News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Cidade Desportiva do SC Braga

Started by fabio78, 11 de June de 2012, 23:42

Previous topic - Next topic

barinho

Quote from: Diogo-scb on 14 de September de 2015, 16:25
Quote from: BragaSempre on 14 de September de 2015, 16:10
Raramente escrevo neste espaço, mas hoje mais do que nunca teria de o fazer.

O SC Braga através de António Salvador, não sabe comunicar com os seus Associados/Accionistas.

Quando um Clube de Futebol ataca de uma forma cobarde uma força politica, ainda por cima cuspir num prato que lhe deu de comer no passado. (fico-me por aqui), por não votar a favor de um assunto de "interesse" para António Salvador e prejudicando os Munícipes de Braga.

Pelo que li e me informei o PS votou contra, pois há projectos na CMB para aquele local, que passavam pela criação de uma grande zona verde que chamaram Parque Norte. E foi para isso que os terrenos foram expropriados e pagos.

No espaço de um/dois meses tudo se altera e com a maior rapidez o espaço destinado à Academia tinha que se este e lá se vai o Parque Norte.

Não defendendo o PS, mas este partido nunca esteve contra a ajuda da CMB à uma Academia do SCB. Neste caso concreto está sim contra a localização, já como disse atras havia um projecto para o mesmo local para servir os munícipes de Braga.

Não sei se esta rapidez se deve a algum programa de fundos comunitários, vamos esperar para ver ou a outros interesses sempre escondidos que é apanágio do mundo do futebol.

Gostava de saber se os terrenos foram doados ao Sporting Clube de Braga ou ao Sporting Clube de Braga SAD.

Vamos então esperar e espero que a grande instituição Sporting Clube de Braga não esteja metida, nem venha a meter-se nos jogos Politico/Partidários já que isso empobrece o nosso grandioso Clube.


PS: Gostava de ver o Sporting Clube de Braga atacar da mesma forma a arbitragem escandalosa do ultimo jogo no Estoril (Pois até agora não vi nenhum comunicado)

Parque Norte? O PS Braga promete o Parque Norte desde 1997. Os terrenos estão ao abandono desde essa altura. São 45 hectares de mato que a autarquia cede porque não tem capacidade financeira para fazer lá o que quer que seja e não a tem porque foram estourados ao desbarato dinheiros públicos em projectos ridículos (como as piscinas municipais ou as dezenas de relvados sintéticos deixadas ao abandono porque há freguesias onde nem clubes para os usar existem) ou megalómanos como o Estádio Municipal que temos (orçamento inicial de 30M com derrapagem para os 130M!!!).

Agora há preocupação do PS Braga com espaços verdes? Durante 40 anos construiu-se ao desbarato nesta cidade (pela encosta do Bom Jesus, nas Sete Fontes, etc) sem qualquer preocupação e agora é isto? Um Parque que nunca passou de um vídeo para conquistar votos? Que brincadeira é esta?!

Os terrenos continuarão ao abandono muitos anos se não for construída a Academia. Aquilo é mato. A CMB resolve três situações de uma assentada: cede os terrenos que tanta falta fazem ao SCB (e, em princípio, não investe mais, aproveitando-os), livra-se de ter 45 hectares de mato que não servem para nada porque não há capacidade de investimento e faz com que sejam libertadas estruturas que o SCB utiliza e que podem ser úteis a outros clubes (como os relvados das Camélias ou o Estádio 1.º de Maio).

Não esquecer que o SCB tem centenas (senão milhares) de miúdos do concelho que vão usufruir de boas condições para fazer desporto, com ainda a possibilidade daqueles 8 milhões de € de betão armado que temos à porta do estádio serem bem aproveitados para usufruto de outros tantos miúdos.

Em que medida é que esta é uma má decisão? Gostava que me explicassem porque eu devo ser muito burro...

Apesar de tudo isto, concordo que a última parte do comunicado era escusada...

