News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Benfica 2-0 S.C.BRAGA - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 13 de March de 2015, 16:53

Previous topic - Next topic

brigada da relote

Baiano? Como é que é possivel dizeres isso, Gverreiro2014? Não é o espaço exterior que se controla, mas sim o interior, pois é aí que a baliza se situa, logo maior proximidade de se marcar, para quem ataca, maior preocupação para quem defende. Nesta situação em especifico, seria Danilo a pegar num dos avançados que baixou e um dos defesas a pegar no outro, neste caso, Tiago Gomes que "perdeu" a sua referência (Salvio) para André Pinto que ficou na marcação e Aderllan Santos na dobra (apoio). Assim, ficaria Danilo com Jonas e T. Gomes com Lima. A penetração do Benfica pela zona central seria imediatamente controlada e o passe de Pizzi ficaria à partida "desmamado". É esta "liberdade criativa" na zona central que me enerva!!!

Lateralus

Essa "nuance" já está mais que identificava, até pelo mais comum dos adeptos. Agora, se a intenção é defender, talvez se deva prescindir de Micael e colocar Mauro mais recuado, como que invertendo o triângulo do meio-campo. Mas essa não parece ser a ideia do Sérgio, pelo menos para já.

A ideia de jogo já está escolhida e tão pouco esta é a altura mais adequada para mudar, até porque ninguém pode contestar os resultados obtidos. Agora, convém que o nosso treinador (assumindo que ficará) comece a preparar um estilo alternativo para a pré-época que aí vem.

Legião

Quote from: ibn1992 on 15 de March de 2015, 12:18
Quote from: Old School on 15 de March de 2015, 08:08


Na bancada estivemos bem representados, parabéns a todos os adeptos que foram à Luz:


Essa foto não é deste ano...Quem dera que tivessemos metade desses...

Vi na net pensei que fosse, sorry.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

JotaCC

Quote from: brigada da relote on 15 de March de 2015, 14:17
SC continua sem entender onde se ganham jogos. Aqui fica um exemplo onde se vê bem a falta de preenchimento entre-linhas entre defesa e meio campo. Esta falta de definição entre Danilo e Tiba já nos custou imensos pontos este ano. Mas verdade seja dita. Só neste jogo (3º), e com Pizzi em campo, é que JJ conseguiu explorar esta parte do terreno. Aqui está o nosso calcanhar de Aquiles bem exposto no 1º golo do Benfica. Qualquer equipa que se superiorize nesta zona, estará mais próxima de nos marcar (e ganhar!). Se juntarmos a qualidade individual de Benfica e FC Porto, os 2 últimos resultados dizem tudo:



Eu continuo na minha neste jogos em contra ataque faz falta um trinco de referencia alguem que recupera bolas e jogue a frente da defesa

Lateralus

Respeito a opinião, mas faz-me um pouco de confusão ver o Matheus como o mais votado. Fez duas ou três defesas importantes, mas podia ter feito melhor nos golos sofridos. No primeiro, está mal colocado; no segundo, dá-me a impressão que podia ter feito bem melhor.

Eskol

Quote from: Lateralus on 15 de March de 2015, 20:23
Respeito a opinião, mas faz-me um pouco de confusão ver o Matheus como o mais votado. Fez duas ou três defesas importantes, mas podia ter feito melhor nos golos sofridos. No primeiro, está mal colocado; no segundo, dá-me a impressão que podia ter feito bem melhor.
Não tem hipótese em nenhum dos lances, são indefensáveis, não havia nada que ele pode-se ter feito

LS

Quote from: Lateralus on 15 de March de 2015, 20:23
Respeito a opinião, mas faz-me um pouco de confusão ver o Matheus como o mais votado. Fez duas ou três defesas importantes, mas podia ter feito melhor nos golos sofridos. No primeiro, está mal colocado; no segundo, dá-me a impressão que podia ter feito bem melhor.

Concordo. No primeiro golo a bola vai a fugir dele, mesmo estando mal colocado não tem culpa, o remate penso que era indefensável.. Já no 2º também penso que poderia ter feito bem melhor.

JotaCC

Quote from: SCB - 4 ever on 15 de March de 2015, 21:03
Quote from: Lateralus on 15 de March de 2015, 20:23
Respeito a opinião, mas faz-me um pouco de confusão ver o Matheus como o mais votado. Fez duas ou três defesas importantes, mas podia ter feito melhor nos golos sofridos. No primeiro, está mal colocado; no segundo, dá-me a impressão que podia ter feito bem melhor.

Concordo. No primeiro golo a bola vai a fugir dele, mesmo estando mal colocado não tem culpa, o remate penso que era indefensável.. Já no 2º também penso que poderia ter feito bem melhor.

Poderia ter feito como o Pardo também  a defesa estava descompensada

Lipeste

Quote from: D.Wade3 on 15 de March de 2015, 14:53
Quote from: Lipeste on 15 de March de 2015, 14:44
Quote from: Pé Ligeiro on 15 de March de 2015, 14:15
Quote from: kiko ibn on 15 de March de 2015, 13:38
Equipa sem ideias, sem fio de jogo, sem uma jogada com princípio, meio e fim.
Estar a tentar arranjar justificações para a derrota com critérios de arbitragem é ridículo. Perdemos e perdemos bem, não há discussão possível. Não tivemos uma única jogada de perigo, nada, nada, nada. Nem o empate merecíamos sequer.

Futebolísticamente falando, houve e há um grande desnível entre Porto/Benfica e o nosso Braga. Temos sim equipa para ombrear com o Sporting na luta pelo 3º lugar, mas com esta derrota e com a hipótese dos viscondes passarem novamente para 7 pontos de diferença, vai ser complicada. No entanto, enquanto matematicamente possível, há que acreditar!

Parabéns e um obrigado a todos os que foram defender as nossas cores à pocilga!

Esta é de facto a realidade do que aconteceu nestes dois jogos e em mais alguns, embora nãio de forma tão notória. Esperemos que o Sérgio Conceição aprenda com estas derrotas e trabalhe a equipa de forma diferente.
Tenho muitas dúvidas, para não dizer a certeza, que Sérgio Conceição venha a alterar o que quer que seja no nosso modelo de jogo devido a estas duas derrotas...a cada jogo e a cada conferência de impremsa fico cada vez mais convencido que é só neste processo de jogo que ele acredita (transações rápidas/contra ataque) e que julga ser o melhor para atingir os objectivos pretendidos...se ao longo de 25 jornadas, com tantas críticas e evidências, relativamente às nossas limitações na gestão da  posse de bola e organização ofensiva nada fez para dotar a equipa com outros argumentos nessas vertentes nada indica que o venha a fazer agora, infelizmente acreditar nessa mudança/ upgrade é, para mim, como acreditar no pai natal, uma impossibilidade.

Acho q ele prefere não arriscar nesse tipo de jogo de posse porque envolve subir linhas, e depois ou subia a linha defensiva e seria o caos com o aderlan e o andre pinto, ou deixavam-se recuados e abria um fosso ainda maior entre linhas.

Não é fácil jogar em posse de bola. Se fosse todos o faziam. O adversário não pode marcar se não tiver a bola, não é?

De qq forma, não é a meio da época que uma alteração dessas no estilo de jogo de uma equipa deve ocorrer... Na minha opinião claro

Devemos deixar o homem fazer o trabalho dele nas melhores condições, o resto, só o tempo dirá. Acho que é bom treinador e queria vê-lo muitos anos por cá. Mas isto sou eu
D.Wade3, sou completamente favorável à estabilidade, aliás acho mesmo que a nossa estratégia desportiva deveria assentar em ciclos de três temporadas com o mesmo treinador, a primeira para implementar um modelo de jogo com o quarto lugar como objectivo mínimo, a segunda para o solidificar e sem o assumir publicamente atacar os lugares de acesso à LC e a terceira no mesmo sentido da segunda, esperando sempre que os metralhas possam surgir mais debilitados e assim podermos entrometer-nos na luta pelo título...para isso poder acontecer teríamos também que manter a espinha dorsal da equipa ao longo desses ciclos, mesmo sendo nós, tal como todos os clubes portugueses, vendedores, o passado comprova ser possível manter jogadores fundamentais durante esse período de tempo e ao mesmo tempo realizar mais valias com transferências (Domingos e Jardim herdaram essa espinha dorsal com anos de clube e consequentemente com dinâmicas, processos e princípios de jogo bem trabalhadas e enraizadas)...bem sei que só permaneceram no clube duas e uma temporada respectivamente, isso só prova que mediante determinadas circunstâncias também é possível conseguir muito bons resultados logo à primeira.

A questão não está em dar tempo a SC a questão está em tentar perceber o que ele fará com esse tempo...irá continuar a trabalhar e a solidificar o seu modelo de jogo e as dinâmicas a ele associadas assente nas transições ofensivas (contra ataque e ataque rápido)  num regime de exclusividade?...ou será que vai evoluir e transportar a equipa para outro patamar, outro nível, sem abandonar as transicções (contra ataque e ataque rápido) e acrescentando-lhe a organização ofensiva em ataque organizado? Em minha opinião esse upgrade é algo que lhe deveria ser exigido.
Exigido porquê? Desde logo pelas caracteristicas da nossa Liga, composta maioritariamente por equipas altamente defensivas que quando nos defrontam jogam sempre num bloco médio/baixo e assim pouco se expõe aos nossos contra ataques, sem outros argumentos, para além do contra ataque e ataque rápido teremos sempre muitas dificuldades, como aliás todos temos constando...para além disso o modelo de jogo de uma equipa não pode ser estática, tem que se adaptar às suas necessidades e nós temos uma necessidade premente de saber ter bola, de saber o que fazer com ela para além de lançar contra ataques ou despeja-la sem nexo para último terço do terreno, de a saber fazer circular, de sabermos sair em organização ofensiva assente no ataque organizado...também acho que com tamanha limitação nunca poderemos aspirar a mais que um quarto lugar.

Dizes que num modelo de jogo que incorpore, para além das transições ofensivas em contra ataque e ataque rápido, a organização ofensiva em ataque organizado nos expomos mais às investidas dos adversários e criamos um fosso entre sectores mas não tem que ser assim, tudo dependerá da forma como a equipa se organizar nesse momento do jogo...actualmente vejo muitas vezes esse fosso entre sectores, por exemplo, a nossa defesa coloca variadissimas vezes a bola na frente precisamente por causa desse fosso, porque não tem opções, porque os médios não recuam para receber a bola.

Cmcorreia

Quote from: brigada da relote on 15 de March de 2015, 14:17
SC continua sem entender onde se ganham jogos. Aqui fica um exemplo onde se vê bem a falta de preenchimento entre-linhas entre defesa e meio campo. Esta falta de definição entre Danilo e Tiba já nos custou imensos pontos este ano. Mas verdade seja dita. Só neste jogo (3º), e com Pizzi em campo, é que JJ conseguiu explorar esta parte do terreno. Aqui está o nosso calcanhar de Aquiles bem exposto no 1º golo do Benfica. Qualquer equipa que se superiorize nesta zona, estará mais próxima de nos marcar (e ganhar!). Se juntarmos a qualidade individual de Benfica e FC Porto, os 2 últimos resultados dizem tudo:


Este problema tem sido recorrente. Já foi mais do que falado neste fórum por muitos.
Jogando contra equipas com muito mais qualidade esse problema torna-se mais... problemático!!
Cláudio Correia

set5

Quote from: Lipeste on 15 de March de 2015, 21:51

(...)

Dizes que num modelo de jogo que incorpore, para além das transições ofensivas, a organização ofensiva nos expomos mais às investidas dos adversários e criamos um fosso entre sectores mas não tem que ser assim, tudo dependerá da forma como a equipa se organizar nesse momento do jogo...actualmente vejo muitas vezes esse fosso entre sectores, por exemplo, a nossa defesa coloca variadissimas a bola na frente precisamente por causa desse fosso, porque não tem opções, porque os médios não recuam para receber a bola.

Concordo em quase tudo neste post, neste parágrafo é que não estou com as mesmas ideias.
De facto, só o tempo dirá se o SC vai tentar usar um sistema alternativo para previlegiar a posse de bola e não o jogo de transições permanente, como tem sido este ano... Também acho que pode ser uma necessidade para jogar com equipas super defensivas. Também acho que com um verão pelo meio e uma pré-época, SC terá condiçoes para trabalhar isso mesmo. Só temos a ganhar com alguma estabilidade no comando técnico da equipa.

Os problemas com o jogo de posse, a meu ver podem ser:

a) A reacção a perda de bola, é chave, e um erro nisto pode dar um contra ataque perigoso, que é coisa que no nosso campeonato de 18 equipas, 15 delas estão preparadissimas para isso, nós sendo uma delas.

b) Subindo a equipa em bloco, obriga a subir a linha defensiva, e embora tenha confiança nos nossos centrais (mais em andre pinto que em santos), tenho pavor a isto, pelo que vi na época do peseiro... Era o coração nas mãos sempre que perdíamos a bola, se bem me lembro... Caso a linha não suba, o espaço entre linhas aumenta, muito, e este problema nós já lidamos com ele agora.

c) Seria necessário um verdadeiro trinco (nos moldes de custódio  :-\) que fizesse bem a ligação defesa-meiocampo. Mauro (ainda) não é esse jogador. Não vejo muitos jogos da B, mas os que vi, gostei do Vuckcevic, mas pode não servir tb.

d) Alguns dos nossos atletas não têm qualidade, ou nao foram formados, para isso, pura e simplesmente. (S. Agra, P.Santos, Éder, Luiz Carlos, Baiano, ....).
Se SC quisesse usar um sistema deste tipo, já estaria debilitado a partida. Por exemplo, os dois primeiros que referenciei são dois extremos que procuram a linha com o drible e a velocidade 99% das vezes que tocam na bola. Não os estou a ver a movimentar-se muito além disto. Baiano se sobe no terreno, não desce tão rápido como isso e Luiz Carlos mal sabe fazer um passe. Éder é muito trapalhão com a bola. Tudo bem que não são titulares, mas são os melhores que ha neste momento no banco.


E por fim, são sistemas tacticamente muito mais complexos, a jogar num bloco mais subido, mais compacto e com menos espaço para jogar, os jogadores não se podem mexer à sorte. Têm de saber o que fazer e quando fazer em variadas situações. Têm de se entrosar mais uns com os outros. Jogar em transições é sempre mais simples e mais fácil de treinar para resultados mais rápidos.

Vi aqui à dias numa daquelas magazines da champions que a sportv transmite, um jogador do bayern, não me recorda quem, a dizer que Guardiola distribuiu sebentas com 100+ páginas sobre os processos ofensivos e defensivos que queria usar, para o plantel decorar. Não tou a dizer que somos o bayern ou que temos de ser a nivel ofensivo, mas fica um exemplo do trabalho que não deve ser fácil.

Eu jogo basket de "liga dos ultimos" e já me custa saber o que fazer nas praí 10 jogadas que a minha equipa corre  :P

O que eu prefiro para este tipo de jogo é um 4-4-2, sem dúvida, mas não sei porque, ninguem usa... Em portugal, joga tudo em 4-3-3.

Em 4-4-2, por ventura um 4-1-3-2 tinhamos melhores opçoes... Pardo a 2º PL descaindo para as alas, ou mesmo rafa, a combinar pelo meio cm ruben micael. Se fossemos jogar em posse de bola, bloco alto, penso que seria melhor assim do que com o modelo actual.

Outra coisa, e para terminar: A jogar em posse, ruben micael tem de ser dono e senhor da equipa ofensivamente. Será que nossos adeptos, sempre prontos a assobiar o rapaz aguentam isso calados?

Robalo

O ultimo remate a baliza digno desse nome que vi o meu clube fazer,foi no minuto 92 em vila do conde...

JotaCC

Quote from: Robalo on 16 de March de 2015, 11:27
O ultimo remate a baliza digno desse nome que vi o meu clube fazer,foi no minuto 92 em vila do conde...

Estas a esquecer do remate do Zé Luís contra a Porto que o Danilo desvia para canto quase em cima da linha do golo

Sparta1

Quote from: Cmcorreia on 15 de March de 2015, 21:53
Quote from: brigada da relote on 15 de March de 2015, 14:17
SC continua sem entender onde se ganham jogos. Aqui fica um exemplo onde se vê bem a falta de preenchimento entre-linhas entre defesa e meio campo. Esta falta de definição entre Danilo e Tiba já nos custou imensos pontos este ano. Mas verdade seja dita. Só neste jogo (3º), e com Pizzi em campo, é que JJ conseguiu explorar esta parte do terreno. Aqui está o nosso calcanhar de Aquiles bem exposto no 1º golo do Benfica. Qualquer equipa que se superiorize nesta zona, estará mais próxima de nos marcar (e ganhar!). Se juntarmos a qualidade individual de Benfica e FC Porto, os 2 últimos resultados dizem tudo:


Este problema tem sido recorrente. Já foi mais do que falado neste fórum por muitos.
Jogando contra equipas com muito mais qualidade esse problema torna-se mais... problemático!!

Isto é o que se chama jogar á medida do adversário. Os avançados do Benfica procuram sempre as entrelinhas e neste caso foram servidas de bandeja. Há clubes que durante a semana estudam o adversário para evitar estas coisas.
Outro problema que temos tido é a teimosia em entrarmos en todos os jogos com 10, refiro-me naturalmente à absoluta inexistência do Rafa que só o treinador é que não consegue ver.
Mas parece que o Sc está satisfeito com o 4 lugar e como muitos paineleiros dizem é o mínimo para a qualidade do plantel do Braga.
Há que ter a ambição...não apenas a de correr atrás da bola furiosamente como o meu cão mas de algo mais.

FORÇA BRAGA!

krugger

A verdade é que a equipa, ao longo deste campeonato, só a espaços é que praticou bom futebol, ora por ainda estar em processo de adaptação às ideias do treinador ora pelo menor rendimento de algumas peças importantes, o Rafa anda desaparecido, o Tiba alterna entre grandes exibições e algumas para esquecer, entre outros.
Apesar disso os resultados têm aparecido e nao podemos por tudo em causa devido a dois resultados negativos, mas que nao são nenhum escandalo, acompanhados por duas exibições confrangedoras, estas sim podemos dizer algo escandalosas, pela ausencia de ambição.

Na minha opiniao nao estamos em altura de dissecar nada, estas sim numa altura de reunir as forças, fazer um toque a reunir as tropas para o fim da temporada, temos o 4º lugar na nossas mão e temos de lutar pelo acesso à final da Taça de Portugal, posso ser pragmatico demais, mas a mim o que me interessa são os resultados, se nao jogamos um futebol muito bonito isso para mim é algo secundario, é importante mas secundario, o que quero é numa epoca em que mudamos de treinador, mais uma vez, retomar o indice de vitorias, manter o 4º lugar e de preferencia ganhar a taça de Portugal, se conseguirmos estes 2 objectivos a epoca é tudo menos negativa, antes pelo contrario.

set5

Quote from: krugger on 16 de March de 2015, 13:44
A verdade é que a equipa, ao longo deste campeonato, só a espaços é que praticou bom futebol, ora por ainda estar em processo de adaptação às ideias do treinador ora pelo menor rendimento de algumas peças importantes, o Rafa anda desaparecido, o Tiba alterna entre grandes exibições e algumas para esquecer, entre outros.
Apesar disso os resultados têm aparecido e nao podemos por tudo em causa devido a dois resultados negativos, mas que nao são nenhum escandalo, acompanhados por duas exibições confrangedoras, estas sim podemos dizer algo escandalosas, pela ausencia de ambição.

Na minha opiniao nao estamos em altura de dissecar nada, estas sim numa altura de reunir as forças, fazer um toque a reunir as tropas para o fim da temporada, temos o 4º lugar na nossas mão e temos de lutar pelo acesso à final da Taça de Portugal, posso ser pragmatico demais, mas a mim o que me interessa são os resultados, se nao jogamos um futebol muito bonito isso para mim é algo secundario, é importante mas secundario, o que quero é numa epoca em que mudamos de treinador, mais uma vez, retomar o indice de vitorias, manter o 4º lugar e de preferencia ganhar a taça de Portugal, se conseguirmos estes 2 objectivos a epoca é tudo menos negativa, antes pelo contrario.

Mais positiva que quase todas as épocas na era salvador... A unica excepção será 2010-2011 pelo relevo internacional que atingimos, de resto, nunca ganhamos qualquer título (importante, não a TL), logo, seriam epocas piores.

enormeBRAGA

Minha opinião, simples e direta.
Nós não temos andamento para   Tripas e galinhas. Ponto.
#VãoTerDeContarConnosco

Magicobraga

O Arouca contra o porto e benfica conseguiu sacar alguns bons lances de contra ataque nós não fizemos nada de nada.

Esta equipa precisa de 1 trinco, acabava-se aquela cratera entre os médios e os centrais e ainda libertava o Tiba e Danilo para o ataque, é um desperdício ter o Tiba só para defender.

Eskol

Quote from: magicobraga on 16 de March de 2015, 14:05
O Arouca contra o porto e benfica conseguiu sacar alguns bons lances de contra ataque nós não fizemos nada de nada.

Esta equipa precisa de 1 trinco, acabava-se aquela cratera entre os médios e os centrais e ainda libertava o Tiba e Danilo para o ataque, é um desperdício ter o Tiba só para defender.
O Arouca jogou 80+ min contra 10

enormeBRAGA

Quote from: Duffman on 16 de March de 2015, 14:44
Quote from: magicobraga on 16 de March de 2015, 14:05
O Arouca contra o porto e benfica conseguiu sacar alguns bons lances de contra ataque nós não fizemos nada de nada.

Esta equipa precisa de 1 trinco, acabava-se aquela cratera entre os médios e os centrais e ainda libertava o Tiba e Danilo para o ataque, é um desperdício ter o Tiba só para defender.
O Arouca jogou 80+ min contra 10
Depois de um jogo de champions
#VãoTerDeContarConnosco