News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Quem é o principal culpado por esta época estar a correr tão mal?

Started by Ben-u-ron, 26 de January de 2013, 21:58

Previous topic - Next topic

Ben-u-ron

Vou usar um comentário que fiz durante o decorrer do jogo Braga VS Benfica para iniciar a discussão:

"Esta época está a correr horrivelmente mal. Não por falta de recursos, mas por completa desorganização e falta de planeamento. O plantel foi mal estruturado, a equipa B mal pensada, as contratações feitas de acordo com as vontades dos empresários... Acho que é o pior ano de Salvador desde que chegou a Braga. Temos o melhor ponta-de-lança da nossa história e não o vamos rentabilizar desportivamente. Bastava um "plantel arrumadinho" como o de outras épocas. Mas não, mais vale jogar com uma manta de retalhos.

Exemplo desta desorganização é a contratação de Ruben Micael. Acham que ele queria ter vindo para o Braga? Acham que o Braga o queria contratar? NUNCA. O que aconteceu foi que o Atlético não queria pagar tudo o que tinha prometido pelo Pizzi, e o Braga cedeu (à vontade do amiguinho Jorge Mendes), aceitando um jogador para abater o valor do passe!

Sei que vou irritar muita gente com o que vou dizer, mas... Há alturas da vida em que aquilo que nos fez bem deixa de fazer. Há uma certa saturação e a relação começa a ser cada vez menos proveitosa. É o que penso que se está a suceder com Salvador. Saturou! Foi o melhor presidente que já tivemos, mas começa a ser manipulado pelas influências que o rodeiam (empresários principalmente). Precisamos de alguém como o velho Salvador. Porque o dos últimos tempos, com certeza, não nos dará título nenhum (Taça da Liga não conta para nada!). Ficaremos condenados, tal como Peseiro, ao quase!"

É claro que a culpa não é só de Salvador. Peseiro também tem a sua responsabilidade. Não tem jogadores para o sistema de jogo que quer implementar e continua a insistir...

Assusta-me o futuro desportivo próximo. Taça da Liga não é título para ninguém (quem a festejar é tão ridículo como os benfiquistas que fazem dela a salvação de uma época). E na próxima época, vamos ficar com um plantel completamente descaracterizado! (E adeus Viana, Amorim e Éder!)

easy_scb

O exame de consciência tem de ser feito. Peseiro foi contratado para encurtar distâncias para os primeiros e isso não tem acontecido.

Em termos práticos se no ano passado por esta altura estavamos a 6 pontos este ano deveríamos estar a 2 ou até à frente.

Há que ser frio e juntar a esta análise a campanha europeia que também deixou a desejar.

Isto significa um passo atrás no nosso clube e é preciso ter coragem de entender quando os erros são cometidos. Não me cabe na cabeça como José Peseiro é ainda treinador do Braga e fico absolutamente cansado de pesar aspectos onde ele não é o treinador mais dotado do mundo e os aspectos que o apontam como um tipo azarado demais.

Amigos, como disse noutro tópico: as vitórias morais já lá vão. Os jogos de hoje onde temos mais posse de bola, onde temos mais cantos e remates e acabamos por perder são qualquer coisa de nefasto na confiança destes jogadores.

bruce

Primeiro o grande culpado é o Salvador por ter contratado aquelo fraco treinador. Segundo o Peseiro que nem merece comentários. Depois o guarda redes que nas alturas que não pode falhar tem as luvas furadas como hoje no segundo golo, já comprometeu demais, sem palavras

Pé Ligeiro

Para mim a resposta é clara e o seu nome é Peseiro, ou melhor, é o Salvador por ter mandado embora o Jardim e tê-lo substituído por Peseiro (para ser campeão!). Podemos alegar muita coisa, que faltam extremos, que o guarda-redes mete água, mas a grande falha vem do timoneiro. Como disse noutro post, com Peseiro a equipa rende menos. Enquanto que com Jesus, Domingos e Jardim a equipa estava acima do somatório das capacidades de cada jogador, com Peseiro dá-se o efeito contrário, a equipa está abaixo do somatório das capacidades dos seus jogadores.
Vejam o rendimento do Hélder Barbosa na época passada, em que fez parte das escolhas do sellecionador nacional, comparado com o de este ano, que poucas vezes é chamado ao jogo. Vejam o que se passa com o Djamal, até parece que desaprendeu de jogar futebol. Vejam a solidez defensiva que tínhamos na época passada e o que temos esta época...vejam o rendimento do Salino...

