News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Jesualdo Ferreira

Started by DiogoCastro, 11 de October de 2013, 12:52

Previous topic - Next topic

A.COSTA

Creio que a maioria das pessoas ficou satisfeita com a escolha deste treinador. Sinceramente pertenço à minoria que escolhia outro treinador. Depois de ser o treinador do Braga passou a ter o meu apoio.

Estou preocupado com este 'bater de records' negativos permanente.

A equipa está agora mais ansiosa e denota níveis de ineficácia preocupantes.

Não creio que Jesualdo saia agora. Por isso espero que a equipa reaja e comece a vencer. Mas a minha crença é muito baixa.

Quero estar enganado mas prevejo a eliminação da taça e uma derrota pesada na luz. E depois o ar fica ainda mais irrespirável do que está.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Rádio Voz do Neiva 98.7 FM

Nas épocas 2006/07 e 2007/08 em que trocou o treinador a meio da temporada, o presidente teve de o fazer mais do que uma vez, recordam-se?
Em 2006/07: Carvalhal - Rogério Gonçalves - Jorge Costa
Em 2007/08: Jorge Costa - Caldas (interino) - Manuel Machado - Caldas.

Serão talvez estas lições do passado a fazer o presidente ponderar antes de usar o chicote.

Uma coisa parece óbvia: tendo em conta o panorama actual, qualquer solução que passe pela mudança de treinador só terá efeitos nos 2 ou 3 jogos seguintes. Se na reabertura de mercado não forem feitos reajustamentos no plantel, dentro de 2 ou 3 meses estaremos a discutir novamente a questão do treinador. Numa época de contenção orçamental, o Braga vai precisar de abrir os cordões para contratar 2 ou 3 jogadores de inegável qualidade. Caso contrário, esta época será um desastre.
A Equipa de Desporto
www.bolaprafrente.pt
Rádio Voz do Neiva | 98.7 FM

rpo.castro

Quote from: 2195 on 04 de November de 2013, 10:48
Nas épocas 2006/07 e 2007/08 em que trocou o treinador a meio da temporada, o presidente teve de o fazer mais do que uma vez, recordam-se?
Em 2006/07: Carvalhal - Rogério Gonçalves - Jorge Costa
Em 2007/08: Jorge Costa - Caldas (interino) - Manuel Machado - Caldas.

Serão talvez estas lições do passado a fazer o presidente ponderar antes de usar o chicote.

Uma coisa parece óbvia: tendo em conta o panorama actual, qualquer solução que passe pela mudança de treinador só terá efeitos nos 2 ou 3 jogos seguintes. Se na reabertura de mercado não forem feitos reajustamentos no plantel, dentro de 2 ou 3 meses estaremos a discutir novamente a questão do treinador. Numa época de contenção orçamental, o Braga vai precisar de abrir os cordões para contratar 2 ou 3 jogadores de inegável qualidade. Caso contrário, esta época será um desastre.
Tirando Carvalhal que saiu pelo próprio pé, surpreendendo muitos, alegando questões familiares e pessoais, teria sido melhor manter esses treinadores?

Neste momento tenho pena de não ter guardado um artigo do jornal expresso de há 5 semanas (mais coisa menos coisa), surpresa ou não, concluía que o geral as chicotadas psicológicas tinham um efeito benéfico em termos de resultados, e melhor quanto mais cedo fossem realizadas.

Ano passado a teimosia custou-nos o 3º lugar.

Este ano bastará o 9º? Mas teremos sempre a taça da liga....Será isto que ditará o destino do treinador? Isto salva uma época?
Quem não sente não é filho de boa gente.

bruce

Jesualdo foi aposta pessoal do Salvador, mandar-lo embora o Salvador ficava mal na foto porque seria uma aposta falhada.

Os próximos jogos dirão a sentença.

sparta

Sinceramente o grande culpado desta situação é o salvador. quando o homem fez coisas boas e foram muitas, mais do que alguma vez tinha sido feito no Braga, teve o elogio de toda a gente incluindo a cs. agora também deve assumir as culpas pelo péssimo planeamento da época. andamos a criar uma grande equipa a criar grandes expectativas nos adeptos durante 10 anos e de repente deitam todo este trabalho e este crescimento pela sanita abaixo.
è preciso recuar os tais 10 anos ou mais para me lembrar de algo semelhante ao presente.
há quem diga que este é um ano zero. infelizmente tenho a certeza absoluta que este é um ano perdido.
Provavelmente o ano zero será a póxima época.
obviamente a incompetência do juju e a fraca qualidade dos novos jogadores fazem o resto.
tudo isto é mau de mais e ou se tomam medidade de imediato ou então não sei o que será...

