News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

BASTA! EXIGE-SE UMA ATITUDE DA SAD DO SC BRAGA

Started by zebraga1985, 01 de December de 2012, 12:13

Previous topic - Next topic

M.Araujo_Taipas

Amigos , que é que o Porto tem haver com a cegueira dos  árbitros , que é que o Porto tem haver com os membros das claques que armam confusões  (nós também cá os temos ), devemos é pugnar para a PSP nos trate como cidadãos  e não como animais irracionais. Quanto ao nosso presidente , adiantou alguma coisa  protestar no jogo com os gatinhos ? ,pelos visto não pois levamos no jogo a seguir com outro cego.

ps .

Naõ sou biclubista  sou o sócio 448 do meu eterno Braga

magico_scbraga

Quote from: M.Araujo_Taipas on 03 de December de 2012, 19:40
Amigos , que é que o Porto tem haver com a cegueira dos  árbitros , que é que o Porto tem haver com os membros das claques que armam confusões  (nós também cá os temos ), devemos é pugnar para a PSP nos trate como cidadãos  e não como animais irracionais. Quanto ao nosso presidente , adiantou alguma coisa  protestar no jogo com os gatinhos ? ,pelos visto não pois levamos no jogo a seguir com outro cego.

ps .

Naõ sou biclubista  sou o sócio 448 do meu eterno Braga

O Porto tem, e muito, que ver com a suposta cegueira dos árbitros, e digo "suposta" porque os árbitros não são cegos. Apenas vêem para o lado que mais lhes convém!

Quanto aos membros das claques, digo exactamente o mesmo : o FC Porto, através dos seus dirigentes, alimenta sobretudo a claque Super Dragões, que não raras vezes funciona como uma espécie de empresa de segurança do senhor Jorge Nuno Pinto da Costa.

Essa é que é a verdade!

Quanto à PSP, apenas digo o seguinte : não se atreve a tocar nos Super Dragões, bem como em qualquer outra claque; apenas descarrega nos cidadãos mais indefesos, que são uns anjos quando comparados com os elementos das claques!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

PAF

Quote from: jaimec on 03 de December de 2012, 18:09
Quote from: PAF on 03 de December de 2012, 11:09
Quote from: jaimec on 03 de December de 2012, 03:05
ó PAF ... se não ouviste, era melhor não fazeres as mesmas figuras tristes que o diretor de comunicação do nosso SCB. Vai tentar ouvir as declarações e depois diz qualquer coisa ... só te digo que estás a fazer aquilo que criticas, não vale a pena dizer mais nada.

Por acaso ouvi as declarações em directo... parece é que tu e muita gente não as ouviu!
Disse apenas e só que o adepto não foi vitima dos confrontos entre claques, isto e mais nada! Não falou em SD, em RB ou qualquer outra porcaria de claque!
Se com as suas afirmações pretendia proteger alguma claque como alguns insinuam, parece-me que protegeu tanto as do Porto como as do Braga...

Se disse algo diferente disto, prova-o!

Eu sei que a minha conversa (e de mais alguns não agrada a certas franjas de adepto e percebo porquê!...  as verdades só servem para os outros!)

Só por curiosidade o quê que eu estou a fazer que critico?

Se calhar só ouves o que te interessa ... ou tinhas interferências ...

ele disse textualmente que "o incidente não teve nada a ver com os superdragões".

É ridículo estares a negar uma cena que aconteceu . Não te parece improvável que tanta gente que ouviu e não gostou tivesse ouvido mal ?

E provar ? Tu é que estás a defender uma estupidez cegamente, devias ter a certeza antes de afirmares qq coisa. Prova-me tu que ele disse o que tu defendes ? Tá certo ...

Afinal quem tinha interferências?!!
Acho que foste tu o único que ouviu falar nos Superdragões...

Admito que tinha ficado com a ideia que ele tinha falado que não houve confrontos entre claques, embora o que ele disse é que não houve confronto com adeptos do Porto... ou seja ainda mais longe de fazer a ligação que muitos pretendiam.

Das primeiras coisas que afirmei foi que ele tinha apenas falado no assunto porque o boato que corria nas rádios e TVs é que um adepto morreu em confrontos e ele apenas desmentiu isso, dizendo que ele tinha sido atropelado e não vitima de confrontos. É verdade que houve confrontos e ele mentiu nessa parte! Mas naquela hora alguém sabe as informações que ele dispunha?

barinho

Suponho então que devamos beijar a mão ao orelhas também já que não nos queixamos da arbitragem lá,nem este ano nem na época passada.E já agora ao Ferguson por não nos termos queixado do penalti mal marcado sobre o Rooney.Já agora o orelhas deve andar na cama com o padrinho já que nos últimos dois anos lhes entregou dois títulos e uma meia final da taça no seu próprio estádio.

Por favor,parece que tudo que fazemos com o porto é esmiuçado até ao tutano a ver se encontram alguma coisa.De adeptos dos outros já espero tudo,agora ver isso de próprios adeptos do Braga.Não só cansa como já mete nojo.

rnmc

Quote from: barinho on 03 de December de 2012, 20:49
Suponho então que devamos beijar a mão ao orelhas também já que não nos queixamos da arbitragem lá,nem este ano nem na época passada.E já agora ao Ferguson por não nos termos queixado do penalti mal marcado sobre o Rooney.Já agora o orelhas deve andar na cama com o padrinho já que nos últimos dois anos lhes entregou dois títulos e uma meia final da taça no seu próprio estádio.

Por favor,parece que tudo que fazemos com o porto é esmiuçado até ao tutano a ver se encontram alguma coisa.De adeptos dos outros já espero tudo,agora ver isso de próprios adeptos do Braga.Não só cansa como já mete nojo.

