News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SAÍDA DE ROGERIO GONÇALVES. DEIXEM FICAR APENAS AQUI OS COMENTÁRIOS!!!

Started by Brigada253, 19 de February de 2007, 12:44

Previous topic - Next topic

JR1287

Duas notas muito breves:

- apanhar a carruagem tão adiantada é muito difícil. Antes que seja alguém que já está dento dela a ir para o lugar de maquinista; e o Jorge Costa parece-me uma hipótese tão boa como outra qualquer. Eu nem gosto muito do homem, mais não seja pela escola que tem, mas nesta altura do campeonato, antes assim. Logo se verá o que ele vale...

- quanto ao Micael: acho engraçado tanta crítica ao Jorge Costa, que não tem experiência e nunca mostrou serviço como treinador. E que experiência tem o tal Micael? Treinar os juvenis não é bem a mesma coisa. Além disso, pelo passado do Jorge Costa, ele tem perfil e moral para se impor a todos os jogadores do Braga (com excepção do João Pinto), o que obviamente não acontece com os outros jogadores. E o nosso balneário parece não ter respeito nenhum pelos treinadores. E o respeito adquire-se pela postura (dou um exemplo - alguns jogadores do Sporting jogaram com o Paulo Bento, e devia ser tu cá tu lá; mas agora, todos, mesmo os mais velhos, o tratam por Sr. Bento; alguém tem dúvidas que o Sr. Costa pode impor muito mais respeito que o Sr. Maicael?...)

BRAGA.COM

Quote from: Ricardo on 19 de February de 2007, 15:42
Vou dar a minha opinião mas vou revelar aqui um confilto de interesses: o Micael Martins é um copincha da Quinta da Capela e um amigo.
Neste momento, se eu fosse o presidente do Braga punha o Jorge Costa a treinador principal. Ele é um líder nato, um treinador jovem que creio ter o respeito do balneário (alguns são mesmo quase da sua idade) e uma pessoa ambiciosa. Mas isso não chega para treinador do Braga. É preciso um suporte técnico/táctico que creio, o Jorge Costa não reúne. Impõe-se então que se arranje um treinador-adjunto que seja um profundo conhecedor, uma pessoa que o aconselhe e lhe faça ver potenciais erros que possa estar a cometer no escalonar da equipa. Aqui entra o Micael. É um fanático da táctica e uma pessoa idónea, com capacidades intelectuais provadas (está a acabar o mestrado na Faculdade de Desporto da UP) e com capacidades tácticas que estão à vista de quem for ver os juvenis a jogar. Antes disso já deu provas em todos os escalões do SCB. Não nos esqueçamos que o Micael pegou na equipa B À sétima jornada com 1 ponto e acabou o campeonato com 33 pontos. Isto não é sorte, especialmente se considerarmos que a equipa B do ano passado era bastante medíocre.
Porque não sugiro o Micael para treinador principal? Acho que a sua posição iria começar bastante enfraquecida. Para começar, iria ter que provar que merecia o lugar pois é um ilustre desconhecido no panorama da primeira liga. Se os resultados dos primeiros jogos fossem maus concerteza iria provar o amargo sabor do chicote. Ainda tenho que convir que alguns jogadores são mesmo mais velhos do que o Micael (creio tem 32 anos) o que tornaria a sua estadia como comandante mestre um pouco mais difícil.
Só haveria uma pequena coisa a lamentar com esta "promoção". Os nossos juvenis iriam ficar sem esta mente brilhante para a fase seguinte do campeonato juvenil. É que para esta equipa, ter o Micael a treinador é melhor do que ter o melhor ponta de lança. Digo-vos já. vi ali pormenores tácticos que não vi na equipa principal!
Está tudo dito,o Jorge Costa é um líder nato,mas só isso não basta....mas vamos lá ver no que isto irá dar.
Quanto ao Micael ele tem um enorme potencial,teve azar que a equipa B se tenha extinguido o ano passado,está este ano a frente dos juvenis e já vai com 17 vitórias consecutivas!!! irá levar os muidos bem longe,espero a campeões!!!
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA

Apenas_Braga

FORÇA JORGE COSTA - ELEVA O NOME DO S.C. DE BRAG BEM ALTO - TÃO ALTO QUANTO TU COMO JOGADOR
[url="https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues"]https://www.facebook.com/JoseMSRodrigues[/url]

José Paulo Pedrosa

Quote from: cardoso on 19 de February de 2007, 18:49
Quote from: El Che on 19 de February de 2007, 18:32
Desculpem mas não posso concordar com alguns foristas.
Entao esta epoca nao está ser desastrosa? Pode nao estar a ser em termos de classficação, mas esta a ser em termos de exibição.
Vamos entrar e instabilidade, mas será que podia haver mais instabilidade do que esta que estavamos a viver(em seis jornadas apenas ganhamos uma).

