News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

90º (ou 97º) Aniversário do Sporting Clube de Braga

Started by ruis, 18 de November de 2010, 22:23

Previous topic - Next topic

ruis

Caros Sócios do S.C.Braga: caros foristas deste site:
No próximo dia 19 de Janeiro de 2011, o nosso clube faz 90 anos desde a sua fundação.
Para assinalar o aniversário, o clube deve assinalar o dia com o habitual hastear de bandeira no estádio e uma eucaristia em homenagem aos sócios fundadores do clube e por todos os sócios.
Mas, na minha opinião, as comemorações nos últimos anos tem sido "pobres", ás vezes passando despercebido á cidade e á região.
Por isso acho que chegou a hora da direcção inovar e mostrar ás pessoas cujo o Sporting Clube de Braga passa despercebido, que o Braga è um clube grande, eclectico, com várias modalidades desportivas que formam bons atletas e que tem muitos títulos conquistados nessas várias modalidades e os seus vários feitos.
O S.C.Braga, no dia do seu aniversário, ou nas semanas anteriores ou posteriores, poderia fazer iuma exposição com várias fotografias, vários documentos, objectos e taças, para poder mostrar a sua história e as suas façanhas ao longo da sua vida, num local central da cidade onde as pessoas tivessem livre acesso e pudessem ver.. Uma sugestão de local que dou é no Bragaparque, porque é um centro comercial frequentado por várias pessoas da região e costumam também fazerem exposições sobre vários temas.
.Desta forma era uma oportunidade de o Braga fazer uma operação de charme ás pessoas e angariar mais adeptos e sócios.
Também poderia fazer uma demonstração das várias modalidades do clube, no centro da cidade também com o mesmo objectivo.
São duas sugestões que dou para assinalar o aniversário do clube mas penso que há mais sugestões que os sócios podem dar e mais ideias.
Se isto tiver viabilidade por vossa parte, gostaria de sugerir isto á direcção, através da pessoa do sr. presidente.
Apesar de faltar ainda 2 meses, penso que é o tempo oportuno para falar nisto.
Saudações braguistas para todos!!

Bracaro Augusto

Ainda que seja um pouco cedo para comemorar, 90 Anos, são sempre 90 Anos. Estarei no Brasil, mas como leva sempre as minhas camisolas do Braga, irei as vestir, nesse Dia ! ;) ;) ;)
BRAGA SEMPRE !!!

ruis

Sei que é um pouco cedo para falar do 90º aniversário mas com tempo é que pode fazer alguma coisa!

Bracaro Augusto

Quote from: ruis on 18 de November de 2010, 22:46
Sei que é um pouco cedo para falar do 90º aniversário mas com tempo é que pode fazer alguma coisa!

Não leve a mal, foi só uma força de expressão ! ;)
BRAGA SEMPRE !!!

BRG_1921

Uma boa altura para modernizar o símbolo e o hino.

ruis

Quote from: BRG_1921 on 18 de November de 2010, 23:02
Uma boa altura para modernizar o símbolo e o hino.
è uma boa ideia!!
Concordo com a modernização do hino! Acho que o símbolo está bem como esta! Mas aceito a sua opinião!!

Legião

Quote from: ruis on 18 de November de 2010, 23:13
Quote from: BRG_1921 on 18 de November de 2010, 23:02
Uma boa altura para modernizar o símbolo e o hino.
è uma boa ideia!!
Concordo com a modernização do hino! Acho que o símbolo está bem como esta! Mas aceito a sua opinião!!

Era uma óptima altura para modernizar o símbolo e o hino uma altura tão boa como esta só daqui a dez anos quando fizermos 100...

O melhor escritor de letras é português e Braguista, chama-se Adolfo Luxuria Canibal.
Sei que alguém noutro tópico já sugerio esta ideia acho que era brutal era um caso de sucesso garantido.

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

ric

Completamente de acordo com o autir do tópico.
Já me bato por isto há alguns anos , vejam:

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=12977.0

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=5680.0

e em todos eles tenho dito que com execção dos 75 anos (que a honra de pertencer á comissão organizadora das bodas de platina do clube) e dos 85 anos, todos os 19 de janeiro são insípidos, bonacheirões e sem despertar qualquer interesse ( não englobando nisto a justa homenagem aos sócios fundadores).

Ao que parece , os 90 anos vão merecer algo mais. Deve aparecer aí um novo livro da história do clube e acho que deve haver uma maior festança...


