News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio Municipal de Braga

Started by ric, 05 de June de 2014, 18:00

Previous topic - Next topic

PEDRØ XVI

#800
Quote from: Arsenalista on 28 de August de 2017, 15:18
Quote from: Pedro Abreu on 28 de August de 2017, 15:03
Posto isto, e na minha opinião, o melhor sitio para colocar os adeptos visitantes é precisamente na zona abaixo onde eles estão actualmente, ou seja, bancada nascente inferiores nas primeiras portas onde estavam até à pouco tempo os RB. Desta forma evitavam-se as situações que descrevi acima e ainda situações como ocorreram neste jogo contra o porto onde quase que atribuíram a parte superior toda aos adeptos visitantes.

Sim, e depois terias os nossos sócios com cadeira na nascente inferior a reclamar que levam com os adeptos adversários mesmo ali ao lado... para além disso, as cadeiras anuais para essa zona estarão já vendidas, o que tornaria a situação ainda mais bizarra. Bom mesmo era se os adeptos bracarenses adquirissem o que resta da lotação neste tipo de jogos, pois eles só chegam aos adversários porque de outra forma ficariam vazios...
Primeiro é mais que óbvio que isto não se faz durante o decorrer de uma época.
Segundo após a saída dos RB daquele local é das zonas das bancadas inferiores onde tem menos gente, seja qual for o jogo. E não é por tirar as poucas cadeiras que se vendem para aquela zona e distribui-las pelo resto da bancada nascente que se perde alguma coisa. Aliás esta zona foi agora mais preenchida pela claque das guerreiras que até agora estavam na poente (ex-braguinhas) e mesmo assim é das piores zonas em termos de ocupação na bancada nascente.
Terceiro, os adeptos visitantes desde que se joga neste estádio estiveram mais tempo na bancada inferior do que na superior onde se encontram agora e nunca houveram tantos problemas como há agora.
Quarto durante todas as épocas em que estiveram em baixo nunca os nossos adeptos tiveram problemas por aí além pois havia uma boa distância a separar e essa zona estava protegida por forças policiais. E mais, nestes anos em que ficaram em baixo os adeptos visitantes eram muito mais 'apertado' do que são agora. Agora fazem o que querem e lhes apetece porque estão sozinhos e livres, e ainda para mais numa zona superior onde podem projectar tudo e mais alguma coisa sem que sofram com as consequências


Nesta foto podes ver bem as forças policiais em baixo e dos lados e o bom espaço de filas que separa os adeptos visitantes dos nossos.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

HenDua

#801
Até nisto houve negligência na construção do estádio: não se planificou bem onde ficariam os adeptos adversários.

A solução, neste momento, seria criar uma zona para os adeptos visitantes, na Poente.
Vinham pela estrada de S. Martinho e tinham uma entrada entre a entrada para a Poente Superior e a entrada para os camarotes e para as equipas. Uma estrada que dê-se acesso a uma zona onde os adeptos visitantes se pudessem concentrar e que fosse fortemente policiada e assim evitavam-se invasões na alameda etc.
Depois no estádio ficavam no sector B1 e B2 e em jogos como os de ontem ficavam também com o sector C1 e C2 sendo que as claques ficariam sempre em baixo pela questão da acústica. Fechava-se o acesso aos restantes sectores e pronto.

Claro que isto traria sempre inconvenientes, até porque o sector B1 e B2 tem muita gente com lugares anuais, mas acredito que as vantagens seriam maiores.
Deixávamos a entrada do Bairro e a alameda livres para nós, diminuíamos o apoio adversário porque o som já não ecoava na cobertura, os visitantes já não apareciam nas imagens televisivas, não haveriam misturas de adeptos e consequentemente conflitos, não haveriam atrasos e ginástica logística para permitir a entrada dos adeptos adversários no estádio.

Duarte

A melhor maneira era metê-los no A1 e C1, ou seja, 750 em cima e 750 em baixo. Vantagens?

- Não conseguiam cantar sincronizados
- A TV por motivos de qualidade de imagem ia preferir filmar só a parte de baixo fazendo parecerem poucos
- Não era preciso caixa de segurança a estragar a unica coisa que o estádio tem de jeito: a beleza
- Os arruaceiro que estivessem em cima se quisessem mandar cadeiras acertavam nos colegas cá em baixo.

