News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?

Started by BRio_Braguista, 09 de August de 2010, 11:14

Previous topic - Next topic

JCosta

Quote from: C.P. on 09 de February de 2017, 12:14
Quote from: guerreiro1921 on 09 de February de 2017, 00:06
Enquanto o clube não perceber que ter 10000 a pagar 3€ é igual a ter 30000 a pagar 1€, nada vai mudar.
Nem mais, é um pensamento que me ocorre muitas vezes.

O problema desse raciocínio é que dividindo o preço por tres, a lotação não triplica. Nem dobra.
Saudinha... da boa.

rnmc

Não vou citar mais porque está impossível  ;D ;D ;D ;D ;D

A diferença dessas ligas para a nossa, começa pela liga em si que tenta ser muito mais justa que a nossa em que 3 grandes são claramente beneficiados ( vê o caso do Real Madrid que teve de ficar com 2 jogos em atraso, aqui os jogos dos 3 do costume só se antecipam para ficarem em lugares superiores na classificação ).
O resto do problema está nos adeptos em si, em mais nenhum lado do mundo tens 97% de adeptos divididos por 3 clubes.
A minha solução é em vez de virem todos os dias para aqui bater na mesma tecla, se calhar era fazer um esforço para estar presente em todos os jogos e fazer força para mais gente ir. Antigamente o pessoal vinha para aqui "gabar-se" de quantos colegas ia levar, e o ambiente no estádio era completamente diferente as pessoas passavam um bom momento independentemente de como o jogo corresse.
Agora mal me sento na cadeira, ainda o jogo não começou e já só se ouvem insultos aos jogadores e treinadores que se estendem pelos 90 minutos todos. E a verdade é que nós somos a primeira e a última impressão que fica a uma criança que foi ver o jogo, ou a qualquer simpatizante que vá ver um jogo.
Ou achas que alguém se ia queixar do frio se nós ,adeptos , fizesse mos das bancadas um inferno ( no bom sentido ) como acontecia nas épocas em que as assistências estavam a subir?!

rpo.castro

Quote from: repost on 09 de February de 2017, 12:35
Não vou citar mais porque está impossível  ;D ;D ;D ;D ;D

A diferença dessas ligas para a nossa, começa pela liga em si que tenta ser muito mais justa que a nossa em que 3 grandes são claramente beneficiados ( vê o caso do Real Madrid que teve de ficar com 2 jogos em atraso, aqui os jogos dos 3 do costume só se antecipam para ficarem em lugares superiores na classificação ).
O resto do problema está nos adeptos em si, em mais nenhum lado do mundo tens 97% de adeptos divididos por 3 clubes.
A minha solução é em vez de virem todos os dias para aqui bater na mesma tecla, se calhar era fazer um esforço para estar presente em todos os jogos e fazer força para mais gente ir. Antigamente o pessoal vinha para aqui "gabar-se" de quantos colegas ia levar, e o ambiente no estádio era completamente diferente as pessoas passavam um bom momento independentemente de como o jogo corresse.
Agora mal me sento na cadeira, ainda o jogo não começou e já só se ouvem insultos aos jogadores e treinadores que se estendem pelos 90 minutos todos. E a verdade é que nós somos a primeira e a última impressão que fica a uma criança que foi ver o jogo, ou a qualquer simpatizante que vá ver um jogo.
Ou achas que alguém se ia queixar do frio se nós ,adeptos , fizesse mos das bancadas um inferno ( no bom sentido ) como acontecia nas épocas em que as assistências estavam a subir?!
O clube é que tem gente que recebe para fazer esse trabalho. Todos devemos fazer, mas não é essa a obrigação.
E eu desde há algum tempo decidi que não vale a pena ter cadeira, quando colocam jogos em horários que não posso ir.

