News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Final da Taça de Portugal de Andebol: 1992/93 - SC BRAGA vs ABC

Started by comandantX, 30 de December de 2012, 23:01

Previous topic - Next topic

comandantX

Braguistas, alguém tem fotos e vídeos que possa partilhar deste evento desportivo único na história do Desporto Bracarense? Faz em breve 20 anos...
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Barros

se estou bem a par das coisas, aqui só interessa o futebol, infelizmente :)

Kriticus

Um momento histórico, sem dúvida! E uma bela iniciativa, adorava ver imagens desse jogo.

Romanus Invictus

Pouco ou nada se sabe das conquistas nacionais do clube em modalidades infelizmente. Quem souber pode dizer aqui ?

Por favor.
Bracara Avgvsta

Kriticus

Quote from: Braguista_Ferreiros on 31 de December de 2012, 00:44
Pouco ou nada se sabe das conquistas nacionais do clube em modalidades infelizmente. Quem souber pode dizer aqui ?

Por favor.

Foi o ABC que ganhou esta Taça de Portugal ;)

Carvalhux

Um pouco off topic, numa pesquisa básica sobre o andebol no nosso clube vi que fomos campeões nacionais de juvenis na época 1995/1996.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Portugu%C3%AAs_de_Andebol_Masculino

rpo.castro

O Correio do Minho  e Diário do Minho deverão ter acompanhado de certeza esse jogo e os dias anteriores.

No site não dá para consultar uma edição tão antiga, mas na Biblioteca de Braga (ou na BLCS-junto aos bombeiros da Sé, ou da UM - o mais indicado deverá ser o polo que fica quse em frente à Sé na Rua S. João do Souto ou o outro pólo junto da Igreja dos congregados. Acho que a de Gualtar só tem livros académicos) devem estar guardadas todas as edições.

É só uma questão de voltarmos aos velhos tempos de pesquisa na bibilioteca. Se alguém puder se deslocar lá, todos ficariam gratos (na BLCS penso que basta levar um comprovativo de morada em Braga, tipo factura da água, do tlm ou outra coisa).

Como nunca me responderam a e-mails anteriores, acho escusado mandar um e-mail para o Correio do Minho. No entanto enviei para o Diário do Minho.
Quem não sente não é filho de boa gente.

joaomf

Se bem me lembro, esse jogo teve prolongamento.
Ganhou o ABC, mas o SCB deu grande réplica.
Tenho ideia que no SCB, jogavam Figueiredo (g.r.), Bolotski e Marinov.

Romanus Invictus

O andebol do Braga acabou à quanto tempo ? Já tivemos hóquei ? Basquetebol sem ser agora?

Fomos campeões em algum destes desportos ?

Obrigado desde já.
Bracara Avgvsta

joaomf

Nas "amadoras" fomos campeões em atletismo e em natação, no sector feminino:

ATLETISMO:
7 vezes campeão europeu de corta-mato feminino (1987 a 1993)
6 vezes campeão europeu em estrada feminino (1986, 1987, 1990 a 1993)
11 vezes campeão nacional em corta-mato feminino (1983 a 1989, 1991, 1992, 1999 e 2001)
4 vezes campeão nacional de estrada feminino (1989, 1991, 1997 a 2000)

NATAÇÃO
4 títulos nacionais absolutos femininos em 1992/93, 1995/96, 1996/97 e 1998/99

Noddy

Quote from: Braguista_Ferreiros on 31 de December de 2012, 17:08
O andebol do Braga acabou à quanto tempo ? Já tivemos hóquei ? Basquetebol sem ser agora?

Fomos campeões em algum destes desportos ?

Obrigado desde já.

O andebol senior terminou na epoca 94/95 e manteve-se mais um ano nas camadas jovens. Em 95/96 o SC foi campeao em juvenis (numa equipa onde jogava o Bogas que agora esta no ABC e o Dario que esta no Benfica) e ficou em terceiro nos inciados tendo a equipa de juniores ficado em 6 salvo erro. Como prenda / prémio tivemos o fim da modalidade tendo a equipa transitado para uma outra entao criada (CAB - Clube Atletico de Braga) que entretanto também fechou.

