News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Eleições para os órgãos sociais do SC Braga - candidaturas e propostas

Started by ric, 06 de November de 2013, 21:45

Previous topic - Next topic

Justo justo

Quote from: A.COSTA on 01 de December de 2013, 14:16
Quote from: Justo justo on 01 de December de 2013, 13:57
Quote from: Claudio Rodrigues on 30 de November de 2013, 23:25
Sr Justo Justo, penso que o que o Sr Mario Gomes está somente a "elucidar" os Braguistas sobre o carácter do Sr. NC!!!!!!
Penso que conhecendo as pessoas (que caem de para-quedas: como este; torna-se mais fácil decidir em quem queremos a frente do Nosso Clube!!!
Pessoas como ele - NÃO MUITO OBRIGADA!!!
E se perguntássemos ao Passos Coelho se ele apoia o seu Conselheiro????
Ou será isto mais uma mentira?
Todos aprendendo em pequenos que mentir e feio!

Sr. Rodrigues ou devo dizer Sra. Rodrigues é que pela forma como diz - não muito OBRIGADA!!! :) é mais de senhora...enfim vamos dar de barato!!

Eu li atentamente o que escreveram tanto o sr gomes como o senhor, mas ainda não li nada que tenha interesse relevante para esta campanha ou para a eleição do novo presidente do S.C. Braga. Digamos que V.exas dizem que ele tem carácter duvidoso que é conselheiro do passos Coelho e que é pára-quedista... Há pois já me esquecia do cascol...
Pois bem quanto ao carácter do NC ele cometeu alguma vigarice? roubou alguém? Faliu alguma empresa dele e ficou a dever dinheiro a alguém? Pois as vezes o sucesso dos outro pode incomodar eu sei!!!!

Quanto ao ser conselheiro do passos Coelho: acredito que tenha relações pessoais com ele mas é de todo caricato dizer que é conselheiro dele, concerteza estaria em Lisboa e não em Braga. De qualquer forma na outra lista tem na comissão de honra um ministro do passos coelhos e na lista um eurodeputado do PSD que é sócio do Benfica .Logo por aí não percebemos porque refere esse facto do NC e não diz o mesmo da candidatura de AS, mesmo que na minha opinião nada disto é importante nesta eleição.

Quanto aos cascol... Já foi escondido e explicado e debatido neste fórum até já mostrei fotos do NC a acompanhar o Braga para tudo quanto é jogos europeus, e também é contribuinte líquido para o braga quando paga o camarote.

Senhores ou trazem casos concretos para a praça pública e podem provar o que dizem ou então é conversa de cobardes escondidos num fórum público.

Abraço

Sem nada acrescentar à V. discussão, em prol do rigor linguístico venho apenas corrigir a palavra 'cascol' que deve ser substituída por ' cachecol'. Este é um erro bastante recorrente da língua materna.

Em relação ao conteúdo das mensagens, os foristas devem ter a sua opinião e defender os seus pontos de vista. Só peço que não sejam ultrapassados os limites da boa educação (o que não sendo o caso, ocorre diversas vezes neste fórum, com todas as suscetibilidades envolvidas).

Caro moderador A. Costa

Obrigado pela correção ortográfica da palavra cachecol foi um lapso lamentável, mas acredito irrepetivel.
Anotei com agrado a sua preocupação (que também é minha) em relação aos excessos que não podem acontecer num fórum como o nosso.  A minha intervenção acontece porque achei que a determinada altura alguns intervenientes estariam a confundir a campanha para a eleição do presidente do nosso clube com uma campanha de eleição política qualquer, onde tudo é permitido até insinuações sobre o carácter de um candidato. Passados estes anos apenas como seguidor do fórum apresento-me agora como parte integrante do mesmo, pode contar com a minha opinião construtiva e dentro dos limites da educação exigidos.

Saudações

Sérgio Gonçalves

Com a entrada de Artur Monteiro na lista de Nuno Carvalho,este reúne à sua volta ilustres bracarenses com provas dadas no que ao braguismo diz respeito.o programa apresentado parece-me positivo,mas insuficiente para um clube como o Braga. Estranho em demasia tanto silêncio de Salvador.

