News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Salvador e Jardim

Started by ric, 29 de May de 2012, 09:46

Previous topic - Next topic

NightHawk

Quote from: jorgeac on 31 de May de 2012, 22:50
Quote from: Olho Vivo on 31 de May de 2012, 22:11
Quote from: Merelim on 31 de May de 2012, 21:41
Quote from: Olho Vivo on 31 de May de 2012, 20:02
Se acham que despedir um dos mais bem sucedidos treinadores da história do clube não exige uma qualquer explicação que seja aos sócios, então bem podem fechar o departamento de comunicação da SAD/clube.

Quando se despede um treinador por maus resultados, atira-se um comunicado dizendo que os maus resultados ditaram a saída do técnico - como se não fosse por todos perceptível. Quando se despede um treinador bem sucedido, nada se diz, permitindo toda e qualquer especulação...

Pedro, a especulação será SEMPRE feita independentemente das "explicações" dadas pelo clube. Se o clube fizer um comunicado a dizer que o Jardim foi despedido por falta de ambição, no dia seguinte vão aparecer igualmente especulações a dizer que é mentira e que a verdadeira razão é o Porto e o Pinto da Costa...

Sim, especulações existiriam sempre... mas depois de uma explicação da SAD/clube aos sócios, se um de nós quiser acreditar nas especulações e não no clube, o problema é seu. Assim, não. Costuma-se dizer que quem cala consente. O silêncio da SAD permite que qualquer opinador dê a sua versão, mesmo que ela esteja longe da verdade e seja embaraçosa para o clube. Como vou eu escolher a versão válida? A do Prata? A do Gobern? A do Manel? A do Jaquim?

Para esclarecer os sócios, não é preciso lavar roupa suja. Haveria algum problema em dizer (se é realmente esse o caso, não sei) que não havia sintonia entre a SAD e a equipa técnica quanto à definição de objectivos e ao âmbito da sua actuação na estrutura da SAD? Em minha opinião, não. Nem diminuía ninguém. Aliás, até penso que um texto poderia (e deveria) ser acordado entre as partes.

Mas, enfim, não vale a pena, este é o "modus operandi" habitual. Se um sócio quiser avaliar a bondade/legitimidade de uma decisão destas, o melhor é deitar-se a adivinhar. E esperar, como adepto, que tudo corra bem...

NOTA: o jorgeac acha que a nossa época foi normal; não vou discutir, daqui a pouco coloco a minha apreciação à temporada no respectivo tópico. De qualquer maneira, não responde à minha questão. Se é normal despedir um treinador por maus resultados, é expectável despedir um treinador que tenha resultados "normais"? Então que se diga no comunicado que o treinador foi despedido por ter resultados meramente normais...

Concordo contigo que não é normal, atendendo ao facto de que cumpriu a expectativa, fazia todo o sentido manter o LJ mais uma época com objectivos mais exigentes, por exemplo, ganhar alguma competiçao.

Daí até dizer que foi dos treinadores mais bem sucedidos da historia do braga vai uma diferença abismal..

Temos que contextualizar os resultados obtidos. Se o cajuda ha 15 anos ficasse em 3o, achava um feito enorme, dado que atendendo ao orçamento do clube teria claramente excedido os objectivos previstos. Hoje em dia as coisas sao diferentes, o braga tem de longe o 4o maior orçamento da liga, logo o 3o lugar com o sporting a fazer uma epoca fraca, parece-me um resultado normal.

curioso que a julgar pelas noticias que tem saido, a rotura entre o Salvador e o Jardim terá precisamente a ver com este ponto em que vocês também discordam. Para o Salvador tem que ser normal o Braga lutar pelos 3 primeiros lugares (e daí o acesso à liga dos campeões) aparentemente para o Jardim isso foi um feito e o Braga não se pode considerar candidato aos 3 primeiros lugares...

Augusto Gomes

Como disse noutros momentos, se Jardim não for para o FC Porto vou como Egas Moniz ao Rei de Leão.
Tudo isto só pode ser uma fantochada!Se não for não fico a pensar, claro, o melhor de Salvador!
O mínimo de que ele poderá ser qualificado, nessa circunstância, seria de caprichoso e inconstante.Só que não acredito que o seja!
Quanto ao novo treinador, gostaria de experimentar Peseiro, finalmente!
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

jorgeac

@Nighthawk: se assim for, concordo com o salvador! Se somos o 4o clube com melhores condiçoes financeiras e se o sporting anda desorganizado, nao me parece que o terceiro lugar seja assim tao descabido... No entanto, se for esse o motivo do despedimento, concordo que é precipitado, merecia continuar ainda que com maior exigência de objectivos.