Por mim, era "agradecer" o trabalho do Peseiro e trazer Jardim de volta. Se essa não fôr a solução, então que se contratem extremos (pelo menos um), um médio para reforçar o meio campo e um guarda-redes e depois é rezar para que consigamos manter o 3º lugar...

Podemos vender o Haas, pois já temos centrais a mais...
BRAGA SEMPRE MAIS!

easy_scb

Parece-me interessante colocar aqui a opinião de uns quantos analistas desportivos da RTP Informação que apontavam o SCB como uma equipa com pouca juventude e não dada a muitas correrias.

Diziam eles que jogadores como Alan, Mossoró e H Viana estavam já num patamar de experiência que nos impede de jogar futebol rápido e de transições.

É Peseiro que nos tem tirado isso. Não faz sentido que o treinador do Braga treine a equipa apenas para um estilo de jogo. Eu até aceito que a mudança de paradigma sub-entenda mais posse de bola mas parece-me absolutamente idiota que se descure alternativas e situações que nos poderão ser úteis em determinados momentos de jogo. Uma equipa completa quer-se eficaz em ataque continuado, nas transições rápidas e em bolas paradas. José Peseiro esquece por absoluto determinados aspectos do jogo e é isso que me parece a sua maior lacuna.

Esta falha provoca aquilo que assinalei no inicio deste tópico. Estes jornalistas na sua inteligência massiva não conseguem perceber que Éder, Salino, Ismaily entre outros poderiam ser perfeitamente capazes de fazer as transições se o treinador assim o quisesse.

rvx

Quando uma perda de bola à frente do nosso meio campo resulta numa situação de 3 jogadores do Benfica contra dois centrais nossos, está tudo dito. Isto nunca deveria acontecer, mas foi norma nesta época. A equipa defende mal. Há quem aponte imediatamente para os centrais, mas a verdade é que tivemos más prestações defensivas desde o início da época, com a mesma defesa da época passada. Portanto, só há uma explicação. A equipa não tem organização defensiva. Não sabe posicionar-se correctamente sem bola, de forma a precaver-se a perdas de bola e a cortar os lances adversários logo no meio campo.

Isto tudo devido à filosofia de jogo do Peseiro. Futebol de ataque é bonito, mas não ganha jogos. Sempre fomos pragmáticos. Por que raio vamos agora ser mais papistas do que o papa? O Braga não é o Porto nem o Benfica para contratar jogadores acima da média para todas as posições, que nos permita realizar jogos de grande domínio e sufoco do adversário. Mesmo assim, nem eles seguem essa abordagem em todas as circunstâncias. Tudo o que temos actualmente foi conseguido com organização e, essencialmente, futebol de transições rápidas. Não me acredito que uma mudança radical vá permitir dar o salto pretendido. Muito pelo contrário!

magico_scbraga

Por muita culpa que tenhamos, e temos, pergunto : será que ninguém viu o saque de que estamos a ser alvos pelos ladrõezecos do apito ?

Ninguém viu ?

Ninguém reparou no golo mal anulado em Alvalade, na mão do Alex Sandro, nas expulsões de Vinicius e Haas ?

Pergunto : ninguém viu ?

O Peseiro terá, neste jogo, culpa pelo frango do Beto ?

E terá culpa pela expulsão do Haas ?

ABRAM OS OLHOS!

Por muito menos se queixam os 3 estarolas. E têm tido um sucesso tremendo!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

rvx

Quote from: magico_scbraga on 27 de January de 2013, 01:18
Por muita culpa que tenhamos, e temos, pergunto : será que ninguém viu o saque de que estamos a ser alvos pelos ladrõezecos do apito ?

Ninguém viu ?

Ninguém reparou no golo mal anulado em Alvalade, na mão do Alex Sandro, nas expulsões de Vinicius e Haas ?

Pergunto : ninguém viu ?

O Peseiro terá, neste jogo, culpa pelo frango do Beto ?

E terá culpa pela expulsão do Haas ?

ABRAM OS OLHOS!

Por muito menos se queixam os 3 estarolas. E têm tido um sucesso tremendo!

O frango do Beto nasce num lance de 3 para 2. Lá por estarmos a perder por 1, não significa que temos de ir desenfreadamente para o ataque. O mesmo aconteceu, por exemplo, contra o Cluj. O Haas foi expulso numa situação em que, após perda de bola do Mossoró, não estava ninguém a fechar no meio. São demasiados os erros tácticos desta equipa para falar em arbitragens.

sedas

Quote from: RVX1921 on 27 de January de 2013, 01:20
Quote from: magico_scbraga on 27 de January de 2013, 01:18
Por muita culpa que tenhamos, e temos, pergunto : será que ninguém viu o saque de que estamos a ser alvos pelos ladrõezecos do apito ?

