News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Torneio do Guadiana - 07/08 - SC. Braga 1- sporting 0- Análise à vitória final

Started by Robalo, 07 de August de 2013, 09:09

Previous topic - Next topic

guerreiro16402

Àlguém pode postar aqui esse fórum do SCP onde está a haver animação é que no que eu estou a ver nao se passa nada :-\
Sempre Braga

Sérgio Gonçalves

Ontem vencemos o jogo, mas fizemos-lo de forma bastante feliz, sobretudo na primeira parte. A juntar ao meio campo que não defende, alguns disparates individuais iam permitindo ao Sporting criar alguns lances de perigo. A equipa a jogar assim tão desligada entre setores nem conseguiu incomodar um Sporting de meio da tabela no que à defesa diz respeito.

A segunda parte foi bem diferente, sobretudo com a entrada de Luiz Carlos e Mauro. Se o primeiro da um pulmão e combatividade (para além da capacidade de transporte de bola) o segundo surpreendeu-me pela capacidade de jogar simples e distribuir jogo para além do passe curto. Muito importante este crescimento de Mauro. Edinho lutou imenso, continua a apresentar dificuldades na recepção, mas aquele golo de cabeça mostra alguns dos seus (poucos) atributos. Agra e Pardo foram para mim o confirmar daquilo que desconfiava, pouco ou não acrescentam ao futebol da equipa. Barbosa e Rafa dão muito mais.
Sócio nº 2014

rpo.castro

Espero que a mais valia deste torneio seja a reformulação do onze titular: não poderá ser aquele que iniciou o jogo de ontem.

Acima de tudo há que mudar o meio campo dotando de um verdadeiro médio que consiga apoiar Custódio nas tarefas defensivas e que liberte o elemento mais adiantado do meio campo. E nem é preciso ir ao mercado: Luiz Carlos.

Quanto aos laterais não gostei de nenhum dos 2 de ontem. Se me parece que Baiano irá assumir a titularidade, já na esquerda Joãozinho parece ter a confiança de JF (e saindo Elderson não me parece que tenha concorrência à altura, pois Florent pouco deu para ver).

No ataque, temos quantidade q.b. nas alas mas na frente continuamos reféns de Edinho e a suspirar por Éder. Yazalde, na minha opinião, demontrou que merece um lugar neste plantel, no entanto julgo que não é como ponta de lança no sistema 4-3-3 que conseguirá demonstrar serviço.

Pardo necessitará de mais tempo para se ambientar e impôr (espero que ele dê mais do que demonstrou), Mauro tem o "azar" de ter Custódio, mas agora já poderemos fazer descansar este último, Rafa será bastante utilizado (e útil).

Dos veteranos, Alan, além da idade está em baixa de forma (como tem sido habitual de há 2 anos para cá nos inícios de época) e se não consegue fazer a ala, não se espere que no meio campo faça piscinas ora a ajudar a defesa ora a municiar o ataque. Tem lugar no plantel, mas não no 11. Útil para entrar na 2ª parte quando for necessário serenar/orientar as tropas e manter a posse de bola (ou seja em situações de vantagem e em que o meio campo mostre coesão).

Hélder Barbosa é aquilo que se sabe. Bons inícios de época mas perde o gás com o tempo. Rápido nas incursões pela ala, borra a pintura ao prender demasiado a bola e com decisões que não são as mais acertadas. Tem a seu favor a disponibilidade física e a ajuda que dá quando a equipa precisa de defender.

Pegando neste último ponto, estando as alas ocupadas, e por outro lado o lugar de lateral esquerdo apenas com Joãozinho para já, caso não chegue nenhum LE de qualidade indiscutível e pressupondo que Elderson sairá, não seria possível fazer dele um LE?
Agora já será um pouco tarde para experiências e criar rotinas, mas...
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

O outro post já ia longo e este é uma assunto diferente:

Quote from: brigada da relote on 08 de August de 2013, 16:37
"Só pensamos na entrada na Champions"
Triunfos na pré-temporada motivam, mas...


