News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SCBRAGA B 0 vs Belenenses 0 - Comentários - Punição: 3 PONTOS A MENOS

Started by A.COSTA, 21 de January de 2013, 21:57

Previous topic - Next topic

jaimeh

Quote from: Luís.Duarte.35 on 24 de January de 2013, 01:15
Quote from: enormeBRAGA on 24 de January de 2013, 00:54
Quote from: eduardo_manulo on 24 de January de 2013, 00:37
Quote from: enormeBRAGA on 24 de January de 2013, 00:27
Quote from: Ricardo on 24 de January de 2013, 00:06
Mas nos ate ja jogamos com a equipa toda antes das 72 horas. Quando o Rio Ave nao quis adiar o jogo depois de termos jogado na UEFA, no primeiro ano da taca da liga....

Pois andava eu à procura de isto...

Mas aí estamos a falar de competições diferentes. UEFA e liga. O Zé Luís jogou em 2 dias seguidos este ano, mas era champions e campeonato e nao houve problema. Agora aqui é inacreditável, toda a gente de fora sabe isto quanto mais os que são pago para saber...

Pois não tinha pensado nisso, mas é estúpido...
Mas o Ricardo enganou-se, não foi para a UEFA, foi para a Liga.

02/11/2008   D1   J7       Académica   1-1   SC Braga          Liga Sagres 08/09   E   
29/10/2008   TL   Grp. A   Rio Ave           1-0   SC Braga          Carlsberg Cup 08/09   D   
27/10/2008   D1   J6       SC Braga   5-0   Est. Amadora    Liga Sagres 08/09   V


A Liga nem deveria ter moral para penalizar o Braga quando precisamente nessa época permitiu que tal acontecesse!!! E segundo afirmações de outros membros deste fórum, este ano isso já aconteceu com outras equipas B e sem penalizações!
A culpa não deve morrer solteira mas mais do que tudo deve ser atribuída a uma estrutura e não a uma ou duas pessoas, até porque acho incrível como ninguém teve em conta tal regra!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

ric

amigos, regulamento é regulamento.
Ao aceitar entrar nesta prova , todos os clubes se sujeitam a ele.

Parece-me que perder na secretaria já era uma situação em desuso. Sobretudo quando o futebol é gerido por profissionais. Ainda aceitava se a responsabilidade fosse de um dirigente que durante o dia andava na sua empresa e fazia o "biscate" no clube á noite. Mas mesmo neste caso, não me lembro de situação identica.

falaram na equipa técnica mas eu acho que a existencia de uma estrutura para as questões administrativas deve alertar o técnico para isto. da mesma forma que o dep médico dá como indisponivel um atleta, o secretariado técnico tb o deve fazer no ambito das suas funções.

Na equipa A penso que o sceretario técnico é o pedro pereira, pessoa que considero competente e rigorosa. Na B, sinceramente não sei.

Não sou apologista de julgamentos na praça pública mas este erro, apesar de poder ser cometido porque errar é humano, é indesculpável.

Ridiculo num clube da envergadura do SCB e alvo de chacota de muitos adversários.

Sinto que o nosso presidente deve estar a arder....

Sérgio Gonçalves

É o que eu digo, não há qualquer planeamento nesta equipa B. É de um amadorismo inaceitável.
Sócio nº 2014

karon

Apesar da razão poder efetivamente assistir ao belenenses, mais uma vez vêm provar de que massa são feitos!

Apenas quero realçar o cansaço, como adepta desta Enorme Clube relativo ao comportamento inadmissível das claques de apoio ao SC Braga. Já chega, e o argumento de que eles também são maus, não cola. Alguém tem de parar, e seria bom que fossem os nossos a dar o exemplo. Qualquer dia, estão a chamar-nos "únicos" a nós, e não era, nem nunca foi essa a intenção.
Entristece-me ver o ódio com que os outros adeptos se referem a nós e ao clube. A fama de arruaceiros está a ser colada, não só pela inveja da nossa atual posição no futebol português, mas com as inimizades que teimamos em fazer à custa de comportamentos inaceitáveis como os do Braga B - belenenses.
Está na altura de dizer BASTA. Somos (muito) BONS, somos ENORMES, não precisamos de o demonstrar à porrada, só precisamos de o demonstrar dentro de campo, e ser respeitados a partir daí!
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

Imperial1921

Este clube (Belenenses) é mesmo um clube de secretarias. Sempre com eles  ;D o Secretário Técnico devia fazer parte do onze principal.

