News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SC BRAGA - 4 vs Belenenses - 0 --> Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 30 de October de 2015, 17:09

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Nem sei o que escrever...

Só sei que, nesta época, saio do estádio muito mais satisfeito com a qualidade de jogo da equipa. Mesmo que os resultados dificilmente sejam muito melhores que os da temporada passada (ainda que tenhamos o acréscimo das competições europeias), é reconfortante ver uma equipa que quer jogar um futebol com nexo, sem "biqueirada para o quintal", mesmo que nem sempre consiga ser tão acutilante quanto quer - e isso até aconteceu ontem, na primeira fase do primeiro tempo. E acho que a maior parte do nosso público está com a equipa, mesmo quando o nosso futebol parece não conseguir ultrapassar a parede que ns surge pela frente. Foi algo que também ficou do jogo de ontem. A equipa foi muito paciente também porque o público soube ser paciente. É algo que não me parece sequer muito normal. O habitual é os adeptos começarem a dar sinais de impaciência quando a equipa é obrigada a voltar para trás para recomeçar do novo e circular a bola por outro lado. Talvez a injecção de futebol de correrias e muitas vezes sem nexo da época passada tenha vacinado os nossos adeptos. Ainda bem que assim acontece porque só assim pode a equipa ter a persistência para insistir no seu futebol até o adversário ceder.

O jogo de ontem teve ainda o acréscimo de ter mostrado com eloquência a qualidade individual do nosso plantel e a forma como todos os jogadores, mesmo os que menos têm jogado, sabem interpretar bem o que este modelo de jogo lhes pede. Na verdade, ter mudado o coração do meio-campo e a qualidade do nosso futebol não se ter ressentido é algo que não deixa de surpreender. E a verdade é que Filipe Augusto e Luiz Carlos estiveram muito, muito bem. Há ainda um conjunto de jogadores que "apenas" confirmaram a qualidade que já se lhes conhece - e que são claramente beneficiados por este modelo de jogo (sobretudo Rafa, a confirmar as suas capacidades, e Alan).

Mas, na verdade, o que mais me surpreende em relação ás expectativas que tinha à partida para esta época é a qualidade do eixo da nossa defesa. Boly vem mostrando já há alguns jogos uma qualidade, sobretudo com bola, invulgar para um defesa-central. Mas Ricardo Ferreira tem-me enchido também as medidas. Não será tão "virtuoso" quanto o francês, mas tem também uma qualidade com bola surpreendente - e mostrou-o neste jogo de forma exemplar. Para além disso, tem um bom tempo de entrada aos lances e, atendendo à altura, é bastante rápido e ágil.  Sinceramente, acho que André Pinto vai sentir algumas dificuldades em voltar à equipa (ainda que, com tantos jogos pela frente, haja certamente oportunidades para todos).

Também mercece uma palavra Goiano - que, não sendo um Djavan, cumpriu com distinção a missão de dar profundidade ao seu flanco. E ainda bem, porque realmente faltam alternativas a Djavan.

De resto, fiquei um pouco desapontado com o Belenenses. Pensei que nos dariam mais dores de cabeça no contra-ataque. Kuka à parte (bom jogador mas sempre bem vigiado) foi tudo muito curto. Ou talvez tenhamos sido nós, com o nosso futebol de pé para pé, a reduzirmos o Belém a missões quase exclusivamente defensivas (com 11 e com 10).

De registar mais um penalty incrível por assinalar - num lance que me fez lembrar um outro penalty por assinalar sobre Danilo, na época passada, no Estoril. Não consigo perceber como,pelo menos, o fiscal de linha não vê uma coisa daquelas.

E, pronto, vamos lá a Marselha (que acaba de vencer em Nantes), tentar selar o apuramento para a fase seguinte da Liga Europa.

Carvalhinha

Eu estou sem palavras, o Paulo Fonseca está a surpreender-me com a equipa... vou ter de lhe tirar o chapéu!
Mas que bem que temos jogado. É um espectáculo assistir aos nossos jogos.

magico_scbraga

Estou maravilhado com o futebol do nosso Braga. Começam a faltar-me as palavras para descrever a mestria que o nosso treinador tem revelada, seja no futebol que impõe, seja na gestão, meticulosa, dos jogadores e das suas expectativas, seja ainda da forma como estes, os menos utilizados, entram na equipa sem que saia desvirtuado o futebol a que nos temos habituado.
Fantástico!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

LeonelP

Quote from: JRGR on 01 de November de 2015, 20:16
Espero que os "pára-quedistas" tenham gostado e voltem mais vezes ao estádio.

