News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/11

Started by JotaCC, 19 de November de 2012, 07:20

Previous topic - Next topic

JotaCC

José Peseiro chama 21 jogadores para a Roménia

São 21 os jogadores à disposição de José Peseiro, tendo em vista o jogo de amanhã com o Cluj, a contar para a 5.ª jornada do Grupo H da Liga dos Campeões. Há baixas a registar, como o central Paulo Vinícius e o avançado Paulo César. Mas, de resto, é possível conferir que o Sporting de Braga vai apresentar-se na sua máxima força.

A lista de convocados dos bracarenses foi anunciada ontem com José Peseiro a chamar 21 jogadores. O alemão Haas, que se estreou a titular na Taça de Portugal, em Pampilhosa, fica em terra uma vez que não se encontra inscrito na Liga dos Campeões.
O plantel bracarense ruma esta manhã à Roménia, com voo marcado para as 10 horas, treinando-se no estádio Constantin Radulescu, às 20 horas portuguesas, depois da habitual conferência de imprensa.

Na Roménia, é aguardado com expectativa o regresso de Peseiro, sendo um treinador conhecido naquele país pela sua passagem no Rapid de Bucareste.
A lista completa dos convocados do Sporting de Braga para este jogo é a seguinte: 

Guarda-redes: Cristiano, Quim e Beto
Defesas: Aníbal, Nuno André Coelho, Salino, Douglão, Ismaily, Élderson e Baiano
Médios: Rúben Amorim, Mossoró, Hugo Viana, Rúben Micael, Custódio e Djamal
Avançados: Carlão, Alan, Hélder Barbosa, Zé Luís e Éder

CORREIO DO MINHO

JotaCC

ATAQUE FAZ MAIS DANOS EM TERRITÓRIO INIMIGO

Equipa arsenalista figura entre as que mais vezes marcaram fora de casa na fase de grupos. Só Real Madrid, Manchester United, Chelsea e o surpreendente BATE Borisov fazem melhor

Contrariando a tendência natural da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Braga tem revelado maior eficácia no ataque quando joga fora do que em casa. A equipa bracarense figura mesmo entre as que mais golos marcam como visitantes, sendo superada somente por três dos mais sérios candidatos à conquista do título (Real Madrid, Manchester United e Chelsea) e pela grande surpresa desta edição da prova (BATE Borisov). Os quatro faturaram por cinco vezes nessa condição, mais uma do que os arsenalistas, que vivem hoje o primeiro dia de uma semana que poderá ser determinante para o futuro na Champions e na I Liga, devido aos encontros com o Cluj e o FC Porto, respetivamente.
Ainda que tal rendimento se tenha traduzido na conquista de apenas três pontos, a verdade é que os quatro golos apontados pelo Braga fora de casa surgiram nas deslocações teoricamente mais complicadas: a Istambul, para defrontar o Galatasaray, e a Manchester, para enfrentar o todo-poderoso United. Alan, que esta temporada passou Matheus e Linz como o principal artilheiro do clube nas competições da UEFA, acabou por contribuir bastante para essa eficácia dos Guerreiros do Minho, obtendo três desses tentos, enquanto o outro pertenceu a Rúben Micael. O médio internacional português, de resto, já havia sido feliz na segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da liga milionária, quando fez o empate (1-1) em Itália, levando a decisão da eliminatória com a Udinese para a lotaria das grandes penalidades.
Tivesse a pontaria do Braga na Pedreira sido tão boa como foi no território do inimigo, e quase se pode dizer que dificilmente a equipa de José Peseiro entraria para a penúltima jornada da fase de grupos no último posto. A conclusão resulta da análise da classificação das dez equipas com mais golos marcados fora até ao momento. Só mesmo o BATE Borisov não ocupa um dos dois lugares que dão entrada nos oitavos de final da competição (é terceiro no grupo F). Manchester United (H), Schalke 04 (B) e Málaga (C) lideram os respetivos grupos, enquanto todos os outros são segundos classificados. Na ressaca da derrota, em casa, com o Cluj, o Braga surge na Turquia determinado a redimir-se dos pecados cometidos com o campeão da Roménia e não faz por menos: marca dois golos ao Galatasaray, não sofre nenhum e lança o assalto a um dos lugares de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Rúben Micael, em crescendo de forma, faz o primeiro golo na recarga a uma defesa incompleta de Muslera, que, já nos descontos, é incapaz de segurar um disparo de Alan. Era o primeiro sinal de força dos bracarenses após a entrada em falso.


Sonho de Alan vira pesadelo

Brasileiro marca duas vezes antes de ver o Manchester United, como em várias ocasiões esta temporada, dar a volta ao resultado

Embalado pelo triunfo obtido na casa do Galatasaray, o Braga entra em cena no Teatro dos Sonhos com os olhos postos na baliza do Manchester United e logo ao segundo minuto já Alan faz a festa. O brasileiro, com um raro golpe de cabeça, responde bem a um cruzamento perfeito de Hugo Viana e bate pela primeira vez De Gea, pregando um susto a Alex Ferguson, que num abrir e fechar de olhos viu o capitão arsenalista aumentar a contagem, na sequência de uma jogada deliciosa de Éder pela esquerda.
Com meia Europa boquiaberta e os adeptos arsenalistas a sonhar com a obtenção de um feito histórico em Old Trafford, palco onde nenhuma equipa portuguesa conseguiu vencer, os red devils renascem das cinzas com a ajuda de Chicharito, o mexicano que, já na segunda parte, haveria de roubar o protagonismo a Alan ao operar a reviravolta. A desilusão tomava conta dos Guerreiros do Minho, apesar de terem saído do jogo com o segundo ataque mais eficaz fora de portas.


