News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Lima em análise

Started by Kriticus, 19 de December de 2011, 23:38

Previous topic - Next topic

Armando Coelho

Quote from: El Che on 11 de March de 2012, 23:05
Quote from: Kriticus on 11 de March de 2012, 16:21
Quote from: barinho on 11 de March de 2012, 14:34
Quote from: PAF on 11 de March de 2012, 14:20
Quote from: Flip on 11 de March de 2012, 12:52
Quote from: El Che on 11 de March de 2012, 10:06
Só fico triste por continuar a haver sócios que estam mais disponíveis para criticarem do que para apoiarem.

Mas é que é inacreditável... Nem com 11 vitórias seguidas esta equipa tem descanso por parte de alguns "adeptos".

O Porto foi ganhar à luz, recuperou 8pontos em 3jogos, vai em primeiro e isso não invalida que seja despedida com uma valente assobiadela!
O futebol é isto, cada adepto é um adepto diferente! Isto da unanimidade tem muito que se lhe diga, muito mais no futebol, cada um tem a sua maneira pessoal de ver o jogo!
Sinceramente nem percebo a critica a esses adeptos... se calhar são os mesmos que criticam todas as faltas e insultam o arbitro os 90minutos do jogo! São formas de ver o futebol!

Não concordo nada com isso.Primeiro não temos nada que seguir os maus exemplos dos outros.Se os adeptos do porto fazem porque é que isso valida que nós possamos fazer?Ainda por cima eles com um orçamento de quase 100 milhões (o mais caro de sempre do futebol português) não estão a jogar nada e são um clube habituado a ganhar,algo que não pode ser dito de nós.

Nós com um orçamento muito mais baixo,cheios de lesões,com novo treinador e muitos novos jogadores,jogamos bem,vamos em 11 vitórias seguidas (já é a 4ª melhor de sempre do futebol português!),mas mesmo assim se falhamos um ou dois passes já há quem assobie,quem insulte os jogadores e chame o treinador de burro.Como ontem um gajo no estádio disse à boca cheia que o Jardim é burro mas tem tido sorte.Isso para mim não é nada,não é forma de ver futebol e de apoiar o clube.Para isso mais vale ficarem em casa.

Exactamente barinho. Há gente intratável naquele estádio...
Eu vou ao estádio para me divertir e essencialmente apoiar o meu Braga e não ouvir adeptos supostamente do meu Braga a assobiar a equipa quanto mais eles precisam e ainda ter de ouvir alguns desaforos do género " haviam de sofrer dois golos e perderem para apreenderem"
Mas o que é isto? Supostamente adeptos nas bancadas inferiores é no mínimo para apoiar a equipa, anda para mais com esta carreira brilhante.

EU VOU SEMPRE POR ME BATER POR ACABAR COM ESTE TIPO DE ADEPTOS.
PORQUE SERÁ QUE A NOSSA EQUIPA TEM MELHORES EXIBIÇÕES FORA DO QUE EM CASA?

Pensem nisso...


E quem te garante que são verdadeiramente adeptos do Braga? Discretamente, os desesperados  boifiquistas encapotados ainda se descuidam e um dia destes vão ter azar. Não creio sinceramente que sejam verdadeiramente adeptos incondicionais. Cabe-nos a nós, verdadeiros adeptos do Braga, chama-los à atenção, não por serem supostos infiltrados, mas por aquilo que pode representar negativamente para a equipa.

ComContaPesoEMedida

Quote from: Kriticus on 11 de March de 2012, 16:21
Quote from: barinho on 11 de March de 2012, 14:34
Quote from: PAF on 11 de March de 2012, 14:20
Quote from: Flip on 11 de March de 2012, 12:52
Quote from: El Che on 11 de March de 2012, 10:06
Só fico triste por continuar a haver sócios que estam mais disponíveis para criticarem do que para apoiarem.

Mas é que é inacreditável... Nem com 11 vitórias seguidas esta equipa tem descanso por parte de alguns "adeptos".

O Porto foi ganhar à luz, recuperou 8pontos em 3jogos, vai em primeiro e isso não invalida que seja despedida com uma valente assobiadela!
O futebol é isto, cada adepto é um adepto diferente! Isto da unanimidade tem muito que se lhe diga, muito mais no futebol, cada um tem a sua maneira pessoal de ver o jogo!
Sinceramente nem percebo a critica a esses adeptos... se calhar são os mesmos que criticam todas as faltas e insultam o arbitro os 90minutos do jogo! São formas de ver o futebol!

