News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Zé Maria Vieira (entre outros)

Started by DiogoEA, 28 de July de 2013, 17:04

Previous topic - Next topic

DiogoEA

Zé Maria Vieira: mais uma antiga glória do Sporting Clube de Braga que faleceu e mais uma que é ignorada pelo clube que representou durante quase toda a carreira.

Infelizmente, não é caso único. Ainda há uns meses falei aqui do falecimento de Cassiano Brandão (um jogador que foi um dos primeiros produtos da formação do Braga, que esteve na primeira subida de divisão do clube e que nunca representou outra instituição) como sendo um exemplo de como não actuar por parte da actual direcção nestas situações.

Figuras como estes senhores não deviam cair nunca no esquecimento durante os anos posteriores à sua ligação ao clube e muito menos no momento em que nos deixam.

Nem uma nota no site, nem um agradecimento no jornal da terra, nada... A rever...

Pedro A.

Quote from: Diogo-scb on 28 de July de 2013, 17:04
Zé Maria Vieira: mais uma antiga glória do Sporting Clube de Braga que faleceu e mais uma que é ignorada pelo clube que representou durante quase toda a carreira.

Infelizmente, não é caso único. Ainda há uns meses falei aqui do falecimento de Cassiano Brandão (um jogador que foi um dos primeiros produtos da formação do Braga, que esteve na primeira subida de divisão do clube e que nunca representou outra instituição) como sendo um exemplo de como não actuar por parte da actual direcção nestas situações.

Figuras como estes senhores não deviam cair nunca no esquecimento nem durante os anos posteriores à sua ligação ao clube e muito menos no momento em que nos deixam.

Nem uma nota no site, nem um agradecimento no jornal da terra, nada... A rever...
Também reparei nisso hoje no Diário do Minho e fiquei desiludido ao ver que o Braga, mais um vez, nem referência faz a uma velha glória...

Sérgio Gonçalves

O Zé Maria esteve na unica equipa que venceu o Benfica na Luz, correto? Fazia parte da brilhante equipa dos anos 50 que conseguiu dois (pelo menos) 5º lugares?
Sócio nº 2014

Freitas

É uma vergonha o nosso SCBRAGA não ter um departamento "social" que lide com estas questões!!! Só pensam em €uros.....o SCBRAGA (e custa-me dizê-lo) deve ser dos clubes com menos mística na 1 liga e muito se deve á postura do mesmo em relação aos seus adeptos e aos seus ex-atletas! Vejam como o Quim foi tratado na despedida do clube...
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

disco infiltrator

É sempre uma tristeza ler estas coisas e continuar a observar que esta direcção está-se sempre a marimbar para a História do SCB, para as pessoas que serviram o clube, para os seus sócios e adeptos....

Isto é coisa de gente mal formada, só se confirma isso mais uma vez...

Kilo


disco infiltrator

Sobre a forma como o Quim saiu, até me custa pensar nisso. Simplesmente, por vezes, deixo de ter vontade de acompanhar um clube que é dirigido por uma direcção assim. Podem ter surgido resultados desportivos e financeiros muito importantes mas o fundamental para mim não é isso....

Vasco Soares

Quote from: Freitas on 29 de July de 2013, 11:29
É uma vergonha o nosso SCBRAGA não ter um departamento "social" que lide com estas questões!!! Só pensam em €uros.....o SCBRAGA (e custa-me dizê-lo) deve ser dos clubes com menos mística na 1 liga e muito se deve á postura do mesmo em relação aos seus adeptos e aos seus ex-atletas! Vejam como o Quim foi tratado na despedida do clube...
Infelismente não me admira.
Somos um clube que não reconhece os vivos quanto mais os mortos.
Quantos jogos de despedida vimos fazer a algum jogador?
Seria Tao descabido, ja nem digo jogar, mas no caso do vandinho do Quim e outros num jogo de apresentação de uma época por exemplo, ir ao centro do terreno receber um ramo de flores e uma ovação, caía a sé por isso?
Depois queixamo-nos disto e daquilo, aí e tal... Ja dizia o outro aí e tal não, falam falam mas não os vejo a fazer nada...

joaomf

José Maria Vieira, além de ter sido jogador do clube, também desempenhou funções de treinador na época 1967-68. Substituiu à 9ª jornada José Valle.

jaimec

No Diário do Minho de ontem li um artigo interessante sobre o falecido Zé Maria. Recomendo a todos os braguistas que gostam de saber mais sobre o passado do SCB.
É realmente mau que o SCB não tenha uma forma mais digna e mais visível de mostrar o seu reconhecimento pelos seus antigos atletas. Temos que tratar disso ...

As minhas condolências à família.

Olho Vivo

#10
É pena que estas situações não sejam acauteladas pela direcção do clube. Um clube não pode evoluir se renega (ou pelo menos ignora a sua história) e se não tem qualquer preocupação com a sua inserção social.

