas principalmente salvaguardar o futuro e não deixar que piore.

- Não se trata de mudar por causa de meia-dúzia de users é pelos muitos que foram abandonando ao longo do tempo e outros que podem vir a abandonar e que leva o fórum, na minha opinião, a perder qualidade.

- Este problema não surgiu no jogo com o Shaktar, como alguns foristas referiram, já se passa alguns anos, com mais intensidade quando o Braga começou andar lá em cima e começou a incomodar.

- Não percebo o porquê de tanta aversão de alguns foristas a testar novas soluções quando o objectivo é tentar melhorar. Qual é o problema de experimentar e ver se trazem melhores resultados? Se a moderação achar que não trouxe melhorias pode sempre voltar à situação em que se encontra actualmente.

Para mim isso não passa de uma valente treta, quem quer participar no forum participa, debate e tem aqui centenas de users que o fazem com elevada consideração (mesmo sabendo que todos erraamos uma vez ou outra). Quem se vai embora é unicamente por vontade própria, porque assim quis, atribuir isso aos aoutros nem sequer me aprece sensato tão pouco. Acreditar que vão voltar é ingenuidade.

Se dizes que não queres fechar o forum ou eliminar users. Queres então fazer o quê na realidade? Se não fizeres isso não vejo nada que mude realmente. Se o forum for mais fechado o So benenos não pode comentar? O robalo não pode mandar as suas piadas umas vezes certas outras estúpidas? O Luso vai poder de deixar de chamar cepo ao Stoilikovic? Outro user qualquer não vai poder chamar frangueiro ao Mateus?
O que é um bom ou mau comentário? O que é um comentário incendiário? Tudo isto é muito subjectivo.

Se não é isto que queres, vamos à prática (isto sem fazer caça às bruxas), na realidade quem são os users que vêm cá criar instabilidade? Quem eram os users que nos últimos meses ficariam com as novas regras limitados ou coisa parecida na sua intervenção aqui? Só isto é que filtraria alguma coisa, não é verdade?
Eu não vejo nenhum, que não o tivesse sido eliminado e por isso digo que mudar, muda nada.

Eu não tenho aversão nenhuma a mudança!Apenas acho que devem acontecer quando se justifiquem. No caso acho que o forum está bem e recomenda-se como esteve sempre! E por isso não faz qualquer sentido a mudança. (o que não impede que não possam mudar, eu não tenho é de concordar...)
Está a bloquear é estar a fechar, para mim isso não faz sentido aqui nem em lado nenhum. Para isto já temos o clube que já é fechado que chegue.

Como diz o Duarte, chateia-me bem mais o pessoal que responde e cita e até insulta os users cromos que supostamente vem cá dar gozo do que propriamente os cromos.
De um post com asneiras ficamos com 10! Acho que 10 estragam mais que 1.
O só benenos foi eliminado... fui ao tópico do jogo e estão lá meia dúzia de comentários dele porque foram citados (alguns com comentários iguais ou piores), valeu de quê mesmo a eliminação do comentário dele? No fim onde é que está a superioridade de uns e  de outros?

Essa do "não deixar que o forum piore" já a ouço desde o 1º dia que cá entrei, ainda o Braga andava longe do que é hoje. E o forum ainda cá anda e daqui por 10 anos vai com certeza andar também com centenas de users que anda como tu e eu há muitos anos.

O forum funciona bem se houver boa moderação (trabalho bem difícil) estar fechado ou aberto nada muda nisso, zero mesmo. Se o fechares (mesmo que só um tópico) e não houver moderação nada muda.
Mais 99% dos supostos (supostos pois para mim são apenas isso) problemas que citam são problemas de moderação e não de o forum estar aberto ou fechado!
Mais já vi a moderação a fazer os eu trabalho e a ser criticada por ter apagado posts. E já via  moderação a fazer o seu trabalho e eu próprio já os critiquei pelo menos 1 vez porque achei que o fizeram mal. Não há forus nem moderação perfeita.
Imperfeito mesmo para mim é fechar,limitar, impedir, para isso já temos muita coisa na vida.

O forum dos espanhois é mais coisa menos coisa exactamente igual ao nosso! E é igual a todos os foruns, tem críticos, tem os típicos bota baixo e tem cromos que aparecem de quando em vez tal como aqui. Ou pensas que eles são "únicos"?

Anabela

Como sempre, e pra não citar tudo, PAF uma vez mais, na "mouche".

Legião

PAF, já dei o meu ponto de vista e não me vou alongar muito mais, se para ti o abandonando de muitos foristas e os que podem vir a abandonar é uma «treta» e só aconteceu porque assim quiseram, é o teu ponto de vista, e eu respeito. Sei que alguns foi porque o fórum deixou de ser o que era e atingiu um ponto em que quando cá vinham eram mais as vezes que se chateavam por ver o que aqui se passava do que as que não.