Ninguém viu ?

Ninguém reparou no golo mal anulado em Alvalade, na mão do Alex Sandro, nas expulsões de Vinicius e Haas ?

Pergunto : ninguém viu ?

O Peseiro terá, neste jogo, culpa pelo frango do Beto ?

E terá culpa pela expulsão do Haas ?

ABRAM OS OLHOS!

Por muito menos se queixam os 3 estarolas. E têm tido um sucesso tremendo!

O frango do Beto nasce num lance de 3 para 2. Lá por estarmos a perder por 1, não significa que temos de ir desenfreadamente para o ataque. O mesmo aconteceu, por exemplo, contra o Cluj. O Haas foi expulso numa situação em que, após perda de bola do Mossoró, não estava ninguém a fechar no meio. São demasiados os erros tácticos desta equipa para falar em arbitragens.

Pessoalmente acho que o principal responsável é José Peseiro..

Acho que a equipa é demasiado inocente..

Quantos golos já sofremos em lances que podiam ser mortos numa falta a meio-campo?

Quantos golos sofremos por a equipa estar descompensada?

No jogo de hoje ainda deu para ver com mais nitidez mais 3 dos grandes defeitos do sistema de Peseiro.


1-  A equipa não sabe fazer pressão alta.. Mossoró e Éder caiam em cima dos centrais e depois ficava um espaço grande no meio-campo vazio..

2- Ao contrário do que acontecia com Domingos e Jardim, deixamos de conseguir subir pelas laterais apesar de termos 2 laterais ofensivos e bons de bola.. A bola sai invariavelmente pelo meio e quando não temos centrais para isso (como aconteceu hoje com Sasso e Haas) só avançamos ao pontapé para a frente

3- A falta de eficácia nos lances de bola parada irritam-me profundamente. Nas últimas épocas tínhamos sido a equipa que mais golos marcava neste tipo de lances, agora somos inofensivos. Ainda hoje com tanto livre directo e tanto canto só conseguimos criar 1 lance de golo iminente (que Artur resolveu com 1a defesa fantástica).. Se os jogadores são praticamente os mesmo a culpa só pode ser do treinador..

Vasco Soares

Salvador tem uma culpa relativa. Quis dar o passo em frente e de certa forma deu, peseiro é o treinador do Braga que mais e melhores recursos tem à sua disposição. Nunca esta clube teve tantos e Tao bons jogadores à disposição do treinador, e o treinador não consegue fazer a parte dele, no mínimo pedia se que não mexesse no que Tava bem, e melhora se o que era preciso melhorar. Em vez disso estragou quase tudo que tínhamos.
Ja o disse e continuo a dizer que peseiro não conhecia minimamente o plantel do Braga.
Não e possível jogar com a defesa adiantada sem ter pelo menos um central rápido. Não é possível uma equipa que tem na posição 6 o seu equilíbrio e so ter custódio, pois djamal. Não é  possível .

PAF

Quote from: vasco soares on 27 de January de 2013, 01:45
Salvador tem uma culpa relativa. Quis dar o passo em frente e de certa forma deu, peseiro é o treinador do Braga que mais e melhores recursos tem à sua disposição. Nunca esta clube teve tantos e Tao bons jogadores à disposição do treinador, e o treinador não consegue fazer a parte dele, no mínimo pedia se que não mexesse no que Tava bem, e melhora se o que era preciso melhorar. Em vez disso estragou quase tudo que tínhamos.
Ja o disse e continuo a dizer que peseiro não conhecia minimamente o plantel do Braga.
Não e possível jogar com a defesa adiantada sem ter pelo menos um central rápido. Não é possível uma equipa que tem na posição 6 o seu equilíbrio e so ter custódio, pois djamal. Não é  possível .

Isto é tão mas tão discutível que eu tenho duvidas que alguém ache que seja verdade!
Quantidade nunca foi qualidade!
Não vejo por exemplo um único jogador que tenha acrescentado mais que na época passada! Sendo que perdemos o nosso melhor jogador e o nosso melhor central! Se a isso acrescentarmos que nunca jogamos com a mesmo defesa mais que 2 jogos, que 2 ou 3 jogadores fundamentais têm estado bem abaixo daquilo que sabem (e não tem a ver com o treinador, como por exemplo Alan ainda hoje, que sózinho podia ter mudado o jogo).