Sete jogadores saem da redoma para o onze

O previsível elevado grau de dificuldade do encontro com o Cluj, a contar para a Liga dos Campeões, levará José Peseiro a fazer regressar os sete jogadores que poupou frente ao Pampilhosa, para a Taça de Portugal. Salvo um problema de última hora, Beto, Salino, Nuno André Coelho, Custódio, Rúben Micael, Rúben Amorim e Éder sairão da redoma em que se encontravam para entrar no onze, que deverá manter apenas três elementos que alinharam sexta-feira: Douglão, Hugo Viana e Alan. A maior dúvida reside no nome do lateral-esquerdo, pois Ismaily, que começou a época como titular, já está totalmente recuperado dos problemas físicos que o perturbaram nas últimas semanas e está em pé de igualdade com Elderson.


Só Cluj foi muro intransponível

Parte da explicação para o paupérrimo rendimento ofensivo do Braga no AXA prende-se com o desempenho contra o Cluj, a única equipa à qual não conseguiu marcar na primeira volta da fase de grupos. Apesar do intenso domínio exercido pelos arsenalistas, os romenos conseguiram fechar a maioria dos caminhos para a baliza de Mário Felgueiras, que depois se encarregou de defender o resto. Amanhã Éder e companhia têm nova hipótese de emendar os erros cometidos no encontro da primeira jornada.


PARTIDA ÀS 10 HORAS

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro é hoje (10 horas) o ponto de partida do Braga rumo a Cluj, onde amanhã (19h45) entrará em ação na penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O voo da comitiva bracarense até à capital da região da Transilvânia terá a duração de sensivelmente 3h40.


"Cluj tem dificuldades quando joga em casa"

Médio do Rapid Bucareste serviu de espião para O JOGO e revelou que o adversário do Braga na Champions treme na condição de visitado

A troca de treinador é, por norma, uma tentativa das direções de mudarem o rumo dos acontecimentos quando as coisas não estão bem, mas a entrada de Paulo Sérgio parece não ter resolvido o maior dos problemas do Cluj: os resultados em casa. O CFR leva quatro derrotas nessa condição (duas para o campeonato e outras tantas para a Liga dos Campeões) e duas delas até foram averbadas desde a chegada do técnico português. A explicação para esse desempenho reside, segundo Filipe Teixeira, médio do rival Rapid Bucareste, na forma como a equipa foi montada na pré-época. "O Cluj tem mais dificuldades para jogar em casa, porque vê-se na obrigatoriedade de construir e os jogadores, principalmente os do ataque, sentem-se mais confortáveis a jogarem em contra-ataque, pois são bastante rápidos", explicou o português a O JOGO.Na sexta-feira, por exemplo, o Cluj foi surpreendido em casa pelo Astra Giurgiu (0-2) para o campeonato. Por isso, Filipe Teixeira acredita que poderá sair vencedor da capital da Transilvânia, à semelhança do que já sucedeu com Manchester United e Galatasaray. "[Braga] Tem vindo a jogar muito bem e, do meu ponto de vista, tem um plantel com mais qualidade do que o Cluj. No entanto, terá de ter algumas precauções, ou arrisca-se a ser apanhado desprevenido como no jogo da primeira jornada [da fase de grupos]", alertou o médio, que já venceu o campeão romeno esta temporada (3-2), depois de até ter chegado ao intervalo a perder por 2-0. "É tudo uma questão de paciência e aproveitar as ocasiões que surgirem", aconselhou.


"Éder teve uma evolução estrondosa"

Quem viu os primeiros passos de Éder no futebol e quem o vê agora não esconde a estupefação pelo crescimento do avançado. Filipe Teixeira, que, quando representava a Académica, defrontou o internacional português em alguns jogos-treinos frente ao Tourizense, considera mesmo que o arsenalista teve "uma evolução estrondosa". "Está cheio de confiança pela chamada à Seleção e não me admiraria nada se fosse ele a resolver o jogo com o Cluj", declarou o médio, que se encontra no último ano de contrato com o Rapid Bucareste. "Da forma como está a jogar e pela qualidade que vem demonstrando desde que o Lima saiu, acho que em breve dará o salto para um clube de outra dimensão", anteviu.


UEFA NOMEIA JUIZ RUSSO

O russo Sergei Karasev foi o árbitro nomeado pela UEFA para dirigir o Cluj-Braga. O juiz, de 33 anos, foi recém-promovido à primeira categoria e vai estrear-se a apitar uma equipa portuguesa, depois de, em 2010, ter estado na vitória (3-2) da Seleção de sub-19 frente à Hungria, na caminhada para o Euro'2010.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga parte para Cluj ' obrigado' a vencer