António Salvador não é um homem com sensibilidade para estas questões. Já o disse uma vez, é porventura o presidente da SAD de que precisamos mas fica muito aquém como presidente do clube - mais ainda agora que, por força das suas obrigações profissionais, é um presidente mais ausente. O corolário lógico seria termos um outro presidente de clube, mantendo-se Salvador como presidente da SAD. Como sabemos, a experiência foi tentada e não resultou - possivelmente pelo perfil centralizador de Salvador. Mas se essa solução não é possível, pelo menos deveria haver delegação de poderes num vice-presidente com sensibilidade para a implantação social do clube.

Se a SAD pode ser entendida numa lógica empresarial, o clube não o é. O clube são as pessoas. E cultivar a inserção social do clube, estimular o seu crescimento humano é importante no longo prazo também para a SAD. Sem o clube, a SAD perde o seu sentido...

O meu receio é que Salvador não compreenda isto e, portanto, não sinta necessidade de fazer algo para corrigir aquele que tem sido o calcanhar de Aquiles dos seus mandatos.

Pé Ligeiro

Quote from: Olho Vivo on 30 de July de 2013, 14:54
É pena que estas situações não sejam acauteladas pela direcção do clube. Um clube não pode evoluir se renega (ou pelo menos ignora a sua história) e se não tem qualquer preocupação com a sua inserção social.

Se a SAD pode ser entendida numa lógica empresarial, o clube não o é. O clube são as pessoas. E cultivar a inserção social do clube, estimular o seu crescimento humano é importante no longo prazo também para a SAD. Sem o clube, a SAD perde o seu sentido...


Concordo com o Pedro, com especial realce para o que citei...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Sérgio Gonçalves

Quote from: jaimec on 30 de July de 2013, 14:24
No Diário do Minho de ontem li um artigo interessante sobre o falecido Zé Maria. Recomendo a todos os braguistas que gostam de saber mais sobre o passado do SCB.
É realmente mau que o SCB não tenha uma forma mais digna e mais visível de mostrar o seu reconhecimento pelos seus antigos atletas. Temos que tratar disso ...

As minhas condolências à família.

Ninguem pode colocar aqui o artigo? Obrigado.
Sócio nº 2014

Aquiles

Caros Foristas,

Já tinha comentado com outros Braguistas que o Clube deveria prestar homenagem a este Atleta que segundo me dizem, dava tudo em campo pelo SCBraga.

Não sei se é possivel, nem se há quem tenha possibilidade de o fazer, mas seria pelo menos oportuno que o Superbraga.com, fizesse a homenagem possivel, com foto, e a indicação de dados estatisticos da dedicação em vida deste Atleta ao SCBraga.

Mais importante do que sabermos que ele faleceu, é sabermos como Viveu o seu Amor ao SCBraga!


Legião

Julgo que a missa de sétimo dia será na sexta, dia 2, quando temos o jogo de apresentação penso que seria um gesto bonito fazer um minuto de silêncio em sua homenagem.

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Freitas

Se a SAD do nosso clube não faz nada, porque é que o SUPERBRAGA não o faz??!!! Afinal o SB já mostrou muitas vezes que é capaz de fazer coisas muito interessantes em prol do clube. Não custava nada fazer uma faixa: Pelos senhores dos milhões foste ignorado, por nós serás sempre recordado: DESCANSA EM PAZ ZÉ MARIA. Ou será que o superbraga não gosta de ser politicamente incorrecto!

A nossa SAD é top a nível de gestão financeira, mas a nível de gestão social é zero!!! Vejam o exemplo do fcporto no jogo de apresentação em que os jogadores entraram no relvado vindos da bancada, ou o benfica em que faz sistematicamente reuniões com as suas casas e filiais ou dos nossos vizinhos aqui do lado que fazem sempre a apresentação na praça da Oliveira...e poderia enumerar muitos mais exemplos. E todas esta acções são para quê, para manter viva e reforçar a chama de união entre os adeptos e os atletas. Nós chegamos ao ridículo de na época passada contarmos pelos dedos de uma mão os treinos á porta aberta e este ano a ver vamos. Lembro-me que quando era miúdo no estádio 1 de Maio, adorava (mesmo quando o SCBRAGA não ganhava) de ficar á espera no fim do jogo para ver os meus ídolos (jogadores) a saírem dos balneários, a vê-los serem parabenizados e ás vezes também a ouvirem umas bocas (ás vezes também eram necessárias), agora entram e saem das catacumbas do AXA sem ninguém os ver.......Vemos equipas estrangeiras a virem ao AXA e no fim, muitas vezes derrotadas, mesmo assim vão cumprimentar e confraternizar com os seus adeptos, os nossos jogadores quantas e quantas vezes vão ao centro do relvado e parece que estão a fazer um frete (tirando algumas excepções, como é óbvio).

Os clubes podem ser ricos, podem ser pobres, podem ter muitos adeptos, podem ter poucos, podem ter muita história, podem ter pouca.....mas a mística e a alma de um clube é feita destes pequenos/grandes pormenores (ações de marketing junto dos sócios, respeito pela história do clube, etc).

