News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Modernizar símbolo ou hino do SC Braga?

Started by Hugo Pena, 28 de August de 2010, 01:48

Previous topic - Next topic

Hélder 79

relação ao hino, ja temos um novo o da champions, querem melhor?? Grin





Não podia estar mais de acordo.......... ;)

jaimeh

Quote from: Kriticus on 30 de August de 2010, 01:35
Ora bem, andei para aqui a ver e, se não estou em erro, durante a última década o símbolo sofreu duas modernizações:



Penso que estamos bem assim por agora, concordo que em 2021 se deva fazer algo, quanto mais não seja fazer referência ao centenário...

O emblema é sempre o mesmo desde o famoso "bacalhau", aí sim , é que era diferente! Desde essa altura já apareceram muitas versões do mesmo, mas anda sempre à volta da mesma coisa, igual ao emblema da cidade, mas trocando o azul pelo vermelho e branco.
Desde que me lembro, já vi as 5 torres amarelas, douradas com um desenho diferente, as quinas em azul, forte, azul escuro, várias versões da Senhora do Leite, várias versões das vestes, mas sempre uma coisa em comum: 5 torres em cima, 3 quinas, mais duas torres com a Senhora ao meio.
Se estiverem atentos, os emblemas que estão nos retrovisores do autocarro, as torres são amarelas com as quinas azuis claro, tal e qual como nos cartões de sócio, e nas camisolas o amarelo tem sido substituído pelo dourado e o azul claro pelo azul mais escuro, essa mutação tem-se verificado desde o final dos anos 90.

Pessoalmente acho que a 1º imagem é a que corresponde mais fielmente ao que é realmente o verdadeiro emblema do SC BRAGA, embora as cores do 3º fiquem melhor!
Lá que seja feito um acerto de cor e de desenho, tipo ter ou não ter uma janela no castelo (pormenores desses) ser ou não ser amarelo, tudo bem, agora quanto a mudar drasticamente, tipo como o Sporting fez, isso não!
Assim está muito bem.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

Legião

Porque é que os moderadores deixaram de ter o tópico fixo antes de terminar a votação?
Viva a democracia no Superbraga. :)
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

BRG_1921

Quote from: jaimeh on 30 de August de 2010, 17:28
Quote from: Kriticus on 30 de August de 2010, 01:35
Ora bem, andei para aqui a ver e, se não estou em erro, durante a última década o símbolo sofreu duas modernizações:





Para os foristas mais desatentos e os apregadores do "nunca!" o nosso simbolo já foi modernizado no minimo três vezes, não percebo porque fazem tanto escandalo quando apenas se está a perguntar se deve ser modernizado outra vez...:)

4338

Eu sinceramente achava mais benéfico para o clube debatermos a política de merchandising implementada do que esta votação que aqui se levantou, não digo isto por mal e aliás eu próprio falei deste tema antes da abertura deste tópico como muitos que por aqui andam mas pelo que tenho visto as opiniões são muito díspares e não me parece que consigamos chegar a um consenso.

Eu gostaria que o meu SCB pudesse oferecer mais produtos, com melhor qualidade e muito mais apelativos do que aqueles que temos à venda neste momento pois, sinceramente, não há nenhum que me agrade muito :s

martambing

Quote from: jacm on 29 de August de 2010, 12:32
Não concordo com a mudança(ou modernização) do emblema nem do hino. O ano passado foi criado o simbolo dos guerreiros do minho, para associar-mos ao nosso clube e isso já é a modernização, tal como são as camisolas alternativas que nestes novos tempos se fazem e muitas nem sequer a cor do nosso clube têm. O emblema está bem como está!! Mas, afinal o que ganhariamos com isso? Mais associados? mas alguém passa a gostar ou associa-se a um clube pelo emblema? E para quê, pensar nisto se nós temos apenas: o emblema mais bonito do mundo!!
Quanto ao hino, também não vejo razões para mudar, deviam era regrava-lo com melhor qualidade, de resto... podem é fazer novas musicas, que são sempre bem vindas.