Augustita

Bem, a mim isto tudo parece-me no minimo esquisito.
Entao temos um treinador com contrato para mais dois anos e com uma clausula de rescisao de nao sei quanto e em vez de o mantermos a trabalhar para nós ou de ganhar dinheiro com a sua "venda" acabamos por o despedir e ainda ter que lhe pagar uma indemnizacao?
Que raio se passou?!

Olho Vivo

#444
Quote from: jorgeac on 31 de May de 2012, 22:50
Daí até dizer que foi dos treinadores mais bem sucedidos da historia do braga vai uma diferença abismal..

Temos que contextualizar os resultados obtidos. Se o cajuda ha 15 anos ficasse em 3o, achava um feito enorme, dado que atendendo ao orçamento do clube teria claramente excedido os objectivos previstos. Hoje em dia as coisas sao diferentes, o braga tem de longe o 4o maior orçamento da liga, logo o 3o lugar com o sporting a fazer uma epoca fraca, parece-me um resultado normal.

O Braga com 62 pontos, ainda que distante dos 71 pontos de há duas épocas, fez mais 16 pontos do que no ano passado. Em qualquer dos anteriores campeonatos, o Braga não fez mais do que o equivalente a 51 pontos num campeonato a 16. É claramente uma das melhores ligas da história do Braga - de longe!!!

A "fraca" época do Sporting (que investiu algumas dezenas de milhões de euros, recordo) rendeu-lhe mais uns meros 11 pontos do que em 2010/11 e 2009/10 - em ambos fez 48 pontos. Nas últimas nove épocas (as de Salvador), só por quatro vezes conseguiu superar os 62 pontos que fizemos (e em duas delas por escassa margem). Mais: neste período, só em três temporadas 62 pontos não dariam para ficar em 3º  lugar.

Portanto, não vale a pena desvalorizar a nossa temporada. Foi muito boa, se olharmos apenas a critérios objectivos. Quando, o Braga deu o salto, em termos de orçamento (com Jesus) ficou longe de fazer o que fizemos nesta temporada. Fizemos melhor com Domingos, com um plantel (inicial) até um pouco inferior. Curiosamente, no ano seguinte, com um super-plantel, ficamos muito aquém.

Enfim, qualquer que seja o prisma de análise, não consigo deixar de ver nesta época uma das melhores que o clube já fez. E isto não implica desvalorizar o passado. Toda a gente reconhece que o Braga de Salvador foi queimando etapas e que foi crescendo a todos os níveis. Mas estamos num patamar em que subir mais alto (e mesmo manter o nível) é cada vez mais complicado...

barinho

Não percebo como se pode dizer que foi uma época normal ou até aquém quando fizemos a 2ª melhor pontuação de sempre e ficamos pela primeira vez em 3º lugar e tivemos o nosso melhor ataque de sempre.Há gente muito mal habituada mesmo.Isto de desvalorizar os feitos das pessoas quando elas saem do clube tem muito que se lhe diga.

NightHawk

acho no mínimo curioso que de um momento para o outro, um treinador que durante toda a época foi bastante comedido em declarações e entrevistas num curto espaço de tempo (nem 2 semanas) tenha dado tantas entrevistas exclusivas e postado declarações no facebook

O Jardim tinha escrito "tanto" no facebook anteriormente que só esta semana soube que ele tinha facebook...


jorgeac

Quote from: Olho Vivo on 31 de May de 2012, 23:33
Quote from: jorgeac on 31 de May de 2012, 22:50
Daí até dizer que foi dos treinadores mais bem sucedidos da historia do braga vai uma diferença abismal..

Temos que contextualizar os resultados obtidos. Se o cajuda ha 15 anos ficasse em 3o, achava um feito enorme, dado que atendendo ao orçamento do clube teria claramente excedido os objectivos previstos. Hoje em dia as coisas sao diferentes, o braga tem de longe o 4o maior orçamento da liga, logo o 3o lugar com o sporting a fazer uma epoca fraca, parece-me um resultado normal.

O Braga com 62 pontos, ainda que distante dos 71 pontos de há duas épocas, fez mais 16 pontos do que no ano passado. Em qualquer dos anteriores campeonatos, o Braga não fez mais do que o equivalente a 51 pontos num campeonato a 16. É claramente uma das melhores ligas da história do Braga - de longe!!!

