News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/12

Started by JotaCC, 12 de December de 2013, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jogadores de Sp. Braga deixam em delírio crianças da EB 2 de Lamaçães

As visitas do Sp. Braga às escolas são sempre momentos de grande alegria e entusiasmo para as instituições que recebem os jogadores. Ontem, foi a vez da Escola EB 2 de Lamaçães (creche e ensino básico) receber de braços abertos os craques arsenalistas Felipe Pardo, Sasso e Baiano. Como habitualmente, os jogadores distribuiram postais autografados, cartões de sócios e bilhetes duplos para o próximo jogo (sábado, com o Setúbal, da 13.ª jornada da I Liga). E em contrapartida, levam um autêntico banho de moral dos seus fãs.

Os três jogadores deixaram a escola ainda mais motivados para ajudar o Sp. Braga a regressar às vitórias.
À margem desta visita, Pardo revelou que tem acompanhado o processo eleitoral no clube, marcado para amanhã. O jogador colombiano sabe que existem dois candidatos, mas confidenciou que se pudesse votar, votava em António Salvador.

"Quando estamos no campo, não pensamos nisso. Mas fora logicamente que sabemos que há eleições. No meu caso, não posso votar, mas se pudesse votaria no nosso presidente", afirmou. Mas garante, por outro lado, que o plantel está mais focado na recepção ao V. Setúbal.
"Vai ser um jogo complicado, mas teremos de ter a inteligência, tranquilidade e muita confiança para aproveitar os espaços que o Setúbal vai dar. Temos de ter muita concentração, corrigir os erros que temos cometido, pois queremos muito vencer este jogo", apontou o extremo, que foi titular na equipa no Dragão, na ausência de Ruben Micael.

"A última palavra é do mister Jesualdo. No que me compete, treino todos os dias para merecer a confiança do treinador e corresponder ao que me pede. Estou à sua disposição para qualquer momento do jogo, seja como titular ou entrar durante as partidas. Quero é mostrar as minhas qualidades e ajudar o Sp. Braga", apontou Pardo, que faz balanço positivo da sua estadia em Braga, desde que chegou a Portugal no início desta temporada.

Já o defesa central Sasso mostrou-se feliz por estar recuperado após lesão prolongada. "Foram momentos muitos complicados mas é a vida de um jogador. Importante é levantar a cabeça e sinto-me pronto para jogar", afirmou Sasso, considerando que foi positivo jogar pela equipa B para ganhar ritmo e confiança.

"É importante jogar, não estar só a treinar. Aproveitei ao máximo e sinto-me mais confiante. Estou pronto para jogar na equipa principal se precisarem de mim", reforçou.
Sobre os muitos golos sofridos pelo Sp. Braga esta época, Sasso protegeu os companheiros de posição como se ele próprio tivesse jogado. "Somos uma equipa. A defender somos todos, não é só os defesas ou guarda-redes, somos um colectivo. Vi todos os jogos e tivemos azar em muitos deles. Mas vamos dar a volta. A equipa está a treinar bem, tem muita qualidade, e os resultados vão aparecer nos próximos jogos. Vamos voltar a ganhar, sem dúvida', rematou Sasso.

Sadinos costumam ser presa fácil no Estádio AXA

Depois da derrota no Estádio do Dragão, o tempo é de retomar o caminho dos triunfos. E nada melhor do que receber um adversário habitualmente presa fácil no Estádio AXA. O Sp. Braga desceu para o 10.º lugar da Liga e está sedento de pontos, por isso, o encontro de sábado, com o Vitória de Setúbal assume carácter determinante. Ainda mais quando a estatística joga a favor dos arsenalistas.
Em 52 jogos disputados entre Sp. Braga e Vitória de Setúbal - para a Liga e Taça de Portugal - o saldo é, claramente, favorável aos guerreiros, que somam 33 vitórias, tendo sofrido 12 empates e apenas sete derrotas nos duelos com os sadinos.
Há seis anos que o Sp. Braga soma resultados positivos em casa, sendo que é preciso recuar à época 2007/08 para a última vitória da equipa d e Setúbal em Braga (2-3). Desde então, são cinco triunfos e um empate (em 2010/11).
Na última temporada, em Janeiro de 2013, os guerreiros golearam os sadinos, por 4-1, com golos de Mossoró, Custódio, Rúben Micael e Rúben Amorim.
Há duas épocas, o triunfo foi por 3-0, com um bis de Lima e um golo de Alan.
O empate a duas bolas interrompeu a melhor série de vitórias dos bracarenses, que estiveram três anos consecutivos a vencer: 1-0, 2-0 e 3-0, entre 2008 e 2010.
A estatística coloca, assim, o favoritismo do lado do Sp. Braga, num duelo que tem a particularidade de colocar frente-a-frente duas equipas agora coladas na tabela classificativa da I Liga: o Vitória de Setúbal é 9.º classificado e o Sp. Braga 10.º, estão separadas por apenas um ponto.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Fábio Coentrão e Salvador Agra adversários em torneio nas Caxinas

Fábio Coentrão e Salvador Agra serão adversários num torneio de futsal que ganha o nome do atleta do Real Madrid, a realizar nos dias 20, 21 e 22 deste mês, nas Caxinas (Vila do Conde).

Os dois internacionais portugueses serão patronos de equipas diferentes, com a do lateral-esquerdo a equipar Adidas e a do extremo a vestir Nike.

Ambos os craques vão estar presentes no evento, que distribuirá um prémio de 1.800 euros para a melhor formação e 1.450 euros para o conjunto segundo classificado.

