News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SCBRAGA 1 vs sporting 2 - Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 27 de September de 2013, 21:24

Previous topic - Next topic

Bracaraugustano

Quote from: ribas on 29 de September de 2013, 09:48


Eduardo: Muito seguro durante todo o jogo. Só faltou mais uma defesa, aparentemente fácil, não fosse condicionada pela relva molhada e pela forma como a bola ganha velocidade após bater no relvado.


Só um reparo. Uma mentira dita muitas vezes, mesmo pela comunicação social, não passa a ser verdade.

As leis da física impedem que uma bola "ganhe velocidade" depois de chutada. Quando bate no chão existe atrito, mesmo que pouco, o que a faz perder velocidade. É, portanto, mentira essa coisa que "a bola ganha velocidade".

O que se verifica é que, com o ressalto e o amortecimento do choque, a bola muda de direcção e, por vezes, torna-se difícil adivinhar qual a direcção que ela vai tomar.

Era giro se, sempre que bate no chão, a bola ganhasse velocidade. Bastava o guarda-redes fazê-la bater no chão na direcção da baliza adversária, de modo que batesse muitas vezes, e ela chegaria lá como um foguete! Era giro! Por outro lado, mais uma vez, as leis da física não permitem que umas vezes o ressalto no chão faça perder velocidade e noutras aumentem a velocidade da bola.

set5

Quote from: Bracaraugustano on 29 de September de 2013, 11:12
Quote from: ribas on 29 de September de 2013, 09:48


Eduardo: Muito seguro durante todo o jogo. Só faltou mais uma defesa, aparentemente fácil, não fosse condicionada pela relva molhada e pela forma como a bola ganha velocidade após bater no relvado.


Só um reparo. Uma mentira dita muitas vezes, mesmo pela comunicação social, não passa a ser verdade.

As leis da física impedem que uma bola "ganhe velocidade" depois de chutada. Quando bate no chão existe atrito, mesmo que pouco, o que a faz perder velocidade. É, portanto, mentira essa coisa que "a bola ganha velocidade".

O que se verifica é que, com o ressalto e o amortecimento do choque, a bola muda de direcção e, por vezes, torna-se difícil adivinhar qual a direcção que ela vai tomar.

Era giro se, sempre que bate no chão, a bola ganhasse velocidade. Bastava o guarda-redes fazê-la bater no chão na direcção da baliza adversária, de modo que batesse muitas vezes, e ela chegaria lá como um foguete! Era giro! Por outro lado, mais uma vez, as leis da física não permitem que umas vezes o ressalto no chão faça perder velocidade e noutras aumentem a velocidade da bola.

Percebo o que queres dizer, é um abuso de linguagem, mas o que o comum comentador desportivo quer dizer é que a bola perde menos velocidade do que numa situação dita normal. O atrito é muito menor, assim como os grs não estão habituados a tal. Não podemos estar com preciosismos desses quando se trata de um jogo de futebol, ou está tudo mal.

NASCIBRAGUISTA

Quero com isto fazer uma critica construtiva:
Foi um jogo em que tudo nos correu mal, e que nós e o arbitro ( a expulsao parece-me mt forçada)tb contribuiram para isso. Mas faço alguns reparos: erro em tirar Luis Carlos da equipa e um jogo ideal para Hugo  Vieira entrar, ainda mais com as incidencias que o jogo teve. Parece-me que só o Jesualdo, nao teve a percepçao( pelo menos ao intervalo) de que o HUGO VIEIRA era o nosso joker desta noite. Alias, penso que se o Hugo Vieira nao for o titular ( que por mim seria), tem de ser logo o primeiro suplente a entrar.
Em relaçao ao Rafa, muito mau para ser verdade nem ataca, nem defende, nem corria ( parecia que tinha trocado a idade com o Alan). O lugar dele nao é a extremo defenitivamente ( so a 10).
enfim... correu-nos tudo mal. Temos tb de pensar noutros centrais, Paulo Vinicius e NaC estao sempre lesionados, so por isso para mim nao servem.

kaspanamona

- Penso que o adversário nos deu uma grande lição de como se joga com mais um jogador. Tiveram algumas situações perigosas pelas alas, principalmente pelo lado direito do ataque deles, que poderiam ter dado golo. Enfim, penso que nos ensinaram de como se joga com mais um jogador. E nós, nem com mais dois soubemos jogar...
"Bebo porque sou egocêntrico... Gosto quando o mundo gira à minha volta"