O Sporting de Braga está a entrar na reta final da pré-temporada em alta, já que nas partidas disputadas ainda não sofreu qualquer derrota – é mesmo a única equipa da Liga que está imbatível –, mas essa performance para Rúben Micael é "normal". "É sempre bom ganhar. Nós ainda estamos no início da época e tem sido normal. Mas temos trabalhado muito, treinado muito e temos vindo a crescer", reconhece o médio, que assegura que a partir de agora o pensamento da equipa está na qualificação para a Liga dos Campeões: "O fundamental é mesmo passar o play-off da Liga dos Campeões para passarmos à fase de grupo. Por enquanto, só podemos pensar nisso." No que diz respeito à luta pelo campeonato, Micael é moderado e, apesar dos bons resultados do Braga nas últimas épocas, não eleva a fasquia. "O nosso primeiro objetivo é ganhar o primeiro jogo e depois pensamos jogo a jogo", explicou o médio.
O JOGO

Já tinha lido isto em papel, e reli atentamente para ver se o problema era meu. Não é.
A pergunta que se impõe é: quem é que não estava em condições de fazer um "4"? Micael? Jornalista? Ambos?

Entre quem falou, quem entrevistou, quem escreveu e quem publicou, não há um gajo que se lembre que infelizmente não vamos ao PO da Champions, ou fomos promovidos na secretaria e ninguém nos avisou?
Quem não sente não é filho de boa gente.

Legião

É certo que o Torneio do Guadiana vale 0 pontos no campeonato mas esta conquista foi importante para o balneário, para a confiança dos jogadores, para nós adeptos andarmos mais motivados e não deixa de ser um troféu que estava em disputa.

Estava com receio da intensidade deste jogo tanto a nível de lesões como de cartões, jogos de pré-época com equipas portuguesas e ainda por cima rivais é sempre um risco, felizmente nada de especial.

Quanto ao Braga foi um justo vencedor mais pelo que fez com o West Ham (segundo classificado). Em traços gerais um aspecto negativo e um positivo, o negativo é que o professor ainda tem muito trabalho pela frente (aqueles falhanços do Sporting em cima da nossa baliza nem sempre vão acontecer) o positivo é que a equipa já demonstra alguma consistência e tem matéria-prima de qualidade bastante aceitável, tendo em conta a redução do orçamento, para poder trabalhar.

Quanto ao 11 base, e por mais que custe pelo carinho que temos por alguns jogadores, têm de jogar aqueles que estão em melhor forma ou que, neste momento, dão um maior contributo à equipa. Nunca esquecendo que a equipa são todos, e mesmo no banco ou na bancada têm de fazer parte da solução e não do problema, a oportunidade pode chegar a qualquer momento, julgo que todos vão perceber isso.

Uma palavra para os adeptos presentes, excelentes! O Braga nunca caminha sozinho.

Neste momento este seria o meu 11:


Sorry Banco Bic ;) era o que havia no software.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Duarte

Já vimos que o Micael é bom com o Luís Carlos, agora gostava de ver o Alan com ele. Se mesmo assim não se safar, por muito que custe o melhor é a dispensa.

Pardo, pelo que vi dele, é o extremo mais fraco do plantel... se até ao fim do mês não melhorar é empresta-lo para se adaptar ao futebol português, ou então equipa B.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com


Mais Norte

Só agora consegui aceder ao Superbraga.

Ontem e durante o dia de hoje esteve impossível.

Boa vitória.

Também não vejo que haja qualquer mal em mandar umas farpas aos "sardões". Desde que não ofendamos ninguém.

Ontem esgotaram os melões maduros em Portugal. Ficaram todos verdes. Eh!eh!eh!

O futebol é assim.

Umas vezes ganham uns e outras ganham outros e o Sporting até demonstrou que é uma equipa com bastante qualidade. Perdeu mas, no primeiro tempo, podia ter resolvido o jogo pelas razões que todos puderam observar.