Não concordo nada com isso.Primeiro não temos nada que seguir os maus exemplos dos outros.Se os adeptos do porto fazem porque é que isso valida que nós possamos fazer?Ainda por cima eles com um orçamento de quase 100 milhões (o mais caro de sempre do futebol português) não estão a jogar nada e são um clube habituado a ganhar,algo que não pode ser dito de nós.

Nós com um orçamento muito mais baixo,cheios de lesões,com novo treinador e muitos novos jogadores,jogamos bem,vamos em 11 vitórias seguidas (já é a 4ª melhor de sempre do futebol português!),mas mesmo assim se falhamos um ou dois passes já há quem assobie,quem insulte os jogadores e chame o treinador de burro.Como ontem um gajo no estádio disse à boca cheia que o Jardim é burro mas tem tido sorte.Isso para mim não é nada,não é forma de ver futebol e de apoiar o clube.Para isso mais vale ficarem em casa.

Exactamente barinho. Há gente intratável naquele estádio 
... e, digo eu, não só: neste fórum tb me parece haver gente à espera do deslize!!! Leio nas ... entrelinhas. Mas, como diz o outro, pode ser só impressão minha!

Reis

Quote from: ComContaPesoEMedida on 12 de March de 2012, 14:43
... e, digo eu, não só: neste fórum tb me parece haver gente à espera do deslize!!! Leio nas ... entrelinhas. Mas, como diz o outro, pode ser só impressão minha!



;) ;) ;) ;) ;) ;)
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Aquiles

O Lima já provou ser um Enorme jogador com a Nossa camisola.

Pelo que fez até hoje, esta é já uma época memoravel, o resto são cantigas...

Kriticus

#284
Bela análise do maisfutebol a Lima



QuoteComo é que Lima faz os golos?
Análise aos tentos que o brasileiro já marcou e como isso se encaixa no futebol do jogador


Dezassete golos no campeonato não são apenas um cartão de visita: são sobretudo um bilhete de identidade. Em cada um deles surge a impressão digital de Lima. O brasileiro do Sp. Braga é o melhor marcador da liga e é sobretudo um detonador da candidatura dos minhotos ao título.

No fundo Lima não se limita a fazer golos: constrói-os. Para além dos dezassete golos que marcou, já fez sete assistência: dus para Hélder Barbosa, duas para Alan, uma para Ukra e uma para Nuno Gomes. O Braga, esse, fez 47 golos no campeonato. Mais de metade passaram por Lima, portanto.

A potência que impõe no último terço do futebol bracarense marca a diferença: na velocidade, na força ou no remate, Lima assume-se como o homem que garante os golos: e fabrica as vitórias. «É um jogador com um centro de gravidade muito baixo, por isso é tão forte fisicamente.»

As palavras são de António Conceição, treinador que conheceu Lima no Belenenses e o aconselhou ao Sp. Braga. «No contato direto com adversários ganha quase sempre. Além disso joga com os dois pés, é rápido e é potente. É extremamente difícil encontrar um avançado assim em Portugal.»

Os golos estão aí para o provar: Lima fez até agora sete golos de bola parada e dez de bola corrida. Destes dez que surgiram de bola corrida, oito foram marcados com o pé. A jogada é quase sempre a mesma: lançamento para o espaço vazio, a solicitar a corrida de Lima e o remate na passada.

«Taticamente é muito inteligente. Surge bem nos espaços vazios, sabe surpreender vindo de trás e tanto pode jogar num 4x3x3 como num 4x4x2.» Alan e Mossoró são os companheiros que melhor o compreendem: cada um dos brasileiros já fez três assistências para Lima finalizar em golo.

O avançado, de resto, é sobretudo um jogador de bola junto à relva. Até agora fez apenas três golos de cabeça, sendo que apenas um deles foi na sequência de bola parada: um canto. As bolas paradas assumem importância para Lima, sim, mas sobretudo quando o brasileiro assume a marcação.

O avançado fez sete golos de bola paradas, sendo que quatro golos foram de penalty e um de livre direto. Houve um de canto (o tal finalizado de cabeça) e um na sequência de um pontapé de baliza de Quim. «É um excelente profissional e trabalha muito todos os aspetos do jogo», justifica Toni.