CHAMPIONS É já de calculadora na mão que o Sporting de Braga viaja hoje, às 10.00, rumo à Roménia, onde amanhã defronta o Cluj, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Será um duelo "português" não só no relvado mas também no banco de suplentes. José Peseiro e Paulo Sérgio defrontam- se pela primeira vez, eles que têm em comum uma passagem por Alvalade e estão, de certa forma, "obrigados" a vencer para poderem sonhar com o apuramento para os oitavos de final.
Com o Manchester United já apurado, Cluj e Braga estarão com um ouvido posto na Turquia, pois daria jeito às contas das duas equipas que o clube de Nani derrotasse o Galatasaray. Perdendo o jogo na Roménia, o Sporting de Braga ficará automaticamente eliminado; vencendo, poderá ainda ter de derrotar os turcos na última jornada – o empate poderá bastar, caso o Manchester United consiga vencer na Turquia. O primeiro objetivo, porém, passa por regressar a Portugal com os três pontos e vingar a derrota ( 0- 2) sofrida em casa, logo na primeira jornada.
José Peseiro convocou 21 jogadores, tendo apenas como baixas os lesionados Paulo Vinicius e Paulo César. Os arsenalistas vão reencontrar os portugueses Mário Felgueiras e Diogo Valente, dois dos nove portugueses do Cluj, que passaram por Braga sem grande sucesso. O guarda- redes tem sido, contudo, uma das revelações na atual edição da Champions: é o guarda- redes que mais defesas fez em toda a prova e é pelas suas mãos que o Cluj ainda está na discussão do apuramento.


DN

JotaCC

Coelho junta-se a toda a artilharia

CONFIRMADA a indisponiblidade de Paulo Vinícius, não recuperou de uma lesão muscular, é praticamente garantido que Nuno André Coelho vai atuar ao lado de Douglão, no jogo de amanhã (19.45 horas, Sport TV1), em Cluj-Napoca, decisivo para as contas do Braga, na luta pela qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
A situação clínica de Paulo Vinícius, a despeito de alguns sinais de recuperação, era de difícil resolução em tempo útil e a convocatória, ontem divulgada, após o treino matinal, confirmou a indisponibilidade do central brasileiro.
Assim, não parecem subsistir dúvidas quanto ao onze a apresentar amanhã, com a turma romena, adivinhando-se o regresso de toda a artilharia pesada, que esteve maioritariamente a descansar no jogo da Taça de Portugal ganho na sexta feira frente ao Pampilhosa (3-1). José Peseiro deve retomar o 4x2x3x1, com Beto; Salino, Nuno André Coelho, Douglão e Ismaily; Custódio e Hugo Viana; Alan, Rúben Micael e Ruben Amorim; Éder.
Na convocatória, destaque para a presença de três guarda-redes e também do defesa central Aníbal, da equipa B, dado que Haas, titular frente ao Pampilhosa, não está inscrito nas provas da UEFA.
Além de Paulo Vinícius, também Paulo César falha o jogo com Cluj devido a lesão.


VIAGEM PELA MANHÃ E TREINO À NOITE

Braga segue hoje (10 horas), em voo charter, de Pedras Rubras rumo a Cluj-Napoca. A equipa viaja pela Privilege Style, uma companhia aérea espanhola. Já na ida a Udine, Itália, no playoff , o Braga viajou por esta empresa, que tem aviões mais pequenos, em vez da Sata, parceiro habitual.
viagem até território romeno demora cerca de três horas e meia. José Peseiro e um jogador fazem a antevisão do jogo às 19.30 horas locais (menos duas em Portugal) e o treino no recinto do Cluj arranca às 20 horas.

JN

JotaCC

Jogo com o Cluj pode valer 4,5 milhões

É um aliciante que entusiasma particularmente António Salvador, presidente e responsável máximo pela gestão do SC Braga: vencer o Cluj significará o encaixe imediato de um milhão de euros, que é quanto a UEFA paga por um triunfo na Champions, e poderá também colocar os guerreiros à porta dos oitavos de final.

Ora, ultrapassar a barreira histórica da fase de grupos corresponderá à entrada de mais 3,5 milhões de euros nos cofres bracarenses.

As contas do grupo H são extremamente simples de se fazer: à entrada da jornada 5, os bracarenses somam três pontos, menos um que Cluj e Galatasaray, menos 9 que o Manchester United, já confirmado na próxima fase.

Se derrotarem os romenos e, preferencialmente, anularem a desvantagem dos dois golos consentidos no duelo realizado no Minho (na primeira volta, o SC Braga perdeu por 0-2), os arsenalistas ultrapassam o Cluj na classificação e ganham balanço tremendo para a ronda de encerramento da fase de grupos, que prevê a visita do Galatasaray ao Estádio AXA (na Turquia, os homens de José Peseiro levaram a melhor por 2-0).

Inevitavelmente, o departamento financeiro do SC Braga faz já outro género de cálculos. Assim, se aos 14,2 milhões de euros que já garantiu, esta época, via Champions, conseguir acrescentar, no mínimo, mais 4,5 milhões (pela desejada vitória na Roménia e, depois, potencial acesso aos oitavos de final), os bracarenses receberão da UEFA um cheque de 18,7 milhões.

Resultado: o orçamento para a temporada (17 milhões) fica mais do que pago e é ultrapassada a fasquia dos 18,4 milhões, verba acumulada na época 2010/2011 (ano de estreia na Champions e da final da Liga Europa), máximo alguma vez conseguido pelo clube.

A BOLA

JotaCC

«É fundamental ganhar na Roménia» - António Salvador

À partida para a Roménia, onde o SC Braga joga esta terça-feira diante do Cluj, o presidente António Salvador falou sobre a ambição do grupo em vencer a partida para poder continuar a perseguir o objetivo de colocar o clube nos oitavos de final da Champions.

«É mais um jogo importantíssimo para aquele que é o nosso objetivo, a passagem à próxima fase da Champions. Tal como aconteceu antes do jogo em Manchester, quando fomos à Turquia defrontar o Galatasaray, este é um jogo decisivo e é fundamental ganhar para podermos depender só de nós próprios», afirmou António Salvador.