Não é. Para o clube, para a cidade e nomeadamente para aquela zona era o melhor que poderia ter acontecido. Mas importaria se calhar melhorar também um pouco os acessos àquela zona e aproveitar para limpar o mato na zona envolvente à academia e que não fará parte da mesma. E que o clube não se meta em aventuras com aquelas piscinas. Era óptimo ter um pavilhão para as modalidades mas sem hipotecar o futuro do clube.

RedViking

Misturar futebol com política não!!!! Foi muito baixo o que o Braga fez! Não me revejo com estas atitudes e quem tem a perder é o clube mais ninguém! O Clube é dos sócios não de meia dúzia de pessoas! Mais respeito pelos sócios e simpatizantes!

Não estou a criticar o "negócio" feito mas sim a atitude da direção do Braga! Aproveitar um comunicado para fazer campanha eleitoral!

MUITO MAU MESMO!!!!

Luís Duarte

Mas doeu assim tanto a alguns? Nossa... o comunicado diz alguma mentira?

LS

#263
Foi um bocado "podre" a atitude do PS neste assunto.

No entanto também sou dos que acha que ali não deveria ser o sitio da Academia, mas sim mais junto ao rio (chegou-se a falar de Navarra).

O Estádio está numa zona que não chama ninguém para lá, pouco dinâmica (fosse o Dolce Vita construído mais perto...), e a ideia duma zona verde, poderia dinamizar a zona, até aumentar as assistências do SCB em dia de jogo (quem não gosta de ir ao parque da ponte antes da equipa b jogar?).
Agora se isto do parque é só para ter uma justificação para terem votado contra, duvido. Isto é um jogo de interesses, em Portugal NADA se faz sem interesses de alguém, NADA.

Esqueçam lá o bem público. Vão se as velhas guardas, mas a nova guarda é ainda pior.

Guarda-Redes

#264
Quote from: Diogo-scb on 14 de September de 2015, 16:25
Quote from: BragaSempre on 14 de September de 2015, 16:10


Parque Norte? O PS Braga promete o Parque Norte desde 1997. Os terrenos estão ao abandono desde essa altura. São 45 hectares de mato que a autarquia cede porque não tem capacidade financeira para fazer lá o que quer que seja e não a tem porque foram estourados ao desbarato dinheiros públicos em projectos ridículos (como as piscinas municipais ou as dezenas de relvados sintéticos deixadas ao abandono porque há freguesias onde nem clubes para os usar existem) ou megalómanos como o Estádio Municipal que temos (orçamento inicial de 30M com derrapagem para os 130M!!!).

Agora há preocupação do PS Braga com espaços verdes? Durante 40 anos construiu-se ao desbarato nesta cidade (pela encosta do Bom Jesus, nas Sete Fontes, etc) sem qualquer preocupação e agora é isto? Um Parque que nunca passou de um vídeo para conquistar votos? Que brincadeira é esta?!

Os terrenos continuarão ao abandono muitos anos se não for construída a Academia. Aquilo é mato. A CMB resolve três situações de uma assentada: cede os terrenos que tanta falta fazem ao SCB (e, em princípio, não investe mais, aproveitando-os), livra-se de ter 45 hectares de mato que não servem para nada porque não há capacidade de investimento e faz com que sejam libertadas estruturas que o SCB utiliza e que podem ser úteis a outros clubes (como os relvados das Camélias ou o Estádio 1.º de Maio).

Não esquecer que o SCB tem centenas (senão milhares) de miúdos do concelho que vão usufruir de boas condições para fazer desporto, com ainda a possibilidade daqueles 8 milhões de € de betão armado que temos à porta do estádio serem bem aproveitados para usufruto de outros tantos miúdos.

Em que medida é que esta é uma má decisão? Gostava que me explicassem porque eu devo ser muito burro...

Apesar de tudo isto, concordo que a última parte do comunicado era escusada...



Um outro sítio a aproveitar seria a mata do Bom Jesus, ainda estes dias lá fui e aquilo, como o próprio nome indica, também é só mato. Faz lá falta uma auto-estrada, um prédio e um campo de futebol sintético.
O Braga não é um grande é o Enorme!

