News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Pequena reflexão sobre os eventos desportivo e fair-play

Started by ric, 22 de October de 2011, 22:44

Previous topic - Next topic

Duarte

É óbvio que as claques fazem falta nos recintos desportivos, alguns que fazem parte delas (e que muitos só costumam aparecer nestes jogos) é que não.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

ric

Quote from: BRAGATEAMO on 24 de October de 2011, 20:21
Eu estava na ideia de exprimir alguns pontos mas há aqui os "habitués" contra claques e os que são mais papistas que pápa. Só tenho duas coisas a dizer retirei-nos do apoio ao clube e a pedreira e o pavilhão serão um autentico cemitério onde por alguns era só abraços com os adversários acordem o futebol e fanatismo e pelo Braga sou fanático, os fanáticos chegam a extremos pelo que acreditam têm o exemplo do Islão mas nunca chegaremos tão longe por ultimo NEM SANTOS, NEM CRIMINOSOS APENAS ULTRAS

Paulinho
Bracara Legion

paulinho:

Sê bem vindo novamente.
Ponto prévio: colocas as questões como se fosse "quem gosta e quem não gosta das claques.
Eu acho que TODOS  gostamos das claques. Quando elas fazem aquilo que deveriam ser a sua essência: apoio e alegria à equipa.
Aqui, as "criticas" surgem apenas quando estas questões são extravazadas e alguns tomam atitudes que nada tem a ver com o objectivo da claque.

Presumo que me possas classificar como "mais papista que o papa" pois nunca fui contra claques.
Muito do que separa alguns membros das claques do "resto dos mortais" é uma questão de idade ou se quiserem, de geração. Esta é uma situação que pode ser encarada melhor por qq sociológo ou psicólogo e que passa pela forma como a juventude vive a sua vida e luta pelos seus ideais.
Os cerca de 30 anos me separam da grande maioria dos membros da claque explicam muita coisa.

Ser "mais papista do que o papa" é conseguir ver um jogo sem vociferar e insultar o adversário?
È não poder estar tranquilo mesmo quando algum "anormal" , sem qq educação e fair-play, nos insulta em casa?
È não conseguir ver que esse insulto é feito por indigentes que nada sabem de respeito e que portanto, os seus insultos não nos atingem?
É ter uma capa de indiferença para aqueles que não cumprem regras de civilidade e bom senso e não partirmos para uma atitude justiceira , ao bom estilo do " arruaceiro bacoco"?
É achar que se pode defender a honra de um clube , da mesma forma ignóbil com que terceiros nos ofendem?
É saber que um clube não  deve ficar "ofendido" nem precisa de defensores do reino pois para trás tem uma história gigantesca de feitos, honrarias e atletas e dirigentes de grande nível e que são , verdadeiramente , a sua essência e falam por si.
È saber que entre os estatutos do clube existem sócios, ordinários, beneméritos e de honra mas que não está lá numa "guarda romana defensora" do seu bom nome.
È saber que as ofensas ficam com quem as profere e que é uma total perda de tempo estarmos a reagir a quem, deveria ter em casa o inicio da sua educação e na escola a definição clara de cidadania, desportivismo e fair-play.
È saber que devemos pugnar para o espectáculo desportivo seja atractivo e chamativo e que com determinadas atitudes, mesmo aquelas que se considera serem de defesa da honra, só estão a fastar espectadores e a matar a galinha de ouros de ouro de cda clube.
È saber que mais tarde ou mais cedo, a manter-se este espirito, irão acabar os jogos a ter apenas os jovens das claques nas bancadas.
È saber que se pode ser irreverente e entusiasta sem usar maledicência nem reacções violentas.
È saber que a maioria dos membros das claques gostam verdadeiramente do clube e não apenas de ajuntamentos onde alguns podem actuar de forma que não faria individualmente.
È saber que é possível um entendimento, identico ao que vivemos em Dublin e que, acho eu, a todos foi de muito agrado.