Sei de três "paraquedistas" que foram ver o jogo porque no dia seguinte era o 1º de novembro... são braguistas... só que vivem fora!...

Sim, vamos chamar pára-quedistas aos que vêm de vez em quando. Isso vai ajudá-los a vir mais vezes...

Robalo

E se fosse um jogador dos estarolas a fazer um passe como o do Alan para o segundo golo?

A.COSTA

Quote from: Robalo on 02 de November de 2015, 14:05
E se fosse um jogador dos estarolas a fazer um passe como o do Alan para o segundo golo?

Fantástico de facto. Olha para um lado e passa para outro.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Lipeste

Quando vi o onze fiquei apreensivo porque entramos com um meio campo que ainda não havia sido testado para além de Viseu, temia pela sua falta de rotinas de jogo e considerando a quantidade, qualidade e características das opções disponíveis para esse sector temo sempre que vejo L. Carlos a titular...o facto de termos entrado em campo com uma dupla de PL que, pelas suas características individuais, me parece estar longe de ser a melhor opção para o nosso modelo de jogo, modelo esse que exige que um deles saiba  movimentar-se bem entre linhas crie linhas de passe, abra espaços para que outros possam entrar e ajude a ligar o nosso jogo no último terço ofensivo, também me preocupou um pouco uma vez que nem Stojiljkovic e muito menos Hassan o conseguem fazer com a qualidade e a regularidade que o nosso jogo lhe(s) exige (o jogo com o Arouca tinha mostrado um pouco isso)...Stojiljkovic é mais móvel que Hassan mas também é,  em minha opinião, muito semelhante ao egípcio na ocupação de espaços, isso limita-nos nas opções de finalização...temos para a posição de PL uma quantidade e qualidade média como nunca tivemos mas, até perceber se temos ou não no plantel outro jogador que nos possa oferecer aquilo que Rui Fonte nos oferece, considero que  para jogar de inicio, neste modelo de jogo, o internacional português é indiscutível (custa-me dize-lo porque está emprestado...).

Falando do que foi o jogo e deixando para trás aquilo que temi que pudesse vir a ser não posso deixar de começar com dois elogios à cabeça:
- o primeiro para PF, porque se as coisas não tivessem corrido bem (mau resultado e/ou mau jogo), como não sou hipócrita, estaria aqui a questionar as suas opções, mas como nada disso aconteceu, não apenas por termos ganho mas acima de tudo pela personalidade demonstrada e pelos processos muito bem assimilados, ele é o grande vencedor da partida, está a apostar na rotatividade e a equipa está a responder bem ao que lhe é pedido, para além de ter mantido o nível competitivo e exibicional, sabe o que faz em campo e mostra-se bem  oleada nos diferentes momentos do jogo, isso, mais do que a qualidade individual dos jogadores, que não é pouca, diz-me muito quanto à qualidade do trabalho desenvolvido pelo nosso  treinador na vertente do treino...não é fácil manter o nível exibicional/competitivo de jogo para jogo, nem sequer alcançar os objectivos da temporada através de alterações constantes no onze, relembro que Lopetegui perdeu um campeonato com essa estratégia, mas como o nosso plantel é tão mais forte que todos os outros que nos seguem, juntamente com a qualidade de jogo que estamos a cimentar, julgo que, como sempre achei, não teremos dificuldade alguma para  ficar em quarto lugar, acho é que poderiamos aspirar a um pouco mais que isso e se "por acaso" o  conseguirmos com esta rotatividade, PF terá ainda mais mérito;
- o segundo para Rafa, que grande temporada está a fazer, quando os craques estão em forma até um remate falhado dá em assistência para golo, não é para todos hehehe...não entramos no jogo como certamente pretendiamos, andamos 20' a apalpar terreno, quase a passo, mas quando apareceu Rafa tudo mudou, pegou no jogo levou-nos para a frente e arrastou toda a equipa com ele... fez tudo bem, transportou bola, fez passes de ruptura, assistiu, rematou, marcou e aos oitenta minutos ainda corria como se acabasse de ter entrado...nota 10 em 10.

Esses primeiros vinte minutos menos conseguidos são também e muito da responsabildade do Belenenses que veio com a lição bem estudada, apostou numa pressão alta, não nos deixou sair a jogar como gostamos, estendeu por todo o terreno  essa pressão ao portador da bola e dessa forma foi conseguindo parar-nos porque para além de Rafa não tínhamos ninguém em campo com capacidade para executar depressa, para receber bola e ter logo na cabeça duas ou três soluções, quando ele "decidiu" pegar no jogo, como eu acho que é sua obrigação em momentos similares, arrastou toda a equipa com ele e começamos aí a desmontar a estratégia dos pastéis que só foi vivo para o descanso porque o árbitro decidiu não assinalar uma grande penalidade escandalosa sobre Baiano.