Para tal, o presidente destacou a importância de a equipa orientada por José Peseiro e mostre a sua qualidade, sabendo das dificuldades que o Cluj poderá causar, até porque venceu em Braga de forma surpreendente por 2-0.

«Sentimento de vingança? Não, é mais um jogo. Teremos de respeitar o adversário, mas temos qualidade mais que suficiente para ganhar. Temos de jogar como equipa e de forma guerreira. O sentimento de todos é sim chegar aos oitavos de final», referiu Salvador, a quem não passa pela cabeça não cumprir esse objetivo.

O líder dos bracarenses referiu-se ainda às ausências de vários jogadores dos trabalhos que decorreram ao longo da semana passada devido ao compromisso das seleções, mas preferiu não alimentar a polémica: «Quando há ausências, a planificação não é a melhor, mas temos de estar preparados para este tipo de situações, pois faz parte do dia a dia de um clube como o Braga, que está envolvido em todas as competições. Já se falou muito sobre essa situação e temos de olhar em frente, pensando exclusivamente em vencer este jogo.»

A BOLA

JotaCC

Braga parte para a Roménia com ambição de chegar aos "oitavos" da "Champions"

O Braga parte, esta segunda-feira de manhã, para a Roménia, onde vai jogar uma cartada decisiva na passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. A bordo de uma companhia aérea espanhola, os minhotos levam a ambição de vencer, conscientes da importância desportiva e financeira da qualificação.

O Braga defronta, terça-feira (19.45 horas, SportTv1), na Roménia, o Cluj, em jogo da 5ª jornada da Liga dos Campeões. "Um jogo importantíssimo para o objetivo de passar aos oitavos de final da competição", disse o presidente do clube, António Salvador, à partida para Cluj-Napoca, na Roménia, onde deve aterrar cerca das 13.35 horas.

A bordo da companhia aérea espanhola "Previlege Style", seguiram cerca de três dezenas de adeptos, entre os 142 elementos da comitiva. Sem poder contar com Paulo Sérgio e Paulo Vinícios, lesionados, o treinador do Braga, José Peseiro, leva 21 jogadores, incluindo três guarda-redes.

Mas o Braga vai jogar ao ataque. "É preciso ganhar para dependermos só de nós", disse António Salvador. "É nestes momentos que a equipa mais se une, todos estão a pensar na qualificação", acrescentou o presidente do Braga.

"Para além da questão desportiva, o apuramento é muito importante no plano financeiro, para o equilíbrio das contas", acrescentou António Salvador.

A vingança da derrota caseira, 2-0, frente aos romenos não é a principal preocupação do presidente do clube. "Não é uma questão de desforra, mas sim uma oportunidade retificar um mau resultado com um único espírito, que é vencer", disse António Salvador, considerando que "o Braga tem equipa para vencer".

JN

JotaCC

António Salvador: «É preciso ganhar para dependermos só de nós»
SUBLINHA IMPORTÂNCIA DO JOGO EM CLUJ

António Salvador disse esta segunda-feira que para o Sporting Braga depender apenas de si para passar aos oitavos de final da Liga dos Campeões tem que vencer terça-feira o Cluj, na Roménia.

O presidente do clube minhoto, que falava hoje de manhã no aeroporto Francisco Sá Carneiro antes da partida para a Roménia, frisou a importância do jogo, quer em termos desportivos como financeiros, e mostrou confiança na equipa orientada por José Peseiro.

"É preciso ganhar para dependermos só de nós. É nestes momentos que a equipa mais se une, todos estão a pensar na qualificação", afirmou.

O dirigente notou que "para além da questão desportiva, o apuramento é muito importante no plano financeiro, para o equilíbrio das contas". Sem contar com as receitas de bilheteira, o Sp. Braga já amealhou nesta edição da Liga dos Campeões 11,7 milhões de euros, podendo somar mais 3,5 milhões se passar à fase seguinte.

No jogo em Braga, há dois meses, a equipa onde alinham vários jogadores portugueses e que, desde há três semanas, tem como treinador o luso Paulo Sérgio, surpreendeu, vencendo por 2-0, com golos do ex-bracarense Rafael Bastos.

Para António Salvador não existe um sentimento de vingança ou desforra, mas considerou o encontro de "decisivo".

"É mais um jogo importantíssimo para aquele que é o nosso objetivo de passar à próxima fase da 'Champions' e também uma oportunidade de retificar um mau resultado, mas com um único espírito, que é vencer. Teremos de respeitar o adversário, mas temos qualidade mais que suficiente para ganhar. Temos de jogar como equipa e de forma guerreira", desejou.

Instado sobre as ausências de vários jogadores durante a semana passada, devido aos compromissos das seleções, o presidente arsenalista desvalorizou-as, depois das críticas públicas que fez nos últimos dias.

"Quando há ausências, a planificação não é a melhor, mas temos de estar preparados para este tipo de situações, pois faz parte do dia-a-dia de um clube como o Braga, que está envolvido em todas as competições", concluiu.

Sp. Braga, quarto classificado do grupo H, com três pontos, e Cluj, terceiro, com quatro (os mesmos que o segundo, o Galatasaray), defrontam-se na terça-feira, às 19H45, no Estádio Dr. Constantin Radulescue, em Cluj Napoca, jogo que será arbitrado pelo russo Sergei Karasev.

Às 19H30 está marcada a conferência de imprensa de José Peseiro e de um jogador, meia hora antes do treino no relvado do estádio do Cluj.

