News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Modernizar símbolo ou hino do SC Braga?

Started by Hugo Pena, 28 de August de 2010, 01:48

Previous topic - Next topic

rnmc

o meu pai diz que antes passava tardes inteiras a fazer desses chapeus com os meus tios para depois irem vender para o estadio  ;D ;D ;D

Pedro scb

O símbolo nao isso nao mesmo eu acho que esta muito bem como esta e é melhor nao mexer no que esta perfeito
[url="http://img199.imageshack.us/img199/1111/bragah.gif"]http://img199.imageshack.us/img199/1111/bragah.gif[/url]

Maria

Quote from: BraguistaNoPorto on 01 de September de 2010, 23:10
Quote from: eire1921 on 28 de August de 2010, 02:43
O emblema do Braga é, sem dúvida, o logotipo mais evocativo de toda a minha vida. Aquele símbolo traz-me sempre memórias inesquecíveis de tardes de sol no 1º de Maio...

Pá, lembrei-me agora daqueles chapéus de papel com elástico que se vendiam, à chinês!!!  ;D Saudades...

A propósito da torreira no jogo contra o Marítimo, ainda ontem eu e um amigo falamos disso!  ;D
GVERREIRA DO MINHO

Vicente Repas

Quote from: BraguistaNoPorto on 01 de September de 2010, 23:10
Quote from: eire1921 on 28 de August de 2010, 02:43
O emblema do Braga é, sem dúvida, o logotipo mais evocativo de toda a minha vida. Aquele símbolo traz-me sempre memórias inesquecíveis de tardes de sol no 1º de Maio...

Pá, lembrei-me agora daqueles chapéus de papel com elástico que se vendiam, à chinês!!!  ;D Saudades...

  Acompanhados da velha frase: "É p'ró sol! É p'ró sol!"
  Saudades mesmo.
  Saudações Braguitas!
FORÇA ENORME SCBRAGA!

Vicente Repas

  Lembrei-me agora: Será que aquele "poderoso" símbolo (Emblema) ainda se encontra na torre do 1º de Maio?.
 Espero que não tenha sido retirado, pois representa dois dos meus maiores gostos: Braga e o ENORME S.C.BRAGA.
 Saudações Braguistas!
FORÇA ENORME SCBRAGA!

nandes

Quote from: BraguistaNoPorto on 01 de September de 2010, 23:10
Quote from: eire1921 on 28 de August de 2010, 02:43
O emblema do Braga é, sem dúvida, o logotipo mais evocativo de toda a minha vida. Aquele símbolo traz-me sempre memórias inesquecíveis de tardes de sol no 1º de Maio...

Pá, lembrei-me agora daqueles chapéus de papel com elástico que se vendiam, à chinês!!!  ;D Saudades...

É verdade, eram feitas a partir das caixas de camisas, essencialmente. "É pró sol, é pró sol, vinte e cinco tostões!!!"


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Legião

#206
2001 - Imagem para o Século XXI



O quinto e actual emblema foi apresentado a 4 de Julho de 2001: uma imagem gráfica mais estilizada, rejuvenescida e adequada ao perfil actual dos mais de 3 milhões de simpatizantes.

As aplicações desregradas, os diferentes nomes utilizados para definir o clube (no estrangeiro, muitos conhecem-no como Sporting de Lisboa) colaboraram igualmente para criar uma anarquia pouco consentânea com a identidade de um clube que assume como objectivos a liderança no panorama nacional e a notoriedade internacional.


A nova solução gráfica, pelo contrário, é unificada e coerente. Sem romper com o passado, apresenta uma imagem contemporânea, popular e simultaneamente internacional: o enquadramento foi simplificado mantendo, no entanto, a cor verde e o escudo; foram introduzidas três listas brancas horizontais que remetem  para o simbolismo da camisola do clube; as palavras 'Sporting' e 'Portugal', agora escritas por extenso, enfatizam a dimensão nacional do clube e unificam o seu nome a nível internacional; o leão surge mais estilizado e com um impacto reforçado que lhe é conferido pela cor dourada. Como uma coroa, a sigla 'SCP' continua a perpetuar um nome com mais de um século de história.

in http://www.sporting.pt/

Penso que também sofremos com este problema, muitos chamam-nos o Braga outros o Sporting de Braga, outros o Sporting Clube de Braga em Espanha quando jogamos com o Sevilha nos jornais chamavam-nos Sporting tal como fazem com o Sporting de Gijón

Penso que modernizar o emblema ajudaria também a resolver este problema além de outros.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

BRG_1921

Quote from: AMO-TE BRAGA on 02 de September de 2010, 21:29
2001 - Imagem para o Século XXI



O quinto e actual emblema foi apresentado a 4 de Julho de 2001: uma imagem gráfica mais estilizada, rejuvenescida e adequada ao perfil actual dos mais de 3 milhões de simpatizantes.

As aplicações desregradas, os diferentes nomes utilizados para definir o clube (no estrangeiro, muitos conhecem-no como Sporting de Lisboa) colaboraram igualmente para criar uma anarquia pouco consentânea com a identidade de um clube que assume como objectivos a liderança no panorama nacional e a notoriedade internacional.


