News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SC.Braga 4 vs Olhanense 4 ... Comentários durante e após o jogo

Started by JotaCC, 07 de October de 2012, 09:28

Previous topic - Next topic

rpo.castro

Quote from: Olho Vivo on 09 de October de 2012, 14:10
Quote from: rpo.castro on 09 de October de 2012, 13:49
Acho que a razão pela qual não ganhamos, por falta de raça, vontade e querer quando perdíamos a bola.
Quando a tínhamos, atacámos muito, sim, mas:

-Qual foi a pressão sobre o portador da bola quando a perdíamos?
-Quantas disputas de bola foram ganhas?
-Quantas vezes um jogador do olhanense sozinho conseguiu prosseguir com a bola contra 2 jogadores do braga (e uma vez ou outra contra 3),
-Quantas vezes os alas/extremos foram importantes para travar os contra-ataques?

Isto parece-me falta de entreajuda e de raça. Parecia que tinham medo de fazer falta ou meter o pé na bola, esperando que o jogador que viesse a seguir se desenrascasse.

Após o 4-2 os jogadores do Braga que não tinham a bola passaram a mexer-se menos para criação de linhas de passe. Não sei se foi desânimo ou cansaço.
Não se deve confundir falhas de organização e (eventualmente) erros estratégicos com falta de empenho. Houve jogadores da nossa equipa que acabaram de rastos precisamente porque o nosso modelo de jogo sobrecarrega (pelo menos) alguns deles. E jamais teríamos empatado o jogo se não tivesse havido raça e vontade...
Daí eu referir quando perdíamos a bola, pois a atacar a equipa esteve bem.
Alguns pontos que eu falo não são tático/estratégicos, nomeadamente as disputas de bolas. A não ser que da parte do treinador haja indicação para não fazer faltas, ou para não abordar os lances de determinada forma, o que não me parece.

Agora falhas de organização sem dúvida.
Quem não sente não é filho de boa gente.

Sérgio Gonçalves

Quote from: Olho Vivo on 08 de October de 2012, 22:41
Vou tentar um destes dias fazer uma análise mais detalhada da nossa equipa, das nossas debilidades e forças...

Foca-te nas fraquezas para ver se Peseiro abre os olhos a tempo, agora nas forças deixa-as estar até porque tem dado bons resultados :)

Estou ansioso por ler essas palavras.

Sócio nº 2014

rvx

De forma muito simplificada, acho que nestes jogos, estamos a seguir um mau compromisso entre poder ofensivo e qualidade defensiva. Talvez, se tivéssemos uma dupla de médios mais defensivos com excelente pulmão conseguíssemos impedir os contra-ataques venenosos, mas isso é algo que eu não exijo a esta equipa, pelo que acho que o Peseiro deve moderar um pouco o jogo ofensivo, com todas as movimentações que exige e que deixam a equipa tão vulnerável no momento da perda de bola. Não há necessidade de colocar tanta gente no ataque logo no início de um jogo.

Ao contrário do que muita gente disse, não acho que as boas exibições tenham sido fruto da menor qualidade do adversário, já que enfrentamos equipas de características diversas, nomeadamente, Benfica, Udinese, Beira Mar, Guimarães e Galatasaray. Verdade seja dita, tanto contra o Beira Mar como contra a Udinese algumas das debilidades defensivas foram evidentes. Contudo, duas vitórias consecutivas fora de casa e sem sofrer golos não podem ser fruto do acaso. Acho, isso sim, que a abordagem nesses jogos foi muito mais correcta, pese a atitude distinta do adversário (mais dominadora), e por isso é que não estou pessimista para o resto da época.

ricardobraguinha

Eu acabei por n conseguir ver o jogo na totalidade, mas este resultado e estas fragilidades defensivas preocupam-me bastante.. Marcar 4 golos em casa e n ganhar o jogo n lembra ao diabo, contra este olhanense sistematicamente em anti-jogo e com o avalo do sr arbitro no mesmo (esta a pegar "moda" perder pontos com o olhanense em casa).

