News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O desinvestimento

Started by NightHawk, 30 de August de 2013, 01:10

Previous topic - Next topic

NightHawk

Salvador sempre teve a politica, correta na minha opiniao, de que ninguém é insubstituivel e que para que o clube cresça é necessário fazer dinheiro com os jogadores. Comprar barato ou a custo 0 e vender a bom preço. Foi com esta política, assentada na contrataçao de bons jogadores de divisões inferiores, dispensados dos grandes e alguns formados cá, que o clube cresceu e chegamos ao patamar que chegamos.

Mas, esta época vê-se talvez o extremo dessa politica: vendemos, ou nao renovamos com 7! Titulares do ano anterior:Quim (e Beto), salino, douglao, elderson, custodio, viana, mossoro, helder barbosa.

Sim, ja dou como certas as saidas de elderson e de custodio, penso que serao certas pelo desenrolar das coisas.

Para agravar, 3 dos 4 capitaes sairam.

De um momento para o outro ficamos sem a espinha dorsal da equipa e, pior, das maiores referencias dos ultimos 4 ou 5 anos.

Jesualdo é um excelente treinador, nao tenho duvidas, e acho que ng melhor do que ele para reconstruir a equipa, mas o problema está aí: vamos contruir uma equipa nova, assentada em novos jogadores, muitos ainda bastante jovens e com poucos jogadores que sejam referencias no clube (apenas alan, eduardo e, com alguma boa vontade, nac)

Esta derrota frente ao Pandurii, apesar de lamentavel pq mesmo assim somos superiores e apesar de termos massacrado nao pode ser retirada deste contexto. Vamos precisar de muito tempo, talvez 1 ou 2 anos até que alguns destes novos jogadores se tornem referencias e consigam chegar à qualidade dos que sairam.

Nao poderia esta renovaçao ter sido feita de forma mais faseada? Poderiamos ter conseguido manter pelo menos Custódio, Elderson e mossoró (assim como conseguimos manter alan qdo lhe acenaram com petro dolares)?

Para 'ajudar' parece-me claro que ficamos altamente deficitários em algumas zonas do campo: DE, DD e trinco, pois as contratacoes nao me parecem de nivel suficiente para suprirem as saidas, ou no caso do trinco mauro é a opcao unica no momento. No ataque, Pardo ainda vai demorar a 'explodir', Agra ainda não mostrou sequer ser melhor do que hb ou joao pedro e Edinho é francamente limitado.

O risco deste desinvestimento e da necessidade de criar uma nova equipa acaba de ter já uma consequencia: a eliminacao da liga europa (sim, pois parece-me claro que com a qualidade de 3 ou 4 dos que sairam teriamos muitas mais hipoteses de passarmos).

Estará salvador preparado para 1 ou 2 épocas de reconstrucao (ele que tanto exigiu a jardim e a peseiro)? Terão os adeptos paciencia para dar tempo a este plantel e a este treinador?

Nao se enganem, estamos num ano 0 e esta equipa vai demorar a dar frutos. Pode ser que jesualdo consiga, em alguns meses ter ja uma base bem solida. Afinal, esta foi a primeira derrota desde a pre epoca, para já o indice global nao é mau, o mau mesmo foi a consequencia dessa derrota.

ZT143

Para mim o Braga dos ultimos anos é sempre ano zero.

os treinadores mudam quase sempre, cada mercado saiu 1 ou 2 terços da equipa conforme o ano

Mas se queres que te diga nem temos estado muito mal, podia dar sempre para muito pior...

Espero e que o Jesualdo fique uns bons anos e construa uma equipa, mas que nao tenha pancas por jogadores como o Joazinho...
SCB | ABC | HCB | Braga Warriors | Braga Rugby | CTB

200% Braga - B3

Na minha modesta opinião, a partir do momento em que passamos a ser um clube com responsabilidades, nas várias competições, não podemos ter todos os anos, um "ano zero". É demasiado arriscado e pode comprometer todo o crescimento de vários anos. Deve ser salvaguardado um núcleo duro, uma base sobre a qual os novos valores possam crescer e que permita manter alguma qualidade e identidade na equipa de ano para ano. Isto é criticar de fora, o que é facil mas, a meu ver, este defeso até ver, não houve entradas de jogadores "com calo" para o que é a realidade actual do Braga e muita aposta em jovens valores com muito potencial mas sem experiência a este nível. Penso ter sido o 2º maior erro do presidente, depois da saída do Leonardo Jardim.

Resta esperar que o Jesualdo consigar tirar o máximo do muito potencial que tem em mãos o mais breve possível.

PS: Se o Salvador trouxer o Vítor do Paços e o Edimar do Rio Ave ou o Júnior Caiçara lá das Bulgárias eu retiro este comentário!  ;D

disco infiltrator

O desinvestimento pode ser normal e necessário e a reconstrução duma equipa é um ciclo pelo qual muitas equipas têm que passar. É algo natural.