Sent from my LG-P500 using Tapatalk 2
Sócio nº 2014

paulop

Quote from: rcluca on 02 de December de 2013, 10:02
Quote from: sedas on 01 de December de 2013, 17:11
Quote from: pwests on 01 de December de 2013, 17:04
Foram distribuídos em todas as portas do estádio.


Eu não recebi, nem vi ninguém entregar.. Se alguém que recebeu conseguisse colocar isso aqui era uma ajuda à discussão do que realmente interessa (as ideias de cada um para o clube)..

O programa do verso do folheto Nino Carvalho:

BRAGA EM PRIMEIRO


PROPOSTAS:

• Auditoria externa às contas do clube e comunicação dos resultados aos sócios.
• Aposta e investimento nas modalidades extintas (atletismo e natação).
• Apoio efetivo ao futsal .
• Criação de um centro de formação para o futebol, aproveitando os recursos existentes.
• Criar condições para reabrir o Bingo do clube.
• Procura ativa de sponsers.
• Aquisição de um espaço no centro da cidade para o provedor do adepto onde os sócios possam conviver.
• Dar acesso ao estádio a pessoas com mobilidade condicionada proporcionando estacionamento e acompanhamento ao local onde podem ver os jogos.
• Criação de uma fundação S.C. Braga para apoiar sócios nas mais diversas dificuldades.


NUNO CARVALHO


Se são estas as propostas que tem ... mais vale ficar em casa do que se estar a candidatar.....

não passam de tribialidades.....

vamos ver uma por uma

• Auditoria externa às contas do clube e comunicação dos resultados aos sócios.
(como eu ja disse isto devia inclusivé ser uma das coisas que devia estar no regulamento interno do clube, obrigando de X e X anos a uma auditoria interna ao clube).... esta proposta depois de ele vir dizer que ha numeros escondidos é algo que parece logico que proponha, logo para programa de governo de 3 anos no braga é algo insuficiente.

• Aposta e investimento nas modalidades extintas (atletismo e natação).
São palavras bonitas... mas como o vai fazer? que formas pensa de concretizar esses investimento?
se quer ser sério deveria no minimo apresentar uma forma de aumento das receitas do clube de modo a poder investir nestas modalidades (e noutras).. e dizer que o vai fazer procurando patrocinadores é o mesmo que dizer que não fará. a não ser que apresente desde já quais os patrocinadores que vão entrar).. pois na conjuntura da economia portuguesa dizer que se vai aumentar as receitas com base em patrocinios(ainda para mais para modalidades com pouca visibilidiade mediatica) é ou ser burro ou demagogo...

• Apoio efetivo ao futsal .
Mas o que é o apoio efetivo ao futsal? dar mais dinheiro?(se sim repito o que disse acima sobre as modalidade,onde vai buscar esse dinheiro?)... ou se não é dinheiro o que ele entende por apoio efetivo?(ir ver os jogos? isso não melhora a equipa e os resultados (que este ano estão a ser fantasticos)... gostava que concretizasse....


• Criação de um centro de formação para o futebol, aproveitando os recursos existentes.
Primeiro o que é um centro de formação para o futebol? assumamos que é algo semelhante a uma academia, mas não tendo um espaço unico e como ele diz aproveitando os espaços existentes.... que upgrade é que esta proposta traz face ao que já existe? vai contratar mais e melhores treinadores? aumentar a prospeçao? mas isso já acontece e custa-me a compreender o conceito de Um centro de formaçao para o futebol sem ter por base uma academia(ou pelo menos um conjunto alargado de campos de treino, baldearios e eventualmente alojamento), porque aproveitar oq eu existe.. é aproveitar campos em locais dispares da cidade, como tal nunca seria um centro de formaçao para o futebol... mas um conjunto de equipamentos que são usados para o futebol.. que é oq eu já acontece.... se for algo diferente agradeço que concretize e havendo custos que apresente fontes de receitas para esses custos.


• Criar condições para reabrir o Bingo do clube.
a formulaçao desta ideia é basicamente colocar algo que se sabe que não se vai fazer... "criar condições"... isto é o mesmo que dizer que não vai fazer nada... porque se quer reabrir o bingo... temq eu ser claro... reabrir o bingo do clube.... claro que aqui tinha que apresentar dados que tornassem o bingo sustentavel financeiramente.

