News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Modernizar símbolo ou hino do SC Braga?

Started by Hugo Pena, 28 de August de 2010, 01:48

Previous topic - Next topic

nunonunesmetal

BRG_1921 eu percebi a ideia , o alverca tambem mudou de simbolo na altura de subida á primeira divisao, o touro era o simbolo do ribatejo por isso o alverca passou a ter um touro como simbolo do clube , agora esta nos destritais , o campomaiorense mudou de simbolo passou a ser um galgo agora esta nos destritais.

já agora o don afonso henriques emblematizava bem o simbolo de um guerreiro do minho nao era?
á espera esse é o simbolo do GUIMARAES.

a ideia de um simbolo que faça a ligaçao do lema recente de guerreiros do minho pode ate ser giro quando se ganha, mas num ano em que o clube nem á europa vá (este pode bem ser esse ano) nao sera o simbolo a moralizar de certeza.

repara na diferença de ambiente no campeonato nos jogos em casa , este ano devido ao campeonato fraco o braga tem tido muito menos apoio e muito menos gente nos jogos , nem conseguio casa cheia quando defrontou em casa o arsenal.
e tem bastante menos gente nos jogos fora.

infelizmente nesta geraçao de hoje ganhar é tudo o que interessa, se o braga conseguir vencer o campeonato duas vezes nos proximos 10 anos pode ser que começe a consolidar uma massa adepta com base nos mais novos, que começem de verdade a ver o braga como seu clube.
de outra maneira vai ser dificil.

a mentalidade do pessoal de guimaraes é radicalmente diferente ,mesmo com o clube na segunda tinham mais apoio que o braga em certas epocas na primeira , sao da terra apoiam as organizaçoes da terra em braga nao pareçe ser assim.
durante anos a cidade de braga foi vista como o benfica do minho devido á quantidade de benfiquistas na terra (possivelmente na maioria nem nunca tinham ido a lisboa mas eram do benfica) esta maneira retardada de pensar só serve para mostrar subserviençia e nada mais.

a tipica mentalidade do (vou ver todos os jogos do braga mas... quando for o benfica sou contra o braga) talvez mude um dia mas vai ter de ser o clube a puxar pelos adeptos com resultados.

dois anos maus do braga a acabar a meio da tabela, e nao tens ninguem nos jogos fora e prai 3 mil a ver os jogos em casa.

em portugal fora os tres grandes só o guimaraes tem publico garantido mesmo sem vitorias e com pessimas epocas mais ninguem.
sera no apoio á equipa a unica terra em portugal com uma mentalidade completamente britanica, sou de guimaraes apoio o vitoria.
essa mentalidade nao existe em mais lado nenhum neste pais.

eu moro na amadora portanto eu sou adepto do estrela da amadora, esta equipa no fim dos anos 80 inicio dos anos 90 , chegou a ter perto de 20 mil socios .
a equipa no fim da sua vida em 2008 ja nao devia ter nem 3 mil.
derbies com belenenses e setubal levavam 15 mil pessoas ao jose gomes.
no fim da vida do clube se levassem 3 mil nesses jogos ja era muito.

as pessoas que nasceram na decada de 70 e 80 na amadora apoiavam o clube com fervor.
infelizmente as que nasceram de 90 para a frente simplesmente ignoraram o clube.
a politica televisiva de adoraçao aos tres estarolas (porto sporting benfica) que se acento-ou dramaticamente na inicio da decada de 90 para a frente , mais o aparecimente dos programas de debate sobre futebol onde so se fala dos tres clubes , mais as transmissoes televisivas de todos os jogos desses tres clubes, foram o ultimo prego no caixao do estrela , o desinteresse do publico levou a grandes perdas de dinheiro nas bilheteiras em comparaçao com anos anteriores.

eu nao vou dizer que o clube foi lindamente gerido mas... um clube só e clube com publico e o estrela com bilhetes baratos estava a ter 200 pessoas a ver os jogos.

a propria geraçao de 70 e 80 ao ver o desinteresse dos mais novos e ao ver o estadio mais vazio que o habitual , começou tambem progressivamente a ver o inevitavel , e a desistir pois um clube sem o apoio das geraçoes nao pode ser forte.
aquele pessoal entre 75/85 os que nasceram nessa altura podem ate adorar o clube mas nao chegou para o manter vivo, nao e a vender 500 bilhetes que se mantem um clube vivo.
para um clube ser forte quem nasceu em 40 50 60 70 80 90 00 tem de ser desse clube se mora nessa terra infelizmente na amadora isso so aconteceu entre 75/85 nao chegou ficam as memorias.

veio ao mundo em 32
no mes de janeiro a 22
o estrela da amadora nasceu par lutar
e sempre triunfar com alma ganhadora
amadora amadora terra de tradiçao
estrela estrela seu grande campeao.

até um dia estrela foram boas as memorias , boa sorte ao braga na aproximaçao ás pessoas da terra para se tornarem verdadeiros adeptos do braga e só do braga. 

