News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio Municipal de Braga

Started by ric, 05 de June de 2014, 18:00

Previous topic - Next topic

Legião

Quote from: Duarte on 29 de August de 2017, 10:51
Concordo com o PAF, o problema lá fora nunca se irá resolver. Os adeptos sedentos de ver o seu clube uma única vez no ano por norma vêm 2 horas mais cedo começando a ocupar os lugares em redor das bilheteiras. Os que querem armar confusão estacionam as carrinhas junto às bilheteiras, na Decathlon ou onde lhes apetecer e espalham o terror onde lhes apetecer. Como o nosso estádio só tem 2 acessos e poucos arruamentos à volta a zona mais tensa será sempre entre as bilheteiras e a rotunda.

Não vejo as coisas assim, há maior probabilidade de problemas porque há muita concentração de adeptos de um lado e de outro no mesmo sítio, pois a maioria entra pela mesma porta (entrada Alameda). Os adversários concentram-se aí porque sabem que é por ali que têm de entrar, sabendo que têm de entrar na outra bancada possivelmente muitos deles começam a dirigir-se para a zona da mesma principalmente os que vêm em paz e não querem problemas.

Os "valentões" normalmente só são maus quando estão em grande número o que acontece neste momento da forma que as entradas estão organizadas, se a partir desse momento começarem a ficar poucos porque muitos dos adeptos adversários rumam para a zona Poente há menor probabilidade de se armarem em heróis, julgo que até começarão a evitar a zona.

Penso que em nenhum estádio consegues resolver estas questões a 100% porque os adeptos têm de se deslocar para o mesmo e podem-se cruzar com outros mas pode-se diminuir bastante a probabilidade de problemas.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

rpo.castro

Quote from: 100%SCB on 29 de August de 2017, 11:48
Não disse isso Lau.


A caixa de segurança deve ter perto de 2500 lugares.
O que eu disse foi:
Separar as entradas dos estarolas das nossas e dividir a Alameda. A relva seria para eles.

Depois, vender apenas 1500 bilhetes para a caixa de segurança.
Colocar um separador (aquelas coisas brancas) que distanciem as claques adversárias de outros lugares na Nascente Superior. Basicamente, um setor ficar vazio. Com isto eles não iam "cantar" tanto e tão alto e em vez de termos 6000 adeptos na nascente superior teriamos uns 4000.

Bastava fazermos que somos "burros" e separar as claques adversárias dos "adeptos normais" alegando que iam estar adeptos do Braga na Nascente superior.

É só uma forma de eles serem menos e fazerem menos barulho.
Porque estando 2000 e tal na caixa de segurança mais 2000 mesmo ali ao lado, são 4000 que gritam, já para nã9 falar nos outros que estão mais na ponta...
Se fizeres uma caixa de segurança mais pequena, vais ter gente fora dela, provavelmente gente que deveria lá estar, porque distinguir um adepto normal de uma anormal é fácil na teoria.

Depois se os adeptos adversários com bilhete (esquece lá a cedência, enquanto não esgotarem qualquer um pode vir cá comprar) não couberem todos nessa bancada, terão de ir para outras onde acabarão misturados.

O problema da acústica só se coloca porque o resto do estádio não participa activamente nos cânticos, apesar de este ano se notar muito mais apoio que no passado. Quando se vai fora canta-se e apoia-se muito mais.
O problema é a segurança, e é isso que tem de ser atacado, e neste momento quem não está a fazer o seu papel são as forças de segurança e isto é que deve ser questionado. Problema não é ouvir as claques do porto. problema é ser ameaçado e agredido.

Há alguém que tem a função (e profissão) de zelar pela segurança dos cidadãos que é quem lhes paga o ordenado, e não o faz de forma deliberada pois quem causa problemas são conhecidos das autoridades e até têm os nº de telemóveis para combinar as coisas.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Duarte

#822
Por mim isto era assim:





Pela porta 2 entravam as camionetas e os bilhetes de público vendidos para as superiores.
Esta distribuição de adeptos na bancada minora o problema da acústica e deixa de ser necessária a caixa de segurança. As faixas brancas na bancada é zona de segurança sem adeptos.

P.S.: Aqueles riscos a branco são camionetas  ;D
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

fghm

#823
Quote from: guerreiro1921 on 29 de August de 2017, 02:03
A empresa de segurança mudou ou foram só as fardas?

Sim, a empresa mudou. Deixou de ser a 2045 e passou a ser a Anthea (http://www.anthea.pt/).

