News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Criar caixa de segurança URGENTE

Started by fabio78, 26 de November de 2012, 00:33

Previous topic - Next topic

Vasco Soares

Quote from: SCB - 4 ever on 20 de September de 2013, 13:24
Ainda esta terça vi no estadio do Galatasaray, a zona dos adeptos adversários estava "vedada" por uma espécie de vidro ou acrílico, como já tivemos no AXA no tempo do Euro2004. 

Era fácil meter isso aqui no estádio, nem que fosse so no limite da bancada superior para os objectos não caírem cá abaixo.

Mas não, já se fala disto à 2 anos, e está na mesma. Cada vez me convenço mais que o SCB não quer saber dos adeptos. Só para pagar quotas e ir ao estádio apoiar. Fico triste por ser tratado desta maneira pelo SCB.
O problema nem é só esse, o caso sobe de gravidade, quando abrem a venda de lugares anuais na nascente inferior, sem tomar as medidas de segurança adequadas.
  Espero que nao, mas se algo acontecer o Braga , para mim será sempre o maior responsavel, se nao criminalmente, será-o moralmente.

krugger

Quote from: vasco soares on 20 de September de 2013, 13:43
Quote from: SCB - 4 ever on 20 de September de 2013, 13:24
Ainda esta terça vi no estadio do Galatasaray, a zona dos adeptos adversários estava "vedada" por uma espécie de vidro ou acrílico, como já tivemos no AXA no tempo do Euro2004. 

Era fácil meter isso aqui no estádio, nem que fosse so no limite da bancada superior para os objectos não caírem cá abaixo.

Mas não, já se fala disto à 2 anos, e está na mesma. Cada vez me convenço mais que o SCB não quer saber dos adeptos. Só para pagar quotas e ir ao estádio apoiar. Fico triste por ser tratado desta maneira pelo SCB.
O problema nem é só esse, o caso sobe de gravidade, quando abrem a venda de lugares anuais na nascente inferior, sem tomar as medidas de segurança adequadas.
  Espero que nao, mas se algo acontecer o Braga , para mim será sempre o maior responsavel, se nao criminalmente, será-o moralmente.

Este ponto que frisaste é sem duvida o mais problematico de todos, que o Braga quisesse passar os adeptos adversarios para a superior e, a meu ver mal, nao colocar uma proteção que impedisse o arremeço de objectos para a inferior uma vez que naquela zona do estadio nao costuma estar nng ainda dava 1% de tolerancia, é criticavel mas pronto, agora abrir a venda de lugares anuais para esse sector e nao proteger os proprios adeptos é deploravel, nem para nos somos bons..... por acaso tenho ido para aquela zona do estadio mas fico sempre protegido por baixo da bancada, mas colocar um sector á venda naquelas condições é inderectamente dizer aos socios para nao comprar cadeira ali.

SCB!

Sou eu o único que acha que já existe a rede, mas esta fechada e só é colocada nos jogos onde é necessária? É o que parece no estádio..

Alguém da superior que se acuse  ;D

Nakamura

Quote from: rpo.castro on 20 de September de 2013, 13:15
Certamente haverá adeptos que precisam de descarregar a energia que possuem dentro deles noutro lugar que não este fórum.
O nº de bilhetes e sectores afectos aos visitantes é o normal em jogos deste carácter (metralhas). Sempre foi assim. Não são bilhetes a mais, pois salvo raras excepções (como a Meia Final da Liga Europa que a Direcção do SCB salvaguardou) esses lugares ficariam vazios. Não haverá lotação esgotada.

Depois todos sabem que a esmagadora maioria (certamente 90 e muitos) dos incidentes em estádios envolve sempre claques, por isso os restantes adeptos normais não causam distúrbios assinaláveis (haverá sempre bocas, olhares de lado mas nada de relevante).

Por último incitar a um comportamento incorrecto da nossa direcção, só pela forma vergonhosa como os outros clubes agem (estilo olho por olho, dente por dente) é descer a um nível baixo onde não quero o meu clube.

Situações degradantes como as que acontecem em outros estádios devem ser firmemente contestadas nos locais apropriados e deverá procurar-se reunir posições de maioria junto dos outros clubes "pequenos", e aqui está uma lacuna da nossa direcção, pois não temos peso na liga: não somos grandes nem pequenos. Assumimos posição passiva na maior parte dos assuntos.