guerreiro16402

Sempre Braga

Vasco Soares

  Eu sei que isto é um fórum de adeptos do SCB, mas a bem da minha honestidade intelectual, faço um grande esforço para despir a camisola, qd após um jogo me sento em frente ao computador para tentar dar a minha versão do jogo.
  Os outros nunca jogam nada, o Sporting não joga nada , nós é jogamos, jogamos na verdade enquanto tivemos 11 x 11, discutimos o jogo , e até nos superiorizamos, mas e com 10, nem lá baixo fomos, rio-me para não chorar, como podem escrever que mesmo com 10 criamos situações de perigo, quais? quando? em que jogo? no de ontem?.... não me façam rir.
  Encaremos o jogo, e a realidade de frente, ontem houve invenções, que não correram bem,ontem houve opções que correram mal e ponto final.
  As convicções de Jf, (PARA MIM TEIMOSIAS) não correram bem, e nem o empate, a acontecer, me faria mudar de discurso, já não é de hoje (ontem)  que por isto ou por aquilo nos pomos a jeito, para sofrer, por mérito e sorte não temos sofrido, e ontem por azar sofremos, mas será que alguém aqui não esperava que ontem isso pude-se acontecer? pois a mim parecia-me obvio, a mim e a mais 10 ou 15 pessoas que estavam á minha volta, que o comentavam.
  Não posso conceber que a minha equipa não crie um lance de perigo mesmo com 10 jogadores, afinal de contas o Sporting não joga nada; não é?
  Não posso aceitar que se cometa os mesmos erros nas substituições, ou melhor aceitar posso e tenho que aceitar (nada mando) mas estar calado isso não sou obrigado.
  Temos 12 pontos, pois temos, e até podia-mos ter facilmente 16, mas também podia-mos ter sido penalizados em alguns pontos perdidos (ex: belenenses, Estoril, Arouca) Em todos estes jogos ficou sempre um travo amargo, que só não aconteceu porque não calhou, e para nosso desalento ontem aconteceu e isso a mim preocupa-me.
  Preocupa-me a saída de Dabo da equipa sem razão aparente, ou pior, explicável. Preocupa-me a saída de Luiz Carlos, (o verdadeiro pulmão desta equipa) preocupa-me ter que entregar o nosso jogo ofensivo todo ou quase, nas costas de Alan (enormíssimo jogo ontem) preocupa-me as bolas paradas, sem critério, que parecem ensaiadas na sede do Soarense ou Dumiense,  quando vejo Alan a pedir a chegada de Baiano para fazer o canto curto , logo tenho a certeza que nada está combinado é em cima do joelho, preocupa-me que os 34 anos de Alan sejam obrigados a fazer 60 metros consecutivos para bater cantos e livres ora á direita ora á esquerda, por vezes consecutivamente e depois ainda se peça que jogue e arranque e desiquelibre.
  Preocupa-me o ostracismo a que é votado Hugo Vieira, (Jesualdo bem disse, que num futuro próximo Vieira teria poucas hipóteses -simpático que foi o mister, a ver pelo andamento devia ter dito era nunca) quando os jogos chamam por ele (leia-se características), preocupa-me  ver Mauro e Custodio pisar os mesmos terrenos, qualquer um deles joga melhor naquela posição sozinho que acompanhado.
  Enfim, não vale a pena estar preocupado pois em casa, contra uma equipa que nada joga, perdemos, e que alem de nada jogar, também não é nosso rival direto por um lugar nos 3 primeiros classificados.
  Mais uma vez para a historia vai ficar a derrota, e para nós (alguns) a consolação.
 

barinho

Quote from: vasco soares on 29 de September de 2013, 12:31
  Eu sei que isto é um fórum de adeptos do SCB, mas a bem da minha honestidade intelectual, faço um grande esforço para despir a camisola, qd após um jogo me sento em frente ao computador para tentar dar a minha versão do jogo.
  Os outros nunca jogam nada, o Sporting não joga nada , nós é jogamos, jogamos na verdade enquanto tivemos 11 x 11, discutimos o jogo , e até nos superiorizamos, mas e com 10, nem lá baixo fomos, rio-me para não chorar, como podem escrever que mesmo com 10 criamos situações de perigo, quais? quando? em que jogo? no de ontem?.... não me façam rir.
  Encaremos o jogo, e a realidade de frente, ontem houve invenções, que não correram bem,ontem houve opções que correram mal e ponto final.
  As convicções de Jf, (PARA MIM TEIMOSIAS) não correram bem, e nem o empate, a acontecer, me faria mudar de discurso, já não é de hoje (ontem)  que por isto ou por aquilo nos pomos a jeito, para sofrer, por mérito e sorte não temos sofrido, e ontem por azar sofremos, mas será que alguém aqui não esperava que ontem isso pude-se acontecer? pois a mim parecia-me obvio, a mim e a mais 10 ou 15 pessoas que estavam á minha volta, que o comentavam.
  Não posso conceber que a minha equipa não crie um lance de perigo mesmo com 10 jogadores, afinal de contas o Sporting não joga nada; não é?
  Não posso aceitar que se cometa os mesmos erros nas substituições, ou melhor aceitar posso e tenho que aceitar (nada mando) mas estar calado isso não sou obrigado.
  Temos 12 pontos, pois temos, e até podia-mos ter facilmente 16, mas também podia-mos ter sido penalizados em alguns pontos perdidos (ex: belenenses, Estoril, Arouca) Em todos estes jogos ficou sempre um travo amargo, que só não aconteceu porque não calhou, e para nosso desalento ontem aconteceu e isso a mim preocupa-me.
  Preocupa-me a saída de Dabo da equipa sem razão aparente, ou pior, explicável. Preocupa-me a saída de Luiz Carlos, (o verdadeiro pulmão desta equipa) preocupa-me ter que entregar o nosso jogo ofensivo todo ou quase, nas costas de Alan (enormíssimo jogo ontem) preocupa-me as bolas paradas, sem critério, que parecem ensaiadas na sede do Soarense ou Dumiense,  quando vejo Alan a pedir a chegada de Baiano para fazer o canto curto , logo tenho a certeza que nada está combinado é em cima do joelho, preocupa-me que os 34 anos de Alan sejam obrigados a fazer 60 metros consecutivos para bater cantos e livres ora á direita ora á esquerda, por vezes consecutivamente e depois ainda se peça que jogue e arranque e desiquelibre.
  Preocupa-me o ostracismo a que é votado Hugo Vieira, (Jesualdo bem disse, que num futuro próximo Vieira teria poucas hipóteses -simpático que foi o mister, a ver pelo andamento devia ter dito era nunca) quando os jogos chamam por ele (leia-se características), preocupa-me  ver Mauro e Custodio pisar os mesmos terrenos, qualquer um deles joga melhor naquela posição sozinho que acompanhado.
  Enfim, não vale a pena estar preocupado pois em casa, contra uma equipa que nada joga, perdemos, e que alem de nada jogar, também não é nosso rival direto por um lugar nos 3 primeiros classificados.
  Mais uma vez para a historia vai ficar a derrota, e para nós (alguns) a consolação.