Construir uma ponte no ribeiro e um parque de camionetas para lá do ribeiro para haver um completo afastamento dos parolos. Os adversários que não viessem de camionetas também entrariam por aí.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

Legião

Quote from: Duarte on 28 de August de 2017, 16:10
A melhor maneira era metê-los no A1 e C1, ou seja, 750 em cima e 750 em baixo. Vantagens?

- Não conseguiam cantar sincronizados
- A TV por motivos de qualidade de imagem ia preferir filmar só a parte de baixo fazendo parecerem poucos
- Não era preciso caixa de segurança a estragar a unica coisa que o estádio tem de jeito: a beleza
- Os arruaceiro que estivessem em cima se quisessem mandar cadeiras acertavam nos colegas cá em baixo.

Construir uma ponte no ribeiro e um parque de camionetas para lá do ribeiro para haver um completo afastamento dos parolos. Os adversários que não viessem de camionetas também entrariam por aí.

Gosto de algumas ideias, mas não percebi tudo. o A1 e C1 não fica uma na Poente outra na Nascente, é isso?

Na minha opinião, a melhor solução será sempre pô-los na Poente, por tudo e mais alguma coisa que já foi sendo referida. Deixo aqui uma hipótese que penso poderia funcionar e passamos a ter a entrada pela Alameda só para nós.


Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

HenDua

Quote from: Old School on 28 de August de 2017, 19:36
Quote from: Duarte on 28 de August de 2017, 16:10
A melhor maneira era metê-los no A1 e C1, ou seja, 750 em cima e 750 em baixo. Vantagens?

- Não conseguiam cantar sincronizados
- A TV por motivos de qualidade de imagem ia preferir filmar só a parte de baixo fazendo parecerem poucos
- Não era preciso caixa de segurança a estragar a unica coisa que o estádio tem de jeito: a beleza
- Os arruaceiro que estivessem em cima se quisessem mandar cadeiras acertavam nos colegas cá em baixo.

Construir uma ponte no ribeiro e um parque de camionetas para lá do ribeiro para haver um completo afastamento dos parolos. Os adversários que não viessem de camionetas também entrariam por aí.

Gosto de algumas ideias, mas não percebi tudo. o A1 e C1 não fica uma na Poente outra na Nascente, é isso?

Na minha opinião, a melhor solução será sempre pô-los na Poente, por tudo e mais alguma coisa que já foi sendo referida. Deixo aqui uma hipótese que penso poderia funcionar e passamos a ter a entrada pela Alameda só para nós.


Isso Foi praticamente o que eu sugeri, mas não os mandava para a entrada aí em cima, porque há  muita gente que vem do bairro e não temos aí lugares de estacionamento que não podemos perder porque já temos poucos.

Eu criava era mais a baixo onde só tem mato uma zona para as camionetas deles e para eles estarem antes do jogo e irem entrando calmamente após uma revista minuciosa que não provocaria qualquer atraso ou constrangimento a nos adeptos do Braga porque eles iriam estar numa zona só para eles.

Nas bancadas como sugeri ficavam na B1 e B2 (poente inferior) e na C1 e C2 (poente superior)

amtbraga

#805
A mudar o sector dos visantes, para mim, seria muda-los para a poente inferior, no canto oposto a pedreira. Para alem de anularmos a belissima acustica que proporcionamos aos adeptos visitantes, melhorariamos a segurança na alameda, onde entrariam apenas adeptos com bilhete de publico para a Nascente superior, e principalmente, deixariam de aparecer na tv, privando-os de qualquer oportunidade para aparecerem durante a transmissão. 
No entanto, julgo que esta situaçao nunca irá ocorrer. Em converda com um agente da autoridade num jogo grande da epoca passada, foi-me dito que os adeptos adversarios foram mudados para o outro lado da bancada por motivos de segurança. Para meu espanto, a razao era que os adeptos do braga que desciam por tras do ecra gigante, atiravam pedras para os visitantes... algo que para mim seria facilmente resolvido com mais stewards colocados nesse sector... enfim, para quem tem caderia na A1, A2 e A3, jogos como o ultimo sao dificies de suportar...
Orgulho Bracarense

guerreiro1921

A empresa de segurança mudou ou foram só as fardas?