Talvez isto seja ser mais papista do que o papa. Mas é possivel tentar ser.
Ok, eu sou cota e um tótó por querer ver um desporto diferente, para mim e para os meus descendentes

Nota final: Creio mesmo que o problema está na diferença de visão das coisas e do essencial.
Ser ultra é ser diferente. é dos anos 90 e do séc XXI.
O respeito e fair-play é de sempre

lmcoelho

Quote from: ddbraga on 24 de October de 2011, 20:01
Disseste bem, há quase 10 anos. Com o crescimento do clube foram criadas rivalidades com o SCP, SLB e FCP. Mas tenho a certeza de que se num jogo viesse um adepto do Rio Ave (por exemplo) para o meio de uma das claques nada lhe acontecia (se soubesse respeitar).
Os próprios jogadores contribuem para cenas de violência, uma vez que fazem o mesmo dentro do campo.
P.S- Há jogos que são fabulosos só pelo ambiente de festa das duas claques (Porto-Braga final dublin, os adeptos conviviam perfeitamente)

Pois... devido talvez à tua idade ou desconhecimento, posso te dizer que desde há 25 anos até há (muito) pouco tempo, o ABC estava para os clubes estarolas tal como o SCBraga está agora... com uma diferença que no ABC, a raiva seria maior porque nós limpávamos tudo...
Verdade seja dita que tb havia alguma violência... eu próprio fui vitima de pedradas, de naifadas. Mas isso era com energumenos que se contavam pelos dedos... e lá está, estavam incluidos em claques, no caso a mancha negra e os superdragoes...

Orgulhosamente Bracarense!
O meu nick é LMCOELHO, não IMCOELHO

Etereo

Bom dia
Antes de mais tenho que confessar que sou adepto do Sporting Clube de Portugal, no entanto, primeiro de tudo, tento ser um cidadão consciente e que respeita o próximo, independentemente das  suas ideias, convicções desportivas, politicas ou religiosas.

Venho aqui à vossa casa sem qualquer intuito de gerar atritos ou desarmonias. Respeito o Braga, admiro o crescimento sustentado deste clube, e posso dizer que torci pelo Braga quando lutou até ao fim pelo campeonato contra o benfica e na final de Dublin no ano transacto.

A razão que me fez participar neste vosso fórum, resume-se apenas pela vontade de ENALTECER, certos comentários, a começar pelo forista que iniciou este tópico.
É de lamentar toda e qualquer situação que conduza à violência, não só no desporto, mas nas outras áreas da sociedade também.

Entristece-me este tipo de episódios,  que também torna-se um espelho da sociedade.
Como adepto de desporto, já não bastava as autênticas batalhas de claques em que se tornaram os jogos de futebol entre Sporting, benfica e porto e pelos vistos os Guimarães,  neste momento vejo esta violência chegar ao Futsal.

Já no play off, no ano passado, o jogos entre benfica e Sporting foram  críticos, nomeadamente na Luz, com a policia a ter que intervir.

Mas que gente é esta que vai ao futebol  ou a outro desporto para descarregar as suas frustrações, batalhar com outro ser humano só porque ele apoia um clube diferente. Qual a gravidade deste acto? Qual a gravidade de apoiar o Sporting, o benfica, o porto, o Braga, o Belenenses?

Eu tenho amigos do benfica, do porto e inclusive do Boavista e nunca andei à chapada por causa do clube. Aliás, se esse facto fosse um defeito só nos dávamos com indivíduos do clube.

Sinceramente, estes tipos de actos apenas estão a manchar o desporto que se quer saudável e com fair play.

Não entendo quem ainda defende que se A, B ou C insultam, temos que partir para a violência. Geralmente que defende esta ideia, já esteve a insultar e a injuriar. Geralmente quem parte para este tipo de abusos, não frequenta propriamente o coro da Igreja. Quem tem este tipo de comportamento, tem lacunas muito graves na sua educação e formação e deixam muito a desejar ao nível do carácter e da boa índole. Indivíduos destes, não só não fazem falta a nenhum clube, mas muito menos à nossa sociedade e deviam ser punidos e corrigidos, por não podem viver em sociedade.

Apoio o meu Sporting Clube de Portugal, e orgulho-me do papel fenomenal que sempre teve no desporto português e mundial. Para mim, o Sporting será sempre o melhor, para mim o Sporting será sempre o meu orgulho, tal como para vocês será o Sporting de Braga.

É este orgulho que não me permite compactuar com selvajarias que sejam perpetuadas pelos adeptos do meu clube e indignar me quando estas ocorrem. Não só como sportinguista, mas como cidadão, exijo que essa gente, para além de serem proibidas de frequentar recintos desportivos, ainda seja punida nos termos da lei.

