News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Final da Taça de Portugal de Andebol: 1992/93 - SC BRAGA vs ABC

Started by comandantX, 30 de December de 2012, 23:01

Previous topic - Next topic

Romanus Invictus

Bracara Avgvsta

comandantX

Quote from: rpo.castro on 03 de January de 2013, 12:23
Quote from: Braguista_Ferreiros on 31 de December de 2012, 17:08
O andebol do Braga acabou à quanto tempo ? Já tivemos hóquei ? Basquetebol sem ser agora?

Fomos campeões em algum destes desportos ?

Obrigado desde já.
Também tivemos Futebol Feminino:

-Campeões 1ª Divisão AF Braga em 1985/86 e 1986/87;

Fonte: MACHADO, Paulo; AFB 90 Anos de História e Histórias (lançado recentemente).

http://bragasemanario.wix.com/bragasemanario#!__gmachado01
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Andebolista

Está um trabalho fantástico. Como praticante da modalidade e um apreciador profundo da mesma, não fazia ideia de uma final entre os dois clubes da cidade! Deve ter sido lindo! Sou "novo" para saber alguma coisa da história do Andebol em Braga nos anos 90, e tudo o que sei foram-me dizendo e fui pesquisando! Penso que não faz muito sentido (com pena minha) o Braga "renascer" para o andebol. Como já alguém disse aqui no tópico, mais vale ter uma equipa boa do que duas medianas, e também a nível financeiro, principalmente para a câmara, ia ser difícil suportar. Aproveito para salientar que o ABC está a fazer uma excelente época com os recursos que tem. A cidade devia aderir mais!
Ousem voar... façam-nos acreditar!

Noddy

Faz todo o sentido o SC Braga ter uma equipa de andebol e não é por ter lá jogado é pq os adeptos do SC Braga (na sua maioria) não se identificam com o ABC e a prova disso é que o ABC tem tido assistencias muito baixas.

E não se identificam com o ABC por são dois clubes com identidades e com misticas diferentes. O SC Braga sempre foi um clube do povo enquanto o ABC sempre foi encarado como um clube de elites bracarenses.

Porque faz sentido o SC Braga ter hoje a modalidade de andebol? Porque o SC Braga sendo um clube do povo bracaro deve ser um clube ecletico. Porque nessa modalidade os 3 grandes (com que ombreamos no desporto rei) são actualmente tb as 3 maiores potencias. Porque o SC Braga sempre formou grandes jogadores de andebol.

Lembro aqueles que defendem apenas e so um clube na cidade que os tempos aureos do ABC aconteceram quando existiam duas equipas na cidade (lembro me da equipa que disputar a final da Taça dos Campeos contra o Santander). Existirem duas equipas não promove divisão promove competitividade significa que mais miudos vao estar a jogar significa que vamos ter mais e melhores valores no futuro.

rpo.castro

Quote from: Noddy on 04 de January de 2013, 13:30
Faz todo o sentido o SC Braga ter uma equipa de andebol e não é por ter lá jogado é pq os adeptos do SC Braga (na sua maioria) não se identificam com o ABC e a prova disso é que o ABC tem tido assistencias muito baixas.

E não se identificam com o ABC por são dois clubes com identidades e com misticas diferentes. O SC Braga sempre foi um clube do povo enquanto o ABC sempre foi encarado como um clube de elites bracarenses.

Porque faz sentido o SC Braga ter hoje a modalidade de andebol? Porque o SC Braga sendo um clube do povo bracaro deve ser um clube ecletico. Porque nessa modalidade os 3 grandes (com que ombreamos no desporto rei) são actualmente tb as 3 maiores potencias. Porque o SC Braga sempre formou grandes jogadores de andebol.

Lembro aqueles que defendem apenas e so um clube na cidade que os tempos aureos do ABC aconteceram quando existiam duas equipas na cidade (lembro me da equipa que disputar a final da Taça dos Campeos contra o Santander). Existirem duas equipas não promove divisão promove competitividade significa que mais miudos vao estar a jogar significa que vamos ter mais e melhores valores no futuro.
Não concordo com a tua opinião e passo a explicar:
-O ABC tem tido assistencias baixas este ano, porque têm vindo a diminuir  devido as razões financeiras e desportivas (o ABC já não luta pelo título). O Braga por vezes tem assistencias fracas. Significa que a cidade não está connosco e o ABC devia criar uma equipa de futebol?

