News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

COMO RESOLVER O PROBLEMO DE ACESSO ÀS BANCAS SUPERIORES NO AXA?

Started by Legião, 08 de August de 2011, 00:46

Previous topic - Next topic

Rui Ferreira

Bem dito FIDELIS...

Não sei é se sabem é que o projecto inicial tinha escadas ou tapetes rolantes,
O M.M. é que disse ao arquitecto que era TOLO... e ele retirou...

O ENORME GANHA EM VILA DO CONDE E JÁ NINGUÉM SE LEMBRA DAS RECLAMAÇÕES...

(Atenção que eu também não gostei de estar meia hora à espera para entrar...)

Saudações Braguistas.

Rui Ferreira

rvx

Quote from: Fidelis on 10 de August de 2011, 14:32
meus amigos
esqueçam o problema do acesso aos pisos superiores.
não é possivel fazer qualquer alteração
escadas rolantes...???? punham-nas onde??
a unica hipotese era tentar ...e digo tentar porque não é facil ...colocar mais elavadores a meio da bancada

o estadio foi feito assim....é realmente pouco funcional para um jogo de futebol.....mas é bem melhor do que estar à chuva

eu sou daqueles que vou aos jogos seja à chuva ou ao sol, faça vento ou esteja a nevar
mas compreendo que para um clube crescer tem que cativar aqueles que não são como alguns de nós...o Braga tem que cativar aqueles que ainda não amam o clube e esses é preciso levá-los ao estadio

e há de facto algumas coisas que podiam melhorar um pouco para atrair mais gente ao estadio gente esta que depressa ficaria um indefectivel Braguista mas que no inicio ainda não o são

coisas simples como
abrir mais portas para evitar filas imensas em dia de jogo
colocarem locais para as pessoas deixarem os guarda chuvas á entrada do estadio
abrir uma porta mais nas casas de banho para que ficasse uma para entrar e outra para sair e evitar aquele atropelo sempre que no intervalo é preciso ir ao WC
bares dignos onde se possa comprar alguma coisa de jeito
uma divisão em acrilico a separar os adeptos na bancada para quem estiver nos sectores ao lado se sentir mais seguro ( e que não desfigurava o estadio )
um parque de estacionamento com nome disso
uma loja do SCB em cada bancada.......a criançada então ia adorar

se algumas destas coisas que enunciei atras fossem feitas....muito iria melhorar o conforto no estadio

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Essas deveriam ser as questões em que nos deveríamos focar. Colocar escadas rolantes é totalmente irrealista pela quantidade de escadas que teriam de colocar. Pensem só no número de lances de escadas que cada uma das bancadas possui. Fazer manutenção disso, então, era uma coisa absurda. O problema é de raiz, pois as entradas deveriam ser a meio de cada bancada (as da poente são adequadas). A única coisa a fazer, a este respeito, é garantir o funcionamento correcto dos elevadores existentes, e ponto final.

E não adianta estar constantemente a dizer que o nosso estádio é uma vergonha, até porque não o é. Em termos de visibilidade para o relvado, é dos que melhores condições apresenta. Ninguém, no nosso estádio, é forçado a ver um jogo num topo, o que, digam o que disserem, impede uma pessoa de julgar devidamente cada jogada, devido à má de noção das distâncias.

Há que reunir as críticas construtivas que aqui se fazem (principalmente, as relacionadas com o que o Fidelis apontou) e tentar sensibilizar os responsáveis do nosso clube para mudarem estes aspectos.

Lateralus

Quote from: brigada da relote on 08 de August de 2011, 13:49
Acho que não era muito dificil (por exemplo) fazer uma entrada para as bancada superior Nascente pelo lado do placard. Era só fazer uma passagem aerea e para lá chegar é só uma rampa, pouco custa. Do lado da Poente podiam fazer uma outra passagem aérea (lado contrário ao placard) a vir ter à entrada da Nascente. Era uma rampinha que pouco custava a fazer, pois com essa distância, pouca inclinação deverá ter. Penso que estas soluções pouco estragaria a beleza arquitectónica do estádio.

