News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O "nosso" programa...

Started by ric, 25 de November de 2013, 16:19

Previous topic - Next topic

ric

caros foristas:

ao longo destes mais de 10 anos que temos on-line o fórum do Superbraga, muitas foram as contribuições dadas para o clube.
A Associados e adeptos atentos e activos só nos resta fazer força positiva e apresentar ideias, sugestões de forma a que, com esta nossa mínima contribuição possamos ter um clube cada vez maior.

Ao longo destes anos, relembro-me das dicas que fomos dando em relação ao estádio e seus melhoramentos, á necessidade de termos um site digno, de maior aposta no merchadising, na criação de lojas mais próximas dos sócios, do pagamento por MB das quotas, na necessidade de se ter um provedor do Sócio, de visitar as escolas, de termos excursões para jogos... foram muitas as sugestões  e acho que o nosso papel foi bastante positivo.

Não quero dizer que "fizemos ou criamos" algumas das acções protagonizadas pela direcção da SAD ou do clube. Mas não andarei muito longe se disser que muitas destas medidas foram levadas em conta e muitas delas concretizadas.

O clube vive agora mais um período eleitoral. Diferente, muito diferente do habitual.
Muitos dos frequentadores deste fórum nem sequer eram nascidos desde a última disputa eleitoral entre Alberto Silva e João oliveira...

Esperemos que seja digna do clube e que os seus protagonistas sejam verdadeiros representantes da massa adepta do SCBRAGA.

Assim, repensando a "nossa missão" de contribuir para um grande clube, deixava o desafio aos foristas de plasmarem aqui algumas das medidas que gostaria de ver como "programa" ou "projectos" da próxima direcção do SCB.

Será uma espécie de... ~ "se o Superbraga fosse presidente o nosso programa era ..."

Passemos ao papel aquilo que gostaríamos de fosse "O" programa.
E que as listas candidatas se inspirem nele...

A.COSTA

Apenas proponho, no seguimento do que foi bem exposto pelo RIC, que as ideias propostas fossem claras e sintéticas, para uma leitura mais simples e profícua. No final deste ato eleitoral pode até ser feito um documento com as ideias essenciais para entregar ao Presidente e sua Direção.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Sérgio Gonçalves

Gestão mais transparente, sobretudo no que concerne aos valores das transferências de jogadores.
Criação de uma sede social.
Sócio nº 2014

miguel_afonso

Muita coisa foi feita, mas tantas outras estão ainda por fazer.

Neste mandato é obrigatório abrir a Mega-Store no centro da cidade...
Já agora que tenha um vertente social, para os adeptos se juntarem para beber e comer qualquer coisa, podendo até transmitir os jogos fora.

nandes


Nunca convocaria eleições para um dia de semana (13/12/2013 - SEXTA FEIRA) e com encerramento das urnas às 18 horas. Em Portugal e especificamente em Braga ainda HÁ QUEM TRABALHE .........  >:( >:( >:(
UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Warrior of Minho

Acima de tudo, eu teria mais respeito pelos sócios!

A falta de apoio que constantemente temos, como por exemplo, Dublin e Coimbra não mais se pode repetir!
Devíamos criar pacotes de viagens ao estrangeiro mais baratas e desligar da Cosmus.

Os bares do estádio é uma questão que já chateia pois a direcção ficou de agir na ultima AG e até agora nada...

Devemos ter um café/bar que reúna somente bracarenses!

Na minha opinião (e volto a dizer, MINHA OPINIÃO, para não me caírem em cima) sócios "normais" devem ter os mesmo preços das camionetas que as claques.

Crianças até aos 10/12 anos deviam ter  SEMPRE entrada gratuita no estádio e deixarmos-nos de borlas.

Relativamente aos sócios penso que isto sejam os pontos mais importantes.

Orgulhosamente Bracarense!

sedas

Eu acho que devia ser dado especial enfoque às modalidades..

Para além do Futsal e do Futebol de Praia, deveríamos promover o regresso do Atletismo e criar as bases (começar com treinos nas escolas como o Arsenal da Devesa está a tentar fazer no Andebol seria uma boa ideia) para a formação de boas equipas em desportos colectivos como o Volei, Basket ou até Rugby, entre outros.