Uma coisa era continuar com uma modalidade. Agora depois de extinta perdeu o seu espaço. Além disso o nº de praticantes de andebol diminui de ano para ano. O Braga ao criar uma equipa iria desviar fundos, jogadores e massa adepta ao ABC: 2 equipas medianas em vez de uma boa (se se tivessem mantido sempre 2 equipas seria diferente).

Se o Braga é tão eclético, porque é que ninguem vai ver os jogos/provas das outras modalidades: voleibol, natação, atletismo, basquetebol, boccia ou mesmo futsal (só tem espectadores em jogos importantes).

Lá por os 3 grandes terem, não os devemos imitar. Não tenho complexo de inferioridade. Quer dizer que deveriamos ter também Hoquei, Voleibol masculino, raguebi, ciclismo, tiro ao prato,  e por aí adiante só porque eles também têm?

Somos um clube que tem as suas limitações, em crescimento numa altura de muitas dificuldades. Cada passo tem de ser muito bem pensado de forma a não hipotecar o futuro.

Já agora aproveito para relembrar que os sócios do SC Braga têm desconto nos jogos do ABC (apesar do contrário não ser válido) e os estudantes UM têm entrada gratuita ou preço simbólico.
Quem não sente não é filho de boa gente.

gurka

É assim, eu fiz parte dessa equipa que foi à final da Taça, na altura estavamos a construir uma equipa para ombrear com os melhores, fomos à "UEFA", eliminados pelo Marselha que na altura era uma das melhores equipas do mundo, onde jogava o Richarson o melhor jogador do mundo. Naquela altura fazia todo o sentido dar continuidade ao projeto que se tinha iniciado anos antes, tinhamos uma na formação uma optima estrutura técnica. Faltavam dirigentes e presidentes a altura. Reiniciar agora um projeto de andebol para o Braga penso que é descabido, sabendo das dificuldades monetárias que o ABC tem e com a conjuntura nacional que existe. Por muita pena minha. É uma das decisões do Mesquita quer me ficou atravessada.... Ainda hoje há quem não vá ver jogos do Braga e não seja sócio devido a essa decisão.
Gurka
Viva o Braga

rvx

Quote from: rpo.castro on 05 de January de 2013, 10:09
Quote from: Noddy on 04 de January de 2013, 13:30
Faz todo o sentido o SC Braga ter uma equipa de andebol e não é por ter lá jogado é pq os adeptos do SC Braga (na sua maioria) não se identificam com o ABC e a prova disso é que o ABC tem tido assistencias muito baixas.

E não se identificam com o ABC por são dois clubes com identidades e com misticas diferentes. O SC Braga sempre foi um clube do povo enquanto o ABC sempre foi encarado como um clube de elites bracarenses.

Porque faz sentido o SC Braga ter hoje a modalidade de andebol? Porque o SC Braga sendo um clube do povo bracaro deve ser um clube ecletico. Porque nessa modalidade os 3 grandes (com que ombreamos no desporto rei) são actualmente tb as 3 maiores potencias. Porque o SC Braga sempre formou grandes jogadores de andebol.

Lembro aqueles que defendem apenas e so um clube na cidade que os tempos aureos do ABC aconteceram quando existiam duas equipas na cidade (lembro me da equipa que disputar a final da Taça dos Campeos contra o Santander). Existirem duas equipas não promove divisão promove competitividade significa que mais miudos vao estar a jogar significa que vamos ter mais e melhores valores no futuro.
Não concordo com a tua opinião e passo a explicar:
-O ABC tem tido assistencias baixas este ano, porque têm vindo a diminuir  devido as razões financeiras e desportivas (o ABC já não luta pelo título). O Braga por vezes tem assistencias fracas. Significa que a cidade não está connosco e o ABC devia criar uma equipa de futebol?

Uma coisa era continuar com uma modalidade. Agora depois de extinta perdeu o seu espaço. Além disso o nº de praticantes de andebol diminui de ano para ano. O Braga ao criar uma equipa iria desviar fundos, jogadores e massa adepta ao ABC: 2 equipas medianas em vez de uma boa (se se tivessem mantido sempre 2 equipas seria diferente).