Dizer que para quem quer assistir a um jogo de futebol sem sacrifício, tem os juniores ou o futsal, é o mesmo que ires à farmácia comprar ben u ron pra febre, e dizerem te "isso não temos mas tome lá agua fresquinha que faz o mesmo"
Quem não sente não é filho de boa gente.

rnmc

Quote from: rpo.castro on 09 de February de 2017, 12:46
Quote from: repost on 09 de February de 2017, 12:35
Não vou citar mais porque está impossível  ;D ;D ;D ;D ;D

A diferença dessas ligas para a nossa, começa pela liga em si que tenta ser muito mais justa que a nossa em que 3 grandes são claramente beneficiados ( vê o caso do Real Madrid que teve de ficar com 2 jogos em atraso, aqui os jogos dos 3 do costume só se antecipam para ficarem em lugares superiores na classificação ).
O resto do problema está nos adeptos em si, em mais nenhum lado do mundo tens 97% de adeptos divididos por 3 clubes.
A minha solução é em vez de virem todos os dias para aqui bater na mesma tecla, se calhar era fazer um esforço para estar presente em todos os jogos e fazer força para mais gente ir. Antigamente o pessoal vinha para aqui "gabar-se" de quantos colegas ia levar, e o ambiente no estádio era completamente diferente as pessoas passavam um bom momento independentemente de como o jogo corresse.
Agora mal me sento na cadeira, ainda o jogo não começou e já só se ouvem insultos aos jogadores e treinadores que se estendem pelos 90 minutos todos. E a verdade é que nós somos a primeira e a última impressão que fica a uma criança que foi ver o jogo, ou a qualquer simpatizante que vá ver um jogo.
Ou achas que alguém se ia queixar do frio se nós ,adeptos , fizesse mos das bancadas um inferno ( no bom sentido ) como acontecia nas épocas em que as assistências estavam a subir?!
O clube é que tem gente que recebe para fazer esse trabalho. Todos devemos fazer, mas não é essa a obrigação.
E eu desde há algum tempo decidi que não vale a pena ter cadeira, quando colocam jogos em horários que não posso ir.

Dizer que para quem quer assistir a um jogo de futebol sem sacrifício, tem os juniores ou o futsal, é o mesmo que ires à farmácia comprar ben u ron pra febre, e dizerem te "isso não temos mas tome lá agua fresquinha que faz o mesmo"

É mais não teres ben-u-ron e teres de desenrascar com água fresquinha. Quando o pessoal sente falta do futebol tende a procurá-lo noutros lados nem que seja para desenrascar, é por isso que os torneios de pré-época terem relativamente boas assistências comparado com a importância do jogo. E cá em Braga não se nota isso, eu quando falto a um jogo da equipa principal tento sempre desenrascar a minha fome de bola com um jogo da equipa B ou vou até ao pavilhão Sá Leite ver um andebol. O pessoal simplesmente deixou de ir a lado algum...

E este ano já tivemos jogos a bons horários com assistências vergonhosas à mesma. O pessoal deixa de ir ao estádio porque aquilo nas bancadas é um bota-abaixismo constante, as pessoas cansam-se...

Bruno3429

Quote from: Arsenalista on 09 de February de 2017, 10:37
Quote from: rpo.castro on 09 de February de 2017, 09:15
Quote from: Bruno3429 on 09 de February de 2017, 08:47
O que têm em comum os estádios do sporting, benfica e porto? Um shoping ao lado e prédios!
O que têm em comum os estádios do guimarâes e do marítimo? Prédios à volta!
O que tem o nosso estádio ao lado? uma decathlon a 15 minutos a pé e campos...
E transportes públicos de qualidade-metro.

Todos os estádios, incluindo o nosso causam o efeito "uau". Mas depois de assistir a um jogo em cada um dele, em quais se fica com vontade de voltar? Num confortável, ou no EMB?
No EMB, sem dúvida!
Braga não tem metro, mas falta aqui dizer que a TUB tem autocarros em dia de jogo, a sair de vários pontos da cidade, que transportam as pessoas até à entrada principal do estádio, penso que pelo preço simbólico de 1 euro, ida e volta.
Já agora o EMB tb tem um shopping perto, o Nova arcada, mas não têm é prédios...

