News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Estádio AXA - Oportunidade perdida!

Started by Freitas, 20 de February de 2010, 12:05

Previous topic - Next topic

HappyBraga

Quote from: Freitas on 20 de February de 2010, 12:45
É a tua opinião...respeito, mas não achas ridículo o nosso estádio ter custado o que custou, não preferirias um estádio do género da arena de Amesterdão???
Sei que o conceito de beleza é muito subjectivo mas comparar o AXA ao arena...acho que nem é comparável.
O nosso estádio é cinzentão, frio e feio e foi idealizado por uma pessoa que
nãopercebe nada de futebol, é a minha opinião, vale o que vale.

Eu sei que o nosso estádio não vale 161 milhões de euros mas infelizmente foi quanto ele custou, fruto das inúmeras derrapagens/roubos/desvios (o que lhes queiram chamar). É o país que temos e merecemos.


100% de acordo!
http://img692.imageshack.

joaosousabraga

100% de acordo com o tópico e com todos os que não são cegos e percebem que gastar este dinheiro num estádio é uma vergonha

Carvalhinha

Vira o disco e toca o mesmo. Este tema já aqui foi discutido várias vezes. Ficou por muito dinheiro? Ficou, mas foi o que quiseram fazer. Já não há volta atrás. Como se diz por aí, gostos não se discutem. É um estádio diferente, único. E que tem recebido variados prémios pelas diversas construções/instalações. Como se diz por aí, gostos não se discutem.

duasbancadas

Quote from: Carvalhinha on 20 de February de 2010, 22:19
Vira o disco e toca o mesmo. Este tema já aqui foi discutido várias vezes. Ficou por muito dinheiro? Ficou, mas foi o que quiseram fazer. Já não há volta atrás. Como se diz por aí, gostos não se discutem. É um estádio diferente, único. E que tem recebido variados prémios pelas diversas construções/instalações. Como se diz por aí, gostos não se discutem.
Nem mais! Mas o que é que se passa com este pessoal? Não há estádio em Portugal - e poucos há no mundo - que tenha tido o lucro do nosso só à custa das visitas guiadas de estudantes de arquitectura de todo o mundo e mesmo de simples visitantes nacionais e não só, que quando cá vêm têm sempre o Estádio da Pedreira no roteiro das visitas! Conhecem mais cidades onde se inclua o estádio municipal como ponto de visita? Poucas, certamente! A estética do estádio foi pensada precisamente para beneficiar os espectadores, não existindo bancadas atrás das balizas onde não se vê tão bem e acaba até por beneficiar os guarda-redes :D! Deixem-se de tretas, a Pedreira é única no mundo e é o nossa toca, o nosso forte, lá mandam os Guerreiros! ;D ;D
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!

JMAIKE

Este estádio foi estupidamente caro, disso ninguém tenha dúvidas, pelos motivos que já todos apontaram, mas caríssimos foram os que estão para aí espalhados, com uma ocupação ridícula e que algumas câmaras já consideram a sua demolição.
E esses tipos não deveriam ser presos por esbanjar dinheiros públicos?
Pelo menos o nosso um dia destes é Monumento Nacional e vai tendo uma ocupação digna, embora o Enorme tudo tem feito para que a ocupação fosse outra. Diz-se que cada um tem o que merece  mas nós merecíamos muito mais.
Esta cidade deve muito mais ao Enorme.

scb4ever

No que toca à beleza, o nosso estádio é lindo e único!!!! E é nele k tanto vibramos pelo nosso clube e onde vivemos muitas alegrias.... se não formos nós a valorizar o k é nosso kem o vai fazer??
Cresci no estádio a ver-te crescer e por ti serei eterna apaixonada!Amo-te Braga

LeonelP

Adoro o nosso estádio. Não o trocava por mais nenhum estádio do mundo. E olhem que já estive em muitos.