Eu não peço que se fale sempre das arbitragens, mas há que haver uma certa coerência. Se falou com o Sporting à duas semanas devia ter mantido o discurso visto que nada mudou. Contra o Manchester é diferente, era um jogo da UEFA e também é verdade que foram mal marcados um ou dois "offsides" no nosso jogo fora.
Contra o Benfica acho que o Peseiro falou mas não tenho a certeza.

Maximinus

Na qualidade de sócio da Nascente e adepto do Braga, aconselho os simpatizantes do Braga com entrada no estádio pela zona da bilheteira, roulotes, bar do estádio, para acesso à bancada nascente tomarem as seguintes precauções contra os jogos em casa contra os três porquinhos (Porto, Benfica e Sporting):
- não se acompanharem de menores de idade;
- não levarem consigo qualquer distintivo que vos relacionem como adeptos do Braga;
- não reagirem às provocações dos adeptos visitantes contra o vosso bom nome como adeptos do clube que abraçaram e contra a cidade/região da qual fazem parte.

Esta é a dura realidade: ser adepto do Braga é estar sujeito no seu próprio estádio a ser agredido, assaltado, ofendido...

Há aqui foristas que têm a ingenuidade de pensarem que se não provocarem nem reagirem às provocações nada têm a temer. Podem ter razões para assim pensarem por nunca nada lhes ter acontecido mas a realidade de muitos outros que aqui não escrevem é outra.

Tenho as minhas razões que são feitas de experiências desde há muitos anos, no estádio 1º de Maio, na Pedreira e noutros estádios.

A insegurança dos adeptos do Braga no seu próprio estádio advém da quantidade incontrolável de núcleos de vândalos que proliferam por todo o país, afetos aos "3 porquinhos", e que também existem na nossa cidade e região, que fogem facilmente ao controlo policial. A isto junta-se a grande quantidade de outros pequenos grupos de "porquinhos" , de quatro/cinco no mínimo cada um, de  que se fazem chegar a nosso estádio em viaturas próprias. Estes grupos maiores e menores facilmente provocam qundo se sentem em zona de conforto. E são os pequenos grupos que assaltam pessoas ao abrigo de que estão a fazer justiça com adeptos do clube adversário. A maior parte destes assaltos resumem-se aos cascóis, que depois queimam dentro do estádio para se vangloriarem, e outras vezes roubam o dinheiro e telemóveis.

A nossa insegurança é consequência do crescimento do nosso clube, que muitas vezes "bate o pé" aos "3 porquinhos" e causa grande ódio contra o nosso Braga que, por vezes, até os fazem ir da nossa própria cidade a Lisboa ou ao Porto, uma vez por ano, para especialmente torcer por um dos 3 porquinhos de lá, contra nós.

A insegurança que nós sentimos no nosso estádio e os porquinhos na casa deles nunca sentem, prende-se com a mistura de adeptos ingovernáveis e que só estão unicamente para armar confusão em seu proveito.

No estádio do Benfica contra o Porto ou contra o Sporting (e vice versa) não há adeptos com cachecóis da equipa visitante a passear a seu belo prazer. Todos os adeptos visitantes deslocam-se em autocarros e são encaminhados e protegidos pela polícia. No nosso estádio, contra o Guimarães, não há problemas porque não há mistura de adeptos. Ninguém do Gimarães vem passear para Braga (e vice versa) de cachecol do Vitória a seu belo prazer. Os problemas maiores que os adeptos visitantes estão sujeitos nas situações descritas relacionam-se com apredejamentos e algumas bastonadas da polícia. Não há o perigo de se ser agredido até morte ou ser morto numa situação de fuga.

No nosso estádio posso descrever algumas situações a que já assisti:
- já vi adeptos do Braga, pessoas sem culpa alguma, onde se incluem idosos, mulheres, uma pessoa de muletas, a levarem bastonadas da polícia, porque estavam no local errado à hora errada, no interior d bancada nascente inferior, pois foram apanhados despevenidos à saída das casas de banho, devido a confusões de catraios dos "red" com claques adversárias separadas por uma rede metálica e um cordão policial. Estes polícias quando avançam já não estão lá os prevaricadores à sua espera, e geralmente leva bastonada quem eles encontram no caminho, sem discriminação. As pessoas ingenuamente dizem que nada têm a ver com a situação mas eles naquele momento sá estão lá para distribuirem bastonadas em quem puderem;

- vi no passado no final de um jogo contra os benfas, que nós ganhamos mesmo no final do jogo, na saída do estádio, ainda no interior do recinto, um grupo de meia dúzia de benfiquistas a avançarem sobre dois adeptos do Braga. Houve um miúdo do Braga que se meteu e ficou no chão a ser pontapeado na cabeça e soube depois que lhe fraturaram o maxilar. Outro miúdo que tinha ido em seu auxilio, como se viu em situação de inferioridade saiu a fugir com dois benfiquistas em pleno recinto cheio de adeptos do Braga. Naquele dia estava com dois sobrinhos menores de idade e no meio da confusão perdi um que deu a fugir cheio de medo. Compreendo a situação de quem está a passar não se querer meter numa confusão em que tem de levar com meia dúzia que só estão ali para aquilo. Muitos adeptos do Braga vêem sozinhos, ou só com outra pessoa, ou com filhos, ou têm medo, e compreendo que não se queiram meter no barulho que à partida não lhes diz respeito. Mas eu penso: e se os adeptos do Braga confiassem que se fossem lá para ajudar aquele miúdo que estava a ser brutalmente agredido teriam a colaboração de outros "guerreiros" para pôr termo áquela situação.  Tenho a certeza que se naquele momento estivesse a passar qualquer pequeno grupo dos "red boys" teriam coragem e disponibilidade para defender um dos nossos ou para acabarem com aquela barbaridade.