Desculpa, mas sinceramente não entendo este tipo de comentário moralista de "vamos ser melhor do que os outros e não descer a um nível mais baixo e tal", só porque sim.
Mas isso é o quê??
Somos candidatos a "clube dos anjinhos"? A "campeonato dos bonzinhos"??  Que é isso??
A única coisa que se pede - e com veemência e em tempo - é que a Direção tome as medidas de segurança que se impõem para que os seus sócios possam ir ver a sua equipa em casa em segurança!
É que parece que já basta de problemas...
Na altura critica-se, critica-se, mas depois nada se faz para acabar com eles!
Já se sabe que nem toda a gente que vai ao futebol ajuda na missa.. ou é um "bom pai de família" que vai ver a bola com dois filhos!
E deixa-te de moralismos: não somos melhores, nem piores, moralmente, do que os outros.
Somos simplesmente um clube de futebol.

rpo.castro

Quote from: Nakamura on 20 de September de 2013, 22:43
Desculpa, mas sinceramente não entendo este tipo de comentário moralista de "vamos ser melhor do que os outros e não descer a um nível mais baixo e tal", só porque sim.
Mas isso é o quê??
Somos candidatos a "clube dos anjinhos"? A "campeonato dos bonzinhos"??  Que é isso??
A única coisa que se pede - e com veemência e em tempo - é que a Direção tome as medidas de segurança que se impõem para que os seus sócios possam ir ver a sua equipa em casa em segurança!
É que parece que já basta de problemas...
Na altura critica-se, critica-se, mas depois nada se faz para acabar com eles!
Já se sabe que nem toda a gente que vai ao futebol ajuda na missa.. ou é um "bom pai de família" que vai ver a bola com dois filhos!
E deixa-te de moralismos: não somos melhores, nem piores, moralmente, do que os outros.
Somos simplesmente um clube de futebol.
Então por os outros roubarem nós também podemos?
Podemos não ser (e não somos) os melhores) mas tudo devemos fazer para o ser.

Se não te ensinaram isso não sou eu que o vou fazer.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Legião

Quote from: Nakamura on 20 de September de 2013, 11:31
Quote from: Old School on 19 de September de 2013, 13:07
Não costumo ficar na superior mas parece-me pela divisão que é feita dos bilhetes para os visitantes  (http://scbraga.pt/news/futebol/sc-braga-vs-sporting-cp-2) que alguma coisa vai mudar na arrumação dos adeptos, talvez os coloquem alinhados na parte superior da superior passe a redundância, a ser isso tenho dúvidas que seja totalmente eficaz no arremesso de objectos mas o importante é que corra tudo bem.

Caro Old School

Não me parece que vá mudar grande coisa.
Quando muito, ligeiramente a arrumação do suposto "adepto comum" do zzzbording.

Repara:
- os Sectores A15 e A16 na Bancada Superior Nascente (que tem supostamente os bilhetes a 25€), é o sector das claques visitantes.
- Depois, junto a eles na Nascente Superior, mas um pouco mais para o centro, os sectores A14 e A13 (com bilhetes a 40€) para sócios mais "normais", que não queiram estar misturados com claques.
- E ainda haverá dois sectores do outro lado lado, na Bancada Superior POente - Sectores C6 e C7, para os betinhos da linha que queiram dar €75.

Uma borrada da nossa Direção:
1.º) São lugares a mais destinados aos visitantes (são 6 sectores), que correspondem a perto de 1/5 do estádio (que tem 32 sectores).
2.º) E dispersos pelo estádio: é claro que provavelmente não vão encher e vão é ficar focos de adeptos deles espalhados, tornando mais difícil mantê-los controlados e prevenir incidentes!

A Direção que não se venha depois queixar!!
SÃO UMA VERGONHA! >:(

Os adeptos adversários - e ainda mais nestes jogos de risco - deveriam ser todos controlados, desde a chegada até depois do final do jogo, e mantidos no mesmo sector do estádio com separação física e policial dos adeptos da casa!!
Exigimos poder ir ver o nosso clube, em casa, em segurança!!

Atentos os vários problemas que nos têm sido colocados, os adversários (até para SUA própria proteção também) deveriam ser TODOS encaminhados para uma "caixa de segurança", feita no mesmo local do estádio (que, nestes jogos, com clubes com mais adeptos, poderia  além dos sectores A16 / A15 quando muito estender-se ao próprio sector A14 / A13 - com afastamento de várias filas da berma da Bancada Superior Nascente e uma rede nessa zona, presa na ponta dessa bancada até à pala, e à qual os desordeiros não conseguissem chegar) de maneira a que não chovam petardos, cadeiras, e outros objectos lançados sobre os adeptos do Braga na Bancada inferior!