Temos razão,temos que saber despir a camisola,não podemos dizer que nós é que jogamos sempre bem e os outros mal.E o que é que tu fazes?Precisamente o contrário.Nós nunca jogamos bem,os outros são sempre melhores,nós nunca podemos dizer que tivemos infelicidade mas podemos dizer que tivemos sorte,as coisas boas que fazemos são demérito dos outros,as invenções do Jesualdo é que prejudicaram apesar dum jogo em que dominamos por completo durante 30 minutos (mas isso foi porque o sporting deixou certo?),etc etc.E sim tivemos jogadas bem perigosas na 2ª parte,podes rir ou corara mas é a verdade.

É muito bonito ser isento e despir a camisola mas para isso não se precisa de atacar e menosprezar tudo o que o próprio clube faz.É a diferença entre críticas construtivas e bota abaixo.Lamento mas é mesmo.

jam

Boas a todos,
É difícil e custa perder desta maneira, mas o nosso mister também tem muita culpa.
Logo após a expulsão o nosso meio campo pedia garra e alguém com carácter para travar essa zona.
Em meu entender deveria ter entrado logo o Luís Carlos e tirava o Micael.
O Rafa também foi outro que não quis nada com o jogo, perdeu todas as bola não corria, não quis nada com o jogo.
11 contra 11 como os 1º 30 minutos temos equipa para qualquer campo " basta eles quererem".
Força contra o nacional e tragam os 3 pontos
JAM :-X :-X :-X :-X 

rfg_mlk

Os meus apontamentos sobre o jogo:

- Ingrato, completamente ingrato a forma como o perdemos;

- A dupla de pivôs Custódio-Mauro, agradou-me, enquanto durou, e provou que funciona;

- Os laterais: Elderson q.b para o que já vi fazer, mas sem ritmo competitivo não há milagres e cada vez que ajudava ofensivamente depois que fosse outro defender; o Baiano, sinceramente, gostei. Já o critiquei, nunca, desde que está no Braga, me convenceu seriamente, mas ontem gostei do jogo dele;

- Ultra negativo: quantidade de sportinguistas na poente inferior... Questão: Não é suposto haver um local destinado a adeptos visitantes?? Sem nexo...

- Pardo, já o vi fazer melhor, no geral não esteve forte no 1x1 e falhou passes demais (a maioria no corredor central). Mas o pior não foi isso: o pior foi ele ter dado o seu lugar ao Rafa, que muito menos acrescentou. Completamente displicente, sem velocidade, desconcentrado e muito pouco objectivo (algo que se exige a quem salta do banco, ainda para mais estando com 10). A defender é o costume, "defende tu".

- E mais uma estreia, Hebert.

GALEGO

Quote from: lezani on 29 de September de 2013, 09:53
A melhor exibição da época enquanto 11x11.
Positiva enquanto 10x11.
A ideia do Professor, um pouco incompreendida por nós adeptos, de deixar o Luís Carlos de fora até estava a resultar pois libertou mais o Micael e tinhamos sempre dois médios mais posicionais. Foi essa a ideia dele e acho que estava a resultar.
Na globalidade os jogadores estiveram bem, no empenho estiveram todos bem (acredito que o que aconteceu ao Rafa pode ter sido a "pressão do jogo", ajudou pouco o Baiano e com a bola em que ele é bom esteve mal).
Os laterais que alguns criticam estiveram na minha opinião bem. O Elderson depois de uma paragem grande esteve sempre envolvido no jogo ( caro Galego temos opiniões diferentes), queria participar ofensivamente mesmo tendo grande trabalho defensivo. O Baiano esteve muito bem quando 11x11. Depois ficou um pouco entregue a ele próprio, o Rafa ajudou muito pouco permitindo muitas vezes o 1x1 de Carrillo quando devia tentar fazer o 2x1. As jogadas conseguidas pelo sporting pelo nosso lado esquerdo também se deveram a superioridade numérica bem aproveitada por eles e também pouco compensada pelo Pardo ( o Joãozinho apnha também muitas vezes com isto).
Eduardo esteve muito seguro durante o jogo mas reagiu tarde e teve culpas no golo.
Éder e Mauro trabalharam muito!!!!!
Custódio mais uma vez soube assumir o que esperamos dele, empenho dedicação e rendimento.
O Micael (mais uma vez discordo do Galego) correu muito! Também achava que se justificava a sua substituição mais cedo, não pelo seu rendimento mas sim pelas condicionantes do jogo. Tentou compensar a sua pouca apetência defensiva e o que é certo é que saiu com o jogo empatado.
ENORME Alan. Exibição magnifica, pena a execução das bolas paradas.
Não falei dos centrais. Eu não tenho nada contra eles pessoalmente mas P. Vinicius e Nac estão sempre lesionados. Já não deviam contar para esta época! O Herbet entrou nervoso mas conseguiu fazer uma exibiçãopositiva. O Santos ontem entrou mal (ai se fosse o NAC a "espirrar" duas vezes, era assobios atrás de assobios) . Apostem nos jovens! Eu não tenho acompanhado muito a B mas será que o Gonçalo não cumpre?  o Herbet não cumpre?
Custa perder mas assim custa menos!
Saudações braguistas

Caro amigo Lezani :
Se fossemos concordar em tudo, esto sería um aburrimento. Nao sería um forum, senao uma "unidad de destino en lo universal" como decían nas épocas de Franco e Salazar.
Um abraço.

Legião

Quote from: jam on 29 de September de 2013, 13:04
11 contra 11 como os 1º 30 minutos temos equipa para qualquer campo " basta eles quererem".