• Procura ativa de sponsers.
isto é o que todas as direçoes fazem, por isso criar um programa com uma proposta assim é o mesmo que dizer que para o carro andar precisa de combustivel...


• Aquisição de um espaço no centro da cidade para o provedor do adepto onde os sócios possam conviver.
aqui esta uma proposta concreta e mostra que alguem da lista dele anda aqui pelo forum.... mas gostava que ele dissese com que dinheiro vai adquirir e depois os custos mensais como serão pagos. (eu acredito que é um projeto que pode ser economicamente viavel, tirando a parte da aquisiçao... mas seria importante concretizar como o pretende fazer)

• Dar acesso ao estádio a pessoas com mobilidade condicionada proporcionando estacionamento e acompanhamento ao local onde podem ver os jogos.
Outra proposta concreta e que acho bem, algo que não terá custos ao clube e uma forma de pensar nos adeptos do clube que têm necessidade especiais...

• Criação de uma fundação S.C. Braga para apoiar sócios nas mais diversas dificuldades.
basicamente quer fazer o mesmo que o benfica fez... fundaçao benfica (deve ter tidoa ideia ao telefone com o orelhas) ... é uma boa proposta, mas é preciso ter em atençao como é feita para que não traga custos ao clube....



Concorrer a presidencia do Braga e apresentar 1 ou2 propostas residuais é muito pouco... se quer realmente fazer algo sério apresente um verdadeiro programa de governo para o Braga...

(e os apoiantes dele virem dizer que o salvador não apresentou nada é ridiculo, pois o salvador tem 10 anos a frente do clube e as pessoas ja sabem com o que contam... o NC ninguem sabe quem é... nem as suas ideias para o braga, por isso se quer ser levado a sério tem que ter um programa sério e o mais detalhado possivel... e não lançar para o ar meia duzia de palavras que espremidas nao dizem nada....


neste texto em nenhum momento defendo o AS, até porque se eu votasse nao votaria nele (mas tambem nao votaria do NC pelo menos pelo apresentado até agora).


LeonelP

Realmente NC reúne à sua volta figuras de nome do passado do Braga. Não sei o que se passa e vou especular puramente.

Cheira-me que para AS o nível de braguismo não interessa mas sim o mérito e os resultados. Profissionais acima de tudo. Sempre achei que muitas vezes o pessoal da casa abusa um bocado (aqui falo no geral, não relacionado directamente ao Braga), e o mais importante é apresentar resultados. Claro que todos preferíamos ver gente que sente o Braga à frente dos nossos destinos. Mas o que é melhor. Esta gente que sente o Braga e não o põe na frente? Ou gente que vem querer fazer um bom trabalho independentemente do clube que apoiam? Como os clubes movem muitas paixões existe uma linha muito ténue entre o profissionalismo e falta de respeito. Mas tem que se dar um bocado o coração ao largo para vermos o nosso Braga no século XXI em vez dos anos 80/90.

Isto é apenas uma opinião de um tipo que está longe, baseada no pouco que chega cá.

João Pedro Sá

Lista B apresenta novo nome e apoio de antigos craquesPor Pascoal Sousa
A-  A  A+

Manuel Eurico Roriz Leão, empresário do Grupo Prebuild e presidente do Vilaverdense, será um dos administradores da SAD do SC Braga, caso Nuno Carvalho vença as eleições para os órgãos sociais, a realizar no dia 13 de dezembro.

Paralelamente, o candidato da lista B recebeu o apoio de dois atnigos futebolistas do SC Braga, Barroso e Rui Correia, dupla no passado fez parte de equipas técnicas, o primeiro na formação e Rui Correia como treinador de guarda-redes do plantel principal, antes dpo regresso de Jorge Vital.
19:47 - 02-12-2013

Não são nossos patrocinadores?

JCosta

Quote from: João Pedro Sá on 02 de December de 2013, 21:52
Lista B apresenta novo nome e apoio de antigos craquesPor Pascoal Sousa
A-  A  A+

Manuel Eurico Roriz Leão, empresário do Grupo Prebuild e presidente do Vilaverdense, será um dos administradores da SAD do SC Braga, caso Nuno Carvalho vença as eleições para os órgãos sociais, a realizar no dia 13 de dezembro.

