News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Beira Mar - 3 vs SCBRAGA - 3 ... Comentários durante e após o jogo

Started by A.COSTA, 03 de February de 2013, 08:57

Previous topic - Next topic

A.COSTA

ÉDER o melhor Gverreiro em campo. Votação inequívoca.

Ainda estou meio anestesiadoe incrédulo com o que se passou defensivamente em Aveiro.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JRGR

Sobre Yazalde: "Mais um empréstimo a sair caro aos ricos" - em O Jogo

Qual a verdadeira "intenção" desta frase?

Olho Vivo

Quote from: isi_scb on 03 de February de 2013, 20:57
Quote from: Olho Vivo on 03 de February de 2013, 20:43
Há uma coisa que não deve ser escamoteada: marcamos muitos golos. Três golos em 90 minutos deveriam ser suficientes para ganhar em qualquer campo! Mas qualquer adversário hoje já sabe que não precisa de inventar muito: basta serem coesos e "espertos" aguardando as nossas abébias. Não é mero acaso (ou azar) sofrermos sistematicamente golos e, em muitos jogos, não poucos. Se Peseiro não consegue conciliar a capacidade realizadora da sua equipa com uma mínimo competência defensiva (que exija pelo menos algum engenho ao adversário para nos marcar), então há que ser frontal dizer que o seu modelo não serve. Se a única forma de termos uma equipa dominadora (como Salvador disse pretender, à boca cheia) é sermos um verdadeiro passador em termos defensivos, mais vale regressar a um futebol mais realista.

Pessoalmente, já não tenho dúvidas de que, no final da época, devemos mudar de treinador - e haverá que chegar a um acordo com ele nessa altura. A questão é e agora? Que o terceiro lugar  no final da época está em perigo é uma evidência. Vale a pena trocar agora de treinador? Quanto custa fazê-lo? E quem o substituiria agora? Um técnico de transição, até final da época? Toni, colocando em risco a equipa B!? E vamos a tempo de introduzir alterações estruturais na equipa? Sinceramente, parece-me que teríamos pelo menos tantos problemas ao substituir o treinador (e o menor não será certamente o dinheiro) como ao mantê-lo. Não sei, sinceramente, não sei...

Pedro mas atribuis essa veia goleadora ao futebol de conjunto de equipa? A mim - e correndo o risco de estar errado - parece-me que grande parte dos nossos golos resultam do facto de termos verdadeiros craques na frente. Não me parece que a manobra ofensiva da equipa seja em termos colectivos e não creio que os desiquilibrios que forçamos sejam resultado de movimentações colectivas.

Este facto julgo que está intimamente ligado às dificuldades defensivas da equipa. É verdade que se envolvem mais jogadores no momento atacante mas também é verdade que esse envolvimento é feito sem critério tendo em vista uma possível perda de bola.

Julgo que vivemos intensamente da magia de Mossoró, do inesgotável Éder, de Alan, de Amorim, de Viana entre outros.


É evidente que a gente de qualidade do meio-campo em diante tem mais oportunidade de brilhar tendo grande liberdade de movimento, sem grande rigidez posicional e tendo mais gente nos movimentos ofensivos (dois laterais incluídos). Não tenho dúvidas de que esta é a maior razão para marcarmos tantos golos. É sem dúvida a qualidade dos jogadores que faz a diferença, mas esta exponenciada pela liberdade (libertinagem, passe o termo) que lhes é concedida. O clima à volta do nosso treinador também não deixa muitos reconhecerem as virtualidades do seu modelo. O nosso terceiro golo, por exemplo, é um lance sensacional. E isto eu não escamoteio - como por vezes por aqui leio. Nunca tivemos na nossa história recente uma equipa tão realizadora. Isto é factual e indesmentível.

Estou a ilibar a responsabilidade de Peseiro em relação ao comportamento da equipa? Não. O que para mim está em causa é que não é aceitável um modelo de jogo que, para ter esta produtividade ofensiva (volto a repetir, o ataque mais realizador da Liga, descontados os lances de bola parada), assume uma debilidade defensiva como a que temos visto, digna de um clube do meio da tabela. Para isso, caro Peseiro e caro senhor presidente, se o melhor que conseguimos, tendo o tal modelo de jogo afirmativo, é fazer coexistir uma grande capacidade goleadora com uma debilidade defensiva que (inevitavelmente) coloca em risco a vitória em muitas das nossas partidas, o melhor é recuar nessa intenção. Se não podemos (ou não sabemos), o melhor é regressar a modelos e métodos já testados.