A BOLA

JotaCC

MOÇÃO DE CONFIANÇA
PARDO PEDE CONTINUIDADE >>Reconquistada a titularidade no Dragão, após quatro jogos de eclipse parcial, colombiano conta alinhar de início contra o V. Setúbal e voltar a marcar

2 - É o total de golos no campeonato. O colombiano, cujo passe custou 600 mil euros, estreou-se a marcar logo na primeira jornada, frente ao Paços de Ferreira

O golo que Pardo apontou ao Olhanense, há duas jornadas, ao cabo de apenas um minuto em campo, pode ter sido o começo de uma nova era. Suplente utilizado em quatro jogos consecutivos, o atacante do Braga percebeu que terá de ser mais decisivo na linha da frente e não faz a coisa por menos para os próximos jogos, já a começar pela receção ao Vitória de Setúbal. "A ideia é continuar a marcar golos, de modo a ajudar a equipa", assumiu, embora lembrando que em nenhuma altura perdeu de vista as balizas. "Apesar de jogar pelos flancos, tento sempre marcar ou servir os meus companheiros, porque o que realmente importa são as vitórias da equipa. Só assim podemos sair desta situação", defendeu.

Balanço positivo- Atacante do Braga garante que a adaptação a Portugal está a correr bem A ideia é continuar a marcar golos, de modo a ajudar a equipa. Apesar de jogar pelos flancos, tento sempre marcar ou servir os meus companheiros" A última palavra será do treinador. Tenho treinado bem e estou à disposição para ser titular" Vai ser complicado contra o Vitória de Setúbal. Temos de jogar com inteligência, tranquilidade e concentração, aproveitando bem os espaços, sem cometer erros"

Titular contra o FC Porto, na recente visita ao Dragão, Pardo compensou o impedimento de Rúben Micael (já recuperado de uma mialgia) e espera manter-se na equipa. "A última palavra será do treinador. Tenho treinado bem e estou à disposição para ser titular. Quero aproveitar todas as oportunidades que tiver", testemunhou, fazendo um balanço positivo aos primeiros cinco meses no futebol português. "A adaptação está a correr bem. Fiz alguns bons jogos e há que dar continuidade ao trabalho", observou.
A próxima missão de Pardo e companhia será acabar, de vez, com o estigma dos resultados negativos. Após a derrota no Dragão, a equipa caiu para o 10º lugar na classificação e o remédio terá de passar pela vitória. Por aí, o colombiano não tem dúvidas. "Vai ser complicado contra o Vitória de Setúbal. Temos de jogar com inteligência, tranquilidade e concentração, aproveitando bem os espaços, sem cometer erros. Contamos também com o apoio dos nossos adeptos. Temos uma boa equipa e todos juntos somos uma família", comentou.
Um dia antes (amanhã), o clube vai a votos e Pardo assume-se apoiante incondicional de António Salvador. "Fora de campo, temos a noção do que vai acontecer. Eu não posso votar já. Se pudesse, votaria no atual presidente", confessou.

Feliz pelo sucesso de Jackson e Montero

A marca colombiana está mais do que nunca na moda no futebol português. Basta pensar que Montero (Sporting) e Jackson (FC Porto) ocupam os dois primeiros lugares da lista dos melhores marcadores no campeonato. A corrida está ao rubro e, na perspetiva do compatriota Pardo, terá um final imprevisível. "São dois grandes amigos e grandes avançados, embora totalmente diferentes. O Jackson tem mais experiência na Europa. Já o Montero foi meu companheiro no Cali e os golos que tem marcado não são surpresa nenhuma para mim. É um jogador muito inteligente e sempre marcou muitos golos. Estou muito contente por eles", revelou.

Festa em Lamaçães

VISITAS Pardo, Baiano e Sasso foram à escola conquistar "braguistas"

A escola EB2 de Lamaçães, em Braga, ganhou ontem um colorido vermelho e branco para receber as visitas de Pardo, Baiano e Sasso. Por entre autógrafos e fotografias, os três jogadores da equipa principal conquistaram a pequenada. "É do melhor contactar com crianças. Elas admiram os jogadores e nós podemos retribuir com estas visitas, dando-lhes alegrias", enalteceu Pardo, dizendo-se encantado com a experiência.

Sasso Disse estar apto a ser utilizado por Jesualdo

De sorriso aberto, Sasso confirmou estar em condições de ser utilizado por Jesualdo Ferreira, após uma paragem forçada de seis meses. "Os jogos da equipa B foram bons para readquirir a forma física. Estou com mais ritmo e confiança", referiu.

LISTA B E JOSÉ MENDES ÀS AVESSAS

Impedido, por José Mendes, presidente da AG, de consultar documentos para tirar a limpo uma alegada "irregularidade nas folhas de assinatura da candidatura" da Lista A, Nuno Carvalho ponderou impugnar as eleições mas recuou. "Não o vamos fazer. Mas isto só prova a falta de transparência dos atuais órgãos sociais", referiu a O JOGO. Já Mendes diz que isto são "manobras de diversão", pois teve uma reunião com as listas e "a B não colocou nenhuma objeção".