Paralelamente, o candidato da lista B recebeu o apoio de dois atnigos futebolistas do SC Braga, Barroso e Rui Correia, dupla no passado fez parte de equipas técnicas, o primeiro na formação e Rui Correia como treinador de guarda-redes do plantel principal, antes dpo regresso de Jorge Vital.
19:47 - 02-12-2013

Não são nossos patrocinadores?

Já foram.

O NC está a mostrar ter melhores apoios do que eu imaginava.
O apoio do Artur Monteiro é forte.
Saudinha... da boa.

barinho

O Barroso e o Rui Correia devem ter ficado lixados por terem saído,só pode...Mas parece que o NC está mais preocupado em arranjar nomes sonantes do que outra coisa.Por mim até pode ter o apoio do Papa (o do Vaticano mesmo) que não altera o meu sentido de voto.

A.COSTA

Quote from: barinho on 02 de December de 2013, 22:11
O Barroso e o Rui Correia devem ter ficado lixados por terem saído,só pode...Mas parece que o NC está mais preocupado em arranjar nomes sonantes do que outra coisa.Por mim até pode ter o apoio do Papa (o do Vaticano mesmo) que não altera o meu sentido de voto.

Ora cá está uma ideia global com a qual me identifico.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Robalo

Quote from: barinho on 02 de December de 2013, 22:11
O Barroso e o Rui Correia devem ter ficado lixados por terem saído,só pode...Mas parece que o NC está mais preocupado em arranjar nomes sonantes do que outra coisa.Por mim até pode ter o apoio do Papa (o do Vaticano mesmo) que não altera o meu sentido de voto.

Ate porque o outro Papa deve apoiar a lista A ;D ;D ;D ;D

DiogoEA

Muito sinceramente, começo a achar que Nuno Carvalho se afigura como um bom adversário para António Salvador nestas eleições: as suas propostas são globalmente boas (algumas são pouco claras mas outras mostram que há alguém que o apoia que conhece as maiores preocupações e vontades dos sócios) e já reuniu um bom conjunto de notáveis da história do nosso clube.

Salvador tem a seu favor estes 10 anos de trabalho (que longe de ser perfeitos, sobretudo no que toca à aproximação do clube aos sócios, foram excelentes a nível financeiro e desportivo) mas não se pode descuidar e acho que tarda em apresentar o seu programa com, pelo menos, tanta clareza como a de Nuno Carvalho (que nem foi muita). Espero que pelo menos o facto de ter um adversário o faça abrir os olhos para alguns dos problemas do clube (nisso Nuno Carvalho já prestou um belíssimo serviço ao clube).

Neste momento, não fosse pelas fotografias que vi do dito candidato, e estaria muito indeciso no que toca ao(s) meu(s) voto(s). Enquanto as mesmas não forem esclarecidas por Nuno Carvalho, a minha tendência não muda, votarei António Salvador.

Vasco Soares

Quote from: barinho on 02 de December de 2013, 22:11
O Barroso e o Rui Correia devem ter ficado lixados por terem saído,só pode...Mas parece que o NC está mais preocupado em arranjar nomes sonantes do que outra coisa.Por mim até pode ter o apoio do Papa (o do Vaticano mesmo) que não altera o meu sentido de voto.

  Completamente de acordo contigo.
  O mal é as pessoas confundirem a parte pessoal com o que realmente é melhor para o clube....
  Das duas uma, ou Barroso e Rui Correia realmente acham que Nuno Carvalho é a melhor opção para presidente do clube (não sei baseados muito bem no quê) ou então estão a "curtir" uma dor de corno e não vêem mais nada a não ser afrontar Salvador.
   O problema é que não afrontam Salvador, apenas demonstram (se for esse o caso, repito, se for esse o caso) que em nada se preocupam com o clube, pois apostam em alguém que para já nao trouxe nada de concreto.... apenas levanta suspeições  para já completamente infundadas.
 

enormeBRAGA

Barinho, partilho da tua opinião.
Todos eles saíram de alguma forma em litígio com Salvador. Não tarda muito terá o apoio de Artur Jorge...