Assim como referi nos jogos anteriores, volto a afirmar, o Salino esta muito abaixo das expectativas do plantel, expoe a equipa em lances de simples concretizaçao e por outro lado é capaz de resolver lances bastante complicados, a isto chamo "pinta de vedeta" que n me agrada minimamente.

De resto do que vi do jogo, ate gostei, ao contrario do que muitos opinam vi muita raça nos minutos finais, faltou concentraçao na defesa e atençao no momento de transiçao do olhanense.. O jogo de paços e este devem ser exemplo para o futuro, e devem ser estudados na integra, mais um jogo destes e ha espaço para dizer que o mister n estuda os jogos, e ja n ha muita margem de manobra para nos manter nos lugares cimeiros..

easy_scb

Parece-me que Peseiro olha para estes jogos com demasiada sobranceria. É impossível esta equipa ser a mesma que venceu na Turquia e foi ganhar sem grandes problemas a Guimarães.

Coincidência ou não Custódio parece um jogador diferente em cada jogo pelos terrenos que pisa e pelos metros que avança. Ordens do treinador concerteza. Não podemos enfrentar estes jogos pensando que o ataque é que resolve e pensando que se eles nos marcam 3, nós concerteza marcaremos 5.

Há que ter a mesma organização defensiva na hora de defender seja em Old Trafford contra o Manchester seja em casa com o Leixões. Parece-me que na hora em que o treinador perceber isto seremos uma equipa fortíssima.

Este jogo desiludiu-me imenso. Pensava que em termos defensivos estavamos finalmente estabilizados com as vitórias e boas exibições em Espanha e na Turquia.

Mas enfim, há que respirar fundo e continuar a acreditar em Peseiro. Sendo absolutamente frio numa comparação com o ano passado, este ponto foi um acréscimo dado que perdemos com este mesmo Olhanense.

Aliás Peseiro ganhou em Espanha (+2 pontos), pontuou na luz (+1) e agora em casa com o Olhanense para todos os efeitos fez melhor (+1). O único resultado em que 'perde' para Jardim foi o de Paços onde ano passado empatamos. Ainda assim leva +3 pontos.

Se continuar nesta senda, fizer os mesmos resultados que Jardim fez em deslocações complicadas (Marítimo, Gil Vicente, Nacional, etc) e este jogo tiver sido apenas um percalço em casa então será uma época em cheio.

Esta análise vale o que vale e é apenas uma tentativa de acalmar as hostes.

ricardobraguinha

Partilho da mesma opiniao de Isi, excluindo a parte das comparaçoes..

Acho que n podemos comparar a epoca passada com esta, alias podemos mas n devemos, sao epocas diferentes, treinadores diferentes e adversarios diferentes.. As expectativas para esta epoca foram lançadas em tom mais aceso, onde claramente todos ambicionam titulos e/ou luta ate ao fim por eles..

Se existe a ambiçao de conseguir algo mais, n se pode avaliar pela epoca passada que embora tenha sido uma epoca de exito n amealhamos nenhum titulo, nem estivemos perto disso! O campeonato termina na jornada 30, e na 26/27 o Braga "morreu", lutamos mas n ate ao fim, ainda assim com os recursos que tinhamos o ano passado foi um claro exito!

N podemos ser imparciais, nem partir para cada jogo com uma identidade / personalidade diferente consoante a hipotetica capacidade e favoritismo (ou n) do adversario! Parecemos o cordeiro a querer ser lobo, e ja fomos muito felizes na pele de cordeiro!!

Carvalhinha

Foi um jogo bem praticado, no entanto, o Braga peca na defesa. Agora sofremos golos com uma facilidade do caraças. Não pode ser! Não sei, mas o Beto não tem mão (boca) nos colegas da frente. O Quim sabe/sabia orientá-los.

joelvm

E para além disso há um jogador que me anda a tirar do sério, de seu nome Ruben Micael.