Esta parece-me ser a solução mais lógica e por ventura mais prática de se fazer. O único senão é que poderia interferir negativamente na estética do estádio.
Outra solução era a construção de dois elevadores de grande parte nas partes laterais das bancadas. Contudo, esta ideia só me parece ser realizável na Bancada Nascente.

El Che

Quote from: Lateralus on 11 de August de 2011, 00:30
Quote from: brigada da relote on 08 de August de 2011, 13:49
Acho que não era muito dificil (por exemplo) fazer uma entrada para as bancada superior Nascente pelo lado do placard. Era só fazer uma passagem aerea e para lá chegar é só uma rampa, pouco custa. Do lado da Poente podiam fazer uma outra passagem aérea (lado contrário ao placard) a vir ter à entrada da Nascente. Era uma rampinha que pouco custava a fazer, pois com essa distância, pouca inclinação deverá ter. Penso que estas soluções pouco estragaria a beleza arquitectónica do estádio.

Esta parece-me ser a solução mais lógica e por ventura mais prática de se fazer. O único senão é que poderia interferir negativamente na estética do estádio.
Outra solução era a construção de dois elevadores de grande parte nas partes laterais das bancadas. Contudo, esta ideia só me parece ser realizável na Bancada Nascente.

Duas boas ideias, só era preciso era boa vontade.
E não me venham dizer, vocês são loucos, gastar tanto dinheiro, o "tanto" é muito relativo...
Já agora, quanto nos custou o Zé Luis ao Gil Vicente.......

Para já tenho boas pernas...mas daqui a uns anos não sei não, e lá terei de fazer como alguns idosos, siar 10min antes do jogo acabar para poder utilizar o elevador...unico na poente!

4338

Seria ssim tão complicado substituir a escadaria central por escadas rolantes? Não me parece nada de muito complicado...

Wer Bn

Quote from: 4338 on 11 de August de 2011, 19:25
Seria ssim tão complicado substituir a escadaria central por escadas rolantes? Não me parece nada de muito complicado...
Lol, não te parece complicado?

Jasus, olha pensa um bocado.
Já viste as alterações que se teriam de fazer?

E o investimento chegava aos milhões.

Luanda001

Não é possivel fazer obras no Estádio conforme venho vendo sugerido neste Fórum. O estádio foi pensado assim. Se está mal deviam ter alterado na fase de projeto. Agora não é possivel! Tenho muitas dúvidas que o Arquiteto aceite mexer seja no que for. A hipotética bancada que iria ser acrescentada para completar os 40000 lugares que permitiria ao Estádio entrar para o lote dos Estádios do Campeonato do Mundo era para ser demolida depois da prova. A sugestão que eu dou é mandar os adeptos das equipas adversárias para a parte de cima e ganha-se mais 5000 lugares em baixo!

JL

Quote from: Luanda001 on 11 de August de 2011, 20:39
Não é possivel fazer obras no Estádio conforme venho vendo sugerido neste Fórum. O estádio foi pensado assim. Se está mal deviam ter alterado na fase de projeto. Agora não é possivel! Tenho muitas dúvidas que o Arquiteto aceite mexer seja no que for. A hipotética bancada que iria ser acrescentada para completar os 40000 lugares que permitiria ao Estádio entrar para o lote dos Estádios do Campeonato do Mundo era para ser demolida depois da prova. A sugestão que eu dou é mandar os adeptos das equipas adversárias para a parte de cima e ganha-se mais 5000 lugares em baixo!