Deixei as minhas sugestões numa de contribuir e porque acho que pelo menos se poderia tentar melhorar em alguns aspectos e já expliquei, nos meus posts anteriores, em quais, a moderação, se achar por bem, que reflicta sobre o assunto e tome as medidas que pense serem as mais convenientes para que o fórum seja cada vez melhor.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

PAF

Quote from: Old School on 17 de April de 2016, 16:02
PAF, já dei o meu ponto de vista e não me vou alongar muito mais, se para ti o abandonando de muitos foristas e os que podem vir a abandonar é uma «treta» e só aconteceu porque assim quiseram, é o teu ponto de vista, e eu respeito. Sei que alguns foi porque o fórum deixou de ser o que era e atingiu um ponto em que quando cá vinham eram mais as vezes que se chateavam por ver o que aqui se passava do que as que não.

Deixei as minhas sugestões numa de contribuir e porque acho que pelo menos se poderia tentar melhorar em alguns aspectos e já expliquei, nos meus posts anteriores, em quais, a moderação, se achar por bem, que reflicta sobre o assunto e tome as medidas que pense serem as mais convenientes para que o fórum seja cada vez melhor.

Isso do forum deixou de ser o que era para mim vale zero, nada mesmo. É como o Braga também deixou de ser o que era! O Braga cresceu exponencialmente, obviamente o forum cresceu e a pluralidade de opiniões também e os cromos também, o tipo de espectadores no estádio também mudou, as claques também mudaram, etc, etc, etc. Nada na vida é imutável.
Se houve pessoal que deixou de cá vir (se calhar nem é vir é só escrever), foi de sua única e exclusiva vontade, somente isso, atribuir culpa aos outros não faz sentido nenhum. Atribuir às opiniões ou comentários dos outros que não gostavam de ler menos ainda. As opiniões discutem, debatem-se, pelo menos é o que eu faço (mesmo sabendo que por vezes até sou chato..) Quem vem aqui, sendo isto um forum lê o que quer e o que não quer, era o que faltava haver unanimidades. Salvo rarrissimas, muito rarissimas excepções ninguém aqui insulta ou falta ao respeito a outro user, fora isso não vejo que outros motivos haja para o pessoal se chatear. Ou se se chateiam chateiam-se com muito pouco, e isso não é culpa do forum.
Não são raras as vezes que alguns entram para escrever algo do género " é por comentários destes que venho cá cada vez menos vezes"... eu diria mais, é por comentários desses também que o forum perde qualidade! à falta de qualidade que acusam, acrescentam mais falta de qualidade.

Fui ver tópicos de 2006 e muita da gente que anda por cá é a mesma, ainda a debater o Braga, uns mais vezes outros menos, curioso que na altura já alguns diziam que o Forum não estava bem e que quantidade não era qualidade e coisas do género... passaram 10anos, o Braga está muito maior e o forum igual. daqui por 10 anos estaremos por aqui a debater o mesmo certamente.

Cmcorreia

Sem querer me alongar mt, e falando apenas pela minha experiência, eu já frequento o fórum desde 98, já escrevi mt já escrevi pouco, já andei anos afastado, nunca foi pelo fórum ser como é, umas vezes estava/estou mais disposto para isto outras nem tanto.

Eu concordo com o PAF, acho que o civismo é que faz as coisas serem melhores ou piores...

Se um boa parte das pessoas acham que isto está assim tão mau, tem sempre a opção de criar um novo fórum, se esse for bem melhor este acaba por morrer, mas não me parece que isso vá acontecer...

Discutam, comentem, deixem as vossas opiniões, se alguém for mais efusivo ou negativo, é deixá-los a falar sozinhos.

Outra nota, vejo mt gente a reclamar com os moderadores, mas quero apenas dizer que isto não é profissão e nunca se pode agradar a todos, no geral acho que fazem um bom trabalho.
Cláudio Correia

guerreiro1921

O maior problema é a falta de civismo e respeito em sociedade. E a solução passa por aí, incutir o respeito.
Penso que poderiam ser feitas as alteraçoes acima referidas de uma forma experimental e meramente experimental. Se funcionasse continuavam. Se não funcionasse voltava-se a mudar

Algumas declaraçoes menos próprias após um mau jogo ate se compreendem. Insultos e provocaçoes baratas a jogadores, adeptos, foristas e a pessoas ligadas ao SCB são inadmissiveis.