Talvez o que explique isto tudo é que as pessoas que estão á frente do clube não sintam o SCBRAGA como nós....quem se lembra de ver o Salvador no 1º de Maio, quem se lembra de ver o Salvador a ver jogos das nossas outras modalidades???

Parafraseando o meu pai: o SCBRA tinha muita mais mística e alma quando andava pela 2ª divisão do que agora que anda nas altas lides do futebol europeu e a culpa é de quem? não sei, nem me interessa...mas é urgente reverter esta situação....o SCBRAGA só pede, só pede aos sócios e não dá nada, nem uma sede social, temos de ir para os cafés da nossa cidade aturar os adeptos nojentos dos 3 porquinhos. enfim.......
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Freitas

Pelos senhores dos milhões foste ignorado, por nós serás sempre recordado: DESCANSA EM PAZ ZÉ MARIA
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Freitas

#17
https://www.youtube.com/watch?v=yksyY5Ij_Q4&feature=player_embedded
Homenagem a um adepto do Feyernoord que viria a falecer 3 dias depois vítima de cancro.

ISTO É MÍSTICA...para quem não tenha compreendido o sentido do meu texto.

Parece que nos vamos associar ao Newcastle numa homenagem ao sir Bobby Robson....até aqui muito bem, é de louvar o comportamento do nosso clube....agora quando nem sequer homenageamos os da nossa casa, os que verteram sangue, suor e lágrimas pelo nosso clube(sim porque naquele tempo ainda havia amor á camisola), então já não percebo nada!!!!

CONTRA O FUTEBOL MODERNO! SEMPRE!
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

LeonelP

Quote from: Freitas on 01 de August de 2013, 11:00
Se a SAD do nosso clube não faz nada, porque é que o SUPERBRAGA não o faz??!!! Afinal o SB já mostrou muitas vezes que é capaz de fazer coisas muito interessantes em prol do clube. Não custava nada fazer uma faixa: Pelos senhores dos milhões foste ignorado, por nós serás sempre recordado: DESCANSA EM PAZ ZÉ MARIA. Ou será que o superbraga não gosta de ser politicamente incorrecto!

A nossa SAD é top a nível de gestão financeira, mas a nível de gestão social é zero!!! Vejam o exemplo do fcporto no jogo de apresentação em que os jogadores entraram no relvado vindos da bancada, ou o benfica em que faz sistematicamente reuniões com as suas casas e filiais ou dos nossos vizinhos aqui do lado que fazem sempre a apresentação na praça da Oliveira...e poderia enumerar muitos mais exemplos. E todas esta acções são para quê, para manter viva e reforçar a chama de união entre os adeptos e os atletas. Nós chegamos ao ridículo de na época passada contarmos pelos dedos de uma mão os treinos á porta aberta e este ano a ver vamos. Lembro-me que quando era miúdo no estádio 1 de Maio, adorava (mesmo quando o SCBRAGA não ganhava) de ficar á espera no fim do jogo para ver os meus ídolos (jogadores) a saírem dos balneários, a vê-los serem parabenizados e ás vezes também a ouvirem umas bocas (ás vezes também eram necessárias), agora entram e saem das catacumbas do AXA sem ninguém os ver.......Vemos equipas estrangeiras a virem ao AXA e no fim, muitas vezes derrotadas, mesmo assim vão cumprimentar e confraternizar com os seus adeptos, os nossos jogadores quantas e quantas vezes vão ao centro do relvado e parece que estão a fazer um frete (tirando algumas excepções, como é óbvio).

Os clubes podem ser ricos, podem ser pobres, podem ter muitos adeptos, podem ter poucos, podem ter muita história, podem ter pouca.....mas a mística e a alma de um clube é feita destes pequenos/grandes pormenores (ações de marketing junto dos sócios, respeito pela história do clube, etc).

Talvez o que explique isto tudo é que as pessoas que estão á frente do clube não sintam o SCBRAGA como nós....quem se lembra de ver o Salvador no 1º de Maio, quem se lembra de ver o Salvador a ver jogos das nossas outras modalidades???

Parafraseando o meu pai: o SCBRA tinha muita mais mística e alma quando andava pela 2ª divisão do que agora que anda nas altas lides do futebol europeu e a culpa é de quem? não sei, nem me interessa...mas é urgente reverter esta situação....o SCBRAGA só pede, só pede aos sócios e não dá nada, nem uma sede social, temos de ir para os cafés da nossa cidade aturar os adeptos nojentos dos 3 porquinhos. enfim.......

Excelente comentário. Cito-o também porque estas criticas nao podem cair em saco roto. Isto é mais importante que algumas vitorias ou derrotas ou a contratação de jogadores. Alguém que tenha alguma influencia na direcção do Braga deveria ter isto em conta.

rpo.castro

Enquanto os nossos ex-jogadores são ignorados, homenageia-se um ex-treinador de fcp e scp.

Um grande senhor, o Bobby Robson, mas ele tem direito e os da casa não? Algo vai mal...
Quem não sente não é filho de boa gente.