Sim, mas quando Jesualdo veio para cá não precisou também de tempo?
Quanto ao Jorge Costa, evidentemente que como treinador do Braga tem todo o meu apio, como todos os outros enquanto cá estão.
Precisou de tempo porque teve que construir uma equipa competitiva.

Já o Carlos Carvalhal e o Rogério Gonçalves pegaram numa equipa com uma dinâmica muito boa e com bons executantes.

Força Braga
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

Anabela

Por mim, nem tinha saído o Carvalhal nem saía agora o Rogério.
Principalmente a poucos dias do jogo mais importante do Braga!
Mas, decidiu sair, ficamos com o Jorge Costa, espero que consiga fazer um bom trabalho!

cardoso

Quote from: Anabela on 19 de February de 2007, 20:14
Mas, decidiu sair, ficamos com o Jorge Costa, espero que consiga fazer um bom trabalho!

COMPLETAMENTE de acordo.
João Paulo, o que dizes tem lógica, mas não é verdade que houve mudanças enormes no plantel com as quais Carvalhal e R. Gonçalves tiveram de lidar?
Quando dizes que R. Gonçalves pegou na equipa com uma "dinâmica muito boa" não estarás a exagerar?

Pé Ligeiro

Quote from: cardoso on 19 de February de 2007, 20:30

COMPLETAMENTE de acordo.
João Paulo, o que dizes tem lógica, mas não é verdade que houve mudanças enormes no plantel com as quais Carvalhal e R. Gonçalves tiveram de lidar?
Quando dizes que R. Gonçalves pegou na equipa com uma "dinâmica muito boa" não estarás a exagerar?

Cardoso,
Desculpa lá, João Paulo sou. Penso que te querias referir ao José Paulo ;)
BRAGA SEMPRE MAIS!

Miguel Portela

Estou muito muito triste como e possível 2 treinadores se demitirem no mesmo ano...  :'(
Eu pensava que isso era para clubes tipo os metralhas mas nós estamos a ficar iguais ***** **** **** .
Não basta perder pa ****** da semana já se uma desgraça ainda um treinador se demite não há condições!!!! Por pior que ele fosse tinha o dever de cumprir o contracto pelo menos até ao fim da época e ai sujeitar-se a avaliação dos adeptos. Com resultados ou a falta deles. ::)
Saudações Desportivas,
Miguel Portela
[url="https://mipmed.com/"]https://mipmed.com/[/url]

domgouveia

bom mto bom a verdade que nao tinha qualidade para estar neste grande club --mas nao so tb falta mta qualidade no plantel...mais grave ainda sao as mentiras DO PRISINDENTE  levando todos acreditar na liga dos campeoes apesar de alguns bons negocios nao entende nada  quanto a contratar jogadores a demora do ponta de lanca e um ex. pelos vistos tb esse fraco como os outros saudadas do joao tomas teremos todos prometer nao custa custa e comprir para comprir tem de ter bons jogadores e dinheiro tem entrado que chegue ESTARA A SER BEM APROVEITAdO????QUERO UM BRAGA CAMPEAO.....                  UM DIA REGRESSO AO MEU PAIS  PARA BRAGA CamPeao VIVa  VIVA ViVA AO NOSSO BraGA.....J.C.G EMPRESARIO RESIDENTE NA SUICA...

José Paulo Pedrosa

COMPLETAMENTE de acordo.
Se nos referirmos à dinâmica da equipa este ano tens razão, porque esta tem tido várias nuances.

A dinâmica de que falo é a do professor Jesualdo Ferreira e acho que tem todo o cabimento falar já que o grosso do plantel permanece. Para mim a diferença será o facto do Braga ter melhores executantes este ano.