Quando é que Lima faz os golos?

Como jogador fisicamente forte que é, de resto, Lima aproveita os minutos finais para marcar os golos. Oito dos dezassete tentos apontados, por exemplo, surgiram na última meia hora. Mas há mais, claro: nos quinze minutos finais das primeiras partes, Lima já marcou por quatro vezes.

No fundo o avançado aproveita a altura dos jogos em que os adversários apresentam maior cansaço para fazer mais golos. O período entre os 61 e os 75 minutos é o mais produtivo de todos: cinco golos. Lima ainda não marcou no primeiro quarto de hora dos jogos e só fez dois golos no segundo.

@ http://www.maisfutebol.iol.pt/sp-braga/lima-braga-sporting-de-braga-sp-braga-golos-perfil/1333081-1468.html

QuoteLima: a obsessão pelos golos bonitos vem de longe
Os caminhos que conduziram o goleador até Braga: o futuro termina no Minho?


A tendência não é de hoje. Lima sempre foi um avançado propenso para golos de elevada nota artística. Luiz Alberto é proprietário da agência LA Sports e garimpou-lhe o talento ainda no Brasil. Ao Maisfutebol confirmou esta quase-obsessão pelos pontapés de fora da área.

«Mal vi um vídeo dele percebi que estava perante um atacante raro. Não era um jogador de encostar só para o fundo da baliza. Diria mesmo que o Lima só gostava de marcar golos bonitos, espetaculares», revela o amigo e ex-representante de Lima.

Além dessa capacidade inata, e perfeitamente atualizada, Luiz Alberto ficou impressionado com outras marcas comportamentais. «Ele era, acima de tudo, extremamente profissional em tudo o que fazia fora do campo. Não hesitei em levá-lo para o Avaí, para o Santos e depois para a Ucrânia», garante Luiz Alberto.

A Ucrânia que, coincidentemente, assinala o momento mais difícil na carreira de Lima. «Recebemos uma proposta oficial, tudo documentado, e o Avaí aceitou libertá-lo. Viajámos para a Ucrânia e quando chegámos lá tudo correu mal.»

Resumidamente, as condições propostas pelo Metalist FC não passavam de um engodo. Lima reagiu mal. «A esta distância posso dizer que foi o melhor para a carreira dele. O Lima e eu rejeitámos a oferta e surgiu o Belenenses no caminho dele. O regresso a Portugal aconteceu de forma muito rápida e o resto da história vocês já conhecem.»

Luiz Alberto afastou-se da gestão da carreira de Lima. Fica «orgulhoso», no entanto, por ter participado «numa parte importante» da mesma. «Ele amadureceu e atingiu o auge do seu jogo aos 26/27 anos. Vai marcar golos bonitos e menos bonitos por muitos mais anos.»

O futuro acaba em Braga?

Antes de explodir em Braga, Lima deu nas vistas no Belenenses: o clube haveria de descer de divisão num ano em que o avançado fez sete golos. Foi a época da revelação e o início de uma paixão entre Portugal e o brasileiro.

Ele que tinha sido cobiçado pelo Brondby antes de vir: preferiu no entanto regressar à liga nacional, agora bem mais maduro do que sete anos antes no Vizela.

No final dessa época, surgiu o interesse do Sporting. Costinha e Carvalhal gostavam do avançado, mas temeram pela idade. Os 26 anos deixaram-nos receosos. Os mesmos 26 anos, aliás, que levaram o F.C. Porto a não passar da referenciação do avançado. António Salvador foi mais rápido e garantiu de imediato o jogador.

António Conceição foi treinador de Lima na segunda metade da época no Restelo e admite que desafiou o Sp. Braga a ser corajoso.

«Houve alguém de muita responsabilidade no Sp. Braga que me ligou e me perguntou por ele. Disse-lhe logo que deviam contratá-lo. Acho que o clube já estava inclinado a fazê-lo, mas queria saber se as opiniões coincidiam», confessa.

«Fico feliz por ver que hoje é um jogador fundamental no Sp. Braga.»

Curiosamente, um ano depois o Besiktas ofereceu três milhões por Lima. António Salvador achou que três milhões era brincadeira. Provavelmente fez bem.

Mas aos 28 anos, pode dizer-se que o futuro acaba em Braga?