A fraca época do Sporting (que investiu algumas dezenas de milhões de euros, recordo) rendeu-lhe mais uns meros 11 pontos do que em 2010/11 e 2009/10 - em ambos fez 48 pontos. Nas últimas nove épocas (as de Salvador), só por quatro vezes conseguiu superar os 62 pontos que fizemos (e em duas delas por escassa margem). Mais: neste período, só em três temporadas 62 pontos não dariam para ficar em 3º  lugar.

Portanto, não vale a pena desvalorizar a nossa temporada. Foi muito boa, se olharmos apenas a critérios objectivos. Quando, o Braga deu o salto, em termos de orçamento (com Jesus) ficou longe de fazer o que fizemos nesta temporada. Fizemos melhor com Domingos, com um plantel (inicial) até um pouco inferior. Curiosamente, no ano seguinte, com um super-plantel, ficamos muito aquém.

Enfim, qualquer que seja o prisma de análise, não consigo deixar de ver nesta época uma das melhores que o clube já fez. E isto não implica desvalorizar o passado. Toda a gente reconhece que o Braga de Salvador foi queimando etapas e que foi crescendo a todos os níveis. Mas estamos num patamar em que subir mais alto (e mesmo manter o nível) é cada vez mais complicado...

A época passada, internamente, foi fraca mas por motivos que se compreendem... O braga estava a sair-se bem na champions e na uefa, e investimos claramente nessas competiçoes, colocando as competiçoes internas num segundo plano.

Interessante a estatistica que referes sobre as 9 epocas com salvador, que é o periodo que podemos utilizar para estabelecer comparaçoes. Permite-me concluir de forma diferente: em 9 epocas de salvador, em que o clube tem evoluido financeiramente de ano para ano, esta foi apenas a 5a melhor pontuaçao?! E, contrariamente a algumas dessas epocas, saimos cedo da taça, saimos cedo das competiçoes europeias e entramos na ultima fase da taça da liga e com um grupo acessivel...

Atendendo a actualidade do braga, a nossa estrutura, a experiencia dos nossos jogadores (varios internacionais, com experiência em finais europeias...), continuo a achar que o LJ nao fez nada do outro mundo.

barinho

É o 2º melhor campeonato de sempre,como é que pode não ser nada do outro mundo?!

Na Taça fomos eliminados em casa dum grande,não contra um clube da 2ª.E nesse jogo não só tivemos mais que oportunidades para ganhar como ainda fomos roubados.Na LE fizemos uma das melhores exibições de sempre em Istambul e tivéssemos sido eficazes e tínhamos goleado,algo que nem seria preciso se não fosse o gamanço da 1ª mão.Na Taça da Liga tínhamos obrigação de passar á final mas só não o fizemos por uma infelicidade do Quim.

EH pá,se calhar sou eu que me contento com "pouco".

Olho Vivo

Quote from: jorgeac on 01 de June de 2012, 00:05
A época passada, internamente, foi fraca mas por motivos que se compreendem... O braga estava a sair-se bem na champions e na uefa, e investimos claramente nessas competiçoes, colocando as competiçoes internas num segundo plano.

Interessante a estatistica que referes sobre as 9 epocas com salvador, que é o periodo que podemos utilizar para estabelecer comparaçoes. Permite-me concluir de forma diferente: em 9 epocas de salvador, em que o clube tem evoluido financeiramente de ano para ano, esta foi apenas a 5a melhor pontuaçao?! E, contrariamente a algumas dessas epocas, saimos cedo da taça, saimos cedo das competiçoes europeias e entramos na ultima fase da taça da liga e com um grupo acessivel...

Atendendo a actualidade do braga, a nossa estrutura, a experiencia dos nossos jogadores (varios internacionais, com experiência em finais europeias...), continuo a achar que o LJ nao fez nada do outro mundo.


A quinta melhor!?!?!? É a segunda, de longe!!!

O que quis dizer e que se calhar te confundiu é que o Sporting nos últimas 9 épocas, só em quatro delas superou os 62 pontos. E portanto, dizer que ficamos em 3º lugar porque o Sporting fez uma época fraca é uma questão de perspectiva. Se considerarmos que na época passada nos ultrapassou em cima da meta, ficando em 3º com... 48 pontos...