Parece-me (e posso estar errado) que o Carlos Carvalhal quando cá chegou limitou-se a copiar o que já se fazia, aconteceu que os jogadores tomaram-lhe o pulso e ele foi embora. O Rogério Gonçalves quando cá chegou disse que queria pôr a jogar mais ofensivamente...disse entrelinhas que ia pôr a equipa a jogar ao seu estilo e o que é certo é que não teve competência.

No fundo, penso que todos os bracarenses/braguistas concordam, o Braga deste ano apesar de ter melhores jogadores, não teve um treinador à altura do Professor, porque aquela dinâmica defensiva que nos fez ser uma das melhores defesas da europa e aquele estilo de jogo manhoso à italiana acabou...infelizmente :-\

Força Braga
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

cardoso

José Paulo, até concordo contigo quando dizes que temos melhores jogadores... na teoria!
Ter vedetas nem sempre é bom. Talvez os jogadores do Braga tenham muito poder no balneário... talvez esta coisa do pulso firme não devesse ser necessária... talvez esse não deva ser um motivo para despedimento de um treinador.
Bem, eu nunca foi grande adepto deste treinador, só acho que ele foi vitima de várias coisas: das expectativas demasiado altas que se criaram, da "herança" de Jesualdo, do vedetismo de alguns jgadores, talvez de uma "sombra" demasiado pesada de Jorge Costa, de uma personalidade fortissima do presidente, de  lacunas no plantel, de demasiadas mudanças no plantel, de lesoes inesperadas...
repara, assim ao correr das teclas já te apontei uma porrada de atenuantes para o desempenho menos bom de R. Gonçalves. Daí eu dizer que ele merecia um pouco mais de tempo.

Vivem-se momentos atribulados para os lados do Estádio Municipal de Braga. Uma série de jogos sem vencer, aliado a exibições paupérrimas, contribuíram para por alguns adeptos e associados em polvorosa.
Foi-lhes dito que este plantel talvez fosse o melhor de todos os tempos.
Foi-lhes dito que este ano ambicionava-se mais que o "habitual" 4º lugar.
Foi-lhes dito que Jesualdo Ferreira não continuava porque não encaixava no perfil de treinador desejado.
... Com o decorrer dos tempos, os associados, primeiro com algumas reservas, agora com muitas certezas, começaram a constatar que o que lhes foi dito não corresponde à verdade.
Procuro explicações e elas vão, em última analise, responsabilizar o Presidente do SCB, António Salvador.
Não pretendo depreciar ou contestar o trabalho de António Salvador ao serviço do SCB, bem pelo contrário, ele tem sido na generalidade bem positivo, louvável, muito rigoroso, bom... e mais adjectivos houvesse. Contudo, na presente temporada, meteu os pés pelas mãos, no que respeita ao planeamento do plantel, e o resultado estamos a vê-lo agora.

O SCB não tem um plantel que lhe garanta a luta pelos lugares de acesso à Champions League, como inicialmente António Salvador quis fazer-nos acreditar, pois as limitações são evidentes. Apesar das limitações, o SCB continua a ter um plantel com jogadores acima da média onde, Luís Filipe e Madrid, sobressaem-se em relação a outros bons jogadores que compõem o resto do plantel. Apesar de tudo não cometo nenhum exagero se considerar que temos plantel para ir à "Europa".
Foi na planificação do plantel que o SCB claudicou mas não só...também ao mudar de treinador e ao apostar na incerteza.

Claudicou em toda a linha(adiante...). A equipa apesar de estar mais forte em algumas posições(extremo direito), quando comparamos com o plantel da época anterior, é manifestamente mais fraca e um pouco desequilibrada. Por exemplo, na posição de lateral esquerdo, na época passada, o titular era Jorge Luiz e Rossato a alternativa. Na presente temporada, Pedro Costa, que numa hipotética escala de opções, corresponderia no conjunto das duas épocas à 5ª opção, já foi titular. Este exemplo é bem elucidativo da queda abrupta de qualidade em determinadas posições.