RECORD

JotaCC

ANTÓNIO SALVADOR
"Passar é importante para equilibrar as contas"

À partida para a Roménia, onde o Braga defronta terça-feira o Cluj, o presidente do clube não escondeu a importância de uma vitória.
Há um lado desportivo, com António Salvador a ser o primeiro a destacar o caráter decisivo do encontro de terça-feira, e há também o lado financeiro, ponto considerado pelo presidente do Braga como importante porque a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões seria "importante para o equilíbrio das contas".

O líder do clube minhoto encontra paralelismos entre esta viagem à Roménia e a partida para a Turquia. "É também um jogo importante para o apuramento e uma vitória permitirá que a equipa não fique a depender de outros resultados. Tal como disse antes do Galatasaray é um jogo decisivo, é preciso ganahr. E sei que nestas fases a equipa une-se", referiu, recordando que "o Cluj foi uma supresa em Braga, agora há que ganhar".

Sendo o primeiro a acreditar na vitória, porque "a equipa tem qualidade se jogar unida e com espírito guerreiro", António Salvador destacou também o poder do Cluj.

Questionado sobre o facto do Braga ter tido sete jogadores na Seleção Nacional e que efeitos isso poderia ter no desempenho da equipa, António Salvador quis encerrar o caso aberto pela troca de argumentos entre FPF e FC Porto. "Já se falou muito e em excesso desse assunto. É certo que as ausências influenciam a planificação, mas como somos todos profissionais temos de estar preparados. Isso faz parte do dia a dia de uma equipa como o Braga, envolvida em várias frentes".

O JOGO

JotaCC

Caça aos milhões para Benfica e SC Braga

Benfica e SC Braga tem esta terça-feira (amanhã), jogos decisivos na luta pela qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões. O FC Porto já garantiu a passagem à próxima fase.
Os encarnados da Luz e do Minho enfrentam tarefas difíceis mas continuam a depender de si para se apurarem.

Nesta altura o SC Braga já leva um encaixe de 11,7 milhões de euros enquanto o Benfica arrecadou 10,1 milhões.

Os bracarenses somam 8,6 milhões pela presença nesta fase de grupos, 2,1 por terem participado no play-off e 1 milhão por uma vitória já alcançada no Grupo H frente ao Galatasaray.

Quanto aos lisboetas somam os mesmos 8,6 milhões pela presença na fase de grupos, 1 milhão por uma vitória e 500 mil euros por um empate no Grupo G.

Amanhã o Benfica recebe o Celtic no Estádio da Luz, enquanto o SC Braga se desloca à Roménia para defrontar o Cluj.

A equipa das "águias" treina esta manhã e à tarde o treinador Jorge Jesus e um jogador fazem a antevisão do encontro. Os arsenalistas do Minho fazem a viagem para a Roménia de manhã, depois à tarde José Peseiro e um jogador fazem a antevisão do jogo e a seguir a equipa cumpre um treino de adaptação ao palco do desafio de amanhã.

Na quarta-feira o FC Porto recebe o Dínamo de Zagreb. Em causa está o prestígio e o arrecadar de mais uma vitória que dá 1 milhão de euros.


António Salvador quer ganhar na Roménia

António Salvador disse hoje que para o Sporting de Braga depender apenas de si para passar aos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol tem que vencer terça-feira o Cluj, na Roménia.
O presidente do clube minhoto, que falava hoje de manhã no aeroporto Francisco Sá Carneiro antes da partida para a Roménia, frisou a importância do jogo, quer em termos desportivos como financeiros, e mostrou confiança na equipa orientada por José Peseiro.

"É preciso ganhar para dependermos só de nós. É nestes momentos que a equipa mais se une, todos estão a pensar na qualificação", afirmou.

O dirigente notou que "para além da questão desportiva, o apuramento é muito importante no plano financeiro, para o equilíbrio das contas".

Instado sobre as ausências de vários jogadores durante a semana passada, devido aos compromissos das seleções, o presidente "arsenalista" desvalorizou-as, depois das críticas públicas que fez nos últimos dias.

Sporting de Braga, quarto classificado do grupo H, com três pontos, e Cluj, terceiro, com quatro (os mesmos que o segundo, o Galatasaray), defrontam-se na terça-feira, às 19h45 (hora de Lisboa), no Estádio Dr. Constantin Radulescue, em Cluj Napoca, jogo que será arbitrado pelo russo Sergei Karasev.

Às 19h30 está marcada a conferência de imprensa de José Peseiro e de um jogador, meia hora antes do treino no relvado do estádio do Cluj.

RTP

JotaCC

António Salvador: «Fundamental ganhar para depender de nós próprios»

O Sp. Braga continua com um forte trunfo na manga. Vencendo o Cluj na Roménia, amanhã, dependerá apenas de si na última jornada para se apurar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O presidente António Salvador sabe disso e quer corrigir a desilusão da derrota caseira da primeira ronda, com uma pequena vingança fora de portas.

«É mais um jogo importantíssimo para aquele que é o nosso objetivo, a passagem à próxima fase da Champions. Tal como aconteceu antes do jogo em Manchester, quando fomos à Turquia defrontar o Galatasaray, este é um jogo decisivo e é fundamental ganhar para podermos depender só de nós próprios», salientou, negando que pretende ir à Roménia vingar-se.

«Sentimento de vingança? Não, é mais um jogo. Teremos de respeitar o adversário, mas temos qualidade mais que suficiente para ganhar. Temos de jogar como equipa e de forma guerreira. O sentimento de todos é chegar aos oitavos de final», acrescentou, antes de levantar voo para solo romeno.