Já se fez isso e não resultou muito bem, com objectos e outras coisas a voarem para as bancadas inferiores.

nando11

Quote from: JL on 11 de August de 2011, 20:58
Quote from: Luanda001 on 11 de August de 2011, 20:39
Não é possivel fazer obras no Estádio conforme venho vendo sugerido neste Fórum. O estádio foi pensado assim. Se está mal deviam ter alterado na fase de projeto. Agora não é possivel! Tenho muitas dúvidas que o Arquiteto aceite mexer seja no que for. A hipotética bancada que iria ser acrescentada para completar os 40000 lugares que permitiria ao Estádio entrar para o lote dos Estádios do Campeonato do Mundo era para ser demolida depois da prova. A sugestão que eu dou é mandar os adeptos das equipas adversárias para a parte de cima e ganha-se mais 5000 lugares em baixo!

Já se fez isso e não resultou muito bem, com objectos e outras coisas a voarem para as bancadas inferiores.
Estão sempre a menospresar a superior nascente, lembrem-se que cada vez mais há lugares vendidos na superior nascente, ao contrário da superior poente. Porque não mandam os visitantes para lá?
GVERREIRO BERMELHO E BRANCO

Legião

Foi colocada mais uma opção para votação que talvez possa fazer algum sentido:
Colocar os adeptos adversários para o sector A1 para se poder utilizar o elevador da bancada Nascente
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Kriticus


cristiana

A meu ver, os adeptos da equipa visitante deveriam ir para a poente superior do lado das braguinhas,mas colados la em cima junto a pala,nunca junto as varandas para evitar arremesso de objetos,evitava-se os problemas que acontessem sempre ao intervalo em baixo da bancada nscente,perderiam visivilidade nas tv`s, e tambem o efeito sonoro no apoio as suas equipas.

Sheriff

Quote from: AMO-TE BRAGA on 11 de August de 2011, 23:56
Foi colocada mais uma opção para votação que talvez possa fazer algum sentido:
Colocar os adeptos adversários para o sector A1 para se poder utilizar o elevador da bancada Nascente

Só ideias surrealistas... Acham que os Red Boys iriam abdicar do seu lugar no estádio? Além disse no outro canto da bancada perderiam visibilidade. E mais, nesses sectores existem pessoas com lugar anual, muitas delas "lutaram" por arranjar um bom lugar lá.

Nada irá mudar, já se tentaram fazer modificações mas simplesmente não resultam!
SOMOS OS GVERREIROS DO MINHO !!!

barinho

Meter os adeptos adversários na poente superior seria a pior ideia possível.Como iam eles para lá?Pelo Bairro?Por aquela subida?Por baixo de relvado?Nos jogos contra os metralhas e contra o bitorinha era problemas pela certa.

Não há solução fácil.Na nascente podia-se pôr elevadores grande do pelo lado de fora em cada uma das extremidades,mas na Poente isso já não seria possível.Isso tudo tinha que ter sido pensado de raiz.Temos que nos confromar que temos um estádio lindíssimo,onde se vê muito bem para o relvado de qualquer lado,que é confortável,mas que no acesso aos pisos superiores foi muito mal projectado.

Luanda001

Quote from: nando11 on 11 de August de 2011, 21:35
Quote from: JL on 11 de August de 2011, 20:58
Quote from: Luanda001 on 11 de August de 2011, 20:39
Não é possivel fazer obras no Estádio conforme venho vendo sugerido neste Fórum. O estádio foi pensado assim. Se está mal deviam ter alterado na fase de projeto. Agora não é possivel! Tenho muitas dúvidas que o Arquiteto aceite mexer seja no que for. A hipotética bancada que iria ser acrescentada para completar os 40000 lugares que permitiria ao Estádio entrar para o lote dos Estádios do Campeonato do Mundo era para ser demolida depois da prova. A sugestão que eu dou é mandar os adeptos das equipas adversárias para a parte de cima e ganha-se mais 5000 lugares em baixo!