O que verdadeiramente me preocupa, é a forma como é feita a gestão dos ativos do SCB, compram-se jogadores para emprestar, compram-se jogadores que nem chegam a jogar, a aposta nos mais jovens é algo que vai acontecendo esporadicamente, não se respeitam símbolos do clube e a ideia que passa é que a direção apenas se dedica a comprar e vender jogadores e, muitas vezes, sem grande critério.

Não temos um plantel fraco, muito longe disso. Temos um excelente grupo de jogadores e, esta época, um treinador bastante experiente e com provas dadas.

O que nos falta, e muito, é mística. Falta os jogadores sentirem a camisola e sentirem-se apoiados por esta direção. Os jogadores sentem-me meras mercadorias, muitos sentem-se de passagem. Alguns são colocados no mercado e nem recebem uma palavra de agradecimento e consideração. Os jogadores poderão ter o salário em dia mas ser jogador de futebol não é o mesmo que ser um operário. A parte emocional é muito importante e falta emoção e sentimento a este SCB. O futebol não é apenas e só um negócio, por muito que possa parecer isso.

E nós, adeptos, apenas assistimos. Estamos no fundo da fila. Não somos escutados, não somos respeitados e não contamos para rigorosamente nada.

Começo a ficar cansado disto, esta direção teve o enorme mérito de colocar o nosso clube em um outro patamar mas agora é preciso dar-se o próximo passo. E não me parece que estes sejam capazes de o fazer. A arrogância e distanciamento deste presidente já se torna difícil de aguentar.


miguel_afonso

Mais tarde ou mais cedo o que se está a passar este ano teria que acontecer.
Durante os últimos anos houve muitos jogadores e treinadores, mas houve também um núcleo duro de jogadores que se manteve.

Ora esse jogadores saíram este ano, não porque os tenhamos vendido mas porque optaram para fazer o seu ultimo grande contrato. Foi assim com H. Viana e Salino. Com Mossoro facilitamos a saída de um jogador que muito tenha dado ao clube. Resta Alan com muito menos fulgor mas que se bem gerido pode ser importante, terá que perceber que um capitão também pode actuar fora das 4 linhas.

Por isso apesar de todos os inícios de época ambíguos este é definitivamente o nosso ano 0!
Julgo que fomos buscar o homem certo para a tarefa a minha segunda escolha depois de L. Jardim ( para mim o segundo melhor treinador Português), a Direcção já provou varias vezes o seu valor, falta apenas a equipa e a equipa apresenta muitas fragilidades...

Há posições chave com jogadores medíocres, muita juventude e inexperiência competitiva europeia. E apesar de a eliminação da UEFA ser um golpe financeiro, provavelmente foi o melhor que nos podia ter acontecido este ano. Vamos concentrar-nos nas competições nacionais e fazer crescer esta equipa.

O próximo jogo é muito importante uma vitoria no Gil seguidos de 15 dias de paragem é exatamente o que necessitamos para nos reorganizar depois da noite de ontem.








elcortes

Miguel_afonso, disseste tudo.... ;)
Sou do Braga até morrer...

bruce

O Salvador queria ganhar dinheiro com a venda de jogadores e da liga europa. Pensou que como eramos cabeça de serie que iríamos à fase de grupos e ia entrar o dinheiro da uefa e das vendas. Tramou-se com a uefa, quis tudo e perdeu.

rpo.castro

Quote from: miguel_afonso on 30 de August de 2013, 08:30
Mais tarde ou mais cedo o que se está a passar este ano teria que acontecer.
Durante os últimos anos houve muitos jogadores e treinadores, mas houve também um núcleo duro de jogadores que se manteve.

Ora esse jogadores saíram este ano, não porque os tenhamos vendido mas porque optaram para fazer o seu ultimo grande contrato. Foi assim com H. Viana e Salino. Com Mossoro facilitamos a saída de um jogador que muito tenha dado ao clube. Resta Alan com muito menos fulgor mas que se bem gerido pode ser importante, terá que perceber que um capitão também pode actuar fora das 4 linhas.

Por isso apesar de todos os inícios de época ambíguos este é definitivamente o nosso ano 0!
Julgo que fomos buscar o homem certo para a tarefa a minha segunda escolha depois de L. Jardim ( para mim o segundo melhor treinador Português), a Direcção já provou varias vezes o seu valor, falta apenas a equipa e a equipa apresenta muitas fragilidades...

Há posições chave com jogadores medíocres, muita juventude e inexperiência competitiva europeia. E apesar de a eliminação da UEFA ser um golpe financeiro, provavelmente foi o melhor que nos podia ter acontecido este ano. Vamos concentrar-nos nas competições nacionais e fazer crescer esta equipa.