Isto foi a coisa mais positiva que trouxe ontem do estádio, vim frustrado pela forma como a derrota aconteceu mas alguma esperança por ver que a nossa equipa pode fazer coisas muito positivas.

É certo que estes jogos contra os estarolas trazem outro tipo de motivação não só para os jogadores mas também para as bancadas, e isso reflete-se dentro de campo, mas a qualidade esteve lá e isso é inegável.

Compete agora ao Jesualdo saber motivar os jogadores e por a equipa a funcionar durante os 90 minutos, pois já vimos que mesmo sem as opções que tivemos em anos anteriores temos um plantel que nos dá soluções interessantes.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

ric

eu acho que o que está em causa é a nossa cacpacidade de ver o que achamos bem e admissivel.
para uns, sobram como desculpas, a expulsão, a lesão de Vinicius, a "nova" equipa que o Braga tem, os novos processos, etc, etc.

No meu entender, isto tudo tem coerencia. Mas neste jogo!. o que verifico é uma sucessão de jogos em que Jferreira afoirma gostar da equipa e da sua reação mas eu, não vejo nada ou muito pouco de positivo.
Ontem, com o sporting, mesmo com 10 e sem centrais, estivemos apáticos, longe de ter garra (não sei quem a viu ...eu não) e mesmo com 10 já vi muitas equipas fazerem muito melhor. Ok, era o Zbording mas não é a equipa "do nosso campeonato"? e nós não jogavamos em casa? Qdo queremos mostrar afirmação e força que nãos eja nestas alturas onde até a infelicidade nos bateu á p+orta no inicio do jogo?

Ok, nem sempre as coisas correm bem a alguns jogadores e com o Rafa, ontem foi uma coisa enervante para não dizer mais nada...
Qto às substituições são discutiveis e portanto não as comento pois JF , melhor que ninguém tem as suas razões.

Não posso é estar de acoprdo com o nosso treinador , que enaltece a postura quando eu não a vejo. Não a vi em 45m na segunda parte. Com 10, não fomos capazes de criar um lance de perigo!!!!!!! Isto é o mais gritante e enervador! E já vi vacilar noutros momentos a nossa equipa mesmo em jogos que vencemos. E se o vacilar é admissivel em equipa em construção, não me parece possivel que alguns niveis de vacilação sejam aceitáveis numa equipa como o Braga.
O certo é que no momento de mostrar serviço, caímos por terra e nem os azares nos deram força. E não me venham com histórias de juventude e falat de experiencia. Dos 11 iniciais, tinhamos inexperiencia de:???

na defesa estavam 5 jogadores com eduardo incluido bem habituados ao Braga e ao futebol de 1ª. Dp sugiu o herbert, o único inexpriente... No meio campo, não me parece que Mauroi seja um miudo sem tarimba. Custódio idem nem Micael. Só se for o Alan que não tem experiencia.... ah, O pardo...mas esse merecia ser substituido ao intervalo. Ainda não o vi trazer nada à equipa.

agora pergunto. Com 10, na segunda parte, p+recisavamos de extremos que dessem comprimento ao nosso jogo excessivamente concentrado no miolo. Optamos por rafa que se tem vindo a mostrar algo intranquilo nas alas. Nãos eria de lançar o ex-gilista? Ou mesmo Agra (apesar de ainda não me ter convencido').

bem, temos de reconhecer que foi um mau dia e que ainda temos muito a caminhar.
E sobre as criticas que deixei , são efectivamente criticas de quem gosta da bola e do clube. Não me parece , nem quero que sejam consideradas "bota abaixismo". Até pq acredito profunda,mente no prof e na valia desta equipa... mAS ESTAMOS A DEIXAR PASSAR MUITAS OPORTUNIDADES....

boneli

Agora de cabeça mais fria....aquele minuto 33 foi algo quase surreal! Empatamos, estavamos a jogar bem e de um momento para o outro um lesão e no seguimento da jogada expulsão. Os dois defesas ao teto. Relembro que esta jogada começou com uma perda de bola um pouco infantil a meio campo! Perdemos um jogo em inferiodirade numérica e outro em superioridade  :P ! Não deixa de ser estranho. A equipa trabalhou e lutou. O Eder e Elderson continuam em baixo de forma o que é compreensivel, o que não compreendo é as mesmas lesões na defesa nos mesmos jogadores! Relativamente  à expulsões, foi bem expulso no entanto dá a sensação e pregunto-me sempre se fosse ao contrário ou se fosse o benfas ou o porto os árbitros fariam o mesmo? Quando é contra nós eles não têm duvidas

Mais um jogador da B (Herbert) a jogar e não se saiu nada mal.
Pardo e Rafa não estiveram bem.
Resta-nos levantar a cabeça e ganhar o próximo jogo. Falta muito campeonato nada está perdido nada está ganho mas perdemos uma opotunidade de ganhar vantagem aos verdinhos e ao benfas

aurelio II

#153
Perdemos mas gostei da equipa.
11 contra 11 e não perderíamos! Precisamos de um pouco mais de atitude.
Gosto muito do Custódio, no entanto, mete muita água, vejam os golos sofridos...

Mas o mais importante, mesmo o mais enervante, não foi o facto do Rafa perder TODAS as bolas em que tocou! Foi o facto de raramente ajudar a defender!

Comigo jogaria na equipa B até mostrar espírito de sacrifício. TEM DE DEFENDER!!! TEM DE HAVER GARRA!!! TEM DE HAVER MATREIRISMO!!! O Luís Carlos, se se atira para o chão, no 2o golo do Sporting, o árbitro apitaria!

Os jogadores têm de ser mais matreiros e isso ensina-se no balneário. Até para falar para as TVs se deve ensaiar no balneário. Vejam os nossos vizinhos... Os jogadores estão sempre a falar dos adeptos, enaltecem sempre muito! Isto porque são ensaiados, NO BALNEÁRIO!