BRio_Braguista

Ouve lá! não fales do que não sabes!!! Todos sabemos que há adeptos de outros clubes me Braga mas temos crescido!

Soiu sócio há + de 20 anos e nunca vi o Braga sem adeptos tipo Leirias ou Alvercas ou Amadoras. Não façamos comparações estapafúrdias. Na mesma ordem de razão não somos nenhum dos "grandes" pois  que determina issso é o carácter ancional dos seus adeptos e não tanto os títulos. apesar de um influenciar o outro como é óbvio!!
O Braga tem gente fanática. É um clube dinâmico e reforçou muito o interesse nas suas deslocações Em casa não tem jogos comeptitivos com menos de 9000 pessoas! O problema mesmo é passar a barreira dos 15.000. Há que converter os jovens e trazer os sócios. Uma média de 14.000 com 26.000 sócios não é má! Temos é de fazer crescer a base!
O Braga tem e vai crescer sem nunca por em causa a identidade do clube! A identidade não se muda, preserva-se e cultiva-se! Só asssim se ganham adeptos e se mantêem os fiéis!!

Força Braga!

Vicente Repas

Quote from: scb4ever on 25 de November de 2010, 20:41
Mudar símbolo?mudar hino?já agora podiamos mudar o estádio...agora a sério, o nosso hino e o nosso simbolo são nossos, caracterizam o nosso clube e a nossa cidade, são a identidade do nosso clube... um símbolo e hino que me habituei desde sempre, por mim nada de mudança!e a mística do clube?

Já mudou... em 2003! ;D ;D ;D
Saudações Braguistas!
FORÇA ENORME SCBRAGA!

ELSA

Quote from: nunonunesmetal on 26 de November de 2010, 04:06
...
repara na diferença de ambiente no campeonato nos jogos em casa , este ano devido ao campeonato fraco o braga tem tido muito menos apoio e muito menos gente nos jogos , nem conseguio casa cheia quando defrontou em casa o arsenal.
e tem bastante menos gente nos jogos fora.
...
a mentalidade do pessoal de guimaraes é radicalmente diferente ,mesmo com o clube na segunda tinham mais apoio que o braga em certas epocas na primeira , sao da terra apoiam as organizaçoes da terra em braga nao pareçe ser assim.
...
dois anos maus do braga a acabar a meio da tabela, e nao tens ninguem nos jogos fora e prai 3 mil a ver os jogos em casa.

em portugal fora os tres grandes só o guimaraes tem publico garantido mesmo sem vitorias e com pessimas epocas mais ninguem.
sera no apoio á equipa a unica terra em portugal com uma mentalidade completamente britanica, sou de guimaraes apoio o vitoria.
essa mentalidade nao existe em mais lado nenhum neste pais.
...

Desculpa a franqueza nunonunesmetal, mas tanta asneira junta!!! Baseias-te em quê para fazeres tais afirmações?

Já lá estiveste, conheces vimaranenses ou lês e acreditas??? nas frases feitas, repetidas vezes sem conta e sem qualquer fundamento, escritas nos jornais portugueses?!?!?

Vasco Soares

Quote from: ELSA on 26 de November de 2010, 10:26
Quote from: nunonunesmetal on 26 de November de 2010, 04:06
...
repara na diferença de ambiente no campeonato nos jogos em casa , este ano devido ao campeonato fraco o braga tem tido muito menos apoio e muito menos gente nos jogos , nem conseguio casa cheia quando defrontou em casa o arsenal.
e tem bastante menos gente nos jogos fora.
...
a mentalidade do pessoal de guimaraes é radicalmente diferente ,mesmo com o clube na segunda tinham mais apoio que o braga em certas epocas na primeira , sao da terra apoiam as organizaçoes da terra em braga nao pareçe ser assim.
...
dois anos maus do braga a acabar a meio da tabela, e nao tens ninguem nos jogos fora e prai 3 mil a ver os jogos em casa.

em portugal fora os tres grandes só o guimaraes tem publico garantido mesmo sem vitorias e com pessimas epocas mais ninguem.
sera no apoio á equipa a unica terra em portugal com uma mentalidade completamente britanica, sou de guimaraes apoio o vitoria.
essa mentalidade nao existe em mais lado nenhum neste pais.
...