Carlos Alberto será o terceiro trunfo

Livre desde o começo de agosto, altura em que rescindiu com o Vasco da Gama, o ex-FC Porto, Carlos Alberto, está em vias de assinar um pré-acordo com a Lista B, encabeçada por Nuno Carvalho, tal como o central Carl Medjani (Olympiacos) e o médio-ofensivo Alou Diarra (West Ham). "Está tudo tratado. Dentro de horas, será formalizado o acordo", anunciou André Dias, assessor de Nuno Carvalho. Recorde-se que o médio-ofensivo, de 29 anos, foi suspenso a 29 de agosto pelo período de um ano, após um controlo anti-doping positivo num jogo com o Fluminense, disputado a 2 de março. No entanto, o Tribunal Arbitral do Desporto brasileiro acabou por revogar a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Salvador vota às 12h30

ANTES DA EQUIPA >>Ato decorrerá na zona mista do Estádio Axa

Quando os jogadores se apresentarem amanhã na zona mista do Estádio AXA, para exercerem o direito de voto, já António Salvador, o candidato da Lista A, terá colocado o seu boletim de voto numa das urnas. O dirigente tem previsto votar pelas 12h30, enquanto jogadores e treinadores deverão aparecer no mesmo espaço, apenas um quarto de hora depois. Já Nuno Carvalho, candidato da Lista B, deve exercer o direito de voto por volta das 11h30, ficando depois à espera dos resultados. Estes deverão ser conhecidos bastante tarde, já que as urnas encerram apenas às 22 horas, permitindo que os sócios que trabalhem até ao final da tarde ainda tenham hipótese de votar.

Esmola de Diogo Ribeiro
ESPETÁCULO POBRE>> Portistas foram incapazes de escapar às armadilhas dos bracarenses, que beneficiaram do oportunismo do seu avançado para vencer um jogo com poucas ocasiões de golo

Bem espremido, este Braga B-FC Porto B terá tido qualquer coisa como 15 minutos de futebol. Foi aí que se viram as melhores jogadas de ataque, dois remates ao poste e o golo que acabaria por resolver o jogo a favor dos da casa. Os restantes 75 foram tempo perdido, uma vez que as equipas pouco fizeram para os tornar atrativos. Uma (Braga B) assumiu sem rodeios que não queria ter a bola e apenas a utilizou para desenhar alguns contra-ataques venenosos através dos dois extremos (Piqueti e Erivaldo); a outra teve-a, mas raramente soube o que fazer com ela, já que foi caindo uma e outra vez nas armadilhas que o adversário lhe ia montando, e raramente pôde contar com os dois elementos (Kelvin e Tozé) que, à partida, poderiam desequilibrar no último terço do terreno, bem anulados pelos dois laterais adversários.

Remate certeiro Diogo Ribeiro, de pé esquerdo, faz o único golo do encontro

O jogo caminhou assim, pastoso e sem grandes motivos de interesse, para o último quarto de hora, altura em que Caballero teve um minuto de pura infelicidade: primeiro atirou à trave, depois ao poste que surgiu o fator sorte a fazer pender um dos pratos da balança. Caballero teve duas boas ocasiões para faturar no espaço de um minuto, mas acertou nos lugares teoricamente mais difíceis: na trave (78') e no poste (79'). O Braga respirou de alívio e, na sequência de uma jogada bem desenhada por Kappel no lado esquerdo, viu Diogo Ribeiro aproveitar uma defesa incompleta de Kadú para resolver a questão do vencedor.

DESTAQUES

BRAGA B

Tomás Dabó
Concentrado, anulou bem aquele que, à partida, seria o jogador mais perigoso do FC Porto, Tozé.

Hebert Com a exceção de um minuto (78' e 79'), controlou bem Caballero. E no fim afastou a bola e o perigo da área.

Núrio Se ninguém deu pela presença de Kelvin no jogo, muito se deve à exibição segura do lateral-esquerdo.

Patrão Importante a lançar o contra-ataque, participou na jogada do golo que deixou Kappel sem oposição.

Kappel Desenhou quase toda a jogada que resultaria no único golo do jogo. Só não marcou, porque Kadú se opôs.

FC PORTO B

Kadú Desprotegido pela defesa no lance do golo, ainda evitou o primeiro remate de Kappel.

Zé António Venceu a maioria dos lances que disputou. Teve a oportunidade de empatar, mas cabeceou para as mãos do guarda-redes.

Quiñones Travou um duelo vertiginoso com Erivaldo e provocou alguns calafrios à defesa arsenalista sempre que subiu pelo flanco esquerdo.

Pedro Moreira Foi a unidade mais esclarecida do meio-campo e o único que tentou inventar qualquer coisa com a bola nos pés.

Caballero Teve duas oportunidades para marcar, mas não foi feliz. Na primeira atirou à trave e na segunda ao poste.

José Alberto Costa BRAGA B

"Tivemos bons períodos"
"Foi uma vitória merecida. Tivemos bons períodos e soubemos posicionar-nos da melhor maneira para tapar todo o potencial dos jogadores do FC Porto

DIOGO RIBEIRO
Oportunismo puro

O facto de ter resolvido um encontro sem grandes motivos de interesse seria suficiente para receber o título de figura. No entanto, o avançado não se limitou a marcar. Fê-lo quando já desempenhava o papel de extremo, aproveitando uma defesa incompleta de Kadú a remate de Kappel, mas enquanto ponta de lança não deu um minuto de descanso a Tiago Ferreira. Irrequieto, apareceu muitas vezes na direita a cruzar e ainda dispôs de outra boa oportunidade para faturar, já na segunda parte, quando recolheu uma bola perdida na área e rematou à meia volta, levando-a a passar rente a um dos postes.

"EQUIPA 'A' É UM SONHO"

Herói da vitória do Braga B na receção ao FC Porto B, Diogo Ribeiro não escondeu que ambiciona um dia fazer mais do que ser chamado para treinar por Jesualdo Ferreira. "É um sonho e um objetivo individual ser chamado para os trabalhos da equipa. Mas, por enquanto, estou focado na B", referiu o atacante, que leva três golos na II Liga.