Desta forma, achei este tópico de indignação perante o comportamento da claque bracarense no futsal, um enorme acto de civismo. Está em causa, cidadãos normais poderem deslocarem-se a qualquer recinto desportivo sem o perigo de ser agredidos, por selvagens e inúteis que infelizmente proliferam em todas as claques. Infelizmente,  muitos até se servem das claques, para poderem realizar estes actos cobardes.

Está em causa, cidadãos poderem levarem toda a família, sem ter que levar com situações próprias de um Iraque ou uma Libia.

A todos vós, um bem haja, e à vossa junto a mim voz a bem do desporto em Portugal.

nandes



Boas,

Quem me conhece e são muitos neste fórum, sabe que sou totalmente contra a violência, primeiro porque sou uma pessoa calma q.b., afável e amistosa e depois, porque já não tenho idade nem estrutura física e de saúde que me permita entrar por essa via...

... mas ao ler alguns comentários deste tópico, até fiquei arrepiado com o seu conteúdo. Passou-se alguma coisa assim de tão extraordinário dentro do pavilhão para que alguns braguistas se sintam tão envergonhados e revoltados? Ouve alguma escaramuça dentro do pavilhão com simpatizantes do clube adversário, além dos insultos verbais e gestuais, habituais, de parte a parte? O jogo não decorreu dentro da normalidade até práticamente ao seu final tendo aí sim e após o 3º. golo sido atirada uma garrafa de àgua na direcção do banco do adversário, que eu condeno mas que também teve a haver com as provocações nos festejos e pela revolta com o inicio do lance que origina o golo.

Insultou-se assim tanto, através de cânticos o clube adversário? Que me tenha apercebido, apenas se entoou e apenas uma vez uma canção com conteúdo pejorativo para o adversário e uma outra(bastante habitual) para a capital, que de pejorativo, para mim, não tem nada, apenas a realidade, EU não nasci em Braga mas cago d' alto prá capital.

Relativamente aos incidentes verificados no exterior do pavilhão, inicialmente foram perpetrados por alguns(pouquíssimos) elementos das claques e a polícia que posteriormente se alastrou a uma maior quantidade de elementos das referidas claques que entretanto debandaram do pavilhão em auxílio dos outros elementos. LAMENTAVELMENTE a situação saiu do controlo de ambos os lados e alguns apoiantes do clube adversário foram vitimas de actos violentos que EU CONDENO VEEMENTEMENTE. Aceito que condenem alguns actos das claques mas não venham para aqui armados em santinhos, Cristo ofereceu a outra face e morreu pregado na cruz...

Falam que qualquer dia não se pode ir ao pavilhão e que só lá estarão as claques, por onde andaram toda a época passada? E nesta até este jogo? O Braga não joga só contra o Sporting e Benfica, o Braga precisa de apoio em TODOS os jogos. Se o Braga está na 1ª. divisão deve-o a toda a sua estrutura na totalidade mas TAMBÉM O DEVE E MUITO ÀS CLAQUES, que principalmente desde a época passada e esta, foram em muitos jogos a sua força dentro e fora do campo, muitas vitórias pertencem às claques TAMBÉM. 98% de quem aqui está a criticar, nunca apoiou o Braga em futsal e 95% só o começou a fazer esta época e por aqui me fico, pois nem quero falar dos que só foram a este jogo e tornarão quando cá jogar o Benfica.

Mas continuo a reafirmar, SOU TOTALMENTE CONTRA A VIOLÊNCIA E CONDENO OS ACTOS PRATICADOS  PARA COM AS FAMÍLIAS, mas há muitas maneiras de se criticar, quem vem aqui ler este tópico até se arrepia... (já agora, perguntem aos meninos da Juve Leo Braga o porquê de tanta animosidade), fiquem bem e VIVA O SPORTING CLUBE DE BRAGA!!!



UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

ric

nandes, compreendo a tua posição.
mas não podemos condescender só porque as claques são os que nunca abandonam o clube e sempre estiveram, mesmo na segunda divisão, ao lado do futsal.
Eu trouxe aqui estes acontecimentos, pois levei a minha filha menor a uma partida que iria ter pavilhão cheio mas que sempre antevi tranquilidade e alegria. Queria mesmo que ela sentisse pressão, incitamento e o burburinho de uma modalidade muito interessante. No final, deu para o torto. Sei que não foi um acontecimento "iraquiano" mas acho que podemos e devemos condenar estas atitudes. Sobretudo porque deixam antever "vingança" do outro lado e estes acontecimentos não terão fim.
Tb Não podes criticar quem só agora vai ao futsal. Eu, e não tenho problemas em dizê-lo, este ano apenas fui a este jogo. No ano passado vi talvez 2/3. Mas não é por aqui que quero medir braguismo nem direitos a investir contra adversários mesmo que a preceito de " querer a honra do clube".  Isso são outras contas. Mas tb digo que gostei muito do jogo e que nada se passou de anormal lá dentro.Acho que temos uma equipa interessante e estarei muitas mais vezes presente caso a minha vida mo permita.

O que se passou, com muita ou grande proporção é lastimável como dizes.

E não estamos a empolar. estamos a constatar um facto. Como disse não sou mais papista do que o papa mas tenho uma atitude diferente em relação a adversários e desporto.
Não dou a "outra face". Basta tirar a cara de lá ou não a meter. ..
Como disse acima, com adversários (público) sem cabecinha não adianta estar a ripostar. E não perdiamos a honradez nem a hombridade se virassemos as costas a quem nos insulta , numa atitude de desprezo.

E como diz, o tal da "outra face": perdoai-lhes senhor que não sabem o que fazem....


PS: esta discussão é interminável. ..Depende sempre do nível de "intensidade" que se quer dar á coisa. É como o empurrão num jogo de futebol...

Outra questão: mantenho a minha admiração pelo muito que fazem as claques e tb compreendo que são meia dúzia os desestabilizadores.
Não sei se a claque tem alguma sanção interna contra a quem prejudica toda uma imagem. Se são meia dúzia para quê estarem a manchar toda um trabalho e imagem da claqe no seu todo?

ddbraga

Quote from: lmcoelho on 25 de October de 2011, 10:14
Quote from: ddbraga on 24 de October de 2011, 20:01
Disseste bem, há quase 10 anos. Com o crescimento do clube foram criadas rivalidades com o SCP, SLB e FCP. Mas tenho a certeza de que se num jogo viesse um adepto do Rio Ave (por exemplo) para o meio de uma das claques nada lhe acontecia (se soubesse respeitar).
Os próprios jogadores contribuem para cenas de violência, uma vez que fazem o mesmo dentro do campo.
P.S- Há jogos que são fabulosos só pelo ambiente de festa das duas claques (Porto-Braga final dublin, os adeptos conviviam perfeitamente)

Pois... devido talvez à tua idade ou desconhecimento, posso te dizer que desde há 25 anos até há (muito) pouco tempo, o ABC estava para os clubes estarolas tal como o SCBraga está agora... com uma diferença que no ABC, a raiva seria maior porque nós limpávamos tudo...
Verdade seja dita que tb havia alguma violência... eu próprio fui vitima de pedradas, de naifadas. Mas isso era com energumenos que se contavam pelos dedos... e lá está, estavam incluidos em claques, no caso a mancha negra e os superdragoes...

E são claques do BRAGA??
Sou contra a violência, mas as claques fazem muita falta para apoiar a equipa.
100% BRAGA

nandes



Ric, em momento algum da minha interveção pedi ou reclamei condescendência para o comportamento das claques do Braga e penso que se leste com atenção o que escrevi condenei com veemência o que de mal aconteceu fora do pavilhão.

Em momento algum reclamei mais braguismo para quem vai ao futsal em detrimento de quem fica no sofá, apenas realcei o contributo prestado pelas claques para o bom trabalho realizado pela secção de futsal do Braga nesteas duas últimas épocas, essencialmente.

É muito fácil dizer que devemos virar as costas quando somos provocados (não estou a afirmar que tenha sido o caso) quando não vamos a determinados sítios e não é uma questão de tirar a cara, é uma questão de não podermos sair de determinados contextos. Eu também gostava que o mundo corresse de feição com as minhas ideias, também gostava de não ser roubado por quem tem a obrigação de me governar com justiça e isso não acontece, mas isto também não vem para o caso, apenas que nem tudo é como nós queremos e não vivemos isolados.