Com um clube eclético conseguiríamos arrastar mais sócios e trazer até nós mais adeptos, para além de levarmos vários jovens a "sentirem" a camisola desde muito novos..

Com a construção da "Cidade Desportiva" que Salvador tem no programa estaríamos a lançar as bases para nos tornamos no verdadeiro símbolo da região..

disco infiltrator

1) A Direção tem que comunicar com os sócios e adeptos, ter sempre presente que o SCB é dos sócios e o clube deverá ser sempre uma bandeira da cidade e da região. A cidade tem que estar sempre próxima do clube e deve existir um plano de marketing muito bem definido e com um grande número de iniciativas para aproximar os sócios do clube e chamar novos sócios. Não são necessárias iniciativas que impliquem um grande orçamento, basta ter alguém que saiba trabalhar essa área que se conseguem atingir os resultados. Esta direção simplesmente sempre ignorou esta questão e ainda passa uma imagem de arrogância perante os sócios e adeptos.

2) Tratar de alguns detalhes no vergonhoso estádio municipal onde joga o SCB e que ainda afastam tanta gente do clube. Não venham com o discurso de "quem sente de verdade vai ao estádio de qualquer forma", há muita gente que gosta e sente o SCB mas não está para se sujeitar aos desconforto, falta de bares, falta se estacionamento, falta de mobilidade para se atingirem determinados lugares etc etc etc etc etc Chega de tanta incompetência, os Braguistas podem ter mais e merecem.

3) Maior transparência na gestão e nas negociações. Os sócios deverão dar a responsabilidade da gestão à direção mas são merecedores de uma satisfação e explicação. Nunca aconteceu, sucederem-se casos estranhos e misteriosos que nunca mereceram uma explicação (saída do Jardim por exemplo).


Acho extremamente saudável que apareçam mais candidaturas, o Salvador que não se ache o único nem o Dom Sebastião. Tem um trabalho que teve méritos mas os sócios estão atentos, principalmente às partes menos boas da sua gestão.


magico_scbraga

Em primeiro lugar, dar prioridade aos sócios na aquisição de bilhetes para os jogos que realizarmos fora da nossa casa (muitos de nós testemunharam o que sucedeu na aquisição de bilhetes para este último jogo com os milhafres! As nossas lojas venderam 1200 bilhetes e estivemos apenas 500 na Luz. Se visitarem o fórum dos milhafres, facilmente percebem o que aconteceu).

Além disso, permitir que os sócios "normais" tenham viagens ao mesmo preço a que têm direito as claques.

Continuar a apostar na angariação de novos sócios. Dar maior realce ao papel que os adeptos desempenham.

Permitir que os menores de 16 anos, sócios do Braga, tenham entradas a preços simbólicos (alargando até aos 16 anos as condições que são proporcionadas aos sub-14).

Acabar com as "borlas". Preços mais acessíveis, sim. Borlas, não.

Levar a efeito a criação do Provedor do Sócio.

Melhorar, significativamente, os bares do estádio.
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

JotaCC

Um pavilhão multiusos para voleibol, futsal e outras modalidades, parcerias com H Braga e ABC

Um site em condições compras onl-ine como bilhetes e merchandising, uma loja no estádio

Melhor gestão do Estádio , criação de bares em condições com fast-food


LeonelP

Em poucas mensagens já está muita coisa dita. Acho que o respeito que não existe muitas vezes do clube aos sócios deveria estar nos primeiros patamares nas prioridades. Tem que haver informação do que se passa no clube e não podemos saber as coisas através de presidentes de outros clubes.

rpo.castro

Além dos que foram ditos e bastante pertinentes, coloco alguns por ordem decrescente de prioridade.

1) Melhor comunicação:

Site e facebook completamente actualizados e funcionais, onde esteja disponível toda a informação necessária aos adeptos:
-Calendário actualizado e integrado de todas as modalidades,
-Informação sobre, local, hora e preço dos bilhetes;
-Breve briefing diário (o que se passou, há lesionados, há regressos, onde está fulano e sicrano);
-Informação sobre eventos futuros do interesse dos associados: treinos abertos, deslocações às escolas, acções solidárias, etc,
-Ter uma secção para cada modalidade onde conste pelo menos a História, palmarés, equipa e competições/calendário.