O JOGO

JotaCC

"Na pior altura não havia oposição"
ENTREVISTA // ANTÓNIO SALVADOR Presidente do Braga desde 2003 tem, pela primeira vez, oposição nas eleições. Mas está mais confiante e ambicioso do que nunca Por: João Faria e Vítor Santos

A os 42 anos, António Salvador é o rosto do Braga. Quando chegou, em2003, os arsenalistas estavam no fundo, mas tornaram-se um clube apetecível, ao ponto de viver uma disputa eleitoral apaixonante, como se conclui após conversa do JN com o candidato da Lista A.

O que o satisfaz nas eleições? Ter mais um voto do que o adversário já chega?
Não. Primeiro é preciso ganhar, é o mais importante. Tenho a convicção de que os sócios sabem em quem devem votar. Vão pretender votar pela continuidade, pela estabilidade e pelo crescimento.

Nas eleições anteriores não teve adversário. Como encara Nuno Carvalho?
Sempre disse que era importante que o clube tivesse outros candidatos, com debate de ideias. Isso tem acontecido.

Entende que Nuno Carvalho não veio acrescentar nada de positivo?
Importante era haver mais do que uma lista. Cabe aos sócios analisar e votar.

Conhecia Nuno Carvalho?
Não.

Ele disse que não ia concorrer se António Salvador se candidatasse, mas vai a votos. Surpreendido?
As minhas ideias não mudam. Houve um comunicado do outro candidato a falar de uma obra notável e que seria bom dar-lhe continuidade. Se mudou de ideias, só ele poderá explicar as razões.

Existem motivos para haver oposição, quando o clube viveu, nesta década, a sua melhor fase desportiva?Há. Na pior altura não havia oposição, porque ninguém queria pegar no clube. Em 2003, quando fui convidado, sei bem das dificuldades de arranjar uma Direção. Vim com espírito de missão, de colocar o clube num patamar diferente. Pediram-me para estabilizar o Braga, a nível financeiro e desportivo.

Alertou para o perigo de o Braga cair em aventureirismos. Se o seu adversário vencer teme pelo futuro?Se os associados repararem, os clubes que têm estabilidade possuem direções com o mesmo presidente durante vários anos. Com uma equipa coesa e objetiva, é mais fácil levar a cabo o nosso programa.

Nuno Carvalho quer uma auditoria às contas dos últimos dez anos. Teme algo?
Nada! As contas da SAD são claras e auditadas. Está tudo transparente. Podem fazer as auditorias que entenderem. Se no Braga houve contas com rigor, foi desde a minha chegada. Nada se esconde. O Braga cumpre com as suas obrigações e compromissos fiscais na íntegra.

A candidatura adversária garante ter 20 milhões para investir. Quer comentar?
Não. Conheço bem a realidade do futebol... É assunto que não me diz respeito.

Mas é muito dinheiro...
É.

Nuno Carvalho diz que o Braga vive numa ditadura e que o atual presidente é um vendedor de ilusões...Não sou sonhador, nem vendo ilusões. Disse, mal cá cheguei, que o Braga ia lutar por títulos e pelo topo. Isso foi conseguido. Mas não estamos satisfeitos. Queremos mais. No passado, apontavam como utopia o que dizíamos ser possível e, afinal, conseguiu-se. Prevejo que assim continue.

Melhor só o título nacional...
Acredito que, um dia, o Braga vai ser campeão. E que voltará a uma final europeia, a vencer outra Taça e a ir à Champions. Não tenho dúvidas disso. Sabemos que lutamos com três clubes de outra dimensão, a nível financeiro e de massa adepta. Mas temos vindo a crescer com alguma sustentabilidade. Queremos continuar.

Acredita que o Braga, esta época, ainda vai lutar pela Champions?
Sabíamos que estávamos a entrar numa fase nova, com a reestruturação do plantel. As coisas não nos têm corrido como desejávamos, mas temos a convicção de que vamos conseguir. Tivemos problemas pontuais, como o atual, e soubemos sempre dar a volta. Este mau momento é ultrapassável.

Consegue imaginar estar 30 anos na presidência e ser uma espécie de Pinto da Costa em Braga?
Não! Para já estou focado nos projetos que tenho idealizado. Depois, logo se verá.

Mas tem ambições...

A ambição é que o clube seja campeão e tenha infraestruturas como nunca teve.

Qual é a primeira coisa que espera dizer aos sócios na noite de amanhã?
A continuação da estabilidade e do crescimento deste clube é uma grande vitória deles, porque assim escolheram.

//BRAGA TV

"O projeto está pronto. Numa primeira fase, será só via Internet, mas entrará no cabo e aproximará mais os sócios ao clube".

//MERCADO
"Acreditamos muito no plantel, mas poderão surgir reajustes. Certo é que não vamos vender ninguém em janeiro".

//LEONARDO JARDIM
"É grande treinador e está a realizar excelente trabalho. Fomos criticados, mas sabíamos do seu valor, que está à vista".