Toca a trabalhar isto Senhores Diretores e Senhores Técnicos. O jogo não se ganha apenas dentro das 4 linhas!!!

Mais garra car@lho!!!

Força Braga!!!
Braga até ao fim!

Vasco Soares

Quote from: ric on 29 de September de 2013, 13:32
eu acho que o que está em causa é a nossa cacpacidade de ver o que achamos bem e admissivel.
para uns, sobram como desculpas, a expulsão, a lesão de Vinicius, a "nova" equipa que o Braga tem, os novos processos, etc, etc.

No meu entender, isto tudo tem coerencia. Mas neste jogo!. o que verifico é uma sucessão de jogos em que Jferreira afoirma gostar da equipa e da sua reação mas eu, não vejo nada ou muito pouco de positivo.
Ontem, com o sporting, mesmo com 10 e sem centrais, estivemos apáticos, longe de ter garra (não sei quem a viu ...eu não) e mesmo com 10 já vi muitas equipas fazerem muito melhor. Ok, era o Zbording mas não é a equipa "do nosso campeonato"? e nós não jogavamos em casa? Qdo queremos mostrar afirmação e força que nãos eja nestas alturas onde até a infelicidade nos bateu á p+orta no inicio do jogo?

Ok, nem sempre as coisas correm bem a alguns jogadores e com o Rafa, ontem foi uma coisa enervante para não dizer mais nada...
Qto às substituições são discutiveis e portanto não as comento pois JF , melhor que ninguém tem as suas razões.

Não posso é estar de acoprdo com o nosso treinador , que enaltece a postura quando eu não a vejo. Não a vi em 45m na segunda parte. Com 10, não fomos capazes de criar um lance de perigo!!!!!!! Isto é o mais gritante e enervador! E já vi vacilar noutros momentos a nossa equipa mesmo em jogos que vencemos. E se o vacilar é admissivel em equipa em construção, não me parece possivel que alguns niveis de vacilação sejam aceitáveis numa equipa como o Braga.
O certo é que no momento de mostrar serviço, caímos por terra e nem os azares nos deram força. E não me venham com histórias de juventude e falat de experiencia. Dos 11 iniciais, tinhamos inexperiencia de:???

na defesa estavam 5 jogadores com eduardo incluido bem habituados ao Braga e ao futebol de 1ª. Dp sugiu o herbert, o único inexpriente... No meio campo, não me parece que Mauroi seja um miudo sem tarimba. Custódio idem nem Micael. Só se for o Alan que não tem experiencia.... ah, O pardo...mas esse merecia ser substituido ao intervalo. Ainda não o vi trazer nada à equipa.

agora pergunto. Com 10, na segunda parte, p+recisavamos de extremos que dessem comprimento ao nosso jogo excessivamente concentrado no miolo. Optamos por rafa que se tem vindo a mostrar algo intranquilo nas alas. Nãos eria de lançar o ex-gilista? Ou mesmo Agra (apesar de ainda não me ter convencido').

bem, temos de reconhecer que foi um mau dia e que ainda temos muito a caminhar.
E sobre as criticas que deixei , são efectivamente criticas de quem gosta da bola e do clube. Não me parece , nem quero que sejam consideradas "bota abaixismo". Até pq acredito profunda,mente no prof e na valia desta equipa... mAS ESTAMOS A DEIXAR PASSAR MUITAS OPORTUNIDADES....
Barinho se preferes a mesma coisa dita de uma maneira mais "cordial" tens aqui o post do Ric, pode ser que não te fira tanto a "sensibilidade".
O RIC, como outros frequentadores do fórum é insuspeito no seu braguismo, se é isso que te preocupa, podes também ler a analise do olho vivo, que não anda longe no computo geral daquilo que eu escrevi.
Quanto ao bota-abaixismo, é a tua opinião, tens direito a ela, tal como tens direito a só tu ver os grandes lances de perigo da 2a parte, (que mais ninguém viu ) diga-se de passagem, falas em 30 minutos de domínio, deve ser uma nova variante do futebol, porque o que eu conheço tem 90 minutos, se tivemos azar? tivemos claro, o maior azar foi o excesso de confiança da abordagem ao lance pelo vinicius, e que para continuação do azar, não soube agarrar o montero,  isso é azar porque é a duplicar.
  Não adianta muito tar a esgrimir argumentos pois a camisola que eu dispo (ou tento) é aquela que tu vestes por cima das 4 ou 5 que já usas, e que se a mim me fazem bota-abaixista (palavras tuas) a ti fazem super adepto, e eu com super adeptos não tou avalizado a discutir, não tenho potencial para tanto.

brigada da relote

Jesualdo não esteve bem, é certo, mas nem tudo é culpa dele. Calma. O onze até que nem mal pensado, apesar de não encaixar bem no onze do Sporting. LJ respondeu mal com Salomão a titular. O onze de JF era pensado em dar solidez defensiva (isso verificou-se, apesar de nas saidas para o ataque, tanto Mauro como Custódio terem tendência a recuar para pegar na bola à saída da área - por vezes chegou-se a ver Custódio junto a Micael, pois Mauro não o fazia) para Micael ter total liberdade para construir e aparecer nas costas de Éder para finalizar.

Mas tudo correu mal. Aos 4 minutos, Custódio não salta e perde a frente para o Montero e à meia hora de jogo, P. Vinícius 'armado' em central da distrital deixa passar o colombiano, lesiona-se, volta a não ser inteligente (sentindo a lesão, a primeira preocupação é deitar abaixo o adversário) e Santos teve (ou não, não vi as imagens) de colocar o pé ao avançado.