Pois é meus caros foristas, se um dia tiverem a ser agredidos ou assaltados (não digo insultados, porque há aqui pessoas que dizem que não ligam aos insultos) quem vos poderá socorrer será esses tão mal acarinhados, por alguns de vocês, "red boys". Sim, são eles que nos podem proteger no lado da bancada nascente. Não a polícia, nem a direção do nosso clube, nem os nossos compadres indiferenciados adeptos braguistas. São eles que em número, que é urgente que seja maior, nos poderão proteger. Acreditem, se  alguns animais visitantes não soubesse da existência dos "red" alguns de nós já tinhamos sido comido vivos.

- vi no ano passado antes do jogo contra os benfas, enquanto esperava por um amigo à beira da entrada para o recinto da pedreira uma situação caricata. Um pequeno grupo de miúdos dos "red boys" vinha a ser protegido pela polícia para entrar no estádio e eram os adeptos do benfica junto ao "bar do estádio" a atirarem tudo o que podiam e direção a eles o que obrigou a uma carga policial sobre alguns benfas mais afoitos. Não satisfeitos com o acontecido esses animais decidiram vingarem-se em todas as pessoas que passavam identificadas como braguistas, insultando e agredindo de forma indiscriminada. Os poucos que lhes ripostaram acabavam no chão a ser pontapeados até chegar a polícia. Com a chegada da polícia os agressores fugiam e quem se punha a pé depois de ser agredido ainda tinha direito à bastonada covarde da polícia, pois quando els chegam não querem saber, só querem bater, nos que ficam pelo caminho, os  fracos inocentes.

- vi no ano passado contra o Porto, um pai e um filho de sete anos, braguistas,  a serem insultados por um grupo de seis portistas. Estava com um meu amigo e como vimos que o adepto braguista estava prontto a responder, juntamo-nos a ele e ao seu filho e pedimos-lhe por não lhes responder. E ainda bem que ele não lhes deu troco, pois se eles atacassem eu e omeu amigo tinhamos a certeza que iriamos dar luta. Confesso que senti muito medo mas era a minha obrigação defender aquele pai e o filho. Eles insultaram-nos e gritavam alto em bom som impropérios contra os adeptos de braga, com a famosa cantilena de "*****". Tal como nós outros adeptos do Braga afastaram-se daqueles imbecis.

- no domingo contra o Porto ainda bem que antes do jogo, não passei, como faço algumas vezes na sede do bairro da misericórdia, porque já me conheço bem para saber que na qualidade de agredido reajo também de forma violenta, e sei que a coisa não iria correr bem para mim.

- na sexta feira, no jogo da taça, decidi não levar cachecol do Braga, para não estar sujeito a insultos ou tentativa de assalto ou agressão. Decidi ir bem cedo para o jogo e cheguei ao estádio cerca de 45minutos antes do jogo começar. O ambiente era completamente dominado por arrogantes portistas e sentia-se medo nos poucos braguistas que se dirigiam ao estádio. Todos os "comes e bebes" eram dos portistas e assisti a uma claque do Porto ser escoltada a pé pela polícia insultando os pouc braguistas que podiam e vi outra claque vinda em autocarros, com alguns em cima deles, insultando o Braga, sem no entanto haver adeptos do Braga a assistirem, sendo sim, aplaudidos  por outros portistas. E aí pensei eu outra vez, ainda bem que não trouxe o cachecol do Braga.


Basta de mistura de adeptos com "os 3 porquinhos", com o Guimarães funciona muito bem e o ambiente é pacífico. Nem na nossa casa estmos sossegados e estamos sujeitos a atropelos mortai!!!!

Lateralus

Quote from: magico_scbraga on 03 de December de 2012, 19:27
Quote from: Lateralus on 03 de December de 2012, 19:07
Se tivesse as certezas que alguns por aqui têm, já tinha mudado de clube e partido o cartão do sócio.

Caro Lateralus, não me inibo de criticar o Salvador por ele ser o meu presidente!

Quanto a partir o cartão de sócio e a mudar de clube : é por gostar deste clube que não aceito determinadas atitudes (ou falta delas) e acho que isso não está em causa; não deixaria de ser sócio do SC Braga por muitas certezas que tivesse porque sou, precisamente, sócio do SC Braga, e não de António Salvador.

Compreendo perfeitamente a tua posição, mas se pedem coerência ao presidente, também se devem pautar pela mesma coerência e continuar a pagar cotas e ir aos jogos é contribuir, ainda que indirectamente, para a tal situação anómala se perpetue. Isso e não reclamar em sede própria.

Ninguém pode deixar, nem deixará, de ser braguista só porque não é sócio ou porque não apoiam o presidente, logo o que eu peço às pessoas que não concordam que as políticas de Salvador que reclamem e façam greve à sua presidência. Só assim podem ter alguma legitimidade para protestar e reivindicar seja o que seja. Porque, desculpem a honestidade, estar a mandar uns "bitaites "num fórum e depois nada fazer faz-me lembrar aqueles velhotes que dizem mal dos políticos mas que depois estão na fila da frente dos comícios, a abanar as bandeirinhas.

Pessoalmente, sempre achei piada a este mito que se criou da aliança Porto/Braga. Óbvio que houve e há uma relação privilegiada entre Salvador e Pinto da Costa, tal como há entre o mesmo Salvador e Luís Filipe Vieira. O facto de alguns jogadores do Porto terem para cá vindo foi importante para o nosso crescimento, mas ainda mais importante foi nós sabermos retirar o melhor destes e doutros jogadores.
Quanto a eventuais favorecimentos, dentro e fora das quatro linhas, nunca vi qualquer anomalia entre nos negócios. Aliás, quase sempre saímos a ganhar. E quanto à postura da equipa em campo, temos mais dificuldade em vencer o Porto simplesmente porque são a equipa mais forte e consistente em Portugal, dentro e fora de campo. Mais que isso, é conversa de benfiquista.

Nakamura

#67
Quote from: lmcoelho on 03 de December de 2012, 10:55
Antes de mais, quero endereçar as mais sentidas condolências à Família e amigos do adepto do SCBraga que faleceu.