Saudações de Londres

joaoVV

Criticam os acessos, os estacionamentos, a restauração...(no caso a falta deles) mas não se esqueçam que o estádio foi construido na periferia da Cidade, e muito bem, porque a expansão natural da Cidade, fará com que muita gente venha para Dume, o que contribuirá para a construção de melhores acessos, de mais estacionamentos, de zonas de restauração, etc. Mas isto é a ordem das coisas e sendo assim não se pode apressar. Muitas coisas (e eu dou o exemplo do sitio onde vivo, Vila Verde, que quando construiram o Pingo Doce aquela àrea não tinha nada à volta e agora tem muitos prédios) que nós consideramos como centro da Cidade, e consequentemente com bons acessos, estacionamentos etc. quando foram construidas também não tinham nada perto. Mas com o tempo começou a haver uma aproximação desses locais. Ou acham que a escolha de Palmeira para construção do Dolce Vita foi por acaso?? É lógico que vai ser lá construido por causa do Estádio. Quando se urbanizarem as áreas adjacentes ao AXA também haverá mais ofertas de serviços, mas é preciso ter calma pois não se podem fazer estas coisas em cima do joelho. É verdade que foi caro, ou não ultrapassasse o orçamento inicial em 5x. Mas agora que está contruido não se pode deitar abaixo. Pessoalmente acho que para ver futebol é muito bom, e eu já vi em todo o lado naquele estádio, desde a primeira fila das inferiores à ultima das superiores.
ETERNO AMOR DA MINHA VIDA!!

Anabela

Quote from: joaoVV on 21 de February de 2010, 01:26
Criticam os acessos, os estacionamentos, a restauração...(no caso a falta deles) [...]

Retirei esta passagem para que se note uma coisa: quando é de borla, não há maus acessos, poucos lugares de estacionamento, etc.
Quando é a pagar, nem que sejam 2,50€ tudo é desculpa para não ir ao estádio.

No entanto, também sou da opinião que há muita coisa a ser melhorada de forma a chamar pessoas ao estádio.


Lipeste

#29
A verdadeira questão não está se com 161 milhões se fazia um estádio muito mais bonito e quem sabe até poupondo uns milhõesitos...bem...mas como nesta pais...num dos paises mais pobres da Europa Comunitária e certamente dos mais corruptos...como referem os dados da OCDE de 2008/09...apresentando Portugal como um pais que só não está no top 6/7/8 dos mais desenvolvidos...atrativos ao investimento...e com uma economia forte...porque a sua corrupção de colarinho branco não o permite.

Dito isto 161 milhões...estamos a falar de 32 milhões de contos...para a nossa dimensão esse dinheiro tinha que ter chegado para construir no minimo três carissimos estádios de 10 milhões de contos/50 milhões de euros cada um...os "trocos" chegavam para as acessibilidades...não é adimissivel que alguem possa dizer que por esse dinheiro faziamos algo melhor...como português sinto-me espoliado daquele que deveria mas já não é patrimonio de todos nós...um verdadeiro assalto ás nosssas finanças que como sabemos são geridas por "catraios" que visam apenas o enriquecimento pessoal através de delapidação do nosso patróminio nacional e não uma gestão racional e em prol de toda uma sociedade.

È uma vergonha...chega a ser ultrajante discutir a construção de um estádio por esse valor...claro que acho a "Pedreira" uma obra fabulosa...mascomo estádio comodo que deveria ser não o é...é um estádio de primavera/verão e para quem não tem problemas de locomoção...espero e desejo que rápidamente a comodidade suba a patamares no minimo exigiveis a quem paga para assistir a um espetáculo...é tambem disso que se etrata porque os sócios e Braguistas com maior ou menor vontade acabam sempre por marcar presença...mas quem não é não se está disponivel para pagar e assistir a um jogo com duas horas de desconforto...vai uma vez vai outra e acba por não se fazer sócio...para gastar dinheiro a concorrência é enorme...pessoalmente acho que os sócios deveriam começar a mostrar a sua insatisfação para que algumas soluções se tomassem em prol do conforto e consequente maior numero de adeptos no estádio.  Já sei que há um questionário de satisfação....agora é passar aos actos.

O dinheiro não chegou para aquecimento nas bancadas???? Não chegou para escadas rolantes e elevedadores???? Não chegou para um mecanismo que fechasse as janelas (topos sem bancadas)???? Não chegou sequer para um parque em condições????

Tanto dinheiro roubado meus amigos...roubado sim...porque comprar por 50 o que se podia comprar por 20 e com 30 intermediários pelo meio foi como quem nos roubou e nos fez de parvos...as negociatas que o AXA gerou com o nosso dinheiro são assunto de policia...mas estámos em Portugal.
A CMB ficou com uma dividada gigantesca que arrumou com os seus orçamentos para a próxima década (2004/14/15/16)...interessabte para os Bracarenses que vão assistir a uma cidade estagnadada que aplica taxas e impostos dos mais altos do pais.