Desculpa a franqueza nunonunesmetal, mas tanta asneira junta!!! Baseias-te em quê para fazeres tais afirmações?

Já lá estiveste, conheces vimaranenses ou lês e acreditas??? nas frases feitas, repetidas vezes sem conta e sem qualquer fundamento, escritas nos jornais portugueses?!?!?

Realmente se nao fosse um assunto sério ate tinha piada, como diz a Elsa e bem, é muuuuuiiita asneira junta, comparar o incomparavel,  sendo a cidade da amadora uma cidade dormitoria, ainda por cima no enclave benfico-sportinguista, nos meus 35 anos de vida nunca vi o estadio da amadora com os tais 15 mil pessoas, alias peço desculpa pelo que vou dizer nem sei se o estadio tem tal capacidade, mas enfim sigamos para bingo, para quem como eu e muito de nos viveu epocas a fio no velhinho 1º de maio, sempre bem composto mesmo em epocas que se jogava para a simples manutençao so podes no minimo estar a passar um atestado de cegueira a quem por la andou. Gostaria de perguntar ao nunonunesmetal quanto adeptos ha 15 anos atras levava o porto as deslocaçoes  a setubal, amadora, belem, faro, campomaior, torreense etc, pois eu digo-te se calhar tantos ou pouco mais dos que o braga leva agora aos seus jogos fora, com a agravante de o porto naquela altura ja ganhava muitos e muitos campeonatos, ja tinha uma taça dos campeos no curriculo etc etc e o braga ainda nao ganhou (infelizmente) nenhum, portanto se isto nao é ter massa adepta, se isto nao é amor a um clube entao nao sei o que é, como tal nunonunesmetal todos os que nao sao adeptos do braga sao bem vindos a este forum desde que venham por bem ( nao digo que vens por mal) mas antes de emitires uma opiniao tenta 1º saber alguma coisa da historia do clube que vais falar mesmo nao sendo o teu. Quanto á ideia que tens dos nuestros hermanos és mais um que (desculpa o termo) engravidou pelos ouvidos. 

Vicente Repas

 Bem respondido, Vasco Soares. Acabas de me poupar um texto longo, já que ia responder, mais ou menos, nos mesmos moldes.
Quanto ao visitante nunonunesmetal, é sempre, respeitosamente (e reciprocamente) bem vindo.
Saudações Braguistas!
FORÇA ENORME SCBRAGA!

Vasco Soares

Eu sei que nada tem haver com este topico, mas ja que temos uma opiniao do adepto do estrela da amadora ( nunonunesmetal), apenas lhe queria lembrar a esse forista que os adpetos do braga sao diferentes de todos os outros,alias o clube SPORTING CLUBE DE BRAGA é diferente, e tu nuno ( desculpa tratar -te por tu-mas as gentes de braga sao assim sinceras, francas)) sentis-te isso na pele, enquanto todos os outros se aproveitaram do pessimo momento financeiro do teu clube o braga nao. O Braga pagou pelo fernando alexandre quando podia muito bem ter feito como os outros tipo aproveita que é de borla, mas nao. por estas atitudes somos e seremos sempre diferente.

nunonunesmetal

eu apenas me me referi ao estadio mais vazio fora e em casa pelas imagens da tv em comparaçao com o ano passado.
dá para perceber ate nas transmissoes televisivas muito menos chama por parte do publico , nao pareçe o ano passado.

o boavista que foi campeao nacional tambem em termos de apoio dos adeptos em anos que nao conquistavam titulos variava drasticamente para pior tanto em numeros como em apoio.

o belenenses que tinha uma massa de apoio enorme o estadio agora esta as moscas , por isso eu disse sem vitorias... o povo afasta-se das equipas com raras exepçoes.