É bonito ver lances como o do nosso último golo? É.  Mas ser obrigado a ver lances como os dos nossos primeiro e terceiro golos sofridos é demasiado penalizador. Sobretudo porque são lances que qualquer equipa adversária, por mais primitiva que fosse, poderia reproduzir. Se sofremos golos destes, arrisco dizer que qualquer equipa dos distritais é capaz de nos marcar golos. E isto não é aceitável numa equipa que joga com as nossas ambições.

rpo.castro

Quote from: Pedro A. on 04 de February de 2013, 20:09
O Pedro Martins e o Leonador Jardim não demonstraram mais?? Na minha opinião mostraram, uma vez que um levou a equipa à europa (e até fez uma campanha aceitável visto que a equipa este ano está mt mais fraca que o ano passado, refiro-me ao Maritimo) e fez um campeonato mt bom visto ter começado do zero com aquela equipa no ano passado e outro pegou numa equipa do zero e a qual tinha ordenados em atraso e pos-los nos lugares cimeiros da classificação, por outro lado o Paulo pegou no que já estava feito e pos-lo em prática.  Quanto a mim acho que isto mostra bem o que eu quero dizer
O Pedro Martins não começou do 0, tinha já uma boa equipa montada, mas depois da 1ª época boa, veio uma época muito aquém das espectativas.
O Leornado Jardim tinha uma subida com o Chaves e meia época com o Beira-Mar....
A equipa do Paços deste ano é muito mais fraca que a de ano passado
Quem não sente não é filho de boa gente.

Pedro A.

Quote from: rpo.castro on 05 de February de 2013, 10:13
Quote from: Pedro A. on 04 de February de 2013, 20:09
O Pedro Martins e o Leonador Jardim não demonstraram mais?? Na minha opinião mostraram, uma vez que um levou a equipa à europa (e até fez uma campanha aceitável visto que a equipa este ano está mt mais fraca que o ano passado, refiro-me ao Maritimo) e fez um campeonato mt bom visto ter começado do zero com aquela equipa no ano passado e outro pegou numa equipa do zero e a qual tinha ordenados em atraso e pos-los nos lugares cimeiros da classificação, por outro lado o Paulo pegou no que já estava feito e pos-lo em prática.  Quanto a mim acho que isto mostra bem o que eu quero dizer
O Pedro Martins não começou do 0, tinha já uma boa equipa montada, mas depois da 1ª época boa, veio uma época muito aquém das espectativas.
O Leornado Jardim tinha uma subida com o Chaves e meia época com o Beira-Mar....
A equipa do Paços deste ano é muito mais fraca que a de ano passado
E subir com o chaves e mudar para o beira-mar começando do 0 e colocando-o nos primeiros não é alguma coisa? Afinal dás-me razão...  :)

rpo.castro

Quote from: Pedro A. on 05 de February de 2013, 14:16
Quote from: rpo.castro on 05 de February de 2013, 10:13
Quote from: Pedro A. on 04 de February de 2013, 20:09
O Pedro Martins e o Leonador Jardim não demonstraram mais?? Na minha opinião mostraram, uma vez que um levou a equipa à europa (e até fez uma campanha aceitável visto que a equipa este ano está mt mais fraca que o ano passado, refiro-me ao Maritimo) e fez um campeonato mt bom visto ter começado do zero com aquela equipa no ano passado e outro pegou numa equipa do zero e a qual tinha ordenados em atraso e pos-los nos lugares cimeiros da classificação, por outro lado o Paulo pegou no que já estava feito e pos-lo em prática.  Quanto a mim acho que isto mostra bem o que eu quero dizer
O Pedro Martins não começou do 0, tinha já uma boa equipa montada, mas depois da 1ª época boa, veio uma época muito aquém das espectativas.
O Leornado Jardim tinha uma subida com o Chaves e meia época com o Beira-Mar....
A equipa do Paços deste ano é muito mais fraca que a de ano passado
E subir com o chaves e mudar para o beira-mar começando do 0 e colocando-o nos primeiros não é alguma coisa? Afinal dás-me razão...  :)
A experiencia de Paulo Fonseca é no mínimo igual à de Leonardo Jardim à altura da mudança.
Se achas que Leonardo jardim não tinha experiência, assim aceita-se que se diga o mesmo de P Fonseca.
Agora dizer que um tinha e o outro não tem é que não bate a bota com a perdigota.
Quem não sente não é filho de boa gente.

