News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Sabias que ? ...

Started by RibeiroSCB, 02 de September de 2011, 14:07

Previous topic - Next topic

RibeiroSCB

Pessoal, o titulo diz tudo...

Acrescentem coisas ;)


O Sueco Rödlund, médio criativo do Sp.Braga que jogou nas épocas 1996/97 e 1995/96, tinha jogado no Manchester United em 1988/89
O Sp.Braga foi o ultimo vencedor da ja extinta Taça Intertoto
Chico Gordo, é o melhor marcador do Sp.Braga até à data
O primeiro jogador do Sporting Clube de Braga a vestir a camisola das quinas foi Alberto Augusto na época de 1926/1927
Castanheira é até à presente data, o jogador do Sp.Braga com mais anos no Clube, e também o jogador com mais anos seguidos num só clube nos campeonatos Nacionais em Portugal

#8EDUARDA

Quote from: Zeus1921 on 02 de September de 2011, 14:07
Pessoal, o titulo diz tudo...

Acrescentem coisas ;)


O Sueco Rödlund, médio criativo do Sp.Braga que jogou nas épocas 1996/97 e 1995/96, tinha jogado no Manchester United em 1988/89
O Sp.Braga foi o ultimo vencedor da ja extinta Taça Intertoto
Chico Gordo, é o melhor marcador do Sp.Braga até à data
O primeiro jogador do Sporting Clube de Braga a vestir a camisola das quinas foi Alberto Augusto na época de 1926/1927
Castanheira é até à presente data, o jogador do Sp.Braga com mais anos no Clube, e também o jogador com mais anos seguidos num só clube nos campeonatos Nacionais em Portugal


Na escola, fiz um trabalho com uns colegas meus sobre as várias modalidades do SC Braga, e no final acrescentamos algumas destas curiosidades  :)
Quando puder acrescento-as  ;)
"O Braga é aquilo que todas conseguem ver, mas só nós conseguimos sentir" ♥

Pé Ligeiro

Quote from: Zeus1921 on 02 de September de 2011, 14:07
Pessoal, o titulo diz tudo...

Acrescentem coisas ;)



Castanheira é até à presente data, o jogador do Sp.Braga com mais anos no Clube, e também o jogador com mais anos seguidos num só clube nos campeonatos Nacionais em Portugal


Parece que terá sido o Garcia com 16 anos, enquanto o Castanheira terá feito 15 anos e meio...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Renato_1921

o alan é dos melhores jogadores de sempre deste clube mas isto toda gente sabe  ::)

barinho

O Sp. Braga foi o ultimo participante portugues na extinta Taca das Tacas.

PS Desculpem a falta de acentos mas o teclado passou-se.

#8EDUARDA

Porquê "sporting", porquê "vermelho"
Nos primeiros anos de vida do SC Braga a cidade estava desportivamente bipolarizada (metade benfiquista, outra metade sportinguista).
Como o Clube da Terra se chamava Sporting e ainda por cima equipava de verde, trazia desgosto à outra metade benfiquista .
Para evitar a desunião dos bracarenses alteraram-se os estatutos; dando ao clube o nome de Sporting, contendo assim também a respectiva  metade benfiquista, equipando a equipa de vermelho

Jornais do Clube
Foram cinco os jornais que o SC Braga publicou ao longo da sua existência.

"Semana Desportiva", "Sporting Clube de Braga", "Informação", "O Braga" e o "O Jornal do SC Braga".

A vida dos três primeiros jornais foi curta. A falta de pessoas vocacionadas e principalmente falta de dinheiro.


1º Golo do Estádio Municipal de Braga ( Estádio Axa )
Paulo Jorge, defesa central do Sporting Clube de Braga, aos 22 anos foi o primeiro jogador a marcar o primeiro golo no Estádio Municipal de Braga. Esse foi o jogo inaugural do Estádio Municipal de Braga, realizado a 30-12-2003 contra a equipa do Celta de Vigo. Paulo Jorge continua a fazer parte da história do SC de Braga, pois foi também o primeiro jogador do Sporting Clube de Braga a marcar o primeiro golo a equipas Inglesas na Competição da Taça UEFA. O jogo foi no Estádio Municipal de Braga, em 08-03-2007 no jogo a contar para a 1ª mão dos 1/8 de final da Taça UEFA entre o SC Braga e o Tottenham.

A 1ª vez no top 100 e Cabeças de Série
No ranking das equipas que tinham presença garantida na competição para 2007/2008, o Braga ocupava naquela altura o 26.º lugar, estando assegurada a presença no grupo dos 40 cabeças-de-série. Os arsenalistas evitaram, assim, as equipas mais fortes da prova, como o Bayern de Munique, Panathinaikos, Tottenham, AZ Alkmaar, Bordéus, Everton, Fiorentina ou Bayer Leverkusen.