:)

rpo.castro

Saí agora do Arquivo do Diário do Minho e tenho algumas notícias dessa época que colocarei aqui amanhã ou sexta.
Quem não sente não é filho de boa gente.

gurka

A equipa de Juniores ficou em 4º, disputando as fase final com ABC,Porto,Benfica e Sporting. Fomos à final da Taça e perdemos em prolongamento com um jogo muito inclinado para o lado do ABC. Depois a recompensa foi acabar com o andebol do Braga, pois estávamos a começar a fazer frente ao ABC. A frase do Mesquita foi clara EM BRAGA O ANDEBOL É PARA O ABC E O FUTEBOL É PARA O SC.BRAGA. Nem no livro da história do Braga fazemos parte....
Gurka
Viva o Braga

Noddy

Gurka o problema nao creio residir no facto de o SC Braga estar a fazer frente ao ABC. A verdade é que o SC Braga sempre teve melhor formação que o ABC entre 88 e 95. Basta ver os jogadores que de la sairam. E sairiam muitos mais se a equipa de seniores tivesse continuado lembro me de muitos e bons jogadores que depois ficaram sem clube ou entao ficaram no CAB onde depois não tinham clube para subir a seniores. Eu acho que o Braga deveria reiniciar esta modalidade uma vez que os 3 grandes a tem equipa na 1ª divisao e disputam entre si o campeonato. Um clube enorme é tanmbem um clube ecletico o ABC não substitui o SC Braga desde logo porque nao possuiu a sua mistica. Lembro me bem dos derbies Braga - Abc  e a forma como vivamos esses jogos. Eu pessoalmente nos 6 anos que joguei nunca perdi com o ABC. (

rpo.castro

Quote from: Noddy on 02 de January de 2013, 14:49
Gurka o problema nao creio residir no facto de o SC Braga estar a fazer frente ao ABC. A verdade é que o SC Braga sempre teve melhor formação que o ABC entre 88 e 95. Basta ver os jogadores que de la sairam. E sairiam muitos mais se a equipa de seniores tivesse continuado lembro me de muitos e bons jogadores que depois ficaram sem clube ou entao ficaram no CAB onde depois não tinham clube para subir a seniores. Eu acho que o Braga deveria reiniciar esta modalidade uma vez que os 3 grandes a tem equipa na 1ª divisao e disputam entre si o campeonato. Um clube enorme é tanmbem um clube ecletico o ABC não substitui o SC Braga desde logo porque nao possuiu a sua mistica. Lembro me bem dos derbies Braga - Abc  e a forma como vivamos esses jogos. Eu pessoalmente nos 6 anos que joguei nunca perdi com o ABC. (
Eu acho que o ABC substitui o Braga no Andebol, e a sua mística na modalidade é claramente superior à nossa. Estar a criar uma equipa era dividir ainda mais os parcos recursos. Ter 2 equipas medianas em vez de uma boa?
Quanto a ecletismo, era ter mantido o atletismo e apostar no Futsal feminino e futebol feminino (Mónica Jorge em entrevista à Bola Tv afirmou que com os apoios actuais, o orçamento anual de uma equipa de I divisão feminina é de 6-20 000 euros).
Quem não sente não é filho de boa gente.

Romanus Invictus

Apostar no ecletismo é apostar em modalidades como hóquei, andebol, basquetebol, atletismo. Mas é evidente que teríamos de ter equipas seniores e num projecto bem estruturado que as levasse às respectivas 1ªs divisões.
Bracara Avgvsta

rpo.castro

Quote from: Braguista_Ferreiros on 02 de January de 2013, 18:11
Apostar no ecletismo é apostar em modalidades como hóquei, andebol, basquetebol, atletismo. Mas é evidente que teríamos de ter equipas seniores e num projecto bem estruturado que as levasse às respectivas 1ªs divisões.
O ABC acabou com o hóquei para concentrar forças no Andebol.
Com uma equipa há 6 anos na I Divisão, duas final-four da taça CERS (=liga europa) com a final da 2ª perdida nos penaltis, duas final-four da taça de portugal (1 final) um 5º lugar conseguido com uma equipa muito jovem e com orçamento baixo e tem 50-100 pessoas a assistir. Com mais um clube iria mudar algo?

O ABC com o percurso que tem, tem tido assistencias baixas nos jogos extra grandes. Mais uma equipa?
No atletismo ninguem falou até extinção e mesmo assim o que se fez?

Faz sentido apostar em projectos viáveis, e que façam a diferença na cidade e região. Não é querer ser o cabeçudo cá do sitio e secar tudo em volta.
Quem não sente não é filho de boa gente.

rpo.castro

Entrar no arquivo é fazer uma autêntica viagem no tempo, que somos logo arrebatados por recordações que estavam já escondidas nos fundos da nossa memória, ou encontrar notícias que às luz dos tempos de hoje nos parecem anedóticas, ou passadas há bem mais de 20 anos.

E foi assim que entrei de lá com a missão de encontrar informações sobre a Final da Taça de Portugal de Andebol de 1992/93 entre o ABC e o SC Braga, mas acabei por recolher muita mais informação.  Não fosse o tempo e os meios limitados (não estava disponível a fotocopiadora naquele arquivo [o arquivo não está todo no mesmo local, existem vários consoante o ano] e munido apenas de uma máquina fotográfica compacta, e sem jeito nenhum para a prática da fotografia) muita mais informação haveria recolhido.