O enorme Sp.. Braga felizmente está fora dessas....contas.

Amo-te enorme S.C.Braga!!!

Kramer

Câmaras gastam 20 milhões de euros por ano nos estádios municipais do Europeu

Recinto de Leiria está à venda. Aveiro recusa demolir, mas admite vender, tal como Algarve. Braga é quem mais gasta.

Antigamente, na Índia e na Tailândia, o elefante branco era um animal sagrado que não podia ser usado em trabalho. Quando o rei oferecia um destes animais a um cortesão, este tinha de o alimentar, mas não retirava daí nenhum proveito, ou seja, possuía algo muito valioso, mas que só lhe dava despesas, conduzindo-o, muitas vezes, à ruína. É esta a origem da expressão "elefante branco", tantas vezes aplicada aos estádios construídos para o Europeu de futebol de 2004.

O Cidades visitou no último mês os cinco estádios públicos construídos para o Europeu e os autarcas, mesmo sem falarem em "elefantes brancos", olham para essas obras como uma fonte de problemas financeiros. Os números, aliás, não deixam dúvidas. Braga paga seis milhões de euros por ano à banca, Leiria paga cinco milhões anuais só em amortizações e juros, Aveiro despende quatro milhões no pagamento de empréstimos e na manutenção, enquanto Faro e Loulé gastam, em conjunto, 3,1 milhões por ano em empréstimos e manutenção. Coimbra é que menos paga e mesmo assim, este ano, vai transferir para a banca 1,8 milhões de euros. Somando estes valores (e em alguns casos a manutenção não está contabilizada), as seis câmaras que construíram os recintos para o Euro 2004 gastam anualmente 19,9 milhões de euros, ou 54.520 euros por dia, montante que terá tendência para aumentar com a subida das taxas de juro.

E se somarmos o que as câmaras de Porto e Guimarães pagam aos bancos pelos apoios que deram aos clubes locais nas obras dos estádios e acessos, a factura anual das autarquias com os empréstimos e manutenção de estádios do Europeu eleva-se para 26,1 milhões de euros. A autarquia portuense pagou 3,6 milhões de euros em 2009, tendo ainda pela frente 44,5 milhões até 2024. Em Guimarães, a câmara gastou 2,5 milhões de euros no ano passado. Já a Câmara de Lisboa afirma que não contraiu empréstimos por causa do Euro.

Na ronda pelos cinco estádios municipais, algo ficou à vista. Não há, ou pelo menos não houve até agora, soluções para rentabilizar os recintos, de forma a cobrir as despesas que a sua construção gerou. Todas as autarquias têm um pesado fardo anual e nenhuma encontrou "a galinha dos ovos de ouro". Umas invejam o Algarve, porque recebe o Rali de Portugal. Outras Coimbra, porque tem lojas na estrutura do estádio. Outras Braga, porque vendeu o nome do estádio a uma seguradora. E se umas (como Leiria) lamentam que o recinto tenha sido construído no centro da cidade, sem espaço para edificar mais equipamentos desportivos à volta, outras (como Braga e Aveiro) deparam-se com críticas da população, porque os estádios estão fora da cidade. E outras ainda (Algarve) lamentam não ter uma equipa da I Liga a utilizar o recinto.

Contra a demolição

Nas seis cidades envolvidas, Carlos Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, é o único autarca assumidamente contra a construção do estádio. "Nenhum país decente constrói dez estádios para um Europeu", critica aquele autarca do PSD. Outros, como o líder das câmaras de Leiria ou a oposição de Braga, só questionam que os montantes investidos tenham sido demasiado elevados para os benefícios que geraram. E em Faro lastima-se que não tenha havido mais apoios regionais e que o recinto não esteja associado a áreas comerciais, que poderiam aumentar a sustentabilidade financeira.

"Muitas cidades que queriam o Euro agora dão graças por não ter um estádio", desabafa Raul Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria. "Estes estádios foram pensados para uma realidade que não é a portuguesa. O Estádio de Aveiro leva metade dos [60.000] eleitores da cidade. Está sobredimensionado", acrescenta Pedro Ferreira, presidente da empresa que gere o recinto aveirense, ao que Alberto Souto, antigo presidente da Câmara de Aveiro, contrapõe que 30.000 lugares era a lotação mínima para receber jogos de Europeu.