Quanto à existência de equipas B, sou completamente contra, mas isso são outras questões.

rpo.castro

Por isso os gajos não se esforçaram muito: sabiam que iam ganhar da forma que mais gostam.

Desde o caso Mateus que não gosto destes gajos, sentimento que vinha a desaparecer. Agora só tenho pena que não possam continuar ad eternun nos escalões secundários. Estes e o Paços que também já se manteve na secretaria.

Agora do Braga há que exigir responsabilidades, mais uma vez fica a ideia de puro amadorismo.

Do ponto de vista das 72 horas, é o tempo que os médicos definem como necessário para recuperar.
A liga registou nos seus documentos e não há nada a fazer: o Braga perderá o jogo porque está preto no branco. Se o caso de Guimarães b-braga b (ou vice versa) se passou o mesmo, mais uma vez amadorismo do Braga que não reclamou (mesmo que tivesse ganho).

Pena que isto só se aplique em certos jogos. O Paços jogou com o porto menos de 72 horas depois do jogo da taça e o sporting contra o benfica idem.

Alguma dúvida que "Todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros"? (George Orwell em "O Triunfo dos Porcos  http://www.slideshare.net/M.M.M/george-orwell-o-triunfo-dos-porcos-presentation).
Quem não sente não é filho de boa gente.

A.COSTA

Há muita gente a precipitar-se. Neste momento, lendo com rigor os regulamentos parece que existem sérias possibilidades de perda de 1 ponto na "secretaria". Porém não me parece linear que assim seja, pois o entendimento das "72 horas" pode ter a ver com um mínimo de "3 dias entre jogos" e não com o rigor as horas contadas ao minuto,  pois se assim for basta manipular o horário dos jogos para enfrquecer uma equipa.

O entendimento de quem vai julgar pode ser diferente do sentimento geral deste fórum, pois a nossa justiça é pródiga em interpretações. Sendo os jogos nos mesmos dias se os horários fossem ao contrário já estaria tudo na paz do senhor. Os dias decorridos seriam os mesmos ...

Vamos aguardar serenamente a decisão, pois a defesa terá um papel importante no caso. O Lei em Portugal não se lê sempre da mesma maneira, caso contrário os tribunais acabavam e não existia tanta disparidade em decisões relativas a casos análogos.

O que eu excrevi não iliba quem deveria estar atento a tudo isto, pois o clube, por intermédio de alguém "pôs-se a jeito" ...
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

rpo.castro

Quote from: A.COSTA on 24 de January de 2013, 13:06
Há muita gente a precipitar-se. Neste momento, lendo com rigor os regulamentos parece que existem sérias possibilidades de perda de 1 ponto na "secretaria". Porém não me parece linear que assim seja, pois o entendimento das "72 horas" pode ter a ver com um mínimo de "3 dias entre jogos" e não com o rigor as horas contadas ao minuto,  pois se assim for basta manipular o horário dos jogos para enfrquecer uma equipa.

O entendimento de quem vai julgar pode ser diferente do sentimento geral deste fórum, pois a nossa justiça é pródiga em interpretações. Sendo os jogos nos mesmos dias se os horários fossem ao contrário já estaria tudo na paz do senhor. Os dias decorridos seriam os mesmos ...

Vamos aguardar serenamente a decisão, pois a defesa terá um papel importante no caso. O Lei em Portugal não se lê sempre da mesma maneira, caso contrário os tribunais acabavam e não existia tanta disparidade em decisões relativas a casos análogos.