@ http://www.maisfutebol.iol.pt/sp-braga/lima-sporting-de-braga-braga/1333080-1468.html

Ver ainda:
http://www.maisfutebol.iol.pt/sp-braga/lima-sporting-de-braga-braga/1333074-1468.html
http://www.maisfutebol.iol.pt/sp-braga/lima-sporting-de-braga-braga/1333078-1468.html

Kriticus

QuoteLima ultrapassa Silva e Pistoleiro fica feliz

Ao apontar um golo ao Leiria, na última jornada, Lima ultrapassou Elpídio Silva na lista dos melhores marcadores de sempre do Braga no campeonato. Em 1998/99, o Pistoleiro registou 16 tentos, uma marca que entretanto só foi superada por Lima, artilheiro-mor da Liga ZON Sagres, com 17.

Lima já igualou, de resto, o feito de Jacques (17 golos em 1980/81) e persegue agora o recorde de Chico Gordo, que em 1977/78 terminou o campeonato com 21. Uma meta perfeitamente ao alcance do ponta de lança brasileiro, já que ainda faltam oito jornadas para o final da prova.

Ultrapassado na história arsenalista, Silva não ficou surpreendido com a proeza de Lima e diz-se satisfeito com os méritos do compatriota. "É bom, porque já saí do Braga há muito tempo e algum dia alguém me iria passar em termos de golos. Para mim, não é novidade, porque o futebol tem destas coisas. Fico feliz, desejo a melhor sorte para o Lima e que possa fazer muitos mais", referiu a O JOGO o antigo avançado brasileiro, que em Portugal jogou também no Boavista, Sporting e V. Guimarães. Aliás, Silva não poupa nos elogios a Lima: "É um grande jogador e finaliza muito bem. A tarefa dele está mais facilitada, porque o grupo é muito bom, tem jogadores que jogaram nos grandes e isso torna um pouco mais fácil. Alan e Hugo Viana são muito bons."

Campeão pelo Boavista, em 2000/01, Silva está a torcer pelo 'outsider'. "Tenho acompanhado bastante o futebol português. Vejo o Braga como grande grupo e estou torcendo para que seja campeão, como o Boavista e o Belenenses, para mudar a rotina. Pelo que vejo, o Braga merece ser campeão", disse.

@ O Jogo

Força Lima, mais uns golinhos rumo aos 30 e para seres o melhor de sempre do Braga!

brigada da relote

Lima: goleador perto da história no Sp. Braga
Brasileiro pode ser o melhor marcador de sempre do clube, no campeonato. Jacques já foi ultrapassado


Lima está a cinco golos do seu objetivo de início de época. Porém, precisa de apenas dois para deixar o seu nome gravado na história do Sp. Braga. O brasileiro pode ser o melhor marcador de sempre do clube, no campeonato nacional.

O novo líder da competição tem um goleador sem paralelo em Portugal. Lima marcou nos últimos oito jogos, de forma ininterrupta, contribuindo para a estrondosa série de 13 vitórias consecutivas do Sp. Braga.

Leonardo Jardim é uma das figuras desde novo grande, António Salvador assume-se como líder de sucesso, outros trabalham na sombra para levar o clube ao topo. Depois, há sempre Lima. Foi ele a fazer o segundo e decisivo golo na receção à Académica (2-1).

Assim, o brasileiro fugiu novamente a Oscar Cardozo, chegando aos 19 tentos no campeonato. Em 24 jogos! Olhando para os registos históricos do Sp. Braga, percebe-se que Lima já ultrapassou quase todos os goleadores do emblema minhoto.

Jacques, Elpídio Silva, Barata e Karoglan ficaram para trás. Falta Chico Gordo. O malogrado avançado apontou 21 golos na temporada 1977/78, um número dilatado mas insuficiente, ainda assim, para garantir a Bola de Prata: Fernando Gomes fez 25.

Memória de um goleador nato

Lima tem seis jornadas para alcançar Chico Gordo e reclamar o título de melhor marcador da história do Sp. Braga no campeonato.

Bernardo Francisco da Silva, angolano conhecido como Chico Gordo, continuará a ser uma referência no clube, de qualquer forma. Nasceu em 1949, representou o Sp. Braga entre 1975 e 1980 mas faleceu de forma trágica em 2000.

