News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Data de nascimento do S.C.Braga

Started by PMPF, 08 de December de 2010, 14:18

Previous topic - Next topic

barinho

Por trás dum teclado é bem mais fácil...

comandantX

Casimiro, eu tb já me debati por este assunto mas fiz uma pausa há algum tempo. Talvez volte a ter destaque daqui a um ano.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

rpo.castro

Quote from: comandantX on 08 de October de 2015, 17:12
Casimiro, eu tb já me debati por este assunto mas fiz uma pausa há algum tempo. Talvez volte a ter destaque daqui a um ano.
Ele não debate nada. Apenas gosta de insultar quem não alinha com ele
Quem não sente não é filho de boa gente.

comandantX

Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

A.COSTA

Nesta data oficial, Parabéns SC Braga pelo aniversário 95.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

luis67

Evandro, ate admiro a sua insistencia neste assunto mas parece que já nem é braguista. O mais importante é apoiar sempre o Braga em vez de chamar nomes a outros braguistas só porque discordam num pormenor tão pequeno

Legião

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva


karoglan1921

Será que estamos hoje de Parabéns?

Será que hoje celebramos 102 anos de vida?

Até quando isto vai continuar assombrar a nossa historia?

Um clube pode falar de identidade própria quando nem a data da sua fundação está devidamente estudada?


guerreiro1921

É vergonhoso que esta situação ainda não esteja resolvida.
Acredito que só em 2021, depois de celebrarmos o centenario, é que este assunto estará resolvido

rpo.castro

Quote from: guerreiro1921 on 18 de September de 2016, 11:29
É vergonhoso que esta situação ainda não esteja resolvida.
Acredito que só em 2021, depois de celebrarmos o centenario, é que este assunto estará resolvido
Que há para resolver? Mudar a data ou fazer alguma investigação?
Está mais que visto que esta direção não avança com a segunda que é necessária para uma eventual primeira.

Mais depressa se mudava para 1919 que foi mudada de forma um pouco estranha.
Quem não sente não é filho de boa gente.


karoglan1921

Curiosidade .

O nosso Provedor é um asserimo defensor que fomos fundados em 1914, tal como mostrou em fotografias na última assembleia geral .

Será que o nosso Presidente está a dar o braço a torcer?

Que papel terá o provedor neste assunto?

Espero que não tenham deixado passar um possível centenário....

AMartins

E a II Gala Legião de Ouro vai ser na data de aniversário como foi prometido no ano passado? Não falta assim tanto...

karoglan1921

Artigo de Maio de 1932

Velho clube?


JCosta

Sabes o dia desse recorte?
Pergunto, por ser semana de aniversário. Assim pode ser que dê para perceber a que data de fundação se referem.
Saudinha... da boa.

comandantX

Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular

Legião

Afinal, o Sporting de Braga é mais antigo do que se pensava

Uma investigação de dois sócios do Sporting de Braga descobriu documentos que os levam a concluir que o clube, a comemorar este ano o seu centenário, foi fundado em 1919 e não em 1921.

A polémica sobre a génese do Sporting de Braga é antiga e a data agora avançada já era defendida por alguns setores de sócios e adeptos como a fundacional, porque existem vários indícios disso, nomeadamente revistas editadas pelo próprio Sporting de Braga comemorativas de aniversários dos 'arsenalistas' da década de 30 do século passado.

A novidade passa pela descoberta de João Miguel Fernandes e José Bastos Machado de documentos oficiais do Sporting de Braga e da Câmara Municipal de Braga, até hoje desconhecidos no âmbito desta discussão, que dão "força à tese que o clube foi fundado em 1919", mais precisamente em 20 de março de 1919.

Para os autores, 1921 é apenas o ano da sua constituição legal no Governo Civil de Braga.

Na sua investigação para o Livro do Centenário – A história do Sporting Clube de Braga, que escreveu no âmbito das comemorações dos 100 anos do clube e cuja apresentação tem sido adiada por causa da pandemia de covid-19, João Miguel Fernandes deparou-se com material que não foi possível incluir.

Com mais detalhe, aprofundou o tema da fundação do Sporting de Braga com José Bastos Machado, o que deu origem ao artigo, incluído no novo volume da Bracara Augusta, revista cultural da Câmara Municipal de Braga, que será apresentado na sexta-feira, e a que a agência Lusa teve acesso.