Ao contrário do que fez Pinto da Costa, António Salvador preferiu não alimentar mais polémicas em torno da partida da seleção nacional no Gabão.

«Quando há ausências, a planificação não é a melhor, mas temos de estar preparados para este tipo de situações, pois faz parte do dia a dia de um clube como o Sp. Braga, que está envolvido em todas as competições. Já se falou muito sobre essa situação e temos de olhar em frente, pensando exclusivamente em vencer este jogo». concluiu.

Recorde-se que Cluj e Sp. Braga defrontaram-se logo na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e aí levaram a melhor os romenos (0-2). Veremos agora terça-feira, a partir das 19.45 horas, na Roménia.

FUTEBOL365

brigada da relote


brigada da relote


JotaCC

Sporting de Braga desvaloriza polémica do Gabão - Portugal

O presidente do Sporting de Braga, clube que mais contribuiu para a a última convocatória de Paulo Bento, afirmou hoje que um clube como Sporting de Braga tem de se habituar a este tipo de situações.
À partida para a Roménia, onde quarta feira o Sporting de Braga defronta o Cluj em jogo da Liga dos Campeões, António Salvador considerou que «já se falou demais sobre esse assunto», mas mesmo assim não deixou de relembrar que «o Sporting de Braga foi o clube português mais prejudicado», por ter dado sete jogadores à Selecção Nacional para o jogo no Gabão.

O presidente dos "arsenalistas" concorda que «quando há ausências a planificação não é a melhor, mas temos de estar habituados a estas situações. Não podemos querer jogadores na selecção, na liga dos campeões, no campeonato e na taça e tê-los também a trabalhar no clube. Isto faz parte do dia a dia de um clube com a dimensão do Braga e temos de nos habituar a isso», afirmou esta manhã.

O jogo na Roménia é decisivo para o apuramento para os oitavos de final da "champions". «Por todas as razões, é importante passarmos, tanto no plano desportivo, como financeiro. Neste último é muito importante para manter as contas equilibradas e para podermos pensar no futuro. Não me passa pela cabeça não alcançar este objectivo», concluiu.

TSF

JotaCC

Baltasar: "Entrada de Paulo Sérgio pode ser dificuldade extra"

O desafio da Roménia está ao alcance do Sp. Braga, que tem toda a qualidade e argumentos para trazer na bagagem um bom resultado. A opinião é de Baltasar - treinador adjunto de Toni na equipa B do Sp. Braga - técnico profundamente conhecedor do futebol romeno, depois de três experiências por terras da Europa oriental: a primeira, precisamente, no Cluj (2008-2010); seguiu-se o Brasov (2010-2012) e o Astra Giurgiu (2012).

Num país onde a principal diferença se centra nas "mentalidades" e "estrutura dos próprios clubes", Baltasar considera que o Cluj tem crescido nos últimos anos, é agora "um clube de topo", que pode trazer algumas dificuldades, sobretudo, pela mudança recente de treinador. O português Paulo Sérgio é o novo rosto da equipa.

"Neste momento, com a entrada do Paulo Sérgio, um treinador conhecedor de todo o potencial do Sp. Braga e de todos os jogadores, poderá ser uma dificuldade extra e maior preocupação, pelo conhecimento que o treinador tem da equipa bracarense. Mas o Sp. Braga tem todas as condições para fazer um bom resultado e tem todas as condições para alcançar um bom resultado. Neste grupo, as equipas a jogar em casa têm tido mais dificuldades e espero que isso se verifique na terça-feira", sublinhou.

Num plantel onde ainda existem alguns portugueses que trabalharam com Baltasar e Toni, como Cadú, o técnico alerta para os principais perigos que o Sp. Braga irá encontrar no estádio Constantin Radulescu.

"Em termos de bolas paradas, o médio Muresan nos livres e cantos é muito forte, o próprio Cadú nas bolas paradas é perigoso. De resto, o Sp. Braga já tem um perfeito conhecimento do plantel do primeiro jogo", referiu. E esclarece: "o Cluj a jogar em casa na Liga dos Campeões não é uma equipa que assuma muito o jogo na parte da organização, é mais de contra-ataque. A nível interno é diferente, já tem um sistema mais posicional e de posse de bola. A nível de Champions o que temos visto é um Cluj de ataques rápidos, explorando a velocidade dos bons finalizadores".

Por isso, a arma que o Sp. Braga terá de usar passa por travar as transições rápidas dos romenos. "Nestes últimos jogos o Sp. Braga tem tido um pouco de infelicidade, porque os golos sofridos têm sido erros individuais. Banindo esses erros com a qualidade de todo o plantel, bem organizado em todos os sectores, e não deixando que o Cluj utilize a sua melhor arma que neste momento é o ataque rápido e as transições rápidas defesa ataque, acho que é possível um bom resultado. Jogando num bloco baixo e não deixando espaço para não ser apanho em situações de contra-ataque, tem todas as condições para ganhar".

"É uma cultura desportiva diferente"

Três experiências no futebol romeno - ao serviço do Cluj, Brasov e Astra - enriquecedoras, sobretudo, pelas diferenças em termos culturais e desportivas. Baltasar acompanhou o treinador Toni nos desafios na Roménia, que tiveram o ponto alto no Cluj, com a conquista da Taça da Roménia e Supertaça.