A nova solução gráfica, pelo contrário, é unificada e coerente. Sem romper com o passado, apresenta uma imagem contemporânea, popular e simultaneamente internacional: o enquadramento foi simplificado mantendo, no entanto, a cor verde e o escudo; foram introduzidas três listas brancas horizontais que remetem  para o simbolismo da camisola do clube; as palavras 'Sporting' e 'Portugal', agora escritas por extenso, enfatizam a dimensão nacional do clube e unificam o seu nome a nível internacional; o leão surge mais estilizado e com um impacto reforçado que lhe é conferido pela cor dourada. Como uma coroa, a sigla 'SCP' continua a perpetuar um nome com mais de um século de história.

in http://www.sporting.pt/

Penso que também sofremos com este problema, muitos chamam-nos o Braga outros o Sporting de Braga, outros o Sporting Clube de Braga em Espanha quando jogamos com o Sevilha nos jornais chamavam-nos Sporting tal como fazem com o Sporting de Gijón

Penso que modernizar o emblema ajudaria também a resolver este problema além de outros.

Esta questão do nome é curiosa ainda não tinha pensado nisto

Jovision

Os Tempos mudam e a Estética evolui e quem não desejar um Braga Moderno e respeitado em toda a Europa pelos padrões actuais, tem que assumir um Braga antigo e na 2ª divisão, aonde estas questões urbanas e cosmopolitas não se colocam. A questão é apenas uma, ou um Braguinha antigo para sempre, posição defendida exaustivamente pelos velhos do restelo e pelos biclubistas, ou um BRAGA NOVO E CAMPEÂO? Só quem anda a dormir e sonhar com os velhos tempos eternos hejjj hejjj é que não sabe que a estética visual, musical e actual é o que faz mover os grandes clubes dos dias de hoje. Vão ver quantas T-shirts vendem o Real Madrid, o Barcelona, o Manchester, etc. E a maior parte são compradas por pessoas de todo o planeta. Agora metam modinhas da aldeia e simbolos religiosos e vão ver quantas T-Shirts vão vender e goste-se ou não hoje em dia quem marca é o Marketing! Por um Braga Campeão Nacional, moderno e com pinta!

P$M

Gostaria de expor aqui o exemplo dos nossos "bizinhos"









Como vêem, estes já tiveram pelo menos 4 simbolos, e modernizaram ao longo dos anos, sendo que a mudança mais significativa foi do 1º para o 2º, e gostava de realçar o pormenor do Drgão dizer "INVICTA" no ultimo simbolo!
Porque não o nosso dizer "Gverreiros do Minho"?

Fica a ideia  ;)
Gverreiro nº3959

ELSA

Quote from: Jovision on 02 de September de 2010, 23:39
Os Tempos mudam e a Estética evolui e quem não desejar um Braga Moderno e respeitado em toda a Europa pelos padrões actuais, tem que assumir um Braga antigo e na 2ª divisão, aonde estas questões urbanas e cosmopolitas não se colocam. A questão é apenas uma, ou um Braguinha antigo para sempre, posição defendida exaustivamente pelos velhos do restelo e pelos biclubistas, ou um BRAGA NOVO E CAMPEÂO? Só quem anda a dormir e sonhar com os velhos tempos eternos hejjj hejjj é que não sabe que a estética visual, musical e actual é o que faz mover os grandes clubes dos dias de hoje. Vão ver quantas T-shirts vendem o Real Madrid, o Barcelona, o Manchester, etc. E a maior parte são compradas por pessoas de todo o planeta. Agora metam modinhas da aldeia e simbolos religiosos e vão ver quantas T-Shirts vão vender e goste-se ou não hoje em dia quem marca é o Marketing! Por um Braga Campeão Nacional, moderno e com pinta!

Plenamente de acordo!

JCosta

O conceito do símbolo do SCBraga é fundamentalmente a "cópia" do brasão da cidade com as corres alteradas.
Fora isso, tem a inscrição Sporting Clube de Braga.

Uma alteração que fosse mais do que mexer em pequenos pormenores, parece-me abusiva.
Acho que não se deve mexer nos elementos do brasão da cidade. Apenas, nos poucos elementos que são só referentes ao SCBraga. (o tom das cores, as letras, por exemplo)
Saudinha... da boa.

Anabela

Quote from: P$M on 03 de September de 2010, 03:34
[...]
Como vêem, estes já tiveram pelo menos 4 simbolos, e modernizaram ao longo dos anos, sendo que a mudança mais significativa foi do 1º para o 2º, e gostava de realçar o pormenor do Drgão dizer "INVICTA" no ultimo simbolo!
Porque não o nosso dizer "Gverreiros do Minho"?

Fica a ideia  ;)

É um bom exemplo, sim.
Mas, não houve uma alteraçao profunda como já foi aqui sugerido. Simplesmente uma modernização. Se virmos com atenção os símbolos mantêm-se, mudaram-se as cores e um ou outro pormenor. Nada comparado com o que já vi por aqui.