PEDRØ XVI

Quote from: amtbraga on 29 de August de 2017, 01:11
No entanto, julgo que esta situação nunca irá ocorrer. Em conversa com um agente da autoridade num jogo grande da época passada, foi-me dito que os adeptos adversários foram mudados para o outro lado da bancada por motivos de segurança. Para meu espanto, a razão era que os adeptos do braga que desciam por trás do ecrã gigante, atiram pedras para os visitantes...
Como?! Se essa é a razão só tenho a dizer que é desculpa mais esfarrapada.
Quer dizer em casa dá-se prioridade ao conforto dos adeptos visitantes do que à maioria que joga em casa? Como dissestes isto era muito facilmente resolvido... nem eram precisos muitos stewards sequer, dois ali zona 'desmotivavam' logo qualquer pessoa que se lembrasse de atirar alguma coisa.
Agora atirar cadeiras, isqueiros, garrafas, petardos cá para baixo contra os adeptos da casa já é totalmente aceitável, já não coloca a segurança de ninguém em causa certamente.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

AMartins

A direção do clube é que continua a brincar com a segurança dos adeptos. E de que maneira!

amtbraga

Quote from: Pedro Abreu on 29 de August de 2017, 02:50
Quote from: amtbraga on 29 de August de 2017, 01:11
No entanto, julgo que esta situação nunca irá ocorrer. Em conversa com um agente da autoridade num jogo grande da época passada, foi-me dito que os adeptos adversários foram mudados para o outro lado da bancada por motivos de segurança. Para meu espanto, a razão era que os adeptos do braga que desciam por trás do ecrã gigante, atiram pedras para os visitantes...
Como?! Se essa é a razão só tenho a dizer que é desculpa mais esfarrapada.
Quer dizer em casa dá-se prioridade ao conforto dos adeptos visitantes do que à maioria que joga em casa? Como dissestes isto era muito facilmente resolvido... nem eram precisos muitos stewards sequer, dois ali zona 'desmotivavam' logo qualquer pessoa que se lembrasse de atirar alguma coisa.
Agora atirar cadeiras, isqueiros, garrafas, petardos cá para baixo contra os adeptos da casa já é totalmente aceitável, já não coloca a segurança de ninguém em causa certamente.
Essa foi exactamente a minha resposta. Enfim, não cheguei a perceber se a mudança teve origem na direção do clube ou se foi "forçada" pela forças policiais.
Orgulho Bracarense

Legião

#810
Desde o início que muitos foristas disseram que a melhor solução para os adeptos adversários era a Poente por tudo que se tem falado, custa-me como é que no Braga dificilmente se acerta à primeira em quase tudo que se faz, normalmente tem de se enviar emails solicitar o provedor etc para depois se corrigir... eu acho que isto acontece porque muitas das decisões são tomadas por gente que não é adepta do clube, são decisões entregues a empresa externas, segurança e outros, nota-se que é feito sem pensar muito sem grandes análises, que o Braga não opina ou então come e cala.

Penso que um dia os adeptos adversários irão finalmente parar à Poente resolvendo muitos dos problemas aqui levantados, já se mudaram de sitio 3 vezes (nascente inferior, nascente superior junto à pedreira e nascente superior do lado oposto) mas à 4º talvez cheguem lá...

No lado da Poente a minha dúvida é em que sitio os colocar, na bancada superior, na inferior ou dividir pelas duas?

Se por um lado na superior, segundo dizem, tem mais acústica e ouvem-se mais, na inferior estão mais perto do terreno de jogo aumentando a pressão sobre os jogadores e equipa de arbitragem e isso conta muito, não é por acaso que nos outros estádios normalmente põem os adeptos adversários o mais longe possível do relvado. Dividir metade em cima, metade em baixo pode ser também uma solução, sendo que em jogos que não venham muitos adeptos talvez seja melhor ficarem na de cima por aquilo que referi anteriormente.





Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Dracul

Tudo isto teria sido evitado se tivéssemos um estádio normal e com as devidas condições de acesso e conforto.
Quiseram fazer um monumento para ganhar prémios de arquitectura e agora temos de aguentar até que um dia se possa construir um novo estádio.
Com um estádio tradicional, os adeptos adversários eram enfiados atrás duma das balizas e ponto final. É o que nos acontece na maior parte dos jogos fora de casa.

sedas

Quote from: Old School on 29 de August de 2017, 09:13
Desde o início que muitos foristas disseram que a melhor solução para os adeptos adversários era a Poente por tudo que se tem falado, custa-me como é que no Braga dificilmente se acerta à primeira em quase tudo que se faz, normalmente tem de se enviar emails solicitar o provedor etc para depois se corrigir... eu acho que isto acontece porque muitas das decisões são tomadas por gente que não é adepta do clube, são decisões entregues a empresa externas, segurança e outros, nota-se que é feito sem pensar muito sem grandes análises, que o Braga não opina ou então come e cala.