o setubal tinha uma massa adepta consideravelmente superior ao braga e uma terra muito mais fiel ao setubal , do que braga tem sido ao sporting de braga, eu lembro-me de anos a fio de ver jogos na tv em que os golos do benfica eram mais celebrados que os do proprio braga, isso JAMAIS aconteceria em setubal. o vitoria de setubal mesmo nos jogos em casa com pequenos tinha casa perto de cheia hoje em dia infelizmente o estadio nesses jogos nem esta a 20 por cento da sua capacidade.

o guimaraes na tv consegue dar para ver mesmo em epocas pauperrimas desportivas um estadio muito bem composto quase sempre e tambem se ouve um maior fervor do pessoal

o sporting sendo um clube que tem feito nos ultimos 30 anos epocas quase sempre pauperrimas é de salutar ainda estar a conseguir nos dias de hoje meio estadio mesmo em jogos fracos.

a amadora tem a desvantagem independente do clube que apareçer por cá e do nome, de estar perto de lisboa e ser uma cidade vista por muitos dos seus habitantes como um dormitorio.

eu nao estou a fazer comparaçoes directas entre braga,leiria,alverca , estrela,naval etc poque... naval estrela  leiria e alverca sao clubes com exepçao do estrela entre 75/85 que nunca tiveram publico.

eu dos clubes grandes tenho mais simpatia pelo porto , porque alem de ser a unica equipa que consistentemente ganha na europa jogos e inclusive trofeus, á 30 anos atras er pouco mais que um clube pequeno , foi um sonho de um homem tornado realidade autenticamente.

tambem nao vejo nos clubes de lisboa a mentalidade que tanto apreçio num clube (mais vale quebrar que torçer)e esta mentalidade pode ser façilmente observada tanto no porto como no boavista , guimaraes, braga.

lembro-me de uma vitoria do guimaraes numa eleminatoria contra o parma e o parma nessa altura com asprilla e outros era das melhores equipas do mundo, lembro-me do mesmo aconteçer em relaçao ao boavista contra uma lazio de signori e contra um inter , o boavista esteve a 15minutos da final da taça uefa. o braga nestes ultimos anos tem mostrado essa mesmo fibra, fibra á qual eu nao identifico nos clubes de lisboa.

o meu receio é que se o braga estiver ai tres anos a fazer 7 lugar fora da europa e da luta pelo titulo, e sem taças , o publico pode reduzir dramaticamente , equipas como o setubal e o belenenses com bases de adeptos que eram consideravelmente superiores ao braga hoje sao o que se ve.

nao concordo com mudar hinos equipamentos ou camisolas porque acho que nao vai aproximar o braga mais desta nova geraçao de adeptos.
a melhor e mais efectiva maneira de o conseguir é ir ás escolas e destribuir pelas escolas do conselho bilhetes gratuitos para rapazes e raparigas ate uma certa idade, pelo menos esta é a minha opiniao , se o fizerem de uma forma consistente e forem gnhando dentro do campo talvez...




Hemped

Confesso que não percebi algum recalcamente ao nunonunesmetal...é verdade que ele disse algumas asneiras (p.e. não sei o que te significa estádio bem composto - é muito subjectivo - mas o Vitória nos últimos anos, apesar de ter boas assistências mesmo em maus anos, tem vindo a descer consideravelmente nesse capítulo...teve 9 mil espectadores contra o Rio Ave e nós tivemos no mínimo 10/11 mil seja contra com quem tiver sido e ainda te esqueces que o Vitória teve muito mais sucesso que o Braga nos anos 60,70,80 e 90...vários 3º lugar e nós só agora é que começamos a ''experimenta-lo''....tivesse o Braga esse sucesso nos mesmos períodos e as assistências seriam diferentes....claro que também há o factor de Guimarães ser uma cidade muito mais barrista e ''parada no tempo'' no que diz respeito a mentalidades e crescimento urbano)
Confesso que o meu maior medo é que aconteça ao Braga o que aconteceu ao Boavista, Belenenses, Vitória FC...tanto a nível social como desportivo. Mas, na minha opinião, temos uma base estável de pelo menos 12 mil ''puros'' e temos ainda muitos jovens associados...esperemos que tenham muitos filhos ;D

1

@ nunonunesmetal: o estádio este ano não tem menos gente que no ano passado antes pelo contrario. Este ano as assistências estão a aumentar, assim como as cadeiras anuais vendidas e os sócios.

Este ano já levamos, 4000 a guimarães aka espanha, 4000 ao dragão, 3000 a Sevilha, + de 1000 a Londres, etc. Julgo que só um jogo tivemos menos de 1000 fora que foi com o Setúbal. 7


O que está a dizer é totalmente incorrecto nessa parte.