Olho Vivo

As pessoas que aqui escrevem devem ser honestas. A escolha de Jesualdo Ferreira foi aplaudida por uma esmagadora maioria de adeptos. Não vale atirar sempre as culpas sobre o presidente. Salvador escolheu quem provavelmente os adeptos escolheriam. Eu próprio concordei com a escolha, embora sem qualquer entusiasmo porque tenho memória e lembro-me do tipo de futebol que o Braga de Jesualdo praticava, pouco criativo e de tracção atrás. Mas pensei que Jesualdo seria a aposta menos arriscada, num momento de reformulação do nosso plantel, após uma época lamentável em que se desperdiçara o nosso melhor plantel de sempre, com custos absurdos para a nossa realidade. Pensei-o pela sua experiência, pelo seu realismo e também porque, acreditei eu, viria motivado por mostrar em Braga que a sua saída de Alvalade tinha sido um erro do seu anterior patrão.

A qualidade de jogo da nossa equipa ao fim de quatro meses de trabalho é pobre. Não há criatividade, há pouca presença na área adversária, o posicionamento de alguns jogadores é discutível, o nexo das substituições é muitas vezes indecifrável (raramente têm efeito positivo). Ainda por cima, hoje, o estado anímico da equipa é lamentável. É uma equipa sem capacidade de reacção à adversidade...

A lição - para muitos de nós, eu incluído - é que não se deve avaliar um treinador pela sua história no clube, pelo seu "peso" (inclusive mediático), pelo seu prestígio e pela sua experiência. É preciso saber o que se pretende quando se contrata - dizer numa época que se muda porque se pretende um modelo de jogo mais ofensivo e na seguinte voltar a mudar escolhendo um treinador com um modelo de jogo mais defensivo, para mim, não faz sentido.

Não acredito que Jesualdo saia, pelo menos por iniciativa de Salvador - e também não vejo Jesualdo a sair pelo próprio pé, olhando às suas declarações. Também não sei se há assim tão boas opções para pegar neste caco de equipa neste momento. Eu, se estivesse no lugar de alguns bons treinadores da Liga, não viria neste momento. Domingos? É uma escolha semelhante a Jesualdo, um treinador com um modelo de jogo não muito diferente e uma escolha que seria ditada por razões "afectivas".

De qualquer maneira, a nossa equipa está a trilhar um caminho muito perigoso. Já o tinha dito, podemos chegar ao final de Novembro com a época praticamente perdida - o que é terrível porque será muito difícil depois remotivá-la para objectivos menos glamorosos. Todos conhecemos estórias de equipas que foram montadas para objectivos grandiosos e depois acabaram em lutas pouco consentâneas com o valor dos seus plantéis.

É que há que desmistificar outro aspecto. Sendo verdade que o plantel da época passada tinha alguns jogadores de qualidade extra (Viana, Mossoró, Amorim e Salino, sobretudo, mas também Douglão) e que portanto, as comparações com a época passada só podem ter por objectivo desonesto esconder o fracasso que foi essa temporada, tem também de ser dito que este plantel não é mau. Tem muitos jogadores de qualidade e, ao contrário do que se diz, uma boa parte deles são experientes. Podemos discutir se todas as posições estão bem cobertas mas o nosso plantel não deixa de ser melhor do que o de treze equipas da Liga!!! É sobretudo um plantel que, depois de quatro meses de trabalho, tem de apresentar muito melhor qualidade de jogo. Eu ouço os comentários dos nossos adeptos, durante e após os jogos, e fico alarmado: esta época,em vez de promover os bons jogadores que temos está a desvalorizá-los! E o Braga precisa como de pão para a boca de valorizar os seus jogadores e Salvador sabe-o melhor do que ninguém!!! Não pode por exemplo ter um grande ponta-de-lança como tem constantemente em branco porque não lhe chega uma bola em condições!!! A nossa equipa não pode ser menos do que a soma dos seus valores individuais!