Hoje perdi 10 minutos a ouvir falar do Braga na RTPi, e não sei se é por acaso, mas todos os presentes foram unânimes em considera este plantel mais fraco que os anteriores, sendo que a equipa está a cada ano que passa mais velha!

Peseiro pode ter culpa... mas os jogadores não estão isentos dela, para mim bem pelo contrário, estão ao nível de Peseiro.

Em relação à época passada a grande diferença vão ser aqueles 13 vitórias seguidas, facto único na nossa história, e que ajudaram a "encobrir" o início e o fim de época sofríveis.
Mesmo com estas exibições inconstante acredito que facilmente chegamos ao fim da época com uma pontuação à volta dos 60 pontos e com os objectivos atingidos!

Somos tão grandes que ganhar um troféu até já nem tem valor... se calhar é mesmo isso que correu mal! Alguns acham que somos maiores do que alguma vez chegamos a ser ou do que alguma vez fomos!
Um clube que é pouco mais que zero em termos futebolísticos naquilo que importa os títulos!

Ben-u-ron

Quote from: PAF on 27 de January de 2013, 02:30
Quote from: vasco soares on 27 de January de 2013, 01:45
Salvador tem uma culpa relativa. Quis dar o passo em frente e de certa forma deu, peseiro é o treinador do Braga que mais e melhores recursos tem à sua disposição. Nunca esta clube teve tantos e Tao bons jogadores à disposição do treinador, e o treinador não consegue fazer a parte dele, no mínimo pedia se que não mexesse no que Tava bem, e melhora se o que era preciso melhorar. Em vez disso estragou quase tudo que tínhamos.
Ja o disse e continuo a dizer que peseiro não conhecia minimamente o plantel do Braga.
Não e possível jogar com a defesa adiantada sem ter pelo menos um central rápido. Não é possível uma equipa que tem na posição 6 o seu equilíbrio e so ter custódio, pois djamal. Não é  possível .

Isto é tão mas tão discutível que eu tenho duvidas que alguém ache que seja verdade!
Quantidade nunca foi qualidade!
Não vejo por exemplo um único jogador que tenha acrescentado mais que na época passada! Sendo que perdemos o nosso melhor jogador e o nosso melhor central! Se a isso acrescentarmos que nunca jogamos com a mesmo defesa mais que 2 jogos, que 2 ou 3 jogadores fundamentais têm estado bem abaixo daquilo que sabem (e não tem a ver com o treinador, como por exemplo Alan ainda hoje, que sózinho podia ter mudado o jogo).

Hoje perdi 10 minutos a ouvir falar do Braga na RTPi, e não sei se é por acaso, mas todos os presentes foram unânimes em considera este plantel mais fraco que os anteriores, sendo que a equipa está a cada ano que passa mais velha!

Peseiro pode ter culpa... mas os jogadores não estão isentos dela, para mim bem pelo contrário, estão ao nível de Peseiro.

Em relação à época passada a grande diferença vão ser aqueles 13 vitórias seguidas, facto único na nossa história, e que ajudaram a "encobrir" o início e o fim de época sofríveis.
Mesmo com estas exibições inconstante acredito que facilmente chegamos ao fim da época com uma pontuação à volta dos 60 pontos e com os objectivos atingidos!

Somos tão grandes que ganhar um troféu até já nem tem valor... se calhar é mesmo isso que correu mal! Alguns acham que somos maiores do que alguma vez chegamos a ser ou do que alguma vez fomos!
Um clube que é pouco mais que zero em termos futebolísticos naquilo que importa os títulos!

Epá, é claro que era bom ganhar um troféu. Campeonato ou Taça de Portugal. A Taça da Liga foi criada para satisfazer o interesse de alguns. Basta ver como decorrem os sorteios, ou as alterações que foram feitas à organização dos grupos... Para mim não conta! Se a ganharmos e houver adeptos a festejar e a dizer que agora somos grandes, só vou sentir uma coisa: vergonha! [Não somos grandes nem pequenos. Somos iguais a todos os outros clubes. Todos são importantes para o campeonato.]

DeBarceloscomAmor <3

O Salvador é casado?!? Caso contrário, o Jardim pode vir que tá perdoado  ;D (Peseiro está a mais)...