"Representámos o Cluj durante um período de nove meses, chegámos em Abril, na parte final do campeonato, inseridos na Taça da Roménia em que disputámos as três últimas eliminatórias para chegar à final. Acabámos essa época em quarto lugar e como finalistas e vencedores da Taça da Roménia. Foi o primeiro grande sucesso em termos de futebol romeno", contou ao 'Correio do Minho'.
Seguiu-se a "conquista da Supertaça, em Agosto, e, até Novembro, conseguimos que o clube alcançasse a hegemonia que não tinha tido no ano anterior ou seja lutar pelo primeiro lugar".

Em jeito de balanço, o técnico é claro: "foi uma experiência óptima, em termos de adaptação é um futebol e mentalidade diferente, principalmente, uma cultura desportiva diferente. Fomos encontrar uma série de jogadores portugueses que já estavam no clube e argentinos, o que permitiu uma integração rápida. Pelo sucesso que tivemos logo tudo ajudou para um excelente entendimento. Foram nove meses muito bons, saímos na pausa de Inverno, mas sentimo-nos um pouco campeões também, porque deixámos o clube em primeiro lugar e acabaram por festejar o título".

As principais diferenças, recordou o antigo jogador, são a "nível estrutural e de mentalidade dos próprios clubes". "Têm vindo a evoluir nos últimos anos e aparecido novos clubes como o Cluj, 'outsiders' do centro de Bucareste, onde o Dinamo, o Steaua e o Rapid tiveram o domínio durante muitos anos. Esses clubes da periferia foram ganhando alguma preponderância com a entrada de novas mentalidades, treinadores e equipas técnicas de outros países, com culturas diferentes. Viviam numa opressão relacionada com quem dirige. Deram mais abertura com a contratação de novos jogadores, muitos de Portugal, e fizeram com que os clubes abrissem novas ideias. E chegaram à conclusão que o sucesso passava pela contratação de jogadores e equipas técnicas do estrangeiro para aprenderem a consolidar os clubes com outras mentalidades e terem alguma ascensão", destacou o treinador, acrescentando que a Roménia " é um mercado que seduz".

"Episódio que marcou foi a repreensão de jogadores como o Álvaro Pereira"

Na memória de Baltasar, da experiência na Roménia e ao serviço do Cluj, permanecem alguns histórias e episódios que marcaram a passagem pelo futebol romeno. Entre eles, um em especial.
"São vários episódios que nos marcaram pela diferença cultural e em termos desportivos, era uma disciplina em demasia. Quando chegámos ao clube o que nos marcou foi a repreensão de três ou quatro atletas que teriam de ir jogar para a equipa B. Não era normal uma equipa técnica nova chegar e não ter um conhecimento profundo, à partida eram jogadores com grande potencial, um deles joga agora no Inter de Milão, o Álvaro Pereira, e ficámos surpreendidos", recordou.

"Com bastante diálogo e abertura do mister Toni falou com o presidente e conseguimos que fossem integrados na equipa principal. Num mês e meio esses jogadores foram fundamentais na conquista da Taça da Roménia e depois o Álvaro Pereira veio para o FC Porto. Um jogador que estava encostado numa equipa B, um mês e meio é vendido ao FC Porto e um argentino vendido a um clube francês", explicou, lembrando as mudanças em termos de política interna após a entrada do mister Toni.

"O Braga tem uma estrutura muito forte"

Agora ao serviço do Sp. Braga, Baltasar - antigo jogador arsenalista - não poupa elogios ao clube. "O Sp. Braga tem crescido de uma forma enorme, pelo potencial que tem em termos de jogadores, pela política de contratações e por um presidente que está de parabéns por tudo o que tem feito em prol do clube. O Sp. Braga é um clube hoje em dia com uma estrutura muito forte, bem dotado, com grandes profissionais e nada nos falta, nem aos atletas, para sermos verdadeiros guerreiros do Minho", frisou o técnico adjunto da equipa B.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

António Salvador e o Cluj: "Só uma palavra: vencer!"

Presidente do Sporting de Braga só pensa na vitória na Roménia, para seguir em frente na Liga dos Campeões.

António Salvador, presidente do Sporting de Braga, disse esta segunda-feira, à partida para a Roménia, que só a vitória serve na deslocação ao terreno do Cluj, em jogo da Liga dos Campeões.

"Só uma palavra: vencer! Esse é o único discurso que tem de haver e em que os jogadores têm de pensar, para podermos depender de nós e pensar no próximo objetivo, que é estar na fase seguinte. É nestes momentos que a equipa do Sporting de Braga se une, que dentro do campo demonstra o valor e a qualidade que tem. Vai ser uma verdadeira guerreira dentro do campo para levar de vencida o Cluj. Na primeira mão, o jogo não nos correu bem e amanhã vamos ter a oportunidade de retificar", sublinhou o dirigente em declarações à Rádio Renascença.

RELVADO

JotaCC

Nevoeiro dificulta aterragem do Braga na Roménia

O Braga já está na Roménia, onde nesta terça-feira (19.45 horas, SportTV1), diante do Cluj, joga cartada decisiva no Grupo H da Liga dos Campeões. Um denso nevoeiro complicou a aterragem.

Uma temperatura de três graus positivos e um acentuado nevoeiro receberam os Guerreiros em Cluj-Napoca, após uma viagem tranquila de três horas e meia. No entanto, quando o avião da Privilege Style se fez à pista, a comitiva do Braga sentiu um arrepio na espinha, uma vez que as condições climatéricas eram desfavoráveis. Mas tudo não passou de um pequeno susto e a aterragem acabou por se fazer sem problemas de maior.