A par da manifesta falta de qualidade dos jogadores que compõem o plantel em determinadas posições, há outros factores que importa salientar e dar ênfase: os aspectos psicológicos. É demais evidente a falta de confiança e querer, e o modo como tudo isto contribui para a quebra de rendimento da equipa, não só de agora, mas desde o início com Carlos Carvalhal. Onde está a insatisfação por perder? Quem paga a factura?
A equipa a nível psicológico estava, e está, sempre esteve, inibida, presa de movimentos, descrente, apesar de alguma qualidade estar lá e esporadicamente dar um ar de sua graça e presentear-nos com exibições de gala. A irregularidade é a nota dominante e paradoxalmente, as melhores exibições ocorreram em jogos onde os índices de motivação estavam no máximo, nomeadamente nos jogos da Taça Uefa, FCP e SLB...

Nos demais jogos, perdoem-me o exagero, faltou muita coisa.
Faltou motivação, querer, raça, atitude...
Faltou consistência defensiva, apesar de defender com muita gente.
Faltou capacidade ofensiva, apesar de ter boa percentagem de posse de bola.
Faltou capacidade para anular e impor o seu jogo ao adversário, apesar do SCB estar num patamar acima das demais equipas, quando se presumiria que o adversário iria ter uma abordagem mais táctica, mais defensiva, somos confrontados com adversários a jogarem desinibidos e sem temor ao "nome" do SCB, e o SCB, passivamente, a adaptar-se ao jogo do adversário!! se me fiz entender...
Faltou objectividade e acima de tudo, sentido de equipa.
Todas as premissas atrás citadas, desaguam, qual corrente de um rio, no Treinador. Outrora Carlos Carvalhal, hoje, Rogério Gonçalves.

Como é natural, as criticas aparecem quando os resultados e exibições não aparecem. A culpa é da defesa... a culpa é dos avançados... a culpa é do meio campo... a culpa é do treinador... a culpa é do cãozinho... a culpa é do sistema... Acho despropositado estar a criticar aspectos tácticos e reclamar novos sistemas tácticos. Acho que a questão se prende mais com aspectos psicológicos, como atrás demonstrei, que propriamente com a filosofia e sistema táctico. Aliás, se o mal fosse esse, seria autêntico suicídio estar a mudar de sistema táctico nesta altura do campeonato, seria sempre preferível manter um sistema que apesar de irregularidade exibicional garantisse uns pontinhos a optar por uma mudança radical e optar agora por um novo sistema, como por exemplo o 4-4-2 ou outra variação, a não ser que, esse eventual sistema táctico seja um sistema alternativo e já trabalhado pelo grupo de trabalho.

Rogério Gonçalves tem que incutir espírito ganhador, insatisfação por perder, e querer...Atitude, não um novo sistema táctico.

A equipa não reage à adversidade, aprendeu a viver com ela e aparentemente acomodou-se.

Há que dar um abanão... caso não seja capaz, nem tenha competência para o fazer, o melhor é mesmo disponibilizar o lugar. Apesar de, por princípio, ser totalmente contra a saída de um treinador, por considerar que esta decisão acarreta custos, nomeadamente, nos objectivos desportivos, neste caso em particular acho que poderia hipotecar os objectivos "mínimos", ou seja, o habitual 4º lugar conseguido em anos anteriores. Quem conhece a realidade por "dentro" e tem o poder de decisão,  tem que tomar uma decisão em consciência e sempre consentânea com os interesses do SCB, presentes e futuros.

Caso a situação se arraste e Rogério Gonçalves não consiga inverter a actual situação, a curto prazo, relutantemente, devo dizer que deve tomar a decisão mais digna e abandonar a liderança do grupo de trabalho. Mais... se a actual situação se mantiver, não estou somente à espera que Rogério Gonçalves ponha o lugar à disposição, mas estou à espera que António Salvador tome uma decisão nesse sentido e faça o mesmo que fez com Fernando Castro Santos. Digo isto, para mal dos meus pecados, porque, apesar de, como disse anteriormente, reconhecer custos desportivos e financeiros num eventual despedimento de Rogério Gonçalves, será um mal menor, quando comparado com outras situações e pormenores, adquiridos com muito custo ao longo destes anos e que hoje estão bem visíveis na comunidade braguista. Entre elas o aumento de simpatizantes; orgulho colectivo; capital de respeito e simpatia granjeados; prestígio; notoriedade; espirito mobilizador e ganhador...

