News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Obras no Axa

Started by Sérgio_Gonçalves, 10 de September de 2012, 16:18

Previous topic - Next topic

barinho

Porque não aproveitar aquilo para se fazer um pavilhão?Já está quase tudo feito para iss.É que tirando o pavilhão universitário não temos outro de jeito em Braga,qualquer terreola tem um melhor que os nossos.

Hugo Quintas

Quote from: barinho on 11 de September de 2012, 10:40
Porque não aproveitar aquilo para se fazer um pavilhão?Já está quase tudo feito para iss.É que tirando o pavilhão universitário não temos outro de jeito em Braga,qualquer terreola tem um melhor que os nossos.


Isso é que era de valor, um pavilhão para SC Braga/ Futsal,
HQ, BS!

PAF

Não sei se será isso, mas o que acho que vão fazer é algo tipo cobertura ou parecido para a zona de entrada para os dias de chuva e porque não guarda objectos... ou se calhar não tem nada a ver com isso!

Quanto ás piscinas... não sei se daria para pavilhão, é das coisas que mais falta faz à cidade por exemplo para concertos e para grandes jogos de clubes ou selecção.

Penso que pelas medidas talvez, já que era para piscina olímpica, mas as bancadas são muito pequenas parece-me, ou seja ficaríamos com algo parecido com o Sá Leite em termos de capacidade mas com melhores condições!

Mas em minha opinião aquilo devia dar algo que tivesse pessoas diariamente, que movimentasse o espaço e claro sem os custos astronómicos de manter uma piscina de topo mundial que se pretendia fazer!

barinho

Quote from: Hugo Quintas on 11 de September de 2012, 12:47
Quote from: barinho on 11 de September de 2012, 10:40
Porque não aproveitar aquilo para se fazer um pavilhão?Já está quase tudo feito para iss.É que tirando o pavilhão universitário não temos outro de jeito em Braga,qualquer terreola tem um melhor que os nossos.


Isso é que era de valor, um pavilhão para SC Braga/ Futsal,

Nem era só isso,era um pavilhão para a cidade que desse não só para desporto mas também para concertos e outros espectáculos.Uma cidade como a nossa necessita e merece isso.Há espaço para cultura como a magnífica adesão á noite branca provou.

E claro que as modalidades do Braga também lá podiam jogar.

rvx

Quote from: PAF on 11 de September de 2012, 13:02
Não sei se será isso, mas o que acho que vão fazer é algo tipo cobertura ou parecido para a zona de entrada para os dias de chuva e porque não guarda objectos... ou se calhar não tem nada a ver com isso!

Quanto ás piscinas... não sei se daria para pavilhão, é das coisas que mais falta faz à cidade por exemplo para concertos e para grandes jogos de clubes ou selecção.

Penso que pelas medidas talvez, já que era para piscina olímpica, mas as bancadas são muito pequenas parece-me, ou seja ficaríamos com algo parecido com o Sá Leite em termos de capacidade mas com melhores condições!

Mas em minha opinião aquilo devia dar algo que tivesse pessoas diariamente, que movimentasse o espaço e claro sem os custos astronómicos de manter uma piscina de topo mundial que se pretendia fazer!

Braga precisa de uma piscina de jeito, há já muito tempo, embora o mega investimento que planearam talvez não fosse necessário. É uma pena que adiem mais uma vez este projeto. Não sei se eles estão a planear em, eventualmente, retomar as obras, mas se não acho que um multi-usos em condições seria uma boa ideia.

PAF

Claro que a piscina faz falta... certamente os 8milhões já investidos dariam para fazer uma e sobrava muito dinheiro para a manter durante uns bons anos!

O problema está que aquela como foi projectada não pode ser acabada de forma nenhuma (em minha opinião claro), é preciso mais 20milhões para a terminar (não sei se chegarão) e como disse custos impossíveis de suportar de manutenção.
Por isso resta encontrar uma solução que torne a coisa viável!

E para uma piscina fazer uma coisa de raiz coincidente com as condições financeiras do país e adequadas à
cidade de Braga... não à cidade de Londres ou Nova Iorque ou algo do género!