Quanto ao dizeres que não se está a empolar, desculpa mas está-se a empolar. Como disse, CONDENO o sucedido, mas quando leio aqui que durante o jogo todo só se cantou para insultar o adversário, é MENTIRA, quem lá esteve sabe que é MENTIRA. Quando se lê que tudo o que se passou foi uma vergonha e foi revoltante, é MENTIRA, quem esteve lá, sabe que é MENTIRA. Quando ainda não vi ninguém (desculpem-me se estou enganado) elogiar o apoio prestado à equipa, principalmente por parte das claque e também de alguns adeptos "ditos normais", que foi simplesmente LINDO, quando se cantou e saltou durante TODO o jogo com músicas de apoio ao Braga e se parte para falsidade e porque se acompanhou o jogo pela tv e se baseou no que disseram os comentaristas, que embora eu tenha gravado o jogo, ainda não vi nem imagens nem comentários, então tenho de dizer que se está a empolar. Muitas dezenas de adeptos do adversário sairam sem qualquer problema, outros como já o disse, lamentavelmente foram vitimas do aquecimento da situação o que LAMENTO E CONDENO.

Como dizes esta discussão seria interminável e assim sendo, esta será a minha última participação ... neste tópico.

PS - Para encerrar Ric e mais alguns, embora condene e reprove quaisquer actos de violência, prefiro um "claqueiro" que insulte um adversário do que um "braguista"(?) que insulte ou assobie a um treinador ou jogador do S.C. Braga, seja no estádio ou aqui no forum e posto isto, VIVA O SPORTING CLUBE DE BRAGA!!!


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

PAF

Acho que não há ninguém no mundo que esteja contra a existencia de claques, se na sua base e principalmente no seu funcionamento estiverem os ideais pelas quais foram criadas!
Apoiar o clube seguir o clube.
Mas o que se vê não é bem isto, infelizmente! acho que cada dia menos. Desde agressões, mortes, tráfico, já se viu de tudo, em Portugal e por essa Europa fora!
E só por, este e mais motivo nenhum se vê pessoas de pé atrás com as claques!
Nem vale a pena enumerar os casos negatiivos que já aconteceram só nos últimos anos(mesmo com o Braga), e por muito que queiram, um só negativo, mancha 50 positivos que possam fazer.
Enquanto as claques não compreenderem isso, serão sempre mal vistas no futebol.
Desde logo elas só por si deviam fazer a auto exclusão dos membros que armam confusão, em vez de os elevar a herois, como acontece actualmente.
Também convém referir que mesmo no Braga as 2claques não são iguais... infelizmente(se pensarmos pela positiva).

ric

Como disse e para "encerrar" a minha discussão, reitero que , de facto, as claques deram ao jogo um colorido excelente.
Reitero que sou A FAVOR  das claques.
Reitero que algumas ervas daninhas estragam o que de bom se fez. E como diz o nandes, meia dúzia de sopapos no final acabaram por manchar uma participação excelente de apoio.
Nota: e já agora aproveito para dizer que as claques fizeram talvez uma das melhores prestações em termos de apoio que vi nos últimos tempos. por isso, e como disse, nem tudo é mau. Pena é que alguns disparates possam ofuscar o que de bom se fez.

Freitas

Só tenho uma coisa a dizer: FORÇA BRACARA LEGION! FORÇA RED BOYS! Continuem a apoiar o enorme SCBRAGA e a defender a honra e a identidade braguista! Eu prefiro que os MEDIA falem de nós como "ambiente hostil" para os 3 metralhas do que falem de nós como antigamente em que apelidavam o 1º de Maio como 2ª catedral do slb(falso mito), que chamavam-nos de filial do sporting só por termos sporting no nome (grande mentira) e que presentemente somos a equipab do porto devido ás relações de proximidade do Salvador com o gajo que recebe árbitros em casa.
Um clube tem de ter identidade e os seus adeptos contribuem e muito para essa identidade e prefiro que sejamos conhecidos como GUERREIROS do que TÓTÓS. Quanto ao desportivismo e ao fair-play, isso é um treta, pois num país em que os outros clubes são tratados abaixo de cão e em que as competições á partida já estão viciadas, como é que pode haver desportivismo e fair-play???
A VIOLÊNCIA GRATUITA nunca é solução para nada, mas a passividade e o comodismo nunca mudaram nada.
Se D.Afonso Henriques não tivesse feito nada, ainda hoje éramos espanhóis ou mouros. A identidade do nosso país foi conquistada através de violência, não se esqueçam disso.
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

JotaCC

Também sou contra a violencia, mas a minha intervenção  a culpa é de parte a parte até digo mais os jogadores dos lagartos foram grandes responsáveis pelo que aconteceu provocaram o jogo todo mas minha intervenção nesse post é só por um motivo,  ???gostava de ver a mesma enchente no próximo jogo em casa  ???porque de certeza que não vai acontecer vamos estar os mesmo do costume e que quiser levar os filhos pode-os levar a vontade.