concordo, (em tudo)
" , o emblema mais bonito do mundo! "

Legião

Acho que só tínhamos a ganhar se acrescentássemos ao nosso símbolo algo que nos identifica-se com os Gverreiros no fundo a nossa história.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

jeba

O nosso emblema é o mais bonito do mundo! Nada de mudanças! Quanto ao hino era (re)grava-lo com uma voz mais moderna! Ainda recentemente o Porto gravou uma nova versão do hino com a voz do Nuno Norte; acho que é assim que se chama... e fico muito boa.

jaimeh

Quote from: BRG_1921 on 30 de August de 2010, 21:25
Quote from: jaimeh on 30 de August de 2010, 17:28
Quote from: Kriticus on 30 de August de 2010, 01:35
Ora bem, andei para aqui a ver e, se não estou em erro, durante a última década o símbolo sofreu duas modernizações:





Para os foristas mais desatentos e os apregadores do "nunca!" o nosso simbolo já foi modernizado no minimo três vezes, não percebo porque fazem tanto escandalo quando apenas se está a perguntar se deve ser modernizado outra vez...:)

Pelo que pude constatar num livro comemorativo do aniversário do SC BRAGA, o emblema nem sequer foi modernizado, existem isso sim vários modelos do mesmo, consoante a vontade de quem os reproduz. O que é amarelo sempre foi dourado, o que existia isso sim, pelos vistos era a dificuldade em arranjar por exemplo linha dourada para os bordados e era substituída pelo amarelo.
O SC BRAGA ainda continua a ter no seu museu uma bandeira onde os castelos são bordados a ouro e é isso que os estatutos ainda dizem, porque não consta qualquer modernização!
E já agora não defendo nem uma modernização nem uma alteração nem seja o que for, é bom haver quem pense o contrário, mas é melhor ainda preservar a identidade de um clube como o nosso.
Em relação ao hino, a letra e música que todos pensam que seja a oficial, não passa de mais uma canção alusiva ao nosso clube, pois a letra é de mais ou menos 1930 e o BRAGA nessa altura não tinha derrotado os "tubarões" na Taça de Portugal em 66.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

DiogoEA

Quote from: jaimeh on 31 de August de 2010, 10:26
Quote from: BRG_1921 on 30 de August de 2010, 21:25
Quote from: jaimeh on 30 de August de 2010, 17:28
Quote from: Kriticus on 30 de August de 2010, 01:35
Ora bem, andei para aqui a ver e, se não estou em erro, durante a última década o símbolo sofreu duas modernizações:





Para os foristas mais desatentos e os apregadores do "nunca!" o nosso simbolo já foi modernizado no minimo três vezes, não percebo porque fazem tanto escandalo quando apenas se está a perguntar se deve ser modernizado outra vez...:)

Pelo que pude constatar num livro comemorativo do aniversário do SC BRAGA, o emblema nem sequer foi modernizado, existem isso sim vários modelos do mesmo, consoante a vontade de quem os reproduz. O que é amarelo sempre foi dourado, o que existia isso sim, pelos vistos era a dificuldade em arranjar por exemplo linha dourada para os bordados e era substituída pelo amarelo.
O SC BRAGA ainda continua a ter no seu museu uma bandeira onde os castelos são bordados a ouro e é isso que os estatutos ainda dizem, porque não consta qualquer modernização!
E já agora não defendo nem uma modernização nem uma alteração nem seja o que for, é bom haver quem pense o contrário, mas é melhor ainda preservar a identidade de um clube como o nosso.
Em relação ao hino, a letra e música que todos pensam que seja a oficial, não passa de mais uma canção alusiva ao nosso clube, pois a letra é de mais ou menos 1930 e o BRAGA nessa altura não tinha derrotado os "tubarões" na Taça de Portugal em 66.