Quem não sente, não entende!

Legião

Quote from: Duarte on 29 de August de 2017, 13:58
Por mim isto era assim:






Pela porta 2 entravam as camionetas e os bilhetes de público vendidos para as superiores.
Esta distribuição de adeptos na bancada minora o problema da acústica e deixa de ser necessária a caixa de segurança. As faixas brancas na bancada é zona de segurança sem adeptos.

P.S.: Aqueles riscos a branco são camionetas  ;D

Não me parece que seja a melhor solução, ajudaria atenuar alguns problemas de cruzamento de adeptos mais deixava alguns importantes por resolver:

- A caixa de segurança não é só para evitar que se enviem cadeiras e etc para a frente, para a lateral tb conta, dessa forma seria um vai vem de cadeiras e isqueiros entre os nossos adeptos e os deles.
- Embora menos mas a Alameda continuava a ser uma zona onde os adeptos nossos e deles estariam próximos
- Os adversários continuavam a ter "TV"

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Duarte

Quote from: Old School on 29 de August de 2017, 14:12

Não me parece que seja a melhor solução, ajudaria atenuar alguns problemas de cruzamento de adeptos mais deixava alguns importantes por resolver:

1- A caixa de segurança não é só para evitar que se enviem cadeiras e etc para a frente, para a lateral tb conta, dessa forma seria um vai vem de cadeiras e isqueiros entre os nossos adeptos e os deles.
2- Embora menos mas a Alameda continuava a ser uma zona onde os adeptos nossos e deles estariam próximos
3- Os adversários continuavam a ter "TV"


1- Durante largos anos os adversários ficavam ao lado do nossos adeptos (e ocupando 2 sectores) e não havia tantos problemas como quando começamos a pô-los em cima.
2- Para não estarem próximos só se os puseres a chegar de helicóptero, há ha deptos do SCB por todo o lado.
3- Terão sempre TV a querer filma-los. A vantagem é que em 99% da transmissão televisiva só iriam aparecer aqueles da parte de baixo dando a entender que são poucos e estão em larga minoria. Convém também lembrar que os microfones da TV estão do lado poente, se já assim nos queixamos que somos abafados...

Não sei se é a melhor solução, provavelmente não é. Mas também ainda não vi nenhuma ideia que me agradasse ou fosse exequível (p.e. Não estou a ver a direcção a arriscar a tranquilidade da poente por todo o dinheiro que essa bancada gera).
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

PAF

Mudar a entrada para a poente por exemplo vai unicamente e só mudar o local dos problemas nada mais. Nos últimos anos entrei sempre pela poente e entram largos milhares de pessoas por lá... mudar os adversários para lá é mudar o problema para um local que provavelmente até tem mais dificuldades de gestão do espaço e mais becos para mais problemas e mais confusão.
É que da teoria e facilidades que alguns aqui apresentam à prática e à realidade vai uma abismal distância. E se dúvidas houvessem veja-se as mudanças que têm sido feitas e os resultados. Quem vem para criar problemas cria-os em qualquer lado.
Neste momento o que existe parece-me o mais certo, entradas separadas. Podia-se por exemplo não permitir estacionamento na alameda nestes jogos, deixando o espaço totalmente livre (aumentando o problema da falta de estacionamento...), não permitir grandes ajuntamentos num espaço de 200 metros ali à volta ou simplesmente ter 2 ou 3 policias em vários locais ali pela estrada acima. Resolvíamos 99% dos problemas que têm existido.
Reparem que os problemas são sempre no mesmo sitio, zona das bilheteiras/rotunda e é um local que tem sempre policia... imaginem se não tivesse. Os problemas existem porque quem manda e pode evitar simplesmente deixa que aconteçam, em vez de prevenção, preferem acção, é triste mas é a verdade.
Neste jogo entrei mesmo ás 20.15h e entraram praticamente ao mesmo tempo 30/40 gajos do Porto que estavam cá fora pelo menos há 15minutos a fazer nada, muitos deles sem qualquer identificação clubistica, e em vez de entrarem na porta deles entraram onde entrava a gente do Braga porque os seguranças naquela porta tinham ido embora, isto com dezenas de policias lá que nada disseram. Por acaso não se lembraram de bater em ninguém.
O que falta é organização e cumprir a lei. Dentro do estádio no momento os problemas estão resolvidos pela 1ªvez em muitos anos, cá fora é preciso resolvê-los.

Lau

Quote from: 100%SCB on 29 de August de 2017, 11:48
Não disse isso Lau.