O Primeiro Israelita a Jogar no Campeonato Português
Extremo esquerdo, este jogador era quase sempre titular, jogava simples e com bom porte atlético. De um recorte técnico apreciável, Ohana, no pouco tempo que esteve em Braga, deixou boas recordações.

O primeiro japonês a jogar no futebol português
Nozomi Hiroyama, com 27 anos, foi este foi o primeiro japonês a jogar no campeonato português na época de 2002 / 2003. Vindo da equipa do Colo Colo do Chile, já jogou pela Selecção Japonesa Sub-17 e principal. Extremo direito, jogou muito pouco em Braga, pois tinha de lutar pela titularidade com outros jogadores em muito boa forma.


O primeiro coreano a jogar no futebol português
Aos 21 anos, Dong-Hyun, destacava-se pelo forte jogo de cabeça e pelos atributos físicos (1,88 cm; 85 kg). Foi contratado ao Suwon Bluewings, equipa campeã coreana 2004. Embora muito forte e voluntarioso, foi vendido na época seguinte ao Seongnam FC.

Paulo Santos, o guarda-redes com mais tempo sem sofrer golos
Com 599 minutos, é este o record do clube, de um Guarda-Redes sem sofrer golos. Diga-se que o primeiro golo sofrido ao 55 minutos dessa época de 2005/06 foi marcado por um jogador do SC de Braga (Andrés Madrid) na própria baliza ao tentar cortar uma bola centrada para a área da equipa bracarense, mera infelicidade. Diga-se também que Paulo Santos só foi batido à 10ª Jornada, com um golo de um jogador de uma equipa adversária nesse caso o Marítimo.

O primeiro posto médico do Sporting Clube e Braga
Este posto médico estava situado no campo da vinha, na antiga sede do
SC de Braga (actualmente o Hotel Ibis). Os jogadores tinham de se deslocar ao centro da cidade para serem vistos pelo médico da altura. Uma particularidade é que uma das máquinas trabalhava a petróleo.

P.S - Só não escrevi mais porque já as tinham mencionado. Espero ter ajudado :D
"O Braga é aquilo que todas conseguem ver, mas só nós conseguimos sentir" ♥

Kriticus

Quote from: barinho on 02 de September de 2011, 14:47
O Sp. Braga foi o ultimo participante portugues na extinta Taca das Tacas.

PS Desculpem a falta de acentos mas o teclado passou-se.

E da Taça Intertoto também (como diz em cima)! E já agora participámos na última Taça UEFA antes de mudar de nome para Liga Europa ;D

barinho

Quote from: Kriticus on 02 de September de 2011, 14:53
Quote from: barinho on 02 de September de 2011, 14:47
O Sp. Braga foi o ultimo participante portugues na extinta Taca das Tacas.

PS Desculpem a falta de acentos mas o teclado passou-se.

E da Taça Intertoto também (como diz em cima)! E já agora participámos na última Taça UEFA antes de mudar de nome para Liga Europa ;D

Sim mas na UEFA nao eramos os unicos,enquanto que na Taca das Tacas eramos ;).Ainda me lembro perfeitamente que eliminamos o Liepajas Metalurgs empatando a 0 fora e ganhando em casa 4-o.Depois jogamos com o Lokomotiv Moscovo e perdemos 3-1 fora, num jogo que fomos gamadinhos, e ganhamos 1-0 em casa com golo do Karoglan,num jogo em que falhamos uns 10 golos certos sobretudo por esse grande jogador de nome Toni ;D.

Kriticus

Quote from: barinho on 02 de September de 2011, 15:06
Quote from: Kriticus on 02 de September de 2011, 14:53
Quote from: barinho on 02 de September de 2011, 14:47
O Sp. Braga foi o ultimo participante portugues na extinta Taca das Tacas.

PS Desculpem a falta de acentos mas o teclado passou-se.

E da Taça Intertoto também (como diz em cima)! E já agora participámos na última Taça UEFA antes de mudar de nome para Liga Europa ;D

Sim mas na UEFA nao eramos os unicos,enquanto que na Taca das Tacas eramos ;).Ainda me lembro perfeitamente que eliminamos o Liepajas Metalurgs empatando a 0 fora e ganhando em casa 4-o.Depois jogamos com o Lokomotiv Moscovo e perdemos 3-1 fora, num jogo que fomos gamadinhos, e ganhamos 1-0 em casa com golo do Karoglan,num jogo em que falhamos uns 10 golos certos sobretudo por esse grande jogador de nome Toni ;D.

Se bem me lembro esse golo do Karoglan resultou de um cruzamento da direita em que o guarda-redes deu um "Roberto" ;D ou estou a confundir?

Bracaraugustano

Também fomos os primeiros em Portugal a ter um jogador do Qatar no plantel: Hussain.

ric


MeZut#

Sabias que?..