Frisando a diferença entre fundação e constituição, os autores apresentam cópias dos tais dois documentos oficiais, que acreditam não ser conhecidos pelos responsáveis do clube, datados de 1926, descobertos no arquivo do Comité Olímpico Português (COP): uma carta da direção do Sporting de Braga e outra da Câmara Municipal de Braga solicitando o estatuto de instituição de utilidade pública para o clube.

Na missiva, a direção dos bracarenses precisa que "o Sporting Club de Braga" é uma "agremiação desportiva instituída em 20 de março de 1919" e, na mesma documentação, o clube junta uma carta da comissão administrativa da Câmara Municipal de Braga atestando que o Sporting de Braga foi organizado em 1919.

Para os autores, estes documentos conferem "caráter institucional" a esse ano como o fundacional.

João Miguel Fernandes, de 52 anos, professor catedrático da Universidade do Minho, e José Bastos Machado, 69 anos, aposentado, descobriram ainda notícias dos jornais 'Diário do Minho' e de 'Os Sports' de um jogo de futebol do clube ocorrido a 24 de junho de 1920, com o Sport Club Caixeiros, anterior, portanto, a 1921, que julgam ser a primeira notícia de um jogo do Sporting de Braga, e que entendem reforçar a tese de 1919 como ano de nascimento.

No artigo, os autores abordam ainda a hipótese de ter sido em 1914 que os 'arsenalistas' nasceram, tese defendida por alguns sócios e adeptos tendo por base notícias no 'Echos do Minho" e no 'Jornal de Notícias' de setembro desse ano sobre a criação de um clube com o mesmo nome.

Contudo, "infelizmente, não há mais nenhuma informação sobre esse clube, nomeadamente a disputa de jogos, pelo que o mais provável é ter tido existência efémera, ou seja, ter-se extinguido logo após a sua criação".

Não havendo "documentos, notícias ou referências que indiquem que o Sporting de Braga de 1919 é uma refundação ou continuidade do Sporting de Braga de 1914" e, "com base na informação hoje disponível, não é possível estabelecer, com um grau elevado de confiança, a ligação entre os clubes de 1914 e de 1919/21, apesar da coincidência de nomes", concluem.

Lusa // Lusa

Em https://zap.aeiou.pt/afinal-braga-mais-antigo-400429


Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Pé Ligeiro


A investigação referida no artigo abaixo e difundida nestes dias pela comunicação social, vem trazer uma visão consistente e documentada sobre a história do nosso clube, nomeadamente, quanto à sua fun­da­ção e à sua cons­ti­tui­ção, como entidade juridicamente válida.