E sim... o Braga, como é costume, foi completamente menosprezado pela Comunicação Social que está a dar o colo todo ao Sporting para o ajudar a ressuscitar. É sufocante. Mas é este país arruinado e de ideias murchas que temos, referindo-me agora a toda a imprensa rasteira que nos brinda sempre com a mesma dose de incompetência e de falta de imparcialidade.

Até Alberto da Ponte, presidente da RTP, sócio e adepto do Sporting (fui verificar depois do jogo pois não sabia mas desconfiei), entregou o troféu do Torneio com um lenço verde no bolso do casaco e camisa a condizer. O distintivo na lapela não dá para perceber. É um PORMENOR. Poderá não querer dizer nada, mas eu reparei.  O senhor da Ponte saberá o que é representar uma posição institucional? O que é isso? Não interessa...Adiante.

Já disse, e repito-o, quero que o Braga continue a ser o ENORME e o MÁGICO. Não gosto de outras referências pelo que de negativo têm para mim. Estou no meu direito e não entro nesse filme.

Quanto ao jogo nada que não se esperasse e, volto a repetir o que disse ao intervalo, "Jesualdo quer provar a todos, incluindo aos próprios jogadores, que esta equipa, montada desta forma, não funciona e que é necessário lançar alternativas".

Claro que estou a ser irónico mas aguardo, com expectativa, como vai decorrer a formatação da equipa.

Nada é impossível e até pode acontecer que funcione, mas duvido mesmo muito.

Assim:

Primeiro Tempo

- Jogámos com sete jogadores contra uma equipa que tinha onze: Alan, Micael, Pardo e Agra não estiveram em campo;

- A acrescentar a isso, e também por causa disso, mas não só, NAC, Joãozinho e Miljkovic (este menos um pouco) cometeram erros verdadeiramente inacreditávei;

- Fruto de um domínio total do jogo, o Sporting cresceu emocionalmente e deu-nos um banho de bola, enquanto que os nossos jogadores me fizeram sentir esmagado com tanta incompetência e falta de fio de jogo;

- Quanto a Edinho, dadas as suas características, e em minha opinião, nada podia fazer completamente abandonado que estava. Com aquele meio-campo só vindo buscar jogo à nossa grande área.
Segundo Tempo

Tudo mudou com a entrada de Luís Carlos e de Mauro. Não é necessário repetir o que tantos fóristas já salientaram, mas, ainda assim, destaque para:

- A forma como a equipa entrou em jogo mostrando ao Sporting que o verdadeiro Braga tinha chegado atrasado. Mas tinha chegado. Bastaram dois/três minutos para que se visse que tudo tinha mudado: Mauro, Luís Carlos e R. Micael "encheram" o meio-campo, dando largura ao jogo da equipa e começando a garantir transições com outra qualidade, antes nem transições havia, e não deixando o Sporting jogar à vontade.

E, O MAIS IMPORTANTE, foi bom sentir que os jogadores foram buscar ânimo e confiança onde eu esperava que já não havia nada, mesmo aqueles que estavam a ter prestações muito negativas.
Mas isto não vai ser sempre assim. Podíamos ter ido para o intervalo a perder por dois ou por três não fosse também a incompetência dos jogadores adversários na finalização.

Luís Carlos, uma vez mais, o melhor em campo.

Mas não só:

- Eduardo muito bem em quase todo o jogo. Foi bom para moralizar.

- Mauro, excelente, a mostrar que temos um 6 ou um 8 à altura das necessidades e conforme se justifique. Está a afirmar-se como um jogador muito forte e com personalidade.

- R. Micael foi um jogador diferente e fez mais uma assistência para golo (espero que volte às boas prestações).

- Grande golo de Edinho que passou a preocupar muito mais a defesa adversária.

Pardo e Agra demoram a entrar. Pardo, claramente, necessita de se adaptar a este futebol mais agressivo e rápido. Quero crer que ainda vão dar a volta por cima.

Não percebo, aliás, como é que tendo tantos extremos, esperando-se, por isso, um futebol em profundidade a abrir pela linha, com entradas de Edinho e de R. Micael pelo centro, se procure afunilar sempre o jogo com diagonais para o interior do terreno.