2) Despoletar processo de investigação por entidade externa credível sobre as origens do SC Braga,

3) Promover a integração de alguns símbolos do clube na estrutura do clube nomeadamente nas camadas de formação.

4) avaliar criação de escalões de formação de futebol e futsal feminino.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Kilo

 Não há forma de os adeptos pedirem/exigirem uma auditoria externa às contas do clube?

Sei que Salvador fez um grande trabalho, que lhe devemos muito, mas...o seguro morreu de velho. O facto de termos tanta ocultação de valores, tanto secretismo, ao longo de tantos anos, faz-me ficar com a pulga atrás da orelha (sempre fez). E, por muito que Nuno Carvalho tenha obtido a informação pela porta do cavalo, não há fumo sem fogo.

Devemos sempre estar atentos e não permitir que a gratidão sirva de desculpa para estarmos cegos sobre quem guia os destinos do clube. E isto porque, convenhamos, as ligações do Salvador cá por Braga, toda a gente as conhece e como chegaram onde chegaram.

Olho Vivo

Quote from: Zé Cometa on 26 de November de 2013, 13:14
Não há forma de os adeptos pedirem/exigirem uma auditoria externa às contas do clube?

Penso que te estarás a referir às contas da SAD. Acho que o paulop já fez (no tópico sobre as eleições) a sugestão de se criar a obrigatoriedade de fazer uma auditoria externa independente de tempos a tempos, como garante da transparência das contas. Concordo com esta ideia. E mais: mesmo não havendo, neste momento, essa obrigatoriedade, penso que a actual direcção deveria ter a iniciativa de avançar com esta auditoria, como forma de eliminar quaisquer suspeições - por muito mal fundamentadas que sejam. Seria uma forma de dizer quem não deve não teme. Mas, enfim, conhecendo quem temos tido à frente de clube e SAD, não quero ser demasiado ingénuo...

O que podem os sócios fazer? Não sou jurista mas creio que, à luz dos nossos estatutos, 250 sócios (ou sócios com direito a 1000 votos, no seu conjunto) podem solicitar a convocação de uma AG extraordinária do clube, com o intuito de instruir a direcção no sentido de exigir uma auditoria ás contas da SAD, sendo o clube o sócio maioritário desta.

Kilo

Quote from: Olho Vivo on 26 de November de 2013, 14:01
Quote from: Zé Cometa on 26 de November de 2013, 13:14
Não há forma de os adeptos pedirem/exigirem uma auditoria externa às contas do clube?

Penso que te estarás a referir às contas da SAD. Acho que o paulop já fez (no tópico sobre as eleições) a sugestão de se criar a obrigatoriedade de fazer uma auditoria externa independente de tempos a tempos, como garante da transparência das contas. Concordo com esta ideia. E mais: mesmo não havendo, neste momento, essa obrigatoriedade, penso que a actual direcção deveria ter a iniciativa de avançar com esta auditoria, como forma de eliminar quaisquer suspeições - por muito mal fundamentadas que sejam. Seria uma forma de dizer quem não deve não teme. Mas, enfim, conhecendo quem temos tido à frente de clube e SAD, não quero ser demasiado ingénuo...

O que podem os sócios fazer? Não sou jurista mas creio que, à luz dos nossos estatutos, 250 sócios (ou sócios com direito a 1000 votos, no seu conjunto) podem solicitar a convocação de uma AG extraordinária do clube, com o intuito de instruir a direcção no sentido de exigir uma auditoria ás contas da SAD, sendo o clube o sócio maioritário desta.

Sim, era exactamente a isso que me referia.

Se está tudo bem com as contas da SAD, óptimo. Quem não deve, não teme.

E a sugestão do paulop é extremamente importante. Mas não acredito, nem por um minuto, que quem dirige o clube a aceitasse. Ou sequer a considerasse... Portanto, parece-me que apenas a opção dos sócios a exigirem me parece viável.