"Mário Figueiredo devia colocar lugar à disposição

O Sporting de Braga é um dos clubes que pretende que Mário Figueiredo deixe a presidência da Liga. Por que razão?
António Salvador defende uma Liga gerida de forma aberta, a pensar nos clubes

A Liga tem de gerir o futebol de uma forma aberta, voltada para os seus associados, que são os clubes. Estou à vontade para criticar porque, mesmo não tendo votado neste presidente, disse-lhe, assim que foi eleito: "Você é, a partir de hoje, o meu presidente". De então para cá, Mário Figueiredo não tem cumprido as promessas que realizou. A Liga deve ser aglutinadora e tal não tem acontecido, o que não é bom para o futebol português. Já não consegue congregar à volta da Liga os próprios clubes. E é por essa razão que até alguns que o ajudaram a eleger lhe voltaram as costas.

Quem poderia ser um bom presidente da Liga?
Não vou dizer nomes. Mas terá sempre de ser uma pessoa conhecedora do futebol e que não exerça qualquer atividade nos clubes. Alguém que te nha capacidade de abrangência na sociedade, com boas ligações a várias entidades, como o Governo e patrocinadores, e, sobretudo, que conheça a realidade do futebol.

O atual presidente não conhece a realidade do futebol?
Se conhece, não o quer fazer sentir, ao entrar pela via da guerrilha numa altura em que o país vivente um momento complicado, com os parceiros e patrocinadores a cortarem cada vez mais. Como não existe, na atual conjuntura, uma harmonia entre os clubes e a Liga, torna-se mais complicado gerir e ter parceiros do seu lado.

Entende, então, que Mário Figueiredo não está a trabalhar bem e isso conduz à perda de patrocínios?
Exatamente. Repare que o Braga ganhou a Taça da Liga da temporada passada e recebeu dez ou vinte por cento do valor que encaixou, na época anterior, um finalista! Não faz sentido. Conhecemos as dificuldades, mas é necessária outra atitude.

Mário Figueiredo deveria deixar a presidência do organismo?
Mediante o que está acontecer, atendendo a toda esta polémica no que concerne à sua relação com os clubes e à vontade dos mesmos, Mário Figueiredo devia colocar o lugar à disposição.

"MESQUITA MACHADO FOI CONVIDADO E NÃO ACEITOU"

O que se passou neste processo com Mesquita Machado?
Esteve indicado para presidente da Mesa da Assembleia-Geral da sua lista. Depois, acabou por não ser ele...
A única lista que fiz foi esta! O engenheiro Mesquita Machado é uma pessoa que respeito e admiro muito. Tem uma grande obra, muito importante nesta cidade, ao longo de 37 anos, e também dentro do Sporting de Braga. Disse-lhe que, estando ele fora da Câmara de Braga, gostaria que estivesse comigo no clube. E foi-lhe oferecido um cargo de relevo.

Qual foi o cargo?
O de vice-presidente da Presidência, o meu substituto natural, quando não estivesse. Entendo que é um cargo de grande relevo, indicado para uma pessoa com o passado dele no clube. Foi convidado, mas não aceitou. Mesquita Machado acusou-o de ter uma atitude indigna.

Ficou zangado com ele?
Tenho consciência de que o convite foi feito e que não o aceitou, mas não vou entrar em polémicas.

Chegou a pensar que poderia ter Mesquita Machado como adversário nas eleições?
Qualquer sócio com as cotas em dia pode ser candidato. Isso nunca me preocupou. Tenho consciência do que realizámos e do que temos para fazer. Os sócios saberão escolher.

PARDO PEDE ATITUDE INTELIGENTE PARA A RECEÇÃO DE DEPOIS DE AMANHÃ AO VITÓRIA DE SETÚBAL

Felipe Pardo espera que o Braga atue "com inteligência e tranquilidade", de forma a levar a melhor sobre o Vitória de Setúbal, na receção de depois de amanhã (18 horas, Sport TV1), em jogo da 13. ª jornada da Liga. "Vai ser complicado. Temos de aproveitar bem os espaços e não cometer erros", disse, ontem, o jogador colombiano, após a visita a uma escola de Lamaçães, em Braga. Também Baiano e Sasso participaram na ação de promoção estudantil, visando a captação de novos associados para o clube.

Caballero perdoa e Diogo Ribeiro marca

Vitoria da equipa que mais tentou o golo, num jogo que se resume aos dez minutos finais. Em minuto e meio, Caballero atirou, por duas vezes, aos ferros da baliza de Tiago Sá. Pontaria a mais que Diogo Ribeiro, a quatro minutos do fim da partida, não teve. O ponta de lança concluiu com êxito, depois de uma primeira defesa de Kanu, a jogada que colocou Grunt na cara do guardião portista.

JN

JotaCC

Sasso pronto para agarrar lugar

Vincent Sasso voltou às convocatórias no último jogo frente ao FC Porto, isto depois de ter estado nove meses de fora da equipa principal por lesão. Ultrapassado o longo calvário, o defesa-central francês diz-se pronto para agarrar uma oportunidade no onze de Jesualdo Ferreira.

«Fiquei muito feliz por regressar às convocatórias. Os jogos na equipa B foram importantes para recuperar o ritmo competitivo e agora estou pronto para agarrar a minha oportunidade na equipa principal», assegurou o francês.

Refira-se ainda que a conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira foi antecipada para hoje devido ao ato eleitoral que se irá realizar amanhã. Normalmente, o técnico antecipa os jogos na véspera, mas como as eleições se irão realizar no Estádio Axa, os responsáveis bracarenses viram-se obrigados a realizar hoje a conferência de antevisão ao jogo frente o Vitória de Setúbal.

O treinador tem praticamente todo o plantel à disposição, sendo a única baixa confirmada a do central brasileiro, Paulo Vinícius, que continua a recuperar de lesão.