Só voam objetos para a bancada inferior se a segurança for fraca. Vou dar um exemplo. No Santiago Barnabéu as escadas de acesso ao piso superior são tão distantes como as de Braga. Já fui assistir a um Real-Barcelona em 1997 (1-1, jogou o Figo pelo Barça). Os 200 adeptos ultras foram levados em caixa de segurança. Foram conduzidos ao topo do estádio e ficaram junto à cobertura da bancada. Pensam que voou alguma coisa? Quem levantasse cabelo à minima ía PRESO e pelo caminho levava uma carga de porrada! Só olhar para os policias de choque assustava ... não se deve ter contemplações com energumenos que estão a destruir o futebol!
Já se fez isso e não resultou muito bem, com objectos e outras coisas a voarem para as bancadas inferiores.
Estão sempre a menospresar a superior nascente, lembrem-se que cada vez mais há lugares vendidos na superior nascente, ao contrário da superior poente. Porque não mandam os visitantes para lá?

Freitas

Se o problema do AXA fosse só o acesso ás bancadas superiores até não era muito grave,o problema não se resume a um aspecto, o problema é global, o problema começou logo em quem idealizou o estádio ( que de futebol não percebe nada). O AXA tem muitos aspectos a melhorar e outros que, infelizmente, terão solução. O ideal era o SCBRAGA tornar-se um clube com capacidade financeira para construir o seu próprio estádio ( eu sei que é um pouco utópico) independentemente da CMB.
O AXA não tem 4 bancadas, tem 2 bancadas superiores de difícil acesso (para pessoas com uma certa idade), tem 2 palas muito altas que quando chove verifica-se que não são totalmente eficazes, tem um relvado excelente mas talvez o mais caro da 1ª liga, o Axa não tem uma zona comercial (restaurante, megastore do clube, lojas, cafés, etc), o Axa é um estádio frio e cinzento, etc...etc...
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

El Che

Quote from: Freitas on 12 de August de 2011, 10:52
Se o problema do AXA fosse só o acesso ás bancadas superiores até não era muito grave,o problema não se resume a um aspecto, o problema é global, o problema começou logo em quem idealizou o estádio ( que de futebol não percebe nada). O AXA tem muitos aspectos a melhorar e outros que, infelizmente, terão solução. O ideal era o SCBRAGA tornar-se um clube com capacidade financeira para construir o seu próprio estádio ( eu sei que é um pouco utópico) independentemente da CMB.
O AXA não tem 4 bancadas, tem 2 bancadas superiores de difícil acesso (para pessoas com uma certa idade), tem 2 palas muito altas que quando chove verifica-se que não são totalmente eficazes, tem um relvado excelente mas talvez o mais caro da 1ª liga, o Axa não tem uma zona comercial (restaurante, megastore do clube, lojas, cafés, etc), o Axa é um estádio frio e cinzento, etc...etc...

Por muito que me custe tenho de dar razão ao Freitas, o nosso estádio em termos de acessos, espaços de lazer é uma miséria.
Já agora espero que não se esqueçam da manutenção do mesmo...

rvx

Quote from: El Che on 12 de August de 2011, 12:35
Quote from: Freitas on 12 de August de 2011, 10:52
Se o problema do AXA fosse só o acesso ás bancadas superiores até não era muito grave,o problema não se resume a um aspecto, o problema é global, o problema começou logo em quem idealizou o estádio ( que de futebol não percebe nada). O AXA tem muitos aspectos a melhorar e outros que, infelizmente, terão solução. O ideal era o SCBRAGA tornar-se um clube com capacidade financeira para construir o seu próprio estádio ( eu sei que é um pouco utópico) independentemente da CMB.
O AXA não tem 4 bancadas, tem 2 bancadas superiores de difícil acesso (para pessoas com uma certa idade), tem 2 palas muito altas que quando chove verifica-se que não são totalmente eficazes, tem um relvado excelente mas talvez o mais caro da 1ª liga, o Axa não tem uma zona comercial (restaurante, megastore do clube, lojas, cafés, etc), o Axa é um estádio frio e cinzento, etc...etc...

Por muito que me custe tenho de dar razão ao Freitas, o nosso estádio em termos de acessos, espaços de lazer é uma miséria.
Já agora espero que não se esqueçam da manutenção do mesmo...