Penso que um dia os adeptos adversários irão finalmente parar à Poente resolvendo muitos dos problemas aqui levantados, já se mudaram de sitio 3 vezes (nascente inferior, nascente superior junto à pedreira e nascente superior do lado oposto) mas à 4º talvez chegam lá...

No lado da Poente a minha dúvida é em que sitio os colocar, na bancada superior, na inferior ou dividir pelas duas?

Se por um lado na superior, segundo dizem, tem mais acústica e ouvem-se mais, na inferior estão mais perto do terreno de jogo aumentando a pressão sobre os jogadores e equipa de arbitragem e isso conta muito, não é por acaso que nos outros estádios normalmente põem os adeptos adversários o mais longe possível do relvado. Dividir metade em cima, metade em baixo pode ser também uma solução, sendo que em jogos que não venham muitos adeptos talvez seja melhor ficarem na de cima por aquilo que referi anteriormente.

Apesar disto ser o mais prático e o que mais depressa resolveria os problemas dificilmente algum dia irá acontecer..

A Poente é a bancada onde os lugares anuais são mais caros e onde normalmente se concentram quer os sócios mais antigos quer os que mais poderio financeiro têm, para além da tribuna presidencial e dos principais camarotes também se situarem na poente.
Nenhum dos que ocupam normalmente esses lugares quer ter as claques adversárias na mesma bancada, e o poder financeiro nisso ainda manda..

Legião

Percebo a lógica do que dizes sedas mas não acho que seja impeditivo. Por exemplo, em Alvalade os adeptos adversários estão na bancada do lado dos camarotes e tribuna presidencial, lá no canto é certo mas estão. Penso que no nosso caso estando encostados na lateral também não levantam problemas.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

PAF

Mais depressa o estádio cai abaixo que as claques adversárias vão para a poente!! E é perfeitamente óbvio o porquê.
O Braga não acerta com a bancada dos adversários porque simplesmente o estádio é uma aberração e estejam onde estiverem os adeptos adversários irá sempre, repito sempre haver problemas. Quem fez o estádio fez um teatro nada mais quis lá saber de claques e afins. Em todas as bancadas e acessos ao estádio há adeptos do Braga a usarem os mesmos, por isso mudar acessos é apenas e só mudar o problema de sítio ou nem isso sequer, pode até ser aumentá-lo e levar o problema para outros sitios.
Neste momento a solução existente é de longe e em minha opinião a kilometros de todas as outras a mais viável e a que menos problemas trás aos adeptos do Braga. Finalmente e em muitos anos não existiu um único incidente na bancada inferior nascente e pelo que sei nem na alameda do estádio.
Cá fora o problema é outro e não vai ser a mudança de bancada ou o que quer que seja que vai mudar isso. O problema aí infelizmente só os clubes e a policia o podem resolver se tiverem interesse.
O adepto normal (que felizmente é uma grande maioria) que vai ao estádio e paga o seu bilhete e come a sua bifana vem para ver o jogo, nada mais, quer é vir sossegado, ver o jogo e no final ir à sua vida descansadinho (isto aplica-se aos adeptos do Braga como aos do Porto do Slb ou Sporting ou  Guimarães). Os outros, os que causam problemas são por demais conhecidos da policia... e não vai ser nenhuma mudança de bancada que vai mudar seja o que for neste aspecto. (e já agora nenhuma legalização, nem nenhuma outra treta qualquer)
Já nem falo dos que vem de autocarro porque esses o problema é zero.
O problema da acústica face a tudo o resto é um não problema!!

Duarte

Concordo com o PAF, o problema lá fora nunca se irá resolver. Os adeptos sedentos de ver o seu clube uma única vez no ano por norma vêm 2 horas mais cedo começando a ocupar os lugares em redor das bilheteiras. Os que querem armar confusão estacionam as carrinhas junto às bilheteiras, na Decathlon ou onde lhes apetecer e espalham o terror onde lhes apetecer. Como o nosso estádio só tem 2 acessos e poucos arruamentos à volta a zona mais tensa será sempre entre as bilheteiras e a rotunda.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

100%SCB

Bastava separar as entradas...
Dividia-se a Alameda.
A zona da relva seria para os adversários que entrariam onde entram os carros das pessoas com mais dificuldades.
A outra zona seria a nossa e as pessoas com dificuldades iriam  para o estacionamento subterrâneo.