Com o Europeu de futebol de 2004, o Estado português gastou, pelo menos, 1035 milhões de euros, o equivalente ao custo da Ponte Vasco da Gama. Apurado por uma auditoria do Tribunal de Contas, realizada em 2005, este valor inclui, por exemplo, os encargos com os estádios (384 milhões), acessibilidades (228 milhões), bem como os apoios indirectos das câmaras do Porto (152 milhões) e de Lisboa (59 milhões).

Nas últimas semanas, os gastos anuais com os pagamentos de empréstimos e os custos de manutenção dos estádios têm gerado discussão um pouco por todo o país. O economista Augusto Mateus, que foi ministro da Economia entre Março de 1996 e Novembro de 1997, sugeriu uma solução radical: demolir.

Mas a demolição é algo que os autarcas envolvidos colocam de parte. "Não faz sentido implodir obra desta envergadura", afirma Raul Castro, autarca de Leiria, que tem o estádio à venda. Em Aveiro, também se encara a venda como uma boa saída (caso não houvesse contestação da população) e o Algarve também está disposto a estudar o assunto, caso surjam interessados. A venda poderá implicar a devolução dos apoios comunitários, mas todos sublinham que isso "não será um obstáculo", porque as autarquias assumiram grande parte dos custos.

Na rentabilização dos estádios, as câmaras têm-se defrontado com um problema: a especificidade destes equipamentos, que servem praticamente só para jogos de futebol (à excepção de Coimbra e Leiria, que têm pista de atletismo). Uma característica que merece críticas de Augusto Mateus, que recorda, por exemplo, uma visita à sede mundial da Chrysler, onde pôde ver um edifício capaz de ser transformado num centro comercial.

Fuga ao Mundial 2018

Na "batalha" para rentabilizar os estádios há mais um dado em equação: a candidatura luso-espanhola à organização do Mundial de futebol de 2018/2022. Só que se levanta mais um problema. Já não se trata de saber se compensa construir estádios – embora ex-autarcas como Isabel Damasceno (Leiria) e Alberto Souto (Aveiro) não se mostrem arrependidos da opção no Euro 2004 –, mas de saber se vale a pena gastar mais para adequar os estádios à exigência mínima de 40.000 lugares, algo que só os recintos do FC Porto, Benfica e Sporting cumprem.

Desta vez, porém, há uma resposta clara dos autarcas. À excepção de Braga, cuja opinião não foi possível obter, os outros recusam investir mais. "Só me faltava mais isso. Tenho outras coisas em que gastar o dinheiro. Seria uma estupidez completa entrar numa candidatura ao Mundial 2018", resume Carlos Encarnação.


in opúblico

A verdade é que o estádio foi mal pensado, não incluíram nele formas de o rentabilizar quando não há jogos de futebol, já para não falar nas más acessibilidades. Quanto ao desvio no preço final é algo que acontece em qualquer obra pública afinal estamos em Portugal, há que encher os bolsos de muita gente. Agora quem paga isso é o resto da população...
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

jonypedro

Realmente o estadio pode ser lindo em termos arquitéctónicos (excepto as cadeiras que podiam ser vermelhas e brancas).

Mas de resto não presta aqui a maioria das pessoas já referiu que podiam melhorar o entretenimento, a restauração (apesar de eu não comer nada durante o jogo todo.), MELHORAR O ACESSO AS BANCADAS SUPERIORES (estou a falar da poente, mas as pessoas da nascente devem estar pior servidas nesse aspecto.)

P.S: É IMPORTANTE A COMODIDADE, MAS PARA DESDE QUE DÊ PARA VER O JOGO, olhem para o estádio do feirense, eu não vejo as pessoas chateadas por o clube ter um estádio de nojo, mas sim por o clube estar a fazer a epoca que esta a fazer. 
[url="http://img215.imageshack.us/img215/5606/bragay.png"]http://img215.imageshack.us/img215/5606/bragay.png[/url]