Aos 51 anos, enquanto trabalhava numa metalúrgica em Paio Pires, Chico Gordo viu as suas roupas ficarem presas numa máquina de compressão de chapa, sem se conseguir libertar. Um final trágico para um goleador nato.

«Foi uma pena, era um amigo e jogámos juntos duas épocas. O Chico um jogador muito acima da média, um homem de área, belíssimo finalizador. Mas os recordes são para serem batidos e espero que o Lima consiga», afirma Jacques, ao Maisfutebol.

Recorde para a inédita Bola de Pata

Jacques foi o melhor marcador do campeonato com a camisola do F.C. Porto. No Sp. Braga, anotou 17 golos em 1980/81 mas não chegou para a Bola de Prata. Chico Gordo sentiu o mesmo. Até por isso, Lima merece atingir a marca histórica.

«É difícil ser goleador no Sp. Braga e ultrapassar jogadores de Porto, Benfica ou Sporting. Se bem que o Braga agora não deve nada a Benfica e Porto. Mesmo assim, era importante para o clube ter o Lima como melhor marcador do campeonato», frisa Jacques.

O antigo avançado, agora resignado a uma vida pacata no Algarve, frisa a importância do feito. «Eu, por exemplo, cheguei aos 17 golos e podia ter ido mais longe, mas não foi colocado em campo nos últimos quatro jogos. Foi o Nené, o Bola de Prata. Com o Chico Gordo, foi o Fernando Gomes. Por isso, se o Lima conseguir, será excelente.»

«Seria um prémio para ele, que tem imensa qualidade, e também para o Sp. Braga. Sinceramente, ficaria feliz se o Braga fosse campeão. Também gosto do Porto mas seria giro, para não serem sempre os mesmos. O Braga tem crescido nos últimos anos e merece isto», conclui Jacques.

Melhores marcadores do Sp. Braga no campeonato:

1. Chico Gordo (época 1977/78), 21 golos
2. Lima (época 2011/12), 19 golos
3. Jacques (época 1980/81), 17 golos

http://www.youtube.com/watch?v=cHOAVdDQV9Q&feature=player_embedded

in MaisFutebol

brigada da relote

«Como é que o F.C. Porto não foi buscar o Lima?»
Jacques estranha movimentações do clube no mercado de transferências em busca do sucessor do Falcao


Lima tem 28 anos, contrato com o Sp. Braga até 2016 e uma cláusula de rescisão no valor de 15 milhões de euros. Está na fase decisiva da carreira. É o melhor marcador do campeonato e o segundo melhor na história do clube minhoto. Faria falta ao F.C. Porto.

Jacques, goleador português que passou por F.C. Porto e Sp. Braga, não tem dúvidas. Enquanto fala com o Maisfutebol sobre Lima, lamenta a aposta dos dragões em outros nomes. Kléber é novo, Janko não o convence.

«Sinceramente, no ano passado comecei a acompanhar atentamente o Lima e só comentava com os meus amigos: como é que o F.C. Porto não foi buscar o Lima? Acho que seria o substituto ideal para o Falcao.»

Jacques conquistou a Bola de Prata de dragão ao peito. No Sp. Braga, não conseguiu. Até por isso, acha que os 19 golos de Lima no campeonato têm outro valor.

«Eu, por exemplo, fui o melhor marcador porque no último jogo recebemos o Sporting de Jordão, eu e ele discutíamos esse título, o Sporting já era campeão. A equipa ajudou-me, marquei e esse golo deu-me o troféu. Num grande é sempre mais fácil», salienta.

Sobram elogios para o brasileiro do Sp. Braga. «Marcar golos no Braga serve para o valorizar ainda mais. Acho que tem qualidades muito boas.»

«Enfim, o Porto não pensou da mesma forma. Tinha Falcao, um jogador extraordinário, e Lima é um finalizador do género. Mas foram pelo Kléber, que ainda vai dar grande jogador mas é novo. E quanto ao que chegou agora (Janko), acho que não foi uma aposta muito feliz», conclui o antigo avançado, ao Maisfutebol.

in MaisFutebol

Kriticus

Quote from: brigada da relote on 27 de March de 2012, 16:17
«Como é que o F.C. Porto não foi buscar o Lima?»
Jacques estranha movimentações do clube no mercado de transferências em busca do sucessor do Falcao