A caixa de segurança deve ter perto de 2500 lugares.
O que eu disse foi:
Separar as entradas dos estarolas das nossas e dividir a Alameda. A relva seria para eles.

Depois, vender apenas 1500 bilhetes para a caixa de segurança.
Colocar um separador (aquelas coisas brancas) que distanciem as claques adversárias de outros lugares na Nascente Superior. Basicamente, um setor ficar vazio. Com isto eles não iam "cantar" tanto e tão alto e em vez de termos 6000 adeptos na nascente superior teriamos uns 4000.

Bastava fazermos que somos "burros" e separar as claques adversárias dos "adeptos normais" alegando que iam estar adeptos do Braga na Nascente superior.

É só uma forma de eles serem menos e fazerem menos barulho.
Porque estando 2000 e tal na caixa de segurança mais 2000 mesmo ali ao lado, são 4000 que gritam, já para nã9 falar nos outros que estão mais na ponta...

Peço desculpa, não tinha percebido isso  :)

Assim OK, tem a sua lógica.
Saudações Braguistas

rpo.castro

No 1º de maio como era?
Não tinham todos de passar nos portões junto ao ABC?
Quem não sente não é filho de boa gente.

100%SCB

Eu concordo com o Duarte.

Só acho que tem mesmo de haver caixa de segurança principalmente na parte mais lateral e se fosse á altura toda, perfeito nem era necessário pôr rede na parte da frente...

Juntava o que ele disse ao que eu tinha dito.
As camionetas dos adversários entrariam na zona onde entram a das equipas etc. Fazia-se uma ponte no ribeiro, ou até paravam ali no meio do caminho, os policias faziam uma caixa de segurança e atravessavam a ponte. Os restantes adeptos adversários com bilhetes para a Nascente superior seriam inpedidos de entrar pela alameda, criava-se tipo um portão mais na ponta (onde tem o estacionamento dos carros das pessoas com problemas fisicos),colocava-se uma rede para não teram acesso a esse estacionamento e iam ter com os outros. Depois, não permitir que entrem em setores difererentes dos bilhetes e a entrada para toda a nascente superior era na primeira porta onde eles subiam as escadas e encaminhavam-se para a sua cadeira.

Resolvia quase todos os problemas menos a concontração de estarolas lá fora, mas qualquer dia que corra mal isso acaba.
FORÇA BRAGA

HenDua

#830




1- Entrada só para eles pela estrada de S. Martinho;
2- Entrada pela Poente superior que se construa um muro alto a separar as áreas (o muro é a linha a preto);
3- Ficam nas bancadas B1 e B2 e em jogos maiores também no sector C1 e C3. Os camarotes estarolas da Nascente e o da Poente (em cima da bancada D2/B4) passam para os camarotes da B1 e da B2;
4- Zonas de seguranças onde os adeptos adversários não podem estar a assistir ao jogo (zonas representadas a vermelho), para evitar arremessos para o relvado e para os nossos adeptos);

Não aparecem na alameda, não aparecem na TV, não fazem tanto barulho pois o som não ecoa tanto e estão separados, não estão tão juntos como estiveram Domingo já que estão separados entre a inferior e a superior, não provocam desacatos na entrada do estádio já que tem uma entrada só para eles.

A meu ver resolve os problemas todos e só tem um inconveniente: o sector B1 e B2 tem muitos sócios com cadeira anual que teriam de ser deslocados, mas acho que é um mal menor.

Legião

#831
Ia escrever novamente como fazer sem ser preciso chegarem de "helicóptero" para evitar grandes cruzamentos de adeptos e não terem TV mas vai de encontro ao que o Hendua acabou de exemplificar no post anterior. Para mim a melhor solução passaria, de uma forma geral, por algo do género, só acrescentava a caixa de segurança, neste caso, acho que a rede lateral até seria suficiente.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

BrunoSCB21

Quote from: HenDua on 29 de August de 2017, 15:45
Não aparecem na alameda, não aparecem na TV, não fazem tanto barulho pois o som não ecoa tanto e estão separados, não estão tão juntos como estiveram Domingo já que estão separados entre a inferior e a superior, não provocam desacatos na entrada do estádio já que tem uma entrada só para eles.

A meu ver resolve os problemas todos e só tem um inconveniente: o sector B1 e B2 tem muitos sócios com cadeira anual que teriam de ser deslocados, mas acho que é um mal menor.

Isto era muito bom, mas não estou a imaginar o Salvador a correr o risco de estar na mesma bancada do setor visitante...

