News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SUPERBRAGA - Restrito... ou não?

Started by Pepe, 28 de April de 2014, 00:17

Previous topic - Next topic

Sérgio_Gonçalves

Gostava de saber se após esta votação, o forúm mudará as suas regras de acesso, porque se não for assim não vejo razão para estarmos aqui a debater o que quer que seja, á abertura dos responsáveis do forúm para restringirem o superbraga?

A minha opinião era que deveria ser restringido.

ric

amigos:
é uma discussão muito útil e que sigo com bastante atenção pelas responsabilidades que me cabem neste espaço. Vou por isso continuar a "ler" e dar voz a todos.
Gostava , no entanto, de dar algum contributo:

1- QUALIDADE
Quem nos garante que com fórum restrito a "qualidade" se manteria, subia ou desceria?A "qualidade" deste fórum é discutível pois pode englobar vários fatores: diversividade de opinião, análises controversas, contraditório, bom português, análises com rigor e cientificas...
Optaria pela existência de um leque variado de opiniões que nos alarga "horizontes" e permite entender melhor o quão "individual" é este desporto rei. Todos somos treinadores e é assim que nos deveremos comportar.

2- COMO RESTRINGIR OS FORISTAS?
Qual é o grau de braguismo ou qual é a característica que nos permite dizer "tu estás apto a ser do fórum SB"? Quem nos garante tal desiderato? o clube? mas de que forma? com que grau de independencia? Não estaríamos a violar direitos de reserva de divulgação de BD pessoais? Não tenciono - nunca - solicitar ao SCB informação sobre se este utilizador é associado. E mesmo se fosse possivel como seria a checagem? pediríamos no registo no fórum que nviase BI e cartão de sócio???? Impossível. Ser associado não pode nem nunca será condição para ser forista neste espaço.
Actualmente, continuo a pensar que aceito perfeitamente que este espaço possa ser frequentado por outros adeptos de outros clubes. porque não ? conheço alguns casos de grande relevância como o jailbreak, de setúbal... Pluralidade de opiniões é um dos fatores deste espaço.
Existe depois uma entidade - os moderadores - que podem ter uma palavra a dizer na gestão dos utilizadores que ultrapassem limites e que vejamos que estão aqui para "provocar".
Temos ainda forma de restringir o registo de qq pessoa nos tais chamados jogos quentes. por aqui não há problema.

3- DIVULGAR "CASOS" PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
Sempre fui contra os treinos á porta fechada. É o meu conceito de futebol, uma atividade que deve estar aberta a quem a suporta: os adeptos.
Os artistas (craques), e o seu mundo, devem reger-se por princípios base e de cidadania. Não vivem num mundo á parte nem continuam a não saber comer com faca e garfo. Compreendo que se faça aqui e ali treinos á porta fechada para preprara em segredo uma tatica ou estratégia. Não por sistema. Nem por norma.è para esconder o que se pode passar? para qu~e? Não é melhor assumir o que se passa e colocar rapidamente os pontos nos is e a info fluir devidamente antes de ser revelada com "cenas mais condimentadas"?
por isso acho que a CS pode alimentar-se aqui, no afcebook, em qq lugar...  Não é o que v~em ler ao SB que pode perturbar o clube e os seus jogadores. E se vasculham o que aqui se diz é porque acham que o clube é importante, o pensamento dos seus associados é importante e que é digno de registo. Nunca me dei mal em revelar publicamente a minha opinião. Faço-a aqui e estoua  fazê-lo actualmente sem problemas.~
Tb não é por aqui que isto me leva a fechar o SB a utilizadores só registados. Até pq esses "jornalistas" se podiam tb registar....e antes profiro que algum episódio ossa trazer tb aqui o contraditório em vez de se restringir ao diz que disse

4- QUALIDAE DOS USERS E ABANDONOS
Sou dos que pensa também que foi mau alguns dos bons (??) foristas se terem afastado do SB. Tiveram as suas razões, outros são visitantes... lamento profundamente a saída de um cardoso, de um Zé, etc para não dizer mais casos. Mas ganhamos outros e diariamente este espaço é diverso. Estou certo que mais cedo ou mais tarde regressarão, a seu tempo e com os seus timings pois o bichinho fica.
Não me parece que com o fórum sijeito a erstrição e fechado eles possam regressar mais célere...

Estas são algumas razões do meu ponto de vista ( que já estão a perceber qual é).
mas acho muito interessante e apelo á participação de todos .

PS:Acerca do último posta resposta clara é esta: nada está decidido

GALEGO

Nao acho que restringir o acceso seja boa ideia.
Será um perjuizo.
Com certeza.