Lipeste

#32
O estádio é péssimamente explorado...nos piso(s) abaixo do relvado podem organizar-se mais feiras, mais encontros, mais, workshops, mais certames...etc...até para pequenos concertos ou  raves o espaço pode ser utilizado...nem uma loja do ENORME SCB no seu "próprio" estádio existe...nem um restaurante permanente tem...uma miséria...pior não poderia mesmo ser...mas como o estádio é da Câmara e a Câmara paga toda a manutenção (e eu até não sou Bracarense sou "só" Braguista) incomoda-me que não seja o enorme Sp. Braga a explorar o estádio e manter a a parte que lhe compete...talvez o SCB não faça mais porque as receitas de eventos poderão reverter para CMB uma vez que ela é dona do espaço...mas uma vez que o naming do estádio foi vendido e o encaixe financeiro foi para o ENORME...porque não alargar a oferta da disponibilidade do espaço tão péssimamente exploração, de um estádio que poderia facturar uns milhões extra para alem dos bilhetes e naming vendido....até para aulas de steap dá...era vê-las a pagar para subirem e descerem as escadas ao som do hino do ENORME...está a mexer!!!

Amo-te enorme Sp. Braga!!!

Nemec

Até concordo com algumas coisas que aqui se dizem, mas discordo totalmente de duas pelo menos:

1- Poderíamos ter um estádio mais bonito; Eu acho sinceramente que temos um estádio bonito, talvez o meu gosto por cores mais escuras ajude, mas penso que na área envolvente do estádio assenta bem o cinza com a pedreira, e o estádio em si é único, é diferente, tal como o clube que o utiliza e a cidade onde ele está, além do mais levou o nome de Braga por esse mundo fora. Poderia um estádio convencional (oval) fazer o mesmo?

2- O estádio é frio, é um estádio de Primavera/Verão; Não são todos? Não existe em Portugal nenhum estádio totalmente coberto nem com bancadas aquecidas, e por todos os que passei em dias frios senti frio, apesar de me aquecer a emoção de ver Braga. Já gelei em Paços de Ferreira, em Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Aveiro, Coimbra, Leiria, Dragão, Luz, Restelo, Leixões, Bessa, e por esse país fora. Todos os estádio onde passei com dias de frio, senti o mesmo frio que sinto em Braga!
[url="http://nemecrui.blogspot.com"]http://nemecrui.blogspot.com[/url]

[url="http://nemecrui.webnode.com"]http://nemecrui.webnode.com[/url]

Ricardo

Que foi caro? Foi
Que deviam ter sido pensadas soluções alternativas? Deviam
Que não é confortavel? Vão aos estádios de Leiria, Aveiro, Boavista ou a estádios lendários como Old Trafford, Saint Dennis, etc e venham-me dizer que são mais confortaveis... As bancadas de Old Trafford são tão ou mais altas que as do Axa, não têm elevadores e o estádio está sempre cheio...

Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

LeonelP

Ja se falou tanto nisto por aqui. Ate se fez uma lista de coisas a melhorar.

duke

Tantas críticas? >:(

Que tal o SC braga construir um estádio próprio com todas as maravilhas?

disco infiltrator

Quote from: duke on 22 de February de 2010, 16:56
Tantas críticas? >:(

Que tal o SC braga construir um estádio próprio com todas as maravilhas?


Pode parecer utopia mas isso até poderá acontecer um dia.....

O SCB não foi ouvido sobre a construção do EMB. Não teve opinião nem voto na matéria.
Um dia pode ser que o clube tenha um estádio próprio com conforto, acessos, áreas de lazer, com a dimensão adequada, com possibilidade de ser rentabilizado etc etc e deixe este elefante branco na mão de quem teve a "brilhante" ideia de o construir.....

Não será para seguir o exemplo de um boavista mas a longo prazo pode ser que o SCB tenha possibilidades de ir por esse caminho duma forma sustentada....

A.COSTA

Uma vergonha os acessos do dragão, em especial para sair. Inacreditável de facto.

e ainda há quem critique os acessos do AxA. LooooooooooooooooL.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

amtbraga

Quote from: Anabela on 21 de February de 2010, 02:57
Quote from: joaoVV on 21 de February de 2010, 01:26
Criticam os acessos, os estacionamentos, a restauração...(no caso a falta deles) [...]

Retirei esta passagem para que se note uma coisa: quando é de borla, não há maus acessos, poucos lugares de estacionamento, etc.
Quando é a pagar, nem que sejam 2,50€ tudo é desculpa para não ir ao estádio.

No entanto, também sou da opinião que há muita coisa a ser melhorada de forma a chamar pessoas ao estádio.


Boa verdade esta!
Para mim o estádio é lindo e também não o trocava por nada deste mundo.
Orgulho Bracarense