Duarte

#265
A academia tem de ser construída em qualquer sítio de mato. Ou vai-se demolir prédios para a construir? E mesmo assim há mato e mato, comparar os terrenos em questão à riqueza arbórea do Bom-Jesus só pode ser brincadeira. Não faltam melhores locais para se fazerem parques urbanos, aliás, se dizem que os terrenos da câmara não chegam e olhando ao projecto aquilo não ia ser um parque mas mais um parquezinho (daqui a uns 20 anos...)
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

DiogoEA

#266
Quote from: Guarda-Redes on 14 de September de 2015, 17:17
Quote from: Diogo-scb on 14 de September de 2015, 16:25
Quote from: BragaSempre on 14 de September de 2015, 16:10


Parque Norte? O PS Braga promete o Parque Norte desde 1997. Os terrenos estão ao abandono desde essa altura. São 45 hectares de mato que a autarquia cede porque não tem capacidade financeira para fazer lá o que quer que seja e não a tem porque foram estourados ao desbarato dinheiros públicos em projectos ridículos (como as piscinas municipais ou as dezenas de relvados sintéticos deixadas ao abandono porque há freguesias onde nem clubes para os usar existem) ou megalómanos como o Estádio Municipal que temos (orçamento inicial de 30M com derrapagem para os 130M!!!).

Agora há preocupação do PS Braga com espaços verdes? Durante 40 anos construiu-se ao desbarato nesta cidade (pela encosta do Bom Jesus, nas Sete Fontes, etc) sem qualquer preocupação e agora é isto? Um Parque que nunca passou de um vídeo para conquistar votos? Que brincadeira é esta?!

Os terrenos continuarão ao abandono muitos anos se não for construída a Academia. Aquilo é mato. A CMB resolve três situações de uma assentada: cede os terrenos que tanta falta fazem ao SCB (e, em princípio, não investe mais, aproveitando-os), livra-se de ter 45 hectares de mato que não servem para nada porque não há capacidade de investimento e faz com que sejam libertadas estruturas que o SCB utiliza e que podem ser úteis a outros clubes (como os relvados das Camélias ou o Estádio 1.º de Maio).

Não esquecer que o SCB tem centenas (senão milhares) de miúdos do concelho que vão usufruir de boas condições para fazer desporto, com ainda a possibilidade daqueles 8 milhões de € de betão armado que temos à porta do estádio serem bem aproveitados para usufruto de outros tantos miúdos.

Em que medida é que esta é uma má decisão? Gostava que me explicassem porque eu devo ser muito burro...

Apesar de tudo isto, concordo que a última parte do comunicado era escusada...



Um outro sítio a aproveitar seria a mata do Bom Jesus, ainda estes dias lá fui e aquilo, como o próprio nome indica, também é só mato. Faz lá falta uma auto-estrada, um prédio e um campo de futebol sintético.

Realmente são locais comparáveis. Excelente argumento. Comparar a mata do Bom Jesus e uns baldios presos entre prédios e uma via rápida é de génio. Parabéns.

Eu também vou muitas vezes para a mata do Bom Jesus, tem uns caminhos engraçados para andar de bicicleta e a pé. Mas então, no próximo fim-de-semana, aproveite para passear e usufruir das maravilhas dos terrenos destinados à Academia, porque pelos vistos são sítios comparáveis, no seu entender.

EDIT: No que dependesse da anterior gestão autárquica com toda a certeza que já teríamos prédios e montes de betão pela mata do Bom Jesus acima.

brunopeixoto1993

Quote from: RedViking on 14 de September de 2015, 16:34
Misturar futebol com política não!!!! Foi muito baixo o que o Braga fez! Não me revejo com estas atitudes e quem tem a perder é o clube mais ninguém! O Clube é dos sócios não de meia dúzia de pessoas! Mais respeito pelos sócios e simpatizantes!

Não estou a criticar o "negócio" feito mas sim a atitude da direção do Braga! Aproveitar um comunicado para fazer campanha eleitoral!

MUITO MAU MESMO!!!!