Lima tem 28 anos, contrato com o Sp. Braga até 2016 e uma cláusula de rescisão no valor de 15 milhões de euros. Está na fase decisiva da carreira. É o melhor marcador do campeonato e o segundo melhor na história do clube minhoto. Faria falta ao F.C. Porto.

in MaisFutebol

ALTO!!! O que é que me escapou aqui?! :o :o :o

Kilo

Quote from: Kriticus on 27 de March de 2012, 16:36
Quote from: brigada da relote on 27 de March de 2012, 16:17
«Como é que o F.C. Porto não foi buscar o Lima?»
Jacques estranha movimentações do clube no mercado de transferências em busca do sucessor do Falcao


Lima tem 28 anos, contrato com o Sp. Braga até 2016 e uma cláusula de rescisão no valor de 15 milhões de euros. Está na fase decisiva da carreira. É o melhor marcador do campeonato e o segundo melhor na história do clube minhoto. Faria falta ao F.C. Porto.

in MaisFutebol

ALTO!!! O que é que me escapou aqui?! :o :o :o

A ti e a toda a gente...

guerreira_minhota

Quote from: Zé Cometa on 27 de March de 2012, 16:37
Quote from: Kriticus on 27 de March de 2012, 16:36
Quote from: brigada da relote on 27 de March de 2012, 16:17
«Como é que o F.C. Porto não foi buscar o Lima?»
Jacques estranha movimentações do clube no mercado de transferências em busca do sucessor do Falcao


Lima tem 28 anos, contrato com o Sp. Braga até 2016 e uma cláusula de rescisão no valor de 15 milhões de euros. Está na fase decisiva da carreira. É o melhor marcador do campeonato e o segundo melhor na história do clube minhoto. Faria falta ao F.C. Porto.

in MaisFutebol

ALTO!!! O que é que me escapou aqui?! :o :o :o

A ti e a toda a gente...

realmente, era o que ia agora perguntar  :o

barinho

Engano do site ou então sabem mais que nós.O Braga não é propriamente muito comunicativo neste tipo de matérias...

Kriticus

Quote from: barinho on 27 de March de 2012, 16:40
Engano do site ou então sabem mais que nós.O Braga não é propriamente muito comunicativo neste tipo de matérias...

A ser engano é um GRANDE engano, porque acho que não temos ninguém no plantel com contrato até 2016 e com uma cláusula tão elevada. Há uns tempos era público que as negociações de renovação com o Lima estavam paradas, nunca mais se falou do assunto desde aí, mas penso que uma renovação com um jogador da importância do Lima teria sido notícia...

guerreira_minhota

Quote from: Kriticus on 27 de March de 2012, 16:42
Quote from: barinho on 27 de March de 2012, 16:40
Engano do site ou então sabem mais que nós.O Braga não é propriamente muito comunicativo neste tipo de matérias...

A ser engano é um GRANDE engano, porque acho que não temos ninguém no plantel com contrato até 2016 e com uma cláusula tão elevada. Há uns tempos era público que as negociações de renovação com o Lima estavam paradas, nunca mais se falou do assunto desde aí, mas penso que uma renovação com um jogador da importância do Lima teria sido notícia...

temos o zé luis com contrato até 2016, mas não sei a cláusula dele

barinho

A do Zé Luís é 15 milhões.

brigada da relote

Quote from: guerreira_minhota on 27 de March de 2012, 16:38
Quote from: Zé Cometa on 27 de March de 2012, 16:37
Quote from: Kriticus on 27 de March de 2012, 16:36
Quote from: brigada da relote on 27 de March de 2012, 16:17
«Como é que o F.C. Porto não foi buscar o Lima?»
Jacques estranha movimentações do clube no mercado de transferências em busca do sucessor do Falcao


Lima tem 28 anos, contrato com o Sp. Braga até 2016 e uma cláusula de rescisão no valor de 15 milhões de euros. Está na fase decisiva da carreira. É o melhor marcador do campeonato e o segundo melhor na história do clube minhoto. Faria falta ao F.C. Porto.

in MaisFutebol

ALTO!!! O que é que me escapou aqui?! :o :o :o

A ti e a toda a gente...

realmente, era o que ia agora perguntar  :o
Segundo sei, a cláusula do Lima é de 4.5 ou 5M€. :-\

brigada da relote

MUITO PRAZER, MANO: Lima
O atacante do Braga saiu do Brasil no anonimato para brilhar nos palcos de Portugal


Não é só a língua que aproxima Brasil e Portugal: atualmente, cerca de 120 brasucas atuam na Liga Sagres, a primeira divisão do futebol ibérico, sejam jogadores que tenham saído com boa cotação ou aqueles que permaneceram anônimos para estourar na Terrinha, como no caso do goleador Hulk, do Porto.