Aquilo como está ninguém lhe pega nem de borla, por isso por muitos projectos que apareçam não passam de areia para os olhos do pessoal! Terá que ser a Câmara a tomar o processo e a tornar aquilo funcional e o menos oneroso possível para a cidade. Infelizmente também acho que nos próximos muitos anos aquilo vai ficar parado, por falta de verbas obviamente! basta ver os anos que o teatro circo demorou a ser acabado em tempos que havia dinheiro!

rvx

#26
Quote from: PAF on 11 de September de 2012, 14:24
Claro que a piscina faz falta... certamente os 8milhões já investidos dariam para fazer uma e sobrava muito dinheiro para a manter durante uns bons anos!

O problema está que aquela como foi projectada não pode ser acabada de forma nenhuma (em minha opinião claro), é preciso mais 20milhões para a terminar (não sei se chegarão) e como disse custos impossíveis de suportar de manutenção.
Por isso resta encontrar uma solução que torne a coisa viável!

E para uma piscina fazer uma coisa de raiz coincidente com as condições financeiras do país e adequadas à
cidade de Braga... não à cidade de Londres ou Nova Iorque ou algo do género!

Aquilo como está ninguém lhe pega nem de borla, por isso por muitos projectos que apareçam não passam de areia para os olhos do pessoal! Terá que ser a Câmara a tomar o processo e a tornar aquilo funcional e o menos oneroso possível para a cidade. Infelizmente também acho que nos próximos muitos anos aquilo vai ficar parado, por falta de verbas obviamente! basta ver os anos que o teatro circo demorou a ser acabado em tempos que havia dinheiro!

Daí o facto de eu ter dito que o investimento que planearam ser inadequado. Não é preciso bater sempre na mesma tecla. Já se fala em construir uma piscina de 50 metros há mais de 20 anos e nunca se fez nada. Até Póvoa de Varzim tem uma, sendo que os nossos nadadores são forçados a ir para lá treinar semanalmente se quiserem ter alguma preparação para os nacionais. E para os que possam pensar que Braga já tem uma de 50, experimentem nadar 2 horas na da rodovia, ao ar livre, especialmente no Inverno.

Ou seja, o meu problema é que, depois de tanta espera e de finalmente se ter decidido avançar com uma piscina, algum esperto lembra-se de fazer a melhor piscina do mundo, em vez de pensar em algo prático (embora, com boas perspectivas para o seu futuro). Tendo esta má decisão sido tomada e havendo falta de dinheiro, cancela-se o projecto e adia-se o melhoramento significativo das condições da prática da modalidade por mais 20 anos. Entretanto, pensa-se em construir pavilhões e mais pavilhões, campos relvados, entre outras infra-estruturas apropriadas para futebol, o que me leva a pensar que parte desse dinheiro daria para resolver este problema.

O que eu acho é que, em vez de pensar imediatamente em demolir aquilo e construir um pavilhão, poderia ser posta na mesa a hipótese de construir uma piscina mais modesta. Um pavilhão multi-usos seria bem-vindo, também, mas para outras modalidades, como Voleibol e Basquetebol. Isto se queremos um clube ecléctico, claro.

Duarte

Demolir é a solução. Qualquer coisa feita de raiz sai mais barata (e mais eficaz) que qualquer alteração ao projecto inicial. Depois é só expulsar em 2013 as pessoas que enterraram ali 8 milhões nossos (dava para duas boas piscinas) para dar de ganhar aos amigos. Simples.

Quanto ao Pavilhão, temos numa zona de excelência o PEB (ainda há pouco recebeu, e bem, o campeonato do mundo de futsal universitário) que só precisa de ser bem gerido e de uma boa requalificação para se adequar aos tempos actuais. Chega de gastar dinheiro desnecessário.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

rvx

Quote from: Duarte on 11 de September de 2012, 15:08
Demolir é a solução. Qualquer coisa feita de raiz sai mais barata (e mais eficaz) que qualquer alteração ao projecto inicial. Depois é só expulsar em 2013 as pessoas que enterraram ali 8 milhões nossos (dava para duas boas piscinas) para dar de ganhar aos amigos. Simples.

Quanto ao Pavilhão, temos numa zona de excelência o PEB (ainda há pouco recebeu, e bem, o campeonato do mundo de futsal universitário) que só precisa de ser bem gerido e de uma boa requalificação para se adequar aos tempos actuais. Chega de gastar dinheiro desnecessário.