É DIFÍCIL VER ISTO??
NÃO ESTAMOS FARTOS DE LEVAR COM OBJECTOS E DEPOIS AINDA VER A IMPRENSA ATIRAR-NOS COM RESPONSABILIDADES POR TUDO QUANTO ACONTECE??

ENTÃO DEPOIS A DIREÇÃO QUE NÃO SE QUEIXE!!
É A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELO QUE VIER A ACONTECER - POR NÃO REAGIR COMO SE IMPÕE!

E EXIGIA-SE MAIOR RESPEITO E CONSIDERAÇÃO PELOS SÓCIOS DO CLUBE!
QUE PAGAM AS SUAS CADEIRAS!!

É boa a decisão de os colocar lá em cima, longe dos focos de problemas com as claques cá em baixo (recorde-se o que se passou com o Paços).
Mas tem que haver uma rede de proteção contra os objectos arremessados!!

Um assunto que, se entretanto não for resolvido e anunciado, deverá ser impreterivelmente abordado na Assembleia do Clube a realizar na próxima 6.ª feira (27 de Setembro).

Estamos fartos de provocações e de problemas!!
Há que acabar com isso e pôr na linha estes tipos das claques!
Chega!!

E não é assim que eles nos tratam quando vamos lá?? (sector confinado, e em regra afastado, do estádio) ?? Então porque ******* lhes estamos a dar abébias?? >:( >:(

P.S. - pelos vistos, este ano até parece que o Braga está na falência, tantas são as constrições financeiras... mas se é pelo dinheiro da rede, digam! - que nós aqui no "superbraga" começamos a organizar uma "vaquinha"!! >:( >:(

É possível que tenhas razão Nakamura e não haja grandes alterações na colocação dos adeptos, mas como vi tantos sectores reservados para os adeptos visitantes pensei que os colocassem apenas na parte de cima da bancada como fizeram por exemplo com os do Estoril:

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Nakamura

rpo.castro

Sinceramente, acho que estás a descontextualizar a questão.
O que eu reclamei - e acho que todos devemos exigir veementemente - é que se faça tudo para acabar com os sucessivos problemas e quezílias, e para isso se crie um sector - não sei se se lhe deve chamar "caixa", que tem porventura conotações negativas - de segurança.
Que se possa ir ver os nossos jogos em casa em completa segurança! O que não tem acontecido.

Todas as vezes (ou quase) que vêm aqui clubes com grande massa adepta, há problemas.
É só ir ver os tópicos desses jogos!! E há que tomar medidas e acabar com isso de vez, e criar um ambiente de total segurança, que permita às famílias estarem à vontade para irem ver tranquilamente o seu clube, sem terem que se cruzar com provocações e intimidações de desordeiros de outros clubes (separando-os, policiando-os e colocando-os num sector autónomo e isolado - até também para segurança deles)!!
Só assim é que os clubes (incluindo o nosso muito em particular) podem pensar crescer em pessoas de família que venham à bola! Porque se é para ir para lá ter problemas... ninguém vai! Vai, se for para se divertir e assistir a um espetáculo. Senão, as pessoas têm mais onde gastar o seu dinheiro...

O facto de ter invocado que já somos assim recebidos noutros clubes (que nos metem em locais longe do relvado e em sectores completamente isolados) não o foi tanto no sentido retributivo ou moralista que lhe queres dar de "já que nos tratam assim, vamos também tratar a eles", mas sim no sentido de "se isso se passa nos outros campos, qual o prurido da nossa Direção em o fazer também?" - é que nem isso podem invocar como argumento, porque outros com problemas idênticos tomaram as medidas que se impunham (acho descontextualizado aliás que se invoque que tenhamos um perseguir um qualquer imperativo ético ou moral mesmo que os outros o não façam - somos um clube desportivo, que deve respeitar o desportivismo e a ética, tal como os outros e na mesma exacta medida. Mas isso são outras conversas e desviarmo-nos do essencial.)