Vamos por partes:
- Acho o Micael um bom jogador, que veio acrescentar qualidade ao nosso plantel
- Já foi um jogador muito importante esta época

O que me tira do sério:

- Demora muito tempo a largar a bola, principalmente em zonas mais recuadas, preferindo ganhar uma falta no seu meio campo defensivo, do que soltar a bola quando a equipa já esta balanceada para o ataque
- Mal larga a bola, fica logo com os braços levantados a pedir bola
- Falha demasiados passes de dificuldade reduzida
- Apanha aquele amarelo estúpido na primeira parte, e depois deixa o gajo fugir no 4 golo
- Ganha 0 bolas no meio campo
- Quando perde a bola, baixa a cabeça como se não tivesse que correr atrás dela

frg1983

Quote from: joelvm on 10 de October de 2012, 10:16
E para além disso há um jogador que me anda a tirar do sério, de seu nome Ruben Micael.

Vamos por partes:
- Acho o Micael um bom jogador, que veio acrescentar qualidade ao nosso plantel
- Já foi um jogador muito importante esta época

O que me tira do sério:

- Demora muito tempo a largar a bola, principalmente em zonas mais recuadas, preferindo ganhar uma falta no seu meio campo defensivo, do que soltar a bola quando a equipa já esta balanceada para o ataque
- Mal larga a bola, fica logo com os braços levantados a pedir bola
- Falha demasiados passes de dificuldade reduzida
- Apanha aquele amarelo estúpido na primeira parte, e depois deixa o gajo fugir no 4 golo
- Ganha 0 bolas no meio campo
- Quando perde a bola, baixa a cabeça como se não tivesse que correr atrás dela

Simplesmente não concordo com a tua análise!!

Saudações Braguistas
[url="//porbragapelobraga.blogspot.com"]porbragapelobraga.blogspot.com[/url] ..visitem.. Saudações Braguistas

Vasco Soares

O que teem custodio, r.amorim, viana, micael em comum?
Muitas coisas boas é certo, mas teem todos uma que nao ajuda o braga defensivamente que é, sao todos muito lentos, portanto enquanto a equipa nao se conseguir posicionar defensivamente de modo a neutralizar as saidas do adversario como um todo, e obrigar a que cada um destes (e nao só) individualmen te a correr atras deste e daquele adversario ta tudo lixado com f.
Se a isto juntar-mos dois centrais lentos e se juntar-mos mais 2 laterais adaptados (salino e ismaily) com notorias deficiencias na transiçao defensiva (fruto natural dessa mesma adaptaçao) tá tudo lixado com f ;)

TiagoHV

Quote
Aliás Peseiro ganhou em Espanha (+2 pontos), pontuou na luz (+1) e agora em casa com o Olhanense para todos os efeitos fez melhor (+1). O único resultado em que 'perde' para Jardim foi o de Paços onde ano passado empatamos. Ainda assim leva +3 pontos.
Na derrota e na vitória!

Vasco Soares

Quote from: RVX1921 on 10 de October de 2012, 11:57
Mas eu pergunto: não chegamos à final da Liga Europa com Custódio, Viana e Mossoró no meio campo? Essa não era uma equipa extremamente boa a defender? Nestes dois jogos fora (Guimarães e Galatasaray), não demonstramos um pouco dessa consistência defensiva, mesmo com Amorim e Michael? Pois, eu continuo a insistir que o problema é a abordagem do Peseiro para estes jogos. O Braga vale pelos mecanismos de jogo colectivo criados ao longo dos últimos anos, não pelo grande valor individual dos nossos jogadores. Não é por acaso que o Custódio foi rejeitado no Sporting e Guimarães. É um excelente jogador, mas não é sobre-dotado. Se ele tem jogador extremamente bem aqui, é porque a equipa tem estado bem organizada, especialmente do ponto de vista defensivo.