Até aí bom jogo do Braga. Apartir daí 10x11, foi um vai quando se pode. Micael deixou de fazer sentido na equipa, Alan segura a bola, mas não imprime velocidade exigida para este tipo de jogo e Pardo pouco deu, apesar de ser o único extremo verdadeiro com velocidade. Mais. Elderson esteve mal? Não, simplesmente Pardo pouco ofereceu defensivamente, o que juntamente com Micael foi o verdadeiro explosivo para a defesa.

Mas eu pergunto. Criticam o Braga, e o que fez o Sporting com mais 1 em campo? Pouco, muito pouco. Pena JF não perceber bem que este jogo pedia H. Vieira e L. Carlos apartir da expulsão. Tenho pena, mas é aí que o nosso treinador falha (mais 1 vez), o que é incrivel para o pessoal denominada 'professor'. Professor de quê? Estou à anos a tentar perceber...

Melhor em campo, para mim, Baiano, apesar de tudo. Éder, apesar de mal servido, pouco deu, mesmo com uma certa liberdade que Rojo dava.

Kilo


Pepe



LINDO, BRILHANTE, PERFEITO... Parabéns aos RB, pela bonita coreografia e pelos 21 anos.

A melhor que eu vi no AXA...

barinho

Quote from: vasco soares on 29 de September de 2013, 14:17
Quote from: ric on 29 de September de 2013, 13:32
eu acho que o que está em causa é a nossa cacpacidade de ver o que achamos bem e admissivel.
para uns, sobram como desculpas, a expulsão, a lesão de Vinicius, a "nova" equipa que o Braga tem, os novos processos, etc, etc.

No meu entender, isto tudo tem coerencia. Mas neste jogo!. o que verifico é uma sucessão de jogos em que Jferreira afoirma gostar da equipa e da sua reação mas eu, não vejo nada ou muito pouco de positivo.
Ontem, com o sporting, mesmo com 10 e sem centrais, estivemos apáticos, longe de ter garra (não sei quem a viu ...eu não) e mesmo com 10 já vi muitas equipas fazerem muito melhor. Ok, era o Zbording mas não é a equipa "do nosso campeonato"? e nós não jogavamos em casa? Qdo queremos mostrar afirmação e força que nãos eja nestas alturas onde até a infelicidade nos bateu á p+orta no inicio do jogo?

Ok, nem sempre as coisas correm bem a alguns jogadores e com o Rafa, ontem foi uma coisa enervante para não dizer mais nada...
Qto às substituições são discutiveis e portanto não as comento pois JF , melhor que ninguém tem as suas razões.

Não posso é estar de acoprdo com o nosso treinador , que enaltece a postura quando eu não a vejo. Não a vi em 45m na segunda parte. Com 10, não fomos capazes de criar um lance de perigo!!!!!!! Isto é o mais gritante e enervador! E já vi vacilar noutros momentos a nossa equipa mesmo em jogos que vencemos. E se o vacilar é admissivel em equipa em construção, não me parece possivel que alguns niveis de vacilação sejam aceitáveis numa equipa como o Braga.
O certo é que no momento de mostrar serviço, caímos por terra e nem os azares nos deram força. E não me venham com histórias de juventude e falat de experiencia. Dos 11 iniciais, tinhamos inexperiencia de:???

na defesa estavam 5 jogadores com eduardo incluido bem habituados ao Braga e ao futebol de 1ª. Dp sugiu o herbert, o único inexpriente... No meio campo, não me parece que Mauroi seja um miudo sem tarimba. Custódio idem nem Micael. Só se for o Alan que não tem experiencia.... ah, O pardo...mas esse merecia ser substituido ao intervalo. Ainda não o vi trazer nada à equipa.

agora pergunto. Com 10, na segunda parte, p+recisavamos de extremos que dessem comprimento ao nosso jogo excessivamente concentrado no miolo. Optamos por rafa que se tem vindo a mostrar algo intranquilo nas alas. Nãos eria de lançar o ex-gilista? Ou mesmo Agra (apesar de ainda não me ter convencido').

bem, temos de reconhecer que foi um mau dia e que ainda temos muito a caminhar.
E sobre as criticas que deixei , são efectivamente criticas de quem gosta da bola e do clube. Não me parece , nem quero que sejam consideradas "bota abaixismo". Até pq acredito profunda,mente no prof e na valia desta equipa... mAS ESTAMOS A DEIXAR PASSAR MUITAS OPORTUNIDADES....
Barinho se preferes a mesma coisa dita de uma maneira mais "cordial" tens aqui o post do Ric, pode ser que não te fira tanto a "sensibilidade".
O RIC, como outros frequentadores do fórum é insuspeito no seu braguismo, se é isso que te preocupa, podes também ler a analise do olho vivo, que não anda longe no computo geral daquilo que eu escrevi.
Quanto ao bota-abaixismo, é a tua opinião, tens direito a ela, tal como tens direito a só tu ver os grandes lances de perigo da 2a parte, (que mais ninguém viu ) diga-se de passagem, falas em 30 minutos de domínio, deve ser uma nova variante do futebol, porque o que eu conheço tem 90 minutos, se tivemos azar? tivemos claro, o maior azar foi o excesso de confiança da abordagem ao lance pelo vinicius, e que para continuação do azar, não soube agarrar o montero,  isso é azar porque é a duplicar.
  Não adianta muito tar a esgrimir argumentos pois a camisola que eu dispo (ou tento) é aquela que tu vestes por cima das 4 ou 5 que já usas, e que se a mim me fazem bota-abaixista (palavras tuas) a ti fazem super adepto, e eu com super adeptos não tou avalizado a discutir, não tenho potencial para tanto.