O que eu excrevi não iliba quem deveria estar atento a tudo isto, pois o clube, por intermédio de alguém "pôs-se a jeito" ...
Penso que está explícito que são 72 horas entre o final do jogo e início do seguinte. Assim sendo não há 2ª interpretação possível.

Vendo a noticia do record sobre a II liga, ontem foi o dia da pancadaria.
Já agora, mais uma vez as claques (quaisquer que sejam) a fazerem *****. E da grossa.
Quem não sente não é filho de boa gente.

A.COSTA

Quote from: rpo.castro on 24 de January de 2013, 13:15
Quote from: A.COSTA on 24 de January de 2013, 13:06
Há muita gente a precipitar-se. Neste momento, lendo com rigor os regulamentos parece que existem sérias possibilidades de perda de 1 ponto na "secretaria". Porém não me parece linear que assim seja, pois o entendimento das "72 horas" pode ter a ver com um mínimo de "3 dias entre jogos" e não com o rigor as horas contadas ao minuto,  pois se assim for basta manipular o horário dos jogos para enfrquecer uma equipa.

O entendimento de quem vai julgar pode ser diferente do sentimento geral deste fórum, pois a nossa justiça é pródiga em interpretações. Sendo os jogos nos mesmos dias se os horários fossem ao contrário já estaria tudo na paz do senhor. Os dias decorridos seriam os mesmos ...

Vamos aguardar serenamente a decisão, pois a defesa terá um papel importante no caso. O Lei em Portugal não se lê sempre da mesma maneira, caso contrário os tribunais acabavam e não existia tanta disparidade em decisões relativas a casos análogos.

O que eu excrevi não iliba quem deveria estar atento a tudo isto, pois o clube, por intermédio de alguém "pôs-se a jeito" ...
Penso que está explícito que são 72 horas entre o final do jogo e início do seguinte. Assim sendo não há 2ª interpretação possível.

Vendo a noticia do record sobre a II liga, ontem foi o dia da pancadaria.
Já agora, mais uma vez as claques (quaisquer que sejam) a fazerem *****. E da grossa.


Volto a sublinhar a ideia de que a nossa justiça é pródiga em "interpretações". Nem tudo é o que parece, mesmo que às vezes pareça demasiado claro.

O futuro dirá se tem algum fundamento o que eu escrevi. Mas claro que admito perfeitamentea punição, apesar de não dar como um dado adquirido. As alegações da defesa poderão ser muito importantes.

Ex. Até hoje toda a gente sabe que Hernâni nunca acusou doping e que quem acusou realmente foi Mozer que foi transferido á altura para o Marselha. Tudo foi feito para não prejudicar a transferência. Claro que ninguém conseguiu provar nada ...
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

eduardo_manulo

Apesar de tudo e mais alguma coisa, isto é uma falha imperdoável. Acredito que há muito boa gente no clube que hoje até tem medo de atender o telemóvel...

Mas quanto ao clube de secretaria, desde o inicio do jogo que sabiam que isto ia acontecer, por isso limitaram-se a correr atrás da bola para não parecer mal...
Quem não sente, não entende! SCB1921@

Fernando Marques

#130
Alguém pode publicar aqui o regulamento. Muito bem, não cumprimos o disposto no artigo 13º que um forista colocou aqui numa publicação passada. Mas ainda não vi em nenhum artigo a punição por essa má prática. Por isso, a minha questão é:

Está na lei que a punição seja perda de pontos? ou pode apenas ser uma punição monetária?

Acho que para já não devemos tirar conclusões precipitadas, pois ainda nem fomos punidos! E eu sei bem que a lei é pródiga em interpretações, não sendo eu advogado, leio Códigos e D.L todos os dias..