HenDua

Porquê? Está separado deles por dois sectores e meio. Não vejo qual seria o problema.
Para o Salvador até seria melhor, não teria de os ver cada vez que olhasse para as bancadas, assim como os jornalistas que estão no sector da comunicação social.

100%SCB

As pessoas com lugares anuais seriam obrigadas a mudar de sitio.
Mas seria uma boa ideia, mas penso que isto faria com que muita gente mudasse de bancada poente para a nascente.

De qualquer das formas se a ideia fosse para a frentr acho que eles nem deviam ter acesso ou entrar pela porta do B2 mas entrariam todos pela do B1.
E os WC, como se fazia?
Teriam de fazer WC para os adversários de forma a evitar que eles fossem para a zona de baixo onde são as dos braguistas. Sim sei que há uma á beira do bar, mas essas não chega!

Por isso, eles apenas entrariam pelo B1, não teriam acesso ás escadas do B2 e basicamente passava a tal zona vermelha para o outro lado das escadas, pelo menos na parte de baixo, o que permitia vender cadeiras nesses locais.

Acho que eles na inferior deviam ficar mais "apertados" ter menos espaço e na superior sim, ser mais largo.

Depois teria de se colocar a rede de lado, a toda a altura.

Mas acho que por exemplo, contra os espenhois apenas os deviamos por em cima para evitar mais confusões.

Eu seria daqueles que mudava logo para a nascente, na hora!
Já penso em mudar á muito, assim ainda mais.
FORÇA BRAGA

HenDua

Se mais gente mudasse para a Nascente, mais gente aparecia na TV acabando el mito de que os espanhóis são 3x mais que nós. Para mim é só mais uma vantagem!

Além disso há muita gente que vai para a Poente e entra pela alameda, tem de passar por baixo do relvado o que congestiona o transito de quem estaciona nesse parque que até aqui estava sempre cheio mas que o ano passado e este ano tem muito menos gente a pagar para lá estacionar porque é impossível sair do parque devido às grades que puseram lá para separar a entrada para o sector prestige e os restantes sectores.
Ao haver mais gente a ir para a Nascente e a Poente ficasse mais para quem vem do Bairro, evitava-se esse congestionamento no parque de estacionamento. Mais uma vantagem!

rpo.castro

A bancada poente é a melhor, daí ser mais cara.
Então em termos de superior, na poente entra-se por cima, enquanto na nascente têm de subir os degraus todos.

Tanto se fala que se quer oferecer os melhores lugares.
E nos jogos em que há adeptos adversários na poente superior, ouve-se bem mais na tv.
Quem não sente não é filho de boa gente.

HenDua

A Poente é a melhor para quem entra pelo bairro, porque quem entra pela alameda tem de andar muito mais.
Com mais elevadores na Nascente, nomeadamente para os sectores onde agora estão os adeptos adversários, resolve-se em parte os problemas das escadas que sempre existiu.

Quanto a ouvir-se mais na TV não acredito que se ouça mais do que actualmente. No sector da comunicação social os microfones são para os locutores e jornalistas e não para apanhar o som ambiente proporcionado pelo público. Esses microfones estão distribuídos pelo relvado e como o som dos adeptos adversários actualmente ecoa na cobertura do estádio, neste momento acho que se ouve mais.
Além disso os sectores da bancada poente superior seriam apenas para os jogos em que o Braga cede mais bilhetes do que o mínimo exigido pela liga sendo que as claques estariam na Poente inferior (cantam mais, fazem mais barulho e na bancada inferior o som não ecoa tanto) e  o restante público adversário ia para cima.

Outra alteração que podia ser feita era por o sector ultra na antiga bancada dos Red Boys. Assim estariam de frente para os adeptos adversários e em pé de igualdade para se fazerem ouvir mais do que eles.

Legião

No caso de na Poente se ouvirem mais na TV creio que não é bem assim, pela lógica seria, mas ainda estes dias estive atento a esse pormenor no jogo do Estoril x Guimarães, em que durante o jogo praticamente só se ouvia os bitorinos mesmo com a claque do Estoril do lado das câmaras de transmissão do jogo. Não tenho 100% certeza, mas o que eu acho que acontece é que muitas vezes é na "regi" da Sport TV que se decide que bancada se põe a ouvir mais lá em casa ;)
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

rpo.castro

Lembro me de quando temos jogos europeus e fica malta na poente superior, de se conseguir fazer ouvir bem quando canta.
Quem não sente não é filho de boa gente.