ELSA

Quote from: Freitas on 26 de October de 2011, 11:01
Só tenho uma coisa a dizer: FORÇA BRACARA LEGION! FORÇA RED BOYS! Continuem a apoiar o enorme SCBRAGA e a defender a honra e a identidade braguista! Eu prefiro que os MEDIA falem de nós como "ambiente hostil" para os 3 metralhas do que falem de nós como antigamente em que apelidavam o 1º de Maio como 2ª catedral do slb(falso mito), que chamavam-nos de filial do sporting só por termos sporting no nome (grande mentira) e que presentemente somos a equipab do porto devido ás relações de proximidade do Salvador com o gajo que recebe árbitros em casa.
Um clube tem de ter identidade e os seus adeptos contribuem e muito para essa identidade e prefiro que sejamos conhecidos como GUERREIROS do que TÓTÓS. Quanto ao desportivismo e ao fair-play, isso é um treta, pois num país em que os outros clubes são tratados abaixo de cão e em que as competições á partida já estão viciadas, como é que pode haver desportivismo e fair-play???
A VIOLÊNCIA GRATUITA nunca é solução para nada, mas a passividade e o comodismo nunca mudaram nada.
Se D.Afonso Henriques não tivesse feito nada, ainda hoje éramos espanhóis ou mouros. A identidade do nosso país foi conquistada através de violência, não se esqueçam disso.

Peço desculpa pela franqueza, mas opiniões como esta dão-me vómitos!
Que eu saiba as claques existem para apoiar os seus clubes PONTO FINAL! Não estão mandatadas (muito menos habilitadas!!!) para defender a honra e a identidade de ninguém!!! Aliás, como já o disse noutras ocasiões (infelizmente), aqueles que se prestam a fazer estas (e outras) figurinhas tristes (há quem lhes chame GUERREIROS), deviam era despir qualquer adereço alusivo ao clube, de modo a não envergonhar os demais (os TOTÓS)...para não haver confusões, nem sermos todos considerados "farinha do mesmo saco"! Aí sim, estariam a prestar um grande serviço ao clube!!!

E não me venham com essa história de que estão sempre lá a apoiar (quer sejam ou não membros das claques) - seja quem for! - quem acompanha o clube e se mete nestas confusões devia ser proibido de  entrar em qualquer recinto desportivo (alguns até deviam estar presos, quanto mais!)!!!

PAF

Quote from: Freitas on 26 de October de 2011, 11:01
Só tenho uma coisa a dizer: FORÇA BRACARA LEGION! FORÇA RED BOYS! Continuem a apoiar o enorme SCBRAGA e a defender a honra e a identidade braguista! Eu prefiro que os MEDIA falem de nós como "ambiente hostil" para os 3 metralhas do que falem de nós como antigamente em que apelidavam o 1º de Maio como 2ª catedral do slb(falso mito), que chamavam-nos de filial do sporting só por termos sporting no nome (grande mentira) e que presentemente somos a equipab do porto devido ás relações de proximidade do Salvador com o gajo que recebe árbitros em casa.
Um clube tem de ter identidade e os seus adeptos contribuem e muito para essa identidade e prefiro que sejamos conhecidos como GUERREIROS do que TÓTÓS. Quanto ao desportivismo e ao fair-play, isso é um treta, pois num país em que os outros clubes são tratados abaixo de cão e em que as competições á partida já estão viciadas, como é que pode haver desportivismo e fair-play???
A VIOLÊNCIA GRATUITA nunca é solução para nada, mas a passividade e o comodismo nunca mudaram nada.
Se D.Afonso Henriques não tivesse feito nada, ainda hoje éramos espanhóis ou mouros. A identidade do nosso país foi conquistada através de violência, não se esqueçam disso.
Freitas desculpa que te diga, mas o que me apetia agora dizer era tu ires a Coimbra e levares uma pedrada na cabeça ou pior ainda levares um tiro da Policia... e depois ia ver se a tua opinião de Guerreiros e sei lá bem mais o quê se mantinha.
Acho que não fazes ideia do que é ser adepto de um clube, não fazes ideia do que é um clube ter carisma, ter história, ter espirito de conquista.
Defender honra e identidade braguista batendo nos outros? Com que então deixamos de ser benfiquistas (o Braga tinha 6/7mil a ver os seus jogos e com o slb tinha 35mil sempre o que querias que nos chamassem?) e filial do sporting porque batemos nos outros?! Deixamos de ser considerados isso, porque ganhamos, ficamos em 2º lugar, ficamos várias vezes em 4º, eliminamos o Liverpol e o slb, chegamos á final da liga europa,conseguimos um estatuto na liga que nos coloca acima de muitos outros clubes.
Para ti os adeptos do manchester e do Liverpol são totós, não batem em ninguém, limitam-se a beber umas cervejas!
O que tem a ver a liga estar viciada com ter fair play com os adversários?Os adeptos têm culpa disso?
O apoio tem que ser dado no campo, aí é que fazemos a diferença, é ir 6mil à Naval e a Leiria ou 3 mil ao Dragão, isso faz a diferença.
Há pouco mais de 15anos ia a Guimarães e estavam lá 10 pessoas do Braga, mas tinha um bem levava cachecol e passeava à minha vontade. Ia ao Dragão e estavamos 30 ou 40 e passeava à minha vontade e já havia claques!