A BOLA

brigada da relote

Sp. Braga: Carlos Alberto é trunfo eleitoral de Nuno Carvalho

O futebolista brasileiro Carlos Alberto, que foi campeão europeu no FC Porto, será reforço do Sporting de Braga se a lista B, de Nuno Carvalho, vencer as eleições, revelou hoje à Lusa fonte da candidatura.

Carlos Alberto, de 29 anos, joga no Vasco da Gama, recentemente despromovido ao segundo escalão do futebol brasileiro, mas poderá estar de regresso ao futebol português se Nuno Carvalho ganhar a disputa eleitoral de sexta-feira a António Salvador.

Carlos Alberto jogou no FC Porto duas épocas (2003/04 e 2004/05), estando indelevelmente associado à Liga dos Campeões conquistada na primeira dessas temporadas ao marcar o golo inaugural na final diante do Mónaco (3-0).

Além do médio ofensivo, Nuno Carvalho tem também um pré-acordo com o defesa central Carl Medjani e o médio Alou Diarra.

Carl Medjani é internacional pela Argélia, tem 28 anos, e chegaria emprestado pelos gregos do Olimpyacos.

Alou Diarra é um médio defensivo francês de 32 anos que alinha no West Ham, de Inglaterra, com larga experiência no seu país (Rennes, Marselha, Bordéus, Lyon, Lens, Bastia, Le Havre) e no estrangeiro, tendo já jogado em equipas como o Liverpool ou Bayern de Munique.

Os três jogadores têm um pré-acordo com os minhotos garantido através dos respetivos empresários.

As eleições do Sporting de Braga são na sexta-feira e colocam em disputa António Salvador, atual presidente (lista A), e Nuno Carvalho (lista B).

António Salvador e Nuno Carvalho decidem liderança do Braga na sexta-feira

Vinte e cinco anos depois das últimas eleições com dois candidatos, os 17.500 sócios do Sporting de Braga habilitados a votar vão escolher, na sexta-feira, o próximo líder do clube entre António Salvador, atual presidente, e Nuno Carvalho.

Desde a época 1988/89, com uma "luta" entre Alberto Silva e João Gomes da Silva, que não se verificava uma disputa eleitoral no clube bracarense que, nos últimos anos, se tornou no "quarto grande" do futebol português.

António Salvador, presidente desde 2003, recandidata-se a mais um mandato e, pela primeira vez, terá um adversário: Nuno Carvalho, empresário de 37 anos.

O processo eleitoral, também por causa deste cenário pouco habitual no clube minhoto, foi conturbado e polémico do início ao fim.

Começou com as hesitações de ambos em avançar, passou por uma "irregularidade" nunca devidamente esclarecida na lista de Salvador, e termina com um eventual pedido de impugnação do ato eleitoral por Nuno Carvalho por causa de uma alegada ilegalidade cometida pelo presidente da mesa da assembleia-geral.

António Salvador mantém o discurso ambicioso e acredita na possibilidade do clube conquistar o título da I Liga de futebol: "sim, nós podemos ser campeões!", declarou esta semana num jantar de apoio à sua candidatura.

Apresenta como principais propostas para o triénio 2014/2016 a criação da SC Braga TV, que nascerá na internet já no início do novo ano e poderá evoluir para o cabo, e a construção de uma cidade desportiva que, além do futebol, possa albergar todas as modalidades do clube, o grande sonho de Salvador.

"Está na hora de criar património. Esta obra não é megalomania, é autossustentável", disse numa recente ação de campanha.

Opinião contrária tem Nuno Carvalho, que considera essa opção errada, acusando Salvador de "vendedor de sonhos".

O projeto da lista B passa por potenciar as infraestruturas que o concelho já tem.

Se vencer, além de uma auditoria externa às contas do clube, garante 20 milhões de euros para o futebol, através de investidores nacionais e estrangeiros, e um "naming" para o estádio a rondar os cinco milhões por ano.

O candidato diz também ter um pré-acordo com três jogadores: o defesa central argelino Carl Medjani, por empréstimo do Olympiacos, e os médios francês Alou Diarra (West Ham) e brasileiro Carlos Alberto (Vasco da Gama e ex-FC Porto).

O ato eleitoral vai decorrer no Estádio Municipal de Braga (na zona mista, piso -2, entrada UEFA/Jogadores), na sexta-feira, 13 de dezembro.

As urnas abrem às 11:00 e fecham às 22:00. A partir das 12:00, o clube disponibiliza transporte gratuito desde o Campo da Vinha através de dois minibus.

São 17.500 os sócios votantes: 8.007 associados com dez votos, 5.390 com cinco votos e 4.103 com um voto.

LUSA

brigada da relote

«Quero construir um Sp. Braga campeão»
ACUSA SALVADOR DE TER DESESTABILIZADO A EQUIPA QUANDO FOI AO BALNEÁRIO ANUNCIAR A SAÍDA

Candidato da Lista B expõe o seu programa, fala dos investidores e promete maior ambição no futuro.

RECORD

brigada da relote

Iva Domingues apoia candidatura de António Salvador

A apresentadora de televisão Iva Domingues nunca escondeu a paixão que sente pelo Sp. Braga e confessou a Record que é apoiante da candidatura de António Salvador – que preside os minhotos desde 2003 e que se recandidatou às próximas eleições do clube que vão acontecer amanhã.

"Quero deixar uma mensagem de confiança e de parabéns ao Salvador. Para mim é o melhor presidente que o Sp. Braga já teve", disse a morena que faltou a um jantar de apoio ao candidato na terça-feira para estar presente no lançamento do site do amigo e ator Pedro Teixeira. Quanto ao futuro da equipa, revelou-se otimista: "Dói muito ver o meu clube tão em baixo na classificação, mas acredito que isto seja passageiro."