Uma rápida visita ao fórum, e percebe-se bem de que os sócios se queixam. Aquele programa... é cirúrgico demais... digo eu...
#VãoTerDeContarConnosco

Vasco Soares

 Para NC dar a estocada final, só falta no dia 12 apresentar como trunfo eleitoral de ultima hora, caso ganhe as eleições, há boa maneira de lagartos e galinhas o nome de um técnico  - por mim aposto em.... jardim  ;D ;D ;D ;D ;D

SCB Monsul

Estou convencido que a vitória é do Salvador mas o que é certo é que o facto do Nuno de Carvalho estar a apresentar boas propostas e boas figuras não pode ser criticado, muito pelo contrário. Traz sentido de responsabilidade ao clube e fica aos olhos de toda a gente que há alternativas. Com isso, Salvador também se vê obrigado a dar o seu melhor contributo e a cumprir palavras pois sabe que a qualquer momento terá alguém com voz, pronto a criticar e apontar os pontos fracos da sua gerência.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

João Pedro Sá

Quote from: SCB Monsul on 02 de December de 2013, 22:58
Estou convencido que a vitória é do Salvador mas o que é certo é que o facto do Nuno de Carvalho estar a apresentar boas propostas e boas figuras não pode ser criticado, muito pelo contrário. Traz sentido de responsabilidade ao clube e fica aos olhos de toda a gente que há alternativas. Com isso, Salvador também se vê obrigado a dar o seu melhor contributo e a cumprir palavras pois sabe que a qualquer momento terá alguém com voz, pronto a criticar e apontar os pontos fracos da sua gerência.

Concordo! Apesar da generalidade apoiar o Salvador, não podemos criticar esta situação pois se fosse o contrario talvez estaríamos a louvar o AS pelas escolhas.

O porquê de algum nomes apoiarem o NC é que pode ser discutido...... Se vão mais contra o Salvador do que a favor do NC é que é mau!

Olho Vivo

Para já, parece-me que Salvador não deve ser sobranceiro, em relação a este acto eleitoral. Há algumas incógnitas relevantes, desde logo o facto de não haver entre os sócios do nosso clube o hábito de votar - pelo menos para escolher entre listas alternativas aos corpos gerentes do clube. É preciso que cada candidato saiba arregimentar os seus apoiantes e impeli-los a irem votar. Acredito que, neste aspecto, Salvador tenha mais a fazer, já que há a ideia generalizada de que será reeleito com maior ou menor dificuldade, o que porventura poderá desmobilizar aqueles que pretendem a sua continuidade.

Nuno Carvalho vem apresentando alguns apoios importantes que conferem pelo menos alguma respeitabilidade à sua candidatura. E ele bem a precisa porque - independentemente dos ataques à sua pessoa que, pelo menos para mim, não acrescentam nada porque desconheço a credibilidade dos argumentos em que se baseiam - vem do nada (pelo menos para o sócio comum). E isso é um handicap importante porque Salvador tem inegavelmente o crédito dos últimos dez anos à frente do clube, francamente positivos, mesmo dando de barato os erros cometidos e uma certa atitude autocrática que, parece-me a mim, a candidatura de NC pretende atingir com algumas das suas propostas.

Penso que Salvador tem de "descer" até aos sócios e não esperar "viver de rendimentos". Tem de perceber que não pode gerir o clube como coisa sua. Tem de ter ao seu lado alguém (ou algumas pessoas) que façam a ponte com o mundo braguista, se ele não tem vocação para o fazer. Momentos como o da final da Liga Europa - que poderia ter sido um momento alto do braguismo e uma rampa de lançamento fantástica para o crescimento do clube - não podem ser desperdiçados como foram. E este é apenas o exemplo máximo de um alheamento de quem lidera relativamente ao seu "mercado". Não pode por exemplo ignorar ou tratar com amadorismo a comunicação, nomeadamente as ferramentas online (site oficial, redes sociais), num clube com tão elevada proporção de sócios jovens. E não pode ignorar a história do clube - porque é preciso que o clube consolide a sua presença em todos os grupos etários e sociais. E é neste sentido que vejo as modalidades amadoras. Como forma de alargar a base de apoio do clube. Mas atenção: para mim, apenas o futebol deve ser profissional. Nas restantes modalidades, a aposta deve ser na prática do desporto (particularmente nas camadas jovens) e não tanto na competitividade. Para que fundamentalmente cumpramos a nossa missão social. Volto a repetir, não há crescimento sem chegar às pessoas. Não podemos esperar que as pessoas se aproximem sem sermos proactivos, esperando que o sucesso desportivo possa, por si só, fazer o seu trabalho.