O nosso clube tem os melhores adeptos do mundo (só por acaso  ;D)
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

barinho

Quote from: Kriticus on 02 de September de 2011, 15:40
Quote from: barinho on 02 de September de 2011, 15:06
Quote from: Kriticus on 02 de September de 2011, 14:53
Quote from: barinho on 02 de September de 2011, 14:47
O Sp. Braga foi o ultimo participante portugues na extinta Taca das Tacas.

PS Desculpem a falta de acentos mas o teclado passou-se.

E da Taça Intertoto também (como diz em cima)! E já agora participámos na última Taça UEFA antes de mudar de nome para Liga Europa ;D

Sim mas na UEFA nao eramos os unicos,enquanto que na Taca das Tacas eramos ;).Ainda me lembro perfeitamente que eliminamos o Liepajas Metalurgs empatando a 0 fora e ganhando em casa 4-o.Depois jogamos com o Lokomotiv Moscovo e perdemos 3-1 fora, num jogo que fomos gamadinhos, e ganhamos 1-0 em casa com golo do Karoglan,num jogo em que falhamos uns 10 golos certos sobretudo por esse grande jogador de nome Toni ;D.

Se bem me lembro esse golo do Karoglan resultou de um cruzamento da direita em que o guarda-redes deu um "Roberto" ;D ou estou a confundir?

Sim,precisamente ;D.Lembro-me perfeitamente desse jogo,especialmente do meu pai a mandar umas cara.lhadas de cada vez que falhavamos um golo.E ele mandou muitas mesmo.

joelvm

Sabias que, se não estou em erro, o jogador mais novo de sempre a atuar numa competição profissional de futebol, foi Bruno Gama, na altura ao serviço do Sp. Braga, tinha 16 anos e uns dias.

MeZut#

Eu não sabia bem onde por isto, mas anda a correr pelo facebook, hilariante  ;D ;D

"- Estou, é da Liga Europa?
- sim
- O Guimarães está ?
- não, ainda não conseguiu chegar!

- Estou, é da Liga dos Campeões ?
- sim
- O Guimarães está ?
- não, nunca apareceu por aqui.

- Estou, é da Liga Portuguesa ?
- sim
- O Guimarães está ?
- sim, tá lá em baixo. quer que eu o chame ?
- deixe estar falo com ele na segunda !

- Estou, é da segunda liga?
- sim.
- o Guimarães está ?
- não mas deve estar a chegar!"
Não pedimos que ganhem sempre, mas que joguem sempre para ganhar! S.C.BRAGA!

Enorme_Guerreiro

Quote from: CarlosV_SCB on 02 de September de 2011, 18:32
Eu não sabia bem onde por isto, mas anda a correr pelo facebook, hilariante  ;D ;D

"- Estou, é da Liga Europa?
- sim
- O Guimarães está ?
- não, ainda não conseguiu chegar!

- Estou, é da Liga dos Campeões ?
- sim
- O Guimarães está ?
- não, nunca apareceu por aqui.

- Estou, é da Liga Portuguesa ?
- sim
- O Guimarães está ?
- sim, tá lá em baixo. quer que eu o chame ?
- deixe estar falo com ele na segunda !

- Estou, é da segunda liga?
- sim.
- o Guimarães está ?
- não mas deve estar a chegar!"

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Carvalhinha


cristiana

Pelo que sei o Braga joga de vermelho e branco porque teve um treinador(nao me lembro o nome) que disse que o Braga devia jogar á arsenal porque era um admirador dessa equipa´nao como se disse aqui que metade da cidade era benfiquista,no inicio jogava de verde e branco,porque os fundadores do clube teriam se "inspirado" no sporting

DiogoEA

Quote from: cristiana on 02 de September de 2011, 21:29
Pelo que sei o Braga joga de vermelho e branco porque teve um treinador(nao me lembro o nome) que disse que o Braga devia jogar á arsenal porque era um admirador dessa equipa´nao como se disse aqui que metade da cidade era benfiquista,no inicio jogava de verde e branco,porque os fundadores do clube teriam se "inspirado" no sporting

Esta é a versão verdadeira da história e o treinador a que te referes chamava-se Josef Szabo (húngaro).

#8EDUARDA

Quote from: Diogo-scb on 02 de September de 2011, 21:58
Quote from: cristiana on 02 de September de 2011, 21:29
Pelo que sei o Braga joga de vermelho e branco porque teve um treinador(nao me lembro o nome) que disse que o Braga devia jogar á arsenal porque era um admirador dessa equipa´nao como se disse aqui que metade da cidade era benfiquista,no inicio jogava de verde e branco,porque os fundadores do clube teriam se "inspirado" no sporting

Esta é a versão verdadeira da história e o treinador a que te referes chamava-se Josef Szabo (húngaro).

A versão que escrevi sobre metade da cidade ser benfiquista e metade sportinguista vinha no livro dos 85 anos, achei que estivesse correcto  ???
"O Braga é aquilo que todas conseguem ver, mas só nós conseguimos sentir" ♥