Agora, depois de ler todas as opiniões, gostava de dizer o seguinte:

1. O meu clube SCBraga, por intermédio do seu director de informação, esteve lamentavel. Primeiro porque, nem que fosse pelo protocolo, já que se queria referir a um acontecimento (morte) que aconteceu fora da jurisdição do SCBraga, devia começar por apresentar as condolências. Depois porque, embora se tratasse sempre de uma morte e como tal deve ser respeitada, parecia que a vitima não era adepta do SCBraga mas da equipa adversária de tal modo ele desculpou os "supostos" agressores.

2. Quem esteve bem foi o (meu) Comandante da CVP. Mesmo apanhado despercebido e "entalado" pelos jornalistas não teve qualquer problema de relatar como deve ser o acontecimento. Sempre na base da neutralidade, foi dizendo o que nem a policia de Braga disse.

3. Já que falo em policia, e este tópico tem a ver tb com a submissão do Braga clube ao Porto clube, chamo à atenção do forista Nakamura para me informar desde quando é que Braga cidade pertence à área metropolitana do Porto para pedir satisfações à policia metropolitana do porto. Nós devemos pedir é às autoridades bracarenses e/ou ao MAI... a policia do porto não é para aqui chamada a não ser pelo facto de que deveria acompanhar (como spotters) os adeptos dos sd...

Caro forista A. COSTA,

Só agora é que reparei neste seu reparo.

Mas olhe que eu é que chamo a sua atenção, para o facto de estar muito enganado!
De facto, o Comando Distrital de Braga da P.S.P. não está subordinado ao Comando Metropolitano do Porto da P.S.P..
Mas não é isso que está em causa!

Não pense que são a esses polícias a quem incumbe principalmente (embora auxiliem) a manutenção da ordem pública nestas manifestações (neste caso, desportivas): é ao CORPO DE INTERVENÇÃO!
Está a ver aqueles rapazes bem protegidos, com capacetes, escudos e até armadura? Pois, são esses!!
É a esses que impõe manter a ordem contra este tipo de violência.

E agora tenho uma má notícia: não há em Braga!

Há no Porto, em Lisboa, e em Faro.

Por isso, essa malta que actua no norte do país é toda do Porto! Sempre.

Daí os meus reparos, pois acho que nestas situações com conotações locais e clubísticos, deveriam intervir agentes de fora: nem que viessem de Lisboa! (e vice-versa, claro)

É que é muito chato policiar-se e intervir sobre pessoas que são nossos vizinhos, que encontramos quando saímos à noite, que até podem ser nossos familiares...

Está a perceber onde quero chegar?...
ELES é que controlam... não a Polícia (infelizmente).

rvx

Resumindo, o director do Braga escolheu mal as palavras. A única certeza que ele tinha era a de que tinha morrido um adepto atropelado. O que ele queria dizer, penso eu, era que ele não morreu directamente de confrontos. Provavelmente, acreditava mesmo que não tinha havido confrontos.

Se tivesse tido mais cuidade, então teria dito: "morreu um adepto por atropelamento, não como consedquência directa de confrontos". E deveria, claro, ter dado as condolências. Mas o que as pessoas aqui e, principalmente, os benfiquistas estão a insinuar é que ele mentiu, tentando encobrir alguém. É incrível como as pessoas conseguem perceber isso das declarações. Só quem tem isso em mente é que vai insinuar tal coisa. Chegaram ao cúmulo, até, de dizer que isto é crime. Por favor! O homem não foi testemunha de nada. Nem o próprio elemento da cruz vermelha viu o que se passou, como ele próprio afirmou. Portanto, sabe-se lá que informação é que ele tinha recebido?

Pedro Barroso

Quote from: Maximinus on 03 de December de 2012, 21:18
Na qualidade de sócio da Nascente e adepto do Braga, aconselho os simpatizantes do Braga com entrada no estádio pela zona da bilheteira, roulotes, bar do estádio, para acesso à bancada nascente tomarem as seguintes precauções contra os jogos em casa contra os três porquinhos (Porto, Benfica e Sporting):
- não se acompanharem de menores de idade;
- não levarem consigo qualquer distintivo que vos relacionem como adeptos do Braga;
- não reagirem às provocações dos adeptos visitantes contra o vosso bom nome como adeptos do clube que abraçaram e contra a cidade/região da qual fazem parte.

Esta é a dura realidade: ser adepto do Braga é estar sujeito no seu próprio estádio a ser agredido, assaltado, ofendido...

Há aqui foristas que têm a ingenuidade de pensarem que se não provocarem nem reagirem às provocações nada têm a temer. Podem ter razões para assim pensarem por nunca nada lhes ter acontecido mas a realidade de muitos outros que aqui não escrevem é outra.

Tenho as minhas razões que são feitas de experiências desde há muitos anos, no estádio 1º de Maio, na Pedreira e noutros estádios.

A insegurança dos adeptos do Braga no seu próprio estádio advém da quantidade incontrolável de núcleos de vândalos que proliferam por todo o país, afetos aos "3 porquinhos", e que também existem na nossa cidade e região, que fogem facilmente ao controlo policial. A isto junta-se a grande quantidade de outros pequenos grupos de "porquinhos" , de quatro/cinco no mínimo cada um, de  que se fazem chegar a nosso estádio em viaturas próprias. Estes grupos maiores e menores facilmente provocam qundo se sentem em zona de conforto. E são os pequenos grupos que assaltam pessoas ao abrigo de que estão a fazer justiça com adeptos do clube adversário. A maior parte destes assaltos resumem-se aos cascóis, que depois queimam dentro do estádio para se vangloriarem, e outras vezes roubam o dinheiro e telemóveis.

A nossa insegurança é consequência do crescimento do nosso clube, que muitas vezes "bate o pé" aos "3 porquinhos" e causa grande ódio contra o nosso Braga que, por vezes, até os fazem ir da nossa própria cidade a Lisboa ou ao Porto, uma vez por ano, para especialmente torcer por um dos 3 porquinhos de lá, contra nós.