Mas o que tem o Braga a perder com o que disse? É o PS que está no poder em Braga? Vocês é que estão a levar para a política porque para mim o clube fez muito bem criticar uma instituição que até agora foi sempre a favor desta ideia é de um momento para o outro só porque é bonito ser do contra em Portugal mudam de ideias e afinal são contra o projeto ali quando passaram décadas no poder e nada fizeram naqueles terrenos e agora que estão fora já tinham projetos

PAF

Percebo que a alguns as criticas do Braga ao PS custem, mas acho que as têm que perceber que mais não seja por toda a análise deste processo.
O PS não pode ao mesmo tempo dizer que o que o local não é o melhor mas nunca mexeu uma palha para fazer lá nada em condições (ainda por cima o que fez foi desastroso) e enquanto teve o problema nas suas mãos (e foram 4 ou 5 anos) não arranjou solução.
Não pode criticar o "dar" os terrenos e depois dizer basicamente que a Câmara devia comprar outros noutro local.
Não pode criticar os lucros e ainda há 2 anos quando o Braga já apresentava lucros perdoaram uma divida da electricidade de alguns milhares à SAD.
RR até foi mais longe, deu a entender que o voto contra foi porque a academia não foi para os terrenos do chefe ou que o chefe queria e sendo assim o chefe deu ordem para votar não(seja ele quem for o chefe).

Já agora deixo o que MM pretendia para o parque em 1999 e que estaria pronto em 2006 (e estamos a falar de tempos de vacas gordas, o que dá bem ideia de quando é que ia ser feita alguma coisa naquele local...nunca tendo em conta os tempos de crise)

http://www.publico.pt/local-lisboa/jornal/a-maior-obra-de-sempre-em-braga-133619

Robalo

A grande questão é que antigamente o PSD e agora o ps sabem que neste cidade é se mais popular sendo anti-SCBraga do que pro SCBraga....por isso se contesta tudo ...

Cmcorreia

O que o PAF expõe é o que crítico na postura do PS.
Não foram coerentes com a política que sempre seguiram em relação ao SCB (e mesmo à cidade en si, só se lembraram agora dos espaços verdes) , e ainda pior baralham se todos, dizendo que não há dinheiro(ou que faz falta para outras coisas) , mas que a câmara devia ceder outros terrenos (que não tem logo teria de investir)!!

Se estão contra não precisavam de desculpas esfarrapadas, diziam que eram contra a cedência destes ou de qq outros terrenos, era uma posição legítima, assim parece politiquice...

E estou à vontade, porque por mim tb não deviam ceder terrenos nenhuns, mas esta solução parece-me um mal menor (então se comparamos com outros negócios que já houve entre clube e câmara!!).

E ainda fica de pé (será?) a revitalização das piscinas (8 milhões que davam para mais que um espaço verde na cidade, mas que o PS se lembrou que mais valia enterra-los em betão).

Para mim só ficou a falar a questão do estádio, acho que o protocolo devia ser revisto (não digo dar o estádio ao Braga, pois não havia capacidade para este pagar a dívida) mas alterar o protocolo para ser mais justo (o Braga está quase de borla!!!)

Fico a aguardar a assembleia do clube!!
Cláudio Correia

Lipeste

É mesmo muito estranho este roer de corda do PS no último segundo ou talvez não...
Terá sido por mero populismo?
Terá sido por ter visto assim chegar ao fim qualquer possibilidade de negociata com os terrenos em causa?
Terá sido antes por desejar que a CMB adquirisse, para a construção da academia, outros terrenos pertencentes a "familiares" do PS?
Terá sido uma Mesquitice? Não  não coloco de parte a sua vontade em lucrar com isto e/ou colocar uma pedra no sapato daquele que considera te-lo traído (AS) e com isso tentar que esse não cumprisse a sua grande promessa eleitoral em devido tempo...quem sabe se para no futuro esse "desejado"  incumprimento lhe poder vir a valer votos numa candidatura à presidência do clube?

Felizmente a CMB é hoje presidida (não sendo da minha linha ideológica) por um Homem que não embarca na linha das últimas quatro décadas, bem haja.