Quando falo em shoping perto, é estacionares o carro no shoping, dares uma volta, ir a pé para o estádio e deixar o carro estacionado no shoping.

rpo.castro

Repost, sim tens razão no que dizes, mas não apenas em Braga mas em Portugal. Falta de cultura desportiva, a maioria dos espetáculos acaba por estar a ressentir se, a não serem aqueles de enormes cartaz. Há uma mudança de padrão de consumo, e tb mais gente que não liga ao futebol.
E não me tinga lembrado da fome de bola. Geralmente quando não joga o Braga lá aproveito para ir uma vez ou outra ver o clube da terra nos distritais (a B ou juniores não me puxam nada).
Quem não sente não é filho de boa gente.

El Che

Quote from: repost on 09 de February de 2017, 12:13
Quote from: NightHawk on 09 de February de 2017, 12:01
Quote from: repost on 09 de February de 2017, 11:49
Quote from: NightHawk on 09 de February de 2017, 11:47
Como se diz em bom português do norte, e sem querer ferir suscetibilidades, "Não me f****!" Até podíamos ter os adeptos mais fidelizados do mundo, um jogo às 21h de segunda-feira, com chuva vento e frio, num estádio fora da cidade NUNCA vai encher, nem sequer ter meia casa. A não ser que seja um jogo grande ou fulcral para a época.

Colocar horários dos jogos decentes tem uma diferença enorme! Vai toda a gente que gosta de futebol, leva-se os miúdos que passam a ficar com o "bichinho", leva-se os amigos que vem passar o fim-de-semana, etc, etc.

Como querem fidelizar crianças e adolescentes com 5 jogos do campeonato à 2ª feira? Qual é o pai ou mãe que leva o filho de 8, 10, 12 anos a um jogo destes no inverno?

Até podem dar bilhetes de borla, como já aconteceu este ano penso que contra o Belenenses, jogo à 2ª feira às 20h30 é sinónimo de estádio vazio. E não é só aqui, é aqui e em qualquer país do mundo. Vejam as assistências dos poucos jogos feitos à 2ªa feira noutros campeonatos e vão chegar à mesma conclusão.

Com jogos a dias e horas decentes conseguimos o primeiro passo para cativar as pessoas. O resto são as ideias que já muitos colocaram acima sobre o estádio, quotas, campanhas, etc, etc.

Os meus!

Ser de um clube tem de ser sempre mais um sacrifício do que um prazer, principalmente de um clube que se diz de guerreiros. Se assim não fosse era do Braga quem queria e não quem sentia!

Mas isso são raros exemplos. Quando ver um jogo de futebol se torna um sacrificio significa que algo está errado. O número de pessoas supostas a "sacrificar" a sua vida quotidiana para ir ver um jogo de futebol, que quer queiramos quer não é algo supérfluo, é muito baixo.

O futebol é um espectáculo como um concerto, cinema, teatro etc. Infelizmente aqui em Portugal os clubes ainda não perceberam isso. Em Portugal os clubes, e adeptos, acham que os adeptos têm que ir ao estádio por obrigação. E é por isso que os estádios estão vazios.

As pessoas têm que gostar de ir ao jogo, ter interesse no clube, no espetáculo, na experiência. O produto que o clube vende é o jogo de futebol. Qual é a empresa normal que acha que o seu cliente tem que fazer um sacrifício para comprar o seu produto? Certamente uma falida e sem vendas...

Pois, e os concertos e os teatros cá em Braga estão realmente lotados! E há a qualquer hora, melhores cadeiras deve ser impossível.
O futebol já há muito que deixou de ser um espectáculo, o espectáculo somos nós que o fazemos nas bancadas. O jogo em si vive-se da emoção e essa só a sente quem sente o clube.

Querem jogos ao sábado à tarde para levar os filhos, têm a equipa B no estádio 1º de Maio que jogam sempre de tarde e a boas horas, têm o futebol feminino e para quem gosta de ver jogos de manhã têm os juniores e esses continuam vazios! Querem lugares cobertos e quentinhos têm o futsal na AAUM.
E não é por isso que eles estão sempre cheios, e em termos de espectáculo acredita que qualquer um deles deve tar a um nível semelhante ou superior a um jogo médio da nossa liga.