Percebo que se utilize esta solução para surpreender, Pardo e Agra chutam bem ou podem tabelar para entrar de seguida na área, e para ganhar preponderância  no centro do terreno.

Já não entendo é que seja essa, quase sempre, a forma escolhida para chegar à baliza do adversário, com Pardo e Agra a baralharem-se com Edinho, com os médios e até um com o outro.

Quanto a Alan espero que JF o recoloque no seu lugar habitual como primeira ou segunda opção (até à esquerda). É penoso vê-lo jogar naquela posição. Ele não o merece e ainda tem condições para fazer a diferença em muitos jogos.

Vamos ter muita luta neste campeonato. Ainda bem.

Saudações desportivas aos sportinguistas que por aqui passarem.

Força Braga.










Legião

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Kilo

 É sempre bom ganhar, seja lá que torneio fôr. Este, tem significado, digam lá o que disserem.

Quanto ao jogo jogado, que tenha servido:

- para Jesualdo abdicar, de vez, da dupla Alan e Micael.

- para Jesualdo perceber que Luíz Carlos vai ser dos jogadores mais importantes esta época, o pêndulo do nosso futebol.

- para Jesualdo perceber que a melhor dupla de centrais é P. Vinicius (dispensado? está tudo maluco??) e Santos.

- para Jesualdo perceber que, apesar de ontem ter entrado mal, que Rafa não é para ir jogando, é para se assumir como muito importante nesta equipa.

De resto, não há muito mais a acrescentar em relação ao jogo contra o West Ham.

Continuo a achar que temos muita quantidade nas alas mas pouca qualidade. Pardo e Agra, para já, não mostram ser capazes de fazer a diferença numa equipa como a nossa. Sim, são boas opções, mas titulares...  Para mim Alan continua a ser um excelente extremo direito, apenas não lhe podemos pedir 50 jogos por época.

Edinho marcou o golo (fantástica execução), mas tem dificuldades gritantes na recepção, passe e raramente ganhou um duelo aos centrais. Até ao regresso de Éder, pode ser que chegue...

Gostava mesmo de ver a estatística de passes falhados da nossa equipa. Se fosse possível fazê-lo em relação aos passes na direcção do nosso ataque, presumo que andaria à volta dos 75%. Inacreditável...






Pedro Barroso

Quote from: Old School on 08 de August de 2013, 18:01
É certo que o Torneio do Guadiana vale 0 pontos no campeonato mas esta conquista foi importante para o balneário, para a confiança dos jogadores, para nós adeptos andarmos mais motivados e não deixa de ser um troféu que estava em disputa.

Estava com receio da intensidade deste jogo tanto a nível de lesões como de cartões, jogos de pré-época com equipas portuguesas e ainda por cima rivais é sempre um risco, felizmente nada de especial.

Quanto ao Braga foi um justo vencedor mais pelo que fez com o West Ham (segundo classificado). Em traços gerais um aspecto negativo e um positivo, o negativo é que o professor ainda tem muito trabalho pela frente (aqueles falhanços do Sporting em cima da nossa baliza nem sempre vão acontecer) o positivo é que a equipa já demonstra alguma consistência e tem matéria-prima de qualidade bastante aceitável, tendo em conta a redução do orçamento, para poder trabalhar.

Quanto ao 11 base, e por mais que custe pelo carinho que temos por alguns jogadores, têm de jogar aqueles que estão em melhor forma ou que, neste momento, dão um maior contributo à equipa. Nunca esquecendo que a equipa são todos, e mesmo no banco ou na bancada têm de fazer parte da solução e não do problema, a oportunidade pode chegar a qualquer momento, julgo que todos vão perceber isso.

Uma palavra para os adeptos presentes, excelentes! O Braga nunca caminha sozinho.

Neste momento este seria o meu 11:


Sorry Banco Bic ;) era o que havia no software.
Sem dúvida que este é mesmo o melhor onze para já, partilho a 100% de sua opinião. Sem dúvida também que o Mauro, está a morder os calcanhares do Grande Custódio!!