Carvalhinha

Por incrível que pareça, no que toca a este assunto, estou de acordo com o que o PAF aqui escreveu. As pessoas que deixaram de cá vir, foram-se embora porque quiseram. Costuma-se dizer que quem está mal muda-se. Quem não gostar do fórum em si, tem bom remédio de não pôr cá os dedos. Mas... têm também a possibilidade de deixarem-se ficar para melhorarem aquilo que acham estar mal. Sempre ouvi dizer que, desistir é para os fracos. E quem corre por gosto não cansa. Eu já ando neste fórum há mais de uma década (estou a ficar velha!), e quando comecei escrevia e intervinha muito mais, tinha mais disponibilidade e vontade. O tempo passa, as pessoas vão crescendo e as prioridades começam a ser outras. Mas o meu gosto pelo Braga é mais forte para deixar de participar neste espaço que eu considero único para os amantes e simpatizantes do meu clube! Há posts desnecessários, há. Há fóristas que só estão bem a criticar, há. Isso a mim entra-me a 100 e sai-me a 200. Tal como o Duarte faz, passo à frente. Não ligo. E não ligar é a melhor resposta que se pode dar a essa gente. Mas como tudo, há limites, e se alguém passar dos carretes... não sou contra a alguma intervenção rígida por parte dos moderadores.

Algo que eu acho que não faz sentido, e que eu não gosto de ver aqui no fórum é a alteração dos nicknames por parte dos usuários. Isso deveria ser proíbido. Uma pessoa habitua-se a ver aquele nickname, de repente a pessoa decide mudar e achámos nós que a pessoa se foi embora, mas na verdade ela continua por aqui, apenas com outro nome. Acham-se chicos-espertos, mas a maneira de escrita e os números de mensagens são reveladores.

Falou-se aqui dos jantares SB. Os convívios sempre foram aconchegantes. Talvez este fórum esteja a passar por uma crise de casamento e a precisar de uma mãozinha... ;D

Mary

Quote from: Carvalhinha on 18 de April de 2016, 11:16
[...]
Algo que eu acho que não faz sentido, e que eu não gosto de ver aqui no fórum é a alteração dos nicknames por parte dos usuários. Isso deveria ser proíbido. Uma pessoa habitua-se a ver aquele nickname, de repente a pessoa decide mudar e achámos nós que a pessoa se foi embora, mas na verdade ela continua por aqui, apenas com outro nome. Acham-se chicos-espertos, mas a maneira de escrita e os números de mensagens são reveladores.

Falou-se aqui dos jantares SB. Os convívios sempre foram aconchegantes. Talvez este fórum esteja a passar por uma crise de casamento e a precisar de uma mãozinha... ;D

Não cito tudo para não tornar o post demasiado extenso, mas concordo em absoluto com o que foi dito.
Sublinho apenas aquilo que deixei a negrito, é de facto evidente que há foristas que mudam de nick e nem é preciso ser grande linguista para perceber, pela análise básica do discurso, que há pessoas que entretêm a repetir, sob outros nomes, a mesma coisa, para criar atritos. A esses apenas digo: Caríssimos, podem julgar-se muito inteligentes, mas  isso é somente aquilo que vulgarmente se designa de chico-espertismo saloio... se acham que são "grandes" assim, entretenham-se lá, se os levamos a sério ou não, isso, como dizia o outro "já são outros 500"!

De resto...no que respeita à crise de casamento e a necessidade de um convívio, concordo também :)

Duarte

É verdade. Este é o único fórum em que participo (e participo em vários) em que se pode mudar o nick e isso é absurdo. Acho que uma melhoria simples era essa... Noutros fóruns existe um dia de mudança anual em que se cria um tópico e os users dizem a intenção de mudar e qual o nick para que querem mudar para toda a gente saber quem é que passou a ser quem.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

SCB Monsul

Citando o PAF: 

"Como diz o Duarte, chateia-me bem mais o pessoal que responde e cita e até insulta os users cromos que supostamente vem cá dar gozo do que propriamente os cromos.
De um post com asneiras ficamos com 10! Acho que 10 estragam mais que 1.
O só benenos foi eliminado... fui ao tópico do jogo e estão lá meia dúzia de comentários dele porque foram citados (alguns com comentários iguais ou piores), valeu de quê mesmo a eliminação do comentário dele? No fim onde é que está a superioridade de uns e  de outros?"

O que precisa de mudar no fórum é a atitude dos foristas, o chamado aprender a "meter na borda do prato". Quem não gosta de um comentário o que tem a fazer é simplesmente passar à frente, não começar a criticar a torto e a direito, não insultar e não citar constantemente todos os posts. Quem discordar e tiver uma argumentação correcta para apresentar, de certeza que não irá criar nenhuma confusão. Existem vários foristas exímio em atirar pedras. Uma altura, por um simples post em que critiquei uma coisa normal (devem-se contar pelos dedos posts meus deste tipo) já me chegaram a acusar de desestabilizador do fórum, de mau adepto, de inútil ao clube, de tudo e mais alguma coisa. Toda a gente que paga cotas tem o direito de exigir e de não gostar de alguma coisa, haja respeito.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

PAF

Descobri agora que se podia mudar de nick! Não fazia ideia. Sabia que algum pessoal alterou, mas pensei que tinha sido somente aquando da mudança do forum aqui há uns anos! Eu pensei que o pessoal era expulso ou suspenso e regressava com outras contas, embora achasse estranho o número de posts de alguns!
E mais estranho achava haver gente que eu nunca li com muitos muitos posts! Agora fez-se luz!