Percebam isto, quem não vai ao estádio agora é porque não quer! É porque o sofá vai ser sempre mais confortável e vai estar sempre muito mais perto que o estádio.

E com isto não estou a defender horários de m*rda que nos são impostos, mas a falta de adeptos no estádio vai muito para lá disso!

Quase que tinhas razão mas desculpa não a tens.
1º - Eu gosto muito do Braga e adoro ir vê-los a jogar, agora ás horas que tem sido e com estas temperaturas, que me desculpem mas a mim não me apanham, a saúde em primeiro lugar.
2º ninguém deve fazer sacrifícios, pagando para ver um espetáculo de futebol, o clube deveria dar o máximo de comodidades aos associados, como dá a alguns, deveria se preocupar com o todo e não apenas com alguns.
3º - Essa do quem quiser ver futebol a horas decentes que vá ver o Braga B ou o Feminino, mas isto tem alguma lógica? Eu gosto de ver bons espetáculos de futebol, sem menosprezar o Braga B que até os vou ver todos os jogos em casa, e apesar de a qualidade futebolística neste momento rivalizar com os AAs, não é a mesma coisa. Já para não falar no futebol feminino. Andebol não gosto, natação tb não. Sou sócio do Braga pela equipa AA não pelas outras modalidades....

Que criem condições horárias e de acesso que muitos mais adeptos vão aparecer!

BRG

O simples facto do Braga jogar, deveria ser sinónimo de mais adeptos no estádio, até porque no passado recente assim foi e ficamos por 3 vezes com a quarta melhor assistência do campeonato. Claro que existem muitas coisas que não estão bem e podem ser melhoradas é claro, mas continuo a dizer que o problema é dos nossos adeptos. Até temos grandes potencialidades, mas os "fieis" são poucos, ou o que lhe queiram chamar... Para mim muitas das questões aqui levantadas são areia mandada para os olhos.

SCB Monsul

Quote from: BG on 09 de February de 2017, 16:00
O simples facto do Braga jogar, deveria ser sinónimo de mais adeptos no estádio, até porque no passado recente assim foi e ficamos por 3 vezes com a quarta melhor assistência do campeonato. Claro que existem muitas coisas que não estão bem e podem ser melhoradas é claro, mas continuo a dizer que o problema é dos nossos adeptos. Até temos grandes potencialidades, mas os "fieis" são poucos, ou o que lhe queiram chamar... Para mim muitas das questões aqui levantadas são areia mandada para os olhos.

Subscrevo ^^. Já disse e volto a repetir, enquanto continuarem a agarrar-se à desculpa do estádio nunca mais saímos da cepa torta.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