RECORD

JotaCC

António Salvador e Nuno Carvalho decidem liderança do Braga na sexta-feira
São 17 500 os sócios votantes: 8007 associados com dez votos, 5390 com cinco votos e 4103 com um voto.
Vinte e cinco anos depois das últimas eleições com dois candidatos, os 17.500 sócios do Sporting de Braga habilitados a votar vão escolher, na sexta-feira, o próximo líder do clube entre António Salvador, atual presidente, e Nuno Carvalho.
Desde a época 1988/89, com uma "luta" entre Alberto Silva e João Gomes da Silva, que não se verificava uma disputa eleitoral no clube bracarense que, nos últimos anos, se tornou no "quarto grande" do futebol português.
António Salvador, presidente desde 2003, recandidata-se a mais um mandato e, pela primeira vez, terá um adversário: Nuno Carvalho, empresário de 37 anos.
O processo eleitoral, também por causa deste cenário pouco habitual no clube minhoto, foi conturbado e polémico do início ao fim.
Começou com as hesitações de ambos em avançar, passou por uma "irregularidade" nunca devidamente esclarecida na lista de Salvador, e termina com um eventual pedido de impugnação do ato eleitoral por Nuno Carvalho por causa de uma alegada ilegalidade cometida pelo presidente da mesa da assembleia-geral.
António Salvador mantém o discurso ambicioso e acredita na possibilidade do clube conquistar o título da I Liga de futebol: "sim, nós podemos ser campeões!", declarou esta semana num jantar de apoio à sua candidatura.
Apresenta como principais propostas para o triénio 2014/2016 a criação da SC Braga TV, que nascerá na internet já no início do novo ano e poderá evoluir para o cabo, e a construção de uma cidade desportiva que, além do futebol, possa albergar todas as modalidades do clube, o grande sonho de Salvador.
«Está na hora de criar património. Esta obra não é megalomania, é autossustentável», disse numa recente ação de campanha.
Opinião contrária tem Nuno Carvalho, que considera essa opção errada, acusando Salvador de «vendedor de sonhos».
O projeto da lista B passa por potenciar as infraestruturas que o concelho já tem.
Se vencer, além de uma auditoria externa às contas do clube, garante 20 milhões de euros para o futebol, através de investidores nacionais e estrangeiros, e um "naming" para o estádio a rondar os cinco milhões por ano.
O candidato diz também ter um pré-acordo com três jogadores: o defesa central argelino Carl Medjani, por empréstimo do Olympiacos, e os médios francês Alou Diarra (West Ham) e brasileiro Carlos Alberto (Vasco da Gama e ex-FC Porto).
O ato eleitoral vai decorrer no Estádio Municipal de Braga (na zona mista, piso -2, entrada UEFA/Jogadores), na sexta-feira, 13 de dezembro.
As urnas abrem às 11h00 e fecham às 22h00. A partir das 12h00, o clube disponibiliza transporte gratuito desde o Campo da Vinha através de dois minibus.
São 17 500 os sócios votantes: 8007 associados com dez votos, 5390 com cinco votos e 4103 com um voto.

SAPO DESPORTO

JotaCC

Eleições no SC Braga juntam dois candidatos

"Está na hora de criar património. Esta obra não é megalomania, é autossustentável", disse numa recente ação de campanha.
Opinião contrária tem Nuno Carvalho, que considera essa opção errada, acusando Salvador de "vendedor de sonhos".

O ato eleitoral vai decorrer no Estádio Municipal de Braga (na zona mista, piso -2, entrada UEFA/jogadores), na sexta-feira, 13 de dezembro.
As urnas abrem às 11h00 e fecham às 22h00. A partir das 12h00, o clube disponibiliza transporte gratuito desde o Campo da Vinha através de dois minibus.
São 17.500 os sócios votantes: 8.007 associados com dez votos, 5.390 com cinco votos e 4.103 com um voto.

RTP

JotaCC

António Salvador e Nuno Carvalho discutem liderança

Vinte e cinco anos depois das últimas eleições com dois candidatos, os 17.500 sócios habilitados a votar vão escolher, na sexta-feira, o próximo líder do clube bracarense

DN

JotaCC

«Negócio com lixo de 4,9 milhões de euros» - Correio da Manhã

José Manuel Fernandes, candidato à AG do SC Braga, é casado com vereadora de Vila Verde que votou a favor de empresa ligada ao líder do clube, António Salvador, um negócio de 4,9 milhões de euros relacionado com a recolha de resíduos sólidos urbanos.

Contactado pelo CM, António Salvador assegurou que foi «uma coincidência. A entrada de José Manuel Fernandes na minha lista nada tem a ver com essa situação», vincou.

A BOLA

brigada da relote

brigada da relote

brigada da relote

brigada da relote

brigada da relote

«O jogo com V. Setúbal é de dificuldade máxima» – Jesualdo Ferreira

Jesualdo Ferreira fez, ao início da tarde desta quinta-feira, a antevisão do jogo frente ao Vitória de Setúbal, considerando a partida de risco elevado.

«O José Couceiro ainda não perdeu desde que assumiu o comando do Vitória de Setúbal. É um adversário muito difícil, é um jogo de risco e dificuldade máxima. Temos que apresentar o nosso melhor futebol e ter a felicidade que nos tem faltado», começou por afirmar, em conferência de Imprensa.