Se o Braga é tão eclético, porque é que ninguem vai ver os jogos/provas das outras modalidades: voleibol, natação, atletismo, basquetebol, boccia ou mesmo futsal (só tem espectadores em jogos importantes).

Lá por os 3 grandes terem, não os devemos imitar. Não tenho complexo de inferioridade. Quer dizer que deveriamos ter também Hoquei, Voleibol masculino, raguebi, ciclismo, tiro ao prato,  e por aí adiante só porque eles também têm?

Somos um clube que tem as suas limitações, em crescimento numa altura de muitas dificuldades. Cada passo tem de ser muito bem pensado de forma a não hipotecar o futuro.

Já agora aproveito para relembrar que os sócios do SC Braga têm desconto nos jogos do ABC (apesar do contrário não ser válido) e os estudantes UM têm entrada gratuita ou preço simbólico.

Concordo. Já vi jogos do ABC com boas assistências, em que muitos dos adeptos eram sócios do Braga, simplesmente porque o ABC estava a lutar por algo que animava os adeptos, nomeadamente, o campeonato e a taça EHF. Isto, já para não falar naquelas super-equipas dos anos 90. O problema é mais cultural. Valoriza-se quase exclusivamente o futebol, e mesmo aí as taxas de adesão são baixas, já para não dizer que se focam apenas em três clubes. Tem de haver uma mudança radical na mentalidade, que passa por educar os miúdos a praticar e gostar de diferentes modalidades. Em vez disso, pensa-se que toda a gente nasce um futebolista em potencial.

rpo.castro

Quote from: RVX1921 on 05 de January de 2013, 11:13
Concordo. Já vi jogos do ABC com boas assistências, em que muitos dos adeptos eram sócios do Braga, simplesmente porque o ABC estava a lutar por algo que animava os adeptos, nomeadamente, o campeonato e a taça EHF. Isto, já para não falar naquelas super-equipas dos anos 90. O problema é mais cultural. Valoriza-se quase exclusivamente o futebol, e mesmo aí as taxas de adesão são baixas, já para não dizer que se focam apenas em três clubes. Tem de haver uma mudança radical na mentalidade, que passa por educar os miúdos a praticar e gostar de diferentes modalidades. Em vez disso, pensa-se que toda a gente nasce um futebolista em potencial.
Ainda no outro dia num debate na Bola Tv falavam do jogador português e porque temos tantos estrangeiros. Antigamente todos os miudos passavam o tempo livre a jogar à bola. Agora passam na playstation. Como diziam um dos comentadores, não é na academia que se vai suprimir anos de ausência da prática de desporto, até porque é de pequenino que se torce o pepino.

Para mim a solução está no desporto escolar. Aumentar a carga horária e proporcionar que os alunos possam praticar uma modalidade de forma mais "intensiva" promovendo parceria com os clubes. Por exemplo escola X,y,z andebol com ABC, etc (temo hoquei, voleibol, basquete).
E mais do que futuros desportistas estariamos a combater a obesidade infantil e o estilo de vida sedentário.

Já agora, eu que não nasci em Braga, nunca morei em Braga, sou sócio e adepto do SCB e do HCB, e adepto do ABC, porque é que há braguistas bracarenses com dificuldades em apoiar o ABC?
Quem não sente não é filho de boa gente.

gurka

Quote from: rpo.castro on 05 de January de 2013, 11:38
Quote from: RVX1921 on 05 de January de 2013, 11:13
Concordo. Já vi jogos do ABC com boas assistências, em que muitos dos adeptos eram sócios do Braga, simplesmente porque o ABC estava a lutar por algo que animava os adeptos, nomeadamente, o campeonato e a taça EHF. Isto, já para não falar naquelas super-equipas dos anos 90. O problema é mais cultural. Valoriza-se quase exclusivamente o futebol, e mesmo aí as taxas de adesão são baixas, já para não dizer que se focam apenas em três clubes. Tem de haver uma mudança radical na mentalidade, que passa por educar os miúdos a praticar e gostar de diferentes modalidades. Em vez disso, pensa-se que toda a gente nasce um futebolista em potencial.
Ainda no outro dia num debate na Bola Tv falavam do jogador português e porque temos tantos estrangeiros. Antigamente todos os miudos passavam o tempo livre a jogar à bola. Agora passam na playstation. Como diziam um dos comentadores, não é na academia que se vai suprimir anos de ausência da prática de desporto, até porque é de pequenino que se torce o pepino.