Baldinotti

Hoje falei pessoalmente com o Ruben Micael e além de lhe dar os parabéns exibição e pelo cruzamento que foi meio golo disse-lhe que o aspecto que ele tem que melhorar é quanto a reclamar com os árbitros porque quando apanharmos Capelas e afins o mais provável é eles não perdoarem ou não terem a mesma tolerância!
Diz-me ele : ontem só fiz isso porque quando os adeptos reclamavam ele apitava tudo contra nós e queria ganhar!!Engraçado que quando falava com ele marcava logo falta a nosso favor!
Tem noção disso mas às vezes é difícil controlar os ímpetos quando sentes que te estão a empurrar para trás(sei bem o que isso é quando jogava nas camadas jovens do Braga) e deu como exemplo o lance do Capel que foi pisado e nem lhe tocou,no entanto ele ao cair parecia que tinha sido atropelado por um camião!

O homem está motivado para uma grande época!

Legião

Quote from: Pedro Barroso on 08 de August de 2013, 23:12
Quote from: Old School on 08 de August de 2013, 18:01
É certo que o Torneio do Guadiana vale 0 pontos no campeonato mas esta conquista foi importante para o balneário, para a confiança dos jogadores, para nós adeptos andarmos mais motivados e não deixa de ser um troféu que estava em disputa.

Estava com receio da intensidade deste jogo tanto a nível de lesões como de cartões, jogos de pré-época com equipas portuguesas e ainda por cima rivais é sempre um risco, felizmente nada de especial.

Quanto ao Braga foi um justo vencedor mais pelo que fez com o West Ham (segundo classificado). Em traços gerais um aspecto negativo e um positivo, o negativo é que o professor ainda tem muito trabalho pela frente (aqueles falhanços do Sporting em cima da nossa baliza nem sempre vão acontecer) o positivo é que a equipa já demonstra alguma consistência e tem matéria-prima de qualidade bastante aceitável, tendo em conta a redução do orçamento, para poder trabalhar.

Quanto ao 11 base, e por mais que custe pelo carinho que temos por alguns jogadores, têm de jogar aqueles que estão em melhor forma ou que, neste momento, dão um maior contributo à equipa. Nunca esquecendo que a equipa são todos, e mesmo no banco ou na bancada têm de fazer parte da solução e não do problema, a oportunidade pode chegar a qualquer momento, julgo que todos vão perceber isso.

Uma palavra para os adeptos presentes, excelentes! O Braga nunca caminha sozinho.

Neste momento este seria o meu 11:


Sorry Banco Bic ;) era o que havia no software.
Sem dúvida que este é mesmo o melhor onze para já, partilho a 100% de sua opinião. Sem dúvida também que o Mauro, está a morder os calcanhares do Grande Custódio!!

Pedro Barroso podes tratar-me por tu. Concordo contigo, com o Mauro a manter o nível a que se tem exibido o Custódio tem ali um concorrente à altura, o que é óptimo, quem ganha é o Braga. São as chamadas boas dores de cabeça dos treinadores.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

zaole

Quote from: Bracarense on 08 de August de 2013, 00:09
Depois de mais dois jogos, penso que o melhor onze será:

Eduardo

Baiano
Vinicius
Santos
Elderson

Custódio
Luiz Carlos
Micael

Agra
Éder
Pardo

N E M    M A I S
Na derrota ou na vitória, serás sempre a nossa Glória. Amo-te Braga

Zeus

Quote from: Old School on 08 de August de 2013, 23:50
Quote from: Pedro Barroso on 08 de August de 2013, 23:12
Quote from: Old School on 08 de August de 2013, 18:01
É certo que o Torneio do Guadiana vale 0 pontos no campeonato mas esta conquista foi importante para o balneário, para a confiança dos jogadores, para nós adeptos andarmos mais motivados e não deixa de ser um troféu que estava em disputa.

Estava com receio da intensidade deste jogo tanto a nível de lesões como de cartões, jogos de pré-época com equipas portuguesas e ainda por cima rivais é sempre um risco, felizmente nada de especial.