Não sou super adepto nem me considero mais braguista que ninguém por pensar assim.Podes-me chamar cego,fanático,podes dizer que visto muitas camisolas.Mas o meu clube é o Braga não o anti-Braga.Mal por mal prefiro ser cego por defender o meu clube do que ser cego por ver o mal em tudo.Fica bem.

Nakamura

Desculpem lá, mas há pessoas que têm que rever o jogo com calma..
O Barinho tem razão: tivemos oportunidades na 2.ª parte e várias (lembro-me de um lance em que Pardo é isolado sobre a direita por Éder e remata por cima... lembro-me de outra bola dominada por Éder na pequena área e que entrega a Micael que não consegue rematar bem... etc, etc.
Tivemos oportunidades!
COM MENOS UM!!

E sim: os laterais - Elderson e Baiano - passaram por grandes dificuldades quando ficámos com 10!!
Há aqui pessoal que parece que não sabe analisar o jogo!
É natural: o zzzzbording tinha a bola e circulou-a de um lado para o outro, até ficarmos em zonas de inferioridade numérica (e claro que mais vale conceder-lhes isso na parte lateral - mais afastada da baliza - que no meio!! MAS ISSO É BANAL! Onde é que isso é um "banho de bola" a jogar com mais um, como alguém disse??
Isso é o que se faz quando se tem mais um! É banal! E nem sequer tiveram grande profundidade nessas acções!
Banho de bola foi o que eles levaram de 11-para-11!!
E mesmo a fazer essa circulação de bola explorando a vantagem numérica nas laterias... não marcaram!!
Só marcaram de fora-da-área! Tiveram oportunidades, é verdade - e normal - mas o Braga foi-se aguentando!
A superioridade numérica tem destas coisas: ou o Braga se encolhia todo e nem saía para o contra-golpe... ou era uma equipa corajosa e guerreira - como foi - fazendo subir os laterais no pouco apoio que podiam dar em profundidade aos escassos homens de ataque (que bem precisavam deles, para fazer qualquer coisa)!
Isso expôs-nos a risco? Sim, claro!
Expôs-nos a lançamentos para as costas dos nossos laterais que subiram muitas vezes no terreno? Claro!
Elderson foi apanhado por 2 ou 3 vezes muito subido... tendo o zzbording lançado - e isolado - por 2 ou 3 vezes o extremo do lado dele!
Claro! Mas se o Elderson tinha que ao mesmo tempo apoiar o ataque e defender!!
Ele não é Deus para estar em dois lados - e já não havia o segundo pivot para vir ali fechar!
São riscos que se tem que correr, quando se tem um jogador a menos!
A alternativa era ficarmos fechadinhos lá atrás... não termos sequer capacidade para sair a jogar... e sofrermos um massacre!! Que, quase de certeza, mais ressalto, menos ressalto, iria culminar num golo deles! A não ser que tivessemos todo o cú do mundo e um garda-redes a fazer o jogo da vida dele, como o Gil Vicente!
Mas taticamente não foi muito melhor assim? Claro que FOI!!

Não fomos humilhados! Fomos briosos e orgulhosos, mesmo com todos - árbitro incluído - contra nós!
E só não aguentamos por um erro pessoal do nosso guarda-redes (apesar de ser justo referir que também fez uma ou outra grande defesa).
Neste jogo foi claro quem foi o melhor treinador!!
Jesualdo tem razão em muito do que diz: esta equipa tem feito já coisas para merecer muito mais! Tem é tido tudo contra si: desde logo falta de sorte com lesões... na finalização (Gil V.)... mas também arbitragens a empurrar-nos bem fundo!

Sim, já critiquei o Prof. noutros jogos... mas neste jogo esteve melhor claramente - perdemos nitidamente por erros individuais, e não pela tática (ao contrário do que se via com Peseiro)!
Infelizmente tudo de má-sorte nos tem acontecido: lesões, bolas que não entram, arbitragens assassinas.

Quanto ao polémico "duplo-pivot" com Custódio e Mauro: eu concordo que nestes jogos com equipas que nos possam dar mais luta, esta solução de retirar um jogador da frente do triângulo do meio-campo e passá-lo para trás, jogando só com um à frente, pode ser uma boa opção!
Dá uma enorme consistência defensiva! E continuaram-se a criar excelentes jogadas ofensivas!!
Neste jogo surpreendeu e foi um tiro "na mouche"!!

Entendamo-nos: eu adoro o Luiz Carlos a 8!!
Luiz Carlos é um espetacular 8: defende e ataca com a mesma mestria!
Mas contra certas equipas, mais vale ter dois 6 e libertar completamente R. Micael só para atacar como pleno 10! Ontem esta opção revelou-se EXCELENTE!
Que me desculpem aqueles que queriam ver o Luiz Carlos de inicio: eu também adoro o Luiz Carlos a 8 - acho-o de longe o melhor nessa posição - mas a opção tática de JESUALDO ontem foi perfeita!
Estava a resultar a 100% -(caro amigo Galego, desta vez não posso concordar contigo).

O problema veio com o lance do P. Vinicius... olhem para a frustração de Jesualdo nessa altura: é bem eloquente - fica desolado e faz um gesto de profunda revolta como quem diz "tinhamo-los completamente na mão, nem o golo fortuito lhes iria valer.... só uma merd* impensável e caricata como esta podia fazê-los voltar ao jogo".
Ele tinha razão... Bom jogo de Jesualdo.