Certo. Não é pedido que o que já foi construído seja re-aproveitado, mas a construir algo novo, que satisfaça as reais necessidades da cidade. Como referiste, um pavilhão talvez não seja a melhor escolha.

SCB!

um bom investimento era um jardim zoológico onde fossem metidos todos os políticos e ex-políticos deste país... se for necessário gastem os 20M de €.

o cimento já lá está, bastava uma rede a vedar.

disco infiltrator

Num cenário ideal mas, infelizmente totalmente irrealista, eu sonho em que aquele "estádio" seja demolido. E que sejam responsabilizados aqueles que autorizaram construir um edifício com custos exorbitantes, insultuosos e que não consegue cumprir minimamente as funções para que foi proposto.

Após isso, o SCB construiria uma estádio sem exorbitâncias, à medida das suas necessidades, com todo o conforto para os seus adeptos, acessos, estacionamentos e sem custos exorbitantes. Seria construído de forma a ser aproveitado para outros eventos, para ser rentabilizado e ter vida própria.

Parece algo simples mas que, infelizmente, não passa de um sonho. 

Sempre que penso neste "estádio" que tocou ao SCB não consigo deixar de ficar muito irritado. Ainda mais pelo momento que Portugal está a viver e pelos sacrificios que estão a ser pedidos aos trabalhadores portugueses. Este "estádio" é um insulto, uma aberração....

eduardo_manulo

Acho que o tema do estádio e das suas funcionalidades já foi mais que debatido. Quanto ao que vai ser construido de novo, acontecerá na parte de fora do estádio, mesmo fora dos portões de acesso à alameda...
Quem não sente, não entende! SCB1921@

ricardobraguinha

Quote from: PAF on 11 de September de 2012, 14:24
Claro que a piscina faz falta... certamente os 8milhões já investidos dariam para fazer uma e sobrava muito dinheiro para a manter durante uns bons anos!

O problema está que aquela como foi projectada não pode ser acabada de forma nenhuma (em minha opinião claro), é preciso mais 20milhões para a terminar (não sei se chegarão) e como disse custos impossíveis de suportar de manutenção.
Por isso resta encontrar uma solução que torne a coisa viável!

E para uma piscina fazer uma coisa de raiz coincidente com as condições financeiras do país e adequadas à
cidade de Braga... não à cidade de Londres ou Nova Iorque ou algo do género!

Aquilo como está ninguém lhe pega nem de borla, por isso por muitos projectos que apareçam não passam de areia para os olhos do pessoal! Terá que ser a Câmara a tomar o processo e a tornar aquilo funcional e o menos oneroso possível para a cidade. Infelizmente também acho que nos próximos muitos anos aquilo vai ficar parado, por falta de verbas obviamente! basta ver os anos que o teatro circo demorou a ser acabado em tempos que havia dinheiro!

De facto o Theatro Circo demorou 6 anos a ser reconstruido e reabilitado, mas comparar o TC ao Axa n faz sentido..
O projeto do TC foi tudo menos facil, durante 2/3 anos so escavaram e escavaram e com cuidado (agora tem 4 pisos inferiores e bastantes funcionalidades extra), e em pleno centro historico ainda durante a escavaçao foram encontradas milhares senao milhoes de euros de historia Romana e n so, encontraram moedas, calices, ouro etc etc, e como devem imaginar durante esse tempo a obra parou devido aos historiadores e arqueologos.. Foi esse o motivo da demora, que juntando ao reabilitar do edificio totabilizaram 6 anos de recontruçao, e mesmo assim escassos na minha opiniao..

O Axa ja merece uma reabilitaçao, principalemnte na parte dos acessos e no proprio empreendorismo, mas a ultima ja depende somente dos privados, que esqueceram por completo uma zona que poderia ser mais um centro urbano com o devido investimento e aproveitamento privado, que desde 2004 n acontece..
N sei se tal seria possivel, mas esta foi uma ideia que transmiti "aos meus" quando arrancaram a contruçao do dolce vita.. N seria mais vantajoso para o dolce vita, para o Axa e ate para a propria zona construir o shopping nas imediaçoes do estadio? Alguns vao dizer que ja esta, e que esta a uma curta viagem a pe do estadio, mas essa curta distancia a pe, implica atravessar uma via rapida sem passeios (de resto como todas), ou uma estrada nacional de 1km, para alem da variante desde a confeiteira ate ao estadio..