Depois temos Beto, são erros a mais em jogos de alta competição, quem via o Beto do Leixões e este Beto atual, é que não tem nada a ver  :-\


zaole

Na derrota ou na vitória, serás sempre a nossa Glória. Amo-te Braga

lezani

[url="http://carloslezonboucas.blogspot.com"]http://carloslezonboucas.blogspot.com[/url]

A.COSTA

Penso que a culpa é do tempo. Está muito frio e muita chuva.

O Braga tem sido ao longo dos anos um clube vencedor ... e tem a sala cheio de troféus.  Por isso os adeptos andam impacientes ...

O que me custou mais? A eliminação de Guimarães. Nesse jogo tínhamosobrigação de ganhar e ficar com caminho aberto para a final da taça.

Acho que o PESEIRO cometido erros. Como cometiam os outros treinadores, incluindo o clamado Leonardo Jardim que ao entrar em campo na época passada era enxovalhado e insultado, à semelhança dos seus pares ... Enfim ... mais do mesmo.

Só peço uma coisa a PESEIRO ... mostre quem manda no balneário, nem que para isso seja preciso "fazer sangue" no plantel. É fundamental.

O Braga vai ressurgir mais forte, com o regresso de P. Vinícius, a subida gradual do R. Micael e os eventuais ajustamentos da equipa. Temos 2 objetivos altos: 3º lugar (os 2 da frente são melhores para meu desgosto) e a meia final da taça da liga que nos pode levar à final. Mas para isso temos que estar todos juntos, pois uns na sala, outros na cozinha e outros na sala de "corte e cose" não ajuda nada o Braga.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

RibeiroSCB

Tar a correr tao mal?
Somos roubados contra o Sporting, Porto, Benfica (como sempre, mas pronto) tivemos 2 ou 3 jogos em que nao jogamos nada, de resto, vejo uma equipa a jogar bom futebol, mas a sofrer muitos golos é certo.

Estamos em 3º lugar, que é o nosso objectivo, podíamos ter feito mais na CL ? Podíamos, ter ganho ao United, Cluj, e la íamos pelo menos a LE.

Quanto ao jogo de ontem, o Peseiro teve culpa nos frangos do Beto e dos erros de Salino e companhia? Abram os olhos *****, farto tou eu de vos ver a ataca-lo, e depois ganhamos no proximo jogo sem contestação e ninguém fala.

ABRAM OS OLHOS

VAMOS BRAGA, FORÇA PESEIRO

brunopeixoto1993

Peseiro e departamento de scouting.
O primeiro porque não sabe treinar a equipa de trás para a frente, ou seja, começar por tornar uma defesa sólida e depois tratar do jogo ofensivo.
Depois o nosso scouting porque esta época não trabalharam de forma coerente e então neste mercado de inverno tem sido só para trazer brasileiros para a equipa B e para a principal que é o mais importante só dois jogadores. Se juntar-mos a isto ainda o mercado de verão, onde se contratou e bem o Éder e o Ismaily, acho inacreditável para um clube que quer lutar por algo não contratar um único extremo ainda para mais quando logo nesse periodo se percebia que o treinador não ia apostar no Barbosa. Depois há ainda contratações como o Diego Ivo.
Juntando isto tudo mais umas quantas más arbitragens e uns erros individuais de jogadores diria que está época só não é má porque o sporting está uma miséria, porque bastava o sporting ter uma época decente e chegaria para estar à nossa frente

RKid

Quote from: Zeus1921 on 27 de January de 2013, 12:04
Tar a correr tao mal?
Somos roubados contra o Sporting, Porto, Benfica (como sempre, mas pronto) tivemos 2 ou 3 jogos em que nao jogamos nada, de resto, vejo uma equipa a jogar bom futebol, mas a sofrer muitos golos é certo.

Estamos em 3º lugar, que é o nosso objectivo, podíamos ter feito mais na CL ? Podíamos, ter ganho ao United, Cluj, e la íamos pelo menos a LE.

Quanto ao jogo de ontem, o Peseiro teve culpa nos frangos do Beto e dos erros de Salino e companhia? Abram os olhos *****, farto tou eu de vos ver a ataca-lo, e depois ganhamos no proximo jogo sem contestação e ninguém fala.

ABRAM OS OLHOS

VAMOS BRAGA, FORÇA PESEIRO
O nosso objetivo é o 3º lugar?
Eu ouvi o presidente e o treinador a dizer que queriam lutar pelo titulo e ganhar uma das taças..