Resumindo: Segurança!
Eu pago cadeira no sector A4. Terei quase diretamente por cima de mim adeptos da outra equipa (sector A13) e muitos consócios dos sectores A5 a A8 terão esses adeptos por cima de si: exigimos segurança!
Ou será que só se pensa na segurança dos camarotes, como alguém disse?
Exigimos acção da Direção! Acabe-se com estes episódios que nos têm perseguido!
Basta recordar os episódios vergonhosos dos petardos e cadeiras que nos foram aremessados pelos espanhóis na última visita que nos fizeram... acho que fica tudo dito.
E não vale a pena acreditar que os meninos serão revistados e que os spotters e polícia farão o seu trabalho... já andamos nisto há muitos anos e sabemos que tal nunca aconteceu: os petardos vão - como sempre  >:( - entrar lá para dentro.
Por isso, há é que tomar outras medidas!

E não é só criticar depois de as coisas acontecerem... tem que se procurar uma solução para os problemas de forma preventiva (que é sempre o melhor remédio)!

Nakamura

Quote from: Old School on 21 de September de 2013, 02:38

É possível que tenhas razão Nakamura e não haja grandes alterações na colocação dos adeptos, mas como vi tantos sectores reservados para os adeptos visitantes pensei que os colocassem apenas na parte de cima da bancada como fizeram por exemplo com os do Estoril:

Old School

Acho que tens toda a razão - eu também fui espreitar lá acima e parece-me que a estratégia da Direção será essa que indicas: encostá-los lá atrás, na parte de cima da bancada. Daí talvez o número de sectores que lhes são reservados.
Resta saber se mesmo com essa distância e sem nada a intermediar (rede) não vão chover objectos cá em baixo: petardos, cadeiras... enfim o que a imaginação e loucura dos fulanos se lembrar!
Mas também penso que a estratégia da Direção será essa - temo é que não seja eficaz: já estou a ver um magote de fulanos juntinho e os petardos a saírem de lá, arremessados não se sabe por quem... e sem consequências. Como de costume.

rpo.castro

Nakamura
Tu é que começas a extrapolar um problema que se passa só com as claques, e com a caixa que deveria/poderia existir a isolar, com a venda de bilhetes a preços diferenciados noutros lugares do estádio como se isso fosse algo de errado, incomum ou tenha vez alguma causado problema.

Como sempre disse e volto a referir, os problemas de insegurança são gerados pelas claques e outros que se encontram junto e afectam exclusivamente os sectores próximos.

Tu é que decidiste levar para o campo pessoal.
Quem não sente não é filho de boa gente.

magicobragarui

Talvez quando alguém se magoar a sério o até pior esperemos que não eles façam alguma coisa!  :-\

SCB XX

A rede (talvez o sistema mais eficaz de segurança) dificilmente vai avançar esta época. A não ser que haja algum problema com alguma gravidade. Certamente se lembram no estádio da luz, quando meteram os sd no 3º anel deu a barracada que deu. Passado 2 anos lá se instalou a rede no galinheiro. Eu até agradeço porque não estou em contacto directo com os lampiões e a acústica em termos de apoio é muito melhor.
6ª feira temos uma assembleia geral onde os sócios devem aparecer em massa, expor os problemas, nomeadamente esta situação inquietante da segurança mas também valorizar aquilo que de bom foi feito. A direcção do SCB precisa de sentir que os sócios têm uma voz activa no clube, seja para o bem, seja para o mal.
Quanto ao jogo do sporting, cuidado com o empréstimo de cartões de sócio e bilhetes de acompanhante. Aí para cima dizem que são só as claques que causam problemas, isso não é bem assim. Vamos nós também tratar da nossa segurança.

Sem apelos à violência...

DeBarceloscomAmor <3

Reanimo este tópico, porque algo tem mesmo de ser feito... Animais no lugar deles por favor, a Nascente Superior eram só lagartos basicamente...

Vamos chegar a ideia ao Braga, alguém tem de zelar pela segurança dos Adeptos!

set5

Quote from: DeBarceloscomAmor <3 on 29 de September de 2013, 23:53
Reanimo este tópico, porque algo tem mesmo de ser feito... Animais no lugar deles por favor, a Nascente Superior eram só lagartos basicamente...