PS: usei a manhã no Tomo do 2º trimestre de 1993 (Abril a Junho) que era um calhamaço. Se tivesse de procurar no ano todo se calhar ainda lá estaria.

No link anexo  http://ul.to/qtwbgnco podem fazer download do arquivo.rar contendo noticias do trajecto de ABC e SC Braga desde os Oitavos de Final até à Final. De salientar que aos pés das equipas bracarenses tombaram Porto (quartos) Benfica e Sporting (meias). (qualquer problema com o link avisem. É 1ª que faço upload por aqui).

Inclui também alguns artigos que achei curiosos, e a reportagem da Rampa da Falperra de 1993.
Apesar de ter recolhido bastante material que fundamentam os pontos seguintes, dada resolução (ou falta dela) da minha máquina fotográfica, decidi não os incluir. Se os quiserem no entanto podem enviar MP.

A todos os interessados em re-descobrir a história do nosso clube e/ou cidade convido-os a sairem de casa e irem até a uma biblioteca ou arquivo. Darão o tempo por bem empregue.

Curiosidades Desportivas

Viviam-se tempos bem diferentes dos de agora com o Braga a assegurar na última jornada a manutenção na I Divisão.
Incluo nas pastas um artigo que compara as duas realidades no mesmo fim-de-semana:
-Ultima jornada, de consagração de tri-campeão do ABC (tinha conquistado 2 jornadas antes salvo erro).
-A 3 jornadas do fim, o SC Braga fazia contas (ganharia em casa ao Tirsense, derrota por 0-2 em Paranhos (SC Salgueiros) e a vitória final ao Famalicão).
-O Bilhete para o último jogo do ano (uma autêntica final) custava 400 escudos (200 para reformados) e podia ser comprado numa roulote junto ao Hotel Turismo.

Aqui ao lado, o Óquei Clube de Barcelos conquistava o Campeonato, Taça e Taça das Taças.


Curiosidades gerais

Re-descobri que 1993 foi um ano com muitos acontecimentos não só locais como internacionais.
-Estávamos em plena guerra nos Balcãs, prosseguia a guerra civil angolana assim como resquícios da 1ª Guerra do Golfo;
-Pela 1ª vez o TGV atravessava o Túnel da Mancha;
-Ayrton Senna fazia uma vez mais do GP do Mónaco o seu pátio de recreio;

No nosso rectângulo,:
-assistia-se a uma rápida passagem de Futre pelo Benfica (antes de ser vendido ao Marselha devido às dividas do benfica, pouco tempo antes de rebentar o escândalo de corrupção em Marselha que o obrigou a ir para a Reggiana);
-no Festival Eurovisão da Canção Anabela conseguia um 10º lugar com "A cidade (até ser dia)";
-Antevendo o Futuro, as quantias além de "contos" eram convertidas em "ECU's" (o antecessor do Euro mas com um nome bombástico).

Ficamos ainda a saber que cá pelo Burgo:
- A Tv Cabo chegava finalmente ao centro histórico;
- Já se podia assistir às emissões da TVI após inauguração do retransmissores do Marão e de Póvoa do Lanhoso;
-A Festa da Cerveja era cancelada (não é novidade de agora afinal)
-O Kártrodomo de Braga era construído;
-Inaugurava-se o Carrefour (com muitas manifestações contra e estudos após inauguração a atestar aumento da sinistralidade. Curiosamente já existia o Feira Nova. Não tinha era 50% de desconto).
-A Central de Touvedo (a jusante da Barragem do Lindoso) começava a produzir energia eléctrica;
-Braga geminava-se com a cidade de S. Nicolau (Cabo Verde),
-As mulheres não iam ao futebol pois estavam elas próprias a disputar o Dérbi Merelinense-Ferreirense ou a competir na Volta a Palma de Maiorca em Bicicleta (!)
Quem não sente não é filho de boa gente.

jaimeh

Também a título de curiosidade, na época seguinte (93/94) O ABC, chega à final da EHF Champions League, a primeira e única vez que estive em Santander!
No mesmo fim de semana desse jogo, morre Ayrton Senna no GP de Imola.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

rpo.castro

Quote from: Braguista_Ferreiros on 31 de December de 2012, 17:08
O andebol do Braga acabou à quanto tempo ? Já tivemos hóquei ? Basquetebol sem ser agora?

Fomos campeões em algum destes desportos ?

Obrigado desde já.
Também tivemos Futebol Feminino:

-Campeões 1ª Divisão AF Braga em 1985/86 e 1986/87;

Fonte: MACHADO, Paulo; AFB 90 Anos de História e Histórias (lançado recentemente).
Quem não sente não é filho de boa gente.