A insegurança que nós sentimos no nosso estádio e os porquinhos na casa deles nunca sentem, prende-se com a mistura de adeptos ingovernáveis e que só estão unicamente para armar confusão em seu proveito.

No estádio do Benfica contra o Porto ou contra o Sporting (e vice versa) não há adeptos com cachecóis da equipa visitante a passear a seu belo prazer. Todos os adeptos visitantes deslocam-se em autocarros e são encaminhados e protegidos pela polícia. No nosso estádio, contra o Guimarães, não há problemas porque não há mistura de adeptos. Ninguém do Gimarães vem passear para Braga (e vice versa) de cachecol do Vitória a seu belo prazer. Os problemas maiores que os adeptos visitantes estão sujeitos nas situações descritas relacionam-se com apredejamentos e algumas bastonadas da polícia. Não há o perigo de se ser agredido até morte ou ser morto numa situação de fuga.

No nosso estádio posso descrever algumas situações a que já assisti:
- já vi adeptos do Braga, pessoas sem culpa alguma, onde se incluem idosos, mulheres, uma pessoa de muletas, a levarem bastonadas da polícia, porque estavam no local errado à hora errada, no interior d bancada nascente inferior, pois foram apanhados despevenidos à saída das casas de banho, devido a confusões de catraios dos "red" com claques adversárias separadas por uma rede metálica e um cordão policial. Estes polícias quando avançam já não estão lá os prevaricadores à sua espera, e geralmente leva bastonada quem eles encontram no caminho, sem discriminação. As pessoas ingenuamente dizem que nada têm a ver com a situação mas eles naquele momento sá estão lá para distribuirem bastonadas em quem puderem;

- vi no passado no final de um jogo contra os benfas, que nós ganhamos mesmo no final do jogo, na saída do estádio, ainda no interior do recinto, um grupo de meia dúzia de benfiquistas a avançarem sobre dois adeptos do Braga. Houve um miúdo do Braga que se meteu e ficou no chão a ser pontapeado na cabeça e soube depois que lhe fraturaram o maxilar. Outro miúdo que tinha ido em seu auxilio, como se viu em situação de inferioridade saiu a fugir com dois benfiquistas em pleno recinto cheio de adeptos do Braga. Naquele dia estava com dois sobrinhos menores de idade e no meio da confusão perdi um que deu a fugir cheio de medo. Compreendo a situação de quem está a passar não se querer meter numa confusão em que tem de levar com meia dúzia que só estão ali para aquilo. Muitos adeptos do Braga vêem sozinhos, ou só com outra pessoa, ou com filhos, ou têm medo, e compreendo que não se queiram meter no barulho que à partida não lhes diz respeito. Mas eu penso: e se os adeptos do Braga confiassem que se fossem lá para ajudar aquele miúdo que estava a ser brutalmente agredido teriam a colaboração de outros "guerreiros" para pôr termo áquela situação.  Tenho a certeza que se naquele momento estivesse a passar qualquer pequeno grupo dos "red boys" teriam coragem e disponibilidade para defender um dos nossos ou para acabarem com aquela barbaridade.

Pois é meus caros foristas, se um dia tiverem a ser agredidos ou assaltados (não digo insultados, porque há aqui pessoas que dizem que não ligam aos insultos) quem vos poderá socorrer será esses tão mal acarinhados, por alguns de vocês, "red boys". Sim, são eles que nos podem proteger no lado da bancada nascente. Não a polícia, nem a direção do nosso clube, nem os nossos compadres indiferenciados adeptos braguistas. São eles que em número, que é urgente que seja maior, nos poderão proteger. Acreditem, se  alguns animais visitantes não soubesse da existência dos "red" alguns de nós já tinhamos sido comido vivos.

- vi no ano passado antes do jogo contra os benfas, enquanto esperava por um amigo à beira da entrada para o recinto da pedreira uma situação caricata. Um pequeno grupo de miúdos dos "red boys" vinha a ser protegido pela polícia para entrar no estádio e eram os adeptos do benfica junto ao "bar do estádio" a atirarem tudo o que podiam e direção a eles o que obrigou a uma carga policial sobre alguns benfas mais afoitos. Não satisfeitos com o acontecido esses animais decidiram vingarem-se em todas as pessoas que passavam identificadas como braguistas, insultando e agredindo de forma indiscriminada. Os poucos que lhes ripostaram acabavam no chão a ser pontapeados até chegar a polícia. Com a chegada da polícia os agressores fugiam e quem se punha a pé depois de ser agredido ainda tinha direito à bastonada covarde da polícia, pois quando els chegam não querem saber, só querem bater, nos que ficam pelo caminho, os  fracos inocentes.

- vi no ano passado contra o Porto, um pai e um filho de sete anos, braguistas,  a serem insultados por um grupo de seis portistas. Estava com um meu amigo e como vimos que o adepto braguista estava prontto a responder, juntamo-nos a ele e ao seu filho e pedimos-lhe por não lhes responder. E ainda bem que ele não lhes deu troco, pois se eles atacassem eu e omeu amigo tinhamos a certeza que iriamos dar luta. Confesso que senti muito medo mas era a minha obrigação defender aquele pai e o filho. Eles insultaram-nos e gritavam alto em bom som impropérios contra os adeptos de braga, com a famosa cantilena de "*****". Tal como nós outros adeptos do Braga afastaram-se daqueles imbecis.

- no domingo contra o Porto ainda bem que antes do jogo, não passei, como faço algumas vezes na sede do bairro da misericórdia, porque já me conheço bem para saber que na qualidade de agredido reajo também de forma violenta, e sei que a coisa não iria correr bem para mim.