Vamos chegar a ideia ao Braga, alguém tem de zelar pela segurança dos Adeptos!
X1000

Isto não pode voltar a acontecer. Não só enche a nascente superior, como esvazia a nascente inferior com as pessoas a terem medo que algo lhes caia em cima

Freitas

O que se passou neste jogo foi mais uma VERGONHA! As claques do sporting fizeram aquilo que bem lhes apeteceu (rasgaram o plástico que delimitava a sua zona) e polícia de intervenção nem vê-la....foram lá 2 seguranças da 2045, mas aí já era tarde, estas coisas têm de se se prever e esta era uma fácil de prever que ia acontecer, aliás, muitos foristas alertaram neste post para isso mesmo. Parece que está tudo á espera que aconteça uma tragédia para que algo se faça em termos de segurança. Mais uma vez, fica provado que a grande obra de arquitetura do Souto Moura, em termos de funcionalidade é uma cagada. Com 2 bancadas de topo era super fácil colocar as nossas claques numa e as claques adversárias noutra e se o estádio não estivesse encostado a uma pedreira era fácil não haver mistura de adeptos no exterior do estádio. Assim o trabalho das forças da ordem torna-se muito difícil, aliás o AXA deve ser o estádio mais difícil para a polícia montar o esquema de segurança.
Para além disto tudo....está a começar (na verdade já começou á alguns anos atrás, mas agora é que está em força) a tornar-se perigoso o fenómeno dos CASUAIS, para quem não sabe, são grupos de adeptos que se fazem deslocar em viaturas próprias (para fugir ao controle da polícia), que não vestem nenhum adereço alusivo ao seu clube e que só querem é confusão e porrada. Neste jogo ao sair do estádio com o meu pai vi 2 grupos CASUAIS do sporting, cada um com cerca de 15/20 elementos e que via-se mesmo que estavam á procura de problemas, pois mandavam bocas aos adeptos do nosso clube á espera que algum reagisse. Acho que está na altura do pessoal de BRAGA (claques/sócios/adeptos) serem mais unidos e bairristas. Antes do jogo quando cheguei ao parque de estacionamento, já o bar do estádio estava cheio de juve leos a entoarem cânticos ofensivos ao nosso clube....eles vêm cá e é tudo deles e o pessoal de BRAGA nem reage. Enfim....já nem em nossa casa nos sentimos seguros!
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

brigada da relote

Calma, a partir de agora vai ser assim... [caixa de segurança no estádio dos Arcos, Vila do Conde]

Paulodebraga

Eu na AG do clube questionei o Presidente sobre a rede de segurança na qual foi dito que estavam a tomar as medidas necessárias e que apesar do atraso os adeptos iriam se sentir seguros já a partir do jogo contra os lagartos. Infelizmente isso não se veio a verificar-se, como bem presenciei tendo lugar anual no fim do sector A5, inicio do A6 não faltaram cadeiras cá em baixo e outros objectos que por sinal penso não terem ferido ninguém pois o mesmo espaço se encontrava vazio. Agora pergunto eu, qual é a segurança que um adepto tem ao comprar um lugar no dito sector antigo das equipas visitantes? Desculpa Sr.Presidente, mais uma vez não foste correcto para com os sócios e mais não o digo.

Saudações Braguistas e Força Braga olé...
Saudações Braguistas e Força Braga olê...

Dracul

A colocação dos adeptos visitantes no estádio do Braga é um problema que decorre da concepção do próprio estádio, como já aqui foi referido por outros foristas.
Esta obra foi pensada tendo em vista a monumentalidade e a obtenção de prémios, coisa que efectivamente foi conseguida.
Mas no que toca a funcionalidade e a segurança, o nosso estádio é uma valente borrada. Eu sei que custa ouvir isto por parte de um bracarense, mas é a verdade. Temos um estádio muito bonito, há muita gente a visitá-lo, os turistas ficam encantados e tiram fotografias, mas depois é o que se sabe,
Faziam falta bancadas nos topos para encaixar os adeptos visitantes, sobretudo quando são em grande número. Ficavam lá no canto deles, separados dos sócios e adeptos do Braga  e tinham uma entrada aparte para evitar confusões.
Assim como está não será fácil separar adeptos e vamos ter sempre confusões e problemas antes, durante e depois dos jogos.

RKid

Numa primeira fase , os adeptos visitantes não chegaram a ir para a poente inferior? Tenho essa imagem na cabeça... Alguém que me esclareça !  8)

maffonseca

Quote from: RKid on 02 de October de 2013, 16:42
Numa primeira fase , os adeptos visitantes não chegaram a ir para a poente inferior? Tenho essa imagem na cabeça... Alguém que me esclareça !  8)
num jogo ou outro sim isso aconteceu mas foi tipo meia duzia de madeirenses que vieram a um dos jogos se nao me engano, acho que foi o nacional

Bb0y

Na liga Europa houve jogos em que os visitantes ficavam no lugar destinado, actualmente, à BL.