Aberto permite sempre que aves de paso reparem com as súas visitas o nosso estado de ánimo. E isto, pelo geral, é bom... : se temos uma oleada de críticas a uma arbitragem, a nossa protesta serve, tem eco de portas para fora; estamos a fazer força... Mas se o forum está pechado, só estamos a nos lamber as feridas, sem resonancia nenhuma...
Há muitos máis argumentos a favor de que o forum continue como está... aberto.
E se entram ou se instalam aquí paraquedistas alheios, temos foristas preparados para combater com argumentos ao incendiario de serviço e ficar este acorralado até que opte por fugir para outros lares...

Duarte

Não se esqueçam que muita boa iniciativa que nasceu no SB teve eco na CS por este ser aberto.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

Cmcorreia

Por mim, que já cá ando à uns anos (apesar de não ser um assíduo comentador, e até já ter tido que mudar de nick) fica como sempre o conheci, e não acho mal nenhum que outras pessoas venham cá espreitar ou até mandar bitaites desde que dentro do civismo necessário.
Cláudio Correia

rpo.castro

Esta questão de abrir ou fechar o fórum, restringe a liberdade, tanto fique como está, como fechado (ou parcialmente).

Quantas vezes já se diz "não escrevas isso senão aparece na CS" ou "os infiltrados vêem"?

É um facto que certas coisas não podem ser ditas porque depois são utilizadas contra nós por mal intencionados.

E porquê totalmente fechado ou totalmente aberto? Não há alternativas?

Sou apologista de fechar só os tópicos de alto risco: Jogos metralhas-Braga, algum tempo antes e depois do jogo apenas disponível para utilizadores registados.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Kilo

Não vejo vantagens nenhumas em fechar o fórum, sinceramente.

Vem cá tirar ideias, usar coisas mal intencionadas, etc etc? Deixá-los.

Se não for por aqui, será de outra maneira qualquer.

E quem, como eu, se lembra de ser do Braga antes de este fórum existir concordará, de certeza, que é melhor isto do que não haver nada onde discutir o Braga. O Superbraga, enquanto adepto do Braga, foi a melhor coisa que me aconteceu. Por isto, continuará assim, sem dúvida nenhuma. E espero que continue a ser tão fácil cá chegar como sempre foi. Quem dera a muitos a nossa FORÇA e vitalidade.

Isso de coisas fechadas soa-me sempre a seita. Não gosto.

LeonelP

O Ric disse tudo. Por mim, atenção, por mim, podem fechar o tópico. Só temos a perder em restringir qualquer coisa.

Legião

Acho este tema importante pois sou de opinião que deveria ser feito algo não apenas para o fórum aumentar a qualidade que já tem mas principalmente para se tornar uma plataforma que beneficie os braguistas e principalmente o Braga nos últimos tempos não é isso que tem acontecido.

O que sugiro é o seguinte:

Colocar o fórum apenas para sócios é muito complicado para além da logística e da questão do fornecimento dos dados por parte do Braga que nem sei se é legal, mas principalmente por não ser justo para aqueles que gostariam ser sócios e por uma razão ou outra não o podem ser, e esses braguistas merecem todo o respeito e já não são tão poucos quanto isso.

Para minimizar o problema sugiro que se crie o acesso ao Fórum por "patamares", ou seja, os novos registos só teriam, numa fase inicial,  acesso aos tópicos das modalidades, e ao fim de 50 mensagens teriam acesso ao fórum todo, este método iria filtrar os novos infiltrados pois não seriam muitos a querer escrever 50 mensagens só para ir destabilizar, já para um braguista faria com relativa facilidade e ainda ajudava a dinamizar estes tópicos menos utilizados o que seria benéfico para as modalidades e escalões de formação. Penso que não é difícil de fazer são opções que se vê nos fóruns com frequência.

Penso que seria útil também para lidar com a imprensa que nos visita frequentemente mas que infelizmente só tem pegado no que pode gerar instabilidade, nesse caso permitiria virar "o feitiço contra o feiticeiro", ou seja, utilizava-se a homepage do site para publicar as noticias relativas ao clube como já é feito assim como iniciativas do Superbraga ou dos foristas que sejam úteis aparecer na imprensa.

A pluralidadede saudável de opiniões é bem-vinda e desta forma ela continuaria a existir mas infelizmente tem que se fazer algo o fórum tem vindo a tornar-se um meio pouco atrativo e a perder bons foristas que já não têm paciência para o "bota-abaixismo" a desinformação e o insulto fácil quer para foristas quer para com jogadores etc criado por muitos infiltrados principalmente a seguir às derrotas ou quando estão em cima da mesa assuntos polémicos, é preciso pôr um travão para o bem do fórum.