- na sexta feira, no jogo da taça, decidi não levar cachecol do Braga, para não estar sujeito a insultos ou tentativa de assalto ou agressão. Decidi ir bem cedo para o jogo e cheguei ao estádio cerca de 45minutos antes do jogo começar. O ambiente era completamente dominado por arrogantes portistas e sentia-se medo nos poucos braguistas que se dirigiam ao estádio. Todos os "comes e bebes" eram dos portistas e assisti a uma claque do Porto ser escoltada a pé pela polícia insultando os pouc braguistas que podiam e vi outra claque vinda em autocarros, com alguns em cima deles, insultando o Braga, sem no entanto haver adeptos do Braga a assistirem, sendo sim, aplaudidos  por outros portistas. E aí pensei eu outra vez, ainda bem que não trouxe o cachecol do Braga.


Basta de mistura de adeptos com "os 3 porquinhos", com o Guimarães funciona muito bem e o ambiente é pacífico. Nem na nossa casa estmos sossegados e estamos sujeitos a atropelos mortai!!!!
Concordo em quase tudo o que disse, tomo procedimentos iguais aos seus, já fui agredido com 4 bastonadas nas costas por um Robotcop por eu ter assistido a uma mulher a ser agredida á bastonada e por a auxiliar (e não digo o que fiz ao Robotcop para não me prejudicar) e fui eu que mamei forte e feio!
Hoje e mais do que nunca eu não me sinto seguro no meu próprio estádio nos jogos de alto risco ou de risco moderado, familiares meus já não vão a determinados jogos e eu pondero fazer o mesmo.
Se ninguém tomar acções correctivas quanto á organização dos nossos jogos essenciamente nos de risco alto ou moderado, cada vez menos vamos ver determinadas faixas etárias M/F irão cada vez menos á bola!!

LS

O Maximinus fala dos adeptos do benfica, esses sao os que eu mais temo e nos jogos com o benfica vou sempre com receio.

Acreditem os NN sao muito pior que o SD, aquilo são só criminosos lá no meio.

Agora pensem, tantas pessoas agredidas nos jogos, será que elas voltam a ir ao futebol??
Olhem os adeptos que vamos perdendo por causa disto!

LS

Uma medida drástica, mas a única solução enquanto houver claques, é acabar com os bilhetes para a equipa visitante.

Pagamos a multa, mas perdemos menos adeptos no estádio, e as pessoas vão seguras à bola!

rpo.castro

Quote from: SCB - 4 ever on 03 de December de 2012, 23:06
Uma medida drástica, mas a única solução enquanto houver claques, é acabar com os bilhetes para a equipa visitante.

Pagamos a multa, mas perdemos menos adeptos no estádio, e as pessoas vão seguras à bola!
Acho que era uma bom solução para todos os jogos considerados de elevado risco (não só os nossos). Mas haveria sempre quem tentasse furar o bloqueio, até porque há braguistas que cedem bilhetes a qualquer um. Mas ia minimizar.

Quote from: SCB - 4 ever on 03 de December de 2012, 22:45
Acreditem os NN sao muito pior que o SD, aquilo são só criminosos lá no meio.

E quem morar na margem sul do tejo saberá melhor do que ninguém!
Quem não sente não é filho de boa gente.

Anabela

Quote from: rpo.castro on 03 de December de 2012, 23:35
Quote from: SCB - 4 ever on 03 de December de 2012, 23:06
Uma medida drástica, mas a única solução enquanto houver claques, é acabar com os bilhetes para a equipa visitante.

Pagamos a multa, mas perdemos menos adeptos no estádio, e as pessoas vão seguras à bola!
Acho que era uma bom solução para todos os jogos considerados de elevado risco (não só os nossos). Mas haveria sempre quem tentasse furar o bloqueio, até porque há braguistas que cedem bilhetes a qualquer um. Mas ia minimizar.


Ponham-se do outro lado. Gostavam de querer ir a um guimarães-braga, porto-braga, benfica-braga e não poderem porque não há bilhetes?

magico_scbraga

Quote from: Anabela on 03 de December de 2012, 23:43
Quote from: rpo.castro on 03 de December de 2012, 23:35
Quote from: SCB - 4 ever on 03 de December de 2012, 23:06
Uma medida drástica, mas a única solução enquanto houver claques, é acabar com os bilhetes para a equipa visitante.

Pagamos a multa, mas perdemos menos adeptos no estádio, e as pessoas vão seguras à bola!
Acho que era uma bom solução para todos os jogos considerados de elevado risco (não só os nossos). Mas haveria sempre quem tentasse furar o bloqueio, até porque há braguistas que cedem bilhetes a qualquer um. Mas ia minimizar.


Ponham-se do outro lado. Gostavam de querer ir a um guimarães-braga, porto-braga, benfica-braga e não poderem porque não há bilhetes?

Sinceramente, pouco me interessa que os adversários não possam vir ao nosso estádio quando os próprios braguistas, que até têm direito a bilhete, não vão ao estádio por terem medo.

Ou acham que esta fraca assistência se deveu ao mau momento da equipa ? Conheço muita gente que foi ao primeiro jogo e que, por ter medo, não se atreveu a ir a este segundo jogo ..

Eu próprio admito que pensei duas vezes antes de ir comprar o bilhete às bilheteiras do meu próprio estádio .. Sim, porque tive medo e porque vi o "tipo" de gente que por lá andava!
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.

jota17

No futebol, a rivalidade devia durar só os 90 minutos, quando acaba o jogo, já não vale a pena continuar com a rivalidade nem com as provocações, pois não resolve nada nem vai modificar o resultado.

Quanto à segurança dos adeptos, há dias falei com um benfiquista que mora em Viana do Castelo e, segundo ele, ver um jogo do slb no AXA começa a ser perigoso.

O que quero dizer é, se há perigo para nós "Braguistas" tb há para os adeptos do slb, scp, fcp e vsc, que já começam a ter medo de ver um jogo no AXA. Seja como for, fora do estádio devemos respeitar todos e não reagir a arruaceiros, embora, muitas vezes, haja vontade, pois quando se ouve a chamar de "Vocês são um povo de m...a" revolta-me, afinal estamos na nossa terra e, ouvir estas provocações faz saltar a tampa a qualquer um. >:( 

Nos jogos grandes exige-se mais polícia nas imediações do estádio...