Estamos sempre a aprender!!

rpo.castro

Quote from: PAF on 18 de April de 2016, 18:48
Descobri agora que se podia mudar de nick! Não fazia ideia. Sabia que algum pessoal alterou, mas pensei que tinha sido somente aquando da mudança do forum aqui há uns anos! Eu pensei que o pessoal era expulso ou suspenso e regressava com outras contas, embora achasse estranho o número de posts de alguns!
E mais estranho achava haver gente que eu nunca li com muitos muitos posts! Agora fez-se luz!

O Adepto mudou primeiro para um nick com números (2045 ou lá o que era) e agora é o Só Com Benenos.
O Gaston Ramirez também mudou para Wanayama12 (ou lá o que era) e chegou a ter um 3º (lembro-me disto do Mercado de Verão, por causa dos jogadores que sugeria).

Os outros na maior parte das vezes não se consegue perceber quem é que era.
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

Quote from: rpo.castro on 18 de April de 2016, 19:23

O Adepto mudou primeiro para um nick com números (2045 ou lá o que era) e agora é o Só Com Benenos.
O Gaston Ramirez também mudou para Wanayama12 (ou lá o que era) e chegou a ter um 3º (lembro-me disto do Mercado de Verão, por causa dos jogadores que sugeria).

Eu sabia que eram eles, ou pelo menos desconfiava, mas pensei que criavam novos nicks e não mudavam o nick inicial. Pensei que tinham sido expulsos ou coisa do género (nem sei se fazem isto no forum) e depois ressuscitavam!

Cici

Quote from: PAF on 18 de April de 2016, 19:27

Eu sabia que eram eles, ou pelo menos desconfiava, mas pensei que criavam novos nicks e não mudavam o nick inicial. Pensei que tinham sido expulsos ou coisa do género (nem sei se fazem isto no forum) e depois ressuscitavam!

Ainda me lembro que para se mudar de nick, só com autorização do gestor de conteúdos do fórum. Isto porque mudei o meu há vários anos e tive que lhe pedir. Mas pelos vistos, essa regra entretanto mudou.

Carvalhinha

Quote from: Duarte on 18 de April de 2016, 12:25
É verdade. Este é o único fórum em que participo (e participo em vários) em que se pode mudar o nick e isso é absurdo. Acho que uma melhoria simples era essa... Noutros fóruns existe um dia de mudança anual em que se cria um tópico e os users dizem a intenção de mudar e qual o nick para que querem mudar para toda a gente saber quem é que passou a ser quem.

Isso seria uma excelente alternativa.

Legião

Alguém sabe se para a próxima época já vai haver o novo fórum? Segundo foi referido já está pronto, se for para avançar aproveitem para pensar em algumas ideias que foram aqui debatidas/sugeridas pelos foristas. Precisamos de um fórum que fomente mais o braguismo sempre com a diversidade de opiniões mas que não seja uma fonte de instabilidade, sei que para alguns foristas "basta" ignorar mas, na minha opinião, ganhávamos mais em tentar ter um fórum mais "saudável", nem sempre é fácil ver deitar abaixo o clube e os nossos e simplesmente ignorar.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

guerreiro1921

Quote from: Old School on 01 de May de 2016, 19:21
Alguém sabe se para a próxima época já vai haver o novo fórum? Segundo foi referido já está pronto, se for para avançar aproveitem para pensar em algumas ideias que foram aqui debatidas/sugeridas pelos foristas. Precisamos de um fórum que fomente mais o braguismo sempre com a diversidade de opiniões mas que não seja uma fonte de instabilidade, sei que para alguns foristas "basta" ignorar mas, na minha opinião, ganhávamos mais em tentar ter um fórum mais "saudável", nem sempre é fácil ver deitar abaixo o clube e os nossos e simplesmente ignorar.

Concordo em absluto.

Baldinotti

Eu fui dos que alterei e posso admitir sem problemas. Antes era zebraga mas como existe outro forista,salvo erro,zebraga1985 decidi alterar para o meu nick actual, que uso por exemplo para, às vezes, mandar uns "bitaites" na página da bola :D

LeonelP

Pois bem, já ando para o fazer há bastante mas como alguns dos foristas o fizeram, aqui também deixo a minha mudança de nick. Era o LeoP mas como já existe um LeoR achei por bem mudar. Pode ser? :D