Lipeste

Quote from: Cmcorreia on 14 de September de 2015, 21:23
O que o PAF expõe é o que crítico na postura do PS.
Não foram coerentes com a política que sempre seguiram em relação ao SCB (e mesmo à cidade en si, só se lembraram agora dos espaços verdes) , e ainda pior baralham se todos, dizendo que não há dinheiro(ou que faz falta para outras coisas) , mas que a câmara devia ceder outros terrenos (que não tem logo teria de investir)!!

Se estão contra não precisavam de desculpas esfarrapadas, diziam que eram contra a cedência destes ou de qq outros terrenos, era uma posição legítima, assim parece politiquice...

E estou à vontade, porque por mim tb não deviam ceder terrenos nenhuns, mas esta solução parece-me um mal menor (então se comparamos com outros negócios que já houve entre clube e câmara!!).

E ainda fica de pé (será?) a revitalização das piscinas (8 milhões que davam para mais que um espaço verde na cidade, mas que o PS se lembrou que mais valia enterra-los em betão).

Para mim só ficou a falar a questão do estádio, acho que o protocolo devia ser revisto (não digo dar o estádio ao Braga, pois não havia capacidade para este pagar a dívida) mas alterar o protocolo para ser mais justo (o Braga está quase de borla!!!)

Fico a aguardar a assembleia do clube!!
Não podemos esquecer que por esse país fora CM doaram terrenos a clubes para os mesmos fins,  algumas até ofereceram estádios,  por isso estou de acordo com esta doação para os fins a que se destina, obra que também para a cidade trará benefícios financeiros via turismo se o protocolo com a FPF se confirmar...relativamente à renda que o nosso clube paga pela utilização do estádio concordo contigo, deveriamos pagar seguramente mais do que aquilo que pagamos, quanto não sei...para além desse aumento deveríamos também pagar na integra a factura energética, a manutenção do relvado e outras despesas directamente relacionadas com o desgaste provocado pelos jogos que lá se realizam.

Legião

Que se aproveite a construção da Academia para se amenizar um dos maiores problemas do estádio, a falta de estacionamento e que levou muita gente a deixar de ir aos jogos. Gostava que neste projecto, se possível, estivessem contemplados lugares de estacionamento nos pisos inferiores.

Quanto à posição do PS e não querendo defender ou atacar cores politicas, parece-me que se quem está no poder fosse contra a construção da Academia naquele local o PS já seria a favor, já agora que falei em estacionamento, se puderem ter a mesma força e energia para resolver a questão do estacionamento pago da cidade um dos maiores problemas para os habitantes e para quem nos visita era bom.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

anti-lampioes

o hugo pires enquanto for presidente da lista PS para a camara de braga o PS por mim nao leva um voto.
quem vota contra a maior associaçao da cidade que va pedir votos para lisboa.

SCB.GUERREIRO

Esta na altura de grandes ideias para a ACADEMIA e esquecer politiquices.

RESTAURANTE ( e ficar com concessão dos bares do estádio a ver se melhora )
ACESSO AO ESTÁDIO PELA PARTE DE CIMA ( VOLVO/AVª DR. ARTUR SOARES )
ESTACIONAMENTO
PAVILHÃO/PISCINA ( CUSTOS/PROVEITOS )


Cici

Quote from: Old School on 15 de September de 2015, 08:16
Que se aproveite a construção da Academia para se amenizar um dos maiores problemas do estádio, a falta de estacionamento e que levou muita gente a deixar de ir aos jogos. Gostava que neste projecto, se possível, estivessem contemplados lugares de estacionamento nos pisos inferiores.

Quanto à posição do PS e não querendo defender ou atacar cores politicas, parece-me que se quem está no poder fosse contra a construção da Academia naquele local o PS já seria a favor, já agora que falei em estacionamento, se puderem ter a mesma força e energia para resolver a questão do estacionamento pago da cidade um dos maiores problemas para os habitantes e para quem nos visita era bom.

Não me parece que a principal razão do abandono de alguns adeptos se deva à questão do estacionamento. Os acessos já são aqueles à volta de 10 anos, já era tempo de se adaptarem a eles. E, entretanto a TUB disponibilizou circuitos especificos em dias de jogo.
Muita gente poderá ter emigrado ou simplesmente se desinteressou. Quem gosta está presente ou tenta fazer por isso.