Nakamura

Concordo com o Maximinus

E, chegados aqui, há que decidir:
- ou deixamos de ir ao futebol por razões de segurança.
- ou vamos... e esperamos que:
a) ou a Polícia faça o seu trabalho,
b) ou, se a Polícia não fizer o seu trabalho, TEMOS QUE O FAZER NÓS.

A mim ninguém me vai impedir de ir apoiar o meu clube.

P.S. - Já aqui foi avançada a ideia de pagar a multa e não distribuir bilhetes ao adversário. Acho que, perante o sucedido e a manter-se tal estado de coisas com os ditos grandes (e muito em particular com o FCP), a Direção do Braga tem que tomar uma posição.
E essa pode ser uma delas: se não há segurança, pára a festa! E denuncia publicamente a incompetência da Polícia (lá está: não actuam contra quem devem e carregam depois contra quem sobra).
São fracos perante os fortes, e depois armam-se em fortes com os fracos - a isso chama-se cobardia!

Para aqueles que dizem que isso implicaria o risco de nos fazerem o mesmo a nós e a nossa equipa jogar sem apoio noutros estádios, convém lembrar que parece mas é que por este caminho nos querem impedir de a apoiar no nosso próprio estádio.

rpo.castro

Quote from: Anabela on 03 de December de 2012, 23:43
Quote from: rpo.castro on 03 de December de 2012, 23:35
Quote from: SCB - 4 ever on 03 de December de 2012, 23:06
Uma medida drástica, mas a única solução enquanto houver claques, é acabar com os bilhetes para a equipa visitante.

Pagamos a multa, mas perdemos menos adeptos no estádio, e as pessoas vão seguras à bola!
Acho que era uma bom solução para todos os jogos considerados de elevado risco (não só os nossos). Mas haveria sempre quem tentasse furar o bloqueio, até porque há braguistas que cedem bilhetes a qualquer um. Mas ia minimizar.


Ponham-se do outro lado. Gostavam de querer ir a um guimarães-braga, porto-braga, benfica-braga e não poderem porque não há bilhetes?
Se é válido para um lado, é válido para o outro.
A pergunta que se coloca é: queremos ou não acabar com a violencia no futebol?

Para isto acontecer, muita coisa tem de mudar (policia, tribunais, liga, e principalmente massa adepta). Não podemos querer sol na eira e chuva no naval.
Quem não sente não é filho de boa gente.

aurelio II

Quote from: Maximinus on 03 de December de 2012, 21:18
Na qualidade de sócio da Nascente e adepto do Braga, aconselho os simpatizantes do Braga com entrada no estádio pela zona da bilheteira, roulotes, bar do estádio, para acesso à bancada nascente tomarem as seguintes precauções contra os jogos em casa contra os três porquinhos (Porto, Benfica e Sporting):
- não se acompanharem de menores de idade;
- não levarem consigo qualquer distintivo que vos relacionem como adeptos do Braga;
- não reagirem às provocações dos adeptos visitantes contra o vosso bom nome como adeptos do clube que abraçaram e contra a cidade/região da qual fazem parte.

Esta é a dura realidade: ser adepto do Braga é estar sujeito no seu próprio estádio a ser agredido, assaltado, ofendido...

Há aqui foristas que têm a ingenuidade de pensarem que se não provocarem nem reagirem às provocações nada têm a temer. Podem ter razões para assim pensarem por nunca nada lhes ter acontecido mas a realidade de muitos outros que aqui não escrevem é outra.

Tenho as minhas razões que são feitas de experiências desde há muitos anos, no estádio 1º de Maio, na Pedreira e noutros estádios.

A insegurança dos adeptos do Braga no seu próprio estádio advém da quantidade incontrolável de núcleos de vândalos que proliferam por todo o país, afetos aos "3 porquinhos", e que também existem na nossa cidade e região, que fogem facilmente ao controlo policial. A isto junta-se a grande quantidade de outros pequenos grupos de "porquinhos" , de quatro/cinco no mínimo cada um, de  que se fazem chegar a nosso estádio em viaturas próprias. Estes grupos maiores e menores facilmente provocam qundo se sentem em zona de conforto. E são os pequenos grupos que assaltam pessoas ao abrigo de que estão a fazer justiça com adeptos do clube adversário. A maior parte destes assaltos resumem-se aos cascóis, que depois queimam dentro do estádio para se vangloriarem, e outras vezes roubam o dinheiro e telemóveis.

A nossa insegurança é consequência do crescimento do nosso clube, que muitas vezes "bate o pé" aos "3 porquinhos" e causa grande ódio contra o nosso Braga que, por vezes, até os fazem ir da nossa própria cidade a Lisboa ou ao Porto, uma vez por ano, para especialmente torcer por um dos 3 porquinhos de lá, contra nós.

A insegurança que nós sentimos no nosso estádio e os porquinhos na casa deles nunca sentem, prende-se com a mistura de adeptos ingovernáveis e que só estão unicamente para armar confusão em seu proveito.

No estádio do Benfica contra o Porto ou contra o Sporting (e vice versa) não há adeptos com cachecóis da equipa visitante a passear a seu belo prazer. Todos os adeptos visitantes deslocam-se em autocarros e são encaminhados e protegidos pela polícia. No nosso estádio, contra o Guimarães, não há problemas porque não há mistura de adeptos. Ninguém do Gimarães vem passear para Braga (e vice versa) de cachecol do Vitória a seu belo prazer. Os problemas maiores que os adeptos visitantes estão sujeitos nas situações descritas relacionam-se com apredejamentos e algumas bastonadas da polícia. Não há o perigo de se ser agredido até morte ou ser morto numa situação de fuga.