E eu agora pergunto, quantos de nos estariam dispostos a fazer essa viagem do estadio ao shopping? e pergunto, quantos de nos iriam visitar o shooping com a familia ou amigos se ele estivesse mm ali ao lado do estadio? ou ate mesmo para refeiçoes, grandes ou pequenas...

O grande problema disto tudo, é n haver prespetivas de futuro tanto no publico como no privado, n tenho duvidas que o dolce vita ganharia muito perto do Axa, assim como o Axa perto do dolce vita! Mas ninguem pensa..........


unabomber

Concordo em absoluto.

Nunca percebi porque raios não foi o Dolce Vita construído em frente ou perto do estádio. Se tivesse sido já estava pronto e com as lojas todas ocupadas.

PAF

Quote from: unabomber on 11 de September de 2012, 19:57
Concordo em absoluto.

Nunca percebi porque raios não foi o Dolce Vita construído em frente ou perto do estádio. Se tivesse sido já estava pronto e com as lojas todas ocupadas.

O dolce vita não ficou mais perto porque mais perto ainda ia haver outro shopping... junto aquela pedreira quem vai para Adaufe, que hoje em dia está vedado.

Megalomanias à portuguesa!

ricardobraguinha

Quote from: PAF on 11 de September de 2012, 21:10
Quote from: unabomber on 11 de September de 2012, 19:57
Concordo em absoluto.

Nunca percebi porque raios não foi o Dolce Vita construído em frente ou perto do estádio. Se tivesse sido já estava pronto e com as lojas todas ocupadas.

O dolce vita não ficou mais perto porque mais perto ainda ia haver outro shopping... junto aquela pedreira quem vai para Adaufe, que hoje em dia está vedado.

Megalomanias à portuguesa!

Verdade, ja nem me lembrava disso de tao importante que foi, mas aí seria o "forum Braga", ou "espaço Braga", em proporçoes mais pequenas e com espaços comerciais mais "alternativos", e tambem n ficaria assim tao perto do estadio como parece..

Aproveitar e rentabilizar aqueles terrenos ao lado do estadio que servem para rigorosamente nada seria fantastico, e se fosse para para o dolcevita, para alem de fantastico era atrativo, talvez os privados n se "privassem" tanto  ;) mas isso ja é outra conversa, ate pq n sei se realmente os terrenos sao da CMB...

Sif

voces falam nos terrenos ao lado do axa, mas eu acho que aquilo é protegido ou algo do genero (pelo menos foi o que ouvi dizer), o que impossibilita a construçao de algo ali.

Gverreiro21

Quote from: Akira Gundam on 11 de September de 2012, 22:51
voces falam nos terrenos ao lado do axa, mas eu acho que aquilo é protegido ou algo do genero (pelo menos foi o que ouvi dizer), o que impossibilita a construçao de algo ali.

Exactamente... o Estádio foi construido numa pedreira tendo em vista uma involvência paisagistica... não me parece que começar a construir cimento e betão à sua volta o favoreça muito... acho que o que ali falta é uma megastore do SCB!

Bracari.Trad

Quote from: jp09 on 11 de September de 2012, 15:24
um bom investimento era um jardim zoológico onde fossem metidos todos os políticos e ex-políticos deste país... se for necessário gastem os 20M de €.

o cimento já lá está, bastava uma rede a vedar.

GOSTO!

Apoiadíssimo  ;)
Braga sempre!!!

PAF

O que me parece é que os terrenos ao lado (há uns reservados ao parque norte, mas os outros) têm donos e têm/tinham destino que certamente esta crise veio alterar ou simplesmente abandonar para já.

Quem vai investir ali neste momento? Só um maluco mesmo! Mesmo quem comprou os terrenos, se não houve negociatas tenho duvidas que não se tenha arrependido!

Está para sair um novo PDM onde se poderá saber o que pode nascer ali. Isto se o actual isso já não estiver definido.