PS- texto escrito em 29/01/07 no blogue http://braguista.blogspot.com/
Força Gverreiros

Quote from: cardoso on 19 de February de 2007, 18:49
Quote from: El Che on 19 de February de 2007, 18:32
Desculpem mas não posso concordar com alguns foristas.
Entao esta epoca nao está ser desastrosa? Pode nao estar a ser em termos de classficação, mas esta a ser em termos de exibição.
Vamos entrar e instabilidade, mas será que podia haver mais instabilidade do que esta que estavamos a viver(em seis jornadas apenas ganhamos uma).

Sim, mas quando Jesualdo veio para cá não precisou também de tempo?
Quanto ao Jorge Costa, evidentemente que como treinador do Braga tem todo o meu apio, como todos os outros enquanto cá estão.

Precisou de tempo, Cardosão. É verdade. Muito tempo... só que esqueces um pormenor: os resultados.
Jogos houve que apesar do SCB ter ganho, a exibição foi paupérrima. A equipa foi brindada no final com uma valente assobiadela(SCB-Belenenses)...
Na época 2003/2004, o SCB conseguiu nas primeira jornadas uma série de vitórias consecutivas e uma regularidade razoável, somente qubrada quando o SCB mudou de estádio.
Força Gverreiros

cardoso

Quote from: Ferreira-Braga on 19 de February de 2007, 20:38

COMPLETAMENTE de acordo.

Cardoso,
Desculpa lá, João Paulo sou. Penso que te querias referir ao José Paulo ;)

peço desculpa aos dois. Foi uma confusão de "jotapês" ;)

cardoso

Zé, mesmo no início não houve grandes resultados, pois não?
E com Rog. Gonçalves achas que os resultados têm sido maus? Eu não diria tanto... pelo menos que justificassem uma chicotada. Ainda nos ultimos dias andavamos aqui "todos" a pular de alegria porque estavamos nas 3 frentes. Eramos os maiores, mesmo com Rog. Gonçalves.

Pedro-SCB

O Rogerio saiu do BRAGA porque quis completar o 11 de treinadores que ja abandonaram o clube na recente temporada!!
LOOOOL ;D ;D

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=775801&div_id=1676

PauloAM

PauloAM

soccer

Mais duas notas muito Breves!!!

Jorge a treinador - vou apoiar ao máximo a sua campanha no nosso clube, independentemente de se gostar dele ou não, certo?

Prof. Micael a adjunto? Concordo plenamente com o que foi dito pelo Ricardo estámos perante alguém que  tem uma formção específica na area, portanto, na minha persepectiva era a pessoa ideal para assumir o cargo , até porque na entrevista que ele deu demonstrou ser alguém que possui muita ambição e acima tudo um discurso interessante.

Força Braga

Quote from: cardoso on 19 de February de 2007, 22:05
Zé, mesmo no início não houve grandes resultados, pois não?
E com Rog. Gonçalves achas que os resultados têm sido maus? Eu não diria tanto... pelo menos que justificassem uma chicotada. Ainda nos ultimos dias andavamos aqui "todos" a pular de alegria porque estavamos nas 3 frentes. Eramos os maiores, mesmo com Rog. Gonçalves.

FCP 2- SCB 0
SCB 1- CDN 0
MFC 0- SCB 2
SCB 2- GVFC 1
CFM 1- SCB1
SCB 0- SCBM 2
CFA 1- SCB 2
SCB 1- RAFC 1
FCPF 0- SCB  1
SCB 0 - BFC 0
SCB 2- CFEA 1
SCP 2- SCB 0
SCB 3- UDL 1
SLB 2- SCB 0
SCB 2- VSC 1
AAC 1- SCB2
SCB 2- CFB 1

Na 1ª volta o SCB conseguiu 10 vitórias, 4 derrotas e 3 empates.
Com alguma ligeireza, posso dizer que, na presente temporada, com os mesmos jogos(17), mas com uma melhor equipa, os resultados no campeonato são: 8 vitórias; 4 empates e 5 derrotas
Força Gverreiros

cardoso

Correndo o risco de ser teimoso, continuo a dizer que não era caso para uma medida tão drástica.
Mas o que está feito, feito está e vamos em frente. As pessoas passam, o ENORME fica.
Por mim, fica o agradecimento que acho que devo a Rogério Gonçalves porque me parece que fez tudo o que podia e sabia.