Mas aqui ficam as pontuações da era Salvador:

2011-12: 62
2010-11: 46
2009-10: 71
2008-09: 50
2007-08: 41
2006-07: 50
2005-06: 58 (liga com 18 equipas, equivalente a cerca de 51 pontos)
2004-05: 58 (idem)
2003-04: 54 (equivalente a pouco menos de 48 pontos)

Quanto à época anterior, o plantel construído (no início da época) visava as duas frentes. Domingos não conseguiu geri-lo de forma a ser mais regular na Liga (fez o segundo pior campeonato da era Salvador, só superado pela época em que trocamos duas ou três vezes de treinador). É verdade que a época europeia foi fantástica mas... o pior período dessa temporada decorreu até ao Natal - e nesse período fizemos apenas mais 2 jogos (pré-eliminatória da LC, frente ao Celtic) do que nesta temporada. É verdade que alguns deles com um maior grau de exigência mas... em minha opinião, não chega para justificar o mau campeonato que fizemos em 2010-11.

Isto são dados objectivos.

Se era possível fazer melhor? Esta equipa mostrou que sim. Dois jogos decidiram a ponta final da época e, pelo menos um deles (na Luz), não caiu para nós por "acaso". Agora, uma coisa é ser possível, outra coisa é ser provável ou exigível. Isso não é. Ficar à frente de um dos metralhas, maxime numa época em que também o Sporting (ou alguém por eles) desatou a investir milhões, é sempre um feito. Mais ainda quando o terceiro lugar é uma porta entreaberta para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

jorgeac

Quote from: barinho on 01 de June de 2012, 00:13
É o 2º melhor campeonato de sempre,como é que pode não ser nada do outro mundo?!

Na Taça fomos eliminados em casa dum grande,não contra um clube da 2ª.E nesse jogo não só tivemos mais que oportunidades para ganhar como ainda fomos roubados.Na LE fizemos uma das melhores exibições de sempre em Istambul e tivéssemos sido eficazes e tínhamos goleado,algo que nem seria preciso se não fosse o gamanço da 1ª mão.Na Taça da Liga tínhamos obrigação de passar á final mas só não o fizemos por uma infelicidade do Quim.

EH pá,se calhar sou eu que me contento com "pouco".

2o melhor campeonato de sempre discordo, como ja disse acima, temos que contextualizar e avaliar os resultados de acordo com os meios que temos disponiveis para atingir esses resultados. Por isso, nao faz sentido nenhum comparar um terceiro lugar em 2012, com um terceiro lugar em 1995, ou ate 2005.

Quanto aos "ses" que referes de seguida, é o teu ponto de vista. Por exemplo, na meia final contra o gil, "se" o LJ em vez de meter o Rivera tivesse metido alguem com mais calo para segurar a bola a meio campo, provavelmente teriamos outro resultado.. Mas lá está, nao passam de situaçoes hipoteticas, na pratica fomos eliminados.

Mas como ja disse atras, concordo que deveríamos manter o LJ, reconheço que a época foi positiva e que deixava margem para progredir na proxima epoca. So nao concordo que a epoca tenha sido excelente..

Lateralus

Era uma boa altura para a Associação Braguista emitir um comunicado a pedir esclarecimentos ao pessoal da Direcção. Merecemos saber o que se passou.

jorgeac

Quote from: Lateralus on 01 de June de 2012, 00:44
Era uma boa altura para a Associação Braguista emitir um comunicado a pedir esclarecimentos ao pessoal da Direcção. Merecemos saber o que se passou.

Acredito que amanha havera comunicado, principalmente apos este comentario do jardim que deixa o salvador mt mal na fotografia..

Bracaro Augusto

Tudo foi feito de uma forma estranha. Tudo parecia estar bem, mas de repente, em mais ou menos 2 Dias, tudo descambou.Não entendo e até Hoje, custa-me entender. O Leonardo Jardim não era o meu treinador ideal, mas não entendi nada do que se passou...Alguma explicação válida seria bem aceite.
BRAGA SEMPRE !!!

Carvalhinha

Eu continuo a não perceber nada. Ai SAD, SAD... podemos saber mais detalhes sobre o despedimento?