Concordo, mas lamentarmos-nos não vale de nada, nem sequer desejar que outro estádio seja contruído. Este foi bastante caro e, ao contrário do que continuam a dizer, não é assim tão mau, isto é, ninguém sofre por ir ao estádio mais do que na maioria dos estádios (tirando talvez as pessoas mais idosas ou com dificuldades físicas e que têm de subir escadas). Essa questão da chuva é verdadeira, mas isso também acontece em muitos outros estádios do país, e nada pode ser feito, a não ser resguardar as laterais.

Eu não estou a defender o nosso estádio. Estou apenas a constatar o facto de que ninguém que não tenha dificuldade em deslocar-se ao estádio tem qualquer problema em ir assistir a um jogo. A esmagadora maioria das pessoas não vai por puro comodismo. Nśo, que vamos, temos todo o direito em apontar os erros, mas são aqueles que poderão ser corrigidos. Lamentarmos-nos acerca das bancadas serem tão altas, do estádio ser cinzento e não estar totalmente protegido da chuva é tão válido como queixarmos-nos de que, em quase todas as pequenas estradas portuguesas, as casas estão em cima das vias. O que é que podemos fazer? Deitar as casas abaixo?

PAF

O nosso estádio é tão bom, mas tão bom que passados 10anos, e depois de centenas construidos por esse mundo fora ninguém quis repetir nem sequer um projecto parecido! Só isto diz tudo!
Depois de ler as várias opiniões, quase todos chegam à conclusão que soluçõe sou são caras, dificeis ou impossiveis de realizar, etc. è um caso muito bicudo como se costuma dizer!
Como já disse em cima, com o crescimento do clube e o aumento da venda de lugares em cima, as criticas vão aumentar certamente.
RVX1921
O exemplo das estradas não é certamente o melhor, simplesmente porque elas não foram feitas de novo, ou se o foram, as casas já lá estavam há muito tempo. Quem pensou não pensou na evolução da sociedade, nomeadamente no aumento exponencial do número de carros, onde havia carreiros agora existem estradas e as casas que ficavam no meio de campos agora estão em cima da estrada!

rvx

Quote from: PAF on 12 de August de 2011, 14:27
O nosso estádio é tão bom, mas tão bom que passados 10anos, e depois de centenas construidos por esse mundo fora ninguém quis repetir nem sequer um projecto parecido! Só isto diz tudo!
Depois de ler as várias opiniões, quase todos chegam à conclusão que soluçõe sou são caras, dificeis ou impossiveis de realizar, etc. è um caso muito bicudo como se costuma dizer!
Como já disse em cima, com o crescimento do clube e o aumento da venda de lugares em cima, as criticas vão aumentar certamente.
RVX1921
O exemplo das estradas não é certamente o melhor, simplesmente porque elas não foram feitas de novo, ou se o foram, as casas já lá estavam há muito tempo. Quem pensou não pensou na evolução da sociedade, nomeadamente no aumento exponencial do número de carros, onde havia carreiros agora existem estradas e as casas que ficavam no meio de campos agora estão em cima da estrada!

Certo, mas eu não estou a justificar o mau trabalho das pessoas que construíram o estádio. Pelo contrário, o que eu quero dizer é que, de facto, o trabalho foi mal feito, mas não adianta estarmos, constantemente,  a lamentar-nos de coisas que não podem ser alteradas.

Em relação às casas, muitas delas têm menos do que 30 anos, e, em alguns casos, estamos a falar de prédios recentes. Vão-me dizer que, naquela altura, não se planeava um aumento do trânsito? E o problema não é só esse. Há a questão da qualidade de vida das pessoas que moram lá, no que respeita a estacionamentos, passeios, privacidade, etc.

Dou-te o exemplo de países como a Polónia, cujas construções são muito mais antigas, mas mesmo assim houve um planeamento cuidado do crescimento urbano das cidades.