Recentemente, o brasileiro mais famoso de Portugal foi desbancado por um compatriota, que se acostumou a empilhar gols com a camisa do Braga: o atacante Lima é a estrela do Muito prazer, Mano (Mano Menezes é o seleccionador do Brasil) dessa semana!

Brasil, de norte a sul

Rodrigo José Lima dos Santos, 28 anos, natural de Monte Alegre, deu seus primeiros passos no esporte num dos maiores clubes do Pará, o Paysandu. Depois, passeou pelo Paraná, vestindo as camisas de Iraty, J. Malucelli (atual Corinthians Paranaense) até chegar ao Paraná, em 2007. Não tendo muito sucesso, foi parar na Juventus no ano seguinte, e o papel de destaque no Campeonato Paulista rendeu-lhe uma transferência para a Vila Belmiro.

A passagem no Peixe começou bem, com direito a gol nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, contra o Cúcuta. Que acabou sendo seu único pelo time praiano, onde as oportunidades foram, também, escassas: Kléber Pereira, Mariano Tripodi, Cuevas e Sebastian Pinto brigavam por uma vaga no time titular. Foi para o Avaí em 2009, e no meio da temporada iniciou sua jornada pela Península.

Desbravando a Península

Antes de chegar a Portugal, Lima quase parou no Metalist, da Ucrânia, mas os exames médicos impediram que assinasse o contrato. Cruzou a Europa e, aí sim, chegou ao Belenenses. Apesar dos gols e do papel de relativo destaque, não impediu que a equipe terminasse no penúltimo lugar da Liga Sagres, sendo rebaixada à segunda divisão. O Braga, que havia sido vice-campeão, viu algo de especial no brasileiro, e fechou sua contratação no início de julho de 2010.

Qualquer dúvida que a torcida pudesse ter sobre sua qualidade se esvaíram no dia 24 de agosto, quando saiu do banco na partida contra o Sevilla, na Espanha, marcou três gols e levou sua nova equipe à fase de grupos da Champions League. Os número naquela temporada foram satisfatórios, mas Lima queria mais: determinou que chegaria a pelo menos 30 tentos marcados na temporada 2011/12.

"Não me considero o homem das grandes decisões. Há outros jogadores e todos trabalham para ajudar o Braga. Eu sou apenas mais um. Mas, por ser atacante, tenho aparecido no momento certo e felizmente isso aconteceu logo nos principais jogos" - Lima

Depois de um começo tímido, o brasileiro deslanchou a partir de novembro, marcando quatro gols nas partidas contra o Porto e o Paços de Ferreira, combinadas. Mas foi em fevereiro e março que se consolidou como um dos maiores de Portugal: deixou sua marca em oito compromissos seguidos do Braga, até o final de março, o que lhe garantiu os prêmios de melhor jogador da Liga Sagrés durante todo o período.

Não há limites para o artilheiro, que manda a bola para a rede de todas as formas possíveis, seja com arremates de fora da área, seja de cabeça, apesar de sua estatura normal (1,78 m). Todos esses momentos já estão registrados pelos torcedores, em homenagens espalhadas por vídeos na Internet. Agora, mais gente está de olho no brasuca: o Benfica (falsa notícia do Record?!) pretende fazer-lhe uma proposta no meio do ano, ao mesmo tempo em que Hertha Berlim e Genoa também querem contar com esse faro de gol apurado.

"Os meus amigos e muitas pessoas da minha cidade lá no Brasil já me disseram para eu insistir com isso, e não descarto jogar por Portugal. Sou profissional, defenderia a seleção com toda a minha vontade." - Lima 

Seja qual for seu destino, o certo é que Lima, artilheiro isolado da Liga Sagres com 'apenas' 19 gols em 25 partidas até então, é mais um brasileiro que deixa o país, busca a sorte no Exterior e consolida seu nome em uma outra nação.

in http://www.goal.com/br/news/619/especiais/2012/04/12/3030661/muito-prazer-mano-lima

Kriticus