O treinador bracarense garantiu ainda que, caso não aconteça nenhuma lesão num treino, Rúben Micael vai regressar à titularidade, depois de ter falhado a deslocação ao Estádio do Dragão:

«O onze vai ser diferente daquele que apresentei no último jogo. É uma questão de ser preso por ter cão e preso por não ter. Antes, perguntavam porque é que mudava sempre o onze. Agora, é porque quero manter a estrutura que tem jogado mais vezes. Se nada de grave acontecer nos treinos, vou manter o onze que tem jogado com maior regularidade».

Jesualdo Ferreira garantiu ainda que a campanha eleitoral que tem decorrido durante esta semana no clube minhoto, não tem incomodado os jogadores.

«Sinceramente, acho que é um acontecimento normal de um clube com democracia. A campanha está a decorrer de uma forma tranquila e serena. Não sinto que este ato tenha incomodado os jogadores».

Os arsenalistas recebem o Vitória de Setúbal no próximo sábado, pelas 18 horas.

A BOLA

brigada da relote

«O humanismo vai voltar ao clube se eu for eleito»
SÓCIOS MAIS ANTIGOS DEIXAM DE PAGAR

Nuno Carvalho garante que se for eleito, o clube terá uma "identidade própria"...

Jesualdo Ferreira: «Não houve perda de qualidade»
ANALISE PERFORMANCES EUROPEIAS

Após a derrota no Dragão, Jesualdo Ferreira pretende regressar aos triunfos na receção ao V. Setúbal, sábado, às 18 horas. "Desde que o José Couceiro chegou, o V. Setúbal ainda não perdeu, está uma equipa diferente do início do campeonato e é um adversário muito difícil e de dificuldade máxima", referiu esta quinta-feira o técnico dos Guerreiros do Minho.

"Temos de manter e melhorar o que temos vindo a fazer, continuando nesta via e com resultados positivos, que é o que interessa; e infelizmente os resultados não têm correspondido à qualidade que temos apresentado", desenvolveu.

Quanto ao facto de esta sexta-feira haver eleições em Braga, Jesualdo Ferreira, que em 2013 também esteve no meio de um processo eleitoral (Sporting), comentou com algum bom humor a situação: "Em 2013 e noutros 13... mas acho, sinceramente, que é um acontecimento normal em democracia e creio que tudo está a correr de forma tranquila e serena embora à partida não fossem esperados dois candidatos". Apenas acrescentou sobre o assunto que "toda a gente conhece António Salvador" .

Jesualdo Ferreira comentou também as performances europeias das equipas portuguesas. "O que se passou não pode ser analisado como um fator de perda de qualidade pois também é verdade que também já passamos esta fase com várias equipas nas duas competições, portanto, penso que é uma situação pontual com o Estoril, que é um clube sem experiência a este nível, a ter uma prestação muito meritória", concluiu.

RECORD

brigada da relote

Jesualdo Ferreira espera jogo de 'dificuldade máxima' frente ao V. Setúbal

O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, anteviu hoje um jogo de "alto risco" e de "dificuldade máxima" na receção de sábado ao Vitória de Setúbal, da 13ª jornada da I Liga de futebol.

O Braga somou seis derrotas nas últimas sete jornadas e caiu para a décima posição, ultrapassado precisamente pelos sadinos, que estão num período ascendente, tendo somado 10 pontos nas últimas quatro rondas (três vitórias e um empate).

Para Jesualdo Ferreira, a troca no comando técnico do Vitória (entrou José Couceiro para o lugar de José Mota), trouxe mudanças "fundamentalmente a nível de resultados".

"Julgo que ainda não perdeu com José Couceiro. É uma equipa diferente da dos primeiros jogos e vai ser um adversário muito difícil, um jogo de alto risco e dificuldade máxima para nós. Temos que jogar de forma muito próxima do que temos feito nos últimos jogos, mas com mais felicidade para conseguirmos os três pontos", disse.

O técnico "arsenalista" considera que a equipa tem vindo a melhorar de produção e quer que assim continue, mas "a conquistar pontos".

Ruben Micael falhou o jogo com o FC Porto na última semana, devido a lesão, mas está recuperado e, se até à hora do jogo "não acontecer nada que seja impeditivo", o médio internacional português deve regressar ao "onze" de Jesualdo Ferreira.

Hoje são as eleições do clube e Jesualdo Ferreira defende que o processo "não teve qualquer influência no rendimento da equipa".

"É um acontecimento normal nos clubes em democracia, creio que está a decorrer de uma forma tranquila, não era expectável que houvesse dois candidatos, mas para a própria saúde do Braga é bom", disse.

Sporting de Braga, décimo classificado, com 15 pontos, e Vitória de Setúbal, nono, com 16, defrontam-se no sábado, às 18:00, no Estádio Municipal de Braga.

LUSA

brigada da relote

Jesualdo Ferreira intitula o Braga-Setúbal como jogo de alto risco

Para o técnico Jesualdo Ferreira, o Braga-V. Setúbal, de sábado, para a Liga (18 horas, SportTV1), é considerado um "jogo de risco alto". O treinador bracarense, que anunciou o regresso de Rúben Micael ao onze, alertou para o facto de os sadinos, sob a liderança de José Couceiro, ainda não terem perdido.

"O V. Setúbal está a subir. É uma equipa diferente, relativamente aos tempos de José Mota. Para o Braga, será um jogo de risco alto, de dificuldade máxima. Com um bocadinho mais de felicidade, vamos correr pelo nosso objetivo, que são os três pontos", disse, esta quinta-feira, Jesualdo Ferreira, na antevisão do desafio.

JN