Rui Silva

#15
Uma medida que poderia ser implementada pela direção e que faria significativa diferença no acesso ao estádio, seria a de tornar gratuita a viagem de autocarro para os jogos, para os detentores de lugar anual.

Eu sempre fui de carro para os jogos, mas esta época já por 3 vezes fui de autocarro e devo dizer que é uma alternativa muito interessante (1€ ida e volta). e por vários motivos. Em primeiro lugar, poupa-se no combustível (e no desgaste do automóvel), em segundo evito descer e subir toda a rua de (Montélios/Dume) acesso ao estádio, a saída e entrada nos autocarros é junto às bilheteiras, em terceiro e não menos importante, não se corre o risco de ver o carro assaltado/danificado no final do jogo (são vários os casos dessa natureza).

Eu penso que esta medida poderia ser um incentivo à compra de lugares anuais e à utilização dos autocarros, diminuindo o número de carros que se deslocam para o estádio e dessa forma melhorando o transito nas imediações do mesmo.

paulop

programa para o nosso Braga..

Revisão estatutária:

   - colocação da obrigatoriedade de uma auditoria independente de 4 em 4 anos(por exemplo), tando no clube como na SAD

   - Alterar o artigo que não permite voto por correspondencia(passando a ser possivel)

   - Diminuir o montante das quotas que vão para a SAD(alterar o convenio entre ambas as partes), passando a ficar mais dinheiro no Clube, para que possa suportar as outras modalidades do clube8as que existem e outras a criar)

Modalidades:

   - Definição das modalidades existentes quais a manter e das que não existem no clube quais as que poderiam ser iniciadas. aposta nos escaloes de formaçao em todas as modalidades(novas modalidades no clube devem iniciar com escaloes de formação. (preferencialmente manter todas as modalidades atuais). aproveitar o aumento do valor das quotas dos socios em virtude da mudança estatutaria anteriormente frizada para poder financiar as modalidades(sempre tendo em vista a autosuficiencia de cada uma delas(mas se o futebol, que é o que tem mais visibilidade publicitária, para viver precisa das receitas das quotas dos socios, é natural que parte do orçamento de cada modalidade venha das quotas dos socios).

Componente financeira:

   - Fixação de um orçamento para cada modalidade compativel com as receitas.

   - Fixação do orçamento para o Futebol de acordo com as receitas correntes(tentar que as despesas correntes nao superem as receitas correntes, é algo dificil, mas pode ser feito de forma gradual, sendo que havendo receitas extraordinarias(vendas de jogadores), esses valores podem por um lado para diminuir o passivo e por outro, sendo um excedente orçamentário podem transitar para o ano seguinte permitindo um alavancar das despesas correntes(sem aumentar os custos fixo mensais(salarios e outros)


Dados gerais

  - Para alem do respeito pelos limites orçamentais falados antes buscar aumentar as receitas correntes.
aumento do marketing e da variedade dos produtos do produto nas lojas do clube. Abertura de uma loja no centro da cidade(preferencialmente acoplada a um cafe-bar de forma a dinamizar mais a vivencia da cidade pelo clube).

  - modificação dos escaloes de sócios, nomeadamente ao nivel das quotas.
manutenção dos socios de central e superior e criação de uma nova classe de socios, cujos bancadas seriam as superiores do estadio, valores de quotas um pouco mais baixos que os da superior, para desta forma neste momento de crise financeira permitir que quem gosta do braga e tem poucas disponibilidades financeiras possa continuar socio e ter o seu lugar anual(já é mais barato em cima, passaria essencialmente por baixar as quotas mensais)