Há que arrepiar caminho urgentemente. Trabalhar a equipa do ponto de vista anímico porque há mais qualidade do que se diz e do que se tem visto. E trabalhar os processos. Não podemos continuar a meter tão pouca gente na área, sob pena de não marcarmos um golo (já não marcámos na Liga há mais de 300 minutos). E não podemos ser tão incompetentes nas bolas paradas (ainda ontem estivemos quase a sofrer num desses lances ao passo que na baliza adversária, quase nunca criamos perigo nesse tipo de situações).

miguel_afonso

O grandes problema de Jesualdo Ferreira é com as "vacas sagradas" do plantel...
Rubén Micael está num estado de forma lastimável e joga por decreto.
Assim como Alan e Nuno Andre Coelho...

A nosso politica de contratações esta época foi vergonhosa, deixamos escapar jogadores que podiam fazer a diferença aqui e nem falo dos que foram para os grandes, lembro Abdi por exemplo que foi parar á Académica.

O Luis Silva que tão boas indicações mostrou desapareceu da equipa, H. Vieira que ainda ontem foi dos melhores idem, Elderson também...

O Professor tem-me desiludido muito com as suas opções esperava mais disciplina e justiça na gestão da equipa...

rpo.castro

Quote from: Olho Vivo on 04 de November de 2013, 12:18
Concordo em todos os pontos.
Sou apenas contra manter JF até ao final da época porque não há evolução nenhuma (pelo contrário).
Julgo que após o jogo no Dragão haverá condições para mudar o treinador, sendo que apesar de o 3º lugar ficar irremediavelmente perdido (já está), teremos o 4º ou 5º lugar para conseguir.
Quem não sente não é filho de boa gente.

A.COSTA

Na minhadespedriçou. modesta opinião Jesualdo é, neste momento, mais problema do que solução.

O grupo de trabalho é um conjunto de fragmentos cujo somatório é inferior ao que deve ser uma equipa.

Receio que  a equipa aumente a sua desconfiança e descrença ... e a coisa descambe por aí abaixo.

Jesualdo nunca foi a minha escolha. Penso que neste momento era um favor se o treinador saísse. A equipa está ainda mais distante dos adeptos do que estava no passado recente. Os resultados são mieseráveis.

Esta altura era menos má para uma troca de treinador. Vamos ter a taça de Portugal e pela amostra será confirmada a eliminação. Depois há paragem para a seleção e a seguir vamos à luz e a jogar desta forma será mais uma derrota (temo que seja por números altos). Portanto são 3 semanas que permitiriam desde logo algum tempo de ação e a entrada de ar fresco no balneário, que neste momento deve estar irrespirável.

Com sinceridade não sei commo Jesualdo diz que está de consciência tranquila com:

- 6 derrotas na época;

- 5 derrotas da Liga;

- 4 derrotas seguidas;

- 3 derrotas (seguidas) no nosso estádio;

- Uma eliminação imbecil para a Liga Europa, depois de ter ganho gora e contra uma equipa banal da Roménia;

- Uma equipa indefinida, sem fio de jogo, sem atitude.

Resumo: nem em pesadelos imaginei uma situação tão má.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

disco infiltrator

A causa da caída de qualidade e de resultados do plantel do SCB não é deste ano, nem do ano passado. O problema coincide com a entrada de jogadores de outros valores e mediatismo que não estavam em consonância com o perfil do "jogador" que fez sucesso no SCB: desconhecido, trabalhador e que pretendia se mostrar. O presidente entrou nesta onda de "novo rico iludido" e até despediu um excelente treinador apenas porque achava que era pouco ambicioso....

Paralelamente, começaram a aparecer alguns "azares" nos negócios, anteriormente vinham jogadores completamente desconhecidos até nos seus países de origem e que se revelaram como escolhas muito acertadas resultando em excelentes negócios. Ultimamente foram contratados jogadores já com nome e vindos de clubes de grande visibilidade, como Agra, Micael, NAC, Joãozinho etc e que se têm revelado como muito intermitentes e que, em alguns casos, pela primeira vez poderemos começar a vende-los mais baratos do que o preço a que foram comprados....

Na minha opinião, esta viragem do SCB tem como principal responsável o presidente que se deixou iludir e se deixou embarcar numa realidade pouco sustentável ainda para o nosso clube. É preciso voltar-se ao pragmatismo e dar prioridade aos jogadores que têm o perfil que fez sucesso no SCB. Gente com raça e que pretenda aparecer. O perfil da maioria dos jogadores do nosso atual plantel parece ser de gente já acomodada apesar de ainda jovem....