Se Luiz Carlos devia ter entrado na mesma altura que Hebert?
NÃO! Claro que não! Não bastava os estragos que esse lance fez na equipa (rebentando-a toda)!
Iria queimar logo aos 30 minutos 2 substituições?? Com mais de 1 hora de jogo pela frente?
Havia que remediar por enquanto comprometendo o mínimo e ele conseguiu-o bem: R. Micael aguentou-se como pôde!... Parabéns para ele: esforçou-se! Fez o que lhe custa fazer: acompanhar os jogadores adversários até trás, correr atrás deles, defender... Melhor ou pior, foi-se aguentando (claro que não com o mesmo brilhantismo que usa para construir... mas teve garra para se aguentar como pôde! - e é só isso que eu lhe exijo: entrega!).
Coisa que já não posso dizer de Rafa... >:(

Os jogadores foram gverreiros:
-Mauro aguentou-se a fazer de "Mauro+Custódio";
- Custódio aguentou-se a fazer de "Custódio+Santos" (quanto a Custódio: dei-lhe 5 estrelas juntamente com Alan, num post anterior - mas depois de ver o lance do golo de Montero vou-lhe retirar uma estrela, pois não se pode deixar comer assim!!... No resto do jogo 5 estrelas);
- R. Micael aguentou-se enquano pôde a fazer de "R.Micael+Custódio"

Luiz Carlos foi depois lançado para a recta final do jogo, quando Micael estava completamente KO.
àqueles que reclamam que Luiz Carlos devia ter entrado antes, pergunto: notaram assim grandes diferenças?? Eu não. Até acho que perdemos alguma ligação ao pouco ataque que tínhamos.

A única coisa em que posso aceitar nas críticas ao Jesualdo é: se devia apostar em Hugo Vieira?
Aí tenho que confessar que ao intervalo foi a primeira coisa que perguntei aos colegas da A4: se Hugo Vieira tinha sido convocado.
Disseram-me que sim, e fiquei animado, porque este jogo era talhado para a velocidade e qualidade dele.
E porque Éder (muito teríamos que falar sobre Éder...) me pareceu - no mínimo - muito cansado...
Aí Caro Galego, concordo em absoluto contigo (revejam bem o jogo de Éder).
ÉDER ainda não é aquele jogador que aqui querem fazer dele!!
Gosto dele, mas ainda não é aquele ponta de lança de classe internacional que aqui se fala.
Tem que trabalhar muito. Nem sempre as coisas têm que sair bem, mas é preciso trabalhar bem.
Muito para rever neste jogo...

O problema é que me disseram que Hugo Vieira tinha jogado pela BB e que tinha jogado numa forma lastimável!! Fiquei profundamente desiludido!
É que se tivessemos o Hugo Vieira que conheço dos melhores tempos do Gil... seria como "faca a passar por manteiga" naquela defesa de putos!
Agora, se realmente está numa forma lastimável.... nada a fazer, e há que perceber a aposta de Jesualdo em Rafa. Quem mais é que ele podia lançar??

Por isso, deixem-se de coisas: Elderson (mesmo sem ritmo) é o nosso melhor lateral. Baiano esforçou-se (e quando se esforça cumpre os mínimos naquela posição, como já disse - e não temos mais ninguém que o faça! Dabo? Ainda recentemente a sua inexperiência nos podia ter custado uma expulsão... Tem condições de base, mas ainda não está um jogador feito, sobretudo nestes jogos de enorme intensidade e experiência. Que vá entrando em jogos mais acessíveis, para ir ganhando confiança e experiência. E aos poucos chegar a estes jogos de decisão.)

Quanto a Pardo: compreendo a frustração de muitos foristas. É um jogador que nos desarma: fica aquela sensação que a qualquer altura pode dar o salto para se transformar num enorme jogador! Mas, por enquanto, ainda não é. Será que se conseguirá adaptar à velocidade e intensidade técnica e táctica do futebol europeu? Porque isto não é o ritmo de bolinha da Colômbia e do Brasil.... aqui na Europa é a rasgar... e a sério!
Será que se conseguirá adaptar? Deus queira! Porque parece que só falta isso (mas não sei se conseguirá)! É esse salto que faz passra os jogadores latino-americanos de "bons jogadores" a "jogadores de top" a nível mundial. Tem que trabalhar muito - fisicamente e tacticamente.

P.S. - Este jogo apenas me trouxe uma satisfação: o perceber que temos uma equipa/estrutura que irá aguentar (porventura com o duplo pivot) espetacularmente qualquer embate com qualquer equipa das ditas "grandes"... E nem só de campeonato de faz uma época... Acho que aí há muito para apostar.

P.S. 2 - Alan tem mesmo 34 anos?? Ah, grande capitão... a tua alma guerreira faz-te mais novo pelo menos meia-dúzia deles! ;) Já não sei mais que possa dizer... quando pensava que Alan só podia dar-nos mais 30 minutos de "top" por jogo, ele faz-me passar a vergonha de se revelar o melhor jogador em campo e dos que mais correu nos noventa e tal minutos!!.. A classe mundial sempre esteve lá... e a ALMA faz o corpo obedecer!!
No meio de uma noite que nos correu tão mal, alguns pormenores escandalosos de Alan fizeram-me rebentar a rir  ;D ;D ;D ;D ...  Ai se aquela bola de longe entra... ninguém me segurava e entrava no estádio! Nem que fosse preso.

P.S. 3 - Uma coisa é jogar 20 minutos com menos um jogador... Outra coisa é jogar MAIS DE UMA HORA (exatamente 64 minutos) COM MENOS UM JOGADOR! Para depois analisar se haverá coragem para decidir do mesmo modo quando for ao contrário - LOGO NO INÍCIO DO JOGO!
E para que a imprensa não diga depois, (num jogo em que joguemos 10 minutos com mais um) que é equivalente.... 64 MINUTOS COM MENOS UM JOGADOR POR UMA DECISÃO DAQUELAS!
Ninguém vai querer saber. Mas nós guardamos o registo!
Como o  da "playstation"... A recordar.