Legião

Quote from: P$M on 03 de September de 2010, 03:34
Gostaria de expor aqui o exemplo dos nossos "bizinhos"









Como vêem, estes já tiveram pelo menos 4 simbolos, e modernizaram ao longo dos anos, sendo que a mudança mais significativa foi do 1º para o 2º, e gostava de realçar o pormenor do Drgão dizer "INVICTA" no ultimo simbolo!
Porque não o nosso dizer "Gverreiros do Minho"?

Fica a ideia  ;)

Na última versão acrescentaram a palavra invicta no símbolo.

Acho que no nosso também deveria ter algo que nos associa-se aos Gverreiros, o capecate talvez seja o melhor, ou a palavra Gverreiros e não "Gverreiros do Minho" como aqui já foi sugerido, porque no futuro pode ser redutor. temos de ter uma visão de longo prazo.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Vicente Repas

  Por favor, não traga, como exemplo, nenhum dos Emblemas dos "3 Estarolas".
  Se repararem bem, esses 3 símbolos representam, apenas, cada um dos 3 Estarolas, nada mais.
  O Nosso, representa um Clube (por acaso, o melhor :D :D), uma cidade, uma região, um Povo.Enfim, mexer num Símbolo destes, de forma generalizadamente satisfatória, não é nada fácil.
  A haver "mexidas" que seja, apenas e só, para acrescentar algo que o melhore, sem retirar nada. Por ex.: Acrescentar -lhe uma série de segmentos de recta, (saídos de trás) a toda a volta, para dar a ideia de brilho resplandecente. Sem retirar nada, acrescenta algo, próprio dos tempos que correm.
  É só uma simples ideia, Por mim, se acrescentarmos, apenas, "Bom Senso", (que é como quem diz: não acrescentamos nada),tudo feliz.
  Saudações Braguistas
FORÇA ENORME SCBRAGA!

Bragamo-te

Acho que o nosso símbolo deve ser modernizado.

É redutor termos apenas a nossa senhora no símbolo e as torres, acho que estes elementos não deveriam sair mas acrescentar algo que nos associa-se a Gverreiros.

Esta modernização deveria ser feita por profissionais de design para que sem romper com o actual conseguissem acrescentar este elemento que na minha opinião deveria ser o capacete romano.

BRG_1921

Quote from: Bragamo-te on 04 de September de 2010, 13:18
Acho que o nosso símbolo deve ser modernizado.

É redutor termos apenas a nossa senhora no símbolo e as torres, acho que estes elementos não deveriam sair mas acrescentar algo que nos associa-se a Gverreiros.

Esta modernização deveria ser feita por profissionais de design para que sem romper com o actual conseguissem acrescentar este elemento que na minha opinião deveria ser o capacete romano.


Sublinho.

Carvalhux

Quote from: BRG_1921 on 04 de September de 2010, 15:34
Quote from: Bragamo-te on 04 de September de 2010, 13:18
Acho que o nosso símbolo deve ser modernizado.

É redutor termos apenas a nossa senhora no símbolo e as torres, acho que estes elementos não deveriam sair mas acrescentar algo que nos associa-se a Gverreiros.

Esta modernização deveria ser feita por profissionais de design para que sem romper com o actual conseguissem acrescentar este elemento que na minha opinião deveria ser o capacete romano.


Sublinho.
Se nem se consegue arranjar uma empresa decente para gerir o nosso site ,até tenho medo desses profissionais de design que se possam arranjar para modificar o símbolo .
Mas concordo com isso se adicionarem algo que nos associe a gverreiros desde que esse trabalho seja bem feito .

jaimeh

Quote from: BRG_1921 on 04 de September de 2010, 15:34
Quote from: Bragamo-te on 04 de September de 2010, 13:18
Acho que o nosso símbolo deve ser modernizado.

É redutor termos apenas a nossa senhora no símbolo e as torres, acho que estes elementos não deveriam sair mas acrescentar algo que nos associa-se a Gverreiros.

Esta modernização deveria ser feita por profissionais de design para que sem romper com o actual conseguissem acrescentar este elemento que na minha opinião deveria ser o capacete romano.


Sublinho.

Para isso já existe o emblema dos Gverreiros no ombro!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Jovision

Em relação ao nosso simbolo até acho que ele não precisa de muito para ficar atraente e marcante pelos valores estéticos actuais! Quanto à musiquita que alguém se lembrou de dizer: é esta que vai ser o hino do Braga, já não concordo nada! Mas independentemente de posições conservadores ou vanguardistas, penso que devemos lançar adaptações do simbolo e apresentar novas canções, porque: 1º é isso que vai acontecer, 2º as melhores ganham naturalmente, porque vâo ser as que as pessoas querem nas suas t-shirts ou para cantar no estádio, o tempo depois decide qual as melhores. Não podemos é ficar presos ao passado, quando o Braga subiu mais uma divisão! BRAGA CAMPEÂO NACIONAL!