ric

bem, acho que as opiniões estão apresentadas.

Antes que isto descambe para çados menos correctos, agradeço que apenas se limitem a postar algo neste tópico que traga verdadeiramente algo de construtivo para a discussão.

As razões foram apresentadas.
Uns toleram-nas. Outros acham-nas indignas. Uns admitem que o recurso s viol~encia pode ser sinónimo de afirmação. Outros que nada justifica uma nódoa negra.

As conclusões , cada um que as tire.!

No fundo somos todos braguistas. A ver o futebol e o desporto de forma algo diferente mas...pronto! Sinais do tempo!

Freitas

ELSA, o que a mim me dá vómitos é ver um país como o nosso, em que 90% da população apoia 3 clubes ("parolismo cultural") e ainda me dá mais vómitos em saber que na minha cidade/região esses seres abundam e são os primeiros a "falarem mal" do SCBRAGA!
PAF, claro que esta tendência cultural em apoiar estes 3 clubes é que faz com que o nosso campeonato seja á partida uma mentira, pois o fosso existente entre esses 3 clubes é cada vez maior! E a culpa é de quem? É de todos aqueles que em vez de apoiarem os clubes da sua terra/região preferem apoiar clubes de Lisboa e Porto. Tu vês nestes clubes adversários do SCBRAGA, eu vejo os VERDADEIROS INIMIGOS do SCBRAGA (não o derrotasc)!
Quanto á minha maneira de ser adepto, é simplesmente a minha maneira, tu tens a tua, eu tenho a minha, para mim o SCBRAGA está acima de tudo, mas não vou cometer a deselegância de dizer (como é recorrente neste fórum) que sou mais braguista do que tu!
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

Lateralus

Acima de tudo, lamentar o facto de que esta situação vai tornar a ida a Alvalade por parte dos nossos adeptos, que costumava ser relativamente segura, numa deslocação perigosa, pois vai haver, com toda a certeza, gente do lado deles que vai querer retaliar e por aí adiante, até que os jogos entre estas duas equipas se tornem em batalhas campais.

joaobl03

Este tópico só serve para alimentar a "sede de protagonismo" da pessoa que o iniciou ...
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

disco infiltrator

Quote from: joaobl03 on 27 de October de 2011, 04:19
Este tópico só serve para alimentar a "sede de protagonismo" da pessoa que o iniciou ...

Parece-me, pelo que vou lendo e sentindo neste forum, que este comentário é muito acertado.

JotaCC

Quote from: disco infiltrator on 27 de October de 2011, 04:34
Quote from: joaobl03 on 27 de October de 2011, 04:19
Este tópico só serve para alimentar a "sede de protagonismo" da pessoa que o iniciou ...

Parece-me, pelo que vou lendo e sentindo neste forum, que este comentário é muito acertado.

Não concordo, o ric tem toda a razão em jogos assim não há condições para levar um filho menor. porque são eles a futura massa associativa do Sp.Braga .