Para mim a solução está no desporto escolar. Aumentar a carga horária e proporcionar que os alunos possam praticar uma modalidade de forma mais "intensiva" promovendo parceria com os clubes. Por exemplo escola X,y,z andebol com ABC, etc (temo hoquei, voleibol, basquete).
E mais do que futuros desportistas estariamos a combater a obesidade infantil e o estilo de vida sedentário.

Já agora, eu que não nasci em Braga, nunca morei em Braga, sou sócio e adepto do SCB e do HCB, e adepto do ABC, porque é que há braguistas bracarenses com dificuldades em apoiar o ABC?

O grande problema é que o nosso governo está a acabar com o desporto escolar, reduzindo a carga horária e com as compensações para os professores responsáveis, pensam em reduzir a carga horária de educação física e até fazer com que esta não conte para média final. depois dizem que o nosso país é um país com muitos doentes e que o S.N. saude é sobrecarregado. Os nossos atletas olímpicos vieram quase na totalidade do desporto escolar. Lá se vai a nossa cultura desportiva. É o país que temos.....
Gurka
Viva o Braga

rpo.castro

Quote from: rpo.castro on 02 de January de 2013, 22:21
No link anexo  http://ul.to/qtwbgnco podem fazer download do arquivo.rar contendo noticias do trajecto de ABC e SC Braga desde os Oitavos de Final até à Final.
Verifiquei que o link continua ok.
Como alternativa podem fazer o download em http://www.putlocker.com/file/65A8102FEAC23ED0

Não possui captcha e é extremamente rápido.
Têm apenas de selecionar "Continue as free user" e depois na seta que diz "click to download"
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Quote from: gurka on 05 de January de 2013, 11:54
O grande problema é que o nosso governo está a acabar com o desporto escolar, reduzindo a carga horária e com as compensações para os professores responsáveis, pensam em reduzir a carga horária de educação física e até fazer com que esta não conte para média final. depois dizem que o nosso país é um país com muitos doentes e que o S.N. saude é sobrecarregado. Os nossos atletas olímpicos vieram quase na totalidade do desporto escolar. Lá se vai a nossa cultura desportiva. É o país que temos.....
Gurka
Viva o Braga
Só com o desporto escolar? Mas isso são contas de outro rosário....

Mas para promover estes protocolos as escolas não têm obrigatoriamente de estar dependentes do governo. Fornecem os espaços, os Clubes os técnicos. Depois só é preciso que os pais e alunos adiram à iniciativa.
Quem não sente não é filho de boa gente.

comandantX

Quote from: jaimeh on 03 de January de 2013, 01:26
Também a título de curiosidade, na época seguinte (93/94) O ABC, chega à final da EHF Champions League, a primeira e única vez que estive em Santander!
No mesmo fim de semana desse jogo, morre Ayrton Senna no GP de Imola.

Jaimeh,

tens fotos de Santander? Também tive a felicidade de viver ao vivo esse grande momento desportivo de Braga!

Obrigado.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

comandantX

Bem, eu assumo, sou bi-clubista, ou melhor multi-clubista! Quero que as equipas do Concelho de Braga ganhem todas as provas que disputam!!

E portanto, como já tive oportunidade de escrever a um forista, a final da taça de 1993 é um marco histórico! A 2ª modalidade desportiva do país (naquela altura seguramente, hoje já é mais discutível) teve como representantes os emblemas mais representativos do concelho, tendo eliminado as duas equipas representativas do poder central de Lisboa além do Porto ter ficado também pelo caminho. Que COISA MAIS LINDA!!!  ;D

Uma vez que o meu pai geria o bar do ABC nos anos 80, tive a sorte de assistir em cima do balcão às conquistas dos dois primeiros campeonatos com o Sá Leite a estourar pelas costuras contra metralhas, Setúbal, Belem, Clube Tap, etc, etc. Seguiu-se uma década de 90 inesquecivel com mais campeonatos e taças e a MITICA Final da Liga dos Campeões!