PAF

Já agora alguém sabe qual é a área total do terreno ainda disponivel? A Câmara vai doar 12Ha, mas tenho ideia que o terreno é bem maior que isso. Tinha lido 55ha mas acho que isso incluía também o estádio.
Ou são os 12ha o que resta do terreno todo?

LeonelP

Sou da opinião que a criação de espaços verdes para os bracarenses é mais importante que uma academia. Agora quem nos diz que o ps realmente está interessado nisso? É verdade que no passado nada fez e compreendo o cepticismo da maior parte dos foristas. Num mundo ideal, o tipo do ps que nem sei o nome dele, tinha aberto os olhos, visto a porcaria que fizeram no passado e tentar fazer melhor. Mas eu sei que não vivemos num mundo ideal.

Duarte

Já agora deixo aqui a posição da CDU (que votou a favor) que revela mais alguns pormenores:

QuoteDeclaração de voto a propósito da aprovação da minuta do contrato – Projecto da Academia do S.C. Braga
Considerando:
- A importância da existência de uma infraestrutura como esta no concelho de Braga, sabendo das suas vantagens do ponto de vista da formação desportiva, do turismo e para a economia local;
- Que a doação dos terrenos é feita ao clube SC Braga com a única finalidade de implantação da sua academia desportiva;
- Que o contrato celebrado assegura que o município de Braga não terá de investir financeiramente em nenhum momento da execução do projecto, sendo que essa responsabilidade caberá sempre ao SC Braga;
- Que foi assegurada pelos serviços jurídicos do município a possibilidade dar um fim diferente aos terrenos expropriados para a construção do Parque Norte, uma vez que permanece a utilidade pública do projecto.
- Que a minuta do contrato aprovada será enviada ao Tribunal de Contas para eventual emissão de visto, facto que assegurará a viabilidade do projecto;
- Que, do conjunto de contrapartidas apresentadas pela CDU em sede de negociação do contrato, foram várias as que foram aceites pelas partes, a saber:
1- Garantir o acesso à oferta formativa do clube por parte de crianças e jovens oriundas de famílias carenciadas económica e socialmente, através "de um desconto de 50% e 25% nas mensalidades da modalidade "futebol de formação" aos jovens com escalão A e B, respectivamente";
2- Garantir o acesso às instalações da academia por parte do município, nomeadamente para a promoção de grandes eventos desportivos, sem que isso afecte, naturalmente, a planificação e os objectivos do clube, através da possibilidade da CMB " promover até 5 eventos desportivos/ano nas instalações da Academia";
3- Garantir o acesso da população a uma zona das instalações, assegurando a livre circulação de pessoas nesse espaço de lazer, garantindo que "as zonas destinadas no projeto de construção a espaços verdes e zonas de utilização coletiva sejam utilizadas pelo público em geral";
4- Com a construção da Academia deve ser assegurado que o clube liberta todas as instalações que hoje ocupa praticamente em exclusivo (Estádio 1º Maio, campo da Ponte, campo das Camélias e ainda os campos da Rodovia);
5- A construção de todos os equipamentos fica a cargo do clube;
6- Na área municipal a ceder ao clube deve ser incluído o tereno onde teve início a construção da piscina olímpica, ficando o clube obrigado a encontrar uma forma de revitalização/valorização daquele espaço, podendo para isso alterar ou adaptar o projecto inicial;
Considerando ainda:
- que a implantação da Academia do SC Braga nos referidos terrenos afigura-se como a mais viável solução de revitalização daquela zona do concelho, para a qual estava previsto o projecto Parque Norte, do qual só se concretizou em parte a infraestrutura da piscina olímpica por falta de viabilidade económica;
A CDU entendeu votar favoravelmente a minuta do contrato para a execução do projecto da Academia do SC Braga.
Câmara Municipal de Braga, 14 de Setembro de 2015

Cada vez fico mais convencido que este será o melhor projecto possível para a cidade e para o clube.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com