Não podemos é esquecer os dois lados importantes associados á data:
o primeiro ligado á festividade da data e a necessitar de um mega jantar "cheiinho" de braguismo. O outro o de aproveitar esta data para abrir MAIS  o clube á cidade.
Um dia receheado de exibições das várias modalidades, por exemplo na Grande nave, onde poderiam mostrar o que se faz no clube.
Mas para mim, seria interessante trazer o clube para o centro. Uma grande tenda em que cada modalidade teria o seu espaço e que possa transparecer á comunidade o que de bom se vai fazendo.

Está na hora de mostrar o clube e a sua realidade que vai muito além do futebol.

PS: Eu e certamente os amigos foristas que organizaram o tão festejado jantar de fecho de epoca com o Domingos estariamos na disposição, se o clube entendesse, para organizar um mega jantar de aniversa´rio. Certamente juntariamos mais de 500 pessoas...

ruis

Estou completamente de acordo ric! Era mesmo isso que eu quero transmitir e chegar as ideias á direcção do clube. Alguém juntar (eu posso disponibilizar-me) as ideias que os adeptos derem, que fossem credíveis, e enviá-las á direcção do clube. Acho que o clube está receptivo a isso porque quando foi aquela polémica nas quotas no jogo Braga - Beira Mar, enviei um email á direcção a mostrar a minha indignação pela confusão causada e sugeri que colocassem na publicidade dos jogos do Braga que os sócios para acederem ao jogo teriam que ter a quota correspondente ao mês anterior, e eles aceitaram a minha sugestão, pondo essa referência.
Acho que é uma ideia que tem pernas para andar.

Coelho SCB

Concordo com o exposto pelo Ric e os demais, a favor de uma comemoração digna dos pregaminhos do nosso Clube.

De assinalar que as actividades, a mostra a toda a cidade e admiradores, é uma forma de canalizar adeptos e sócios, mostrar a capacidade e organização do Clube e o fruto do trabalho que esta direcção vem vindo a fazer.

Abram-se asportas do estádio, realizem-se actividades desportivas no centro da cidade para que todos vejam o clube e acidade unidos, mas também concordo que, na organização de um jantar será uma coisa em grande e forma de unir a Família Braguista numa data tão marcante como os 90º aniversário.

Força Braga e Força Pessoal e Direcção para que este aniversário que aí vem não seja apenas mais um, mas sim que fique marcado para sempre!
#VãoTerDeContarConnosco
#BragaoléAndFriends

ruis

Já estou a retirar algumas notas de algumas ideias aqui expostas por vocês para fazer esboço da carta a enviar por email:
- Exposição sobre o clube;
- exibições desportivas na cidade com as várias modalidades do clube;
- jantar de aniversário;
- livro com a história do clube;
- modernizar o hino do clube;
- Abrir as portas do estádio para quem quiser visitar;
(..)
Não sei se alguém tem mais alguma ideia a propor....

ric

#11
e lembrem-se...90 anosé uma idade bonita e respeitosa.
Seria de bom tom que o clube "alargasse horizontes" e pudesse ter ao longo do ano duas ou 3 realizações de cariz cultural:
Uma ou outra conferencia sobre temas desportivos com personalidades ilustres.
um ou outro espectáculo musical de orquestra de camara ou sinfónica.
Um espectaculo de bailado. Uma boa peça de teatro. Tudo com o crivo "90ANOS DE GLÓRIA".

sE O CLUBE NÃO TEM rh NEM CONDIÇÕES QUE PEÇA AJUDA. qUE MOTIVE ALGUNS DOS DINAMIZADORES CILTURAIS DA CIDADE A COM ELE FAZER DE 2011 U GRANDE ANO.

PS: o clube tem, forçosamente de criar algo que honre os fundadores do SCBraga. Os estatutos falam de um prémio bianual "antunes Guimaraes". penso que se estão a esquecer disto mas poderiam ser criados outros
estatutos do clube:
ARTIGO 25º
PRÉMIO "JOSÉ ANTUNES GUIMARAES"
1 - O prémio "José Antunes Guimarães" visa honrar sócios, dirigentes, funcionários e atletas,
que se tenham distinguido ao serviço do S.C.B..
2 - A atribuição do prémio constante do número anterior, será da competência da Assembleia
Geral, de acordo com regulamento próprio e mediante proposta devidamente
fundamentada dos Órgãos Sociais.
CAPÍTULO VI

ruis

#12
Obrigado ric por essas ideias que nem sequer me passaram pela cabeça!! :D :D :D
Já estou a fazer a carta....
Se tiver que se arranjar apoios, o Superbraga.com apoiará?