Depois já explicaram bem o porquê de em Braga haver ainda muitos adeptos dos estarolas. São razões migratórias que distinguem muito a cidade de Braga da dos vizinhos além Taipas. Além de Braga ser uma cidade com muitos mais motivos de diversão e distracção.


No futuro o Braga só pode crescer, agora obviamente tem de se manter no topo desportivamente pois é isso que chama os adeptos, alguns podem se ir embora com as derrotas mas a maior parte fica. É o que acontece p.e. nos vizinhos espanhóis que tiveram um momento parecido com o nosso actual nos anos 80 e 90 (embora com muito menos sucesso)

nunonunesmetal

ja fui varias vezes a braga e para mim braga é de longe a cidade mais bonita de portugal , no centro historico nem se ve um papel no chao , ao contrario de outras cidades onde existe lixo por todo o lado , existe mais respeito pela cidade e pelo ambiente.
estar perto de um pulmao fantastico como o geres e ter uma arquitetura tao bonita antiga e tao bem preservada , é uma cidade onde eu gostava de morar.

a juntar o util ao agradavel fica tambem perto de um pequeno paraiso chamado bayona, essa pequena terra espanhola , com arquitetura medieval, bela baia, encravado por montes verdejantes, é inspirador. ainda bem que já recuperou do incidente (crime) do prestige (petroleiro)

scb4ever

Quote from: Vicente Repas on 26 de November de 2010, 09:43
Quote from: scb4ever on 25 de November de 2010, 20:41
Mudar símbolo?mudar hino?já agora podiamos mudar o estádio...agora a sério, o nosso hino e o nosso simbolo são nossos, caracterizam o nosso clube e a nossa cidade, são a identidade do nosso clube... um símbolo e hino que me habituei desde sempre, por mim nada de mudança!e a mística do clube?

Já mudou... em 2003! ;D ;D ;D
Saudações Braguistas!

eu sei, estava apenas a referir-me ao facto de lembrarem-se de fazer estas mudanças, foi apenas um exemplo... cada um tem a sua opiniao, mas para mim o simbolo e o hino nao se mudam
Cresci no estádio a ver-te crescer e por ti serei eterna apaixonada!Amo-te Braga


Eduardo Braga

POR FAVOR NAO SE MUDA NADA  NAO KERO PERDER O ORGULHO KE TENHO POR ESTE CLUB DO MEU CORACAO.

Eduardo Braga

GRANDE COMENTARIO TAMBEM SOU DESSE TEMPO.

Nééé_SCBRAGA

Quote from: Eduardo Braga on 27 de November de 2010, 00:15
GRANDE COMENTARIO TAMBEM SOU DESSE TEMPO.


Mudar o simbolo nao, o nosso simbolo é LINDO!  O hino, poderiamos criar outro, mas nunca esquecer este nem tira-lo da história!
Só por ti, Sporting de Braga (...)

Legião

#356
Quote from: Chico Gordo on 26 de November de 2010, 22:22
http://www.marca.com/2010/11/25/multimedia/graficos/1290708121.html?a=f510dc56e93386d426397b7c04533902&t=1290804866


Mais lenha para a fogueira......

Grande explicação da modernização dos símbolos do Barcelona e do Real Madrid.
Cliquem nas datas e mostra os vários simbolos que já tiveram.

Julgo que para o Braga não seria necessária uma evolução tão grande bastava ter uma apróximação do nosso simbolo actual com algo que nos associa-se aos Gverrreiros.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

BRG_1921

#357
Modernização do Real Madrid:

Antes:


Depois:


Modernização do Barcelona:

Antes:






Agora:

DiogoEA

E vocês continuam a dar-lhe com a modernização dos outros clubes! Já vos mostrei que no Braga também houve modernizações e não foram poucas! Expliquem-me a diferença entre a modernização que fez o Barça e a que fizemos nós! Já não há paciência!

A nossa modernização:



Por mim, já chega, já está muito bem como está. Ponto.

barinho

Também acho que assim como está está muito bem e lindo!E reparem que o Barça modernizou o símbolo mas manteve sempre aqueles símbolos da região como aquela cruz.E há aqui quem fale em tirar a Nossa Senhora e os escudos o que para mm seria um sacrilégio porque aquilo representa a nossa cidade.