Ou seja, era um corridinho à ponte para ver os jogos do Braguinha antecedido ou seguido dos jogos do ABC. Recordo também os esforços a pedido da secretaria do ABC para distribuir bilhetes pelas escolas e t-shirts, além de reunir pessoal nas Enguardas e Palhotas no que me diz respeito. A conquista do campeonato em 1995 frente aos pasteis com a bancada a abarrotar (ou triunfo sobre a Alemanha em 1996) é mais uma prova da fusão dos apoiantes do SCB e ABC.

Voltando à final de 1993, em Tondela, foi lindo de ver Braga a lotar um pavilhão se bem que era o ABC que tinha de longe mais adeptos por já dominar a modalidade. Porém, com 13 anos, sabia que era bem mais importante o SCB ganhar a taça pois o ABC já coleccionava alguns títulos e era importante para manter a secção activa. Festejei os golos todos! Mas queria mais 1 para o SCB. Por isso lá erguia mais alto a bandeira a cada golo, talvez a única naquela pavilhão no meio das amarelinhas. Depois de dois emocionantes prolongamentos, se não me engano, o ABC levou a melhor. Como naquele tempo era fácil descer aos balneários, recordo-me da choradeira dos jogadores do SCB e o Marinov presenteou-me com a sua camisola por se recordar de mim na bancada como um dos poucos com o adereço vermelho e branco.

Hoje, admito que as duas facções que se debatem pela existência ou não do andebol do SCB têm as suas razões fundamentadas. Com cada vez menos massa empresarial, os recursos seriam ainda menos a dividir por duas equipas. Mas também poderá ser verdade que com duas equipas de Braga na I Divisão, seriam menos as probabilidades de os metralhas sairem reforçados com os produtos das excelentes formações do ABC e SCB.

Resta recordar a data da final que este ano tem número redondo e NUNCA, NUNCA a deixar cair no esquecimento.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

rpo.castro



Para quem tem tido dificuldades em descarrgar o ficheiro, coloco aqui as imagens referentes aos jogos da Taça:

Oitavos:


Quartos:


Antevisão Final-Four:


Reportagem Final:


Equipa SC Braga:


PS: O Fafe venceu a taça FPA nesse dia frente ao Boavista.
Quem não sente não é filho de boa gente.

gurka

RPO.castro, de que jornal tiraste a última foto, é que estou nessa foto e não a tenho.
Abraço
Gurka
Viva o Braga

rpo.castro

Quote from: gurka on 08 de January de 2013, 11:14
RPO.castro, de que jornal tiraste a última foto, é que estou nessa foto e não a tenho.
Abraço
Gurka
Viva o Braga
Todas os recortes são do Jornal Diário do Minho, onde me desloquei para pesquisar os seus arquivos.

As notícias da Final foram publicada no Diário do Minho de 28 de Junho de 1993 (um erro de principiante foi não ter anotado a edição de cada noticia).

Se calhar é melhor deslocares te até lá, munido com uma máquina fotográfica decente. Já agora qual és tu?

EDIT: não tens mais imagens que possas partilhar com o fórum?
Quem não sente não é filho de boa gente.

gurka

Já não tenho nada dessa altura, eu sou o 1º da esquerda ehehehe
Bons tempos. Vou ver se arranjo essa foto, obrigado
Gurka
Viva o Braga

Bracaraugustano

Que saudades desses tempos. Não faltava a um jogo no Sá Leite e, geralmente, logo a seguir, no 1º de Maio. Só quem viveu aqueles momentos é que sabe que um Sá Leite cheio era de arrepiar.