Sérgio Gonçalves

Acho que todos tem razão naquilo que vão dizendo. Falando da minha experiência pessoal, eu, quando vivia em Braga, só falhava um jogo por motivos de saúde ou familiares, de resto estava sempre presente. Independentemente do tempo ou do horário do jogo. Eu gosto de ir ao futebol e gosto de ir ver o Braga, mas isso sou eu. Se me puser, ou tentar por, na pele de alguém indeciso acredito que o horário do futebol seja um factor determinante em ir ver o jogo ou não. Sair de casa às 20h e regressar perto das 23h para ver um jogo de futebol sendo no dia seguinte dia de trabalho não é para todos. Em segundo lugar há os preços que se praticam para ver um jogo de futebol. É verdade que um lugar anual não é caro, mas juntando as quotas já ultrapassa os 150€/ano, o que dá ~10€/jogo. Não é caro mas também não é barato. Ir ao cinema fica mais barato e é mais confortável. Este poderá ser outro tema que leva às más assistências que temos tido, o estádio não tem o conforto que se exige no sec. XXI. Ao contrário de muitos não é o frio que me parece ser o factor mais decisivo mas sim a ausência de bares de apoio com comida quente, ausência de locais de convívio antes e após o jogo - não tenho duvidas que se houvesse um shopping ao lado as assistências seriam melhores e até condições aceitáveis para estacionar o carro. O português gosta de levar o carro para o lado da cama, logo o Braga deveria procurar criar condições para que se deixe o carro num sitio seguro, protegido e arrumado, nem que tivesse de ser pago pelos utentes. Depois de tudo isto há outros aspectos que pesam, aspectos extra-jogo. O Braga durante alguns anos andou lá em cima a pressionar os grandes, no entanto não conseguiu dar o salto que se deseja e a distancia aos grandes voltou a aumentar - este ano ainda não. Este regresso ao Braga que não dá luta aos grandes fez muitos adeptos perder o entusiasmo que tinham pelo clube e foram-se afastando. É provável que muitos - ou quase todos - sejam bi-clubistas mas estes traziam outro colorido e outra animação ao estádio. Em Braga criou-se o culto dos verdadeiros, só esses é que sentem o clube e expulsam os não-puros ou os indignos. Esta clivagem - desnecessária, no meu entender - isola o clube e evita que possíveis adeptos adiram à nossa causa. O facto do Benfica estar a lutar por campeonatos - e a vence-los ainda por cima, o facto do Sporting também estar mais forte, retira, de facto, muitos adeptos ao nosso estádio porque nós nos afastamos destas lutas e esvaziou-se o entusiasmos. Eu posso estar errado mas acredito que a maioria dos bi-clubistas em Braga não se importaria que o Braga vencesse um ou outro campeonato em vez do seu clube grande o fazer. Não digo todos mas um ou outro. Outro aspecto que me parece relevante é crise económica de 2011 em diante. É sabido que muitos dos adeptos do Braga são relativamente novos e esta crise forçou muitos a sair da região e a procurar a vida noutros locais, ou, em alternativa, a abdicar de gastar ~200€/ano em futebol. Não me parece que este seja o principal motivo mas deverá ser seguramente um motivo a considerar. Há ainda alguns aspectos importantes que são as borlas ou entradas facilitadas. O Benfica tem assistências fabulosas (para contexto português) mas isso não os impede de oferecer muitos bilhetes através dos seus diversos patrocinadores. Pelo que li neste tópico o Marítimo faz o mesmo e o Guimarães também. Pergunta a quem souber, alguém daqui tem conhecimento de promoções, campanhas, etc que Braga faça para levar adeptos ao futebol? Não poderá passar por aqui um forma de cativar os indecisos? Por fim, o futebol português anda pelas ruas da amargura - há muitos anos é certo - mas este clima de suspeição, de guerrilha, acaba por ter efeitos a médio longo prazo e esta descredibilização só prejudica quem está neste meio.
Sócio nº 2014

PAF



rpo.castro

Sérgio, só um reparo quanto aos 200 euros anuais, na verdade uma grande fatia dos adeptos gasta sempre muito mais que isso, seja nos jogos extra, uma outra deslocação, come e bebes, combustível, eventual estacionamento (quando se chega mm em cima da hora) e em material do clube.

Facilmente se duplica o valor do bilhete e quotas.
Quem não sente não é filho de boa gente.

rnmc

Quote from: rpo.castro on 10 de February de 2017, 08:45
Sérgio, só um reparo quanto aos 200 euros anuais, na verdade uma grande fatia dos adeptos gasta sempre muito mais que isso, seja nos jogos extra, uma outra deslocação, come e bebes, combustível, eventual estacionamento (quando se chega mm em cima da hora) e em material do clube.

Facilmente se duplica o valor do bilhete e quotas.

Eu acredito mais que uma grande fatia dos adeptos bracarenses não chegue a gastar isso. Existem muitos adeptos que nem lugar anual compram, vão aos jogos de borla e quando lhes arranjam bilhetes e boleia e o material do clube é uma camisola do Barroso. Por isso é que há jogos que atingimos facilmente os 15000, são quando esses adeptos aparecem.