easy_scb

Quote from: rpo.castro on 05 de February de 2013, 15:41
Quote from: Pedro A. on 05 de February de 2013, 14:16
Quote from: rpo.castro on 05 de February de 2013, 10:13
Quote from: Pedro A. on 04 de February de 2013, 20:09
O Pedro Martins e o Leonador Jardim não demonstraram mais?? Na minha opinião mostraram, uma vez que um levou a equipa à europa (e até fez uma campanha aceitável visto que a equipa este ano está mt mais fraca que o ano passado, refiro-me ao Maritimo) e fez um campeonato mt bom visto ter começado do zero com aquela equipa no ano passado e outro pegou numa equipa do zero e a qual tinha ordenados em atraso e pos-los nos lugares cimeiros da classificação, por outro lado o Paulo pegou no que já estava feito e pos-lo em prática.  Quanto a mim acho que isto mostra bem o que eu quero dizer
O Pedro Martins não começou do 0, tinha já uma boa equipa montada, mas depois da 1ª época boa, veio uma época muito aquém das espectativas.
O Leornado Jardim tinha uma subida com o Chaves e meia época com o Beira-Mar....
A equipa do Paços deste ano é muito mais fraca que a de ano passado
E subir com o chaves e mudar para o beira-mar começando do 0 e colocando-o nos primeiros não é alguma coisa? Afinal dás-me razão...  :)
A experiencia de Paulo Fonseca é no mínimo igual à de Leonardo Jardim à altura da mudança.
Se achas que Leonardo jardim não tinha experiência, assim aceita-se que se diga o mesmo de P Fonseca.
Agora dizer que um tinha e o outro não tem é que não bate a bota com a perdigota.

Jardim trazia dois titulos de campeão no bolso. Em Chaves e em Aveiro. Não é comparável com o percurso que o Paulo Fonseca fez.

Pé Ligeiro

Quote from: isi_scb on 05 de February de 2013, 15:48
Quote from: rpo.castro on 05 de February de 2013, 15:41
Quote from: Pedro A. on 05 de February de 2013, 14:16
Quote from: rpo.castro on 05 de February de 2013, 10:13
Quote from: Pedro A. on 04 de February de 2013, 20:09
O Pedro Martins e o Leonador Jardim não demonstraram mais?? Na minha opinião mostraram, uma vez que um levou a equipa à europa (e até fez uma campanha aceitável visto que a equipa este ano está mt mais fraca que o ano passado, refiro-me ao Maritimo) e fez um campeonato mt bom visto ter começado do zero com aquela equipa no ano passado e outro pegou numa equipa do zero e a qual tinha ordenados em atraso e pos-los nos lugares cimeiros da classificação, por outro lado o Paulo pegou no que já estava feito e pos-lo em prática.  Quanto a mim acho que isto mostra bem o que eu quero dizer
O Pedro Martins não começou do 0, tinha já uma boa equipa montada, mas depois da 1ª época boa, veio uma época muito aquém das espectativas.
O Leornado Jardim tinha uma subida com o Chaves e meia época com o Beira-Mar....
A equipa do Paços deste ano é muito mais fraca que a de ano passado
E subir com o chaves e mudar para o beira-mar começando do 0 e colocando-o nos primeiros não é alguma coisa? Afinal dás-me razão...  :)
A experiencia de Paulo Fonseca é no mínimo igual à de Leonardo Jardim à altura da mudança.
Se achas que Leonardo jardim não tinha experiência, assim aceita-se que se diga o mesmo de P Fonseca.
Agora dizer que um tinha e o outro não tem é que não bate a bota com a perdigota.

Jardim trazia dois titulos de campeão no bolso. Em Chaves e em Aveiro. Não é comparável com o percurso que o Paulo Fonseca fez.

Há a acrescentar que o Leonardo Jardim provou, principalmente à frente do Braga daquilo que é capaz. Teve que reconstruir uma equipa, pois tinham saído muitos jogadores, especialmente a defesa (Rodriguez, Paulão, Moisés, Kaká, Miguel Garcia, Sílvio) e ainda Artur Moraes, Vandinho, Luís Aguiar, Élton, Keita, Meyong e Matheus

Entraram - 18: Rodrigo Galo, Imorou, Nuno André Coelho, Ukra, Baiano, Tommaso Berni, Ewerton, Nuno Gomes, Paulo Vinícius, Douglão, Carlão, Djamal, Douglas, Miguel Lopes, Rúben Amorim, Samuel, Fran Mérida, Luís Alberto.

Com todas estas mudanças, Leonardo Jardim conseguiu construir uma equipa forte e coesa, que detém o record de 13 vitórias seguidas, capaz de lutar com os principais candidatos ao título.

BRAGA SEMPRE MAIS!

Luís Duarte