Eu qd enuncio os jogadores nao estou obviamente a retirar-lhes o merito.
Os melhores jogos que o braga fez foi contra equipas teoricamente superiores, (refiro-me a melhores jogos no equilibrio das 2 vertentes- ofensiva e defensiva
Ainda que o Braga quise-se optar por uma postura mais dominantes na luz e na turquia por exemplo o adversario nao deixou o que obrigou o braga a jogar num bloca mais baixo e mais junto, e nesse tipo de jogo  o braga nem precisa quase de treinador, a equipa inconscientemente sabe o que tem que fazer, sabe os terrenos que tem que pisar e aplica mecanicamente as transiçoes ofensivas rapidas onde o papel de custodio recuado a ganhar bolas e viana no seu apoio e junto a este (custodio) garantem a solidez do meio campo, se a isto juntar-mos que o centrais jogam mais recuados 15 metros nestes jogos do que jogam contra olhanense e paços etc  ta a combinaçao perfeita para que tudo corra melhor.
Um bom jogador passa facilmente a mediano se lhe mudar-mos a rotina, o  sistema a forma de jogador, claro que depois da habituaçao pode ou nao voltar em grande.
Reparem que muita gente fala do guimaraes. O guimaraes perde o jogo com o braga nao só, mas tb por nao ver o braga como um grande. Passo a explicar , quem viu e eu vi na tv o guimaraes-sporting viu uma equipa do bitorinha muito recuado, a sair pela certa, dando toda a iniciativa do jogo aos lagartos, em que 1 ponto parecia ser o objectivo, contra o braga nao, a historia a rivalidade nao permitia ao pseudo grande vitoria jogar sub-alternamente contra o seu rival de sempre, quis-se esticar, quis discutir o jogo, e levou na tromba o braga em 2 transiçoes rapidas (lá está  as transiçoes rapidas)  deu duas flechadas no castelo.

TiagoHV

Não façam tempestades num copo de água, por favor... -.-'
Na derrota e na vitória!

andre.s.c.Braga

Quote from: frg1983 on 10 de October de 2012, 11:28
Quote from: joelvm on 10 de October de 2012, 10:16
E para além disso há um jogador que me anda a tirar do sério, de seu nome Ruben Micael.

Vamos por partes:
- Acho o Micael um bom jogador, que veio acrescentar qualidade ao nosso plantel
- Já foi um jogador muito importante esta época

O que me tira do sério:

- Demora muito tempo a largar a bola, principalmente em zonas mais recuadas, preferindo ganhar uma falta no seu meio campo defensivo, do que soltar a bola quando a equipa já esta balanceada para o ataque
- Mal larga a bola, fica logo com os braços levantados a pedir bola
- Falha demasiados passes de dificuldade reduzida
- Apanha aquele amarelo estúpido na primeira parte, e depois deixa o gajo fugir no 4 golo
- Ganha 0 bolas no meio campo
- Quando perde a bola, baixa a cabeça como se não tivesse que correr atrás dela

Simplesmente não concordo com a tua análise!!

Saudações Braguistas
Eu também não, até acho que é um jogador que joga quase todos os jogos bem, não tenho nada a dizer sobre ele

rpo.castro

Quote from: Carvalhinha on 10 de October de 2012, 08:12
Foi um jogo bem praticado, no entanto, o Braga peca na defesa. Agora sofremos golos com uma facilidade do caraças. Não pode ser! Não sei, mas o Beto não tem mão (boca) nos colegas da frente. O Quim sabe/sabia orientá-los.
O Quim consegue berrar para um gajo que está no outro lado do campo para este não deixar passar o adversário????
E pelo que tenho visto o Beto até é mais interventivo durante o jogo...
Quem não sente não é filho de boa gente.

BragaMaHor

Quote from: rpo.castro on 10 de October de 2012, 16:09
Quote from: Carvalhinha on 10 de October de 2012, 08:12
Foi um jogo bem praticado, no entanto, o Braga peca na defesa. Agora sofremos golos com uma facilidade do caraças. Não pode ser! Não sei, mas o Beto não tem mão (boca) nos colegas da frente. O Quim sabe/sabia orientá-los.
O Quim consegue berrar para um gajo que está no outro lado do campo para este não deixar passar o adversário????
E pelo que tenho visto o Beto até é mais interventivo durante o jogo...

Chiça!... lê-se cada coisa!...
150% BRAGA SEMPRE

Jogo fantástico: [url="http://trophymanager.com/?c=1082834"]http://trophymanager.com/?c=1082834[/url]