Penso que António Salvador tem de atacar estes temas na sua campanha - se a vai fazer. Volto a repetir, se não tem sensibilidade para estas áreas, que se concentre na gestão do futebol mas delegue estas funções em alguém que tenha essa vocação e que tenha suficiente margem de manobra.

Salvador tem também de lidar de forma resoluta com as insinuações (ou mesmo acusações) de falsificação de contas - que é isso que se quer dizer quando se diz que o passivo da SAD é maior do que o que as contas da SAD expressam. Neste aspecto, julgo que a ideia de uma auditoria externa proposta pela candidatura de NC faz sentido. E creio mesmo que é a única formade afastar dúvidas e tranquilizar sócios e adeptos. De qualquer forma, também penso que NC tem de ser mais consequente. Na sua posição, depois de ter apoiado a recandidatura de AS(!), não pode simplesmente fazer uma campanha negativa, sem fundamentação.

Não podemos, de resto, esquecer o momento profissional porque passa António Salvador. Essa é a maior dúvida que tenho em relação à sua continuidade. Se ele tem ou não condições para continuar a gerir o clube e a SAD, em função dos problemas porque passa a(s) sua(s) empresa(s). Não me esqueço das palavras de Mesquita Machado, na sua conferência de imprensa da semana passada: que estaria pronto a tomar conta do clube, se necessário fosse, daqui a três anos ou daqui a dois meses. Gostaria sinceramente que Salvador esclarecesse estas duas questões (contas e constrangimentos profissionais) - porque elas tocam directamente aquilo que foi a grande mais-valia do seu consulado: a sua gestão "económico-desportiva". Se a sustentabilidade económico-financeira do nosso sucesso desportivo não é a que nos contam ou se a continuidade das linhas de gestão dos últimos anos está ameaçada por constrangimentos alheios ao clube, Salvador perde a vantagem que acredito que tenha  na leitura da maioria dos adeptos.

Se Salvador não abordar estes temas de forma inequívoca, correrá alguns riscos. Continuo a dizer-me inclinado a votar pela continuidade de Salvador sobretudo porque, apesar de tudo, com todos os seus defeitos, Salvador tem um percurso que lhe dá, da minha parte, um crédito que não posso dar a quem não conheço. No entanto, confesso que, se não vir as questões esclarecidas, farei a minha escolha com algumas reservas. Não votarei nunca em branco porque há uma escolha a fazer (mesmo que fosse entre um mal menor), mas porventura terei de fazer uma opção com bases menos seguras do que gostaria. Espero, no entanto, que sobretudo da parte de António Salvador (mas também de Nuno Carvalho), haja alguma clarificação das suas propostas e sobretudo das dúvidas a que aludi.


NOTAS: quanto a propostas como Academia / cidade desportiva / centro de formação, sede social e quejandas, sinceramente, passam-me ao lado. São palavras atiradas ao vento. Sem fundamentação financeira, não acredito nelas - até as considero potencialmente perigosas. Espero apenas que, se quem quer que esteja no poder, quiser avançar com elas, que as apresente em AG à votação, após permitir aos sócios a consulta atempada da fundamentação dos projectos. De resto, não têm, para mim, qualquer peso na decisão por uma ou outra candidatura. São apenas promessas...

Augusto Gomes

O pecado original da Lista B é ser constituída por elementos "afastados" e "não aproveitados" por Salvador na sua orientação totalitária da SAD, inclusivé Barros Pereira, o homem da investigação que produziu o "foi no ano 21 que o meu Braga nasceu", documento que hoje sustenta a intransigência do Presidente em rever a data da constituição "de facto" do SCB, tal como, por muito menos, aproveitou Pinto da Costa, ao transformar o Porto no mais antigo clube de Portugal...
De qualquer modo a candidatura é uma lufada de ar fresco na gestão fechada de Salvador...
Por que razão Salvador teve medo de ter Mesquita Machado a seu lado na SAD?Será por que os negócios "pós falência" o vão obrigar a afastar-se de Braga por longos períodos e não queria entregar o ouro ao bandido, a quem deve reconhecimento?
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

JRGR

Eu diria que o NC ou os seus apoiantes são assíduos visitantes do fórum do SB. Verifica-se que algumas das propostas por ele apresentadas são ideias debatidas aqui. Os seus apoiantes são "quase todos" "ex-" de qualquer coisa, o que me leva a desvalorizar este tipo de apoio.
Agora, uma coisa é certa, o AS deve mudar de comportamento em relação aos sócios se os quer ter na mão num futuro próximo, pelas sucessivas faltas de consideração, conforme algumas "queixas" por aqui apresentadas!