Quanto ao Braga foi um justo vencedor mais pelo que fez com o West Ham (segundo classificado). Em traços gerais um aspecto negativo e um positivo, o negativo é que o professor ainda tem muito trabalho pela frente (aqueles falhanços do Sporting em cima da nossa baliza nem sempre vão acontecer) o positivo é que a equipa já demonstra alguma consistência e tem matéria-prima de qualidade bastante aceitável, tendo em conta a redução do orçamento, para poder trabalhar.

Quanto ao 11 base, e por mais que custe pelo carinho que temos por alguns jogadores, têm de jogar aqueles que estão em melhor forma ou que, neste momento, dão um maior contributo à equipa. Nunca esquecendo que a equipa são todos, e mesmo no banco ou na bancada têm de fazer parte da solução e não do problema, a oportunidade pode chegar a qualquer momento, julgo que todos vão perceber isso.

Uma palavra para os adeptos presentes, excelentes! O Braga nunca caminha sozinho.

Neste momento este seria o meu 11:


Sorry Banco Bic ;) era o que havia no software.
Sem dúvida que este é mesmo o melhor onze para já, partilho a 100% de sua opinião. Sem dúvida também que o Mauro, está a morder os calcanhares do Grande Custódio!!

Pedro Barroso podes tratar-me por tu. Concordo contigo, com o Mauro a manter o nível a que se tem exibido o Custódio tem ali um concorrente à altura, o que é óptimo, quem ganha é o Braga. São as chamadas boas dores de cabeça dos treinadores.

Tenho gostado mto do Mauro, mas temos que ver que o Custódio está mais atrasado nos indices físicos dado que começou mais tarde a época.
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.


Kriticus



Lipeste

JF viu bem o jogo, esteve bem nas substituições, L. Carlos tem que ser titular, o professor já percebeu que um meio campo com Alan e Micael é impossível, não defendem nem oferecem qualquer tipo de consistência...concordo com ele quando diz que fizemos um mau jogo:
"(...) não fizemos um bom jogo. Não fomos uma equipa que soube sofrer, lutou e trabalhou. Ontem fomos melhores, mas creio que pelos dois jogos merecemos ganhar o torneio."
"Comparar Sporting e Braga neste momento é prematuro. Temos vindo a trabalhar de uma forma positiva e com um grupo muito bom. Demonstrámos que mesmo jogando com um grande somos capazes de ganhar o jogo e de discutir o resultado durante muito tempo. Não estivemos muito bem a nível técnico, mas foi um jogo bem disputado, claramente de início de época, mas que terminou com uma vitória que é justa." Jesualdo Ferreira




Olho Vivo

Torneio muito útil que, a meu ver, juntamente com as indicações anteriores (nomeadamente Norwich) permitiu concluir pala dificuldade de conciliar um meio-campo com Micael e Alan. As melhores segundas partes frente a Norwich e Sporting mostram-no de forma clara.

Por outro lado, alguns jogadores marcaram pontos: Santos, Luís Carlos, Rafa e os próprios Mauro e Barbosa. Laterais mostraram alguma banalidade, mas estiveram melhor nestes jogos (Baiano esteve bastante bem frente ao West Ham). Nas alas, a meu ver as maiores desilusões. Ainda é cedo para conclusões definitivas, mas parece-me claro que há ali um défice de talento. Mesmo que Rafa possa ser mais talhado para joga na faixa central (Jesualdo contudo joga sem um número dez declarado), parece-me que é o jogador com mais talento que temos para jogar nas faixas laterais. De entre todos os restantes (falta ver Pedro Santos), melhor Hélder Barbosa (mesmo que saiba ser por vezes inconsequente). Na frente, Edinho mostrou a sua melhor qualidade (ataque à bola quando solicitado o seu jogo aéreo) mas gostei de Yazalde frente ao West Ham. Acho aliás que este é capaz de acrescentar mais ao futebol ofensivo da equipa.  No entanto, nenhum deles é um jogador extraordinário - a diferença para Éder é assinalável.