Bracarense

Quote from: A.COSTA on 04 de November de 2013, 12:44

Com sinceridade não sei commo Jesualdo diz que está de consciência tranquila com:


Não sabe mais, não quer saber mais ou sabe bem demais...

alves

Sobre isto, vou apenas dizer que tivemos o Marco Silva como opção na pré-época, e ele continua neste momento pelo Estoril (não conhecendo o seu contrato com o clube). E é uma questão de tempo até ele chegar a um grande ou sair de Portugal.

ric

Quote from: disco infiltrator on 04 de November de 2013, 13:58
A causa da caída de qualidade e de resultados do plantel do SCB não é deste ano, nem do ano passado. O problema coincide com a entrada de jogadores de outros valores e mediatismo que não estavam em consonância com o perfil do "jogador" que fez sucesso no SCB: desconhecido, trabalhador e que pretendia se mostrar. O presidente entrou nesta onda de "novo rico iludido" e até despediu um excelente treinador apenas porque achava que era pouco ambicioso....

Paralelamente, começaram a aparecer alguns "azares" nos negócios, anteriormente vinham jogadores completamente desconhecidos até nos seus países de origem e que se revelaram como escolhas muito acertadas resultando em excelentes negócios. Ultimamente foram contratados jogadores já com nome e vindos de clubes de grande visibilidade, como Agra, Micael, NAC, Joãozinho etc e que se têm revelado como muito intermitentes e que, em alguns casos, pela primeira vez poderemos começar a vende-los mais baratos do que o preço a que foram comprados....

Na minha opinião, esta viragem do SCB tem como principal responsável o presidente que se deixou iludir e se deixou embarcar numa realidade pouco sustentável ainda para o nosso clube. É preciso voltar-se ao pragmatismo e dar prioridade aos jogadores que têm o perfil que fez sucesso no SCB. Gente com raça e que pretenda aparecer. O perfil da maioria dos jogadores do nosso atual plantel parece ser de gente já acomodada apesar de ainda jovem....

é uma boa visão para entender a realidade...

Olho Vivo

Quote from: ric on 05 de November de 2013, 18:20
Quote from: disco infiltrator on 04 de November de 2013, 13:58
A causa da caída de qualidade e de resultados do plantel do SCB não é deste ano, nem do ano passado. O problema coincide com a entrada de jogadores de outros valores e mediatismo que não estavam em consonância com o perfil do "jogador" que fez sucesso no SCB: desconhecido, trabalhador e que pretendia se mostrar. O presidente entrou nesta onda de "novo rico iludido" e até despediu um excelente treinador apenas porque achava que era pouco ambicioso....

Paralelamente, começaram a aparecer alguns "azares" nos negócios, anteriormente vinham jogadores completamente desconhecidos até nos seus países de origem e que se revelaram como escolhas muito acertadas resultando em excelentes negócios. Ultimamente foram contratados jogadores já com nome e vindos de clubes de grande visibilidade, como Agra, Micael, NAC, Joãozinho etc e que se têm revelado como muito intermitentes e que, em alguns casos, pela primeira vez poderemos começar a vende-los mais baratos do que o preço a que foram comprados....

Na minha opinião, esta viragem do SCB tem como principal responsável o presidente que se deixou iludir e se deixou embarcar numa realidade pouco sustentável ainda para o nosso clube. É preciso voltar-se ao pragmatismo e dar prioridade aos jogadores que têm o perfil que fez sucesso no SCB. Gente com raça e que pretenda aparecer. O perfil da maioria dos jogadores do nosso atual plantel parece ser de gente já acomodada apesar de ainda jovem....

é uma boa visão para entender a realidade...

Pois eu discordo por completo dessa visão centrada nos jogadores. Não acho que esta visão seja verdadeira, muito menos para esta temporada. O Braga recebeu jogadores como Alan e Hugo Viana, por exemplo, e ninguém ousaria dizer que estes desvirtuaram a essência da equipa. Pelo contrário, foi até muito em volta de eles que a equipa foi construída.