Os arsenalistas seguiram de imediato para o hotel e, às 18 horas, realizam o habitual treino de adaptação ao palco do jogo. Antes, o treinador José Peseiro e um jogador respondem às perguntas dos jornalistas.

JN

Bruno3429

José Peseiro quer somar três pontos na Roménia
Por Redação

José Peseiro acredita que o SC Braga pode devolver a derrota averbada na jornada inaugural do Grupo H da Liga dos Campeões e somar os três pontos no terreno do Cluj.

«Temos dado uma resposta muito boa em jogos em que antecipavam muita pressão e uma ansiedade maior. Temos jogadores com experiência acumulada, alguns participaram já numa final europeia, têm títulos conquistados e um trajeto que dá segurança e confiança para estes jogos», argumentou o treinador dos bracarenses, em conferência de Imprensa.

«À exceção do Cluj, em casa, todos os jogos que fizemos até agora na Champions foram excelentes. Estamos preparados», afiançou Peseiro, alertando que os guerreiros terão «de reduzir os erros para ter sucesso» na Roménia.

«Vamos defrontar um adversário bem forte», elogiou, comentando a recente chegada de Paulo Sérgio ao comando do Cluj.

«É difícil para ele se quiser mudar a ideia de jogo em tão pouco tempo. Não consigo dizer, hoje, se eles vão ser mais fortes. Nós queremos ser mais fortes», atirou.

A Bola

Bruno3429

«O Cluj é muito forte e tem jogadores muito rápidos» - Ismaily
Por Redação

Ismaily, lateral-esquerdo do SC Braga, anteviu o jogo na Roménia frente ao Cluj e diz que a equipa bracarense não pode cometer os erros que cometeu quando recebeu a formação romena.

«O Cluj é muito forte nas transições. Há que evitar os erros do primeiro jogo. Estamos preparados para qualquer tipo de dificuldade que nos possam colocar. Eles têm jogadores muito rápidos na frente e há que estar bem em todos os momentos do jogo para alcançarmos os três pontos», afirmou o jogador em conferência de imprensa.

Questionado sobre se o quarto lugar do grupo H era um classificação justa para o SC Braga neste momento, Ismaily diz que não.

«Cometemos alguns erros mas esta classificação não é justa para nós. A derrota em casa com o Cluj não foi justa, depois tivemos muito bem com o Manchester United mas com eles não podemos errar. O quarto lugar não espelha a nossa qualidade».

A Bola

JotaCC

Peseiro quer Sporting de Braga a cometer menos erros

José Peseiro assegura que o Sporting de Braga está preparado para o jogo com o Cluj

José Peseiro destacou hoje a maior experiência internacional dos seus jogadores e quer um Sporting de Braga a errar menos para vencer o Cluj, na terça-feira, na quinta jornada do grupo H da Liga dos Campeões de futebol.
"Temos que reduzir os erros individuais e coletivos que cometemos para ter sucesso. À exceção do Cluj, em casa, todos os jogos que fizemos até agora na prova foram excelentes", afirmou o treinador da equipa minhota na conferência de imprensa de antevisão da partida.

O técnico considera que os bracarenses estão "preparados para este jogo".

"Temos dado uma boa resposta em jogos em que muitos diziam que a pressão e a ansiedade iriam ser maiores. A experiência acumulada dos meus jogadores, alguns já estiveram numa final europeia, outros ganharam títulos, dá-me confiança, apesar de ter muito respeito pelo Cluj, que é um adversário bem forte", frisou.

A receita para o sucesso passa por "jogar melhor", porque, quem o faz, "ganha mais vezes".

"Vamos jogar para ganhar, como sempre, e tentar colocar em campo o nosso modelo, a nossa ideia e seremos fiéis aos nossos princípios de jogo", resumiu.

O Sporting de Braga perdeu em casa com o Cluj (2-0), na primeira jornada da fase de grupos, e, desde então, a equipa romena trocou de treinador, sendo agora o português Paulo Sérgio a orientar a turma onde militam também vários jogadores lusos.

"Não sei se o Cluj estará mais forte com o Paulo Sérgio, nem se teve tempo para colocar em prática as suas ideias. Só amanhã (terça-feira) responderei a isso. Mas, em Braga, não fomos surpreendidos, já sabíamos do seu valor e é por isso que estão na Liga dos Campeões", notou.

Já o defesa esquerdo Ismaily disse estar completamente recuperado da lesão e pronto para jogar, tendo deixado elogios ao adversário.

"Eles têm uma equipa forte, são muito bons nas transições ofensivas e têm jogadores perigosos e rápidos no ataque. Não sei como vão jogar, até porque mudaram de treinador, mas estamos preparados e confiantes que vamos ganhar", frisou.

O jogador brasileiro lembrou os "erros" cometidos em Braga, mas também que os minhotos tiveram mais posse de bola e mais remates que os romenos: "perdemos injustamente. Depois, jogámos com o Manchester United duas vezes e cometemos erros que nos custaram caro. A última posição no grupo não corresponde ao valor da nossa equipa, mas ainda podemos inverter isso. Vamos à procura dos oitavos de final", afirmou.

Sporting de Braga, quarto classificado do grupo H com três pontos, e  Cluj, terceiro com quatro (os mesmos do que o segundo, o Galatasaray), defrontam-se na terça-feira, às 19:45, no Estádio Dr. Constantin Radulescu, em Cluj Napoca, jogo que será arbitrado pelo russo Sergei Karasev.

LUSA