O próximo jogo é muito importante uma vitoria no Gil seguidos de 15 dias de paragem é exatamente o que necessitamos para nos reorganizar depois da noite de ontem.
Tudo dito
Quem não sente não é filho de boa gente.

Arsenalista

O desinvestimento financeiro, ou melhor a redução de custos com o plantel é na minha opnião um acto lúcido de gestão. Já não temos a receita extraordinária da CL, havia que ajustar os custos às nossas receitas.

Fico com a ideia que a maioria dos jogadores "de peso" que nos deixaram no final da passada época, o fizeram precisamente porque também pesavam bastante na massa salarial do clube, casos como Viana, Douglão , Mossoró e mesmo Carlão, foi-lhes facilitada a saída porque provavelmente seriam dos que mais encargos acarretariam ao clube.

E este novo ciclo poderá levar-nos a mais altos voos, mas a casa está a ser alicerçada e não podemos querer tudo de uma só assentada.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

barinho

Quero acreditar também que esta eliminação pelo menos sirva para a equipa crescer com menos pressão e que isto seja o início e o construir de mais um ciclo glorioso do clube.Afinal da última vez que fomos eliminados nesta fase foi quando começamos o ciclo mais glorioso do clube.Temos que ter confiança nas pessoas que trabalham para o clube e apoiar,também é com estes tropeções que se aprende.Temos muita gente capaz de num futuro próximo nos levar a fazer grandes coisas.Vamos acreditar neles!

JotaCC

#10


Quando se perde tudo é mau, o Pardo marcou no Paços fez um bom jogo era o maior agora não presta, o yazalde marcou o golo na romenia o maior agora nem na B tem lugar! ???

Sif

#11
Quote from: JotaCC on 30 de August de 2013, 13:18


Quando se perde tudo é mau, o Pardo marcou no Paços fez um bom jogo era o maior agora não presta, o yazalde marcou o golo na romenia o maior agora nem na B tem lugar! ???

exacto! temos de ter calma.. nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

NightHawk

Sem duvida que tinhamos que diminuir os gastos com o plantel, mas acho que a questão é se era necessário fazer uma revolução completa que tirou todas as referencias que a equipa tinha.

Ontem deu para ver, apos a saida de alan, que ate nem esteve bem, faltou quem pegasse realmente na equipa, desse o mote, tal como alan, custodio, hv e mossoro faziam muitas vezes nos ultimos anos. Falo de liderança dentro do campo.

Sem duvida que temos que ter muito mais paciencia este ano do que no anterior devido a termos remodelado, por completo, o nosso plantel. Adeptos e o proprio salvador tem que perceber que ainda vai demorar ate que esta equipa entre em velocidade de cruzeiro.

Nesse sentido, o facto de termos sido ja eliminados da LE pode vir a dar o tempo necessario para que os jogaodres cresçam e se forme um nucleo duro.

krugger

É ano 0 no verdadeiro sentido, novos jogadores e nova equipa tecnica e como tal muito mas mesmo muito trabalho pela frente. A nos so nos resta esperar pacientemente, a serio os assobios deixam-me fora do serio, ontem no fim do jogo deu por mim a ver um senhor ja com alguma idade a acenar com lenços brancos, devia estar na A3 ou A4, e eu penso se este senhor e adepto do Braga desde sempre so pode sofrer de Alzheimer, pk certamente nao se lembra nos inumeros campeonatos em que lutamos ate ao fim para nao descer ou para termos um lugar seguro na 2ª metade da tabela, mas pronto ja é uma luta antiga e nao vai dar mais para este peditorio.

Temos de acreditar, ter calma e apoiar a equipa, apoiar o nosso simbolo....

A.COSTA

Este denominado ano zero tinha que acontecer para adequar as despesas às reais capacidades do clube.

Não me parece mal o caminho iniciado ... mas tenho dúvidas que o inchaço de alguns adeptos coloque em causa tudo nommomento da derrota.

Espero que todos saibamos apoiar a equipa. Se formos vencendo à medida que as etapas vão sendo queimadas todos estaremos melhor. Mas é preciso consciência  e muita humildade, carac terísticas difíceis de assimilar por adeptos mal habituados.

A nível interno temos tudo a ganhar
. A nível externo nada temos a ganhar ... mas sejamos honestos antes do jogo pouco tínhamos a ganhar (em termos de presença na decisão final).

Espero que os adeptos marquem presença forte em Barcelos. E que os jogadores de redimam da péssima demonstração que deram ante os romenos.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

sedas

Quote from: miguel_afonso on 30 de August de 2013, 08:30
Mais tarde ou mais cedo o que se está a passar este ano teria que acontecer.
Durante os últimos anos houve muitos jogadores e treinadores, mas houve também um núcleo duro de jogadores que se manteve.