Andebolista

Quote from: rpo.castro on 05 de January de 2013, 11:38
Quote from: RVX1921 on 05 de January de 2013, 11:13
Concordo. Já vi jogos do ABC com boas assistências, em que muitos dos adeptos eram sócios do Braga, simplesmente porque o ABC estava a lutar por algo que animava os adeptos, nomeadamente, o campeonato e a taça EHF. Isto, já para não falar naquelas super-equipas dos anos 90. O problema é mais cultural. Valoriza-se quase exclusivamente o futebol, e mesmo aí as taxas de adesão são baixas, já para não dizer que se focam apenas em três clubes. Tem de haver uma mudança radical na mentalidade, que passa por educar os miúdos a praticar e gostar de diferentes modalidades. Em vez disso, pensa-se que toda a gente nasce um futebolista em potencial.
Ainda no outro dia num debate na Bola Tv falavam do jogador português e porque temos tantos estrangeiros. Antigamente todos os miudos passavam o tempo livre a jogar à bola. Agora passam na playstation. Como diziam um dos comentadores, não é na academia que se vai suprimir anos de ausência da prática de desporto, até porque é de pequenino que se torce o pepino.

Para mim a solução está no desporto escolar. Aumentar a carga horária e proporcionar que os alunos possam praticar uma modalidade de forma mais "intensiva" promovendo parceria com os clubes. Por exemplo escola X,y,z andebol com ABC, etc (temo hoquei, voleibol, basquete).
E mais do que futuros desportistas estariamos a combater a obesidade infantil e o estilo de vida sedentário.

Já agora, eu que não nasci em Braga, nunca morei em Braga, sou sócio e adepto do SCB e do HCB, e adepto do ABC, porque é que há braguistas bracarenses com dificuldades em apoiar o ABC?


As escolas Dona Maria e Carlos Amarante têm protocolo com o ABC. As outras escolas deviam seguir o exemplo com outras modalidades.
Ousem voar... façam-nos acreditar!

maffonseca

Quote from: Andebolista on 08 de January de 2013, 22:42
Quote from: rpo.castro on 05 de January de 2013, 11:38
Quote from: RVX1921 on 05 de January de 2013, 11:13
Concordo. Já vi jogos do ABC com boas assistências, em que muitos dos adeptos eram sócios do Braga, simplesmente porque o ABC estava a lutar por algo que animava os adeptos, nomeadamente, o campeonato e a taça EHF. Isto, já para não falar naquelas super-equipas dos anos 90. O problema é mais cultural. Valoriza-se quase exclusivamente o futebol, e mesmo aí as taxas de adesão são baixas, já para não dizer que se focam apenas em três clubes. Tem de haver uma mudança radical na mentalidade, que passa por educar os miúdos a praticar e gostar de diferentes modalidades. Em vez disso, pensa-se que toda a gente nasce um futebolista em potencial.
Ainda no outro dia num debate na Bola Tv falavam do jogador português e porque temos tantos estrangeiros. Antigamente todos os miudos passavam o tempo livre a jogar à bola. Agora passam na playstation. Como diziam um dos comentadores, não é na academia que se vai suprimir anos de ausência da prática de desporto, até porque é de pequenino que se torce o pepino.

Para mim a solução está no desporto escolar. Aumentar a carga horária e proporcionar que os alunos possam praticar uma modalidade de forma mais "intensiva" promovendo parceria com os clubes. Por exemplo escola X,y,z andebol com ABC, etc (temo hoquei, voleibol, basquete).
E mais do que futuros desportistas estariamos a combater a obesidade infantil e o estilo de vida sedentário.

Já agora, eu que não nasci em Braga, nunca morei em Braga, sou sócio e adepto do SCB e do HCB, e adepto do ABC, porque é que há braguistas bracarenses com dificuldades em apoiar o ABC?


As escolas Dona Maria e Carlos Amarante têm protocolo com o ABC. As outras escolas deviam seguir o exemplo com outras modalidades.
no caso do alberto sampaio é um bocado complicado, porque, pelo menos ate altura que la andei, eles apostavam e muito na ginastica e era unica modilidade que havia competições a nivel regional e mesmo a nivel nacional, tendo alguns titulos
mas acho que sim as escolas deviam, dentro dos possiveis porque tambem nao fica barato, apoiarem o desporto e as diversas modalidades que existem

ja agora muitas das jogadores de voleibol da escola eb 2 e 3 de Lamaçães vão parar ao Braga, pelo menos era assim e a professora que estava a frente da equipa era a mesma que no Braga e penso que a tradição mantem