Quote from: Lipeste on 09 de May de 2021, 09:09
O Jogo

Passe de Letra

Mi­guel Pe­dro

O Bra­ga foi fun­da­do em 1919 e em 1921 foi cons­ti­tuí­do

A re­vis­ta Bra­ca­ra Au­gus­ta, pu­bli­ca­ção cuja lei­tu­ra re­co­men­do pa­ra quem gos­ta de as­sun­tos re­la­ci­o­na­dos com a his­tó­ria e as tra­di­ções bra­ca­ren­ses, pu­bli­cou mui­to re­cen­te­men­te um ar­ti­go que se­rá de lei­tu­ra obri­ga­tó­ria pa­ra to­dos os que, sen­do ou não adep­tos do SC Bra­ga, se in­te­res­sam pe­lo pas­sa­do da ci­da­de de Bra­ga. O ar­ti­go, da au­to­ria dos meus ami­gos e fer­vo­ro­sos bra­ca­ren­ses, o João Mi­guel Fer­nan­des (que, por ve­zes, co­la­bo­ra co­mi­go na es­cri­ta des­tas cró­ni­cas) e o José Bas­to Ma­cha­do, de­bru­ça-se so­bre a con­tro­ver­sa ques­tão da da­ta de fun­da­ção do SC Bra­ga e, sem que­rer ser "spoi­ler", pos­so afir­mar que, de­pois des­te ar­ti­go, a ques­tão da ori­gem do nos­so clu­be fi­ca de­fi­ni­ti­va­men­te re­sol­vi­da. O tex­to é o re­sul­ta­do de uma investigação his­tó­ri­ca mui­to ri­go­ro­sa e me­tó­di­ca, bem do­cumen­ta­da e com uma nar­ra­ti­va mui­to flui­da. Fi­co con­ten­te com a con­clu­são dos au­to­res, pois – co­mo se re­fe­re no pró­prio ar­ti­go – sem­pre de­fen­di a da­ta (o ano) de fun­da­ção co­mo sen­do o de 1919, e de­di­quei mes­mo uma des­tas mi­nhas cró­ni­cas ex­clu­si­va­men­te a es­se as­sun­to, ain­da que a mi­nha opi­nião te­nha si­do ali­cer­ça­da no li­vro que o meu pai e o meu tio es­cre­ve­ram so­bre a pre­si­dên­cia do meu avó, José An­tu­nes Gui­ma­rães, de al­gu­mas fo­to­gra­fi­as que o meu pai con­ser­va e da pró­pria his­tó­ria pes­so­al que o meu pai ex­pe­ri­en­ci­ou, pois es­te­ve pre­sen­te nas co­me­mo­ra­ções dos 25 anos do clu­be, em 1944. Mas, ago­ra, o ar­ti­go fun­da­men­ta es­ta mes­ma con­clu­são em pro­vas his­tó­ri­cas do­cumen­tais e nu­ma investigação, co­mo dis­se, de gran­de ri­gor ci­en­tí­fi­co. To­dos de­ve­rão ler, acre­di­tem em mim. Não pos­so dei­xar de sa­li­en­tar du­as idei­as que o ar­ti­go con­tém, que pen­so se­rem mui­to in­te­res­san­tes. A pri­mei­ra é a se­pa­ra­ção con­cep­tu­al en­tre a "fun­da­ção" e a "cons­ti­tui­ção" de uma as­so­ci­a­ção: a "fun­da­ção" diz res­pei­to ao mo­men­to em que um gru­po de pes­so­as se jun­ta com um de­ter­mi­na­do pro­pó­si­to, se or­ga­ni­za in­for­mal­men­te pa­ra ini­ci­ar de­ter­mi­na­da ati­vi­da­de de for­ma as­so­ci­a­ti­va; a "cons­ti­tui­ção" res­pei­ta ao mo­men­to da sua ade­qua­ção for­mal com a or­dem ju­rí­di­ca, is­to é, é o mo­men­to em que a or­dem ju­rí­di­ca re­co­nhe­ce a as­so­ci­a­ção co­mo tal ( ge­ral­men­te li­ga­da a um ato for­mal e ju­rí­di­co, co­mo uma es­cri­tu­ra pú­bli­ca, um re­gis­to, ou ato aná­lo­go). Nes­se sen­ti­do, o SC Bra­ga tem uma da­ta de fun­da­ção (1919) e uma de cons­ti­tui­ção (1921), sen­do que fes­te­jou o seu ani­ver­sá­rio por re­fe­rên­cia à pri­mei­ra até me­a­dos do sé­culo pas­sa­do e, de­pois, co­me­çou a ce­le­brar por re­fe­rên­cia à da­ta da sua cons­ti­tui­ção. Ou­tra con­fir­ma­ção que re­sul­ta, de for­ma in­ci­den­tal, do ar­ti­go é a de que o ter­mo "Spor­ting", que cons­ta da de­sig­na­ção do SC Bra­ga, na­da tem a ver com o clu­be lis­bo­e­ta. O ter­mo era um an­gli­cis­mo mui­to uti­li­za­do nos clu­bes que se for­ma­vam na épo­ca e sig­ni­fi­ca­va "des­por­ti­vo" (o equi­va­len­te a "clu­be des­por­ti­vo de Bra­ga"). Fi­ca, as­sim, de­fi­ni­ti­va­men­te ar­re­da­da a ideia de que o SC Bra­ga foi cons­ti­tuí­do co­mo uma qual­quer fi­li­al ou que tem al­gum ti­po de ADN par­ti­lha­do com o clu­be de Al­va­la­de.

De­pois do ar­ti­go de João Mi­guel Fer­nan­des e José Bas­to Ma­cha­do, a ques­tão da ori­gem do nos­so clu­be fi­ca de­fi­ni­ti­va­men­te re­sol­vi­da.

em: https://www.pressreader.com/portugal/o-jogo/20210509/281844351510506
BRAGA SEMPRE MAIS!

Observador

Como pode um clube querer ter identidade quando aparece todos os dias noticias de novas datas da sua fundação, sobre um silencio ensurdecedor da direção.