Nota: Se possível coloquem esta hipótese do acesso ao fórum por "patamares" na votação para se perceber  se os foristas acham que poderia ser uma alternativa. Obrg.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Augusto Gomes

Não tem nada que saber:
Fórum totalmente aberto a todos..., fechá-lo seria retirar-lhe a sua maior riqueza...
E até são bem vindas mais opiniões de "fora"...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

El Che

Sou totalmente favoravel a um forum aberto foi assim que o encontrei quando me registei.
Quanto ao que colocam certos infiltrados isso pode ser facilmente controlado pelos moderadores!
Julgo sim que se deveria moderar as faltas de educacao para a pluralidade!

Anabela

Quote from: Old School on 28 de April de 2014, 23:41
Para minimizar o problema sugiro que se crie o acesso ao Fórum por "patamares", ou seja, os novos registos só teriam, numa fase inicial,  acesso aos tópicos das modalidades, e ao fim de 50 mensagens teriam acesso ao fórum todo, este método iria filtrar os novos infiltrados pois não seriam muitos a querer escrever 50 mensagens só para ir destabilizar, já para um braguista faria com relativa facilidade e ainda ajudava a dinamizar estes tópicos menos utilizados o que seria benéfico para as modalidades e escalões de formação. Penso que não é difícil de fazer são opções que se vê nos fóruns com frequência.

Não concordo por uma simples razão: quantos dos foristas mais activos do fórum principal, participam activamente no fórum das modalidades? Poucos, muito poucos.
Eu, de vez em quando participo no fórum principal, estou aqui todos os dias a ver as novidades mas, nas modalidades, devo ter uns 5 ou 6 posts, se tanto, apesar de, sempre que há uma nova resposta ou novo tópico ir lá ler!

Legião

Quote from: Anabela on 29 de April de 2014, 02:33
Quote from: Old School on 28 de April de 2014, 23:41

Não concordo por uma simples razão: quantos dos foristas mais activos do fórum principal, participam activamente no fórum das modalidades? Poucos, muito poucos.
Eu, de vez em quando participo no fórum principal, estou aqui todos os dias a ver as novidades mas, nas modalidades, devo ter uns 5 ou 6 posts, se tanto, apesar de, sempre que há uma nova resposta ou novo tópico ir lá ler!

Percebo o teu ponto Anabela mas esse é precisamente um dos motivos pelo que penso seria útil criar este sistema pois iria dinamizar os tópicos das modalidades e escalões de formação, sendo que os foristas só o teriam de fazer uma vez depois das 50 mensagens poderiam escrever e ler apenas o que queriam. Digo 50 mensagens mas é apenas um exemplo poderiam ser 25, números que julgo não serem muito difíceis de atingir.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Somos Braga!

Restrito? Não!

Por todas as razões já avançadas pelo Ric.

Este é público. Restringir a sócios é acabar com ele.

É preciso é que os foristas tenham noção de que estão num fórum público e tenham cuidado com aquilo que dizem.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

magico_scbraga

Penso que o fórum deve continuar como está, ou seja, acessível a todos.
Pouco me importa que os jornalistas criem intrigas com base no que vão lendo por aqui. E muito menos me importa que aqui venham adeptos de outros clubes. E, desde que com civismo, não me oponho a que alguns deles venham aqui dar a sua opinião.
Já muitos o fizeram e, com educação e respeito pela diversidade, contribuíram para enriquecer o debate.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

GverreirodoMinho

Em vez de restringir o fórum, porque não haver uma opção, aquando da criação de qualquer tópico, de quem pode ou não ler o tópico?

Vamos imaginar: um utilizador está a escrever um novo tópico, antes de clicar em enviar, aparece-lhe um leque de opções do género do facebook (ao estilo das perguntas/votações aqui no superbraga, como é o caso deste tópico):

Quem pretende que tenha acesso a este tópico:

# Todos
# Membros registados (Equipa B)
# Iniciados
# Juvenis
# Juniores
# Equipa de Reservas
# Equipa Principal
# Moderadores

Caso assim fosse, alguém que fosse de um certo nível (por exemplo, como é o meu caso, Equipa Reservas) não poderia restringir o tópico a um nível acima do seu (neste caso, só para membros da Equipa Principal), pois o membro em questão ainda não alcançou este escalão.

Independentemente da minha opinião, parece-me que assim seria a forma mais correta de restringir o fórum, caso os moderadores assim o decidissem (digo isto sem qualquer noção de codificação e sem qualquer noção de informática, não sei até que ponto isto é dificil ou fácil de concretizar).
Sócio 2669.

Quote from: ric on 28 de April de 2014, 19:10
amigos:
é uma discussão muito útil e que sigo com bastante atenção pelas responsabilidades que me cabem neste espaço. Vou por isso continuar a "ler" e dar voz a todos.
Gostava , no entanto, de dar algum contributo:

1- QUALIDADE
Quem nos garante que com fórum restrito a "qualidade" se manteria, subia ou desceria?A "qualidade" deste fórum é discutível pois pode englobar vários fatores: diversividade de opinião, análises controversas, contraditório, bom português, análises com rigor e cientificas...
Optaria pela existência de um leque variado de opiniões que nos alarga "horizontes" e permite entender melhor o quão "individual" é este desporto rei. Todos somos treinadores e é assim que nos deveremos comportar.

2- COMO RESTRINGIR OS FORISTAS?
Qual é o grau de braguismo ou qual é a característica que nos permite dizer "tu estás apto a ser do fórum SB"? Quem nos garante tal desiderato? o clube? mas de que forma? com que grau de independencia? Não estaríamos a violar direitos de reserva de divulgação de BD pessoais? Não tenciono - nunca - solicitar ao SCB informação sobre se este utilizador é associado. E mesmo se fosse possivel como seria a checagem? pediríamos no registo no fórum que nviase BI e cartão de sócio???? Impossível. Ser associado não pode nem nunca será condição para ser forista neste espaço.
Actualmente, continuo a pensar que aceito perfeitamente que este espaço possa ser frequentado por outros adeptos de outros clubes. porque não ? conheço alguns casos de grande relevância como o jailbreak, de setúbal... Pluralidade de opiniões é um dos fatores deste espaço.
Existe depois uma entidade - os moderadores - que podem ter uma palavra a dizer na gestão dos utilizadores que ultrapassem limites e que vejamos que estão aqui para "provocar".
Temos ainda forma de restringir o registo de qq pessoa nos tais chamados jogos quentes. por aqui não há problema.

3- DIVULGAR "CASOS" PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL
Sempre fui contra os treinos á porta fechada. É o meu conceito de futebol, uma atividade que deve estar aberta a quem a suporta: os adeptos.
Os artistas (craques), e o seu mundo, devem reger-se por princípios base e de cidadania. Não vivem num mundo á parte nem continuam a não saber comer com faca e garfo. Compreendo que se faça aqui e ali treinos á porta fechada para preprara em segredo uma tatica ou estratégia. Não por sistema. Nem por norma.è para esconder o que se pode passar? para qu~e? Não é melhor assumir o que se passa e colocar rapidamente os pontos nos is e a info fluir devidamente antes de ser revelada com "cenas mais condimentadas"?
por isso acho que a CS pode alimentar-se aqui, no afcebook, em qq lugar...  Não é o que v~em ler ao SB que pode perturbar o clube e os seus jogadores. E se vasculham o que aqui se diz é porque acham que o clube é importante, o pensamento dos seus associados é importante e que é digno de registo. Nunca me dei mal em revelar publicamente a minha opinião. Faço-a aqui e estoua  fazê-lo actualmente sem problemas.~
Tb não é por aqui que isto me leva a fechar o SB a utilizadores só registados. Até pq esses "jornalistas" se podiam tb registar....e antes profiro que algum episódio ossa trazer tb aqui o contraditório em vez de se restringir ao diz que disse

4- QUALIDAE DOS USERS E ABANDONOS
Sou dos que pensa também que foi mau alguns dos bons (??) foristas se terem afastado do SB. Tiveram as suas razões, outros são visitantes... lamento profundamente a saída de um cardoso, de um Zé, etc para não dizer mais casos. Mas ganhamos outros e diariamente este espaço é diverso. Estou certo que mais cedo ou mais tarde regressarão, a seu tempo e com os seus timings pois o bichinho fica.
Não me parece que com o fórum sijeito a erstrição e fechado eles possam regressar mais célere...

Estas são algumas razões do meu ponto de vista ( que já estão a perceber qual é).
mas acho muito interessante e apelo á participação de todos .

PS:Acerca do último posta resposta clara é esta: nada está decidido

É uma questão de combinarmos o cachet 8)
Força Gverreiros

magicobragarui

Por mim preferia que fosse privado ou como já alguém referiu fechar os tópicos a pessoas desconhecidas por aí!