- em 11 jogos do campeonato(tirando o vfc e os outros 3), criar um setor numa das bancadas de cima(por exemplo por cima da BL ou das braguinhas)(sempre encostado numa das laterais), setor esse que estaria aberto para menores de idade sem pagamento de bilhete e poderia-se tambem definir um bilhete simbolico para adulto desde que estivesse a acompanhar alguma criança, pois eu não deixaria um filho com 8..9 11 anos ir sozinho ao estadio(ate porque os jogos sao quase sempre a noite), mas ele querendo ir e se eu pagasse muito pouco(estamso a falar de muitos pais que são de outros clubes e os filhos sao do braga, o que acontece cada vez mais) certamente iria levar o meu filho a ver o clube dele (estamos a falar de um bilhete simbolico de 1 a 3 euros) esse setor deve ser fechado (teria que se encontrar uma solução tecnica para isso) e com lotaçao limitada(2 a 3 mil lugares no maximo)... deste modo nos jogos com menos publico poderiamos passar a ter mais gente no estadio elevando as medias e incutindo cada vez mais nos mais jovens a paixao pelo clube.

  - para todos os jogos do braga fora organizar viagens para ver o jogo(viagens essas organizadas pelo Braga e nao por um funcionario a  titulo individual), tentando sempre ter o menor preço. tentar por permuta com os adversários definir um numero de bilhetes emq eu se conseguia bilhetes muito mais baratos. por exemplo.. braga vs olhanense.... oferecia-se ao olhanense 500 bilhetes de graça e eles para o jogo de volta faziam o mesmo, deste modo as viagens com bilhete incluido ficariam muito mais baratas e mais pessoas podiam ir ver os jogos fora do clube.

- Obrigar as claques a legalizar-se para continuar a ter apoio do clube, caso nao o façam cessar o apoio.

- melhorar o site e a pagina oficial do facebook de modo a que o calendario, calassificaçao e local e hora deo proximo jogo de todas as modalidades esteja mais facilmente acessivel por parte de todos

  - a cada jogo no EMB ter o dia da modalidade X... onde eram apresentados os jogadoes dessa modalidade.. se falava sobre os objetivos, resultados...etc... para dar mais visibilidade a cada modalidade

- tentar parceria com os clubes da cidade nos quais o braga nao tenha a respetiva modalidade(por exemplo atualmente andebl, hoquei, etc...) de modo a que os socios desse clube possam ter acesso aos jogos do braga(futebol e modalidades) em condiçoes mais vantajosas e ao mesmo tempo os socios do braga tenham acesso aos jogos desse clube em condiçoes igualmente mais vantajosas

  - Maior aposta nos setores de formação, aumentando a prospeçao nacional de jovens jogadores e obrigatoriedade de promover a cada ano dos juniores para a B X jogadores e da B para a A Y jogadores.


ha muitas mais ideias e propostas...mas para ja fico por estas.....





Freitas

SEDE SOCIAL e PAVILHÃO.......braga tv é uma utopia!
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Sérgio Gonçalves

Quote from: Freitas on 27 de November de 2013, 11:21
SEDE SOCIAL e PAVILHÃO.......braga tv é uma utopia!

A questão da sede social é um dos temas que eu considero mais prementes, até por ser de relativa fácil resolução. Há tanto edifício devoluto no centro da cidade...É desolador o SC Braga não ter uma sede, um local de convívio dos associados. O clube é isto, é ter um local onde as pessoas possam estar, ver uns jogos, beber umas cerejas, ver o clube na TV, etc. O clube não é só a equipa de futebol que se torce. Reparem bem os estatutos do clube sobre a sede:

ARTIGO 2º
SEDE
O S.C.B., tem a sua Sede social na cidade de Braga.

Não é triste?
Sócio nº 2014

Gverreiro21

Quote from: Sérgio Gonçalves on 27 de November de 2013, 11:42
Quote from: Freitas on 27 de November de 2013, 11:21
SEDE SOCIAL e PAVILHÃO.......braga tv é uma utopia!

A questão da sede social é um dos temas que eu considero mais prementes, até por ser de relativa fácil resolução. Há tanto edifício devoluto no centro da cidade...É desolador o SC Braga não ter uma sede, um local de convívio dos associados. O clube é isto, é ter um local onde as pessoas possam estar, ver uns jogos, beber umas cerejas, ver o clube na TV, etc. O clube não é só a equipa de futebol que se torce. Reparem bem os estatutos do clube sobre a sede:

ARTIGO 2º
SEDE
O S.C.B., tem a sua Sede social na cidade de Braga.

Não é triste?

Concordo!