Mas sim, um adepto que tenha como objectivo acompanhar o clube gasta sempre bem mais que 200€ (havendo possibilidade), basta haver um jogo como Sevilha, ou irmos ao jamor etc etc que esse orçamento revela-se logo muito abaixo da realidade. Acredito que 5000/6000 adeptos gastem bem mais que 200€, e acredito que haja outros 6000 que gastem bem abaixo disso pelo descompromisso, ou por falta de capacidade financeira ou porque não têm o hábito de ir ao futebol, etc. etc.


Sérgio Gonçalves

Caros,

Os 200€/ano é o patamar mínimo para quem acompanha o Braga, supondo que:
- 120€ quotas/ano
- 35€ lugar anual
- pequenos gastos adicionais (+/-3€/jogo)

Claro que se for ver um jogo fora ou comprar pack europa isto sobe logo.
Sócio nº 2014

Duarte

Jogo a boa hora com bom tempo e uma assistência miserável. Saudades dos tempos em que jogos destes metíamos facilmente 12 mil no estádio e que aqui falávamos de um objectivo de 15 mil regulares...

Muitos aqui assobiaram para o lado quando uns tolinho como eu avisavam que o aumento das quotas para o pessoal que já a muito custo dava os 7,5€ levaria a um descalabro que deitaria a baixo tudo o que construímos nas épocas douradas e que demoraria anos a recuperar. O resultado está à vista... E se não fossem as finais da Taça seria ainda pior.

Voltamos para o nível de assistências de há 10 anos atrás e ninguém parece se preocupar com isso.

Se vierem com a conversa de que estavam os sempre fiéis do costume escusam de responder. Não é isso que quero para o meu clube. Quero aumentar bem essa base de fiéis.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com

Anabela

Quote from: Duarte on 04 de March de 2017, 19:03
Jogo a boa hora com bom tempo e uma assistência miserável. Saudades dos tempos em que jogos destes metíamos facilmente 12 mil no estádio e que aqui falávamos de um objectivo de 15 mil regulares...

Muitos aqui assobiaram para o lado quando uns tolinho como eu avisavam que o aumento das quotas para o pessoal que já a muito custo dava os 7,5€ levaria a um descalabro que deitaria a baixo tudo o que construímos nas épocas douradas e que demoraria anos a recuperar. O resultado está à vista... E se não fossem as finais da Taça seria ainda pior.

Voltamos para o nível de assistências de há 10 anos atrás e ninguém parece se preocupar com isso.

Se vierem com a conversa de que estavam os sempre fiéis do costume escusam de responder. Não é isso que quero para o meu clube. Quero aumentar bem essa base de fiéis.
Eu não penso que seja por causa da subida das cotas que as assistências têm sido miseráveis.
O actual momento do Braga aliado à fraca qualidade do espetáculo (o jogo que o arouca fez, foi vergonhoso) ajudam às fracas assistências.
No jogo com o Benfica, as bancadas inferiores estavam cheias, suponho que 95% sejam adeptos do Braga com quotas em dia.

LS

O ano passado praticávamos bom futebol e raramente passamos dos 10mil.

Aumento das quotas, estádio aberrante e tratamento dado aos sócios em geral são as razões para tal acontecer.

Aliado à quantidade de malta jovem que sai de Braga todos os anos para emigração desde 2013, da nisto.

SCB Monsul

Quote from: Layne Staley on 04 de March de 2017, 19:26
O ano passado praticávamos bom futebol e raramente passamos dos 10mil.

Aumento das quotas, estádio aberrante e tratamento dado aos sócios em geral são as razões para tal acontecer.

Aliado à quantidade de malta jovem que sai de Braga todos os anos para emigração desde 2013, da nisto.

Isto!

Quotas, tratamento dado aos sócios, condições construídas para os ricalhaços e zero para os verdadeiros, emigração e, tal como o meu caso, não se esqueçam das boas centenas de jovens a estudar longe de casa.
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320

guerreiro1921

São muitos problemas juntos

Foi o aumento das quotas, é a emigraçao, é a porcaria do estádio, é a mentalidade tuga de só ir ao estádio quando se ganha.. E poderia ficar aqui a enumerar muitos mais problemas.

O maior problema é a inercia da direçao. Parece que não se preocupam, nao tomam medidas para inverter a situação.