Mas o maior problema é o facto de nós termos cedido 7000 bilhetes ou algo do genero.
Simplesmente, não podiamos colocar um separador de 15 filas que separaria a caixa de segurança dos outros adeptos?
Deviamos mandar apenas 1500 bilhetes para o setor da caixa de segurança!
Com isto em vez de estarem 6000 lá em cima, estariam uns 4000...
FORÇA BRAGA

HenDua

Eu vou sempre para a Poente, para o sector B2 ou para a tribuna prestige e sou dos que diz que os adeptos adversários deviam vir para Poente, mais concretamente para o sector B1 e B2, e nos jogos em que cedemos mais bilhetes vão também para a C1 e C2.

- Agora era preciso fazer uma nova entrada só para eles e uma zona para as camionetas deles. Assim não havia invasões na alameda, não havia problemas com segurança, não havia demoras na nossa entrada no estádio por causa deles etc;

- Era preciso fechar o acesso desses sectores aos outros;

- Em cima dos sectores D2 (prestige) e B4 há um camarote destinado aos adversários. Eu sempre tive cadeira na D2 até ser criado o sector prestige, e lembro-me de em todos os anos haver alguns jogos com momentos mais tensos por causa do pessoal desse camarote provocar os nossos adeptos. O camarote destinado aos forasteiros passava a ser em cima do sector B1 e B2;

- Criava-se uma zona morta de três filas no início para eles não estarem muito próximos do campo;

Assim não apareciam na televisão; em jogos em que levassem muita gente como uns estão em cima e outros em baixo não conseguem organizar-se tão bem e sincronizar cânticos; resolvíamos muitos problemas de segurança.

O Old School dizia atrás que se os pusermos numa bancada inferior eles fazem mais pressão. A zona "morta" com 3 filas vazias atenuava um pouco essa questão. Mas eles no topo com toda a repercussão sonora que a cobertura lhes proporciona, também consegue criar pressão. Por isso mal por mal...

Lau

Quote from: 100%SCB on 29 de August de 2017, 11:03
Bastava separar as entradas...
Dividia-se a Alameda.
A zona da relva seria para os adversários que entrariam onde entram os carros das pessoas com mais dificuldades.
A outra zona seria a nossa e as pessoas com dificuldades iriam  para o estacionamento subterrâneo.

Mas o maior problema é o facto de nós termos cedido 7000 bilhetes ou algo do genero.
Simplesmente, não podiamos colocar um separador de 15 filas que separaria a caixa de segurança dos outros adeptos?
Deviamos mandar apenas 1500 bilhetes para o setor da caixa de segurança!
Com isto em vez de estarem 6000 lá em cima, estariam uns 4000...

Continuo sem perceber essa de ceder 7000 bilhetes. Acredito que boa maioria foram comprados aqui em Braga. O Braga como como qualquer outro clube tem bilheteira, esquecem-se???

Mandar só os 1500 lá para cima e os outros iam estar misturados no nosso meio a criar desacatos durante todo o jogo, como aconteceu à 2 anos com o Sporting e nos outros jogos???

A melhor solução foi coloca-los todos juntos e nada de misturas, pois depois para além da confusão iam dizer que o estádio estava cheio deles.
Saudações Braguistas

100%SCB

Não disse isso Lau.


A caixa de segurança deve ter perto de 2500 lugares.
O que eu disse foi:
Separar as entradas dos estarolas das nossas e dividir a Alameda. A relva seria para eles.

Depois, vender apenas 1500 bilhetes para a caixa de segurança.
Colocar um separador (aquelas coisas brancas) que distanciem as claques adversárias de outros lugares na Nascente Superior. Basicamente, um setor ficar vazio. Com isto eles não iam "cantar" tanto e tão alto e em vez de termos 6000 adeptos na nascente superior teriamos uns 4000.

Bastava fazermos que somos "burros" e separar as claques adversárias dos "adeptos normais" alegando que iam estar adeptos do Braga na Nascente superior.

É só uma forma de eles serem menos e fazerem menos barulho.
Porque estando 2000 e tal na caixa de segurança mais 2000 mesmo ali ao lado, são 4000 que gritam, já para nã9 falar nos outros que estão mais na ponta...
FORÇA BRAGA