O meu voto vai para o AS pelo trabalho feito e não pelo que pretende fazer...

Um voto de louvor para o NC.

Pé Ligeiro

Quote from: Olho Vivo on 03 de December de 2013, 00:00
Para já, parece-me que Salvador não deve ser sobranceiro, em relação a este acto eleitoral. Há algumas incógnitas relevantes, desde logo o facto de não haver entre os sócios do nosso clube o hábito de votar - pelo menos para escolher entre listas alternativas aos corpos gerentes do clube. É preciso que cada candidato saiba arregimentar os seus apoiantes e impeli-los a irem votar. Acredito que, neste aspecto, Salvador tenha mais a fazer, já que há a ideia generalizada de que será reeleito com maior ou menor dificuldade, o que porventura poderá desmobilizar aqueles que pretendem a sua continuidade.

Nuno Carvalho vem apresentando alguns apoios importantes que conferem pelo menos alguma respeitabilidade à sua candidatura. E ele bem a precisa porque - independentemente dos ataques à sua pessoa que, pelo menos para mim, não acrescentam nada porque desconheço a credibilidade dos argumentos em que se baseiam - vem do nada (pelo menos para o sócio comum). E isso é um handicap importante porque Salvador tem inegavelmente o crédito dos últimos dez anos à frente do clube, francamente positivos, mesmo dando de barato os erros cometidos e uma certa atitude autocrática que, parece-me a mim, a candidatura de NC pretende atingir com algumas das suas propostas.

Penso que Salvador tem de "descer" até aos sócios e não esperar "viver de rendimentos". Tem de perceber que não pode gerir o clube como coisa sua. Tem de ter ao seu lado alguém (ou algumas pessoas) que façam a ponte com o mundo braguista, se ele não tem vocação para o fazer. Momentos como o da final da Liga Europa - que poderia ter sido um momento alto do braguismo e uma rampa de lançamento fantástica para o crescimento do clube - não podem ser desperdiçados como foram. E este é apenas o exemplo máximo de um alheamento de quem lidera relativamente ao seu "mercado". Não pode por exemplo ignorar ou tratar com amadorismo a comunicação, nomeadamente as ferramentas online (site oficial, redes sociais), num clube com tão elevada proporção de sócios jovens. E não pode ignorar a história do clube - porque é preciso que o clube consolide a sua presença em todos os grupos etários e sociais. E é neste sentido que vejo as modalidades amadoras. Como forma de alargar a base de apoio do clube. Mas atenção: para mim, apenas o futebol deve ser profissional. Nas restantes modalidades, a aposta deve ser na prática do desporto (particularmente nas camadas jovens) e não tanto na competitividade. Para que fundamentalmente cumpramos a nossa missão social. Volto a repetir, não há crescimento sem chegar às pessoas. Não podemos esperar que as pessoas se aproximem sem sermos proactivos, esperando que o sucesso desportivo possa, por si só, fazer o seu trabalho.

Penso que António Salvador tem de atacar estes temas na sua campanha - se a vai fazer. Volto a repetir, se não tem sensibilidade para estas áreas, que se concentre na gestão do futebol mas delegue estas funções em alguém que tenha essa vocação e que tenha suficiente margem de manobra.

Salvador tem também de lidar de forma resoluta com as insinuações (ou mesmo acusações) de falsificação de contas - que é isso que se quer dizer quando se diz que o passivo da SAD é maior do que o que as contas da SAD expressam. Neste aspecto, julgo que a ideia de uma auditoria externa proposta pela candidatura de NC faz sentido. E creio mesmo que é a única formade afastar dúvidas e tranquilizar sócios e adeptos. De qualquer forma, também penso que NC tem de ser mais consequente. Na sua posição, depois de ter apoiado a recandidatura de AS(!), não pode simplesmente fazer uma campanha negativa, sem fundamentação.