Aliás lendo o citado artigo, fala em jogos entre equipa A e B e não entre competições, logo, desse modo, deveríamos ter sido punidos após a utilização do Zé Luís num jogo da Champions! A defesa, certamente se prepará adequadamente. Nada na lei pode apenas ser visto de um prisma. Se assim fosse, o Isaltino Morais estava "enjaulado" à anos..     

rfg_mlk

Desculpem lá, lembrei-me agora de uma coisa... e isto não faz sentido nenhum.
Reparem:

O Belenenses jogou no domingo contra o Santa Clara às 15h00 (jogo a acabar por volta das 17h)
Ou seja, perfaz até ontem às 15 (hora do nosso jogo) um total de ... 70 horas

Logo, ou eu estou a perceber muito mal ou eles não têm como reclamar já que incorrem na mesma situação.
É uma opinião. E foram vários os jogadores usados irregularmente, como é natural.
O mesmo se passa com os próprios pasteis de belem na jornada anterior. Jogou dia 20 (15h) com o santa clara e para a taça no dia 17 com o arouca às 18:45, acabando o jogo pelas 20:45, o que perfaz 66 horas e 15 minutos.

LOL

Pedro A.

mas uma coisa é jogar para a mesma competição outra coisa é jogar em competições diferentes

rpo.castro

Quote from: refugio on 24 de January de 2013, 14:15
Desculpem lá, lembrei-me agora de uma coisa... e isto não faz sentido nenhum.
Reparem:

O Belenenses jogou no domingo contra o Santa Clara às 15h00 (jogo a acabar por volta das 17h)
Ou seja, perfaz até ontem às 15 (hora do nosso jogo) um total de ... 70 horas

Logo, ou eu estou a perceber muito mal ou eles não têm como reclamar já que incorrem na mesma situação.
É uma opinião. E foram vários os jogadores usados irregularmente, como é natural.
O mesmo se passa com os próprios pasteis de belem na jornada anterior. Jogou dia 20 (15h) com o santa clara e para a taça no dia 17 com o arouca às 18:45, acabando o jogo pelas 20:45, o que perfaz 66 horas e 15 minutos.

LOL
Só contam competições da liga e que involvam equipas B

O 13º artigo do Anexo V do Regulamento das Competições (página 113) da liga diz o seguinte:

""Artigo 13.º

1. Qualquer jogador apenas poderá ser utilizado pela equipa principal ou equipa "B", decorridas que sejam 72 horas após o final do jogo em que tenha representado qualquer uma das equipas, contadas entre o final do primeiro jogo e o início do segundo.

2. O disposto no número anterior, abrange igualmente os jogadores que tenham participado nas competições oficiais de Juniores.

3. Para efeitos do presente artigo, considera-se representação a utilização efectiva de um jogador em jogo de qualquer uma das equipas, quer enquanto titular, quer enquanto suplente.

4. A mera inscrição na ficha de jogo de um jogador que não tenha nele efectivamente participado, não impede a sua utilização em jogo da outra equipa, independentemente de não estar decorrido o intervalo de 72 horas referido no anterior número 1."

O Castigo vem referido no Regulamento Disciplinar.

No 78º Artigo do TÍTULO II, CAPITULO IV, Secção I, Subsecção I – Infracções disciplinares muito graves  (página 27).


"Artigo 78.º
Inclusão irregular de jogadores

1. O clube que, em jogo oficial, utilize jogadores mediante a sua inclusão na ficha técnica que não estejam em condições regulamentares de o representar será punido:
a. No caso de provas por pontos, com as sanções de derrota e de subtracção de pontos a fixar entre o mínimo de dois e o máximo de cinco pontos e, acessoriamente, com a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 25 UC e o máximo de 100 UC;
b. No caso de provas por eliminatórias, com a sanção de desclassificação e, acessoriamente, a sanção de multa de montante a fixar entre o mínimo de 25 UC e o máximo de 100 UC.

2. Consideram-se especialmente impedidos:
a. Os jogadores punidos com a sanção de suspensão ou suspensos preventivamente;
b. Os jogadores que não possuam licença, usem licença que lhes não pertença ou a tenham obtido sem preencherem os requisitos regulamentares."

Face a isto:
1) não há dúvidas que o Braga infrigiu o regulamento e por isso será punido, após queixa do Belenenses.

2) a moldura penal é que estará sujeita a deliberação do Conselho de Disciplina da Liga, esta sim passível de várias interpretações (no limite 2 casos iguais poderão ter sanções diferentes).