Jardim "surpreendido" com saída "abrupta"

No dia em que foi ao AXA esvaziar o cacifo e despedir-se de alguns funcionários, Leonardo Jardim (na foto) comentou, pela primeira vez, a saída, através da sua página no Facebook. "A minha ligação ao Braga terminou de forma prematura e, talvez, abrupta. Depois de uma época positiva este fim pode parecer algo surpreendente, até para mim, mas tenho de aceitar as decisões da SAD do Braga", afirmou, agradecendo "aos adeptos o apoio, e aos jogadores e à estrutura pelo trabalho desenvolvido". "Ofereci o que de melhor tenho ao Braga e fico feliz por figurar na página dos melhores sucessos da história desta família que é também, agora, um pouco minha", escreveu.

notícia @ O JOGO

lezani

Quote from: jorgeac on 31 de May de 2012, 22:50
Quote from: Olho Vivo on 31 de May de 2012, 22:11
Quote from: Merelim on 31 de May de 2012, 21:41
Quote from: Olho Vivo on 31 de May de 2012, 20:02
Se acham que despedir um dos mais bem sucedidos treinadores da história do clube não exige uma qualquer explicação que seja aos sócios, então bem podem fechar o departamento de comunicação da SAD/clube.

Quando se despede um treinador por maus resultados, atira-se um comunicado dizendo que os maus resultados ditaram a saída do técnico - como se não fosse por todos perceptível. Quando se despede um treinador bem sucedido, nada se diz, permitindo toda e qualquer especulação...

Pedro, a especulação será SEMPRE feita independentemente das "explicações" dadas pelo clube. Se o clube fizer um comunicado a dizer que o Jardim foi despedido por falta de ambição, no dia seguinte vão aparecer igualmente especulações a dizer que é mentira e que a verdadeira razão é o Porto e o Pinto da Costa...

Sim, especulações existiriam sempre... mas depois de uma explicação da SAD/clube aos sócios, se um de nós quiser acreditar nas especulações e não no clube, o problema é seu. Assim, não. Costuma-se dizer que quem cala consente. O silêncio da SAD permite que qualquer opinador dê a sua versão, mesmo que ela esteja longe da verdade e seja embaraçosa para o clube. Como vou eu escolher a versão válida? A do Prata? A do Gobern? A do Manel? A do Jaquim?

Para esclarecer os sócios, não é preciso lavar roupa suja. Haveria algum problema em dizer (se é realmente esse o caso, não sei) que não havia sintonia entre a SAD e a equipa técnica quanto à definição de objectivos e ao âmbito da sua actuação na estrutura da SAD? Em minha opinião, não. Nem diminuía ninguém. Aliás, até penso que um texto poderia (e deveria) ser acordado entre as partes.

Mas, enfim, não vale a pena, este é o "modus operandi" habitual. Se um sócio quiser avaliar a bondade/legitimidade de uma decisão destas, o melhor é deitar-se a adivinhar. E esperar, como adepto, que tudo corra bem...

NOTA: o jorgeac acha que a nossa época foi normal; não vou discutir, daqui a pouco coloco a minha apreciação à temporada no respectivo tópico. De qualquer maneira, não responde à minha questão. Se é normal despedir um treinador por maus resultados, é expectável despedir um treinador que tenha resultados "normais"? Então que se diga no comunicado que o treinador foi despedido por ter resultados meramente normais...

Concordo contigo que não é normal, atendendo ao facto de que cumpriu a expectativa, fazia todo o sentido manter o LJ mais uma época com objectivos mais exigentes, por exemplo, ganhar alguma competiçao.

Daí até dizer que foi dos treinadores mais bem sucedidos da historia do braga vai uma diferença abismal..

Temos que contextualizar os resultados obtidos. Se o cajuda ha 15 anos ficasse em 3o, achava um feito enorme, dado que atendendo ao orçamento do clube teria claramente excedido os objectivos previstos. Hoje em dia as coisas sao diferentes, o braga tem de longe o 4o maior orçamento da liga, logo o 3o lugar com o sporting a fazer uma epoca fraca, parece-me um resultado normal.
Foi fraquinho...conseguiu a 2ª melhor classificação de sempre no campeonato, teve que refazer uma equipa, voltou a ter que "reciclar" a meio, 3º lugar é tão normal como é o único que temos!!!! E há 15 anos o orçamento do braga devia ser o º5 ou 6º do campeonato!!!!
O problema do LJ é que ele não se preocupa, e bem, em ter um discurso de treinador da bola, e o povo não gosta disso...
[url="http://carloslezonboucas.blogspot.com"]http://carloslezonboucas.blogspot.com[/url]

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


Legião

Vamos aguardar pelas explicações se as houver, mas na minha opinião, que é só mais uma, a rotura teve a ver com divergências na preparação da próxima época. Isso da relação estritamente profissional e da falta de ambição do Jardim para mim são tretas dos jornais.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva