News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Belenenses 0-1 SCBRAGA - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 12 de December de 2014, 21:13

Previous topic - Next topic

Robalo

Se este apitadeiro deu 6 minutos e meio num jogo como este de compensação, se tivesse apitado o braga-vitós tinha dado quanto tempo? Uma hora?

Cmcorreia

Infelizmente não pude acompanhar o jogo, só vi alguns fogachos e resumos.
Como é lógico não vou comentar muito, mas foi bom ganhar numa jornada onde só o Benfica (dos primeiros) ganharam...
Pelos comentários que li, parece que foi uma exibição dentro da linha das anteriores, nada que me espante, como tinha dito antes do jogo, qualquer resultado não me espantaria.

No próximo jogo em casa com o Paços antevejo um jogo difícil, precisamos de mostrar mais qualidade, para assim estarmos menos dependentes das circunstâncias do jogo!!!
Cláudio Correia

Sérgio Gonçalves

Eu sei que o Danilo não defendeu um penalti, nem um livre que já levava selo de golo, mas para mim o Danilo é o melhor jogador deste Braga. Ao vivo tem-se outra percepção do jogador que é. Acho que lhe falta alguma cultura táctica pois a defender por vezes está mal colocado mas em tudo resto é top. É aproveitar agora porque não acredito que fique aqui depois de junho. Sem menosprezar os actuais ou antigos jogadores do Braga, acho que desde que Tiago apareceu que não via um jogador que me apaixonasse tanto. Talvez o Nunes...
Sócio nº 2014

Olho Vivo

Quote from: Sérgio Gonçalves on 15 de December de 2014, 15:22
Eu sei que o Danilo não defendeu um penalti, nem um livre que já levava selo de golo, mas para mim o Danilo é o melhor jogador deste Braga. Ao vivo tem-se outra percepção do jogador que é. Acho que lhe falta alguma cultura táctica pois a defender por vezes está mal colocado mas em tudo resto é top.

Penso que esse é o nosso maior problema, mas não acho que seja uma questão individual. Os nossos médios caem muitas vezes no (para mim) erro de cair sobre os seus oponentes directos, na ânsia de pressionar e roubar tão depressa quanto possível a bola ao adversário. Mas cair na marcação homem a homem é estar à mercê da movimentação do adversário. Evidentemente, a ocupação dos espaços deixa de ser racional - porque para o ser há que ter em atenção a bola e (o espaço para) a nossa baliza. Isso é tanto mais grave quanto o facto de a nossa linha defensiva não ajustar o seu posicionamento à subida da nossa linha média, abrindo um espaço enorme para o adversário "ir por ali abaixo". Por isso, vemos muitas vezes os nossos médios completamente batidos com uma simples tabela, sem que haja qualquer cobertura. Volto a dizer o que já disse em relação a este jogo, os nossos médios são mais vítimas do que réus, neste caso. E muito fazem eles porque são obrigados a um constante vai-vem, saindo a pressionar os adversários e recuperando posições quando a pressão não é bem sucedida, o que, frente a equipas com alguma qualidade de circulação de bola, sucede com frequência.

Quanto ao Danilo, também acho que de Junho não passa. Tem uma qualidade tremenda, considerando a idade que tem. Tem sobretudo uma característica que distingue os grandes jogadores dos outros: não tem receio de ter bola, mesmo pressionado. Segura-a normalmente com mestria, usando a sua capacidade física e técnica - o que por outro lado, denota alguma auto-confiança.  Até digo mais: ainda que eu pense que seja redutor considerá-lo um mero trinco, acho que não há, neste momento, nenhum médio defensivo, no futebol português, que se lhe compare.

Lipeste

O Danilo não é um mero trinco porque é um oito de formação (posição que ocupa na selecção), daí nasce, em minha opinião, toda a sua capacidade de posse de bola, circulação, qualidade de passe, visão de jogo e facilidade em subir no terreno com bola ou sem ela, aproximando-se com frequência a zonas de finalização (entrada da área adversária)...claro que por vezes denota alguma fragilidade táctica no que toca ao seu posicionamento defensivo, o que faz parte da sua aprendizagem para jogar numa posição a que não estaria assim tão habituado, ainda para mais no futebol europeu inconparavelmente rápido aquele de onde provém...com apenas 18 anos já é um craque na nossa Liga e tem tudo para se transformar num 6 ou 8 de classe mundial.