Legião

Quote from: ruis on 19 de November de 2010, 16:44
Já estou a retirar algumas notas de algumas ideias aqui expostas por vocês para fazer esboço da carta a enviar por email:
- Exposição sobre o clube;
- exibições desportivas na cidade com as várias modalidades do clube;
- jantar de aniversário;
- livro com a história do clube;
- modernizar o hino do clube;
- Abrir as portas do estádio para quem quiser visitar;
(..)
Não sei se alguém tem mais alguma ideia a propor....

Faltou a modernização do símbolo.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

ruis

Ok! Vou pôr!! obg pela observação feita!


ruis

A carta que vou enviar por email á direcção, terá o seguinte conteúdo:

Braga,  20 de Novembro de 2010

Assunto: 90º Aniversário do Sporting Clube de Braga

Exmo. Sr.(a)(es)(as) administração do S.C.Braga:
As mais respeitáveis saudações.
O Sporting Clube de Braga, como todos os sócios sabem, comemora o seu 90º aniversário no próximo dia 19 de Janeiro de 2011.
Nos anos anteriores tenho verificado que as comemorações do aniversário do clube são assinaladas com o hastear da bandeira do clube, com uma missa em honra dos sócios e fundadores falecidos e com o depósito de uma coroa de flores na campa dos fundadores do clube.
No entanto, tenho verificado que todos os anos a data de aniversário do clube tem passado despercebida a parte da cidade e da região.
Acho que para um clube como o nosso e para a dimensão que é, é muito pouco o que se faz no seu aniversário, demonstrando pouca abertura aos sócios, á cidade e á região.
Preocupado com isto, expôs esta situação no fórum do site "superbraga.com", que é um site onde parte dos sócios e adeptos do clube debatem vários temas relacionados com o clube.
As opiniões dos foristas do site foram unânimes: acham todos o que o clube faz é muito pouco para assinalar o seu aniversário e que deveria haver mais iniciativas que envolvesse mais a cidade e a região e os seus associados.
Aproveitaram também para dar suas opiniões (incluindo eu) do que o clube deveria fazer para assinalar o 90º aniversário de uma forma mais aberta á cidade e á região:
1º - Fazer uma exposição sobre a história do clube, suas modalidades, seus títulos, seus feitos num local central na cidade de fácil acesso. Dou como exemplo o centro comercial Bragaparque, que costuma fazer várias exposições, ou na Avenida Central ou no Campo da Vinha com uma montagem de uma grande tenda;
2º As várias modalidades do clube fazerem uma demonstração da sua prática desportiva no centro da cidade, para fomentar a prática desportiva na sociedade, visto que o S.C.Braga não é só um clube de futebol, é um clube ecléctico;
3º - Modernizar o Hino e o símbolo do S.C.Braga;
4º Organizar um jantar de aniversário para todos os sócios e adeptos, para unirmos mais a família braguista;
5º No dia do aniversário abrirem as portas do Estádio AXA, para as pessoas quem quisesse ver o estádio e o museu;
6º - O clube tem forçosamente de criar algo que honre os fundadores do Sporting Clube de Braga, porque os estatutos falam de um prémio bianual denominado "José Antunes Guimarães": Artigo 25º - Prémio João Antunes Guimarães:
                         1º - O prémio "José Antunes Guimarães" visa honrar sócios, dirigentes, funcionários e atletas,
que se tenham distinguido ao serviço do S.C.B..
                           2 - A atribuição do prémio constante do número anterior, será da competência da Assembleia Geral, de acordo com regulamento próprio e mediante proposta devidamente fundamentada dos Órgãos Sociais.
Estas sugestões eram forma de o clube atrair cada vez mais adeptos e mais sócios, contribuindo para o engrandecimento do clube e prestigiava mais o Sporting Clube de Braga.
Espero que as sugestões sejam aceites de bom grado e no que eu puder terei todo o gosto, em caso de necessário, colaborar na sua organização e na sua divulgação e com certeza haverá mais sócios e adeptos dispostos a isso.
Despeço-me com os melhores cumprimentos.



Acho que a carta está bem escrita e demonstra o sentimento de todos os braguistas.
No entanto se virem algum engano na gramática ou por outra coisa gostaria que me dissessem porque ainda não enviei a carta. Devo enviar amanhã por email. Se alguém quiser sugerir mais algumas iniciativas gostaria que me dissessem para poder acrescentar!





DiogoEA

Concordo com (quase) tudo.
O símbolo está muito bem como está...

Zinired


Kriticus

Quote from: Zinired on 20 de November de 2010, 16:34
Quote from: Diogo-scb on 20 de November de 2010, 15:20
Concordo com (quase) tudo.
O símbolo está muito bem como está...
x2

O símbolo foi recentemente modernizado, está perfeito, é o mais bonito do Mundo!