Não podemos, de resto, esquecer o momento profissional porque passa António Salvador. Essa é a maior dúvida que tenho em relação à sua continuidade. Se ele tem ou não condições para continuar a gerir o clube e a SAD, em função dos problemas porque passa a(s) sua(s) empresa(s). Não me esqueço das palavras de Mesquita Machado, na sua conferência de imprensa da semana passada: que estaria pronto a tomar conta do clube, se necessário fosse, daqui a três anos ou daqui a dois meses. Gostaria sinceramente que Salvador esclarecesse estas duas questões (contas e constrangimentos profissionais) - porque elas tocam directamente aquilo que foi a grande mais-valia do seu consulado: a sua gestão "económico-desportiva". Se a sustentabilidade económico-financeira do nosso sucesso desportivo não é a que nos contam ou se a continuidade das linhas de gestão dos últimos anos está ameaçada por constrangimentos alheios ao clube, Salvador perde a vantagem que acredito que tenha  na leitura da maioria dos adeptos.

Se Salvador não abordar estes temas de forma inequívoca, correrá alguns riscos. Continuo a dizer-me inclinado a votar pela continuidade de Salvador sobretudo porque, apesar de tudo, com todos os seus defeitos, Salvador tem um percurso que lhe dá, da minha parte, um crédito que não posso dar a quem não conheço. No entanto, confesso que, se não vir as questões esclarecidas, farei a minha escolha com algumas reservas. Não votarei nunca em branco porque há uma escolha a fazer (mesmo que fosse entre um mal menor), mas porventura terei de fazer uma opção com bases menos seguras do que gostaria. Espero, no entanto, que sobretudo da parte de António Salvador (mas também de Nuno Carvalho), haja alguma clarificação das suas propostas e sobretudo das dúvidas a que aludi.


NOTAS: quanto a propostas como Academia / cidade desportiva / centro de formação, sede social e quejandas, sinceramente, passam-me ao lado. São palavras atiradas ao vento. Sem fundamentação financeira, não acredito nelas - até as considero potencialmente perigosas. Espero apenas que, se quem quer que esteja no poder, quiser avançar com elas, que as apresente em AG à votação, após permitir aos sócios a consulta atempada da fundamentação dos projectos. De resto, não têm, para mim, qualquer peso na decisão por uma ou outra candidatura. São apenas promessas...

Pedro, como é teu timbre voltas a colocar as questões no seu devido lugar. Não podia estar mais de acordo.
Nesta discussão de candidaturas o que menos interessa é juízos de valor superficiais, ou atentados ao carácter seja de quem for. Devemos acima de tudo discutir ideias, discutir projectos e menos nomes ou tentar advinhar porque é que determinada pessoa apoia determinado candidato. Deixemos a trica e centremo-nos naquilo que é verdadeiramente importante para o futuro do nosso clube. Neste aspecto teremos que dar grande importância às contas do passado e ao(s) orçamento(s) para o futuro e quais as bases de sustentação. Sem pretender repetir o Pedro, saliento apenas que a comunicação com os sócios tem que levar uma volta - tem que haver comunicação efectiva, assim como a afirmação do clube na Comunicação Social. O site oficial deve ser a "montra" principal do clube - para isso precisa ser dinamizado. A aposta nas modalidades amadoras também deve ser previligiada - basta uma pequena parte do valor de uma contratação no futebol profissional, para poder dar suporte às actividades amadoras e com isso fazer crescer "por dentro" o Braguismo.
BRAGA SEMPRE MAIS!

WOOTER

Nuno Carvalho sabe perfeitamente que vai perder estas eleições, sabe que neste momento é impossível derrotar AS, pois este conta com o apoio de mais de 90 por cento dos sócios.
O que NC está a fazer é dar-se a conhecer aos sócios no sentido de numas futuras eleições, em que AS não estiver presente, poder discutir a vitória.
É um processo semelhante à aparição do Bruno de Carvalho no SCP, contudo NC pode nunca ter o sucesso que este último teve, dependerá dos candidatos às proximas eleiçoes.

scb 1921 scb