Eskol

Pode ter sido "criado" como um 8, mas a maneira como enfrenta o adversário e a qualidade no desarme são de trinco de classe mundial

Lipeste

Quote from: Duffman on 15 de December de 2014, 19:30
Pode ter sido "criado" como um 8, mas a maneira como enfrenta o adversário e a qualidade no desarme são de trinco de classe mundial
Eu referi-me apenas as suas qualidades que me parecem inerentes às de um 8 mas não posso, também, deixar de concordar contigo no que toca às qualidades que denota como MD, tem uma enorme capacidade para o desarme e acompanhamento dos adversários impondo-se muitas vezes fisicamente e ganhando quase sempre a posição de forma limpa...ter um MD com a qualidade dele e que ainda pode emprestar ao jogo as melhores qualidades de um 8 é um luxo para o nosso Braga.

Olho Vivo

Quote from: Lipeste on 15 de December de 2014, 19:53
Quote from: Duffman on 15 de December de 2014, 19:30
Pode ter sido "criado" como um 8, mas a maneira como enfrenta o adversário e a qualidade no desarme são de trinco de classe mundial
Eu referi-me apenas as suas qualidades que me parecem inerentes às de um 8 mas não posso, também, deixar de concordar contigo no que toca às qualidades que denota como MD, tem uma enorme capacidade para o desarme e acompanhamento dos adversários impondo-se muitas vezes fisicamente e ganhando quase sempre a posição de forma limpa...ter um MD com a qualidade dele e que ainda pode emprestar ao jogo as melhores qualidades de um 8 é um luxo para o nosso Braga.
A questão é que no Brasil, por tradição, não há trincos, tal como na Europa os entendemos (ainda que hoje não seja bem assim). Os médios são qualificados como volantes ou meias, sendo estes os mais ofensivos. Os volantes, tradicionalmente, são jogadores todo o terreno, que nós por norma apelidamos de oito. É nesta categoria que cabe Danilo. De resto, eu não considero que nós actualmente joguemos com um médio defensivo, mas com dois médios todo o terreno. Tiba tem jogado a par com Danilo e nenhum deles com uma missão mais marcadamente defensiva que o outro. Aliás, neste jogo, quando SC entendeu ser necessário ter alguém na cabeça da área, preferiu lançar Custódio. Limitar Danilo a funções meramente defensivas seria, de facto, um desperdício.

Lipeste

Lançou o Custódio precisamente para projetar Tiba e Danilo no terreno que passaram a jogar como médios interiores destinados a arrastar a equipa para a frente e a criar caudal ofensivo, a partir daí passamos realmente a criar mais perigo...como gosto mais de Mauro do que de Custódio pelas suas características não sei até que ponto o trio Mauro, Danilo, Tiba não possam ser uma boa solução em alternativa a Micael (não de início obrigatoriamente, ainda que o possam ser, mas sem dúvida no seu decorrer)...já outros foristas defenderam esta solução com Custódio (como terminou no Restelo), eu apenas optaria por Mauro por ser mais rápido na recuperação, mais agressivo e pressionante, ter melhor qualidade de passe e progressão com bola...

enormeBRAGA

Embora goste muito de Custódio, talvez esse trio com Mauro, Tiba e Danilo, funcione bem. Até estou curioso para ver.
#VãoTerDeContarConnosco

easy_scb

A utilidade de Custódio está no seu jogo aéreo. Entrou quando o Belenenses criava perigo com uma dupla de avançados a encaixar nos nossos centrais.

A ser verdade que Custódio sairá em janeiro, é preciso precaver estas situações. Talvez Vukcevic possa ser chamado à equipa principal para ter esse papel.

A.COSTA

Votação encerrada. Eleito MGP, por maioria esmagadora, MATHEUS.

Parabéns e venha o próximo.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Magicobraga