O livro dos 65 anos do Braga (não sei se muita gente tem, eu tenho porque a minha avó mo deu) traz, numa das páginas, uma pauta com o "hino-marcha" do Sporting Clube de Braga. Agora não me recordo se o dos 85 anos também o traz mas é questão de verem. Alguém que perceba de música é que o podia tentar tocar num instrumento qualquer e ver se é aquele que passa no estádio "Foi no ano 21, etc.". Assim, tiraríamos as dúvidas.

jaimeh

Quote from: Diogo-scb on 31 de August de 2010, 12:03
Quote from: jaimeh on 31 de August de 2010, 10:26
Quote from: BRG_1921 on 30 de August de 2010, 21:25
Quote from: jaimeh on 30 de August de 2010, 17:28
Quote from: Kriticus on 30 de August de 2010, 01:35
Ora bem, andei para aqui a ver e, se não estou em erro, durante a última década o símbolo sofreu duas modernizações:





Para os foristas mais desatentos e os apregadores do "nunca!" o nosso simbolo já foi modernizado no minimo três vezes, não percebo porque fazem tanto escandalo quando apenas se está a perguntar se deve ser modernizado outra vez...:)

Pelo que pude constatar num livro comemorativo do aniversário do SC BRAGA, o emblema nem sequer foi modernizado, existem isso sim vários modelos do mesmo, consoante a vontade de quem os reproduz. O que é amarelo sempre foi dourado, o que existia isso sim, pelos vistos era a dificuldade em arranjar por exemplo linha dourada para os bordados e era substituída pelo amarelo.
O SC BRAGA ainda continua a ter no seu museu uma bandeira onde os castelos são bordados a ouro e é isso que os estatutos ainda dizem, porque não consta qualquer modernização!
E já agora não defendo nem uma modernização nem uma alteração nem seja o que for, é bom haver quem pense o contrário, mas é melhor ainda preservar a identidade de um clube como o nosso.
Em relação ao hino, a letra e música que todos pensam que seja a oficial, não passa de mais uma canção alusiva ao nosso clube, pois a letra é de mais ou menos 1930 e o BRAGA nessa altura não tinha derrotado os "tubarões" na Taça de Portugal em 66.

O livro dos 65 anos do Braga (não sei se muita gente tem, eu tenho porque a minha avó mo deu) traz, numa das páginas, uma pauta com o "hino-marcha" do Sporting Clube de Braga. Agora não me recordo se o dos 85 anos também o traz mas é questão de verem. Alguém que perceba de música é que o podia tentar tocar num instrumento qualquer e ver se é aquele que passa no estádio "Foi no ano 21, etc.". Assim, tiraríamos as dúvidas.

Diogo, é precisamente esse o livro de que falo (também o tenho) e esse hino não é de certeza  "Foi no ano 21..."  :)
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!

jeba

Um forista que muitas vezes aqui vem e que é o autor da música "Nasci pro Braga" é que poderia ajudar na inovação do hino... "FSHOW".

Golbery

#192
Meus caros,

Como nasci faz já algumas décadas, recordo-me de volta-e-meia surgirem movimentos para (por exemplo) se alterar o Hino e a Bandeira Nacional...

::)

O Hino, porque é "desajustado" à actualidade ("heróis do mar" já não somos, "nobre povo", enfim, cala-te boca, etc, etc, etc....).

A Bandeira, porque o Escudo a proteger a Esfera Armilar, lembra o Império Colonial o que é coisa "politicamente incorrecta", etc, etc, etc...

::)

No nosso caso concreto, se se vai a adaptar esses elementos da Nossa Identidade Clubista às modas das épocas que vão passando, enfim, perde-se algo com que todos se identificam (mesmo não gostando do "estilo") para passarem a ser insonsos meros produtos de Marketing...

::)

Que eu me lembre, dos "3 porquinhos" só o SCP "modernizou" o símbolo (não o hino) e que eu saiba, não foi por causa disso que começou a vender mais camisolas...

::)
Taça de Portugal 2015-2016
Taça da Liga 2012-2013
Taça de Portugal 1965/66

carlosalexaraujo

Quote from: Diogo-scb on 28 de August de 2010, 11:20
Mudar o hino? Mudar o símbolo? Tirar os castelos?

NUNCA!