No nosso estádio posso descrever algumas situações a que já assisti:
- já vi adeptos do Braga, pessoas sem culpa alguma, onde se incluem idosos, mulheres, uma pessoa de muletas, a levarem bastonadas da polícia, porque estavam no local errado à hora errada, no interior d bancada nascente inferior, pois foram apanhados despevenidos à saída das casas de banho, devido a confusões de catraios dos "red" com claques adversárias separadas por uma rede metálica e um cordão policial. Estes polícias quando avançam já não estão lá os prevaricadores à sua espera, e geralmente leva bastonada quem eles encontram no caminho, sem discriminação. As pessoas ingenuamente dizem que nada têm a ver com a situação mas eles naquele momento sá estão lá para distribuirem bastonadas em quem puderem;

- vi no passado no final de um jogo contra os benfas, que nós ganhamos mesmo no final do jogo, na saída do estádio, ainda no interior do recinto, um grupo de meia dúzia de benfiquistas a avançarem sobre dois adeptos do Braga. Houve um miúdo do Braga que se meteu e ficou no chão a ser pontapeado na cabeça e soube depois que lhe fraturaram o maxilar. Outro miúdo que tinha ido em seu auxilio, como se viu em situação de inferioridade saiu a fugir com dois benfiquistas em pleno recinto cheio de adeptos do Braga. Naquele dia estava com dois sobrinhos menores de idade e no meio da confusão perdi um que deu a fugir cheio de medo. Compreendo a situação de quem está a passar não se querer meter numa confusão em que tem de levar com meia dúzia que só estão ali para aquilo. Muitos adeptos do Braga vêem sozinhos, ou só com outra pessoa, ou com filhos, ou têm medo, e compreendo que não se queiram meter no barulho que à partida não lhes diz respeito. Mas eu penso: e se os adeptos do Braga confiassem que se fossem lá para ajudar aquele miúdo que estava a ser brutalmente agredido teriam a colaboração de outros "guerreiros" para pôr termo áquela situação.  Tenho a certeza que se naquele momento estivesse a passar qualquer pequeno grupo dos "red boys" teriam coragem e disponibilidade para defender um dos nossos ou para acabarem com aquela barbaridade.

Pois é meus caros foristas, se um dia tiverem a ser agredidos ou assaltados (não digo insultados, porque há aqui pessoas que dizem que não ligam aos insultos) quem vos poderá socorrer será esses tão mal acarinhados, por alguns de vocês, "red boys". Sim, são eles que nos podem proteger no lado da bancada nascente. Não a polícia, nem a direção do nosso clube, nem os nossos compadres indiferenciados adeptos braguistas. São eles que em número, que é urgente que seja maior, nos poderão proteger. Acreditem, se  alguns animais visitantes não soubesse da existência dos "red" alguns de nós já tinhamos sido comido vivos.

- vi no ano passado antes do jogo contra os benfas, enquanto esperava por um amigo à beira da entrada para o recinto da pedreira uma situação caricata. Um pequeno grupo de miúdos dos "red boys" vinha a ser protegido pela polícia para entrar no estádio e eram os adeptos do benfica junto ao "bar do estádio" a atirarem tudo o que podiam e direção a eles o que obrigou a uma carga policial sobre alguns benfas mais afoitos. Não satisfeitos com o acontecido esses animais decidiram vingarem-se em todas as pessoas que passavam identificadas como braguistas, insultando e agredindo de forma indiscriminada. Os poucos que lhes ripostaram acabavam no chão a ser pontapeados até chegar a polícia. Com a chegada da polícia os agressores fugiam e quem se punha a pé depois de ser agredido ainda tinha direito à bastonada covarde da polícia, pois quando els chegam não querem saber, só querem bater, nos que ficam pelo caminho, os  fracos inocentes.

- vi no ano passado contra o Porto, um pai e um filho de sete anos, braguistas,  a serem insultados por um grupo de seis portistas. Estava com um meu amigo e como vimos que o adepto braguista estava prontto a responder, juntamo-nos a ele e ao seu filho e pedimos-lhe por não lhes responder. E ainda bem que ele não lhes deu troco, pois se eles atacassem eu e omeu amigo tinhamos a certeza que iriamos dar luta. Confesso que senti muito medo mas era a minha obrigação defender aquele pai e o filho. Eles insultaram-nos e gritavam alto em bom som impropérios contra os adeptos de braga, com a famosa cantilena de "*****". Tal como nós outros adeptos do Braga afastaram-se daqueles imbecis.

- no domingo contra o Porto ainda bem que antes do jogo, não passei, como faço algumas vezes na sede do bairro da misericórdia, porque já me conheço bem para saber que na qualidade de agredido reajo também de forma violenta, e sei que a coisa não iria correr bem para mim.

- na sexta feira, no jogo da taça, decidi não levar cachecol do Braga, para não estar sujeito a insultos ou tentativa de assalto ou agressão. Decidi ir bem cedo para o jogo e cheguei ao estádio cerca de 45minutos antes do jogo começar. O ambiente era completamente dominado por arrogantes portistas e sentia-se medo nos poucos braguistas que se dirigiam ao estádio. Todos os "comes e bebes" eram dos portistas e assisti a uma claque do Porto ser escoltada a pé pela polícia insultando os pouc braguistas que podiam e vi outra claque vinda em autocarros, com alguns em cima deles, insultando o Braga, sem no entanto haver adeptos do Braga a assistirem, sendo sim, aplaudidos  por outros portistas. E aí pensei eu outra vez, ainda bem que não trouxe o cachecol do Braga.


Basta de mistura de adeptos com "os 3 porquinhos", com o Guimarães funciona muito bem e o ambiente é pacífico. Nem na nossa casa estmos sossegados e estamos sujeitos a atropelos mortai!!!!

Exatamente o que penso há muito tempo.
Braga até ao fim!

Guerreira