Quando passamos a jogar contra dez já estávamos a vencer e a fazer um bom jogo...ao contrário de Sá Pinto que, reconhecendo grande mérito ao Braga, considerou que o jogo acabou a quando da expulsão de L. Leal, eu acho que o jogo terminou quando, impulsionados por Rafa, começamos a jogar grande futebol  e marcamos o primeiro golo...é impossível sabe-lo, mas estou convencido que mesmo com L. Leal em campo fariamos na mesma uma grande exibição e ganhariamos sempre aquela partida...

A.COSTA

Terminada a votação, foi eleito MGP, por larga maioria RAFA.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JRGR

Quote from: LeoP on 02 de November de 2015, 13:14
Quote from: JRGR on 01 de November de 2015, 20:16
Espero que os "pára-quedistas" tenham gostado e voltem mais vezes ao estádio.

Sei de três "paraquedistas" que foram ver o jogo porque no dia seguinte era o 1º de novembro... são braguistas... só que vivem fora!...

Sim, vamos chamar pára-quedistas aos que vêm de vez em quando. Isso vai ajudá-los a vir mais vezes...
Foi uma resposta irónica ao post do "SCB.Guerreiro" pág. 2.

easy_scb

Sou o único a considerar Wilson Eduardo uma alternativa capaz a Rui Fonte?

LeonelP

Quote from: JRGR on 02 de November de 2015, 19:28
Quote from: LeoP on 02 de November de 2015, 13:14
Quote from: JRGR on 01 de November de 2015, 20:16
Espero que os "pára-quedistas" tenham gostado e voltem mais vezes ao estádio.

Sei de três "paraquedistas" que foram ver o jogo porque no dia seguinte era o 1º de novembro... são braguistas... só que vivem fora!...

Sim, vamos chamar pára-quedistas aos que vêm de vez em quando. Isso vai ajudá-los a vir mais vezes...
Foi uma resposta irónica ao post do "SCB.Guerreiro" pág. 2.

Erro meu então.

Lipeste

Quote from: easy_scb on 02 de November de 2015, 19:43
Sou o único a considerar Wilson Eduardo uma alternativa capaz a Rui Fonte?
O Wilson Eduardo em termos de mobilidade também me parece que é o jogador que mais se assemelha ao Rui Fonte mas como não o conheço tão bem assim (não me recordo de o ver jogar nem das suas prestações passadas, antes de cá chegar, como segundo avançado) não sei até que ponto será capaz de oferecer à equipa aquilo que R. Fonte oferece: abertura de espaços através de movimentações entre a linha média e a linha defensiva adversária, ligação de jogo no nosso último terço, temporizar com bola e aguardar por linhas de passe quando a finalização não é a melhor solução,  capacidade para nos dar largura...o W. Eduardo, pelo que lhe tenho visto fazer cá em Braga, parece-me mais talhado para jogar em acelerações e oferecer profundidade, mas como disse não o conheço assim tão bem.

100%SCB

Quote from: Lipeste on 02 de November de 2015, 20:38
Quote from: easy_scb on 02 de November de 2015, 19:43
Sou o único a considerar Wilson Eduardo uma alternativa capaz a Rui Fonte?
O Wilson Eduardo em termos de mobilidade também me parece que é o jogador que mais se assemelha ao Rui Fonte mas como não o conheço tão bem assim (não me recordo de o ver jogar nem das suas prestações passadas, antes de cá chegar, como segundo avançado) não sei até que ponto será capaz de oferecer à equipa aquilo que R. Fonte oferece: abertura de espaços através de movimentações entre a linha média e a linha defensiva adversária, ligação de jogo no nosso último terço, temporizar com bola e aguardar por linhas de passe quando a finalização não é a melhor solução,  capacidade para nos dar largura...o W. Eduardo, pelo que lhe tenho visto fazer cá em Braga, parece-me mais talhado para jogar em acelerações e oferecer profundidade, mas como disse não o conheço assim tão bem.

Eu nao confio no wilson nem de perto nem de longe...
Posso vir a engolir o que disse.

Parece-me lento sem capacidade de drible, mas tambem nao o conheço.
Nao gosto dele, mas posso vir a gostar.
Alrm disso se e para ele ser considerado ponta de lança deveriam sair 1 ou mesmo 2.
FORÇA BRAGA