Partilho da mesma ideia... pois como qualquer "nação" o hino e a bandeira são os espólio deste Enorme.

E para mim o hino é o 1º, pois ficou-me no ouvido desde alturas de ver os jogos no 1º Maio... os que vieram a seguir já são muito folclóricos...

Abraços
Não nos chamem GRANDE.
Não queremos descer na escala, pois somos ENORMES!!!!!!!

Maria

Quote from: carlosalexaraujo on 01 de September de 2010, 11:00
Quote from: Diogo-scb on 28 de August de 2010, 11:20
Mudar o hino? Mudar o símbolo? Tirar os castelos?

NUNCA!

Partilho da mesma ideia... pois como qualquer "nação" o hino e a bandeira são os espólio deste Enorme.

E para mim o hino é o 1º, pois ficou-me no ouvido desde alturas de ver os jogos no 1º Maio... os que vieram a seguir já são muito folclóricos...

Abraços

O hino não é o 1.º!!! O hino é único! Andam aqui a confundir hinos com músicas de apoio...
GVERREIRA DO MINHO

Legião

#195


Para quem não sabe, este era o símbolo do Braga.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva

Luis Braga

Quote from: Maria on 30 de August de 2010, 00:48
Quote from: Luis Braga on 29 de August de 2010, 04:41
O símbolo não vale a pena alterar (para já! concordo sim na altura do centenário), agora o hino e as músicas do clube em geral deviam levar uma limpeza de raíz mesmo! Se há coisa que não gosto no nosso clube são as músicas que roçam, e de que maneira, a "pimbalhada". Olhem aqui um exemplo excelente de qualidade de música com letra 100% dedicada ao clube e à sua história: Liverpool FC stars and musicians unite to record Hillsbo...
Outra que também me parece bem enquadrada no seu contexto é "Os filhos do dragão", que não é de todo pimba e tem um refrão fácil para as pessoas acompanhar.

OH NAOOOO! Esta musica é irlandesa, fala da Great Famine do sec XVIII em que os ingleses, invasores da Irlanda, tiraram as batatas (base da alimentacao) aos irlandeses e deixaram morrer cerca de 2 milhoes. Esta musica chama-se originalmente THE FIELDS OF ATHENRY e para mim é um SACRILEGIO associarem-na ao football, a nao ser que seja cantada por irlandeses e quando jogam contra a Inglaterra (alias nos jogos de rugby cantam sempre!)
The Fields Of Athenry-Dubliners

Não sabia disso, mas sei que a do Liverpool está adaptada para eles e duvido que eles próprios assumam que tenha alguma coisa a ver com essa música a não ser o ritmo. De qualquer das formas foi só para servir de exemplo do género de música que gosto associada ao futebol.

Renato_1921

muitas equipas estao a modernizar os seus hino olhas os benfas assosiaram a uma campanha de markting , nos podiamos fazer igual e usar a frase quem nao sente nao entende

BraguistaNoPorto

Quote from: eire1921 on 28 de August de 2010, 02:43
O emblema do Braga é, sem dúvida, o logotipo mais evocativo de toda a minha vida. Aquele símbolo traz-me sempre memórias inesquecíveis de tardes de sol no 1º de Maio...

Pá, lembrei-me agora daqueles chapéus de papel com elástico que se vendiam, à chinês!!!  ;D Saudades...
\"Não sou um guerreiro isolado no reino tripeiro...sou a frente de combate!!!\"

PameloBidao

Quote from: BraguistaNoPorto on 01 de September de 2010, 23:10
Quote from: eire1921 on 28 de August de 2010, 02:43
O emblema do Braga é, sem dúvida, o logotipo mais evocativo de toda a minha vida. Aquele símbolo traz-me sempre memórias inesquecíveis de tardes de sol no 1º de Maio...

Pá, lembrei-me agora daqueles chapéus de papel com elástico que se vendiam, à chinês!!!  ;D Saudades...

Do que tu te fostes lembrar!! :D Chateava sempre o meu pai pra me comprar um ;D :D
ALLEZ ALLEZ MÁGICO BRAGA ALLEZ!