Já agoram ficam os links:
Regulamento das Competições: http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/%C3%89poca%202012-2013/Regulamento%20de%20Competi%C3%A7%C3%B5es%20-%20%C3%89poca%202012-2013.pdf
Regulamento Disciplinar: http://www.lpfp.pt/SiteCollectionDocuments/%C3%89poca%202012-2013/Regulamento%20Disciplinar%20-%20%C3%89poca%202012-2013.pdf

EDIT: Só para responder ao 1º ponto de refúgio, na marcação dos jogos, excepto os que envolvam jogadores da equipa B aplica-se o seguinte (página 9 regulamento competições):

Artigo 23.º
Calendário dos Jogos


7.  Na fixação do dia e hora dos jogos das competições oficiais, devem ser observadas as seguintes condições:
a. Salvo acordo escrito entre os clubes contendores, qualquer jogo oficial de competição nacional deverá respeitar um intervalo entre jogos de 72 horas, calculado entre o final do primeiro jogo e o início do segundo jogo da competição nacional;"

Pelo que se ambos clubes estiverem de acordo, poderão jogar mais cedo (penso que aí entra o regulamento da FPF/FIFA, que salvo erro aplica um período mínimo de 56 horas (estou a citar de cabeça))
Quem não sente não é filho de boa gente.

Fernando Marques

#134
Quote from: Pedro A. on 24 de January de 2013, 14:31
mas uma coisa é jogar para a mesma competição outra coisa é jogar em competições diferentes
O Belenenses Jogou com o S.Clara, o Braga e com o Arouca, com 70h ou menos de diferença, para a mesma competição. Está claro nas palavras do refugio. Se é verdade que o Belenenses não pode ser penalizado por isso, o Departamento jurídico do Braga aproveitará essa falha da própria liga em seu favor. *
*Art 23º, 7. Na fixação do dia e hora dos jogos das competições oficiais, devem ser observadas as seguintes condições:
a. Salvo acordo escrito entre os clubes contendores, qualquer jogo oficial de competição nacional deverá respeitar um intervalo entre jogos de 72 horas, calculado entre o final do primeiro jogo e o início do segundo jogo da competição nacional;




rpo.castro

Quote from: Fernando Marques on 24 de January de 2013, 14:37
Quote from: Pedro A. on 24 de January de 2013, 14:31
mas uma coisa é jogar para a mesma competição outra coisa é jogar em competições diferentes
O Belenenses Jogou com o S.Clara e com o Braga, com 70h de diferença, para a mesma competição. Está claro nas palavras do refugio. Se é verdade que o Belenenses não pode ser penalizado por isso, o Departamento jurídico do Braga aproveitará essa falha da própria liga em seu favor.

E como disse segundo o regulamento, independentemente da competição os jogadores não podem ser utilizados por A e B com menos de 72h de descanso, o que aconteceu com o Zé Luís. Não é liquido que iremos perder os pontos, como anda a dizer e a escrever,
Não há falha nos regulamentos->Ver post anterior.
Zé Luís?
Quem não sente não é filho de boa gente.

PAF

A nós acontece-nos de tudo!
Custa a perceber como em tanta gente, desde directores até treinadores passando pelo gajo dos equipamentos não haja uma única pessoa que se lembre que um jogador não pode jogar pelas 2 equipas!

É por exemplo um assunto que já foi discutido várias vezes por cá pelo pessoal que nem sequer se devia preocupar com isso! Eu se fosse ver o jogo a primeira coisa que ia achar estranho era ele estar a jogar, embora pudesse estar enganado!


Mas pior que isto de poder levar com uma derrota na secretaria, são as vergonhosas actuações de certos adeptos (???) deste clube!
Alguém tem que fazer alguma coisa para acabar com isto! Não é este o clube que eu e a totalidade dos sócios do Braga querem!
Animais destes têm que ficar fora do futebol! E o clube tem muita responsabilidade, e tem o dever e obrigação de a assumir!

rpo.castro

@ Fernando Marques:

É favor ler o texto todo.