Ora esse jogadores saíram este ano, não porque os tenhamos vendido mas porque optaram para fazer o seu ultimo grande contrato. Foi assim com H. Viana e Salino. Com Mossoro facilitamos a saída de um jogador que muito tenha dado ao clube. Resta Alan com muito menos fulgor mas que se bem gerido pode ser importante, terá que perceber que um capitão também pode actuar fora das 4 linhas.

Por isso apesar de todos os inícios de época ambíguos este é definitivamente o nosso ano 0!
Julgo que fomos buscar o homem certo para a tarefa a minha segunda escolha depois de L. Jardim ( para mim o segundo melhor treinador Português), a Direcção já provou varias vezes o seu valor, falta apenas a equipa e a equipa apresenta muitas fragilidades...

Há posições chave com jogadores medíocres, muita juventude e inexperiência competitiva europeia. E apesar de a eliminação da UEFA ser um golpe financeiro, provavelmente foi o melhor que nos podia ter acontecido este ano. Vamos concentrar-nos nas competições nacionais e fazer crescer esta equipa.

O próximo jogo é muito importante uma vitoria no Gil seguidos de 15 dias de paragem é exatamente o que necessitamos para nos reorganizar depois da noite de ontem.

Uma óptima análise que só peca num aspecto, onde Jesualdo na minha opinião também peca..

Uma equipa com objectivos e obrigações (pelo menos a nivel interno) não pode perder referências por culpa própria..

Se há saídas como Viana, Mossoró, Salino Elderson ou até Barbosa temos de aceitar.

Agora não podemos aceitar a saída de um jogador como Custódio, que apenas acontece porque em ano de Mundial (pode ser o único que este jogador joga) o treinador aposta num jogador apenas por ser uma jovem promessa com alguma qualidade.

Um bom grupo tem de ter referências e neste caso estamos a queimar alguém que deviamos proteger e ter na equipa..

Honestamente, depois de tudo o que demonstrou nos últimos anos, não acredito que o Custódio noutro tipo de situação (em que fosse titular e soubesse que ia ser aposta do treinador) quisesse sair, pois há um Mundial à porta e ele sabe que rendendo no Braga seria chamado..

Não sendo aposta preferirá sair para ter possibilidades de chegar ao Brasil. E assim se queima uma referência..

Em todo o processo de renovação da equipa este é o único caso que não compreendo e no qual critico Salvador e (principalmente) Jesualdo.

Augusto Gomes

Pois, mas o ideal era "ano zero" mais presença na Liga Europa...
Acho que se subestimou o Panduru (eu também), mas ficar em 2º lugar no campeonato romeno poderia ser um aviso mais sério...Por isso foi frustrante...
Mas uma coisa o Braga tem que corrigir, que é a de comprar dezenas de jogadores que não sabe se encaixam, por puro experimentalismo, a quem paga necessariamente salários elevados, e depois ao fim de um mês teem que, rapidamente, até ao fecho da janela de contratações,  ser colocados, por vezes por "tuta e meia"...
As aquisições teem que ser cirúrgicas em cima da equipa base...Não temos a capacidade financeira de Porto e Benfica...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

anti-lampioes

vender jogadores que tem 30anos ou andam la perto e contratar jovens nunca é desinvestimento é investir no futuro temos equipa para ficar em quarto dai para cima se algum dos grandes quebrar.
preocupava-me se fizemos o investimento do ano passado para nem á liga dos campeões chegar.
mais um ano igual ao do ano passado e estávamos metidos em um buraco sem saída.

sekko

Pois tambem acho que na questao do investimento é sempre preciso ter muito cuidado,porque o braga ter orcamentos de 15 milhoes é um orcamento gigante para as reais receitas do clube.Se nao for a champions ou a venda de jogadores nunca conseguimos atingir estas receitas,e nem lá perto ficamos.E imagina se que em 2 anos nao conseguimos vender ninguem por valor decentes,ou entrar n champions,que nunca é facil entrar,pode se abrir um burco financeiro demaasiado grande para depois ser tapado e corre se o risco de ter de fazer o mesmo que os espanhois.Tambem me parece que os jogadores que podem vir para o braga cada vez pedem mais dinheiro.Por isso é que eu digo que os salarios dos jogadores devim ser publicos para termos uma ideia de qunto fica um jogador e se as vezes mais vle vender lo porque nao compensa financeiramente.
Com um sporting mais forte a possibilidde de ir á champions reduz se,e ficar em 3 tambem nao é sinonimo garantido de champions portanto fazer super investimentos com essa objectivo é sempre muito perigoso.

NightHawk

Este jogo contra o Gil é bem o exemplo do que prescindir dos habituais titulares de um ano para o outro e apostar em jovens e 2ªs escolhas pode significar.

Não é com Rafa, Luis Silva, Joãozinho, Agra que vamos ganhar no imediato.