Mas concordo com o disco quando aponta para o presidente. Também acho que, a certa altura, António Salvador se deixou embriagar pelo sucesso e pensou que era uma espécie de Rei-Midas: tudo o que tocasse  transformaria em ouro. A verdade é que, não obstante o grande mérito que teve em estabilizar clube/SAD e em garantir condições de trabalho muito acima da média a jogadores e técnicos, os êxitos também devem ser repartidos por jogadores e, muito importante, técnicos. Sem bons jogadores e sem técnicos à altura não haverá sucesso, por muito que a gestão noutros capítulos possa ser de elogiar. Parece-me que, a dado momento, Salvador julgou que não importaria quem contratasse porque era ele quem fazia a diferença. Ele é um actor importante, mas por si só não faz a diferença. Não é fácil renovar um plantel, nem é simples substituir treinadores de sucesso. E, por muito que o clube tenha crescido, há que ter os pés assentes na terra, sendo ambicioso mas realista. Nos dois últimos anos, não houve esse realismo. O despedimento de Jardim ficaria nos anais da nossa história como um dos maiores disparates de gestão desportiva alguma ve cometidos pelo nosso presidente. Aparentemente, por uma ambição desmedida, descabida, irrealista. Como se impor publicamente expectativas elevadas forçosamente leve ao êxito. Não leva porque a ambição deve ter sempre a âncora do realismo. Acredito que nesta temporada, Salvador e Jesualdo Ferreira apreendê-lo-ão de pior maneira para nós.

E é exactamente por Jesualdo Ferreira ter embarcado (para mim de forma absolutamente surpreendente, como referi aquando da sua apresentação) nesta embriaguez de irrealismo que não posso subscrever muitas leituras (sobretudo externas) que praticamente isentam Jesualdo Ferreira de responsabilidades no mau momento actual da equipa. Ninguém o obrigou a assumir objectivos que, agora, parecem notoriamente irrealistas. Se a sua convicção era a de que teríamos muitas dificuldades em montar uma nova equipa - e precisaríamos de tempo - porque não assumiu que nesta temporada não se poderia falar em títulos nem sequer em Liga dos Campeões!? Agora é muito difícil corrigir o tiro. Os adeptos foram iludidos, os jogadores se calhar também acreditavam em objectivos mais ambiciosos e agora não é fácil recarregar baterias nas bancadas e no balneário. Jesualdo até já veio, de forma subreptícia, dizer que os objectivos europeus não estão em causa. Como se tivesse sido esse o seu discurso à partida para esta temporada...

rvx

Quote from: Olho Vivo on 05 de November de 2013, 18:50
E é exactamente por Jesualdo Ferreira ter embarcado (para mim de forma absolutamente surpreendente, como referi aquando da sua apresentação) nesta embriaguez de irrealismo que não posso subscrever muitas leituras (sobretudo externas) que praticamente isentam Jesualdo Ferreira de responsabilidades no mau momento actual da equipa. Ninguém o obrigou a assumir objectivos que, agora, parecem notoriamente irrealistas. Se a sua convicção era a de que teríamos muitas dificuldades em montar uma nova equipa - e precisaríamos de tempo - porque não assumiu que nesta temporada não se poderia falar em títulos nem sequer em Liga dos Campeões!? Agora é muito difícil corrigir o tiro. Os adeptos foram iludidos, os jogadores se calhar também acreditavam em objectivos mais ambiciosos e agora não é fácil recarregar baterias nas bancadas e no balneário. Jesualdo até já veio, de forma subreptícia, dizer que os objectivos europeus não estão em causa. Como se tivesse sido esse o seu discurso à partida para esta temporada...

Só não concordo totalmente nisto. Depois de tantas épocas de grande nível, acho que os adeptos ficariam impacientes com estas más exibições, de qualquer das formas. De resto, é-me claro que o grande problema actual do Braga é o facto de não ter transportado de outras épocas uma espinha dorsal da equipa que mantivesse um nível mínimo de qualidade, tanto defensiva como ofensiva. Isto, com a agravante de que a equipa é jovem e, portanto, muito susceptível à pressão externa.

Só consigo pensar num momento semelhante da era Salvador em que uma renovação desta dimensão ocorreu. E esse momento deu-se quando o Jesus veio para cá. A grande diferença esteve na qualidade e experiência dos jogadores que vieram para cá, bem como na capacidade do treinador. Penso que o JJ é um treinador de grande nível, que sabe criar equipas equilibradas, embora de pendor ofensivo. Domingos e Jardim pegaram um pouco nessa equipa base, tendo-lhe adicionado ingredientes pessoais que determinaram as características do Braga desses anos.
O próprio Peseiro teve esta vantagem, tendo pecado apenas por um desequilíbrio defensivo da equipa.

Já em relação ao Jesualdo, esperava pelo menos que a equipa fosse mais consistente a nível defensivo. Em vez disso, temos cometido erros graves em momentos fulcrais dos jogos que resultam em golos adversários. Depois, falta o maior caudal ofensivo que permita recuperar desses erros.