As 72 horas são aplicadas somente a jogadores que joguem em equipas B.

Sublinhaste as 72 horas, mas esqueces-te de ler antes, "salvo acordo" em contrário. Se o Beleneneses e o Santa Clara acordarem 60 horas, podem fazer. Nesse caso 72 é indicativo não vinculativo.

Depois, aplica-se apenas às competições da LIGA (LPFP)
Não contam: taça, Supertaça, competições europeias, ou outros torneios.

Já agora:

FIFPro quer maior descanso entre os jogos
Pelo menos três dias, tal como já acontece em Portugal.

http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/futebol-internacional-fifpro-portugal-descanso/1348619-1490.html

Atenção que além da derrota, (perda do ponto conquistado) o regulamento disciplinar prevê a perda no mínimo de 2 pontos e no máximo de 5 (anteriormente era 3 a 6).

Na pena é que o Braga deverá argumentar. Prevê-se a perda no mínimo de 3 pontos, a não ser que seja reconhecido regime de excepção, que duvido, que perderíamos só o ponto do empate.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Fernando Marques

#138
Quote from: rpo.castro on 24 de January de 2013, 14:54
@ Fernando Marques:

É favor ler o texto todo.

As 72 horas são aplicadas somente a jogadores que joguem em equipas B.

Sublinhaste as 72 horas, mas esqueces-te de ler antes, "salvo acordo" em contrário. Se o Beleneneses e o Santa Clara acordarem 60 horas, podem fazer. Nesse caso 72 é indicativo não vinculativo.

Depois, aplica-se apenas às competições da LIGA (LPFP)
Não contam: taça, Supertaça, competições europeias, ou outros torneios.

Já agora:

FIFPro quer maior descanso entre os jogos
Pelo menos três dias, tal como já acontece em Portugal.

http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/futebol-internacional-fifpro-portugal-descanso/1348619-1490.html
Mas assinaram eles esse acordo? não sabemos. Como não sabemos se seremos penalizados. Só quero demonstrar que tudo isto é especulativo, nada é para já um dado adquirido  ;)

E na lei está escrito, "competições nacionais", em nada refere se são da Liga ou da FPF. Pelo menos no artigo 23º não. E se não está, a interpretação pode ser mais abrangente. Os advogados adoram interpretações abrangentes. 

rpo.castro

Quote from: Fernando Marques on 24 de January de 2013, 14:57
Quote from: rpo.castro on 24 de January de 2013, 14:54
@ Fernando Marques:

É favor ler o texto todo.

As 72 horas são aplicadas somente a jogadores que joguem em equipas B.

Sublinhaste as 72 horas, mas esqueces-te de ler antes, "salvo acordo" em contrário. Se o Beleneneses e o Santa Clara acordarem 60 horas, podem fazer. Nesse caso 72 é indicativo não vinculativo.

Depois, aplica-se apenas às competições da LIGA (LPFP)
Não contam: taça, Supertaça, competições europeias, ou outros torneios.

Já agora:

FIFPro quer maior descanso entre os jogos
Pelo menos três dias, tal como já acontece em Portugal.

http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/futebol-internacional-fifpro-portugal-descanso/1348619-1490.html
Mas assinaram eles esse acordo? não sabemos. Como não sabemos se seremos penalizados. Só quero demonstrar que tudo isto é especulativo, nada é para já um dado adquirido  ;)
Os jogos só são marcados após acordo dos clubes. Se não houver acordo dá entrada na Liga, que aplica os regulamentos. Logo houve jogo, não houve protesto, é óbvio que houve acordo (isto referindo-me ao jogo santa clara belenenses).

Para o Braga B não se aplica a regra do acordo. Mesmo que haja acordo, as 72 são obrigatórias, para o jogador, não para a equipa.

Aqui apenas houve amadorismo de alguém , que ao contrário de nós, adeptos/sócios/simpatizantes, têm a obrigação de conhecer o regulamento de cor e salteado.
Quem não sente não é filho de boa gente.