Pé Ligeiro

Quote from: PAF on 27 de January de 2013, 02:30
Quote from: vasco soares on 27 de January de 2013, 01:45
Salvador tem uma culpa relativa. Quis dar o passo em frente e de certa forma deu, peseiro é o treinador do Braga que mais e melhores recursos tem à sua disposição. Nunca esta clube teve tantos e Tao bons jogadores à disposição do treinador, e o treinador não consegue fazer a parte dele, no mínimo pedia se que não mexesse no que Tava bem, e melhora se o que era preciso melhorar. Em vez disso estragou quase tudo que tínhamos.
Ja o disse e continuo a dizer que peseiro não conhecia minimamente o plantel do Braga.
Não e possível jogar com a defesa adiantada sem ter pelo menos um central rápido. Não é possível uma equipa que tem na posição 6 o seu equilíbrio e so ter custódio, pois djamal. Não é  possível .

Isto é tão mas tão discutível que eu tenho duvidas que alguém ache que seja verdade!
Quantidade nunca foi qualidade!
Não vejo por exemplo um único jogador que tenha acrescentado mais que na época passada! Sendo que perdemos o nosso melhor jogador e o nosso melhor central! Se a isso acrescentarmos que nunca jogamos com a mesmo defesa mais que 2 jogos, que 2 ou 3 jogadores fundamentais têm estado bem abaixo daquilo que sabem (e não tem a ver com o treinador, como por exemplo Alan ainda hoje, que sózinho podia ter mudado o jogo).

Hoje perdi 10 minutos a ouvir falar do Braga na RTPi, e não sei se é por acaso, mas todos os presentes foram unânimes em considera este plantel mais fraco que os anteriores, sendo que a equipa está a cada ano que passa mais velha!

Peseiro pode ter culpa... mas os jogadores não estão isentos dela, para mim bem pelo contrário, estão ao nível de Peseiro.

Em relação à época passada a grande diferença vão ser aqueles 13 vitórias seguidas, facto único na nossa história, e que ajudaram a "encobrir" o início e o fim de época sofríveis.
Mesmo com estas exibições inconstante acredito que facilmente chegamos ao fim da época com uma pontuação à volta dos 60 pontos e com os objectivos atingidos!

Somos tão grandes que ganhar um troféu até já nem tem valor... se calhar é mesmo isso que correu mal! Alguns acham que somos maiores do que alguma vez chegamos a ser ou do que alguma vez fomos!
Um clube que é pouco mais que zero em termos futebolísticos naquilo que importa os títulos!

Os comentadores podem ter dito que o plantel é inferior porque não o conhecem e por aquilo que veêm do rendimento da equipa. Relativamente à equipa da época passada saíram dois bons jogadores (Ewerton e Lima), que seriam titulares (o Ewerton foi um grande erro tê-lo deixado sair). Entraram 3 de inegável qualidade, Ismaily, Ruben Micael e Éder. Com estas mudanças ninguém pode dizer que o plantel ficou mais fraco e ainda há a crescentar o Zé Luís, que na época passada teve uma lesão de longa duração (partiu um dedo do pé na pré-epoca) e este ano tem estado à disposição do treinador. Queixámo-nos que temos falta de médios defensivos quando foram dispensados o Luís Alberto e o Vinicius. A grande diferença que se nota da época passada para esta é o rendimento global da equipa que é inferior ao somatório das capacidades individuais de cada jogador, quando no passado era ao contrário, a equipa rendia (quase) sempre mais do que as capacidades individuais somadas. Veja-se o rendimento dos jogadores em geral. Alguém é capaz de identificar um jogador que tenha feito parte da época passada, que esta época esteja a render mais do que rendeu a época passada ? vejam-se os casos do Hélder Barbosa que na época passada fez parte das escolhas do selecionador nacional e que esta época mal joga, veja-se o Djamal, que parece que desamprendeu de jogar, veja-se o Salino, por muitos considerado o ano passado uma excelente adapatação a lateral direito, veja-se o Hugo Viana, o Ruben Amorim, o Custódio, o Alan. Há um efeito de tolhimento das capacidades indiduais, em vez de haver uma potenciação dessas capacidades.
Para mim o maior culpado não é o Peseiro (contratado para ser campeão), mas quem o contratou e mandou embora o Jardim e deixou sair o Ewerton, porque teria de investir no máximo 1,5 M. Veja-se o que poderíamos ganhar se passassemos a fase de grupos da Champions e o encaixe que poderíamos fazer numa futura venda do jogador...
BRAGA SEMPRE MAIS!